Вы находитесь на странице: 1из 4

REGRAS BSICAS DE ETIQUETA SOCIAL A primeira regra de um bom causeur saber ouvir.

r. Numa mesa redonda, no conte histrias longas, d chances ao outro de expor suas idias. Se voc no domina o assunto que est sendo debatido, oua com ateno e faa perguntas. uma boa maneira para ampliar seus conhecimentos. Seja sempre atento, curioso, interessado. Evite falar de negcios em festas, se possvel marqu Se encontrar um mdico em alguma festa, no aproveite a oportunidade para fazer uma consulta. Deixe para contar as gracinhas de seus pimpolhos em reunies de mes. Com certeza elas iro ouvir com mais ateno. Evite falar sobre seus sucessos com os amigos que esto em fase ruim. Sobre seu trabalho, com que est desempregado. Sobre seu querido namorado com quem est sozinho. muito indelicado. Se voc est contando uma histria e percebeu que todos j a conhecem, pea desculpas e parte para outra, muito mais delicado. Quando algum contar uma piada, ria, mesmo que seja sem graa. Desperte seu humor. Procure ser bem informado. Leia muito. Livros, revistas, jornais. Saiba um pouco de tudo: poltica, moda, artes, sexo... Nunca seja radical em suas opinies, seja flexvel. Discorde, amas se todos estiverem de acordo, no insista. Morre o assunto. Nunca use somente o pronome da primeira pessoa do singular EU, fica muito pedante. Se quiser que todos saibam de uma determinada histria, fcil. Escolha a pessoa certa, conte sua histria e pea segredo absoluto. AMIZADES "Amigo coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito". Nunca fale mal de seu amigo, jamais o critique. Nunca revele uma inconfidncia. Aceite a pessoa do eito que ele , se ele no lhe agrada afaste. Se voc chega a algum lugar e j tem uma roda de amigos, no cumprimente um por um, e sim todos de uma vez. D um al geral e tudo bem. Ao apresentar pessoas que no se conhecem mutuamente, faa: "Soraya, voc conhece a Brcia? Assim voc evita constrangimentos. D ateno todos que esto a sua volta. Um homem sempre se levanta ao ser apresentado a uma mulher ou a um homem mais velho. AMIZADES "Amigo coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito". J as mulheres nunca se levantam, s para uma anci ou um cardeal. Nunca aparea na casa de seu amigo sem avisar, informe-se primeiro de que ele poder lhe receber. No corte fila, lembre-se que a fila antes de tudo a forma mais democrtica de conseguir as coisas. Ao visitar pessoas doentes, no demore muito tempo. Cuidado com os assunto. No pea detalhes da doena, dos exames e nem comente sobre a doena de outros.

Se for visita de psames, tambm procure no demorar muito e evite comentrios a respeito do ente que se foi. Quando nasce uma criana, proceda da mesma forma, seja breve. A depresso ps-parto existe. No toque no beb, no fume, no fique contando histrias, no espere mais que um copo d'gua, no faa dessa visita um programa. "Amigo coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito". Quando for embora, espere que o dono da casa abra a porta pra voc. No v colocando a mo na maaneta. Se lhe perguntar "ol, como vai? Tudo bem? No engrene com um "ah", estou com uma gripe! E d detalhes. Nunca enumere o nome dos remdios que est tomando. Ningum agenta! No boceje perto de ningum, falta de educao. Se voc parou de beber ou fumar? timo. Parabns. Mas no precisa humilhar os que fumam e que bebem, e mostrar o quanto voc forte e determinado! Seja modesto, mais elegante. Se um amigo lhe pede um copo d'gua, nunca sirva na bandeja. Entre amigos no de usa bandeja. Nunca entre em nenhum ambiente, sem antes bater na porta. Faa que as pessoas percebam que voc est chegando. "Amigo coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito". Nunca leia a correspondncia de outros. Nunca mexa em bolsa de qualquer pessoa, mesmo com ela presente. No revire gavetas, a no ser a sua. No fique ouvindo conversas dos outros. Isto invaso de privacidade. Respeite o dirio de sua filha, mesmo que ela tenha 5 aninhos. Muito cuidado com o uso de perfumes.Se gosta use, mas seja discreto, no exagere. Se voc for a um restaurante, por exemplo, no abuse do perfume, poder incomodar os outros das mesas vizinhas. Depende do cheiro poder enjoar. Um homem dever sempre ajudar as mulheres a carregar embrulhos, a menos que ele esteja com as mos ocupadas. Seja sempre um cavalheiro. Jamais tire os sapato na presena de estranhos. Jamais espreguice, a no ser na intimidade. Se voc for viajar para o Japo, leve dzia de meias, l se tira os sapatos o tempo todo. Ao encontrar uma amiga grvida, cuidado, no diga, eu no sabia que voc tinha se casado? Talvez no tenha. Se seu convidado lhe mandar flores, agradecendo o jantar, no telefone para agradecer as flores, se no fica aquela ladainha, mas no esquea de agradecer no prximo encontro. Homens gostam e merecem flores, claro! Mas se seu amigo estiver aniversariando, assumindo um cargo ou mesmo uma homenagem, mande flores. Evite, flores do campo, rosas vermelhas, prefira as orqudeas plantadas em vaso, por exemplo. Se voc for a enterro ou missa, no v produzida. No use roupas extravagantes, maquilagem forte. No necessrio usar preto, mas imperdovel atacar de perua numa horas dessas. Prefira roupas e maquilagem discreta. Ao subir as escadas, diz a regra que a mulher v na frente do homem e, ao descer o homem sempre primeiro, para amparar a mulher se necessrio. Geralmente ela est de salto alto.

Voc pode e deve usar culos escuros, mas no esquea de tir-los ao se aproximar de algum. Na hora de uma entrevista, por exemplo. Um olhar pode significar tanto! Vejo freqentemente, perguntas pessoas que passaram por um grande desastre. O que voc sentiu? O que o senhor pretende fazer agora? Por favor, seja menos bvio e mais humanos. No elevador os homens seguram a porta para as mulheres, os mais jovens para os mais velhos. Mesmo com pressa ningum vai perder mais do que 5 segundos pela delicadeza. Fumar em elevador, nem pensar. Cuidados tambm com o perigo dos perfumes. Perfumes e cigarros so um perigo em lugares fechados. Pare a conversa coma amiga ao entrar no elevador, s retorne a conversa aps sair. No esquea de agradecer ao ascensorista ao pedir o andar desejado e ao sair. Pense como deve ser exaustivo, cansativo, ficar o dia inteiro subindo e descendo. Ao entrar no restaurante, o homem toma a frente, para falar com o maitre, escolher a mesa etc. Deve esperar a mulher se sentar e s depois se acomodar. Mesmo sem fome, pea alguma coisa, no deixe o outro comer sozinho. Cuidado com os cotovelos, s os apie na mesa quando no estiver comendo. Segure o copo de vinho ou champanhe pela haste, para no interferir na temperatura da bebida. A no ser que esteja tomando conhaque. Use os talheres comeando pelos de fora. Ao tomar sopa, faa silncio. Se a sopa vier em taa, xcara, voc pode lev-la diretamente a boca, sem a ajuda da colher, mas cuidado para no deixar a colher dentro da taa. No encha a boca demais. No mastigue de boca aberta. No fale de boca cheia. Nunca aponte algo com os dedos.somente para as estrelas. No gesticule e nem converse com ningum do outro lado do restaurante ou da loja. Pea licena e v at l. amais use palitos, nem pensar. No use o guardanapo como leno ao sair da mesa, no dobre o guardanapo, ele jamais poder ser usado novamente, antes de ser lavado e passado. Comer macarro: espete uma poro com a ponta do garfo, encoste verticalmente no prato, enrole. Nunca ajude com a colher. Quando for beber ou comer pedacinho de po, descanse os talheres. Se sobrar molho no prato, e se estiver maravilhoso, pea licena e com muito charme, (ah, no resisto!), espete um pedacinho de po no garfo e saboreio. Ao terminar o almoo ou jantar, garfo e faca no prato paralelos, cruzados jamais. Antes da sobremesa, tudo que se diz respeito dos pratos de sal, deve ser removido. Mostarda, azeite, vinagre... No empurre o prato depois que terminar, pssimo. Nunca deixe a colher dentro da taa de sorvete, xcara de ch ou caf. Ao se dirigir ao garom, fale, olhando nos olhos, seja educado. Beleza fundamental, ento cuide de sua sade. No custa nada: Corrija sua coluna, tenha postura ereta. Respire fundo use toda a capacidade dos pulmes. Beba litros de gua diariamente. Cuide-se. Ame-se. Mais do que o prximo. Seja elegante, esteja sempre alegre.

"Lembre-se de que no existe ningum irremedivelmente feio, e nada que no possa ser melhorado". proibido telefonar: Antes das 9 horas, depois das 22 horas. No horrio do almoo ou jantar. Se o assunto for longo, pergunte antes se a pessoa est com tempo. Cabe a quem ligou, a iniciativa de despedir, desligar. Se voc receber um interurbano ou internacional, no prolongue a conversa. Afinal o outro que est pagando, portanto no abuse. Se algum liga para lhe fazer um convite, no estique a conversa, ela dever ter mais 200 telefonemas a fazer. Seja breve. Se algum ligar e a pessoa chamada est no banheiro, anote o recado, mas no chame, diga apenas que ela est ocupada. Ao terminar de ler os jornais, dobre-os. Evite fumar em locais que no so destinados aos fumantes. Em lugares fechados, nem pensar. Ao usar o banheiro, deixe-o impecvel. Nada de jogar papel no cho, deixar o sabonete na gua, deixar aqueles fios de cabelo na pia e etc. Para servir uma bebida, anote o bsico: Copos: Usque - longos e curtos. Compare - longos e finos. Vodka - longos e curtos. Vinho do Porto - como um copo de vinho, s que menor. Dry Martini - vinho branco e tinto, basicamente de p. Dois tamanhos, sendo o menor para o vingo branco. Champanhe - champanhe um vinho, portanto copos de vinho. Bebidas Usque Vodka Gim (e Noylly Pratt para um dry Martini) Campare Vinho do Porto Licor Conhaque Na geladeira: Xeres Vinho Branco - Champanhe - Cerveja No Freezer: Poire Vodka (pura ou preparada com Fere ros ou canela, uma delcia).

Вам также может понравиться