Вы находитесь на странице: 1из 8

Imagem De Deus

O conceito de imagem de Deus o corao da antropologia crist. Precisamos entender bem este conceito. O homem distingue-se das demais criaturas de Deus, porque foi criado de uma maneira singular. Apenas do homem dito que ele foi criado imagem de Deus. Esta expresso descreve o homem na totalidade de sua existncia, ele um ser que reflete e espelha Deus. (Gn 1:26-28). Tambm disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana; tenha ele domnio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, sobre os animais domsticos, sobre toda a terra e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abenoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gn 1:26-28). A imagem de Deus no homem no algo acidental, mas algo essencial natureza humana. O homem no pode ser homem sem a imagem de Deus. O homem a imagem de Deus, no simplesmente a possui, como se fosse algo que lhe foi acrescentado.

"Imagem" e "Semelhana"?

Qual o significado destas palavras? Aqui eu quero ver com os irmos, os 4 estgios da imagem de Deus no homem. A imagem original, a imagem desfigurada, A imagem original, a Imagem desfigurada, A imagem restaurada e a Imagem aperfeioada. 1 - A imagem de Deus no homem originalmente No Velho Testamento encontramos apenas trs passagens que tratam de forma especfica a questo da imagem de Deus. (Gen. 1:26-28; 5:1-3; 9:6). "Faamos o homem nossa imagem e semelhana" . Sobre o significado das palavras "Imagem e Semelhana" entendemos que elas no se referem a coisas diferentes, embora alguns defensores da f do passado tivessem crido diferente (1). Veja as razes porque entendemos que estes dois termos querem significar a mesma coisa:

Em Gen. 1:26, aparecem as duas palavras "imagem e semelhana"; em 1:27 o autor usou apenas o termo "imagem"; em 5:1 ele resolve substituir o termo por outro - "semelhana", e, em 5:3, o autor novamente volta a usar as duas palavras , contudo em ordem diferente daquela usada em 1:26 - "semelhana e imagem" e em 9:6 ele volta a usar apenas um dos termos, optando agora pelo termo "imagem". Isto, deixa suficientemente claro para ns que "imagem e semelhana" so termos sinnimos, e que querem dizer a mesma coisa. Caso no fosse assim, o autor no faria estas mudanas alternando os termos.

O Que Significa ser Criado Imagem e Semelhana? Mas o que entendemos por Imagem e Semelhana? Por estes dois termos queremos dizer que o homem foi criado para refletir, espelhar e representar Deus. Nossos primeiros pais foram criados para refletir as qualidades que haviam em Deus, e isto em perfeita obedincia, sem pecado. Agostinho diz que o homem foi criado "capaz de no pecar" (2). O homem podia agir perfeitamente e obedientemente na adorao , no servio a Deus, no domnio e cuidado da criao e no amor e companheirismo uns com os outros. Berkhof diz que na concepo reformada, a Imagem de Deus consiste na integridade original da natureza do homem, integridade esta expressa:

No Conhecimento Verdadeiro

"E vos revestistes do novo homem, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" Cl 3:10

Na Justia e Na Santidade "E vos revestis do novo homem, criado segundo Deus, em justia e retido procedentes da verdade" Ef. 4:24

Van Groningen assevera que:

Ao criar a humanidade sua prpria imagem, Deus estabeleceu uma relao na qual a humanidade poderia refletir, de modo finito, certos aspectos do infinito Rei-Criador. A humanidade deveria refletir as qualidades ticas de Deus, tais como "retido e verdadeira santidade"... e seu "conhecimento" (Cl 3:10). A humanidade deveria dar expresso s funes divinas em ralao ao cosmos e atividades tais como encher a terra, cultiv-la e governar sobre

o mundo criado. A humanidade em uma forma fsica, tambm refletiria as prprias capacidades do Criador: apreender, conhecer, exercer amor, produzir, controlar e interagir (4). Percebemos nas palavras do Dr. Van Groningen que ele apresenta a imagem de Deus como tendo uma trplice relao: Relao com Deus, Relao com o prximo Relao com a criao. Iremos verificar em nosso estudo que em seu estado glorificado, os santos refletiro esta imagem e semelhana restaurando no estado final, esta trplice relao em sua perfeio. Antes do homem cair em pecado, ele refletia perfeitamente a imagem de Deus. Tudo estava em perfeita harmonia. Mas em que consistia este refletir a imagem de Deus?(5)

1 - O homem reflete a imagem de Deus como um ser que relacional. Ele no um ser que vive isolado, assim como Deus no vive s. Deus Tripessoal, e se relaciona entre as pessoas da Trindade (Gn 1:26 - "Faamos o homem ... ") O homem uma pessoa, e como tal ele se relaciona. Foi por isto que Deus lhe fez uma companheira. 2 - O homem reflete a imagem de Deus pela sua capacidade de dominar sobre as outras coisas criadas. O homem foi colocado como "senhor" da terra, para govern-la e cuidar dela. (Gn 1:2628). O domnio do homem sobre as coisas criadas parte essencial de sua natureza. Nesse sentido, o homem imita o Seu Criador, pois Deus o Senhor soberano e absoluto exercendo domnio sobre toda a terra. A Deus pertence o domnio e o poder; ele faz reinar a paz nas alturas celestes. J 25:2 O teu reino o de todos os sculos, e o teu domnio subsiste por todas as geraes. O SENHOR fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras. Sl 145:13 Dn. 4:3,25,34. Quo grandes so os seus sinais, e quo poderosas, as suas maravilhas! O seu reino reino sempiterno, e o seu domnio, de gerao em gerao. V. 3 Sers expulso de entre os homens, e a tua morada ser com os animais do campo, e dar-te-o a comer ervas como aos bois, e sers molhado do orvalho do cu; e passar-se-o sete tempos por cima de ti, at que conheas que o Altssimo tem domnio sobre o reino dos homens e o d a quem quer. v. 25

Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao cu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domnio sempiterno, e cujo reino de gerao em gerao. v. 34 Se algum fala, fale de acordo com os orculos de Deus; se algum serve, faa-o na fora que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glria e o domnio pelos sculos dos sculos. Amm! I Pe 4:11 Domine ele de mar a mar e desde o rio at aos confins da terra. Sl 72:8 3 - O homem reflete a imagem de Deus por Ter atributo que chamamos "essenciais" nele; sem os quais ele no poderia continuar sendo o que : a) Poder intelectual: a faculdade de raciocinar, inteligncia e outras capacidades intelectivas em geral, que refletem aquilo que Deus tem. b) Afeies naturais: a capacidade que o homem tem de ligar-se emocionalmente e afetivamente a outros seres e coisas. Deus tem esta capacidade. c) Liberdade moral: Capacidade que o homem tem de fazer as coisas obedecendo a princpios morais. d) Espiritualidade: A Escritura diz que o homem foi criado "alma vivente" (Gn 2:7). a natureza imaterial do homem. Deus esprito, e num certo sentido, o homem tem traos desta espiritualidade. e) Imortalidade: Depois de criado, o homem no deixa mais de existir. A morte no para o corpo, mas para o homem. Morte separao e no cessao de existncia. A imortalidade essencial para Deus (I Tm 6:16). O homem, num carter secundrio derivado, passa a Ter a imortalidade.

2 - A queda e a Imagem Desfigurada Como sabemos, este estado de integridade ("posso no pecar") no foi mantido at o fim pelos nossos primeiros pais. Veio a desobedincia e consequentemente a queda. Nossos primeiros pais, criados para refletir e representar Deus no passaram no teste. Provados, caram e deformaram a imagem de Deus neles. Podemos fazer a seguinte pergunta: Quando o homem caiu, perdeu ele totalmente a Imago Dei? Respondemos que em seu aspecto estrutural ou ontolgico (aquilo que o homem ), no foi eliminado com a queda, o homem continuou homem, mas aps a queda, o aspecto funcional (aquilo que o homem faz) da imago Dei, seus dons, talentos e habilidades passaram a ser usados para afrontar a Deus.

Para Calvino, a imagem de Deus no foi totalmente aniquilada com a Queda, mas foi terrivelmente deformada Ele descreveu esta imagem depois da queda como "uma imagem deformada, doentia e desfigurada" (6). O homem antes criado para refletir Deus, agora aps a queda, precisa ter esta condio restaurada. Restaurao esta que se estender por todo o processo da redeno. Esta renovao da imagem original de Deus no homem significa que o homem capacitado a voltar-se para Deus, a voltar-se para o prximo e tambm voltar-se para a criao para govern-la.

3 - Cristo e a Imagem Renovada Num sentido, como j dissemos, o homem ainda portador da imagem de Deus, mas tambm num sentido, ele precisa ser renovado nesta imagem. Esta restaurao da imagem s possvel atravs de Cristo, porque Cristo a imagem perfeita de Deus, e o pecador precisa agora tornar-se mais semelhante a Cristo. Lemos em Cl. 1:15 "Ele a imagem do Deus invisvel" e em Romanos 8:29 que Deus nos predestinou para sermos "Conforme a imagem de Seu Filho ..." (I Jo 3:2; II Co 3:18)

4 - A Imagem Aperfeioada A completao da perfeio dos cristos ser a participao da final glorificao de Cristo Jesus. No somos apenas herdeiros de Deus, mas tambm co-herdeiros com Cristo, "Se com ele sofremos, para que tambm com ele sejamos glorificados" (Rm 8:17). No podemos pensar em Cristo separado de seu povo, nem de seu povo separado dele. Assim ser na vida futura: a glorificao dos cristos ocorrer junto com a glorificao do Senhor Jesus . exatamente isto que Paulo nos ensina em Cl 3:4: "Quando Cristo que a nossa vida, se manifestar, ento vs tambm sereis manifestados com ele, em glria" A glorificao voltar perfeio com a qual fomos criados por Deus, voltar a imagem de Deus. Este o propsito ltimo de nossa redeno. Esta perfeio da imagem ser o auge, a consumao do plano redentivo de Deus para o seu povo. E isto s possvel em Cristo. Em Cristo, o eleito no apenas volta ao que era Ado antes de pecar, mas vai um pouco mais frente: Note as palavras de Anthony Hoekema: Devemos ver o homem luz de seu destino final (...) Ado ainda podia perder a impecabilidade e bem aventurana, mas aos santos glorificados isso no poder mais ocorrer. Ado era "Capaz de no pecar e morrer"(posse non peccare et mori), os santos na glria, porm "no sero capazes de pecar e morrer" (non posse peccare et mori). Esta perfeio, que

no se poder perder, aquilo para o qual o homem foi destinado e nada menos do que isto (7) Sabemos que os santos glorificados, em seu estado final no vo pecar nem morrer. Vrias passagens das Escrituras nos garantem isto. (Is. 25:8 I Cor. 15:42,54; Ef. 5:27; Ap. 21:4) Paulo em sua carta aos Efsios nos ensina que o propsito de Deus para sua igreja, apresent-la "a si mesmo Igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, porm santa e sem defeito" (cf. Ef. 5:27) Nesta dispensao, at a Segunda Vinda de Cristo, carregamos conosco, conforme lemos em I Cor. 15:49, a "imagem do que terreno", mas na glorificao, teremos plena e perfeitamente a "imagem do celestial", ou seja, a imagem de Cristo. No porvir, nossa vida ser gloriosa, porque teremos a imagem de Cristo, seremos como Ele , e Cristo sendo a imagem de Deus, teremos a imagem de Deus de volta em ns de forma completa e perfeita. Calvino comentando este texto de I Cor. 15:49 diz: Pois agora comeamos a exibir a imagem de Cristo, e somos transformados nela diria e paulatinamente; porm esta imagem depende da regenerao espiritual. Mas depois seremos restaurados plenitude, que em nosso corpo, quer em nossa alma, o que agora teve incio ser levado completao, e alcanaremos, em realidade, o que agora esperamos(8) Note ainda as palavras de Joo: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda no se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque havemos de v-lo como ele " I Jo. 3:2 O que Joo nos diz, que, na ocasio da Segunda Vinda de Cristo, seremos assemelhados a Ele, perfeita e completamente. E como Cristo a imagem de Deus invisvel, os santos glorificados tero a imagem de Cristo. Isto significa dizer que a nossa imagem na glorificao, ser restaurada imagem de Deus. Esta semelhana a Deus e a Cristo o propsito final da nossa redeno, ou seja, a glorificao. Por enquanto, a imagem de Cristo em ns est em processo contnuo conforme nos diz Paulo em II Cor. 3:18 que estamos "sendo transformados de glria em glria" , mas aps a nossa ressurreio, poderemos refletir a perfeio desta imagem, que Deus comeou em ns, e assim, s ento, poderemos ser tudo aquilo para o qual fomos destinados pelo Pai. Neste processo de restaurao da imagem de Deus em ns, atravs de Cristo, chamamos de santificao que a "conformidade progressiva imagem de Cristo aqui e agora (...); a glria a conformidade perfeita a imagem de Cristo l e ento, Santificao a glria comeada; glria a santificao completada" (9) Gerrit C. Berkouwer, telogo holands, nos mostra que a verdadeira imagem de Deus se pode conseguir apenas em Jesus Cristo que a imagem perfeita de Deus. Ser renovado imagem de Deus tornar-se parecido com Jesus (10). Todo o povo de Deus, de todas as naes, tribos, lnguas, estar ento com Deus por toda a eternidade, glorificando a Deus pela adorao, servio e louvor. Todos nossos atos sero

enfim feitos sem pecado com perfeio e a o propsito que Deus estabeleceu para seus remidos ter sido alcanado. A Imagem de Deus para Joo Calvino (1509 - 1564) Veja como Calvino responde s seguintes questes sobre a Imagem de Deus: 1 - Onde situa-se a imagem de Deus no homem? R: Segundo Calvino, ela encontrada fundamentalmente na alma do homem. 2 - Em que constitui originalmente a imagem de Deus? R: Com base em Cl 3:10 e Ef 4:24, Calvino conclui que a imagem de Deus no homem inclua originalmente o verdadeiro conhecimento, justia e santidade. 3 - Existe algum aspecto sob o qual o homem decado ainda a imagem de Deus? R: Antes da queda, de acordo com Calvino, o homem possua a imagem de Deus em sua perfeio. A queda, contudo, teve um efeito devastador sobre esta imagem. A imagem de Deus no totalmente aniquilada pela queda, mas terrivelmente afetada, deformada. 4 - O que a queda fez imagem de Deus? R: O que aconteceu foi que quaisquer dons ou habilidades que o homem reteve, tais como razo e a vontade foram pervertidos e deturpados pela queda. Todas as suas faculdades esto viciadas e corrompidas. 5 - Como a imagem de Deus renovada no homem? R: Para Calvino, esta imagem restaurada pela f e comea na converso. a nossa conformao com a pessoa de Cristo. Isto uma obra da graa de Deus que se inicia na regenerao e progressivamente termina na glorificao dos santos. 6 - Quando ser completada a renovao da imagem de Deus? R: Calvino responde: Na vida por vir. Seu explendor pleno ser alcanado apenas no cu.

Notas (1) Tertuliano (160-225); Orgenes e Clemente de Alexandria (Ver Hoekema: Criados Imagem de Deus (So Paulo, Ed. Cultura Crist, 1999), 46-8 (2) Santo Agostinho, citado por Hoekema, op cit, p. 98 (3) L. Berkhof, Teologia Sistemtica (So Paulo: Luz para o Caminho, 1990), 206 (4) Gerard Van Groningen, Revelao Messinica no Velho testamento (Luz para o caminho: Campinas) 1995

(5) Extrado adaptado de Apostila do Dr. Hber C. de Campos. (6) As Institutas, I, XV, 3 (7) Anthony Hoekema - Criados Imagem de Deus (So Paulo, Ed. Cultura Crist , 1999), 108 (8) Joo Calvino, Comentrio de I Corntios , (Edies Paracletos, So Paulo, 1996), 488 (9) F. F. Bruce, citado por Geoffrey B. Wilson, Romanos - Um Resumo de Pensamento Reformado, (SP - PES) 130 (10) G.C.Berkouwer, Man, The image of God, p. 107

Autor: Pr. Iranildo Dos Santos Tom

Вам также может понравиться