Вы находитесь на странице: 1из 5

Uma experincia com o Santo Daime

http://www.olavodecarvalho.org/textos/daime.htm

Notas do Seminrio de Filosofia

Uma experincia com o Santo Daime

J faz uns meses que saiu, em Repblica, a narrativa do sr. Otvio Frias de Oliveira Filho de suas experincias com o Santo Daime, das quais saiu mais ctico do que nunca. Como o assunto de muito interesse para meus alunos, acho que no tarde para fazer, em torno desse relato, algumas observaes, a primeira das quais a prpria expresso da minha surpresa ante o fato de que um ctico esperasse obter, da ingesto de uma substncia alucingena acompanhada ou no da audio de pregaes sobre suas supostas virtudes revelatrias alguma concluso vlida a respeito dos fenmenos espirituais e msticos em geral. Transes induzidos por drogas simplesmente desligam algumas defesas pragmticas habituais e deixam o sujeito voando, durante uns minutos, pela variedade de mundos que sua fantasia possa criar com reminiscncias de leituras, imagens soltas na memria e sensaes ampliadas. Isso tem tanto a ver com o conhecimento espiritual quanto um beb fazer pipi na fralda tem a ver com o Kama-Sutra. O que um sujeito consegue com tais "experincias" apenas danar a pouca aptido que ainda lhe reste para conhecimentos dessa ordem, e eu gostaria que este meu aviso chegasse ao sr. Otvio Frias Filho em tempo de preserv-lo desse efeito.

1 de 5

15/4/2009 18:23

Uma experincia com o Santo Daime

http://www.olavodecarvalho.org/textos/daime.htm

O conhecimento espiritual bem alheio a qualquer gnero de "experincias", principalmente porque reside na aquisio, espontnea ou voluntria, de uma nova maneira de ser geral e permanente que, por isto mesmo, no pode ser objeto de sensao ou experincia tanto quanto a personalidade mesma, considerada em conjunto, jamais o . Essa nova maneira tambm pouco tem a ver com mudanas exteriores na conduta ou nos sentimentos, mas se manifesta no raro por efeitos de ordem bem sutil e pouco perceptveis ao meio, como por exemplo a aquisio de um discernimento intelectual fora do comum, da compreenso imediata e intuitiva do sentido das Escrituras, da capacidade de aplacar instantaneamente dios e temores, de discretos dons curativos, etc., conforme a variedade inesgotvel das propenses individuais. Do ponto de vista cognitivo, a mudana consiste principalmente num "recuo" que permite a seu beneficirio olhar a vida presente numa outra escala. Um de seus mais bvios e primrios sinais o "sentido de eternidade", que, para encurtar a explicao, direi que a capacidade de enxergar o fluxo do tempo como se fosse um crculo, onde cada ponto est ligado a um centro que por sua vez no flui (no confundir com o "eterno retorno", que apenas a aparncia materializada e caricatural que essa noo adquire para quem a conhece apenas por seus reflexos no imaginrio). Essa aquisio - e o sentido de eternidade apenas um primeiro passo numa srie potencialmente ilimitada de conquistas espirituais - nada tem a ver com "vivenciar uma experincia". Ela um modo de ser no qual, sem qualquer mudana sensvel, a conscincia do homem espiritual incorporada e potencializada de maneira permanente e mesmo imperceptvel a no ser por seus efeitos a longo prazo. A distncia que isso guarda de toda "experincia" similar quela que existe entre um animal pintado na tela e um animal vivo. Uma outra caracterstica do conhecimento espiritual o seu carter imediato, incontestvel e ntido, que torna desnecessria qualquer explicao suplementar e, ao contrrio, produz a

2 de 5

15/4/2009 18:23

Uma experincia com o Santo Daime

http://www.olavodecarvalho.org/textos/daime.htm

capacidade de explicar de maneira perfeitamente clara - a quem conhea a mesma linguagem por outras fontes, certo - uma infinidade de coisas que o prprio sujeito antes no sabia nem imaginava. O conhecimento espiritual freqentemente descrito como luz sobre luz, ou como uma luz dentro de outra luz, precisamente porque nada tem de enigmtico mas a soluo de muitos enigmas exceto o derradeiro, que o mistrio de sua claridade mesma. Vises e sonhos, em si, nada tm de espiritual, podendo ser apenas, acidentalmente, o veculo psquico - e quase "corpreo" - que transporta o conhecimento. A maior parte dos conhecimentos espirituais se transmite sem qualquer imagem ou sensao. O teste decisivo aquilo que fica, aquilo que se incorpora na alma como evidncia intuitiva permanente, pouco importando o canal psquico do qual tenha se aproveitado casualmente ou mesmo a completa ausncia de um canal identificvel. O sr. Otvio Frias, que saiu da sua experincia carregando todas as dvidas com que entrou, deve portanto estar ciente de que sua "experincia" no teve nada de espiritual e consistiu apenas de uma excitao neuronal momentnea. Mas que nada tenha tido de espiritual no quer dizer que seja nula do ponto de vista dos efeitos espirituais que dela podem resultar para o sujeito do experimento, que neste caso se diria mais propriamente sua vtima. Pois uma das marcas caractersticas da pseudo-espiritualidade precisamente o contraste pattico entre a intensidade psquica hipertrfica das vivncias subjetivas e o seu resultado cognitivo dbio ou irrelevante. Que para pessoas muito presas s limitaes da percepo pragmtica vulgar uma experincia desse tipo possa ter s vezes um impacto desestruturante, eventualmente benfico pelo fato de abrir seu pensamento concepo de possibilidades mais amplas de conhecimento, coisa que no se pode negar. Mas, de um lado, esse efeito consiste apenas numa oportunidade de mudar de opinio, o que est longe de ter qualquer alcance espiritual por mnimo que seja, e, de outro lado, o mesmo resultado pode advir de qualquer experincia inusitada, como uma doena grave, um perigo de morte ou uma paixo amorosa intensa.

3 de 5

15/4/2009 18:23

Uma experincia com o Santo Daime

http://www.olavodecarvalho.org/textos/daime.htm

Uma poca em que essas experincias, por si, adquirem o prestgio do "espiritual" (ao ponto de a inevitvel constatao da sua inocuidade servir de argumento em favor do materialismo), uma poca em que uma mentalidade pueril se assenhoreou de todas as conscincias, dividindo-as entre uma credulidade sonsa e uma suspiccia apedutica, que no podem sair do materialismo puro e simples seno para cair naquilo que o Dalai-Lama chamou "materialismo espiritual", e do qual certamente a proposta do Santo Daime amostra tpica e inconfundvel. Nunca demais lembrar que, se para as classes letradas de hoje essas questes de espiritualidade so uma selva selvaggia onde s penetram a medo e com emoes de novias setecentistas ante um livro picante, outras culturas, antes da nossa, tiveram extensa prtica nesses domnios e deixaram seus conhecimentos registrados em obras que um homem informado, se deseja opinar nessa rea, no deve ignorar. A tipologia das experincias interiores, por exemplo, assunto arquiconhecido dos que se dedicam a estudos teolgicos, mesmo dentro do campo catlico que no est a uma distncia inacessvel do nosso meio, mas ao qual tantos hoje sonegam ateno por presumir, ingenuamente, que por milagre nasceram providos de um nvel de conscincia superior que remete a uma desprezvel "idade das trevas" toda a tecnologia espiritual das pocas que tiveram uma, e principalmente (argh!) a catlica. Para tirar dessa iluso quem nela esteja. recomendo a leitura de um manual elementar que ainda umas dcadas atrs era estudado em todos os seminrios, e que versa sobre o "discernimento dos espritos", isto , a cincia de distinguir a fonte humana ou biolgica, anglica ou demonaca de nossas "experincias" interiores. Trata-se de Les Phnomnes Mistiques Distingus de leurs Contrafaons Humaines et Diaboliques, de Mons. Albert Farges, Paris, Maison de la Bonne Presse, 1920. O fenmeno Leonardo Boff, por exemplo, explica-se inteiramente pela supresso desse tipo de estudos do programa dos seminrios. H milhares de obras similares de origem budista, islmica, judaica etc., atestando a existncia de um consenso mundial a

4 de 5

15/4/2009 18:23

Uma experincia com o Santo Daime

http://www.olavodecarvalho.org/textos/daime.htm

respeito das estruturas do universo espiritual, e uma gigantesca antologia foi reunida por Whitall N. Perry em A Treasury of Traditional Wisdom, Pates Manor, Bedfont, Middlesex, Perennial Books, 1981, a cujo estudo seria bom que o sr. Otvio Frias Filho - ou qualquer outro interessado - se dedicasse atentamente antes de se entregar a novas "experincias".

Olavo de Carvalho

06/06/00

Home - Informaes - Textos - Links - E-mail

5 de 5

15/4/2009 18:23

Вам также может понравиться