Вы находитесь на странице: 1из 46

1 VESTIBULAR/2013

SUPERIOR TURNO: MATUTINO 16/12/2012

S ABRA QUANDO AUTORIZADO


1) Esta prova composta de 50 questes, todas de mltipla escolha, com 4 opes de escolha, e a proposta de redao. 2) A prova ter incio s 8 horas com durao de 4 horas e 30 minutos. Voc ser avisado quando restarem 30 minutos para o final. 3) Tenha em mos apenas o material necessrio para a resoluo da prova. No permitido o uso de calculadoras nem o emprstimo de qualquer tipo de material. 4) Resolva as questes neste caderno de provas. Logo aps solicite ao fiscal o seu carto de resposta para preenchimento das respostas. Transcreva-as a lpis, confira com ateno e ento cubra a opo escolhida com caneta azul ou preta. Ateno: s existe uma alternativa correta. 5) Assine o carto de resposta no local indicado.
01 02

A A A

B C B B C C B C

D D D D D

OBSERVE COMO SE DEVE PREENCHER O CARTO DE RESPOSTA

03 04 05 06

A A

6) A apurao do resultado ser feita por leitora tica, no havendo processamento manual dos cartes. 7) NO dispomos de outros cartes de resposta para substituir os errados, portanto, ateno. 8) Trancreva para o Formulrio de Redao a verso final do seu texto. 9) Caso voc perceba alguma irregularidade, comunique-a imediatamente aos fiscais. 10) Encontram-se, no final desse caderno de prova, a tabela peridica e informaes ao candidato. 11) Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala para entrega simultnea do carto de resposta e assinar na folha de ocorrncia.

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

LINGUAGENS E CDIGOS QUESTES DE 01 A 15

Leia o texto a seguir para responder s questes 1, 2 e 3. Crnica da Loucura


Luis Fernando Verssimo

O melhor da Terapia ficar observando os meus colegas loucos. Existem dois tipos de loucos. O louco propriamente dito e o que cuida do louco: o analista, o terapeuta, o psiclogo e o psiquiatra. Sim, somente um louco pode se dispor a ouvir a loucura de seis ou sete outros loucos todos os dias, meses, anos. Se no era louco, ficou. Durante quarenta anos, passei longe deles. Pronto, acabei diante de um louco, contando as minhas loucuras acumuladas. Confesso, como louco confesso, que estou adorando estar louco semanal. O melhor da terapia chegar antes, alguns minutos e ficar observando os meus colegas loucos na sala de espera. Onde fao a minha terapia uma casa grande com oito loucos analistas. Portanto, a sala de espera sempre tem trs ou quatro ali, ansiosos, pensando na loucura que vo dizer dali a pouco. Ningum olha para ningum. O silencio uma loucura. E eu, como escritor, adoro observar pessoas, imaginar os nomes, a profisso, quantos filhos tm, se so rotarianos ou leoninos, corintianos ou palmeirenses. acho que todo escritor gosta desse brinquedo, no mnimo, criativo. E a sala de espera de um "consultrio mdico", como diz a atendente absolutamente normal (apenas uma pessoa normal l tanto Paulo Coelho como ela), um prato cheio para um louco escritor como eu. Seno, vejamos: Na ltima quarta-feira, estvamos: 1. Eu 2. Um crioulinho muito bem vestido, 3. Um senhor de uns cinquenta anos e 4. Uma velha gorda. 1) Comecei, claro, imediatamente a imaginar qual seria o problema de cada um deles. No foi difcil, porque eu j partia do principio que todos eram loucos, como eu. Seno, no estariam ali, to cabisbaixos e ensimesmados. (2) O pretinho, por exemplo. Claro que a cor, num pas racista como o nosso, deve ter contribudo muito para lev-lo at aquela poltrona de vime. Deve gostar de uma branca, e os pais dela no aprovam o namoro e no conseguiu entrar como scio do "Harmonia do Samba"? notei que o tnis estava um pouco velho. Problema de ascenso social, com certeza. O olhar dele era triste, cansado. Comecei a ficar com pena dele. Depois notei que ele trazia uma mala. Podia ser o corpo da namorada esquartejada l dentro. Talvez apenas a cabea. Devia ser um assassino, ou suicida, no mnimo. Podia ter tambm uma arma l dentro. Podia ser perigoso. Afastei-me um pouco dele no sof. Ele dava olhadas furtivas para dentro da mala assassina. (3) E o senhor de terno preto, gravata, meias e sapatos tambm pretos?

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Como ele estava sofrendo, coitado. Ele disfarava, mas notei que tinha um pequeno tique no olho esquerdo. Corno, na certa. E manso. Corno manso sempre tem tiques. J notaram? Observo as mos. Roa as unhas. Insegurana total, medo de viver. Filho drogado? Bem provvel. Como era infeliz esse meu personagem. Uma hora tirou o leno e eu j estava esperando as lgrimas quando ele assoou o nariz violentamente, interrompendo o Paulo Coelho da outra. Faltava um boto na camisa. Claro, abandonado pela esposa. Devia morar num flat, pagar caro, devia ter dvidas astronmicas. Homossexual? Acho que no. Ningum beijaria um homem com um bigode daqueles. Tingido. 4) Mas a melhor, a mais doida, era a louca gorda e baixinha. Que bunda imensa. Como sofria, meu Deus. Bastava olhar no rosto dela. No devia fazer amor h mais de trinta anos. Ser que se masturbaria? Ser que era esse o problema dela? Uma velha masturbadora? No! Tirou um tero da bolsa e comeou a rezar. Meu Deus, o caso mais grave do que eu pensava. Estava no quinto cigarro em dez minutos. Tensa. Coitada. O que deve ser dos filhos dela? Acho que os filhos no comem a macarronada dela h dezenas e dezenas de domingos. Tinha cara tambm de quem mentia para o analista. Minha me rezaria uma Salve-Rainha por ela, se a conhecesse. Acabou o meu tempo. Tenho que ir conversar com o meu psicanalista. Conto para ele a minha "viagem" na sala de espera. Ele ri, ..... ri muito, o meu psicanalista, e diz: O Ditinho o nosso office-boy. O de terno preto representante de um laboratrio multinacional de remdios l no Ipiranga e passa aqui uma vez por ms com as novidades. E a gordinha a Dona Dirce, a minha me. E voc, no vai ter alta to cedo...
Disponvel em: http://www.libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=1957. Acesso em: 22/11/12.

Questo 01: Sobre o texto Crnica da loucura, de Luis Fernando Verssimo, pode-se afirmar que: A) a loucura um fenmeno mundial, por isso todos deveriam fazer terapia. B) os loucos no se consideram loucos e pensam que os loucos so os outros. C) os loucos sempre foram uma preocupao para a sociedade em que esto inseridos. D) a loucura contagiante e quem convive com ela acaba sofrendo sua influncia. Questo 02: Aps a leitura do texto, pode-se inferir que: A) o narrador se considera louco apenas nos dias em que faz terapia. B) o narrador era um louco perigoso e incurvel, por isso precisava se tratar. C) terapias no curam a loucura; ento, melhor aprender a conviver com o louco. D) psicanalistas enxergam problemas que existem apenas na cabea deles.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 2 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 03: Relacionando a Crnica da Loucura e Todas as histrias do analista de Bag, de Luis Fernando Verssimo, pode-se afirmar que: A) os textos possuem o mesmo narrador, j que quem conta as histrias o psicanalista. B) tanto na Crnica da loucura quanto na obra Todas as histrias do analista de Bag, as histrias so narradas em 1 pessoa. C) pela estrutura dos textos, eles so classificados como dissertativos, j que o psicanalista expe suas ideias. D) a temtica da loucura est presente na Crnica da loucura e em Todas as histrias do analista de Bag.

Questo 04: Sobre a personagem central da obra Todas as histrias do analista de Bag, pode-se afirmar que: A) o analista desenvolveu a famosa tcnica do joelhao, baseada no princpio da dor maior, aplicada em homens e mulheres na primeira consulta. B) o analista de Bag possui uma assistente fiel chamada Lindaura, que aparece em vrios contos e auxilia-o em alguns casos. C) o analista de Bag teve uma infncia complicada devido ausncia do pai, por isso precisou fazer terapia durante anos. D) a personagem representa um gacho, psicanalista, que frequentemente desdenha a linha cognitiva de psicanlise.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 05: Leia o trecho do conto Finitude, da obra Todas as histrias do analista de Bag:

(...) Depois do joelhao o paciente levado, dobrado ao meio, para o div coberto com u pelego. Te abanca, ndio velho, que t includo no preo. Ai diz o paciente. Toma um mate? N-no... geme o paciente. Respira fundo, tch. Enche o bucho que passa. O paciente respira fundo. O analista de Bag pergunta: Agora, qual o causo? depresso, doutor.

Analise as afirmativas: I. Pode-se identificar, na fala do analista, exemplos de variedade lingustica tpica da regio Sul do Brasil. II. Ao observar a fala do paciente, possvel inferir que ele possui baixa escolaridade. III. apresentada nesse trecho uma viso estereotipada de uma fala tpica de Minas Gerais. IV. O autor do texto usou seu conhecimento sobre variedades lingusticas existentes no Brasil para mostrar a identidade regional do analista. Esto corretas as afirmativas A) I, II e III, apenas. B) II e IV, apenas. C) I e IV, apenas. D) I, III e IV, apenas.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 06: Leia o trecho da histria Sanfona: Embora se declare um freudiano mais ortodoxo que suspensrio e pastilha Valda, o analista de Bag tem experimentado com novas tcnicas que, eventualmente, podem ser adotadas por outros analistas. A posio do advrbio no enunciado expressiva e mud-la pode alterar o sentido desejado. Desse modo, pode-se afirmar que, aps as mudanas feitas na posio do advrbio, permanece com o mesmo sentido do trecho original a seguinte proposio: A) Eventualmente, embora se declare um freudiano mais ortodoxo que suspensrio e pastilha Valda, o analista de Bag tem experimentado com novas tcnicas que podem ser adotadas por outros analistas. B) Embora, eventualmente, se declare um freudiano mais ortodoxo que suspensrio e pastilha Valda, o analista de Bag tem experimentado com novas tcnicas que, eventualmente, podem ser adotadas por outros analistas. C) Embora se declare um freudiano mais ortodoxo que suspensrio e pastilha Valda, o analista de Bag tem experimentado com novas tcnicas que podem ser adotadas, eventualmente, por outros analistas. D) Embora se declare um freudiano mais ortodoxo que suspensrio e pastilha Valda, o analista de Bag, eventualmente, tem experimentado com novas tcnicas que podem ser adotadas por outros analistas.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 07: Observe a charge a seguir:

Disponvel em: momentoterapeutico.com.br. Acesso em: 22/11/2012.

A respeito dessa charge, pode-se afirmar que: no segundo balo, a personagem ignora as regras da variedade padro da lngua portuguesa ao usar certas expresses. II. a linguagem no-verbal presente nessa charge fundamental para a compreenso global do texto. III. o humor da charge decorre, principalmente, do texto verbal, que expe as insatisfaes da esposa durante a sesso de terapia. IV. o humor da charge se deve ambiguidade presente no ttulo, uma vez que a palavra casal sugere o relacionamento da mulher com seu marido e no com o cachorro. V. a expresso ou seja, do ltimo balo, estabelece uma relao de concesso com relao s frases dos bales anteriores. Esto corretas as afirmativas A) I e II, apenas. B) I, II e V, apenas. C) I e IV, apenas. D) II, III e V, apenas.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 6 TURNO: MATUTINO

I.

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 08: Leia o texto a seguir: BOLSA FAMLIA Ao deliciar-me com a matria da folha sobre um gato que era beneficirio do programa bolsa famlia, a minha reao imediata foi a de rir para no chorar... ou seria ronronar para no miar? Como viver o pobre felino, ao cortarem-lhe o tal benefcio? Como ir ele financiar sua rao, leite tipo A, novelo de l ou areia para sua toilette? Tendo ele sete vidas, no deveria o Estado conceder-lhe sete vezes a bolsa? Ora, no antigo Egito os benefcios eram ainda maiores! Estou certo de que este gatuno no ser punido. Aps o cair da tarde no estar dormindo ou lambendo os pelos. Mas, sim, fugir e no ser identificado porque, como sabemos, noite todos os gatos so pardos.
Disponvel em: www1.folha.uol.com.br/folha/paineldoleitor/ult10077u494369.shtml. Acesso em: 29/11/2012.

Com relao ao gnero, pode-se afirmar que o texto acima considerado: A) uma crnica, pois retrata o cotidiano de um gato que recebe um benefcio do governo. B) um artigo de opinio, pois o autor apresenta argumentos para defender seu ponto de vista. C) uma carta do leitor, pois o autor comenta uma matria publicada anteriormente no jornal. D) uma reportagem, pois o autor investiga, comenta e discute a distribuio do benefcio bolsa famlia. Questo 09: Leia o trecho da letra da msica Encontro e Despedidas, de Milton Nascimento e Fernando Brant, para responder questo proposta. Tem gente que chega pra ficar Tem gente que vai pra nunca mais Tem gente que vem e quer voltar Tem gente que vai e quer ficar Tem gente que veio s olhar Tem gente a sorrir e a chorar
Disponvel em: http://www.vagalume.com.br/maria-rita/encontros-e-despedidas.html#ixzz2DHys2eOk. Acesso em: 25/11/12.

Nesse trecho da msica, percebe-se a presena das seguintes figuras de linguagem: A) metonmia e pleonasmo B) anfora e anttese C) comparao e hiprbole D) metfora e anttese
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 7 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 10: Observe a charge a seguir:

Disponvel em: www.fama.zupi.com.br. Acesso em: 25/11/2012.

Considere as assertivas sobre a expresso Carpe Diem: A expresso Carpe Diem, que pode ser entendida como Aproveite o dia, ope-se imagem da charge, que revela um trabalhador com semblante desanimado. II. A expresso latina Carpe Diem um dos lemas da escola barroca e estabelece uma relao com a efemeridade da vida. III. Os poetas rcades foram influenciados pelo pensamento do Carpe Diem, que significa viver o agora, desfrutar o presente. IV. A imagem da charge representa a exaltao das belezas naturais como inspirao para a criao dos poemas do Arcadismo. I. Esto corretas as assertivas: A) I, II e III, apenas. B) I e III, apenas. C) I, II, III e IV. D) I, II e IV, apenas.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 8 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

INSTRUCTIONS: Read the text carefully and choose the best alternative. Joe has been seeing a psychoanalyst for four years for treatment of the fear that he had monsters under his bed. It had been years since he had gotten a good night's sleep. Furthermore, his progress was very poor, and he knew it. So, one day he stops seeing the psychoanalyst and decides to try something different. A few weeks later, Joe's former psychoanalyst meets his old client in the supermarket, and is surprised to find him looking wellrested, energetic, and cheerful. "Doc!" Joe says, "It's amazing! I'm cured!" "That's great news!" the psychoanalyst says. "you seem to be doing much better. How?" "I went to see another doctor," Joe says enthusiastically, "and he cured me in just ONE session!" "One?!" the psychoanalyst asks incredulously. "Yeah," continues Joe, "my new doctor is a behaviorist." "A behaviorist?" the psychoanalyst asks. "How did he cure you in one session?" "Oh, easy," says Joe. "He told me to cut the legs off of my bed."
(http://www.juliantrubin.com/psychologyjokes.html. Acesso em: 19/11/2012.)

Questo 11: The text is a A) joke. B) comic strip. C) cartoon. D) parody.

Questo 12: According to the text, Joe suffered from a ________ illness. A) physical B) dangerous C) lifelimiting D) mental

Questo 13: According to the text, the new analyst asked Joe to cut the legs off of his bed. Consequently, A) the monsters have moved to the closet. B) he has been living with the new psychoanalyst. C) he had to buy a new bed in order to sleep again. D) he got cured and started to sleep well.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 9 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 14: According to the text, check the sentences about Joe True or False. Then, choose the correct alternative: I. II. III. IV. He has never experienced sleeping problems. He met the analyst when he was going shopping. He was cured by the analyst in one session. He was satisfied with his first doctor performance.

A) F, F, T, F B) T, T, F, F C) F, T, T, F D) T, F, F, T

Questo 15: The word furthermore in the sentence Furthermore, his progress was very poor, and he knew it. is closest in meaning to A) however. B) also. C) in addition. D) nevertheless.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

10

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA QUESTES DE 16 A 40 Questo 16: O gs natural, assim como o petrleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre est associado a campos petrolferos. Verstil, o gs natural pode ser utilizado como fonte de gerao de energia eltrica, tendo tambm aplicaes automotivas e domsticas.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/petroleo-gas-natural-e-derivados/gas-natural.

O principal componente do gs natural o metano, um composto orgnico. Sobre esse composto, marque a alternativa correta: A) A hibridao do carbono no metano sp2 e sua frmula molecular CH4. B) O metano um composto polar e interage bem com substncias como a gua. C) O metano pertence classe dos lcoois. D) A faixa de ebulio do metano est entre -162oC a -75oC. Dessa forma, a -200oC o metano lquido.

Questo 17: A tabela a seguir mostra os dados de energia de ligao entre tomos presentes no processo de clorao da hidrazina, substncia muito utilizada na produo de compostos qumicos para a agricultura. O pH envolvido nessa reao de: Ligao H-N Cl-Cl N-Cl N-N Energia (kJ. mol-1) 390 242 200 163

DADO: N2H4 + Cl2 A) 15 kJ.mol-1. B) 5,0 kJ.mol-1. C) 3,5 kJ.mol-1. D) 10 kJ.mol-1.

2NH2Cl (Equao balanceada)

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

11

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 18: O cido saliclico um composto utilizado no tratamento de acne, caspa, seborreia, entre outras infeces da derme. Esse composto constitudo apenas de carbono, hidrognio e oxignio. A combusto de 0,69g de cido saliclico produz 1,54g de dixido de carbono (CO2) e 0,27g de gua (H2O). A partir desses dados, possvel concluir que a frmula mnima do cido saliclico : A) B) C) D) C7H10O3. C7H9O3. C7H6O3. C7H7O3.

Questo 19: O sulfato de alumnio (Al2(SO4)3) utilizado como aglutinante no tratamento de gua. Ele reage com os ons hidrxidos em soluo, formando um precipitado fino que aglutina partculas de sujeira e a maior parte das bactrias presentes no meio. Esse composto pode ser obtido pela reao do hidrxido de alumnio (Al(OH)3) com o cido sulfrico (H2SO4), conforme reao a seguir. Al(OH)3 + H2SO4 Al2(SO4)3 + H2O (Equao no balanceada)

Se 0,20 mol de hidrxido de alumnio reagir com 0,15 mol de cido sulfrico, pode-se inferir que: A) o pH do meio ser bsico e o reagente em excesso ser o hidrxido de alumnio. B) o pH do meio ser bsico e o reagente em excesso ser o cido sulfrico. C) o pH do meio ser cido e o reagente em excesso ser o cido sulfrico. D) o pH do meio ser cido e o reagente em excesso ser o hidrxido de alumnio.

Questo 20: A variedade de substncias qumicas encontrada na natureza se deve ao fato de os tomos combinarem entre si por meio de ligaes qumicas. Sobre os compostos qumicos, marque a alternativa INCORRETA. A) Os compostos inicos so quebradios, pois, quando submetidos a uma fora externa, ocorre o alinhamento de cargas de mesmo sinal, intensificando a repulso na estrutura. B) A boa condutibilidade eltrica dos compostos metlicos pode ser explicada por um modelo de ligao qumica denominado mar de eltrons. C) Compostos covalentes podem ser utilizados como isolantes trmicos, uma vez que so bons condutores de calor. D) A combinao de um elemento cuja camada de valncia possui 2 eltrons com um elemento cuja camada de valncia termine em 2s2 2p5 resulta em um composto predominantemente covalente.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 12 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 21: A bioluminescncia um fenmeno que est presente em muitos animais e algas marinhas e resulta na produo de luz. O processo ocorre pela oxidao de uma protena (luceferina) por uma enzima (luciferase). Entre as funes biolgicas da bioluminescncia, destacam-se: iluminao do campo de viso e atrao de presas atravs de iscas luminosas.
Fonte: www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html. Com adaptaes.

Esse processo, emisso de luz, pode ser explicado de acordo com o seguinte modelo atmico: A) Modelo de Thomson. B) Modelo de Dalton. C) Modelo de Rutherford. D) Modelo de Bohr.

Questo 22: A figura abaixo foi retirada do site Brasil Escola. A figura representa um circuito eltrico simples fechado, ou seja, h uma corrente eltrica passando no fio e fazendo a lmpada acender. Considerando o interior do fio e o seu entorno, correto afirmar que:

A) h campo eltrico, mas no h campo magntico. B) h campo eltrico e h campo magntico. C) no h campo eltrico, mas h campo magntico. D) no h nem campo eltrico nem campo magntico.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

13

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 23: Uma balana de pratos, como a da figura, funciona por comparao, ou seja, coloca-se um peso conhecido de um lado e um desconhecido do outro. Se a balana permanecer equilibrada na horizontal, os pesos so iguais. Essa concluso s pode ser considerada correta caso os braos de cada lado da balana sejam _________, porque ____________.

As lacunas so corretamente preenchidas pelos termos, respectivamente: A) B) C) D) iguais; teramos um equilbrio do momento angular. iguais; teramos um equilbrio do momento linear. diferentes; teramos um equilbrio do momento angular. diferentes; teramos um equilbrio do momento linear.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

14

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 24: A seguir so apresentados dois climogramas de duas cidades diferentes, Varsvia e Brest. A latitude de ambas aproximadamente a mesma e, portanto, este no pode ser considerado um forte fator de influncia na amplitude trmica das duas cidades. Observe bem os dois grficos, no qual a linha preta representa a temperatura ao longo do ano. Observando o grfico, percebe-se que Brest apresenta uma amplitude trmica muito menor do que Varsvia. Sabe-se, tambm, que Varsvia uma cidade localizada no interior do continente e que Brest uma cidade litornea. O fato de Brest ser litornea significa que, no seu entorno, h grande quantidade de gua. Muita gua ajuda a manter a temperatura mais estvel, pois a gua apresenta:

A) baixa energia inteira. B) alta condutividade trmica. C) alto calor especfico. D) baixo coeficiente de dilatao.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

15

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 25: Leia os trechos a seguir que foram retirados de um manual de utilizao de um aparelho celular. PRECAUO AO LIGAR O DISPOSITIVO No ligue o dispositivo quando o uso de aparelhos celulares for proibido ou quando houver a possibilidade de oferecer perigo ou causar interferncia. INTERFERNCIA Dispositivos sem fio podem estar sujeitos a interferncias que podem afetar a sua operao. DESLIGUE O DISPOSITIVO EM REAS RESTRITAS Siga as restries aplicveis. Desligue o dispositivo quando estiver a bordo de uma aeronave, prximo a equipamentos mdicos, combustveis, produtos qumicos ou reas de detonao. MODO DE VOO Use o modo de voo em ambientes sensveis radiofrequncia a bordo de aeronaves ou em hospitais para desativar todas as funes de radiofrequncia. Voc ainda ter acesso aos nmeros de telefone, ao calendrio e aos jogos off-line. Um risco oferecido pelo uso de aparelhos celulares est associado a possveis interferncias. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relao entre a interferncia causada por aparelhos celulares e o risco propiciado por ela. A) A transmisso de dados entre o aparelho celular e a antena receptora feita por ondas eletromagnticas, na mesma faixa de frequncia de utilizao de outros aparelhos eletrnicos. B) A transmisso de dados entre o aparelho celular e a antena receptora feita por ondas sonoras, possibilitando a interferncia na comunicao de outras pessoas. C) A transmisso de dados entre o aparelho celular e a antena receptora feita por ondas de radiao trmica, propiciando interferncias que podem causar incndios ou exploses. D) O aparelho celular oferece risco de interferncia mesmo sem transmitir dados, pois basta estar ligado para que ele irradie ondas sonoras suficientes para interferir em aparelhos ao seu redor.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

16

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 26: Atualmente h pesquisas que tentam aproveitar formas de energia que antes eram desperdiadas. Uma dessas pesquisas a utilizao de KERS. Abaixo h uma definio retirada da Wikipdia sobre o que o KERS. O Sistema de Recuperao de Energia Cintica chamado de KERS (do ingls Kinetic Energy Recovery System) o termo genrico dado aos dispositivos que recolhem a energia cintica gerada na desacelerao do carro que seria desperdiada e, em seguida, a reutiliza. () (a energia que seria) desperdiada transformada (...) e levada a um capacitor, o qual (...) ligado, ao eixo de propulso do motor, faz com que ganhe potncia.

Sobre o KERS correto afirmar que: A) a potncia extra resultado da criao de uma energia extra. B) a energia seria desperdiada na forma de calor pelas foras de atrito. C) o capacitor armazena a energia na forma de energia cintica. D) o KERS tambm recolhe energia quando a velocidade do carro constante.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

17

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 27: Observe o mapa dos radares brasileiros apresentado numa reportagem da revista Veja de 18 de julho de 2007.

Sabe-se que radares emitem ondas que se propagam at o objeto a ser detectado e ento eles so capazes de perceber a presena de algo em sua rea de cobertura. O fenmeno fsico que permite ao radar perceber a existncia de um objeto qualquer em sua rea de cobertura a: A) refrao. B) ressonncia. C) difrao. D) reflexo.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 18 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 28: As mitocndrias so organelas tpicas de organismos eucariontes, possuem quantidade varivel dependendo da funo exercida pela clula, atuam na respirao celular aerbica e so consideradas autnomas, pois encontramos em sua constituio: DNA, RNA mensageiro, RNA transportador e ribossomos. Em relao ao DNA mitocondrial humano correto afirmar que: A) possui 50% de caractersticas maternas e 50% de caracterstica paternas. B) possui 75% de caractersticas maternas. C) possui 100% de caractersticas maternas. D) possui as mesmas propores de caractersticas do DNA nuclear.

Questo 29: A embriologia o estudo do crescimento e da diferenciao sofridos por um organismo no curso de seu desenvolvimento, desde o estgio de ovo at o de um ser altamente complexo, de vida independente e semelhante a seus pais.
(B.M. Patten)

A partir do desenvolvimento embrionrio os taxonomistas dividem o filo dos animais em dois grupos: protostmios e deuterostmios. A fase do desenvolvimento do embrio que diferencia esses grupos : A) blastulao. B) organognese. C) neurulao. D) gastrulao.

Questo 30: Homeostase a capacidade que os rins tm de manter o meio interno do indivduo sempre constante, no seu estado fsico, qumico, temperatura, pH e salinidade. Portanto, a regulao e a funo renal so fundamentais para sade e qualidade de vida de um homem. Em relao fisiologia do sistema urinrio, correto afirmar que: A) a ingesto de gua exagerada aumenta a presso osmtica do organismo. B) o hormnio ADH atua na reabsoro de sdio do filtrado glomerular. C) o hormnio aldosterona aumenta a reabsoro de gua do filtrado glomerular. D) a neuro-hipfise secreta ADH que ir atuar no rim.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

19

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 31: O nvel de vazo do Rio Itapecuru preocupa os tcnicos da Agncia Nacional de guas. Quem depende do rio para sobreviver teme que ele seque ainda mais. Grandes rvores cadas s margens do rio so o sinal do desastre ecolgico. Sem razes para segurar a areia ela escorre para o leito do rio. De acordo com dados coletados por tcnicos da Agncia Nacional de guas, o nvel de vazo do Rio est doze metros cbicos abaixo do aceitvel. A Secretaria do Meio Ambiente informou que realiza um trabalho educativo nas escolas e que a extrao da areia feita por meio de dragas que ameniza o problema no rio.
(HTTP://g1.globo.com/ma/maranho. Acesso em: 15/11/2012. Adaptado.)

O fenmeno relatado acima pode provocar no Rio Itapecuru: A) enchentes. B) morte de peixes por substncias txicas na gua. C) aumento de cido sulfrico nas guas. D) aumento de monxido de carbono nas guas.

Questo 32: Joana e Mrio se casaram e pretendem ter filhos no ano que vem. Mrio albino e possui sangue tipo O. Joana no albina e possui sangue do tipo A, mas seu pai, assim como Mrio, albino e possui sangue tipo O. Qual a probabilidade de o primeiro filho desse casal ser um menino albino com sangue tipo A? A) 1/4 B) 1/16 C) 1/8 D) 1/2

Questo 33: A coagulao sangunea, em condies normais, acontece aps o rompimento de um vaso sanguneo. O processo forma um cogulo no local da ruptura, interrompendo o sangramento e evitando, muitas vezes, hemorragias que podem causar a morte. Uma pessoa com problemas na coagulao do sangue apresenta carncia em vitamina: A) B1. B) K. C) A. D) E.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 20 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 34: Observe o grfico de uma funo quadrtica, dada pela expresso f(x) = a.x + b.x + c

Sobre os coeficientes da funo quadrtica, o grfico indica que: A) a e b possuem sinais diferentes. B) b e c possuem sinais diferentes. C) a e c possuem sinais diferentes. D) a, b e c possuem mesmo sinal.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

21

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 35: A Petrobras realizou uma cerimnia, dia 06/11/2012, para dar incio produo de petrleo e gs dentro do projeto Pr-sal de Baleia Azul, em Anchieta, sul do Esprito Santo. A estimativa que sejam produzidos aproximadamente 100 mil barris de petrleo por dia at o incio do ano de 2013, segundo o Diretor de Explorao e Produo da Petrobras, Jos Formigli. A produo no campo de Baleia Azul, iniciada em setembro, soma atualmente 65 mil barris por dia, disse a presidente da estatal, Maria das Graas Foster. O campo, no pr-sal da poro capixaba da bacia de Campos, est atualmente com cinco poos produtores e dois injetores de gua. A produo no local comeou com 20 mil barris dirios. A plataforma est operando em uma profundidade de 1.221 metros dgua e a 80 quilmetros da costa do Esprito Santo.
(Disponvel em: http://eshoje.jor.br/petrobras-vai-produzir-100-mil-barris-de-petroleopor-dia-em-anchieta.html. Acesso em: 21/11/2012.)

Considerando que os barris citados tenham 50cm de dimetro e 90cm de altura, a quantidade de litros de petrleo a ser produzida em Anchieta (ES), por dia, se for cumprida a previso do diretor de Explorao e Produo da Petrobras ser de aproximadamente: (Adote = 3,14.) A) 176,625 litros. B) 176625 litros. C) 1766250000 litros. D) 17662500 litros.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

22

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 36: Resolva a equao a seguir em x:


x 4 18 x 2 + 81 = 0

O nmero de solues reais distintas dessa equao A) 1. B) 2. C) 3. D) 4.

Questo 37: Numa empresa h 3 vagas para o setor de recursos humanos, 5 no almoxarifado e 2 no telemarketing. Seis candidatos pleitearam uma vaga para atuar no setor de recursos humanos, 8 para o almoxarifado e 5 para telemarketing. De quantas formas distintas essas vagas podem ser preenchidas? A) 11200 B) 11300 C) 12200 D) 14200

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

23

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 38: A seguir, esto as trs primeiras figuras de uma sequncia infinita, que preserva o padro de formao dessas trs:

Como podemos observar, a primeira figura possui 14 pontinhos, a segunda, 23 e a terceira, 34 pontinhos. Quantos so os pontinhos da oitava figura da sequncia? A) 98 B) 102 C) 119 D) 121

Questo 39: A H1N1 uma doena respiratria aguda (gripe), causada pelo vrus A. Esse novo subtipo do vrus da influenza transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secrees respiratrias de pessoas infectadas. Para evitar a contaminao, necessrio no permanecer em ambientes fechados, lavar as mos e manter as condies de higiene.
(Disponvel em: http://www.vozdoacre.com/portal/04/feijo-gripe-suina-se-alastra-entreos-indios-kaxinawas/. Acesso em: 22/11/2012. Adaptado.)

Considere que uma cidade est sendo contaminada com o vrus H1N1. No primeiro dia, uma pessoa adoeceu; no segundo dia, duas outras pessoas adoeceram; no terceiro dia, mais quatro. No quarto dia, adoeceram oito, e assim por diante, at o dcimo segundo dia. No foram registrados bitos. Quantas pessoas foram contaminadas, nessa cidade, nos doze primeiros dias? A) 4095 B) 1024 C) 4096 D) 1023

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

24

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 40: O hexgono regular MNOPQR da figura est inscrito no tringulo equiltero ABC.

Sabendo que a rea do tringulo ABC mede X, calcule a rea do hexgono MNOPQR. A) X/3 B) X/2 C) 2X/3 D) 3X/2

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

25

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

CIENCIAS HUMANAS QUESTES DE 41 A 50 Questo 41: Interprete os itens abaixo: (A)

Tpica diviso de um senhorio com suas tenncias a partir do sculo XI.


Fonte: Hilrio Franco Jr. A Idade Mdia: nascimento do Ocidente. 2001. p. 47.

(B) Cartas de Eginhard Eginhard, ou Eginhardo (770-840) Ao magnfico, honrado e ilustre homem, o gracioso conde Poppon, Eginhardo sada-o no Senhor. Dois pobres homens refugiaram-se na igreja dos bem-aventurados Marcelino e Pedro, mrtires de Cristo, confessando que eram culpados e que tinham sido convictos no roubo em vossa presena, como tendo furtado caa grossa numa floresta senhorial. J pagaram uma parte da composio e devem pagar o resto, mas declaram que no tm com o que fazer, por causa de sua pobreza. Venho, pois, implorar a vossa benevolncia, na esperana de que (...) vos digneis trat-los com toda a indulgncia possvel (...)
Cartas de Eginhard, ano 830-840. Publicado em A. Teulet. Oeuvres Compltes dEginhard, Societ de lHistoire de France, Paris, 1843, tomo II, p. 13, 27 e 29. Citado em SPINOSA, Fernanda. Antologia de textos histricos medievais. Lisboa: S da Costa Editora, 1981. p. 183-185.

Os elementos (A) e (B) podem ser adequadamente relacionados com: A) a piedade crist de um senhor medieval (Eginhard) em defesa dos direitos de os camponeses caarem. B) a maior parte dos feudos era reservada como rea de caa. C) a diviso do senhorio fundirio e restries impostas aos servos e camponeses no acesso a determinadas partes do feudo. D) a facilidade de acesso terra e caa usufruda pelos camponeses no perodo medieval.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 26 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 42: Leia o texto a seguir: (...) A colonizao inglesa da Amrica do Norte, particularmente das colnias setentrionais, no foi feita mediante um plano sistemtico. Em parte pelas caractersticas das colnias, em parte pela prpria situao da Inglaterra no sculo XVII com suas crises internas, as colnias gozavam de certa autonomia. A metrpole, ausente e distante, raramente interferia na vida interna das colnias. (...) Essa situao tende a mudar no sculo XVIII. O sistema poltico ingls definira-se como uma Monarquia Parlamentar, o que proporcionar Inglaterra grande estabilidade poltica. Participando do poder, a burguesia inglesa promove grande desenvolvimento econmico. Os sculos XVIII e XIX na Inglaterra, ao contrrio da Frana, sero de relativa paz interna, favorecendo a expanso e o controle do Imprio colonial. (...) Outro elemento que colaborou para a mudana da atitude inglesa com relao s colnias foram as guerras do sculo XVIII. Essas guerras obrigaram a uma maior presena de tropas britnicas na Amrica, causando inmeros atritos. Os acordos ao final desses conflitos nem sempre foram favorveis aos colonos. Por fim, guerras como a dos Sete Anos, mesmo terminando com a vitria da Inglaterra, implicaram altos gastos. Eram inmeras as vozes no Parlamento da Inglaterra que desejavam ver as colnias da Amrica colaborando para o pagamento desses gastos.
KARNAL, Leandro et al. Histria dos Estados Unidos: das origens ao sculo XXI. So Paulo: Contexto, 2007. p. 71-75.

O texto acima aponta alguns elementos que contribuam para o processo de independncia das Treze Colnias na Amrica (atual EUA). A esse respeito, assinale a alternativa correta: A) O processo de independncia das colnias do Norte, ao contrrio do ocorrido na Amrica Espanhola e na Amrica Portuguesa, foi um movimento pacfico, em que a Inglaterra concedeu a independncia aos colonos que h muito desfrutavam de autonomia poltica. B) A independncia da Amrica Inglesa foi fruto das particularidades do processo de colonizao, afinal, inicialmente os colonos desfrutaram de certa autonomia. No entanto, a metrpole passou a cobrar impostos, o que desagradou aos colonos que passaram a se insurgir. C) A independncia da Amrica Inglesa foi fundamental para a atual definio territorial da regio, pois, ao submeter as colnias ao poder central, conseguiu impedir o mpeto separatista e inibir as particularidades locais. D) As colnias do Norte no ambicionavam a separao em relao Inglaterra, no entanto, devido guerra desencadeada pela metrpole, esse processo de tornou inevitvel.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

27

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 43: O Imprio era um vasto laboratrio que fornecia oportunidades para a classificao total do planeta. No h melhor intuio da ideologia do Imprio moderno do que a ideia de que essa ambio era realizvel. Por meio do Imprio, o mundo podia ser documentado, enumerado, identificado e detalhado. Os mapas eram considerados como uma parte vital desse abarcamento e exposio do mundo. Em muitos aspectos, o projeto imperial era um projeto cartogrfico. A Companhia das ndias Orientais comeou a representar o espao geogrfico da ndia por meio dos mapas durante o sculo XVIII. O grande estudo matemtico das distncias, com tcnicas mais avanadas, iniciou-se no princpio do sculo XIX e se acelerou a partir da dcada de 1820.
Adaptado de John MacKenzie. Imperios del viaje. Guas de viaje britnicos e imperialismo cultural en los siglos XIX y XX. In: SALVATORE, Ricardo (comp). Culturas imperiales: experiencia y representacin en Amrica, Asia y frica. Rosario: Beatriz Viterbo, 2005. p. 216.

O texto faz referncia A) s cruzadas realizadas pelos cristos durante a Idade Mdia, que tinham como um dos objetivos principais a conquista da cidade de Jerusalm. B) ao incio do processo de expanso martima europeia, com o papel pioneiro de Portugal para a colonizao da ndia e das Amricas. C) construo do grande imprio ingls ao redor do mundo e o destaque sobre as atividades dos cartgrafos durante a colonizao. D) ao imperialismo norte-americano do sculo XX e s constantes intervenes em pases asiticos.

Questo 44: A primeira dcada do Brasil independente foi marcada pelo governo de Dom Pedro I que: A) mesclou os ideais do antigo regime e do liberalismo. B) promoveu a difuso das ideias republicanas e democrticas. C) respeitou a liberdade de expresso dos grupos de oposio. D) retomou os ideais absolutistas, em prejuzo das ideias liberais.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

28

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 45: Leia os textos abaixo. Texto 1 Ao aprovar o plano econmico organizado pela ministra Zlia Cardoso de Mello [Plano Collor], com a colaborao de vrias pessoas entre as quais eu me incluo, o presidente Collor preocupou-se em definir seu conceito de elite. Ele at poderia no ter aplicado as medidas se se preocupasse com histrias tristes, mas pensou no futuro melhor, mais digno, que poderia proporcionar. Cada funcionrio pblico demitido tambm tem histrias tristes, famlia para cuidar e contas no final do ms. Preocupar-se com isso o primeiro passo para manter inchado o servio pblico.
ASSIS, Luis Eduardo. O tamanho do barco. Coluna Ponto de Vista. Revista Veja, n 1123, 28/03/1990, p. 102. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx.

Texto 2 Desde 2008, 350 mil famlias viram evaporar-se o sonho da casa prpria [na Espanha]. Para o ano que vem, preveem-se mais 250 mil desalojadas. Atualmente, so 523 retomadas de imveis por dia, baseados numa lei espantosamente dura segundo a qual, diferentemente do que ocorre na maior parte dos pases, a entrega da habitao financiada ao banco no liquida a dvida: as pessoas ficam sem teto e continuam com dvidas impagveis. SETTI, Ricardo. Espanha: suicdios de pessoas que perdem suas casas por falta de pagamento tornam agudo o drama e levam a reunio de emergncia governo-oposio.
Disponvel em: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/espanha-suicidios-depessoas-que-perdem-suas-casas-por-falta-de-pagamento-tornam-agudo-o-drama-e-levam-areuniao-de-emergencia-governo-oposicao-523-familias-sao-desalojadas-por-dia/.

Texto 3 O governo grego aprovou neste sbado [18/02/2012] uma nova reduo das aposentadorias que permitir economizar 75 milhes de euros uma das medidas adotadas para completar um corte de despesa de 3,3 bilhes de euros pactuado com a chamada troika Unio Europeia (UE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetrio Internacional (FMI). As informaes so do canal de televiso grego MEGA. A medida representa um corte de 12% nas penses acima de 1.300 euros mensais. Alm disso, os suplementos de aposentadorias superiores a 200 euros ao ms sero reduzidos entre 10% e 20%.
Disponvel em: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/grecia-reduz-pensoes-em-mais-75-milhoes-de-euros.

O que aproxima os trs casos acima a adoo de medidas filiadas a uma poltica econmica que se pode considerar: A) populista. B) socialista. C) social-democrata. D) neoliberal.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

29

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 46: Analise a charge.

(Disponvel em: http://migre.me/ag6O5. Acesso em: 21/11/2012. Adaptado.)

O Paraguai faz parte do bloco econmico Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), entretanto a charge brinca com uma situao de castigo com o pas, ocorrida em 2012. A deciso adveio porque os demais integrantes do mercado comum sul-americano consideraram a destituio do presidente paraguaio uma ruptura da ordem democrtica. O fato destacado promoveu uma alterao significativa no bloco em funo A) da entrada da Venezuela, a qual dependia apenas da aprovao paraguaia. B) da sada do Paraguai, que agora se tornar apenas um membro associado. C) do enfraquecimento nas relaes comerciais, dada a importncia paraguaia. D) do aumento das tenses e da possibilidade de conflitos armados entre os pases.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

30

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 47:

(Disponvel em: http://meu.ms/GG. Acesso em: 21/11/2012.)

A imagem retrata um cenrio presente na chamada Terceira Revoluo Industrial ou Revoluo Tcnico-Cientfica, a qual fez surgir novos processos de produo e grandes mudanas nas relaes de trabalho dentro das empresas capitalistas. Uma alterao significativa diz respeito (ao) A) informatizao do processo produtivo e ampliao do emprego de modo geral. B) automao do processo produtivo e necessidade de mo de obra reduzida, mas qualificada e especializada. C) surgimento do Fordismo, conjunto de mtodos para a produo em srie, com os quais vrios operrios produzem mais em menos tempo. D) ausncia completa de trabalhadores em todas as fases da produo, visto que as mquinas regulam todo o processo produtivo.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

31

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 48: Os mapas mostram as reas antropizadas (que j sofreram degradao humana) e com vegetao nativa no territrio brasileiro em dois perodos: 1950-1960 e 1980-1997.

Vegetao nativa e reas antropizadas no Brasil 1950 1960 1980 1997

(SENE, E.; MOREIRA, J. C. Trilhas da geografia: espao geogrfico brasileiro e cidadania. SP: Scipione, 2004. p.160. Adaptado.)

A partir da observao dos mapas, percebe-se que houve A) reduo da degradao nas reas mais meridionais da regio Sul. B) reduo da degradao na regio mais rica e desenvolvida do pas. C) incremento da degradao no extremo norte do pas, nas regies de fronteira. D) acelerao da degradao nas reas de fronteira agrcola da regio Centro-Oeste.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

32

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 49: Medidas de austeridade contra a crise desaceleram economia mundial Em seu "Relatrio de Comrcio e Desenvolvimento 2012", as Naes Unidas (ONU) dizem que os pases desenvolvidos insistem no erro de no realizarem investimentos domsticos. Citando o exemplo da Unio Europeia, o texto afirma que a austeridade fiscal e a reduo dos salrios "esto enfraquecendo ainda mais a economia mundial, sem alcanar os resultados esperados de reduo de dficits fiscais, criao de empregos e renovao de confiana dos mercados financeiros". A ONU contrape essas medidas s adotadas nos pases em desenvolvimento, cujos efeitos tm sido positivos. Neles, foram adotadas polticas anticclicas, aumentando a despesa pblica para aquecer a economia. O relatrio destaca ainda o aumento da desigualdade no mundo, em especial entre os trabalhadores assalariados, que foram "forados a se endividar para manter seus padres de vida".
(Disponvel em: http://goo.gl/Fhxig. Acesso em: 13/09/2012. Adaptado.)

A crtica da ONU s medidas de austeridade adotadas no mundo desenvolvido justificada A) pela ausncia de sinais de recuperao econmica nos pases em que so adotadas, em conjunto com o enfraquecimento da economia mundial. B) pela recuperao da confiana nos mercados financeiros, que causou o aumento dos ndices de desigualdade mundiais desde a crise de 2008. C) pelo aumento da despesa pblica nos pases em desenvolvimento, em conjunto com os efeitos negativos sobre o mercado financeiro europeu. D) pelo exemplo da Unio Europeia, que conseguiu reduzir seus dficits fiscais e os ndices de desemprego pelo uso de medidas anticclicas.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

33

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 50: Abandono da energia nuclear obriga Alemanha a queimar mais carvo No incio de 2011, a Alemanha decidiu desativar os seus 17 reatores nucleares em um prazo de 11 anos. Eles so responsveis por 23% da produo de eletricidade do pas. A medida decorreu dos temores gerados pelo acidente nuclear de Fukushima, no Japo, em 2011. Para compensar a perda, o pas vai se apoiar mais no carvo mineral, que possui custos mais baixos que o gs natural importado da Rssia. A poltica alem criou um incentivo para substituir a energia nuclear pela oriunda do carvo, o combustvel mais poluente e que responsvel por muito do aumento das emisses de gases com efeito de estufa desde 1990, disse um pesquisador na rea de energia da Universidade de Oxford. O aumento do consumo do carvo uma tendncia mundial: entre 2010 e 2011, o uso do combustvel como fonte de energia aumentou de 5,4% para os 30%.
(Disponvel em: http://goo.gl/y3BW2. Acesso em: 06/09/2012. Adaptado.)

O uso do carvo mineral para produo de eletricidade tem aumentado no mundo em funo A) da baixa confiabilidade e produtividade das demais fontes, alm do seu maior nvel de poluio. B) da diminuio na emisso de gases de estufa no mundo, que compensa os impactos do carvo. C) do temor de novos acidentes com as usinas nucleares, alm do custo comparativamente baixo. D) do processo de queima desenvolvido na Alemanha, que transforma o carvo em energia limpa.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

34

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

PROPOSTA DE REDAO Imagine-se na posio de um leitor do site UOL que, ao ler a matria reproduzida ao final desta proposta, decide escrever uma carta do leitor para o editor da coluna Bem Estar, expressando sua opinio, favorvel ou no, a respeito do assunto. Nessa carta, que poder ser publicada, voc dever necessariamente se pautar pela definio do gnero carta do leitor apresentada no quadro a seguir, construindo seus argumentos e relacionando dados e fatos que possam convencer o seu interlocutor a acatar o seu ponto de vista. Utilize caractersticas interlocutivas pertinentes ao gnero solicitado. CARTA DO LEITOR: A carta do leitor um gnero discursivo em que o leitor manifesta sua opinio sobre assuntos publicados em revistas, jornais, sites e outros meios de comunicao, dirigindo-se ao autor ou editor da matria publicada. De natureza persuasivo-argumentativa, o texto pautado pela construo da imagem do interlocutor e por estratgias de convencimento. O autor da carta busca convencer o destinatrio a adotar o seu ponto de vista e acatar suas ideias.
Disponvel em: http://www.vestibular.ufg.br/ps2011-1/2aEtapa/provas/cadernoquestao_matematicaestendido.pdf (Adaptado). Acesso em: 26/11/2012.

INSTRUES: Desenvolva seu texto em prosa. O texto indicado deve servir como referncia. No o copie nem o parafraseie. O texto dever ter no mnimo 120 palavras. Faa uso da modalidade escrita padro da lngua portuguesa. Utilize caneta azul ou preta para escrever seu texto. Assine com o pseudnimo VESTIBULANDO.

IMPORTANTE: A redao receber nota 0 (zero) se apresentar uma das caractersticas a seguir: fuga total ao tema; no obedincia estrutura do gnero proposto; texto com menos de 120 palavras; presena de palavras de baixo calo, desenhos ou outras formas propositais de anulao; desrespeito aos direitos humanos; folha de redao em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho; letra ilegvel; identificao do autor.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

35

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Quem nunca ouviu esta frase: todo mundo precisa de terapia? uma daquelas mximas que ganham o mundo e vo passando de boca em boca. Mas ser que verdade? A resposta no. E a razo simples: fazer terapia uma questo de escolha e no d para obrigar ningum a isso, pois requer disponibilidade e comprometimento. Por outro lado, fato que grande parte das pessoas viveu situaes traumatizantes ou abusivas ao longo da existncia e necessita de tratamento para encontrar novas formas de lidar com o que aconteceu, diz Miriam Barros, psicloga clnica formada pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e psicodramatista formada pela PUC (Pontifcia Universidade Catlica). Os ganhos so enormes em termos de qualidade de vida, ela afirma. No processo analtico, voc adquire autoconscincia e passa a se perceber melhor, prestando ateno nas escolhas que faz. Dessa forma, enxerga como esto seus relacionamentos e, a partir da, toma atitudes mais saudveis e construtivas. Autoconhecimento Na opinio de Marlia Castello Branco, psicloga dos setores de adolescentes e mulheres do Programa de Orientao e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp), todas as pessoas deveriam, sim, cuidar da sade mental. Mas existem diferentes maneiras de se chegar l, a psicoterapia apenas uma delas. E, apesar de extremamente benfica, a verdade que nem todos dispem de tempo, disposio e vontade de fazer. Se voc tem dvidas se deveria ou no investir nesse recurso, considere que h duas formas de enxerg-lo: como tratamento ou forma de autoconhecimento. No primeiro caso, ele vem ajudar a resolver um ou mais problemas, da dificuldade num relacionamento a quadros especficos como depresso, ansiedade, fobia, pnico, envolvimento com lcool e drogas. No segundo, a pessoa simplesmente recorre a esse instrumento para se conhecer melhor. A pergunta que devemos fazer : para que ficar sofrendo se existe uma maneira de lidar com os entraves da vida e, muitas vezes, transform-los? Questes familiares, afetivas, de trabalho, na relao com o outro tudo isso pode ser abordado, resolvido, aperfeioado, diz Marlia Castello Branco.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

36

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Encarando o problema, ele parece menor aquela velha histria: muitas vezes, falando do obstculo ou da adversidade, ele fica menor. medida que o indivduo leva seu conflito para a sesso, tudo se torna mais leve e diminui o sofrimento. E, com o passar do tempo, o paciente adquire outras conquistas: autoconscincia, autoestima, autoconfiana. Atravs do olhar do profissional, percebe uma nova possibilidade de ser visto e valorizado, explica Miriam Barros. Antes de se decidir pela terapia convencional, bom fazer uma reflexo para saber qual o caminho ideal. Todos ns temos o que a psicanlise chama de subjetividade. S que cada um lida com isso de forma particular. H sujeitos mais verbais, com aptido da palavra, que elaboram bem suas questes falando com um terapeuta. Outros so mais fechados, e talvez se deem melhor com trabalhos como arteterapia ou musicoterapia. H, ainda, os que, para manter a sade mental, buscam a religio ou prticas como meditao, ioga, contato com a natureza. Enfim, o importante procurar o que mais proveitoso para voc, aconselha Marlia Castello Branco. (...)
Disponvel em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/11/09/aterapia-nem-sempre-e-uma-escolha-mas-pode-ser-o-melhor-caminho-para-seconhecer-melhor.htm. Acesso em: 27/11/2012.

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

37

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

RASCUNHO PARA A REDAO _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

38

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

39

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 40 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

41

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012

42

TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

INFORMAES AO CANDIDATO DIVULGAO DOS RESULTADOS E DOCUMENTOS PARA MATRCULA NOS CURSOS SUPERIORES O resultado do 1 Vestibular do IFMG de 2013 ser divulgado, a partir do dia 23/01/2013, no stio www.ifmg.edu.br. No QUADRO 13 do EDITAL N 026 de 2012 DO 1 VESTIBULAR DE 2013 PARA OS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG (Disponvel no endereo eletrnico: http://www.ifmg.edu.br/portal/vestibular/) constam as datas, locais e horrios de matrcula. Na matrcula devero ser apresentados os documentos de acordo com a modalidade (GRUPO) de sua CONVOCAO. CANDIDATOS APROVADOS NA MODALIDADE (GRUPO) AMPLA CONCORRNCIA (AC) O candidato dever apresentar os seguintes documentos para a matrcula: a) Uma foto recente 3x4; b) CPF prprio (original e fotocpia legvel); c) Carteira de Identidade, preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitao (CNH) ou Passaporte ou Carteira Profissional em qualquer um dos casos, apresentar original e fotocpia legvel. Caso seja menor de idade dever apresentar original e cpia de documento de um responsvel legal; d) Certido de nascimento ou casamento (original e fotocpia legvel); e) Caso seja maior de 18 anos, apresentar tambm o ttulo de eleitor, comprovante de votao (1 e 2 turnos) ou documento oficial de justificativa por no ter votado, original e fotocpia legvel, e, para candidatos do sexo masculino, certificado militar, original e fotocpia legvel; f) Certificado e histrico escolar de concluso do Ensino Mdio (original e fotocpia legvel) sem dependncia. Caso no tenha, apresentar a Declarao de Concluso do Ensino Mdio ou equivalente, sendo que, no prazo mximo de 30 dias, dever apresentar o Histrico Escolar nas condies citadas, ou seja, sem dependncia; g) Comprovante de residncia, (original e fotocpia legvel). Ser aceita como comprovante de residncia conta de gua ou de luz ou de telefone ou contrato de aluguel. CANDIDATOS APROVADOS NA MODALIDADE (GRUPO) AO AFIRMATIVA 1A AF1A OU AO AFIRMATIVA 1B AF1B O candidato dever apresentar os seguintes documentos para a matrcula: a) Uma foto recente 3x4; b) CPF prprio (original e fotocpia legvel); c) Carteira de Identidade, preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitao (CNH) ou Passaporte ou Carteira Profissional em qualquer um dos casos apresentar original e fotocpia legvel. Caso seja menor de idade dever apresentar original e cpia de documento de um responsvel legal; d) Certido de nascimento ou casamento (original e fotocpia legvel); e) Caso seja maior de 18 anos, apresentar tambm o ttulo de eleitor, comprovante de votao (1 e 2 turnos) ou documento oficial de justificativa por no ter votado, original e fotocpia legvel, e, para candidatos do sexo masculino, certificado militar, original e fotocpia legvel; f) Certificado e histrico escolar de concluso do Ensino Mdio (original e fotocpia legvel) sem dependncia. Caso no tenha, apresentar a Declarao de Concluso do Ensino Mdio ou equivalente, sendo que, no prazo mximo de 30 dias, o candidato dever apresentar o Histrico Escolar nas condies citadas, ou seja, sem dependncia. Na Declarao de Concluso do Ensino Mdio ou equivalente, dever constar que o aluno NO cursou , em momento algum, parte ou todo o Ensino Mdio em escola particular; g) Os candidatos que apresentarem comprovao de concluso do Ensino Mdio atravs de Certificado de Concluso do Ensino Mdio com base no ENEM ou do Exame Nacional para Certificao de Competncias de Jovens e Adultos ENCCEJA ou de exames de certificao de competncia ou de avaliao de jovens e adultos, realizados pelos sistemas estaduais de ensino, devero entregar o ANEXO II do EDITAL N 026 de 2012 DO 1 VESTIBULAR DE 2013 PARA OS CURSOS
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 43 TURNO: MATUTINO

1 VESTIBULAR DE 2013 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG (Disponvel no endereo eletrnico: http://www.ifmg.edu.br/portal/vestibular/); h) Comprovante de residncia (original e fotocpia legvel). Ser aceita como comprovante de residncia conta de gua ou de luz ou de telefone ou contrato de aluguel; i) Os candidatos aprovados devero comprovar renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 (um vrgula cinco) salrio mnimo, entregando o ANEXO III do EDITAL N 026 de 2012 DO 1 VESTIBULAR DE 2013 PARA OS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG (Disponvel no endereo eletrnico: http://www.ifmg.edu.br/portal/vestibular/). CANDIDATOS APROVADOS NA MODALIDADE (GRUPO) AO AFIRMATIVA 2A AF2A OU AO AFIRMATIVA 2B AF2B O candidato dever apresentar os seguintes documentos para a matrcula: a) Uma foto recente 3x4; b) CPF prprio (original e fotocpia legvel); c) Carteira de Identidade, preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitao (CNH) ou Passaporte ou Carteira Profissional em qualquer um dos casos, apresentar original e fotocpia legvel. Caso seja menor de idade, dever apresentar original e cpia de documento de um responsvel legal; d) Certido de nascimento ou casamento (original e fotocpia legvel); e) Caso seja maior de 18 anos, apresentar tambm o ttulo de eleitor, comprovante de votao (1 e 2 turnos) ou documento oficial de justificativa por no ter votado, original e fotocpia legvel, e, para candidatos do sexo masculino, certificado militar, original e fotocpia legvel; f) Certificado e histrico escolar de concluso do Ensino Mdio (original e fotocpia legvel) sem dependncia. Caso no tenha, apresentar a Declarao de Concluso do Ensino Mdio ou equivalente, sendo que, no prazo mximo de 30 dias, o candidato dever apresentar o Histrico Escolar nas condies citadas, ou seja, sem dependncia. Na Declarao de Concluso do Ensino Mdio ou equivalente, dever constar que o aluno NO cursou , em momento algum, parte ou todo o ensino mdio em escola particular; g) Os candidatos que apresentarem comprovao de concluso do Ensino Mdio atravs de Certificado de Concluso do Ensino Mdio com base no ENEM ou do Exame Nacional para Certificao de Competncias de Jovens e Adultos ENCCEJA ou de exames de certificao de competncia ou de avaliao de jovens e adultos, realizados pelos sistemas estaduais de ensino, devero entregar o ANEXO II do EDITAL N 026 de 2012 DO 1 VESTIBULAR DE 2013 PARA OS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG (Disponvel no endereo eletrnico: http://www.ifmg.edu.br/portal/vestibular/); h) Comprovante de residncia (original e fotocpia legvel). Ser aceita como comprovante de residncia conta de gua ou de luz ou de telefone ou contrato de aluguel. OBSERVAES: A) Somente ser aceita a cpia legvel do histrico escolar acompanhada do documento original, sendo que este no ser retido, em hiptese alguma. B) O requerimento de matrcula poder ser feito e assinado pelo prprio candidato, quando maior de 18 anos, ou por terceiros, sendo que estes devero apresentar procurao, assinada pelo candidato, com firma reconhecida (estes documentos ficaro em poder da Diretoria de Ensino do Campus) e documento de identificao com foto. C) Quando o candidato for menor de 18 anos, o requerimento de matrcula somente poder ser assinado pelos pais ou responsveis legais, com apresentao de documentao comprobatria e fotocpia legvel do documento de identidade. D) Perder o direito vaga o candidato que deixar de apresentar, no prazo fixado para a matrcula, quaisquer dos documentos mencionados no subitem 10.2.1, respeitadas ainda as condies previstas nos subitens 10.2.3 e 10.2.4, ou no comprovar os requisitos necessrios para ter direito ao afirmativa, conforme estabelecido nos subitens 2.4.1.4 e 2.4.2.2. E) No ser permitido o trancamento de matrcula no 1ano/semestre de ingresso do aluno no curso. F) De acordo com o art. 23 do Regimento de Ensino do IFMG, vedada a matrcula simultnea em dois cursos ou mais no IFMG, exceto no caso especfico de discentes de cursos tcnicos que estejam devendo exclusivamente o estgio curricular obrigatrio.
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012 44 TURNO: MATUTINO

Вам также может понравиться