Вы находитесь на странице: 1из 3

Portugal d e leva chumbo

Dar chumbo, na expresso coloquial portuguesa, significa derrubar, descartar. Foi o que fez o Tribunal Constitucional, a mais alta corte portuguesa, em relao a quatro das medidas preconizadas pelo governo conservador de Pedro Passos Coelho, visando economizar 1,3 bilho de euros como parte do programa de austeridade imposto ao pas em troca da ajuda de 78 bilhes para reequlibrar as finanas do pas. Nos termos do Dirio de Notcias de Lisboa: A declarao [por parte do governo, comentada a seguir nesta matria] ao pas aconteceu na sequncia do chumbo do TC, anunciado na sexta-feira, de quatro normas do OE para 2013, referentes suspenso do pagamento do subsdio de frias a funcionrios pblicos, aos contratos de docncia de investigao e aos pensionistas e a criao de uma taxa sobre as prestaes por doena e por desemprego. Ou seja, o TC considerou inconstitucionais as medidas que previam o fim das frias remuneradas para servidores pblicos, o fim de pagamentos de horas/pesquisa para docentes e aposentados (com reduo, portanto), e cortes nos seguros de sade e desemprego. O governo sentiu o golpe. O mundo europeu tambm. Alm de dar, Portugal levou chumbo. O custo do financiamento dos bonds financeiros portugueses a 10 anos subiu para at 6,6%, na segundafeira, ao invs dos 6,4% da sexta-feira, j bastante altos. Ainda nas palavras do DN de Lisboa: O receio dos investidores quanto capacidade de Portugal cumprir as metas do programa de estabilidade reflecte-se nas maturidades a 10 anos, que, pela primeira vez, desde 28 de Fevereiro, superam os 6,5%, tendo avanado 20 pontos base. A cinco anos, a "yield" situa-se nos 5,3%.

A troika (Banco Central Europeu, Comisso Europia e FMI) j anunciou que vai desembarcar imediatamente com armas e bagagens em Lisboa para rever a situao diante da deciso do TC. O ministro das Finanas alemo, Wolfgang Schuble, disparou que Lisboa precisa encontrar medidas alternativas para manter o programa de cortes oramentrios. Ao invs de recuar, o governo promete avanar, prevendo agora cortes alternativos nos investimentos em sade e educao. Os sindicatos de docentes temem at pela manuteno do ensino gratuito nos nveis bsico e mdio. A oposio socialista denuncia que o pas est mngua, com um milho de pessoas (10% da populao) fazendo filas dirias para receber refeies gratuitas de instituio de caridade. O desemprego est em 18%, em 2012 a economia encolheu 3,2% e espera-se uma reduo de outros 2,3% para este ano. O lder da oposio, Antnio Jos Seguro, pediu a renncia do primeiro-ministro, mas o presidente Anbal Cavaco Silva, tambm oriundo do conservador Partido Social-Democrata, exortou-o a cumprir o mandato, at 2015. Este novo captulo da crise portuguesa, da Zona do Euro e da Unio Europia mostra, mais uma vez, como a democracia est se tornando cada vez mais uma pedra (ou chumbo...) no sapato dos administradores hegemnicos da economia continental. Essa administrao se choca continuamente com a repartio de poderes natural numa democracia, assim como com a idia de que o poder emana do povo e em seu nome ser exercido. Estes choques assumiram diversas dimenses: no caso grego, por exemplo, a ameaa de fazer um plebiscito sobre o plano de austeridade derrubou, a mando daquela hegemonia e de seus arautos, o primeiro-ministro, impondo-se um tecnocrata no seu lugar, abrindo espao para a volta dos conservadores ao governo. Na Itlia, a derrubada de Slvio Berlusconi (no que este merea alguma lgrima) deu-se pela imposio de outro "tecnocrata", que fez um governo altamente impopular, levando o pas ao atual impasse poltico e propiciando o retorno algo triunfal do bufo antes

defenestrado, alm de promover a ascenso meterica de um excomediante com uma campanha algo indecifrvel. No Chipre a troika chocou-se com a deciso parlamentar de no aprovar o plano algo surpreendente ao confiscar parte das contas abaixo de 100 mil euros. A deciso foi revogada, ao mesmo tempo, entretanto, em que se discutia como contornar a necessidade de aprovao parlamentar para novos planos. Na Espanha e em outros pases ameaados de cair na armadilha da ajuda, a discusso velada termina sempre a mesma: como contornar as consultas populares, uma vez que elas se dariam em povos que necessitam, antes de tudo, de reeducao e disciplina. J que impossvel enviar essas populaes para alguma Sibria distante, como em outro pas em outros tempos, o jeito , muitas vezes, reeduc-las na marra mesmo, distribuindo cacetadas pelas praas e ruas, no caso de manifestaes contrrias. Em suma, Portugal levou e vai levar chumbo para manter sua economia e sua populao chumbadas.

FLVIO Wolf de AGUIAR


Nado em Porto Alegre, 1947, professor, autor, correspondente internacional, tradutor brasileiro, organizador e colaborador de dezenas de livros. O seu nome de autor mais comum Flvio Aguiar. Actualmente vive em Berlim, na Alemanha. Flvio Aguiar graduouse-se em Letras em 1970 pela USP onde tambm fixo Mestrado (1974) e Doutorado (1979) (Teoria Literria e Literatura Comparada), em 1982 concluiu o Ps-Doutorado pela Universite de Montreal.

Вам также может понравиться