Вы находитесь на странице: 1из 61

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Escola Politcnica Departamento de Engenharia Mecnica

Curso de Especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho

CE E S T
2005

NOME DO AUTOR: Eng RAIMUNDO CAETANO DE MOURA.

O Ensaio Eletromagntico: Um Mtodo Seguro de Avaliao Estrutural e Substituio de Cabos de Ao em Servio. SALVADOR 2005

RAIMUNDO CAETANO DE MOURA

O Ensaio Eletromagntico: Um Mtodo Seguro de Avaliao Estrutural e Substituio de Cabos de Ao em Servio.

Monografia apresentada ao Curso de Especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho, Universidade Federal da Bahia.

Orientador: Prof. Pedro de Alcntara Ornelas Mendona. Co orientador: Prof. Luiz Roberto Reuter. UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITCNICA DEPT DE ENGENHARIA MECNICA - DEM CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO Rua Aristides Novis, 02, 5 andar, Federao, Salvador BA. CEP: 40.210-630 Tels: (71) 3331-4099 / 3203-9757 E-mail: ceest@ufba.br Home page: http: //www.ufba.br/ceest

Titulo da monografia: O Ensaio Eletromagntico: Um Mtodo Seguro de

Avaliao Estrutural e Substituio de Cabos de Ao em Servio.

Nome do Autor: Raimundo Caetano de Moura.

Nome do Orientador: Prof. Pedro de Alcntara Ornelas Mendona.

Declarao do Professor Orientador / Avaliador:

Comentrios e Observaes:

Conceito:

Local e data:

minha querida famlia: Luzimar, Monik, Michele e Tatiana, pela confiana e f. Ao Prof. Reuter, pioneiro da Segurana do Trabalho na Bahia, pelo apoio e incentivo.

AGRADECIMENTOS

Ao CEEST e a todos os Professores do Curso de Engenharia de Segurana, em especial ao Prof. Ornelas pela sua pronta disponibilidade, pacincia e empenho no desenvolvimento deste trabalho.

Minerao Caraba

Ltda, minerao de cobre, por ter cedido os arquivos das

medies dos cabos de ao do poo de produo.

Minerao Fazenda Brasileiro Ltda, minerao de ouro do grupo Yamana, por ter disponibilizado os seus tcnicos de preditiva e os arquivos das suas instalaes.

Companhia Vale do Rio Doce Unidade de Produo de Potssio em Sergipe, por ter disponibilizado os seus tcnicos de Inspeo Preditiva e da Operao na realizao de ensaios de campo.

A Alunorte Alumina do Norte do Brasil S. A., empresa do Grupo Vale do Rio Doce de processamento de bauxita e alumina, que permitiu a utilizao de arquivos fotogrficos de Inspeo Visual em cabos de ao.

RESUMO

Esta monografia mostra a medio e desenvolvimento dos mecanismos de deteriorao em cabos de ao em servio e uma metodologia de avaliao segura, confivel e econmica. A avaliao da integridade estrutural em cabos de ao requer medies de LMA e LF ao mesmo tempo. O desafio da tecnologia relacionar as perdas de rea metlica (LMA) medidas por ensaio no destrutivo com os resultados dos ensaios de determinao de resistncia remanescente. Os diversos mecanismos de deteriorao parecem impedir a exatido dos resultados dos ensaios de resistncia nesta correlao. O desenvolvimento de padro de execuo do ensaio e os critrios de descarte tornam as trocas previsveis e economicamente viveis para os cabos dos equipamentos de movimentao de carga em operao. As indstrias Offshore e de minerao exigem procedimentos eficazes, programas de inspees seguros e confiveis, e paradas programadas para a execuo dos ensaios eletromagnticos.

ABSTRACT

This paper shows how to develop and to measure the degree of deterioration of wire rope in service and the assessment of safe, reliable and economic methodology. The Evaluation of wire rope structural integrity requires simultaneous measurements of local faults and losses of metallic cross sectional area. The technological challenge is the relationship to losses of metallic area (LMA) and the remaining breaking strength tests. The several deterioration mechanisms seem to preventing the accuracy of the breaking strength results. The development of the examination standard test and retirement criteria become the foreseeable replacements and economical feasibility of wire rope in service. The mining and the offshore oil industry require the dependable operational procedures, the safe and reliable inspection program and scheduled shutdowns for nondestructive examinations.

SUMRIO LISTA DE FIGURAS.........................................................................................................7 LISTA DE QUADROS.......................................................................................................8 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. OBJETIVO..............................................................................................................9 FORMAS CONSTRUTIVAS DOS CABOS DE AO.............................................9 TIPOS DE DERIORAO....................................................................................12 METODOLOGIA DE AVALIAO......................................................................14 FUNDAMENTOS DO MTODO...........................................................................19 LIMITAES DO ENSAIO...................................................................................20 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NOS ENSAIOS................................................22 DESCRIO DOS ENSAIOS EFETUADOS.......................................................22 REGISTROS DAS MEDIES DOS ENSAIOS..................................................23 ANLISE DOS RESULTADOS DOS ENSAIOS..................................................25 CRITRIOS DE ACEITAO DOS ENSAIOS....................................................26 CRITRIOS DE SUBSTITUIO DE CABOS DE AO.....................................27 CONCLUSES.....................................................................................................30 RECOMENDAES............................................................................................30 REFERNCIAS....................................................................................................33 ANEXOS...............................................................................................................36

LISTA DE FIGURAS Figura 1: Forma dos Arames...........................................................................................10 Figura 2: Forma das Pernas............................................................................................11 Figura 3: Reduo de Dimetro Prevista........................................................................18 Figura 4: Gaiola de Passarinho ......................................................................................21 Figura 5: Dobra......................... ......................................................................................21 Figura 6: Saca Rolhas.............. ......................................................................................21 Figura 7: Protuberncia............ ......................................................................................22 Figura 8: Frmula Estimativa de Perda de Resistncia..................................................26 LISTA DE QUADROS Quadro 1: Fenmenos de Deteriorao e Modo de Falha..............................................12

1.0 OBJETIVO Este trabalho visa mostrar uma metodologia para avaliao segura dos cabos de ao em servio e estabelecer uma previso de substituio baseada na perda de rea metlica e resistncia remanescente. As inspees peridicas so realizadas nos cabos de ao buscando medir a resistncia remanescente atravs de ensaio no destrutivo, conforme a periodicidade de cdigos internacionais para identificar e localizar as falhas e defeitos, internos e externos, agrupados ou distribudos. Os registros dos resultados das medies permitem localizar defeitos ou falhas em toda a extenso dos cabos de ao, e analisar os riscos operacionais para permanecer em servio.O critrio adotado inclui a inspeo visual de forma complementar e a inspeo eletromagntica com as anlises dos rudos registrados de rea metlica (LMA) e LF, medidos

simultaneamente. (GELLER..., 1998). As inspees e medies permitem julgar o grau de deteriorao do cabo de ao e avaliar a sua integridade estrutural. 2.0 FORMAS CONSTRUTIVAS DOS CABOS DE AO As caractersticas construtivas e resistncia de um cabo de ao dependem do tipo e bitola do arame, nmero de arames das pernas, do tipo de alma e do tipo de configurao do cabo. Os arames utilizados na composio das pernas podem ter formas arredondadas, semifechadas, triangulares e completamente fechadas. A geometria das sees transversais dos cabos definida a partir dos diversos

modelos de arames. Estes arames tm uma funo estrutural e uma outra funo de preencher os vazios sem haver um ganho de resistncia, estes ltimos so os chamados arames de enchimento.

10

FIGURA 1 Formas dos Arames.

Fonte: NATIONAL..., (1982). As pernas podem ser classificadas como sendo de formas arredondadas, triangulares, ovais ou planas. As pernas para cumprir a funo de conformao precisam ser apoiadas na alma, que funciona como elemento de ancoragem e estabilidade do posicionamento das pernas, no permitindo entrelaamento, conservando a linha bsica do dimetro nominal. Esta linha bsica tomada como referncia nas medies de deformaes aceitveis. Normalmente as pernas e os arames atritam entre si e contra a alma, o que faz com que o cabo de ao se comporte como uma mquina com vrias peas mveis. Este comportamento ocorre quando ele est em operaes de levantamento de cargas. (FRALEY..., 2004). Este movimento relativo dos arames pode atritar as superfcies em pontos ao longo do cabo de ao, elevando a temperatura nestes pontos, de tal forma que possa modificar a estrutura metalurgia do ao nos arames e comprometendo a resistncia mecnica do cabo instalado.

11

FIGURA 2 Formas das Pernas.

Fonte: NATIONAL..., (1982). A Configurao dos cabos de ao existe nas seguintes formas: cabo com pernas arredondadas, cabos com pernas triangulares, cabo com pernas mltiplas, cabo achatado, cabo totalmente fechado, cabo semifechado e cabo do tipo vareta guia. O Anexo A mostra os tipos de construo dos cabos de ao existente no mercado mundial.

O cabo de ao de perna arredondada fcil de examinar, mas tem tendncia a distorcer quando a carga mudada. O cabo de ao triangular mais robusto que o cabo de perna arredondada de tamanho equivalente e seu arame tem uma maior resistncia. O cabo no rotativo difcil de ser examinado atravs de exame visual, mas muito flexvel.

12

O cabo plano muito difcil de examinar, bastante vulnervel a corroso e muito caro para produzir. O cabo totalmente fechado resistente ao desgaste externo, mais resistente que todos os outros de mesmo tamanho, podendo operar em altssimas presses. (NATIONAL.., 1982). 3.0 TIPOS DE DETERIORAO Os tipos de deteriorao pesquisados nos exames dos cabos de ao so os seguintes: arames quebrados, desgaste, corroso, fadiga, fragilidade superficial e danos por deformao permanente. (NATIONAL..., 1982). Cada uma destas formas de deteriorao possui um modo de desenvolver uma falha, afetando as variveis operacionais dos sistemas de movimentao de cargas, at se tornar uma falha estrutural. Algumas destas formas de deteriorao podem ser descritas por funes de distribuio de probabilidade que medem a confiabilidade, a taxa de falhas e o tempo mdio at falhar. Os parmetros das distribuies esto descritos no Anexo B.

Quadro 1: Os Fenmenos de Deteriorao e Modo de Falha. PROCESSO FSICO Fratura Escoamento Fadiga Corroso Ferrugem Desgaste Fluncia Fonte: BOOSER, R. (1986). Os arames quebrados nas camadas externas dos cabos de ao so os mais fceis de serem identificados, mas a depender da localizao e distribuio, podem dificultar a avaliao da condio real do cabo de ao em servio. O modo de desenvolvimento da deteriorao at quebrar e a taxa de quebra influenciam bastante nas avaliaes. O DISTRIBUIO DE PROBABILIDAE Exponencial Exponencial Weibull Rayleigh Rayleigh Normal Normal

13

nmero total de arames quebrados cresce aproximadamente como uma funo exponencial no tempo, principalmente se o regime dos ciclos de carga mantido at o final da vida do cabo em servio. (Weischedel..., 1988).

O desgaste nos arames das camadas externas pode ser detectado atravs da medio de dimetro e pode ser plotado em uma curva normal ou de Gauss atravs dos parmetros: mdia e desvio padro. Outras medidas associadas ao dimetro podem ser pesquisadas como as medies de perdas de rea metlica e perdas de massa decorrente do desgaste.

A Corroso um dos tipos de degradao mais perigosa, principalmente quando se operam equipamentos em atmosferas corrosivas tais como os portos, mineraes subterrneas e as plataformas de petrleo no mar. O desenvolvimento da corroso comea com o surgimento de pites nas superfcies dos arames, que impedem os arames se movimentarem entre si, como conseqncia h um aumento das tenses entre os arames. As seces dos cabos de ao que apresentam corroso no podem ser avaliadas satisfatoriamente atravs do exame visual, pois muitas vezes ela atinge os arames internos e no pode ser observada diretamente. A seco transversal mais crtica representa a condio atual do cabo de ao. A distribuio de probabilidade da corroso pode ser descrita como uma funo de Rayleigh. (BOOSER..., 1982).

A fadiga o tipo de degradao que normalmente no ocorre localizada, mas em toda a extenso do cabo de ao. Os ciclos de carga precisam ser avaliados pela quantidade de carga transportada. O registro do nmero de viagens ou ciclos de carga prtica comum nos guinchos dos poos de produo da minerao. A distribuio de probabilidade da fadiga pode ser descrita como uma funo de Weibull. (BOOSER..., 1982).

O tipo de degradao mais critica a corroso e fadiga associadas. Uma avaliao que procura medir a resistncia remanescente do cabo de ao o teste destrutivo de uma amostra retirada de uma parte final do cabo prximo fixao. No caso em que ele

14

pode ser cortado, compara se a resistncia de ruptura da amostra com a carga de ruptura do cabo novo. A amostra retirada nesta regio julgada representativa, porque esta regio prxima fixao se comporta em servio com uma barra rgida, ou seja, a rea mais tensionada, e teoricamente ela suportaria os maiores esforos. Na escolha de um cabo com alma metlica deve estar ciente, que ela se degrada geralmente mais rpido que as pernas devido presso exercida pelos fios externos no deslocamento contnuo das pernas no momento de dobramento das polias. (NATIONAL..., 1982).

A fragilidade superficial ocorre quando os arames no deslizam livremente, e a frico entre os arames devido s altas tenses eleva a temperatura superficial e em seguida de um resfriamento busco tornando a superfcie quebradia. Como no controlamos esta ocorrncia e nem conseguimos medir, no podemos julgar como condio segura a descontinuidade de uso de uma instalao e ainda aceitar a sua confiabilidade em servio. (NATIONAL..., 1982).

Os danos por deformaes permanentes so inaceitveis em servio porque as sobrecargas instantneas e as cargas de choque que surgem durante os ciclos de carga podem ir alm do limite de resistncia, mas a regio deformada pode no suportar as cargas abaixo da carga de ruptura. Nesta regio a ductilidade do material e a flexibilidade esto comprometidas principalmente para as cargas de flexo e dobramento nas polias. 4.0 METODOLOGIA DE AVALIAO O cabo de ao como qualquer elemento mecnico possui vida til definida em funo da qualidade da fabricao, condies de operao, manuteno e lubrificao. A qualidade da fabricao precisa ser demonstrada no certificado de fabricao, que normalmente substitui a inspeo de fabricao nas instalaes do fornecedor e a inspeo de recebimento do consumidor.

15

O certificado de fabricao para dar suporte ao atendimento do subitem 22.13.3 da Norma Regulamentadora NR 22, (GONALVES..., 2003), deve possui as seguintes informaes: Nome do fabricante. Dimetro nominal (mm). Forma construtiva. Nmero de pernas. Nmero de arames e distribuio dos mesmos nas pernas. Dimetro dos arames individuais (mm). Classe de tenso do arame (kgf/mm). Comprimento do passo (mm). rea metlica declarada (mm). Tipo de alma. Tipo de toro. Comprimento do cabo de ao na bobina (m). Peso especfico por comprimento (kg/m). Nmero do certificado do teste de fbrica. O certificado de teste de fbrica deve acompanhar o certificado de fabricao como um fornecimento includo e constar as seguintes informaes; Comprimento da amostra de teste (m). Classe de tenso do ao (kgf/ mm). Carga de ruptura (kgf). Mdulo de elasticidade (kgf/mm). Grfico da carga aplicada (kgf) x Alongamento (%). A avaliao estrutural de um cabo de ao em termos de resistncia mecnica no pode ser medida diretamente no prprio cabo. Esta avaliao pode ser feita indiretamente atravs de medio de rea metlica na sua seco transversal, e se for constatada alguma reduo em relao rea metlica declarada no certificado de fornecimento, fica entendido que houve uma perda de massa e por conseqncia uma perda de

16

resistncia mecnica. comum medir a deteriorao de um cabo em termos de ensaio de ruptura trao de uma amostra extrada do cabo em servio, comparando com a carga de ruptura do cabo novo mencionada no certificado de fornecimento. A carga de ruptura no se apresenta como um modelo consistente de medida de deteriorao em servio. Primeiramente a carga de ruptura no pode ser determinada diretamente sem a destruio do cabo. O endurecimento do cabo instalado desenvolve um aumento de resistncia quebra, mas a diminuio da ductilidade ou elasticidade dos arames

individuais. Este fato reduz a capacidade de dobramento das polias e absoro de choques. So conhecidos casos de registro de quebras de arames por simples dobramento, antes de atingir a resistncia trao nominal. (WEISCHEDEL..., 1988). A metodologia de avaliao de cabos de ao em servio dos equipamentos de movimentao de carga est suportada por um programa de inspees peridicas da Norma NR 29 que declara no subitem 29.3.5.10.1 sobre os equipamentos terrestres de guindar: A vistoria deve ser efetuada pelo menos uma vez a cada doze meses. (GONALVES..., 2003). A NR 22 declara sobre registros no item 22.13.3 alnea i) datas das inspees com nomes e assinaturas dos inspetores: (GONALVES..., 2003). O programa de Inspees eficaz compreende: Inspeo Visual, Inspeo

Eletromagntica e Procedimento Operacional eficaz em demonstrar a capacidade funcional dos equipamentos dos sistemas de iamento. Os diversos tipos de deteriorao observveis individualmente ou combinados no possuem a mesma funo de distribuio de probabilidade e no definem com exatido e preciso metrolgicas, a real condio do cabo em servio. necessrio, portanto, escolher uma metodologia que detecte e mea os diversos graus de deteriorao. As exigncias da legislao vigente no nosso pas podem ser interpretadas comparando as diversas situaes em que um equipamento mvel de movimentao de carga pode operar. Um guindaste operando com equipes de manuteno em uma planta de atmosfera no corrosiva, deve seguir as exigncias do subitem 11.1.3 e 11.1.6 da NR 11. Se o ambiente de operao da construo civil alm das exigncias da NR 11, deve seguir o subitem 18.16 da NR 18. Caso o mesmo guindaste esteja operando em um

17

ambiente de minerao as exigncias a serem atendidas so os subitens 22.12 e 22.13 da NR 22. Caso esta mesma mquina opere em ambiente porturio as exigncias a serem atendidas so da NR 29, nos subitens 29.3.5 e 29.3.6. (GONALVES..., 2003). A norma NR 29 declara no subitem 29.3.5.10 que: Os equipamentos terrestres de guindar e os acessrios neles utilizados para iamento de cargas devem ser periodicamente vistoriados e testados por pessoa fsica ou jurdica devidamente registrada no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA. (GONALVES..., 2003). Estas diversas situaes no so conflitantes dentro da nossa legislao, caso compararmos o subitem 22.13.1 da NR 22 com o subitem 29.3.5.23 da NR 29 no que diz dimensionamento, utilizao e conservao dos cabos de ao vemos que eles se complementam, mesmo quando elas ocorrerem dentro de uma mesma empresa. A inspeo visual no sistema de levantamento de carga de guindastes e em outros equipamentos pode ser praticada identificando o grau de deteriorao conforme est descrito no Anexo T a Planilha de Inspeo descrita no (Anexo B) da NBR 4309. (ASSOCIAO..., 1998). A lubrificao e a eficcia dos lubrificantes podem ser avaliadas nas inspees peridicas eletromagnticas. Os testes de laboratrios para avaliao da eficcia dos lubrificantes nem sempre so realizados em condies de carga. (FRALEY..., 2004). Os lubrificantes aplicados devem possuir baixa viscosidade e alta adesividade, e propriedades de aditivos antidesgaste e anticorrosivo. As medies peridicas partem da premissa que existe uma relao direta entre a perda de rea metlica num cabo de ao devido ao desgaste e arames quebrados, e a sua carga de ruptura. O que ainda muito discutido um mtodo no destrutivo que possa avaliar com exatido a resistncia remanescente em qualquer ponto do comprimento do cabo de ao. O ensaio eletromagntico atravs de vazamento de fluxo magntico ou flutuaes no rudo registradas, localiza os defeitos internos e externos, e mede simultaneamente a rea metlica residual identificando as reas crticas. A avaliao da condio de cabos de ao em servio depende da experincia do operador e que pode complementada

18

atravs do Exame visual nas sees transversais consideradas crticas. Esta criticidade definida pelo grau e velocidade da deteriorao. Os ensaios de avaliao das condies operacionais dos cabos de ao em servio que foram realizados nas instalaes dos poos de produo SHAFT da Minerao Caraba seguem as orientaes das prticas recomendadas pelo Cdigo de Minas da Sucia. Segundo (ASEA..., 1984), o Cdigo de Minas da Sucia prev um fator de reduo dos coeficientes de segurana da instalao e dos regulamentos, para os cabos do tipo totalmente fechados e semifechados descrito pela seguinte frmula: FIGURA 3 Frmula de Previso da Reduo de Dimetro f = 1 - [ /4 (d - di) + a x ib)] / A. Fonte: (ASEA..., 1984). O fator f varia entre 0,9 e 0,85. O d = dimetro do cabo novo (mm) O di = dimetro do cabo inspecionado (mm) O a = rea original do arame quebrado (mm) O ib = nmero de arames quebrados visivelmente quebrados. O A = rea metlica do cabo novo (mm). O fator [ /4 (d - di)/ A] indicativo da perda de rea metlica devido ao desgaste e o fator (a . ib) / A representa o efeito da perda de rea devido aos arames quebrados. Os valores dos dimetros mnimos dos cabos podem ser previstos antecipadamente e monitorados at o perodo da troca com aplicao do fator f. Fator de reduo (f) Dimetro nominal do elevador de pessoal (22 mm) 0,9 0,85 Fonte: Moura..., (1987). 21,1mm 20,6 mm Dimetro nominal do elevador de minrios (23 mm). 22,1 mm 21,6 mm

19

O desdobramento da frmula dos cabos de ao utilizados no poo de produo da Minerao Caraba que so do tipo totalmente fechados ou seja cabos de uma perna s, representa as avaliaes das perdas de rea metlica devido ao desgaste e as perdas de rea metlica devido aos arames quebrados agrupados ou distribudos que teoricamente se enquadram nas medies dos canais LMA e LF. As instalaes do SHAFT 01da CVRD em Rosrio do Catete SE seguem os critrios de Cdigo de Minas da Frana. (TECNOR..., 1987). As operaes deste poo de

produo ocorrem em atmosfera corrosiva. O poo de produo da Minerao Fazenda Brasileiro em Teofilndia BA no possui corroso representativa e segue a orientao da MSHA. As medies peridicas permitiro fazer avaliaes dos riscos das operaes logo aps o perodo de amaciamento dos cabos instalados, uma vez que pode ocorrer a corroso interna que inacessvel atravs do exame visual. A manuteno preventiva para controlar o tensionamento tanto das espiras que ficam no tambor, quanto nas polias de apoio serve para estender a vida dos cabos de ao medida em ciclos de carga, cujo valor aproximado de 150.000 ciclos. (TECNOR..., 1987). A lubrificao em cabos de ao deve ser feita com leo fino.(TECNOR..., 1987). A experincia com lubrificante de base asfltica poderia servir como protetor contra ambientes molhados, mas como preventivo contra a corroso nunca cumpriu este

papel. Em poos de produo, os coeficientes de segurana das instalaes devem ser permanentemente avaliados e registrados, incluindo os cabos de ao e os acessrios em servio, conforme a NR 22. Na NR 29 os acessrios devem ser tambm vistoriados conforme o subitem 29.3.5.17: Os acessrios de estivagem e demais equipamentos porturios devem ser mantidos em perfeito estado de funcionamento e serem vistoriados pela pessoa responsvel, antes do incio dos servios. (GONALVES..., 2003). 5.0 FUNDAMENTOS DE MTODO O Exame eletromagntico opera com dois sistemas de medio:

20

A Medio das linhas de campo prximas superfcie do cabo de ao para detectar defeitos localizados tais como arames quebrados, pites de corroso e desgaste localizado. A Medio das variaes do fluxo magntico passando em toda a extenso do cabo, que quantifica as mudanas da rea metlica e da massa especfica linear de comprimento (kg/m). (HEALTH..., 2000). O mtodo das variaes do fluxo magntico que mede as perdas de rea metlica possui dois processos de medio: O mtodo do Fluxo de Retorno utiliza detectores de fluxo que so posicionados entre plos de im permanente e o cabo, medindo o fluxo de retorno que vem do cabo de ao. O mtodo do Fluxo Principal faz o uso de uma bobina associada a um integrador, que mede o fluxo magntico diretamente que passa pelo cabo de ao. (HEALTH..., 2000). 6.0 LIMITAES DO ENSAIO O Exame eletromagntico se limita inspeo de cabos de ao ferromagnticos. O exame eletromagntico no detecta: Deterioraes de natureza metalrgica. Defeitos em almas de fibra. Os defeitos que so facilmente detectados pelo o exame visual e no so aplicveis ao exame eletromagntico so do tipo: Gaiola de Passarinho (Bird Cage): Deficincia de ancoragem entre a alma e as pernas.

21

FIGURA 4 Gaiola de Passarinho

Fonte: (BRITISH ROPES...,). Dobra (Kink): Qualquer deformao permanente localizada no cabo. FIGURA 5 Dobra.

Fonte: (BRITISH ROPES...,). Saca Rolhas (Cork Screw): toro no cabo com deformao permanente em ligeira forma de hlice. FIGURA 6 Saca Rolhas

22

Fonte: (BRITISH ROPES...,). Protuberncia (Protusion): aumento de dimetro do cabo com deformao permanente nos arames e pernas. FIGURA 7 Protuberncia.

Fonte: (BRITISH ROPES...,). O exame eletromagntico no fornece uma relao direta entre a perda de rea metlica medida e a perda de resistncia mecnica. (DOHM..., 1999). E ainda apresenta limitaes de defeitos prximos aos terminais de fixao dos cabos de ao. A maioria das medies se realiza entre os dimetros de 12,5 mm (1/2 ) e 65 mm (2 ). A maior limitao dos instrumentos do tipo MAGNOGRAPH II a sua prpria resoluo, uma vez que se trata da menor medida que o instrumento realiza. (HEALTH..., 2000). 7.0 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS Os equipamentos utilizados nos poos de produo avaliados so o MAGNOGRAPH II na Minerao Caraba e na Vale do Rio Doce Sergipe, e o ROTESCOGRAPH R -300 35 na minerao Yamana. Alm destes equipamentos mostrados nestas avaliaes existem outros fabricantes de equipamentos no mercado mundial que foram avaliados pelo HSE para serem usados em instalaes Offshore, totalizando vinte e seis fabricantes. (HEALTH..., 2000). Nenhum fabricante conseguiu at hoje fazer uma correlao exata entre as medies realizadas e a resistncia remanescente dos cabos de ao ensaiados em servio e em laboratrio. (DOHM..., 1999).

23

8.0 DESCRIO DOS ENSAIOS EFETUADOS O mtodo se baseia numa saturao do campo eletromagntico produzido por ims permanentes, onde ele mede os defeitos localizados no canal (LF) e a rea metlica no canal (LMA). O ensaio realizado em cabos de ao estacionrios e em movimento, e com o equipamento em operao normal. O Padro ASTM E 1571 foi desenvolvido para os equipamentos que utilizam o Mtodo do Fluxo de Retorno ou Mtodo do Fluxo Principal. (AMERICAN..., 1996). A periodicidade das inspees de um programa eficaz pode seguir o modelo estatstico onde se possa prever se os valores medidos seguem a normalidade, ou se as mdias das medies a partir de quatro amostras tendem normalidade (Teorema Central do Limite). A inspeo visual deve ser feita mensalmente nos cabos de ao e acessrios dos equipamentos de movimentao de carga, para monitorar os riscos operacionais. As inspees eletromagnticas devem ser executadas a cada 6 (seis) meses no primeiro ano de vida dos cabos, e a cada 4 (quatro) meses nos anos subseqentes. Mas se a perda de rea metlica for maior que 5%, aconselha se uma periodicidade de inspeo eletromagntica a cada 3 (trs) meses at o final de vida til. Uma das vantagens da inspeo eletromagntica que ela reduz em 80% o tempo de uma inspeo visual, e no necessrio parar o equipamento para executar. O Procedimento de execuo do ensaio deve constar no mnimo: Caractersticas do cabo a ser inspecionado (dimetro, construo e rea metlica). Caractersticas do equipamento onde o cabo est instalado. Caractersticas do equipamento de inspeo (Resoluo). Calibrao do equipamento de inspeo. Localizao do cabeote em relao a uma referncia no cabo. Velocidade do cabo durante o ensaio. Comprimento do cabo a ser inspecionado. Registro dos resultados.

24

9.0 REGISTROS DAS MEDIES DOS ENSAIOS Os registros obtidos possuem uma escala que proporcional ao comprimento do cabo de ao sob exame, e podem ser gravados em fita magntica no caso das medies realizadas em equipamento analgico e ainda serem ampliados para uma avaliao localizada e at recomendar uma inspeo complementar com o exame visual.Os equipamentos digitais registram a direo, a distncia, a velocidade e o peso por metro do cabo de ao. O Anexo C descreve uma medio de um cabo de carga no Shaft da Minerao Caraba do tipo totalmente fechado (Full Locked Coil). O Anexo D descreve a perda de rea metlica (LMA) e as falhas localizadas (LF). O Anexo E descreve o (LMA) do cabo. O Anexo F descreve a regio do cabo onde se encontram as falhas registradas pelo o LF. O grande ganho em termos de segurana neste tipo de medio a constatao de ter existido a perda de rea metlica, verificar os arames rompidos ou corrodos visveis ou dentro do cabo de ao naquela rea especfica. Os Anexos G, H e I detalham para o analista dos registros as constataes que melhoram a sua interpretao, podendo at dimensionar a extenso do defeito. Os registros das medies devem permitir a rastreabilidade e constar as seguintes informaes: Responsvel pelas medies. Identificao da instalao. Identificao do cabo de ao e equipamento onde est instalado. Procedimento operacional adotado. Tcnica de inspeo utilizada. Normas de referncia. Critrios de Aceitao e Rejeio dos ensaios. Dados do equipamento de inspeo.

25

Dados de calibrao do equipamento de inspeo. Fotografias das reas fora da resoluo dos instrumentos de inspeo. Nmero dos Ciclos de Carga. 10.0 ANLISE DOS RESULTADOS DOS ENSAIOS A anlise dos resultados exige do operador, uma experincia de campo na identificao de defeitos atravs de exame visual localizado de acordo com um catlogo de padres de defeitos ou at desenvolvimento de padres prprios da instalao. A norma brasileira NBR 4309 possui uma coleo de fotografias que descrevem situaes crticas de defeitos para descarte atravs da Inspeo Visual. (ASSOCIAO..., 1998). Mas isto no suficiente, necessrio utilizar critrios mais rigorosos que combinem medies eletromagnticas e avaliaes dos coeficientes de segurana das instalaes. O Anexo C mostra um registro simultneo da perda de rea metlica (LMA) e das falhas localizadas (LF) e tambm a perda de massa. Os traos do LF se mostram bastante borrados, esta ocorrncia indica a presena de corroso e arames quebrados. necessrio fazer um cut off no grfico para individualizar os sinais de arames quebrados e os sinais de corroso. Esta a situao mais difcil de interpretao, porque normalmente os sinais de corroso se confundem com os sinais de quebras de arames. Notamos que h indicaes relevantes tanto no grfico de LMA e no grfico de LF. O Anexo E mostra um rudo com um pico de amplitude bastante significativo. O Anexo F vem mostrar que entre as distncias 165m e 175m, h uma quebra de um arame com ligeiro afastamento entre os terminais do arame quebrado. Neste caso de constatao de arame quebrado necessrio complementar esta inspeo com a inspeo visual. Mas, se o arame no estiver visvel necessrio fazer o que se chama endoscopia ou Inspeo interna, o que exige que na regio examinada a tenso seja zero. (ASSOCIAO..., 1998). A resistncia remanescente no pode ser medida diretamente, mas a sua variao pode ser estimada atravs da medio da reduo de dimetro. Um Comunicado do

26

Governo Italiano (D. H. 7 Juglio 1960 n 1235) estabelece um parmetro para esta avaliao. (BARLETTA...,). Por exemplo, se o cabo de ao em anlise tem um fio quebrado, o dimetro nominal de 22mm e o dimetro medido est em 21,1 mm, com 72 fios originalmente distribudos de diferentes formas e dimetros. resistncia do cabo pode ser estimada em torno de 4,5% em mdia: FIGURA 8 Frmula Estimativa de Perda de Resistncia. {1 - (1 71/72) (21,1/22) / 0,95}. Fonte: (BARLETTA...,). A ROTESCO monta o seu modelo de avaliao de cabos de ao em servio dentro de uma estimativa de resistncia remanescente a partir do rudo registrado, na tentativa de atender uma das exigncias da MSHA. (MINE.., 2004). Os Anexos V e X da Rotesco descrevem uma metodologia de avaliao de resistncia remanescente para diversos tipos de cabos de ao (ROTESCO..., 2000). 11.0 CRITRIOS DE ACEITAO DOS ENSAIOS Os critrios de aceitao dos ensaios se baseiam em cdigos e normas internacionais tais como: US Code of Federal Regulations (30CFR, Part 811), que prev diversas alternativas de avaliao, (MINE..., 2004). A presena de arames quebrados torna o julgamento da condio muito embaraoso, neste caso recomendado identificar os fios quebrados registrados por ensaios no destrutivos e quantific los num padro conhecido como a norma NBR 4309. (ASSOCIAO..., 1998). Os ensaios realizados no poo de produo da Minerao Caraba podem prever os dimetros aceitveis dos cabos de carga, pois o cdigo de minerao da Sucia indica uma metodologia de clculo que pode ser comparada com as medies eletromagnticas. (ASEA..., 1984). As resolues dos instrumentos de medio por ensaios no destrutivos, no permitem interpretar os resultados das medies em termos de resistncia remanescente com exatido. A variao de

27

Uma prtica recomendada acompanhar o valor da perda de rea metlica medida por ensaio no destrutivo durante todo o ciclo de vida til do cabo de ao, e no permitir que esta perda ultrapasse em 10% (dez por cento) em relao rea metlica do cabo de ao novo. Esta prtica adotada h muito tempo com sucesso nos EUA, sendo que a criticidade desta avaliao a resoluo do instrumento de medio.

(WEISCHEDEL..., 1998). Uma outra prtica recomendada acompanhar a evoluo do fator (n/ 0.95), onde n a relao entre o quadrado do dimetro medido e o quadrado do dimetro novo, baseada numa Comunicao do Governo da Itlia. (BARLETTA...,). A variao deste fator tambm faz uma estimativa de perda de resistncia, que por sua vez tambm no pode exceder em 10%(dez por cento). (BARLETTA...). Uma constatao relevante destas avaliaes que a perda de reduo de rea normalmente chega ao limite crtico de aceitao primeiro do que o limite crtico de perda de resistncia. A avaliao da resistncia remanescente de cabos de ao que podem ser cortados para a retirada de amostras peridicas prximas aos terminais de fixao, prtica bastante usual na frica do Sul, recomendada no The South African Minerals Act and Regulations, seco 16.33, aceita o valor medido da carga de ruptura em ensaio destrutivo at 9/10 (nove dcimos) do valor da carga de ruptura do cabo de ao novo. (DOHM... 1999). 12.0 CRITRIOS DE SUBSTITUIO DOS CABOS DE AO Os critrios de substituio so fornecidos pelos fabricantes de equipamentos. Os fatores de segurana das instalaes necessitam ser comparados com os cdigos de projetos e de operao, e a avaliao dos fatores de segurana ao longo do ciclo de vida dos cabos de ao e acessrios. O critrio de descarte CFR Part 811 foi substitudo pelo critrio atualizado da MSHA: 30 CFR 56.19024, onde contem as avaliaes que so utilizadas na Inspeo Visual e na Inspeo Eletromagntica. Os critrios de substituio da MSHA declaram traduo nossa: A menos que um dano ou deteriorao seja removido por corte, os cabos de ao sero removidos de servio quando qualquer uma das seguintes condies ocorrer:

28

O nmero de arames quebrados dentro de um passo, excluindo os arames de enchimento, exceda em 5% (cinco por cento) o nmero total de arames ou 15% (quinze por cento) do nmero total de arames de qualquer perna. No cabo de toro regular, mais de um arame quebrado dentro do vale entre as pernas. A perda de mais de 1/3 (um tero) do dimetro original dos arames externos. Deteriorao decorrente de corroso. Distoro estrutural. Dano atravs de calor de qualquer fonte. A reduo de dimetro devido ao desgaste exceda em 6% (seis por cento) a medio do dimetro nominal. A perda de mais de 10% (dez por cento) da resistncia, quando for determinada por ensaio no destrutivo. (MINE...,2005). Os critrios de descarte de Inspeo visual peridica, utilizados nas reas de movimentao de cargas em geral, porturia e naval inclusive, esto descritos na norma NBR 4309 (ASSOCIAO..., 1998), que contempla os seguintes equipamentos em que se executam inspees: Prticos de cabos. Guindastes em balano (cantilever). Guindaste de coluna. Guindaste mvel de parede. Guindaste de velocpede. Guindaste de convs.

29

Guindastes estacionrios (Derrick). Derrick cranes with rigid bracing (usados em elevao, escavao e empilhamento). Guindastes flutuantes. Guindastes mveis. Pontes rolantes. Prticos e semiprticos rolantes. Guindastes com prticos ou semiprticos. Guindastes locomotivas. Grua. (ASSOCIAO..., 1998). Um modelo de planilha de inspeo que pode ser utilizada nos levantamentos de campo dos equipamentos de movimentao de carga aborda os tipos de defeitos principais que necessitam ser registrados, conforme o Anexo T (ANEXO B) da norma brasileira NBR 4309. ( ASSOCIAO..., 1998). As inspees visuais das talhas eltricas individuais ou instaladas em equipamentos devem se executadas mensalmente e seguem a norma NBR 10.146, onde se pode observar o desempenho do sistema de frenagem. A idia que a ocorrncia de qualquer falha no sistema de frenagem o equipamento pra. (ASSOCIAO..., 1987). As inspees visuais nos laos de cabo de ao, que so utilizados no iamento de cargas, devem ser executadas antes do uso e seguem a norma NBR 13.543. (ASSOCIAO..., 1995). As fotografias do Guincho de levantamento da Lana de um Carregador de Navios mostrado nos Anexos O e P registram a acomodao das espiras dos cabos de ao no tambor, durante uma inspeo visual. A fotografias dos Anexos Q e R mostram as

30

voltas mortas que devem ficar enroladas no tambor que atuam como um segurana adicional ao sistema de frenagem do guincho. A fotografia do Anexo S mostra a acomodao correta das espiras num tambor de guincho de Telecospagem Vertical do Carregador de Navios da Alunorte. (ALUNORTE..., 2004). Os relatrios devem conter o mnimo de caractersticas dos cabos de ao e o mximo de constataes que se tornem evidncias objetivas durante as inspees, conforme um modelo apresentado no Anexo U. A norma NR 22 declara no subitem 22.13.3.1 que as informaes exigidas no item 22.13.3: Os registros citados neste item devem ser mantidos por, no mnimo, um ano disposio dos rgos fiscalizadores. (GONALVES..., 2003). 13.0 CONCLUSES. Esta metodologia de ensaio no destrutivo eletromagntico tem se mostrado ser segura, por permitir um acompanhamento sistemtico das condies de operao e manuteno e a lubrificao das instalaes de equipamentos de movimentao de carga. A medio da rea metlica confivel com exatido e preciso metrolgicas, dentro da resoluo dos instrumentos. uma metodologia econmica, porque pode avaliar as condies estruturais dos cabos atravs das medies com o equipamento em operao normal. As substituies dos cabos so programadas dentro uma condio estrutural segura, sem ter a necessidade de antecipar trocas por calendrio ou cdigos. A determinao da resistncia mecnica remanescente com confiabilidade e exatido metrolgicas, em uma rea qualquer do cabo de ao utilizando os ensaios no destrutivos no foi conseguida at hoje por nenhum pesquisador. As prticas recomendadas em diversos pases adotam 10% (dez por cento) de uma caracterstica mensurvel tal como a reduo de rea metlica (WEISCHEDEL..., 1998) ou reduo de resistncia mecnica. (BARLETTA...,). A determinao da resistncia mecnica remanescente por ensaio no destrutivo continua sendo um desafio tecnolgico. 14.0 RECOMENDAES.

31

Utilizar o ensaio eletromagntico em todo o ciclo de vida dos cabos de ao. Elaborar um Procedimento de Inspeo Operacional de Instalaes de Movimentao de Carga, utilizando o critrio da Inspeo Baseada no Risco. Utilizar nas avaliaes peridicas das instalaes de movimentao de carga os coeficientes de segurana do subitem 22.13.2 da NR 22. (GONALVES..., 2003). Utilizar nos equipamentos importados cdigos dos pases de origem como guia. Utilizar nos equipamentos de movimentao de cargas de minerao os critrios de descarte de cabos de ao da MSHA: 30 CFR 56.19024. (MINE..., 2004). Utilizar o valor medido atravs de ensaio no destrutivo, que no exceda 10% (dez por cento) com relao rea metlica medida no cabo de ao novo, como a mxima reduo de rea metlica a ser praticada. (TECNOR..., 1987). Nas plataformas de petrleo realizar as inspees peridicas de cabos de ao em servio atravs de ensaios no destrutivos, seguindo as orientaes para poos de produo profundos descritos no SABS 0293:1996. (DOHM..., 1999). Utilizar na Inspeo Visual peridica mensal de cabos de ao dos equipamentos de movimentao de carga, os critrios de descarte da norma NBR 4309. (ASSOCIAO..., 1998). Estabelecer um programa eficaz de inspees visuais e inspees eletromagnticas, nos cabos de ao e acessrios, instalados nos Shfats.

32

Pesquisar uma metodologia no destrutiva de avaliao da resistncia remanescente do cabo de ao em funo da perda de rea metlica, com a confiabilidade e exatido metrolgicas.

Os resultados das medies eletromagnticas LF e LMA podem ser includos no programa APELL aplicado minerao, para o controle de riscos operacionais dos poos de produo (espaos confinados). (APELL..., 2004).

33

REFERNCIAS ALUNORTE & FUNDAO JOS SILVEIRA, Relatrio dos Equipamentos de Movimentao de Carga do Porto Vila do Conde GEPOR, Barcarena, 2004. AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS, Standard Practice For Eletromagnetic Examination of Ferromagnetic Steel Wire Rope ASTM E 1501. Disponvel em: www.astm.org. > Acesso em: 03/04/04. ASEA, Technical information regarding Conveyance, Counterweight and Skips, Guarulhos, 1984. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, NBR 4309: guindastes cabo de ao critrios de inspeo e descarte. Rio de Janeiro, 1998. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, NBR 10.146: critrios de utilizao de talhas de cabo de ao com acionamento motorizado, Rio de Janeiro, 1987. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, NBR 13.543: movimentao de carga laos de cabo de ao utilizao e inspeo, Rio de Janeiro, 1995. AWARENESS AND PREPAREDNESS FOR EMERGENCIES AT LOCAL LEVEL (APELL), Apell For 2/10/2004. BARLETTA APARECCHI SCIENTIFICI, Esami Magnetografici di Funi Metalliche, milano. BOOSER, E. Richard, Handbook Of Lubrication (Theory And Practice Of Tribology), 4 Printing, Boca Raton, CRC Press, Inc. 1986, v.1. BRITISH ROPES, Blue Strand Steel Wire Ropes, Doncaster, South Yorkshire, England. Mining, Disponvel em: <www.uneptie.org .> Acesso em:

34

DOHM, Martin, An evaluation of international and local magnetic rope testing instrument defect detection capabilities and resolution, particularly in respect of low rotation, multi layer rope constructions, 1999. Disponvel em: < www.simrac.zo.ca > Acesso em: 29/04/2005. FRALEY, Jack E., ANDERSON, Grant L., Evaluation of Lubricants to Increase Wire Rope Life, U. S. Department of the Interior, Spokane, Disponvel em: www.corelube.com/Pdf/Reports/Evaluation-of-Lubricants.pdf . Acesso: 22/02/2004. GELLER, L.B, KITZINGER, F., LEUNG, K., Ndt Of Wire Ropes With A Novel, em: <

Computer Controlled , Dual Function Eletromagnetic Wire Rope Tester, ASNT,1998, Disponvel www.asnt.org/publications/materialseval/solution/mar98solution/mar98/mar98sol.htm. > Acesso em: 24/11/2000. GONALVES, E. Abreu, Manual De Segurana E Sade No Trabalho, 2 Edio, So Paulo, LTr, 2003. HAGGIE, Inspection Certificate 3.1B (Refer DIN 50049) No. 8843, 2000, Cleveland, Republic of South Africa. HEALTH & SAFETY EXECUTIVE, The University of Reading, Wire Rope Non Destructive Testing Survey Of Instrument Manufacturers, 2000. Disponvel em: <www.hse.gov.uk > Acesso em: 11/09/2004. HEATH AND SHERWOOD 1964 LTD. Software do Magnograph II: The MagWin, Ontario, 1998. Disponvel em: < www.heathandserhwood64.com > Acesso: 19/04/2000 e 15/04/2005. Softwares licenciados para Minerao Caraba e CVRD Sergipe. MINE SAFETY AND HEATH ADMINISTRATION (MSHA), Retirement Criteria: 30 CFR 56.19024, Disponvel em: < www.msha.gov/30cfr/56.19024.htm. >, Acesso em: 27/04/2004.

35

MOURA, Raimundo C.; SPOERER, Alejandro, Medio de Desgaste e Deteco de Defeitos Localizados em Cabos de Ao pelo Mtodo de Campo de Fuga (Stray Flux), ABENDE, Rio de Janeiro, 1987 Contemplado: Prmio Paula Leite de END. NATIONAL COAL BOARD, RopemanS Handbook, Reprinted, Edinburgh, NCB, Great Britain, 1982. ROTESCO, Rotescograph Console Model 2C Tag 88M and Rotescograph Test Head Model R225 3S Operating Manual, Scarborough, Ontario, 2000. Catlogo do Equipamento de Propriedade da Minerao Fazenda Brasileiro S. A. TECNOR, Damien JP., Full Locked Coil Hoisting Rope, Nanterre, 1987, Frana. WEISCHEDEL, Herbert R., Quantitative In Service Inspection of Wire Ropes, South Windsor, 1988. U.S.A. WEISCHEDEL, Herbert R., Electromagnetic Wire Rope Inspection Resolution is Important, South Windsor, 1998. Disponvel em: www.ndttech,com > Acesso em: 24/01/2005. U.S.A.

36

ANEXOS ANEXO A Cabos de Ao e Seces dos Cabos.

Fonte: (NATIONAL,...1982).

37

ANEXO B Confiabilidade de Sistemas Mecnicos. Parmetros das Funes de Distribuio: F(t) Probabilidade da funo de distribuio do tempo at falhar. f(t) Funo densidade. (t) Taxa de falha. R(t) = 1 F(t): Funo Confiabilidade. Distribuio Exponencial (t) = Constante = C. f(t) = C. exp ( - Ct). R(t) = exp ( - Ct). Distribuio de Rayleigh (t) = Ct, onde C indica que a taxa de deteriorao depende do nvel de tenso aplicado. f(t) = Ct . exp ( - Ct / 2). Distribuio normal (Reduzida). f(t) = 1/s (2 ) exp { - (t - /s) } Distribuio de Weibull (t) = ( C/ t 0 ) . t C 1 f(t) = ( C/ t 0 ). t C 1. exp ( - tC / t 0 ), onde t 0 a vida nominal. Fonte: BOOSER..., (1986).

38

ANEXO C Registros Do Magnograph II Minerao Caraba (16/07/1998). Detalhamento de Falha Localizada num cabo de ao tipo Full Locked Coil (Totalmente Fechado) entre 80m e 87m num Comprimento Inspecionado de 290 metros, dimetro de 23 mm e velocidade de 1.55 m/s.

Fonte: HEATH..., (1998).

39

ANEXO D Registros Do Magnograph II Minerao Caraba (19/04/2000). Registro Simultneo do LMA e LF de 633m de Cabo de Ao Tipo Fechado com o SKIP Descendo.

Fonte: HEATH..., (2000).

40

ANEXO E Registros Do Magnograph II Minerao Caraba (19/04/2000). LMA de um Cabo de Ao de 633m de Cabo de Ao Totalmente Fechado Descendo.

Fonte: HEATH...., (2000).

41

ANEXO F Registro Do Magnograph II Minerao Caraba (19/04/2000). Falha localizada LF de um Cabo de Ao de 633m de Cabo de Ao Totalmente Fechado Descendo.

Fonte: HEATH...., (2000).

42

ANEXO G Registros Do Magnograph II Minerao Caraba (19/04/2000). Detalhamento de rea Metlica e Falha localizada entre 165m e 175m de Cabo de Ao Descendo com velocidade de 2.51 m/s.

Fonte: HEATH...., (2000).

43

ANEXO H Registros Do Magnograph II Minerao Caraba (19/04/2000). Detalhamento da Reduo de rea Metlica entre 165m e 175m de Cabo de Ao Totalmente Fechado Descendo com velocidade de 2.51 m/s.

Fonte: HEATH...., (2000).

44

ANEXO I Registros Do Magnograph II Minerao Caraba (19/04/2000). Detalhamento de Falha Localizada entre 165m e 175m de Cabo de Ao Totalmente Fechado Descendo com velocidade de 2.51 m/s.

Fonte: HEATH...., (2000).

45

ANEXO J Registros Do Magnograph II Companhia Vale do Rio Doce/ Sergipe Unidade de Potssio (15/04/2005). Inspeo Eletromagntica no Cabo de Ao B de Extrao do lado SKIP NE, num Comprimento de 453 metros e 36 mm de dimetro do Tipo Full Locked Coil (Totalmente Fechado).

Fonte: HEATH...., (2005).

46

ANEXO L Registros Do Magnograph II Companhia Vale do Rio Doce/ Sergipe Unidade de Potssio (15/04/2005). Inspeo Eletromagntica no Cabo de Ao B de Extrao SKIP SO, num Comprimento de 67 metros e 36 mm de dimetro do Tipo Full Locked Coil (Totalmente Fechado).

Fonte: HEATH...., (2005).

47

ANEXO M Registros Do Magnograph II Companhia Vale do Rio Doce/ Sergipe Unidade de Potssio (15/04/2005). Inspeo Eletromagntica no Cabo de Ao A de Extrao SKIP NE, num Comprimento de 453 metros e 36 mm de dimetro do Tipo Full Locked Coil (Totalmente Fechado).

Fonte: HEATH...., (2005).

48

ANEXO N Registros Do Magnograph II Companhia Vale do Rio Doce/ Sergipe Unidade de Potssio (15/04/2005). Inspeo Eletromagntica no Cabo de Ao A de Extrao SKIP SO, num Comprimento de 67 metros e 36 mm de dimetro do Tipo Full Locked Coil (Totalmente Fechado).

Fonte: HEATH...., (2005).

49

ANEXO O Fotografia de Tambor de Guincho da Lana do Carregador de Navios da Alunorte. Cabo de Ao 6 x 37 de 32 mm de dimetro.

Fonte: ALUNORTE..., (2004).

50

ANEXO P Fotografia das Ranhuras do Guincho da Lana do Carregador de Navios da Alunorte. Cabo de Ao 6 x 37 de 32 mm de dimetro.

Fonte: ALUNORTE..., (2004).

51

ANEXO Q Fotografia das espiras do Tambor de Guincho de Carregador de Navios da Alunorte. Cabo de Ao 6 x 37 de 32 mm de dimetro.

Fonte: ALUNORTE..., (2004).

52

ANEXO R Fotografia das voltas mortas no tambor de Guincho do Carregador de Navios da Alunorte. Cabo de Ao 6 x 37 de 32 mm de dimetro.

Fonte: ALUNORTE..., (2004).

53

ANEXO S Fotografia de Acomodao das espiras do Tambor da Telecospagem Vertical do Carregador de Navios da Alunorte. Cabo de Ao do Tipo 6 x 41, de 19 mm de dimetro.

Fonte: ALUNORTE..., (2004).

54

ANEXO T Planilha de Inspeo.

Fonte: Associao..., (1998).

55

ANEXO U Relatrio De Inspeo Eletromagntica Em Cabos De Ao. INSPEO ELETROMAGNTICA EM CABOS DE AO EMPRESA: Minerao Fazenda Brasileiro S.A. EQUIPAMENTO: SKIP/ Gaiola. FUNO DO CABO: Transporte de Minrio / Transporte de Pessoal. CONSTRUO DO CABO: 15 NON SPIN 9X10 (8/2) + 6X14(8/6 + 3T)/ WMC. DIMETRO DO CABO: 32mm PESO ESPECFICO DO CABO: 4.504 kg/ m COMPRIMENTO: 650 mm REA METLICA DO CABO: EQUIPAMENTO UTILIZADO: ROTESCOGRAPH DATA: RESULTADOS DA INSPEO: 1. Clculo da rea metlica: {[ 2.00 x 8 + 2.16 x 2] x 9 x 4 + [ 2.04 x 8 + 1.00 x 6 + 0.75 x 3] x 6 x 4} = {[ 32.0000 + 9.3312] x 9 x 4 + [ 33.2928 + 6.0000 + 1.6875] x 6 x 4} = 292.1537 + 193.1155 = 485.2692 2. Perda de rea metlica em relao rea metlica do cabo novo: 5% 3. Perda aceitvel de LMA em relao ao cabo novo: 10 %(mx). 4. Velocidade normal descendente durante a medio: 2.5 m/ s. 5. Peso especfico por metro atual: 4.481 kg/ m. 6. Passo do cabo de ao declarado no Certificado: 239.5 mm. 7. Comprimento atual do passo do cabo: 241.0 mm. 8. Ciclos de Vida ou Nmero de viagens atual: 9. Ciclos de Vida normal prevista do cabo de ao: 150.000. 10.Deformao permanente atual: %. 11.Deformao permanente prevista em 150.000 ciclos: 0.2% mx. 12. Ausncia de Arames quebrados e Corroso.

OBSERVAES: A rea metlica no est declarada no Certificado de Fornecimento. A medio de rea metlica inicial realizada aps o perodo de amaciamento.Os dimetros dos arames e passo esto declarados no Certificado de Inspeo da HAGGIE..., 2000. CONCLUSES E RECOMENDAES: Os fatores de segurana das instalaes dos cabos precisam ser avaliados e comparados com as Especificaes de Projeto, os Regulamentos e a Legislao. Assinatura:

56

ANEXO U Relatrio De Inspeo Eletromagntica Em Cabos De Ao. INSPEO ELETROMAGNTICA EM CABOS DE AO EMPRESA: EQUIPAMENTO: FUNO DO CABO: CONSTRUO DO CABO: DIMETRO DO CABO: PESO ESPECFICO DO CABO: COMPRIMENTO: REA METLICA DO CABO: EQUIPAMENTO UTILIZADO: MAGNOGRAPH II DATA: RESULTADOS DA INSPEO:

OBSERVAES: .

CONCLUSES E RECOMENDAES:

Assinatura:

57

ANEXO V ESTIMATING LOSS OF BREAKING STRENGTH (LBS). CASE 1: STRANDED ROPES WITH NO SIGNIFICANT CROWN WEAR LBSest. = K x LMAmax. where: K = LFmax./(LFlay -noise

LFmax.=average peak-to-peak amplitude of the LF Channel at the point of LMAworst LFlay-noise = average peak-to-peak amplitude of the LF Charmel at the point of LMAbest LMAmax. = LMAbest - LMAworst CASE 2: STRANDED ROPES WITH SIGNIFICANT CROWN WEAR LBSest.=LBSc. w. + LBSother = Kc. w. x LMAc. w. + Kother x LMAother Kc.w. = factor relating LMAc.w. to LBSc.w. = 6 (in the ease of 6 x 7 ropes) = 4 (for ali other stranded ropes) LMAc. w. = estimated average loss of metallie area due to crown wear Kother= factor relating LMAother to LBSother= LFmax.)/ (LFlay-noise

LFmax. and LFlay-noise are as defined in Case 1 LMAother = estimated loss of metallic area due to deterioration other than crown wear. LMAc. w. and LMAother are roughly estimated from visual examinations of the rope as well as the interpretation of the rope test chart as to how much of the LMAmax. from the rope test chart is due to crown wear, and how much is due to other deterioration such as corrosion and interstrand nicking. In general: If the rope test chart interpretation and the visual examination indicate that loss of metallic area is predominantly due to crown wear, then: LMAc.w.= LMAmax. and LMAother=0 If the rope test chart interpretation and the visual examination indicate that both crown wear and other deterioration such as corrosion are present, in most cases only a rough estimation can be made as to the distribution. i.e. LMAc.w. = 50% of LMAmax. and LMAother= 50% of LMAmax. or LMAc. w. = 25% of LMAmax. and LMAother = 75% of LMAmax. or LMAc.w. = 75% of LMAmax. and LMAother= 25% of LMAmax. In any case: LMAmax. = LMAc. w. + LMAother = LMAbest LMAworst. Fonte: ROTESCO, (2000).

58

ANEXO X ESTIMATING LOSS OF BREAKING STRENGTH (LBS). CASE 3 LOCKED COIL ROPES LBSest. = LBSwear+ LBSother= LMAwear+ Kother x LMAother LMAwear = estimated average loss of metallic area due to wear Kother= factor relating LMAother to LBSother= LFmax. / (LFlay noise).

LFmax. and LFlay-noise are as defined in Case 1 LMAother = estimated loss of metallic area due to deterioration other than wear LMAwear and LMAother are estimated from visual examinations of the rope as well as the interpretation of the rope test chart as to how much of the LMAmax. from the rope test chart is due to wear, and how much is due to other deterioration such as corrosion. In general:. If the rope test chart interpretation and the visual examination indicate that loss of metallic area is predominantly due to wear, then: LMAwear=LMAmax. and LMAother=O If the rope test chart interpretation and the visual examination indicate that both wear and. other deterioration such as corrosion are present, in most cases only a rough estimation can be made as to the distribution. . i.e. LMAwear= 50% of LMAmax. and LMAother= 50% of LMAmax. or LMAwear = 25% of LMAmax. and LMAother = 75% of LMAmax. or LMAwear = 75% of LMAmax. and LMAother = 25% of LMAmax. In any case: LMAmax. = LMAwear+ LMAother= LMAbest- LMAworst. CASE 4: LOOSE STRANDS ARE EVIDENT IN ANY ROPE In almost all cases where loose strands (or in the case of locked coil ropes - loose wires) are evident from a visual observation of a rope, the condition of the rope would be considered dangerous. There would normally be other forms of serious deterioration present which has resulted from, or has caused the loose strand(s). In any event, the presence of loose strands and/or groups of loose wires would indicate a significanf unbalance in the distribution of tension in the rope, and the rope should be replaced. Fonte: ROTESCO, (2000).

59

ANEXO Z Console do Magnograph II

ANEXO Z Cabeote

FONTE:HEATH ...,(2005)

Вам также может понравиться