Вы находитесь на странице: 1из 14

Sistema de controle de consultas em clnicas mdicas utilizando Tcnicas de Computao em Nuvem e Mobilidade

Jonathan do Nascimento SALESi1 Thiago dos Santos VICECONTI i2 Carlos Natalino da SILVAii Curso de Sistema de Informao. Instituto de Estudos Superiores da Amaznia. Av. Gov. Jos Malcher, 1148, Nazar - CEP 66055-260. Belm, PA
Resumo O atual avano da computao mvel, aliando Internet mvel a aparelhos portteis com cada vez mais capacidade de processamento e facilidade de interao faz com que as pessoas estejam sempre conectadas. Porm h servios que apresentam poucos avanos tecnolgicos, os quais necessitam de atualizaes para ficarem mais eficientes e reduzirem os custos operacionais. Este trabalho prope o desenvolvimento de um sistema de gesto de consultas para clnicas mdicas, visando controlar um dos setores mais essenciais dentro de uma clnica. A partir de uma coleta de requisitos, percebeu-se a necessidade de o cliente marcar sua consulta atravs de um dispositivo mvel. Para isso, utilizaremos o Android integrado com um webservice que utilizar um banco de dados no relacional e Java. Neste artigo detalharemos os requisitos, as expectativas, os procedimentos de desenvolvimento, as metodologias adotadas e os resultados finais. Palavras-chave: Android, noSQL, Java, Computao em nuvem, Desenvolvimento mvel, clnicas mdicas. Abstract The current advancement of mobile computing, combining mobile Internet and handsets with more processing power and ease of interaction causes people to be always connected. But there are services that have technological delays, which require updates to be more efficient by reducing operating costs. Thinking about it this paper proposes the development of a management system for medical clinic consultations in order to control one of the most essential sectors within a clinic. From a requirements gathering, realized the need for the customer schedule your appointment through a mobile device, so for that, we will use the Android integrated with a webservice that uses a non-relational database and Java. This article will detail the requirements, expectations, procedur es development, the methodologies used and the final results. Keywords: Android, noSQL, Java, Cloud Computing, Mobile development, medical clinic.

1. INTRODUO As pessoas buscam cada vez mais facilidade e comodidade em seu dia-a-dia, e com isso a tecnologia est cada vez mais presente em nosso cotidiano, pois possibilita a rpida execuo de tarefas que antes demandavam muito tempo e recurso para serem executadas (MCGRATH, 2012). Por exemplo, para marcar uma consulta com um mdico, atualmente necessrio ligar para o consultrio, verificar com um atendente a disponibilidade para o dia desejado, marcar a consulta e receber confirmao. Esse mtodo gera diversos problemas, principalmente pelo fato do arquivamento mdico geralmente ser feito em papel, ocasionando transtornos que partem desde a dificuldade de leitura, perda de informaes e at a perda de tempo na procura das fichas mdicas (HOGARTH; SABBATINI, 1998). Atualmente, vrios processos de cadastro e arquivamento em clnicas mdicas j foram informatizados, porm, ainda existem vrios problemas relacionados.

H tambm que se considerar como alcanar o maior nmero de pessoas possvel, ento durante as pesquisas foi constatado que o nmero de pessoas no mundo que possuem e utilizam celular, correspondem a mais de 3 bilhes e este nmero continua crescendo, por isso as empresas esto cada vez mais atendendo a esse mercado, atravs do desenvolvimento de aplicativos para os sistemas operacionais mveis mais utilizados. Atualmente j possvel encontrar muitos bancos que permitem ao correntista utilizar seus servios pelo aparelho mvel (LECHETA, 2010), por esse motivo os aparelhos mveis foram escolhidos como objeto deste estudo. Especificamente neste trabalho, o foco ser no sistema operacional Android, por este ser muito utilizado em todo o mundo (FARANGO, 2012). O objetivo deste projeto desenvolver um sistema de informao que facilite e agilize o processo de marcao das consultas para o paciente e a clnica mdica por meio de dispositivos mveis com conexo Internet. A utilizao da plataforma gratuita de desenvolvimento de aplicaes Android, ser utilizada junto com o banco de dados no relacional NoSQL que garantir o armazenamento seguro das informaes e o acesso simultneo dos usurios, movimentando grandes volumes de dados. O trabalho est organizado da seguinte forma; a segunda seo contm informaes iniciais sobre o projeto; a terceira seo mostra o embasamento terico para o desenvolvimento; a quarta seo descreve as tcnicas do desenvolvimento do sistema; a quinta seo apresenta os resultados obtidos; a sexta seo conclui as pesquisas e dispem os trabalhos que que futuramente sero realizados.

2. REFERENCIAL TERICO Ser mostrado neste captulo todo embasamento terico que foi pesquisado para a realizao deste trabalho, bem como as ferramentas necessrias para o desenvolvimento da aplicao.

2.1 COMPUTAO EM NUVEM A Internet pode promover diversas aplicaes e servios, dentre elas a computao em nuvem, a qual tem como principal objetivo, utilizar da tecnologia computacional para desenvolver e distribuir aplicaes baseadas em Internet, onde seus recursos so dinamicamente virtualizados e alocados, tornando-o escalvel, para serem disponibilizados como servios na web.

Este conceito surgiu da necessidade de construir infraestruturas de TI complexas, onde os usurios no necessitem realizar instalao, configurao ou atualizao de softwares. Porm recursos de computao e hardware so propensos a ficarem obsoletos rapidamente. Assim, a utilizao de plataformas computacionais de terceiros vem a ser uma soluo inteligente para que os usurios lidem com uma infraestrutura de TI. Esta tecnologia possibilita que usurios manipulem seus dados e aplicaes na nuvem, afim de acess-los de forma simples e de qualquer lugar, tornando todo o processamento centralizado. Portanto, computao em nuvem uma maneira eficiente de intensificar e ajustar os recursos computacionais. Para a utilizao dos servios, haver necessidade apenas de um sistema operacional na mquina, um navegador e acesso a Internet, assim possibilitando a utilizao de todos os recursos computacionais disponveis na nuvem e as mquinas dos usurios no necessitam ter altos recursos computacionais, diminuindo o custo na aquisio de mquinas (TAURION, 2009).

2.2 BANCO DE DADOS Com o aumento do nmero de usurios da Internet, houve a necessidade de novas tecnologias e novos paradigmas, aonde so necessrios alta escalabilidade e disponibilidade. Nesse contexto surgiram os bancos de dados no relacionais, tambm denominados NoSQL (Not Only SQL), os quais vieram como soluo para o gerenciamento de grandes volumes de dados que necessitam de alta disponibilidade, as redes sociais influenciaram bastante para a disseminao do uso desse tipo de banco de dados, pois milhes de usurios as utilizam diariamente. (LSCIO; OLIVEIRA; PONTES, 2011). Existem diversos tipos de modelos de dados NoSQL, porm para essa pesquisa foi escolhido o modelo orientado a documentos, neste modelo h uma coleo de documentos, onde cada documento contm um identificador nico e um conjunto de campos, os quais podem ser uma string, lista ou documentos aninhados; outra caracterstica deste modelo que ele no precisa ter uma estrutura fixa, podendo ser feitas alteraes na estrutura do banco sem que haja problemas e informaes sejam carregadas rapidamente, algo que os bancos de dados relacionais no atendiam muito bem (LSCIO; OLIVEIRA; PONTES, 2011). Dentre a grande variedade de bancos no-relacionais disponveis, foi escolhido o MongoDB, pelo fato de ele ser um banco de dados que melhor se encaixa nos requisitos apresentados, alm

de ser um banco de dados de fcil uso, instalao e tambm ser bem documentado (DILLEY, 2012). O MongoDB um base de dados que usa os seguintes modelos de dados (LSCIO; OLIVEIRA; PONTES, 2011). Uma base de dados guarda um conjunto de colees; Uma coleo armazena um conjunto de documentos; Um documento armazena um conjunto de campos; Um campo um par com chave-valor; Uma chave um nome (string); Um valor : um tipo bsico (string, integer, float, timestamp, binary, etc.); um documento; uma lista de valores.

2.3 ANDROID O Brasil fechou 2011 com 242,2 milhes de acessos na telefonia mvel. Deste total, quase 17% so de terceira gerao, com acesso Internet banda larga. De 2010 para 2011, a quantidade de dispositivos mveis que permitem trfego de dados passou de 20,6 milhes para 41,1 milhes crescimento de 99,31%. Alm do crescimento esperado pela demanda nacional, h, ainda, a necessidade de ampliao da infraestrutura de telecomunicaes para os grandes eventos esportivos dos prximos anos Copa das Confederaes, em 2013; Copa do Mundo, em 2014; Copa Amrica, em 2015; Olimpadas, em 2016. Milhares de profissionais e centenas de emissoras se estabelecero temporariamente no Brasil e necessitaro de recursos de radiofrequncia. (ANATEL, 2011). Pensando no alcance dos smartphones, a Google e outras empresas lderes no mercado de telefonia lanaram o Android, um sistema operacional para dispositivos mveis, que tinha o intuito de padronizar uma plataforma de cdigo aberto e livre em celulares para que as expectativas e tendncias do mercado atual fossem atendidas, alm de, disponibilizar uma plataforma moderna e flexvel para o desenvolvimento de aplicaes corporativas. (LECHETA, 2010).

Android uma pilha de softwares para dispositivos mveis que inclui um sistema operacional baseado em Linux, um middleware e um conjunto de aplicaes chaves. Os desenvolvedores podem criar aplicaes para a plataforma usando o Android SDK. As aplicaes para essa plataforma so escritas usando a linguagem de programao Java e executam sobre o Dalvik, uma mquina virtual customizada para dispositivos com restries de recursos, como pouca capacidade computacional, baixa capacidade de armazenamento e baterias com baixo nvel de energia. (AQUINO, 2007).

2.4 CLNICA MDICA Segundo o Dr. Raimundo Ferreira Sales, scio da clnica Medimagem, as clnicas mdicas tem o intuito de descentralizar os servios mdicos dos hospitais, para que, os paciente tenham mais conforto e agilidade na realizao de uma consulta ou um exame. Porm, so raras as clnicas mdicas que tem um atendimento virtual e que disponibilize uma agenda online para que os paciente possam marcar suas consultas ou agendar exames. Ento foi idealizado uma ferramenta capaz de marcar e visualizar uma consulta mdica atravs de um dispositivo mvel tendo como base em um estudo sobre o atual sistema utilizado nas clnicas mdicas, na qual pudesse otimizar todo o atual processo de marcao de consultas que consistem em; uma agenda de papel, lpis e borracha, havendo a necessidade do paciente efetuar a consulta pelo telefone ou pessoalmente na clnica marcando seu agendamento da consulta. aps o paciente efetuar seu cadastro, a secretria informa os horrios disponveis de acordo com o calendrio, assim realizando a marcao do servio solicitado, tornando o processo demorado e desperdiando recursos. Dentro deste contexto, a clnica Medimagem mostrou-se interessada em dar mobilidade ao processo de atendimento aos seus pacientes atravs desta tecnologia digital, prevendo futuras melhorias por parte do atendimento, reduzindo o tempo de espera entre um paciente e outro.

2.5 SISTEMA ATUAL Segundo o Dr. Raimundo Sales o sistema atual muito custoso, pelo fato de que h apenas um funcionrio para atender toda a demanda de marcao de consultas e necessrio que ele ligue para todos os pacientes que tem consultas marcadas no dia seguinte para confirmar a mesma. Abaixo esto listados os principais problemas que foram relatados:

1 - Muita demanda de clientes, sendo que alguns ligam apenas para obter informaes; 2 - Risco de erro humano, haja vista a grande demanda; 3 - Possibilidade de perda ou extravio de informaes devido a fatores como: falta de armazenamento adequado, falta de cuidado com os materiais, excesso de humidade nos materiais, etc; 4 - Complexidade na obteno de dados dos pacientes; 5 - Dificuldade de controle dos pacientes. O sistema desenvolvido substituir o cadastro e agendamento dos pacientes feito atravs de lpis e papel, atual sistema utilizado, tambm trazendo comodidade ao paciente para remarcar suas consultas. A secretria poder gerenciar melhor o seu tempo e o mdico poder visualizar sua agenda e o cadastro do paciente.

2.6 TRABALHOS CORRELATOS Dentre os diversos trabalhos de concluso de curso similares ao objetivo aqui proposto, o trabalho de concluso de curso Sistemas de Pedidos de Venda Off-line utilizando web service em dispositivos mveis (KRAHN, 2008), prope um sistema de pedidos de vendas em dispositivos mveis que trabalhasse de maneira offline, a fim de dar mobilidade aos seus representantes no ato da venda em seus clientes. Outro exemplo o trabalho de concluso de curso Empregando tecnologia Java, Android e Geoprocessamento em aplicativos mveis (CANALLE, 2011) que mostra o desenvolvimento de aplicativos estudo sobre a utilizao da plataforma Android para o utilizando algumas caractersticas de sistemas de

geoprocessamento de informao, para dispositivos mveis onde o diferencial entre o citado e o proposto a rea de atuao. O diferencial do trabalho proposto com os trabalhos correlatos citados a possibilidade de utilizao apenas instalando um aplicativo em um dispositivo mvel com S.O. (Sistema Operacional) Android e abrangncia para os pacientes agendarem suas consultas sem perder tempo e dinheiro com ligaes telefnicas, de modo totalmente online, o que permite ao paciente utilizar o sistema em qualquer lugar, e ao mesmo tempo manter organizado toda a agenda da clnica mdica proposta aqui.

3. METODOLOGIA

Este captulo descreve o processo de desenvolvimento da aplicao, assim como os requisitos funcionais e no funcionais, diagramas de caso de uso, especificaes do banco de dados. O aplicativo proposto consiste em automatizar o processo de marcao de consultas e cadastro de clientes na clnica mdica. Com este aplicativo a clnica poder obter as informaes necessrias para um atendimento melhor e no perder nenhuma informao relevante referente aos seus clientes.

3.1 REQUSITOS Requisitos Funcionais Haver uma rea de cadastro para o cliente. Os dados necessrios para a marcao de consulta so: nome, telefone, convnio, especialidade mdica, nome do mdico e data da consulta. O cliente pode verificar suas consultas marcadas. O mdico possui um agenda de consultas. Disponibilizar para o mdico todos os pacientes para o dia escolhido. Dever haver uma rea para cadastro de especialidades, convnios e mdicos. Quadro 1 - Requisistos Funcionais O quadro 1 apresenta os requisitos funcionais do aplicativo, ele est associado ao diagrama de caso de uso. Requisitos No Funcionais O aplicativo dever ser desenvolvido utilizando uma plataforma mvel. O aplicativo dever utilizar um banco de dados que suporte muitos acessos simultneos e grande volume de dados sem comprometer o desempenho. O sistema deve possuir alta disponibilidade e escalabilidade. O usurio dever estar cadastrado no sistema para marcar a consulta. O mdico pode visualizar apenas sua agenda de consultas. Apenas o administrador pode cadastrar mdicos, especialidades e convnios. Quadro 2 - Requisitos No Funcionais

3.2 DIAGRAMA DE CASO DE USO O sistema apresenta trs tipos de usurios: o cliente, o mdico e o administrador. O diagrama de casos de uso do projeto mostrado na Figura 1. O administrador realiza a funo de administrao do sistema, ele ter a responsabilidade de cadastrar os mdicos, os convnios e as especialidades, essas informaes sero disponibilizadas para o cliente quando for marcar sua consulta. O mdico um usurio cadastrado previamente pelo usurio administrador e ele poder ver sua agenda para uma data especfica. O usurio cliente, para utilizar o sistema, precisa fazer um cadastro para unicamente para que seus dados sejam guardados e ele seja classificado em seu respectivo perfil, aps ele tem a autorizao para marcar sua consulta e visualizar sua agenda.

Figura 1. Caso de Uso do projeto 3.3 BASE DE DADOS Um dos fatores mais importantes a escalabilidade do sistema, e isto diretamente influenciado pela maneira como sero armazenados os dados dos usurios do sistema. Neste ponto, houve uma pesquisa que buscava encontrar a melhor soluo de armazenamento de dados, ento encontrou-se os banco de dados no relacionais, os quais auferiram melhores resultados segundo testes realizados por Tudorica; Bucur (2011), para ambientes de intensa gravao. Alm disso os banco de dados noSQL so ideais para aplicaes web complexas, e para isso foi escolhido o MongoDB, que segundo Francia (2012) um banco desenvolvido para problemas reais, alm de ter sido otimizado ao extremo para processos operacionais, o que o faz realizar um grande volume de transaes em um tempo mnimo.

A figura 2 ilustra a estrutura do banco de dados montado no MongoDB e seus supostos relacionamentos, porm importante salientar que esse modelo de entidade e relacionamento apenas para auxiliar no entendimento da estrutura da base de dados.

Figura 2. Ilustrao do banco de dados.

3.4 WEBSERVICE O webservice foi desenvolvido na linguagem Java, implementando uma API para esse tipo de comunicao chamada de JAX-WS (Java API for XML Web Services), que recebe e retornar documento no formato de XML. A aplicao mvel a biblioteca KSoap2 para fazer as requisies para o webservice, e processa os dados e os transforma em um arquivo, ento o envia para o servidor. Aps a resposta feita uma nova transformao dos dados para o formato que a aplicao utiliza. 4. RESULTADOS Com a implantao do sistema, h uma melhoria na qualidade e velocidade no atendimento, pois agora o cliente possui mais uma forma de marcar sua consulta, contribuindo para uma melhor satisfao do mesmo. Foi constatado que, dependendo do nvel de conhecimento do usurio e da qualidade da conexo e servidor, possvel que um paciente marque sua consulta em menos de 2 minutos, cerca de 80% a menos de tempo que levava antes, cerca de 10 minutos.

possvel verificar tambm a diminuio de erros nos cadastros de clientes, pois ele pode inserir seus dados corretamente, sem o risco de ser mal entendido por um atendente, resultando em um ganho ainda maior em relao ao tempo de atendimento. Outra caracterstica importante o fato de o usurio s necessitar inserir seus dados uma vez, ou seja, para cada consulta que ele for marcar a aplicao procurar os dados que foram inseridos durante o cadastro e os utiliza para a marcao da consulta. O sistema apresentou um bom desempenho nos testes realizados, porm necessrio uma implantao em um cenrio real para que haja uma melhor constatao da capacidade do sistema, alm de serem corrigidos eventuais erros no encontrados durante a realizao dos testes.

4.1 INTERFACES O sistema desenvolvido apresenta diferentes tipos de interface para cada tipo de usurio, ou seja, durante o login o usurio identificado no sistema e redirecionado para sua rea especfica dependendo do seu perfil. Na tela de login, mostrada na figura 3, necessrio apenas o usurio entrar com seus dados e ele ainda tem a opo de se cadastrar caso ainda no o tenha feito. Na figura 4, que tela de cadastro, o usurio informa seus dados para que sejam salvos no sistema, esses dados sero utilizados posteriormente para a marcao das consultas.

Figura 3. Tela de login.

Figura 4. Tela de cadastro.

4.1.1 CLIENTE Para o paciente marcar sua consulta necessrio apenas indicar qual a especialidade, mdico e data para a consulta que ele deseja, como exibido na figura 5, os outros dados j esto disponveis no sistema.

Figura 5. Tela para marcar consulta. 4.1.2 MDICO Como mostra a figura 6 o mdico tem a opo de escolher uma data e visualizar todas as consultas presentes para o dia selecionado.

Figura 6. Tela de pesquisa de consultas.

4.1.3 ADMINISTRADOR O administrador tem as opes de cadastrar mdicos, especialidades e os convnio que a clnica possui. A figura 8 ilustra o cadastro de mdicos onde so necessrios apenas o nome, crm e a especialidade do profissional; na figura 9 e 10 que so os cadastros de convnios e especialidades so importantes apenas os nomes dos mesmos.

Figura 7. Cadastro de mdicos.

Figura 8. Cadastro de convnio.

Figura 9. Cadastro de especialidade.

5. CONSIDERAES FINAIS Com a finalizao do sistema pode-se concluir que ele est preparado para lidar com o cenrio real das clnicas mdicas, auxiliando na minimizao de erros, aumentando a velocidade de atendimento, reduzindo custos operacionais e facilitando a administrao das consultas. A pesquisa foi desenvolvida buscando a utilizao das tecnologias mais adequadas ao cenrio proposto, sempre realizando reunies com a equipe da clnica para a definio desses elementos. O objetivo principal do trabalho foi alcanado, contudo pretende-se ainda testar o sistema em um cenrio real para que haja um maior embasamento para a pesquisa realizada. Espera-se que aps esse teste e as correes necessrias possa-se distribuir o sistema comercialmente, atendendo a necessidade de diversas clnicas mdicas que anseiam por um diferencial competitivo. Os testes sero realizados dentro da clnica citada neste artigo, onde sero feitos estudos sobre o comportamento do usurio real com o sistema, identificando quais suas dificuldades,

dvidas e sugestes, obtendo assim, mais dados que sero utilizados para melhorar o software e destac-lo no mercado. Aps a finalizao deste trabalho, ainda pode-se inferir que em futuras verses do sistema necessrio a implementao das seguintes propostas: criar um mdulo de gerenciamento completo do paciente, incluindo fichas mdicas e exames; desenvolver um mdulo gerencial que permita ao administrador obter informaes estatsticas sobre a clnica; implantar um mdulo de gerenciamento financeiro; e verificar tcnicas para o aumento da segurana nas transaes entre a aplicao e o webservice. REFERNCIAS ANATEL. Relatrio Anual 2011 - ANATEL. Braslia, 2011. Disponvel em: <http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=27863 7&pub=original&filtro=1&documentoPath=278637.pdf>. Acesso em: 15 de Outubro 2012. AQUINO, Luciana Frana Santos. Plataformas de desenvolvimento para dispositivos moveis. Rio de Janeiro, 2007. Disponvel em: <www-di.inf.pucrio.br/~endler/courses/Mobile/Monografias/07/Android-Juliana-Mono.pdf>. Acesso em: 09 de Setembro 2012. CANALLE, Anderson Luis. Empregando tecnologia Java, Android e Geoprocessamento em aplicativos mveis. Curitiba, 2011. Disponvel em: <http://www2.dainf.ct.utfpr.edu.br/esp/monografias-de-especializacao-da-turma-vi-20102011/CT_JAVA_VI_2010_03.PDF/at_download/file>. Acesso em: 09 de Setembro 2012. CHIRIGATI, Fernando Seabra. Rio de Janeiro, 2009. Disponvel em: <http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_v1_2009_2/seabra/introducao.html>. Acesso em: 19 de Novembro de 2012 DILLEY, Brian C. MongoDB, Java and Object Relational Mapping. 2012. Disponvel em: <http://www.infoq.com/articles/mongodb-java-orm-bcd>. Acesso em: 03 de Outubro de 2012. FARANGO, Peter. 2012. Disponvel em: <http://blog.flurry.com/bid/88867/iOS-and-AndroidAdoption-Explodes-Internationally>. Acesso em: 20 de Novembro de 2012 FRANCIA, Steve. MongoDB and PHP. Califrnia, OReilly Media Inc., 2012. 63p. HOGARTH Michael E.; SABBATINI Renato M. E. Informtica e medicina do Sculo 21. In: Revista Informtica Mdica v.1 n. 2 1998 Disponvel em: <http://www.informaticamedica.org.br/informaticamedica/n0102/hogarth.htm>. Acesso em: 05 de Outubro de 2012.

LECHETA, Ricardo R. Google Android: Aprenda a criar aplicaes para dispositivos mveis com o Android SDK. 2 ed. rev. ampl. So Paulo, Novatec Editora, 2010. 608p. LSCIO, Bernadette Farias; OLIVEIRA, Hlio Rodrigues de; PONTES, Jonas Csar de Sousa. NoSQL no desenvolvimento de aplicaes Web colaborativas. Pernambuco, 2011 MCGRATH, Jane. How has technology changed the way we conduct the bussiness?. Disponvel em: < http://money.howstuffworks.com/technology-changed-business.htm>. Acesso em: 25 de Maro 2012. TAURION, Cezar. Cloud Computing: Computao em Nuvem: Transformando o mundo da tecnologia da informao. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. TUDORICA, Borgdan George; BUCUR, Cristian. A comparasion between several noSQL databases with comments and notes. Departament for Economical Mathematics and Economical Petroleum-Gas University of Ploiesti. Ploiesti, 2011.

i1 Email: jonathannascsales@gmail.com i2 Email: thiago.viceconti@gmail.com ii Doutorando. Email: carlosns.br@gmail.com

Вам также может понравиться