Вы находитесь на странице: 1из 3

rk (Irco) (por Mrio Ifgbgun Filho)

A rvore sagrada conhecida por rk na frica pertence espcie Chlorophora/Milicia Excelsa/Regia; no entanto, em face da dificuldade em se trazer mudas desta rvore quando do incio do Candombl no Brasil, a Gameleira Branca, Ficus Doliaria, a substituiu. Foi uma adaptao necessria, como tantas outras adaptaes acontecidas em nosso pas. A rvore rk por si s sagrada e considerada como um Orix vivo; entretanto, no Brasil, ela s se tornar um Orix quando for preparada para isso. Aps sua preparao ela recebe o pano branco ( j l) que lhe amarrado, passando, assim, a ser o prprio Orix. Para os Iorubs a interseco entre o tronco da rvore e o solo considerada como um eixo horizontal/vertical, que representaria o centro do universo, a encruzilhada csmica, sendo neste lugar depositadas todas as oferendas para rk. Acredita-se que um lugar pleno de ax, onde os Orixs e Antepassados se renem. Por isso uma das saudaes a rk : A jb rk, Igi run (Sado Iroko, a rvore do mundo espiritual). rk uma rvore sagrada para os Konnoh (Serra Leoa), Manon (Libria e Guin), Diafoba (Costa do Marfim e Guin), Yorb (Benin, Togo, Nigria) e Fon (Guin e Benin). Esses povos fazem oferendas aos ps de Iroko utilizando-se obi (noz de cola), arroz, fios de algodo, folhas de mrw etc. comum essas oferendas serem entregues por crianas. A sua madeira utilizada para a fabricao de mscaras sagradas e das esttuas de divindades. A rvore rk utilizada para fins medicinais (folhas e cascas). Seu uso associado fertilidade a ao bem estar geral. Cr-se que rk protege as comunidades em que esto plantadas das epidemias, acidentes, azar, insucesso e doenas em geral. Na verdade, rk uma divindade originria dos Fon (antigo Dahome, atual Benin), ou seja, um Vodun (divindade cultuada no Candombl Jje) cujo nome Loko, sendo um dos principais Vodun do panteo Jje. Foi muito comum a intercambiao de divindades entre os Iorubs e os Fon, como, p.ex., Oxumar e Nan, para citar alguns. muito comum colocar-se aos ps do rk (Loko) os assentamentos dos r (Vodun), especialmente de (Legba), gn (Gu), mar (Dan) e dos ancestrais ilustres, Egngn. Para os Fon Loko a divindade patrona de todas as rvores (Atin). Na mitologia dos Fon ele irmo de Ayaba, divindade protetora dos lares. Ambos so filhos do casal mtico Mawu e Lisa, sendo Loko o primognito; entretanto, algumas lendas dizem que Sakpata seria o primognito. rk (Loko) est intimamente ligado ao culto de If (F), sendo que h inmeras lendas que afirmam que ele era um adivinho. Para ilustrar a importncia que Loko tem entre os Fon, trago uma de suas lendas que traduzi h algum tempo: Em tempos remotos, Loko era apenas uma simples rvore.

Havia um homem que fazia cabos de enxada. Seu nome era Kakpo. Ele costumava ir floresta para cortar rvores e assim obter madeira. Certa vez ele encontrou uma rvore muito boa para cortar. Ele iria cortar Loko. Ento, Loko lhe disse: no me corte, nenhum ser humano pode me cortar! Havia trs Voduns que viviam na rvore de Loko. Dan (um tipo de cobra, conhecida como Oxumar para os Iorub), Dangbe (cobra pton, a mesma m n-m n que acompanha gn) e Tohwiyo (ancestrais ilustres) do cl dos Ayato (um dos povos que formava o povo Fon do Dahome). Loko possuia sete pequenas cabaas. Loko disse ao pobre homem: Vire-se para mim. Loko disse a ele: Se eu lhe der riqueza, voc far o que eu lhe disser? O pobre homem respondeu: Sim! Loko lhe deu as sete pequenas cabaas. Loko lhe disse: Encontre um lugar aprazvel e tranquilo e quebre uma por uma no cho. Loko disse: Se eu lhe der riqueza voc me dar um boi anualmente! Aquele lugar onde o homem quebrou a primeira cabaa se tornou sagrado. Ele, ento, quebrou a segunda cabaa, muitas casas surgiram. Quando ele quebrou a terceira, as casas foram cercadas por grandes muralhas. Com a quarta, uma liteira e um trono surgiram para suprir as necessidade de um rei. Ele quebrou a quinta e ele viu muitas pessoas no interior das casas. Ele quebrou a stima e encontrou Fa (If) e Legba (), e todas as coisas necessrias para ador-los. Porm, Kakpo no deu a Loko o boi que havia prometido. Agora, Loko se transformou em um homem. Ele est usando uma roupa feita de rfia (palha da costa). Loko se dirigiu ao reino de Kakpo para lhe pedir um copo de gua. Ele encontrou o assessor do homem que havia se tornado um rei. Loko lhe perguntou por seu mestre.

O assessor bateu nele, bateu-lhe com um chicote. Loko foi-se. Ele voltou pela segunda vez e o mesmo se repetiu. Ele voltou a terceira vez. Os sditos estavam ocupados cultivando para o rei. Os aldees bateram em Loko com sua enxadas. Loko comeou a cantar uma cano: Abaixem as enxadas, Venham, um por um e dancem para mim Vocs bailarinos, danam melhor. Loko cantava assim e enquanto cantava, de uma s vez todas as pessoas que cultivavam desapareceram. Os muros desapareceram. As casas desapareceram. Kakpo se tornou pobre novamente. Loko deixou apenas a roupa de rfia. Fa retornou ao reino de If (capital do reino Iorub, fazendo aluso aos Iorub e a If, cujo culto nascei e, Il If ) O pobre homem procurou novamente Loko. Ele se curvou diante de Loko, colocando sua testa na poeira do solo. Ele implorou e suplicou que Loko o perdoasse. Eu vou lhe dar o boi que eu lhe havia prometido. Loko recusou. por esse motivo que existem tantos negros pobres. (HERSKOVITS, Melville Jean; HERSKOVITS, Frances Shapiro. Dahomean Narrative: A CrossCultural Analysis. Ilinois, Northwestern University Press, 1958, pp. 165-166, traduo minha)

Вам также может понравиться