Вы находитесь на странице: 1из 4

RESUMO

De uma forma esquemtica, mas completa e exaustiva, Jos Antnio Gomes aponta um conjunto de vias (com sugestes de prticas concretas) para a promoo da educao literria desde o pr-escolar, estabelecendo o perfil do/da educador/a de infncia.

Jos Antnio Gomes


Nota prvia Em todo o documento que se segue utilizado o termo educadora em vez de educador, porque a profisso maioritariamente feminina. O respeito pela regra da gramtica, obrigaria, como se sabe, a preferir educador a educadora, porque tambm existem educadores homens e ainda bem que assim . Mas, por uma vez pelo menos, permita-se que a referncia condio maioritariamente feminina desses profissionais se sobreponha a uma regra gramatical, no raro, contestada pelas mulheres.

Perfil de uma Educadora de Infncia


Empenhada em

promover uma educao lingustica e literria e ajudar a construir (pr-)leitores. actuar em prol do livro e da leitura, contribuindo assim para a construo de uma comunidade de pessoas cultas e crticas, tolerantes e com valores, em que a literacia seja uma realidade. dar criana a oportunidade de desenvolver as suas linguagens, as suas capacidades expressivas e o gosto esttico, bem como as competncias literria e narrativa. proporcionar criana um enriquecimento pessoal e esttico atravs dos livros, das histrias, da poesia, das ilustraes de qualidade. criar, recorrendo aos livros e literatura, situaes ldicas que concorram para o desenvolvimento cognitivo e scio-afectivo da criana. promover uma educao para os valores, para a cidadania e para a sensibilidade atravs dos livros em geral e da literatura em particular.

|1|

Interessa-se pela literatura e, em geral, pelos livros e pela leitura. , ela prpria, uma leitora: de livros, jornais, revistas. Procura manter-se actualizada sobre o livro infantil em geral e a literatura para crianas em particular, frequentando livrarias, bibliotecas, encontros, aces de formao e consultando publicaes especializadas na divulgao e crtica desse tipo de obras. Intelectualmente inquieta, procura o que belo, ousado e diferente, promovendo e avaliando experincias no mbito do trabalho com o livro em Jardim-de-infncia. Ao proceder a consultas na Internet, arquiva nos seus Favoritos endereos de portais e pginas especializados em Literatura para a Infncia, Ensino da Lngua, Promoo da Leitura, Bibliotecas Escolares, etc.. Deixa-se conquistar pela beleza de certos contos e poemas; constri um ficheiro pessoal de textos favoritos; aponta num dirio frases, expresses formulsticas (como as que surgem nos contos tradicionais), comparaes e metforas, modos de dizer, em suma, que a seduziram e que poder reutilizar em contextos especiais. capaz de partilhar com colegas impresses de leitura, algumas das quais se habituou tambm a registar. Organiza um espao dedicado ao livro na sala em que trabalha. Decora e cuida desse espao, tomando iniciativas mas tambm pedindo conselhos a colegas e pessoas mais experientes. Tenta conjugar as necessidades formativas das crianas com a necessidade de introduzir o que belo e novo, at porque no as considera como patetas e acredita nas potencialidades delas. (Uma criana uma criana, no um pateta escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen.) Vai adquirindo a conscincia de que o novo nem sempre o mais fcil de desvendar e conquistar. necessrio tempo para conhecer uma obra de arte (livro, ilustrao, texto). Est atenta possibilidade de o simples poder ser bom e de o complexo poder ser mau mas no se deixa iludir nem pelo simplismo nem pela aparncia da complexidade (invariavelmente maus). No espao dedicado ao livro, procura manter uma seleco de obras adequada idade das crianas: lbuns e livros de imagens, livros de contos (tradicionais e modernos), livros de poesia, livros de rimas infantis, livros informativos e de actividades (sobre o dia-adia, os animais, a vida familiar, os alimentos, os opostos, as cores, etc.). Renova o lote periodicamente e empenha-se em introduzir a novidade, o diferente. Elege a qualidade dos textos e das ilustraes como um princpio essencial na seleco das histrias e dos livros que prope. Procura cultivar o seu prprio gosto esttico e melhorar a sua cultura pessoal, designadamente a cultura literria e artstica. Assume-se abertamente como Educadora e Mulher de Cultura (orgulhosa da dignidade e relevncia
|2|

social da sua profisso, do seu curso e do seu projecto de vida) e no como uma guardi de meninos. Tem a conscincia de que o seu curso superior apenas lhe proporcionou um ponto de partida; existe todo um caminho de enriquecimento pessoal e profissional a percorrer. Contribui activamente para a montagem e organizao de um Centro de Recursos/Biblioteca no Jardim-de-infncia, ao servio dos educadores e das crianas das diferentes salas. Para tal toma iniciativas concretas, solicita a colaborao dos pais e de outras entidades, procura angariar fundos junto da comunidade para o enriquecimento do acervo documental. Exige medidas concretas, por parte das entidades responsveis, no sentido de se cumprir aquele importante desgnio educativo. Em colaborao com editoras, livrarias ou distribuidoras, organiza periodicamente pequenas feiras do livro no Jardim-de-infncia. Tira partido delas para intervir junto dos pais e encarregados de educao, chamando a sua ateno para a necessidade social de formar leitores desde cedo e de colocar a literacia e o sucesso educativo como horizontes. Informa os pais sobre os livros mais adequados para a idade dos seus educandos; d-lhes sugestes e ideias prticas; aconselha-os a ler e contar histrias aos filhos. Programa/planifica visitas das crianas a essas pequenas feiras do livro. Programa/planifica anualmente actividades adequadas celebrao de certas datas como o 21 de Maro (Dia Internacional da Poesia), 2 de Abril (Dia Internacional do Livro Infantil) e do 23 de Abril (Dia Mundial do Livro). Alarga essas actividades comunidade. Promove visitas a bibliotecas e aos seus espaos infantis, em colaborao com os responsveis dessas instituies. Conta ou l oralmente histrias s crianas, pelo menos uma vez por semana, considerando essa actividade como algo que tem um fim em si mesmo. L e analisa essas histrias com a devida antecedncia, trabalha-as, apropria-se delas. Isolada ou com a ajuda de colegas, trabalha regularmente as suas competncias de contadora e leitora em voz alta, atenta utilizao da linguagem (voz, pronncia, dico, correco sintctica, propriedade lexical), mas tambm aos cdigos paralingustico, proxmico e cintico e gesto do silncio. Procura promover aquilo a que Lusa Dacosta chamou uma pedagogia do deslumbramento, quer pela escolha dos livros, quer pelo modo como cria atmosferas especiais, conta histrias ou diz pequenos poemas. Encontra os momentos adequados introduo regular de pequenas poesias, lengalengas, trava-lnguas e outras rimas infantis. Incentiva as crianas a apropriarem-se delas, a dizlas, a cant-las ou ainda a prolong-las/recri-las.
|3|

Tira partido de todos os pretextos para incluir o livro e as histrias nas actividades educativas normais do Jardim-de-infncia. Introduz invariavelmente o livro e as histrias nos pequenos projectos educativos que concebe. Selecciona por vezes os textos em funo de determinados valores que pretende trabalhar (ateno ao outro, solidariedade, perseverana, tolerncia, aceitao activa da diversidade tnica e cultural, proteco do ambiente, etc.). Selecciona tambm os textos em funo de determinadas estruturas lingusticas e discursivas que programou introduzir e trabalhar. Por vezes programa/planifica actividades ldicas e educativas a partir dos livros ou de textos da literatura oral tradicional (expresso verbal oral, registos, construo de livros, expresso plstica, expresso dramtica). Explora com as crianas lbuns e outros livros, quer em grande grupo, quer em pequenos grupos ou mesmo com esta ou aquela criana de modo individualizado. Nessa abordagem, considera no apenas o texto mas tambm as imagens. Recusa as imagens de carcter banal e estereotipado e a orgia da cor sem gosto nem critrio, evitando linguagens pictricas estafadas (do tipo Walt Disney, Anita e outras). Quando necessita de imagens, procura usar ou ampliar ilustraes de qualidade indiscutvel. Prefere isso reproduo/imitao de imagens que apenas vo ao encontro do gosto comum (prximas de uma linguagem televisiva, da banda desenhada medocre ou do prprio desenho publicitrio de qualidade inferior). Neste como noutros aspectos, no Educadora para oferecer mais do mesmo ou para estimular o consumo desenfreado (atravs da habituao das crianas a uma esttica visual publicitria / televisiva / de videogame), mas sim para desenvolver a apetncia esttica, a sensibilidade ao novo e o esprito crtico. Ajuda a criana a manipular correctamente o livro, a preserv-lo, a cuidar dele enquanto objecto. (Mas recusa a ideia de que os livros so para estar bem guardados, inacessveis, seno as crianas estragam-nos.) curiosa e, por isso, procura sempre conhecer mais sobre a literatura em particular e a arte em geral. Compreende que a criao literria e artstica pode ser um projecto de vida, que envolve um trabalho paciente e especializado, mas pode constituir uma fonte inesgotvel de prazer, de comoo e de sonho que importa partilhar. Compreende que a criao literria e artstica torna mais humanos aqueles que a ela se dedicam e aqueles que dela desfrutam. No est, por isso, disposta a privar dela as crianas que se encontram sua responsabilidade.

|4|

Вам также может понравиться