Вы находитесь на странице: 1из 5

Caractersticas principais dos materiais condutores

Introduo Materiais so as substncias com as quais se produz objetos ou coisas, e os Materiais Eltricos so utilizados na fabricao de mquinas, equipamentos e dispositivos eltricos. Entender como as propriedades qumicas, eltricas, fsicas, trmicas, ticas, mecnicas, a disponibilidade e o custo se relacionam no projeto e na seleo.

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS DOS MATERIAIS CONDUTORES Condutividade ou resistividade eltricas Coeficiente de temperatura e condutividade trmica A condutividade trmica de metais e suas ligas Tenso de contato e fora termoeltrica nos metais O efeito Hall
Aumento da confiabilidade, Reduo de custo de fabricao, Reduo do custo de manuteno. Materiais Condutores Os materiais condutores so caracterizados por diversas grandezas, dentre as quais se destacam: condutividade ou resistividade eltrica, coeficiente de temperatura, condutividade trmica, potencial de contato, comportamento mecnico, etc. Os principais materiais de elevada condutividade eltrica so os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos, e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores enrolamentos de mquinas eltricas e transformadores, etc. Por outro lado, em determinadas aplicaes, tambm h interesse em materiais, normalmente ligas, de alta resistncia, para fins de fabricao de resistncias, aparelhos de calefao, filamentos para lmpadas incandescentes, etc. Quando a temperatura em um material condutor aumentada, as partculas vibram interferindo nos movimentos dos eltrons. Uma tal influncia causa perdas nos deslocamentos dos eltrons e, conseqentemente, aquecimento do corpo condutor. Traando-se a curva caracterstica temperatura-resistncia, nota-se que ela no obedece em toda sua extenso a uma relao constante de ordenadas e abscissas.

Representao da variao da resistncia R em funo da temperatura T. De interesse prtico o setor reto da caracterstica (trecho AB). Materiais de Elevada Condutividade: Os metais so elementos qumicos que formam slidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e, quando polidos, bons refletores de luz. A maioria dos metais fortes, dcteis, maleveis e, em geral, de alta densidade. Cobre e Suas Ligas

O cobre apresenta as vantagens a seguir, que lhe garantem posio de destaque entre os metais condutores. 1. Pequena resistividade. Somente a prata tem valor inferior, porm o seu elevado preo no permite seu uso em quantidades grandes, 2. caractersticas mecnicas favorveis, 3. baixa oxidao para a maioria das aplicaes. O cobre oxida bem mais lentamente, perante elevada umidade, que diversos outros metais; esta oxidao, entretanto, bastante rpida quando o metal sofre elevao de temperatura; 4. fcil deformao a frio e a quente: relativamente fcil reduzir a seo transversal do cobre, mesmo para fios com fraes de milmetros de dimetro.

Alumnio e Suas Ligas O alumnio o segundo metal mais usado na eletricidade, havendo nos ltimos anos uma preocupao permanente em substituir mais e mais as aplicaes do cobre pelo alumnio, por motivos econmicos. Alguns aspectos, baseados principalmente no custo (mesmo levando em conta compensaes no dimensionamento das partes condutoras) e produo nacional maior do alumnio, tm levado a crescente preferncia pelo alumnio, cujo maior problema a sua fragilidade mecnica e sua rpida, porm no profunda oxidao. A prxima Tabela apresenta uma comparao de algumas caractersticas do cobre e o alumnio.

Chumbo (Pb) O chumbo um metal de colorao cinzenta, com um brilho metlico intenso quando no oxidado. Sua oxidao superficial , porm, bastante rpida. Nas aplicaes eltricas, freqentemente encontrado, reduzido a finas chapas ou folhas, como nas blindagens de cabos com isolamento de papel, acumuladores de chumbo-cido e paredes protetoras contra a ao de raios X. Ainda o chumbo encontrado em elos fusveis e em material de solda. Nas ligas, o chumbo encontrado junto com antimnio, telrio, cdmio, cobre e estanho, adquirindo assim elevada resistncia mecnica e vibrao, ficando, porm prejudicada a resistncia corroso.

Ouro (Au) Esse metal, que apresenta uma condutividade eltrica bastante boa, destaca-se pela sua estabilidade qumica e pela conseqente resistncia a oxidao, sulfatao, etc. Tambm suas caractersticas mecnicas so adequadas para uma srie de aplicaes eltricas, havendo porm a natural limitao devido ao seu preo.

Platina (Pt) Ainda na famlia dos metais nobres, encontramos a platina, que tambm bastante estvel quimicamente. relativamente mole, o que permite uma deformao mecnica fcil, bem como sua reduo a folhas, com espessuras de at 0,0025mm, ou a fios finos, com dimetro de at 0,015mm ou ainda menores atravs de processos especiais. Devido s suas propriedades antioxidantes o seu uso eltrico encontrado particularmente em peas de contato, anodos, fios de aquecimento. o metal mais adequado para a fabricao de termoelementos e termmetros resistivos at 1000oC, pois at essas temperaturas no sofre transformaes estruturais, fazendo com que a resistividade varie na mesma proporo da temperatura.

H ainda vrios outros materiais: Estanho (Sn), Mercrio (Hg), Zinco (Zn), Cdmio (Cd), Nquel (Ni), Cromo (Cr), Tungstnio (W)

Вам также может понравиться