Вы находитесь на странице: 1из 156

2

- AGRADECIMENTOS -

- CAPA E DIAGRAMAO -

Design Grfico com Arte! Agradeo, A Me Terra por me permitir estar neste barco vivo no melhor momento da histria da humanidade. A minha famlia, especialmente minha me que faz o melhor suco vivo do mundo. A minha filha Olivia por existir e gostar tanto do suco da vida. A Professora Ana Branco (Projeto Biochip) e sua irm Maria Luiza (Projeto Terrapia) por mudarem a vida de milhares de pessoas com suas variaes de suco vivo to especiais. A Ana Paula por me oferecer os sucos vivos mais afrodisacos do planeta. A Clio Mesquita Jnior por gostar tanto de suco que criou este livro e ainda colocou meu nome nele.
www.sucovivo.com

- CAPA E DIAGRAMAO -

Design Grfico com Arte!

Criao, diagramao, tratamento de imagem: adesivos decorativos, capas (livros, revistas e trabalhos), anncios, folhetos, revistas personalizadas, projetos de livros para produo independente, retoque e tratamento de imagens e qualquer outra idia que voc quiser levar para o papel ou deixar em verso digital!

Entre em contato: Clio Mesquita Jnior Tel.: (11) 3507-5852 | Cel.: (11) 8481-0252 e-mail: celiomesquitajunior@gmail.com
www.sucovivo.com

Projeto Comida Ecolgica http://www.comidaecologica.com.br Inscreva-se em nosso site e tenha acesso grtis: 1o - Apostila com 20 receitas vivas: formato PDFf, voc pode imprimir e enviar para seus amigos. 2o - Acesso ao nosso livro de receitas on-line: todo ms adicionamos novas receitas. 3o - Acesso ao nosso Clube Sade: Clube Sade uma rea especial do nosso site onde voc poder acessar, vdeos, receitas, arquivos de audio, tudo sobre alimentao viva ecolgica. 4o - Acesso as gravaes de nossos cursos presencias: Gravaes em vdeo, audio mp3, e receitas dos cursos. 5o - 4 receitas todo ms no seu e-mail: todo ms enviamos novas receitas para voc. Sucos, leite de nozes, saladas e etc. 6o - Acesso nossa comunidade Comida-Viva: voc poder ver mais de 300 dvidas j respondidas, e tirar todas suas dvidas sobre alimentao crua, viva, vegana, ecolgica. 7o - Tabela de germinao.
www.sucovivo.com

Daniel tomou a firme deciso de no se contaminar com as iguarias... que se nos dem legumes a comer e gua a beber. Ao trmino dos dez dias, viu-se que eles tinham melhor aparncia... Dn 1, 12-15 Bblia Sagrada

Sobre o autor: Daniel Francisco de Assis formou-se em Engenharia Ambiental e durante seu curso conheceu o Projeto BIOCHIP e o projeto Terrapia que mudaram sua vida. Quando terminou sua monografia de final de curso que tratava o tema - compostagem caseira - percebeu que, alimentar-se de forma saudvel tambm ecolgico. Desenvolveu trabalhos relacionados com alimentao natural no Reino Unido, Espanha e Ilhas Canrias e Espanha. Atualmente, mora no Brasil. Trabalhou em trs SPAs, onde esta forma de se alimentar a base para os menus. Dedica-se a dar cursos presenciais e tambm cursos virtuais na pgina web: http://www.comidaecologica.com.br

www.sucovivo.com

Conhea um pouco mais sobre o Projeto Comida Ecolgica: Nossos Livros de Receitas: http://www.sucovivo.com/visite/link1/ Participe de nossos Tele-Seminrios, grtis: http://www.sucovivo.com/visite/link2/ Receba receitas ecolgicas semanalmente em seu e-mail, grtis: http://www.sucovivo.com/visite/link3/ Importante: O uso das informaes contidas neste livro de sua inteira responsabilidade. A proposta de alimentao do projeto Comida Ecolgica tem como fim uma alimentao que oferea ao planeta um menor impacto ao meio ambiente. Os benefcios para a sade de uma dieta baseada em frutas, legumes, folhas e sementes so notrios e reconhecidos pela medicina. Porm, o uso do contedo deste livro para curas ou soluo de problemas de sade no recomendado sem a superviso de um mdico ou nutricionista.

www.sucovivo.com

Ateno: Todos os direitos reservados. proibida a reproduo total ou parcial deste contedo. Este material faz parte do site do Projeto Comida Ecolgica. Se voc recebeu este exemplar por e-mail ou foi convidado(a) a acessar este material em nossa web, solicitamos avisar-nos, pois, esta considerada uma cpia ilegal, caracterizando crime, sujeito Legislao que rege os Direitos Autorais.

Sobre os links: mais informaes estaro disponveis nos links mencionados ao longo do livro. Para acess-los, basta digitar tal como aparecem, prestando ateno no ponto de interrogao. Este livro contm links no formato: http:// www.sucovivo.com/visite/link1/ (de 1 at 20), que levam a textos para aprofundar mais seu conhecimento sobre suco vivo. Digite na barra de endereos de seu navegador: www.sucovivo.com/visite/link1/ (certo) www.sucovivo.com/visite/link1 (errado, pois no colocou a barra inclinada no final do endereo).

www.sucovivo.com

- INTRODUO O Projeto Comida ecolgica tem como principal inspirao promover uma alimentao que tenha estes princpios: Cru - Vegano - Maduro - Orgnico - Fresco - Integral Levando em conta claro o mundo real que nem sempre possvel seguir estes princpios ao p da risca, mas deixamos claro que depois de viver 6 anos o movimento comida natural, trabalhar em 3 spas temos certeza que se voc puder seguir esta forma de se alimentar perceber grandes benefcios em sua sade. Cru O conceito cru se apresenta como um modelo de alimentao que no processa, termicamente, seus ingredientes temperatura superior a que comprometa a atividade enzimtica. Em alguns livros recomenda-se 40o C outros 50oC, eu fico com 37o C (graus centgrados) que a temperatura corporal. Lembrando que, se o nosso corpo tiver sua temperatura elevada acima de 46oC, levanos morte, o mesmo acontece com as enzimas digestivas. Os alimentos, quando cozidos, perdem suas enzimas digestivas, que diminuem sua atividade dificultando a digesto dos alimentos. O efeito mais claro disso a
www.sucovivo.com

sensao de peso quando comemos, sentimo-nos cansados e sentimos que precisamos de uma sobremesa para nos dar fora para seguir trabalhando, mas esta fora que o acar oferece tambm no resolve o problema e nos faz sentir ainda mais cansados quando o efeito passa. Este ciclo que parece interminvel tende a piorar quando passamos para drogas ou misturas de drogas, como cafena, acar e chocolate. O rompimento deste ciclo comea com a mudana de hbitos - diminuir o uso de sal, pois assim nos faz comer menos, aumentar a poro de comida fresca, comer uma pea de fruta antes das refeies e uma ma como sobremesa. Escovar os dentes logo aps as refeies importante e no se esquea de usar aqueles raspadores de lngua. Voc ficar surpreso com a quantidade de muco que ainda fica mesmo depois de escovar. Termine com o uso de fio dental e evite usar higienizadores bucais, pois, so muito agressivos para seu corpo. Ser cru o fator mais importante para voc sentir os benefcios de uma dieta energizante e desintoxicante e que, realmente, vai lhe proporcionar um aumento de seus nveis de energia e de sade, como um todo. O que buscamos aqui fazer do ato de comer, um contato constante com uma verdadeira farmcia de medicamentos naturais e saudveis, assim como recomenda o Pai da Medicina - Hipcrates.
www.sucovivo.com

10

Vegano Se no existe na histria da humanidade nenhuma cultura que tenha sido completamente vegana, por que no deveramos comer produtos de origem animal? A razo no est no produto e, sim, no processo, ou seja, comer um ovo, no acarreta grandes problemas sade humana, na verdade muito poucos. O grande problema dos produtos de origem animal no est nestes e, sim, nos processos de produo. As granjas e criadouros hoje operam em nvel industrial num processo produtivo onde o lucro deve ser maximizado, desperdcios minimizados e a produo otimizada. Da o uso excessivo e indiscriminado de alimentos no-naturais ou, geneticamente modificados, medicamentos, vacinas, antibiticos para controlar doenas, sempre visando acelerar o processo de engorda, com o intuito de aumentar ou, evitar perdas, na produo. Maduro No muito importante, mas ajuda saber a melhor hora de se comer certos alimentos, buscando facilitar a digesto. Muitas das vezes, por questes econmicas, os produtos so lanados no mercado, ainda verdes. Saber
www.sucovivo.com

11

reconhecer quando est maduro, ou no, deveria ser uma tcnica natural, normal e de conhecimento de todos ns. Mas, por questes culturais, algumas crianas chegam juventude sem ter provado algum alimento cru ou, sequer, sabem descascar uma laranja. Sendo assim, vamos apresentar algumas dicas para que seus pratos ecolgicos sejam saborosos e que voc possa, cada vez mais, alimentar-se de forma natural. Orgnico Relativamente difcil, mas temos notcias boas - o movimento orgnico vem crescendo e ocupando, cada vez mais, o lugar de destaque nas prateleiras dos supermercados. uma tendncia mundial, mas no Brasil ainda est muito lento. O movimento de produo orgnica segue na contra mo das grandes potncias produtoras de sementes e adubos. Fresco e Integral O problema que, em alguns casos, ser cru no , necessariamente, fresco ou integral, sendo assim, o Projeto Comida Ecolgica incentiva o consumo de alimentos que estejam o mais prximo possvel do seu estado natural, pois a condio ideal para ser ingerido, facilitando o processo digestivo e aumentando a absoro de nutrientes.
www.sucovivo.com

12

Suplementos alimentares podem at ser crus, mas no, necessariamente, frescos ou integrais; algas marinhas podem ser cruas, porm no so frescas, sendo assim, questione seu consumo, no somente pelo preo elevado, mas porque seu corpo ter que trabalhar mais para poder digerir. Ser um alimento integral significa que no foi seco, torrado, desidratado, enfim, processado, isto , encontrase em seu estado original - in natura. O Projeto Comida Ecolgica no entra na questo nutricional, pois pode ser que o ovo tenha uma grande quantidade de nutrientes importantssimos para a sade humana, ou que a carne de frango tenha protenas em quantidades necessrias ao organismo humano. O foco que damos em nosso projeto a linha ambiental, ou seja, a quantidade de energia gasta para produzir um quilo de protena animal muito maior que a despendida para se produzir um quilo de protena vegetal, nas mesma condies tcnicas e nutritivas. A nossa filosofia no contra o consumo de carnes, ovos, ou derivados de leite, pois sabemos que existem muitas formas de se alimentar usando estes produtos, porm, de forma ecolgica.

www.sucovivo.com

13

Cuide de voc e, automaticamente, estar cuidando do planeta! Vantagens de uma alimentao ecolgica O alimento que comemos, a forma como o preparamos, bem como o processo pelo qual ele passa quando de sua produo, influem e impactam o nosso meio ambiente interno e externo. O Interno nosso corpo, com seus 100.000.000.000.000 (cem trilhes) de clulas vivas, que vivem em perfeito equilbrio, quando permitimos. So os nossos rgos e sistemas como o digestivo, o de defesa, o de absoro de nutrientes, etc. O Externo o nosso bairro, nossa cidade, o nosso planeta. Vrios resultados podem ser obtidos com a alimentao ecolgica. Dentre os mais comuns, temos: - Melhora os odores do corpo; - Proporciona melhor qualidade do sono; - Ajuda a perder peso; - Melhora o sistema imunolgico; - Beneficia a pele e os cabelos;
www.sucovivo.com

14

- Proporciona aumento de energia e vitalidade; e - Intensifica a disposio fsica e mental. Tabaco, lcool, poluio e agrotxicos so grandes agressores, impedindo-nos de utilizar a nossa energia para a auto-cura, que um processo intrnseco em nosso corpo. O corpo adquire energia a partir da ingesto de alimentos. Todavia, esta consumida no processo de digesto desses mesmos alimentos. O dispndio de energia ser tanto maior, quanto mais desconhecidos para o corpo forem os produtos a serem digeridos, como por exemplo, a lactose do leite de origem animal, gorduras queimadas em alimentos que passaram por processo de fritura, alimentos misturados com bebidas alcolicas ou muito processados, conservantes qumicos, resduos de pesticidas ou agrotxicos nos alimentos, etc. Enfim, toda a gama de elementos qumicos que alteram a estrutura natural dos alimentos. Pelo fato de consumir tanta energia neste processo para eliminar as toxinas, a auto-cura normal e biolgica se tornar invivel e, assim, envelhecemos mais rapidamente. Essa alimentao no milagrosa, mas o nosso corpo sim. Ele capaz de corrigir, reorganizar e curar todos os desequilbrios que provocamos.
www.sucovivo.com

15

Porm, o excesso de desequilbrio leva o corpo a priorizar onde vai gastar a energia. Na reparao do que est se oxidando ou, na proteo dos novos "ataques". Outro fator positivo seria o estoque natural de antioxidantes. A dieta ocidental tem um percentual baixssimo de antioxidantes, visto que, pobre em frutas e legumes, sua fonte primordial. Nas dietas carnvoras ou baseadas em leites, queijos, pes, doces e bebidas alcolicas esto praticamente ausentes as substncias que protegem o nosso corpo das reaes naturais da oxidao, processo impossvel de se evitar, j que estamos inseridos em uma atmosfera composta de oxignio e nitrognio. Uma vez que enchemos nossos corpos com antioxidantes naturais, como a vitamina C, presente em folhas verdes e frutas, por exemplo, fazemos com que o oxignio presente na atmosfera no reaja com nosso corpo e, sim, com estes antioxidantes. Lembrando que os vegetais so os alimentos que tm a maior proporo de nutrientes por caloria, do que qualquer outro alimento de origem animal. Sendo assim, estamos tambm fornecendo ao nosso corpo doses elevadas de nutrientes, incentivando-o, ainda mais, que se ocupe em se autorecuperar. fato que, pessoas que se alimentam bem tm um aspecto mais jovem que pessoas da mesma idade que bebem, fumam e no se alimentam devidamente.
www.sucovivo.com

16

Quando permitimos ao nosso corpo se auto-equilibrar passamos a dormir menos e melhor. Passamos a respirar melhor, pois nossas vias respiratrias esto mais limpas. Melhorando a nossa respirao, ganhamos mais energia. Geramos fios de cabelo novos e perfeitos. A nossa capacidade de concentrao aumenta. todo um conjunto de melhoras que notamos e vivenciamos, a cada dia que trocamos um prato de torradas, manteiga e caf, por um suco de ma, cenoura, couve, sementes de girassol, acelga; quando substitumos um cigarro por um copo de gua de coco; uma torta de chocolate, chantili, nata, creme, acar, farinha e glten por um prato de frutas, como jantar. Podemos perceber isto quando cortamos nossa pele. Dentro de poucos dias, est completamente curada e, dependendo da profundidade, no se nota nada. Quando deixamos nosso corpo em paz ficamos mais fortes e protegidos e, este corpo capaz de se prevenir contra muitas doenas ou quase todas. O que no podemos esquecer que somos seres pensantes, passveis de sentimentos, pensamentos, emoes e sujeitos a influncias externas. Uma sade perfeita est baseada na sade social, espiritual, nutricional e fsica. Cuidar apenas de uma delas no gera resultados completos e duradouros.
www.sucovivo.com

17

Alimentao ecolgica, por qu? A maioria dos resduos gerados, por esta dieta, biodegradvel. Sua produo requer menos energia. A quantidade de recursos naturais envolvidos menor. O consumo de gua chega a ser 30 vezes maior para produzir um quilo de carne do que um quilo de vegetais. Por mais que no sigamos esta linha de nutrio, tal fato tem que ser levado em conta, pois a dieta ecolgica a dieta que oferece melhor relao nutrientes / caloria que qualquer outra. Considerando este fator, entendemos que gastamos menos, produzimos mais, alimentamo-nos melhor, nutrimo-nos mais. Podemos substituir um copo de leite de origem animal por um copo de leite de amndoas, por exemplo, ou de soja, que tm as mesmas quantidades de protena que o de origem animal.

www.sucovivo.com

18

- 0S 10 MANDAMENTOS DO SUCO VIVO 1o Mandamento: Frutas, Sementes e Vegetais, de preferncia Orgnicos. 2 o Mandamento: Usar frutas da estao e maduras. 3 o Mandamento: Sempre que for colocar vegetais ou frutas duras, corte em pedacinhos pequenos para no estragar o seu liquidificador. 4o Mandamento: Varie sempre os tipos de folhas. Evite colocar mais do que 3 tipos diferentes de folhas verdes no suco. 5 o Mandamento: Voc pode substituir qualquer uma das sementes, folhas ou frutas nas receitas, pela qual tiver disponvel no momento. 6 o Mandamento: Use apenas sementes germinadas. 7 o Mandamento: Faa o suco com amor, tranquilidade e respeito, pois ele vai salvar a sua vida. 8o Mandamento: Tome 6 copos de suco por dia e voc vai aprender a voar. 9o Mandamento: Germine o que for usar, evite guardar sementes germinadas na geladeira. 10o Mandamento: Todos os ingredientes do suco so crus.
www.sucovivo.com

19

- DICAS Equipamentos Um bom liquidificador ajuda. 800 Watts uma boa potncia. Caso no possa adquirir um profissional, corte sempre os vegetais em pedaos pequenos. Suplementos Os suplementos desde que sejam naturais e de preferncia o alimento completo e no partes, possibilitam que os resultados positivos apaream mais rpidos e de forma mais duradoura a fim de motivar voc a continuar se alimentando de forma saudvel. Exemplo de fonte errada de vitamina C - Suplemento de vitamina C Exemplo de fontes certas de vitamina C - Acerola, Camucamu desidratados. Dicas de uso dos suplementos: voc vai estipular a freqncia de uso. Argila: Coloque no suco vivo, uma colher de ch rasa. (fonte de minerais).
www.sucovivo.com

20

Gelia real: Uma pontinha de baixo da lngua em jejum (fonte de minerais). Espirulina: Use no suco verde, uma colher de ch. (fonte de B12 e protenas). Plen: Use na salada lquida, uma colher de ch rasa. (fonte de protenas). Gramas: Como elas demoram a estarem prontas para colher, comece 30 dias antes. Se voc mora em um clima quente pode comear 20 dias antes. Mel: Evite usar mel, pois vamos estar com os nveis de acar bastante altos, nada grave, nesta dieta a maior fonte de calorias ser proveniente do acar das frutas. O que uma excelente escolha. Pois a melhor fonte de carbohidrato para nosso corpo, a que menos altera ndice de glicose no sangue, conseqentemente nvel de insulina no desequilibrado e o seu efeito energtico o que mais dura e o que nico que no causa efeito inverso depois de um tempo, ou seja, no faz com que o nvel de glicose seja menor do que estava antes. Este efeito conhecido nas festas de crianas onde depois do parabns as crianas comem bolo e docinhos cheio de acar, elas comeam a gritar e correr como loucos e depois comeam a chorar por qualquer coisa.
www.sucovivo.com

21

Qual semente germinada pode usar? Existem duas maneiras de usar sementes germinadas: - Coadas (no suco de luz, ou leite de sementes), sementes de casca que so a grande maioria. Bata no liquidificador e coe, depois use o lquido gerado para fazer o suco verde. - Sem coar, sero as sementes sem casca como: linhaa, girassol, gergelim. O que mais podemos usar a fim de potencializar os efeitos do suco vivo? - Gelia real em jejum (prove para saber se tem alergia) - Argila comestvel - Chs de ervas ao longo do dia, nunca ferver a gua junto com as ervas, nunca deixar ferver a gua. Aquecer a gua at comear a sair vapor, desligar o fogo, colocar as ervas e tomar em seguida. - Suplementos de algas marinhas como espirulina, kelp e outras.
www.sucovivo.com

22

O que comprar para o lanche da tarde ou lanche da manh? Gostaramos de lembrar que as frutas ao longo do dia so uma tima escolha, sendo assim escolha as que voc mais gosta e coma sempre que tiver fome. Trate o suco como refeio e as frutas como lanches. Se voc est buscando uma desintoxicao intensa, substitua as frutas como lanche por vegetais. (aipo, pepino, tomate, pimento, abobrinha, etc.). O acar das frutas considerado um inimigo nos spas de desintoxicao. Se voc no consegue viver sem frutas, evite usar azeites e gorduras pois esta uma outra tcnica usada tambm nos melhores spas. A combinao destes dois elementos torna novamente o acar um problema para quem quer alcalinizar o corpo na busca de reverso de doenas.

www.sucovivo.com

23

- EVANGELHO ESSNIO DA PAZ "Bem-aventurados sois vs, que tendes fome da verdade, pois eu vos satisfarei com o po da sabedoria. Bem-aventurados sois vs, que bateis, pois eu vos abrirei a porta da vida. A Me Terrena e eu somos um. Ela d o alimento da vida a todo meu corpo. Vossa Me est em vs, e vs estais nela. Ela vos deu luz: ela vos d a vida. Foi ela quem vos deu o vosso corpo, e a ela, um dia, o devolvereis. O sangue que corre em ns nasceu do sangue de nossa Me Terrena. O sangue dela cai das nuvens; salta das entranhas da terra; murmura nos riachos das montanhas; flui, amplo, nos rios das plancies; dorme nos lagos; enfurece-se, poderoso, nos mares tempestuosos. O ar que respiramos nasceu do hlito de nossa Me Terrena. Seu hlito azul nas alturas dos cus; sussurra nos topos das montanhas, cicia nas folhas da floresta, cresce sobre os trigais; dorme nos vales profundos; arde no deserto.

www.sucovivo.com

24

A dureza dos nossos ossos nasceu dos ossos de nossa Me Terrena, das rochas e das pedras. Eles permanecem nus debaixo dos cus e nos cimos das cordilheiras; so como gigantes adormecidos nas encostas das montanhas, como dolos erguidos no deserto, e esto ocultos na profundeza da terra. A brandura da nossa carne nasceu da carne de nossa Me Terrena; cuja carne se faz amarela e vermelha nos frutos das rvores e nos alimenta nas leiras dos campos. Nossas vsceras nasceram das vsceras de nossa Me Terrena e esto escondidas dos nossos olhos, como as profundezas invisveis da terra. A luz de nossos olhos e a audio de nossos ouvidos nasceram das cores e sons de nossa Me Terrena, que nos envolvem como as ondas do mar envolvem o peixe, como o ar turbilhonante envolve o pssaro. Em verdade vos digo, o Homem o filho da Me Terrena, e dela recebeu o Filho do Homem todo o seu corpo, assim como o corpo de uma criancinha recmnascida nasce do ventre de sua me. Em verdade vos digo, estais unidos Me Terrena; ela est em vs, e vs estais nela. Dela nascestes, nela viveis e a ela retornareis.

www.sucovivo.com

25

Obedecei, portanto, s suas leis, pois s vive muito e feliz quem honra sua Me Terrena e lhe cumpre as leis. Pois o vosso hlito o hlito dela; o vosso sangue o sangue dela; os vossos ossos so os ossos dela; a vossa carne a carne dela; as vossas vsceras so as vsceras dela; os vossos olhos e os vossos ouvidos so os olhos e os ouvidos dela. Mas eu vos digo: No mateis nem homens, nem animais, nem o alimento que vai para a vossa boca. Pois, se comerdes comida viva, a mesma vos vivificar, mas se matardes a vossa comida, a comida morta vos matar tambm. Pois a vida s vem da vida, e da morte s vem a morte. Tudo o que mata os vossos alimentos, mata-vos o corpo tambm. E tudo que mata o vosso corpo tambm mata a vossa alma. E o vosso corpo se torna o que so os vossos alimentos, como o vosso esprito se torna o que so os vossos pensamentos. Portanto, no comais coisa alguma que o fogo, a geada ou a gua tenham destrudo. Pois os alimentos queimados, congelados e apodrecidos tambm queimaro, congelaro e apodrecero o vosso corpo. No sejais como o agricultor nscio que semeou em suas terras sementes cozidas, congeladas e podres.
www.sucovivo.com

26

Pois, chegou o outono e seus campos no deram nada. E grande foi a sua aflio. Mas sede como o agricultor que semeou em seu campo sementes vivas, e cujo campo produziu espigas vivas de trigo, que renderam cem vezes mais do que o custo das sementes que ele plantara. Pois em verdade vos digo, vivei apenas no fogo da vida e no prepareis os vossos alimentos com o fogo da morte, que vos mata a comida, o corpo e a alma tambm. O fogo da vida est em vs, no vosso sangue e no vosso corpo. O fogo da morte, este o fogo que arde fora do vosso corpo, e mais quente que o vosso sangue. Com o fogo da morte cozeis vossos alimentos em casa e nos campos. Em verdade vos digo, o mesmo fogo que destri a vossa comida e o vosso corpo, igual ao fogo da maldade, que devasta os vossos pensamentos, devasta o vosso esprito. Pois o vosso corpo o que comeis, como o vosso esprito o que pensais. No comais nada, portanto, que um fogo mais forte do que o fogo da vida tenha matado. Por conseguinte, preparei e comei todos os frutos das rvores e todas as relvas dos campos. Pois todos so alimentados e amadurecidos pelo fogo da vida; todos so ddivas dos anjos de nossa Me Terrena. No
www.sucovivo.com

27

comais nada, porm, a que s o fogo da morte d sabor, pois este de Satans. E no dia em que os filhos dos homens se tornam escravos, em pagamento lhes arrebata todas as coisas que a Me Terrena lhes prodigalizou. Tira-lhes o alento, o sangue, os ossos, a carne, as vsceras, os olhos e os ouvidos. E o alento do Filho do Homem torna-se curto e abafado, doloroso e ftido, como o bafo dos animais impuros. E o seu sangue torna-se grosso e malcheiroso, como a gua dos pntanos, coagula-se e escurece, como a noite da morte. E seus ossos endurece e ficam nodosos; dissolvem-se por dentro e quebram-se em pedaos, como a pedra que cai sobre uma rocha. E sua carne torna-se gorda e aquosa, apodrece e putrefaz-se, com feridas e tumores que so uma abominao. E suas vsceras se enchem de imundcies execrveis, com correntes de deteriorao que escoam lentamente; e multides de vermes abominveis ali habitam. E os seus olhos se embaam, at que a noite escura os amortalhe, e os seus ouvidos ficam tapados, como o silncio da sepultura. E, por derradeiro, o filho do homem perde a vida. Pois no cumpriu as leis de sua Me. Em conseqncia disso, so lhe tirados todos os dons da Me Terrena: alento, sangue, ossos, carne, vsceras, olhos e ouvidos e, depois de tudo o mais, a vida com que a Me Terrena lhe coroou o corpo.
www.sucovivo.com

28

Dia vir, porm, em que o filho do homem desviar o rosto de sua Me Terrena e a atraioar, chegando a renegar a sua Me e o seu direito de primogenitura. Logo a estar vendendo como escrava, e a carne dela ser devastada, seu sangue poludo, sua respirao sufocada; ele levar o fogo da morte a todas as partes do reino dela, e sua fome lhe devorar todas as ddivas e deixar em seu lugar apenas um deserto. Todas essas coisas sero perpetradas por ignorncia da Lei, e assim como o homem que morre lentamente no sente o malcheiro do prprio odor, assim o Filho do Homem ser cego verdade: e assim como ele saqueia, devasta e destri sua Me Terrena, assim tambm saqueia, devasta e destri a si. Pois ele nasceu de sua Me Terrena, est unido a ela e tudo o que faz sua Me, faz tambm a si mesmo.
Extrado do Evangelho Essnio da Paz - Traduzido do aramaico por Edmond Bordeaux Szekely.

www.sucovivo.com

29

- NDICE -

Introduo ............................................................... 08 guas ........................................................................ 30 Sucos de grama ........................................................ 34 Suco de luz do Sol .................................................... 39 Green Smoothie - vitamina verde ....................... 58 Suco ecolgico ......................................................... 80 Green Juice - suco verde ...................................... 91 Anexo I - Leite ecolgico ........................................ 95 Anexo II - Germinao de sementes .................... 110 Anexo III - Panelas Furadas ................................. 132 Guia de compras .................................................... 143

www.sucovivo.com

30

- GUAS -

www.sucovivo.com

31

guas - Receita no 1 Ingredientes: - 1 colher de ch de mel - 1 (suco de um limo) - 2 cm de pimenta dedo de moa - 1 cm de gengibre - 1 litro de gua Forma de preparo: Bater todos os ingredientes em um liquidificador e depois passar por uma peneira de leite mdia, colocar em uma jarra. Dicas: 1-) Esta receita para as pessoas que tm a manh livre, pois ao acordarem podem fazer esta receita e depois o suco. 2-) Tomar todo o contedo aos poucos, do lado de fora da casa (para quem mora em apartamento, tente ficar na janela e se tiver o privilgio de ver o Sol, deixe a luz bater no seu rosto. Respire lenta, mas profundamente). 3-) Este lquido perfeito para quem quer ficar um
www.sucovivo.com

32

dia s bebendo gua. Neste caso, recomendamos usar menos mel, para elevar a taxa de glicose no sangue e quando ela cair, vai fazer voc sentir fome. 4-) Procure usar a melhor gua disponvel, preferencialmente de uma nascente, isto seria o mais importante para um jejum de 24+8 horas de gua. guas - Receita no 2 - Vinho de Deus Ingredientes: - 1/4 Limo - 1 uva (cacho) - 1 cm de gengibre Forma de preparo: Em um pilo, amasse com casca, semente e todos os ingredientes. Em uma jarra com 1 litro de gua, misture todos os ingredientes com uma colher. Dica: Passe por uma peneira as fibras e tome em intervalos de 10 minutos.

www.sucovivo.com

33

guas - Receita no 3 - Laranja matutina Ingredientes: - 10 folhas de menta - 1 laranja - raspas da casca de uma laranja Forma de preparo: Em um pilo, amasse as folhas de menta ou hortel com um pouco das raspas da casca da laranja. Em uma jarra com 1 litro de gua, misture todos os ingredientes.

www.sucovivo.com

34

- SUCOS DE GRAMA -

Grama de trigo www.sucovivo.com

35

Suco para cavalo, boi, vaca e coelho... O que ? Bebidas preparadas, a partir de gramas de sementes. Vm se tornando cada vez mais populares. Existem dvidas sobre o assunto, a primeira seria a diferena entre grama de trigo e a clorofila. A clorofila vem se tornando cada vez mais popular nas lojas de sucos da cidade do Rio de Janeiro, onde voc pode pedir para colocar no seu suco ou tomar uma dose diretamente. Clorofila uma coisa e grama de trigo outra. Clorofila um pigmento verde que se encontra nas folhas verdes. Podemos encontrar e comer ou beber clorofila de diversas formas. O mais importante que devemos extrair a clorofila de folhas comestveis, pois, junto com ela podem vir toxinas que causam um efeito totalmente contrrio. A grama de trigo se tornou popular atravs de uma linha de alimentao chamada crudivorismo, adotada pelo projeto Comida Ecolgica. Uma mdica americana popularizou seu uso atravs de pesquisas feitas por mdicos ingleses, a partir da teoria
www.sucovivo.com

36

de que a molcula da clorofila muito parecida com a molcula da hemoglobina. E como precisamos muito do pigmento vermelho do sangue, seria perfeito ingerir o nutriente em seu estado mais puro e melhor de ser absorvido. A grama de trigo de fato muito interessante, pois capaz de absorver uma grande quantidade de nutrientes do solo em que est plantada. Sendo assim a qualidade do solo muito importante para que ela tenha as propriedades pretendidas. A grama de trigo tornou-se alvo de naturistas pelo fato de ser um beb vegetal. Cheia de energia vital, vitaminas, minerais e clorofila. O seu uso dirio apresenta uma tima fonte de vitaminas e antioxidantes, protenas e no nosso caso as vitaminas B12 e B17; estas duas ltimas justificam o fato de serem populares nos SPAs e casas de tratamento de sade intensivo. Uma vez que a B17 encontrada apenas em trs vegetais, sendo a grama de trigo a melhor delas. B17 uma vitamina que atua na preveno de cnceres. Pesquisas mdicas srias acreditam que junto semente da ma e a do caroo de pssego esto os melhores alimentos para uma dieta desintoxicante. Sendo assim, oferecemos s pessoas que quiserem
www.sucovivo.com

37

provar, esta dose de sade em nossa semana detox. Sementes que fazem uma tima grama: - milho de pipoca - trigo - cevadinha - senna - trigo sarraceno - alpiste - maconha(?) aqui na Espanha permitida. Fumar no, comer sim! - milho Material necessrio: - 1 bandeja - 4 copos de sementes - 1 bacia - 1 regador - 1 toalha de pano - 1 peneira de plstico ou metal - 1 saco de terra orgnica (nunca vi terra inorgnica, nome comercial) Tcnica: - germinar as sementes - espalhar a terra em uma bandeja - espalhar as sementes em cima da terra - pressionar as sementes para estarem compactadas
www.sucovivo.com

38

- misturar 10% de gua marinha e 90% de gua doce para regar - molhar a toalha completamente - cobrir a bandeja por 3 dias - tirar a toalha e deixar crescer Dicas: 1-) No deixar a bandeja ao sol. 2-) Ficar atento a quantidade de gua, se no sabe cuidar de planta, faa furos na parte inferior da bandeja. 3-) Usar pouca quantidade, pois, tem o sabor muito forte. Modo de uso: Usar como ingrediente no suco de luz do sol. Consulte nosso site para assistir os vdeos: http://www.sucovivo.com/visite/link4/

www.sucovivo.com

39

- SUCO DE LUZ DO SOL -

www.sucovivo.com

40

Este suco foi responsvel pela criao do projeto Comida Ecolgica e por toda a minha trajetria pela alimentao natural. Antes de apresent-lo, vou comentar um pouco sobre o projeto. O projeto BIOCHIP foi criado pela professora de design da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC), Ana Branco. O projeto Biochip mostra como desenhar com os alimentos, trabalhar texturas, cores e formas, priorizar o alimento vivo e todas as outras fontes de informaes vitais disponveis no planeta como pedras, argilas, areia e outros. Adotamos este projeto como referncia. Os conceitos nele abordados podem, realmente, mudar sua maneira de ver o mundo. O projeto Comida Ecolgica totalmente inspirado no projeto Biochip. Caso tenha possibilidade de participar de um curso presencial, aproveite e perceber que muito mais interessante, do que um curso virtual. No projeto BIOCHIP o suco de luz do sol um dos itens de destaque, juntamente com os brotos germinados. Esta dupla pode realmente modificar sua vida, em termos de ganho de sade e qualidade de vida, pois a ingesto de nutrientes absurdamente maior, se comparada a uma refeio normal de torrada, manteiga, ch e um pedao de bolo cheio de ar. Os benefcios da incluso desse suco
www.sucovivo.com

41

em sua rotina diria sero percebidos em uma semana. Vale a pena experimentar por, no mnimo, 15 dias ininterruptos. Querendo torn-lo habitual em seu caf da manh, seguramente, ter uma tima qualidade de vida. O suco de luz do Sol tem algumas condies para ser assim chamado: - usar somente a ma como adoante - usar folhas verdes - usar sementes germinadas - ser coado - e nada mais Ingredientes (em ordem de qual ser liquidificado primeiro): 1o) Frutas: ma 2 o) Razes: batata doce, batata baroa, cenoura, beterraba, aipim, gengibre, car, inhame. 3o) Legumes: cenoura, pepino 4) Folhas: couve, acelga, espinafre, alface, guaco, almeiro, lngua de sogra, almeiro comum, serralha, saio, alfavaca, mostarda, quiabo dangola
www.sucovivo.com

42

5o) Sementes germinadas: girassol com ou sem casca, amendoim sem casca, mas com pele, alpiste com casca, linhaa. Estes ingredientes devem ser usados com cautela, ou seja, um de cada espcie classificada, para no misturar muito. 6o tem A) Folhas de rvores frutferas: maracuj, pitanga, limo, lima. 6 o tem B) Folhas de razes: cenoura, beterraba, gengibre. 6o tem C) Ervas aromticas: hortel, menta, alecrim, capim limo. 6o tem D) Ervas daninhas ou ervas selvagens: capim tiririca, quebra-pedra. Importante dica: use apenas um ingrediente de cada classificao. Problemas causados pela mistura de muitos ingredientes em um mesmo suco: - dificulta a digesto; - pode causar diarria; - dificulta a absoro de nutrientes;
www.sucovivo.com

43

- pode causar alergia ou dificultar a identificao do ingrediente causador; - torna o sabor indistinguvel perdendo assim a qualidade; Forma de preparo: Liquidificador 1-) Bater em um liquidificador a ma e os vegetais que possuem mais lquido como o chuchu, pepino, aipo (usar pepino como socador). 2-) Coar (neste livro ensinaremos voc a produzir seu prprio coador de suco de luz do sol que tambm ser chamado de panela furada. 3-) Bater novamente usando o lquido da primeira batida, juntando as folhas e as sementes germinadas. 4-) Coar. 5-) Bater novamente com o lquido da segunda batida, agora com as razes. Caso voc j tenha muito suco, coloque s um pouco, pois na verdade, s para ajudar a bater. 6-) Coar (usar panela furada nmero um).

www.sucovivo.com

44

Centrifuga 1-) Centrifugar todos os ingredientes. 2-) Usar uma parte do lquido para bater as sementes em liquidificador. 3-) Coar com panela furada nmero dois. A desvantagem que se sujam dois equipamentos a centrfuga e o liquidificador. Mas no recomendamos queimar a etapa do liquidificador, pois a est o passo mais importante. O uso de uma centrifuga pode ser interessante, caso voc disponha de um equipamento de boa qualidade, e/ ou quando precisa fazer suco para mais de quatro pessoas, caso contrrio, o liquidificador e a panela furada apresentam-se como as melhores opes. Suco de luz do sol sem semente germinada no tem o mesmo valor. Ateno: Evitar colocar pouca ma (por exemplo: uma ou duas para 6 copos de suco). No incio deve-se usar a proporo de 50% de ma e o restante de outros vegetais. medida
www.sucovivo.com

45

que voc vai se acostumando, v diminuindo a quantidade de ma, o que ser melhor para seu corpo, pois as folhas verdes tm mais nutrientes que aquela. No colocar grande quantidade de ingredientes de gosto forte, como gengibre. No colocar folhas de sabor acentuadamente forte, como rcula, agrio ou mostarda. No use ma verde. No coloque gua, pois esta diluir a intensidade do sabor e nutrientes, e far com que voc tome menos suco. Caso esteja com sabor ainda forte, coloque mais suco de ma. No use semente de gosto muito forte, como alfafa. (nunca use nabo para fazer suco, ele txico). Outras sementes que no sejam de girassol, amendoim ou alpiste, s recomendamos usar caso voc as conhea e saiba que so comestveis, mas ainda assim, prove sempre uma pequena quantidade, primeiro. No aconselhvel usar razes de sabor muito forte, em grande quantidade, como por exemplo, aipim.
www.sucovivo.com

46

Usar ervas frescas, em excesso, compromete o sabor final do seu suco. Mesmo manjerico, em pequena quantidade, no fica muito bom. Dicas para principiantes: O que fazer para no desistir da nova dieta? Procure no experimentar muitos ingredientes diferentes de uma s vez. Siga as receitas do nosso livro. So inmeras as possibilidades de variaes, mas at que voc estabelea as suas propores pessoais/ideais de todos os ingredientes, procure seguir as nossas receitas. Estas receitas rendem em torno de 4 a 6 copos. Quantidade suficiente para 1 pessoa. Adquira o hbito de tomar suco de luz de sol, como parte de sua rotina diria; os efeitos positivos em sua sade sero notados logo na primeira semana. Tome de 3 a 4 copos no mnimo e, o mximo, ser determinado pelo seu corpo. Caso queira tomar duas vezes ao dia, d um espao, mnimo, de 2 horas.

www.sucovivo.com

47

Variaes do suco de luz do Sol para 2 a 3 pessoas Para crianas: Normalmente as crianas gostam muito de sucos doces, pois gastam muita energia e assim seus corpos necessitam de nova fonte de vida. Ingredientes como batata doce, moranga, abbora, cenoura e beterraba so fontes de acar natural. Para Adultos: A grande vantagem dos sucos de vegetais a clorofila, ento a quantidade de folhas verdes de colorao escura que devem ser cada vez maiores na medida que voc adapta seu paladar a esta nova fonte de vitaminas. Respeite seu paladar, priorize fazer um suco agradvel e saboroso. Priorize o uso de folhas verdes escuras, querendo torn-lo mais doce utilize mais mas. Sempre adicione sementes germinadas e tome no mnimo 3 copos dirios. O excesso pode causar enjos.

www.sucovivo.com

48

Antes de abrir o meu spa, comecei a fazer pesquisas sobre as dietas dos melhores spas do mundo e descobri que a importncia das fibras de igual valor a uma dieta rica em nutrientes. Digamos que to importante colocar quanto tirar. E as fibras so responsveis por tirar, sendo assim penso que o suco de luz do Sol perfeito pela manh e o green smoothie perfeito pela tarde, porm para mim prefiro green smoothie tambm pela manh, caso contrrio fico com fome. A minha experincia mostra que pessoas que tm o aparato digestivo debilitado, preferem o suco de luz do sol ou o suco verde (que so coados).

Este livro oferece atualizao grtis de 1 ano. Para acess-las, visite: http://www.sucovivo.com/atualizacao/

www.sucovivo.com

49

Suco de Luz do Sol - Receita - 1: 4-6 mas, 1 pepino, 1 fatia de moranga (no morango), 1 punhado de folhinhas de capim limo (pode ser substitudo por hortel), inhame grande ou um pequeno, 1 folha de couve, 1 cm de gengibre fresco (um cubinho, caso goste de gengibre coloque mais no prximo suco e veja a diferena), 3 folhas de chicria ou couve, 1/3 batata doce, 3 folhas de beterraba, 1 punhado de sementes de girassol, 1 folha de cenoura. Suco de Luz do Sol - Receita - 2: 3 mas, pepino, 3 folhas de couve, 1 punhado de folhas de hortel, batata doce grande ou 1 pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 3: 3 mas, pepino, p de alface, molho de chicria, 2 cenouras, 1 copo de moranga cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 4: 5 mas, beterraba, 4 folhas grandes de beterraba, pepino, 3 folhas de couve, 1 punhado de folhas de hortel, batata doce grande ou uma pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas.
www.sucovivo.com

50

Suco de Luz do Sol - Receita - 5: 4 mas, 1 pepino, 1 punhado grande de folhas de espinafre, 1 punhado de folhas de hortel, batata doce grande ou 1 pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol- Receita - 6: 4 mas, 1 pepino, 1 p de alface verde escura, (no use alface roxo, tem sabor forte), 1 punhado de folhas de capim limo, 4 batatas japonesas, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 7: 5 mas, 1 pepino, 1 copo com repolho rojo picado, molho de chicria, 1 punhado de folhas de capim limo, 2 cenouras, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 8: 3 mas, 1 pepino, 4 folhas de couve, 1 punhado de folhas de hortel, 1 batata doce pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 9: 5 mas, 1 pepino, 1 p de alface, 3 folhas de chicria, 1 cenouras, 1 copo de moranga cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga.
www.sucovivo.com

51

Suco de Luz do Sol - Receita - 10: 3 mas, 1 beterraba, 5 folhas grandes de beterraba, 1 pepino, 5 folhas de couve, 2 punhado de folhas de hortel, batata doce grande ou 1 pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 11: 3 mas, 1 pepino, 1 punhado grande de folhas de espinafre, 1 punhado de folhas de hortel, 1 batata doce mdia, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 12: 3 mas, 1 pepino, 1 p de alface verde escura, (no use alface roxo, tem gosto forte), 1 punhado de folhas de capim limo, 4 batatas japonesa, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 13: 5 mas, 1 pepino, 1 copo com repolho roxo picado, cabea de chicria, 1 punhado de folhas de capim limo, 2 cenouras, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas.

www.sucovivo.com

52

Suco de Luz do Sol - Receita - 14: 3 folhas de acelga, 2 mas, 1 pepino, 4 folhas de couve, 1 punhado de folhas de hortel, 2 inhames, 1 chuchu, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 15: 3 folhas de acelga, 3 mas, 1 pepino, 1 punhado grande de folhas de espinafre, 1 cabea de chicria, 1 beterraba, 1 copo de moranga cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 16: 3 folhas de acelga, 3 mas, 1 beterraba, 5 folhas grandes de beterraba, 1 pepino, 5 folhas de couve, 2 punhado de folhas de hortel, molho de chicria, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 17: 3 mas, 1 pepino, 1 punhado grande de folhas de espinafre, 1 punhado de folhas de hortel, 4 folhas de couve, 1 punhado de folhas de capim limo, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga.

www.sucovivo.com

53

Suco de Luz do Sol - Receita - 18: 3 mas, 1 inhame, 1 chuchu, 1 batata doce media, 1 copo de moranga cortada em cubos, 4 folhas de couve, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga, 2 ramas de cenoura. Suco de Luz do Sol - Receita - 19: 5 mas, 1 pepino, 1 copo com repolho roxo picado, molho de chicria, 1 punhado de folhas de capim limo, 2 cenouras, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 20: 3 mas, pepino, 3 folhas de couve, 1 punhado de folhas de hortel, batata doce grande ou 1 pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 21: 3 mas, pepino, cabea de alface, cabea de chicria, 2 cenouras, 1 copo de moranga cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas.

www.sucovivo.com

54

Suco de Luz do Sol - Receita - 22: 5 mas, beterraba, 4 folhas grandes de beterraba, pepino, 3 folhas de couve, 1 punhado de folhas de hortel, batata doce grande ou uma pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 23: 4 mas, 1 pepino, 1 punhado grande de folhas de espinafre, 1 punhado de folhas de hortel, batata doce grande ou 1 pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 24: 4 mas, 1 pepino, 1 cabea de alface verde escura, (no use alface roxo, tem gosto forte), 1 punhado de folhas de capim limo, 4 batatas japonesa, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 25: 5 mas, 1 pepino, 1 copo com repolho roxo picado, cabea de chicria, 1 punhado de folhas de capim limo, 2 cenouras, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas.

www.sucovivo.com

55

Conhea o nosso Programa de Desintoxicao: 3 dias de Suco Verde e mude sua vida para sempre. http://www.sucovivo.com/visite/Desafio3dias/ Suco de Luz do Sol - Receita - 26: 3 mas, 1 pepino, 4 folhas de couve, 1 punhado de folhas de hortel, 1 batata doce pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 27: 5 mas, 1 pepino, 1 cabea de alface, 3 folhas de chicria, 1 cenoura, 1 copo de moranga cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 28: 3 mas, 1 beterraba, 5 folhas grandes de beterraba, 1 pepino, 5 folhas de couve, 2 punhado de folhas de hortel, 1 batata doce grande ou uma pequena, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas.

www.sucovivo.com

56

Suco de Luz do Sol - Receita - 29: 3 mas, 1 pepino, 1 punhado grande de folhas de espinafre, 1 punhado de folhas de hortel, 1 batata doce mdia, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 30: 3 mas, 1 pepino, 1 cabea de alface verde escura, (no use alface roxo, tem gosto forte), 1 punhado de folhas de capim limo, 4 batatas japonesa, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 31: 5 mas, 1 pepino, 1 copo com repolho roxo picado, cabea de chicria, 1 punhado de folhas de capim limo, 2 cenouras, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 32: 3 folhas de acelga, 2 mas, 1 pepino, 4 folhas de couve, 1 punhado de folhas de hortel, 2 inhames, 1 chuchu, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 33: 3 folhas de acelga, 3 mas, 1 pepino, 1 punhado grande de folhas de espinafre, 1 cabea de chicria, 1 beterraba, 1 copo de moranga cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas.
www.sucovivo.com

57

Suco de Luz do Sol - Receita - 34: 3 folhas de acelga, 3 mas, 1 beterraba, 5 folhas grandes de beterraba, 1 pepino, 5 folhas de couve, 2 punhado de folhas de hortel, cabea de chicria, 1 copo de abbora cortada em cubinhos, 1 punhado de sementes germinadas. Suco de Luz do Sol - Receita - 35: 3 mas, 1 pepino, 1 punhado grande de folhas de espinafre, 1 punhado de folhas de hortel, 4 couves, 1 punhado de folhas de capim limo, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga. Suco de Luz do Sol - Receita - 36: 3 mas, 1 inhame, 1 chuchu, 1 batata doce media, 1 copo de moranga cortada em cubos, 4 folhas de couve, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga, 2 ramas de cenoura. Suco de Luz do Sol - Receita - 37: 5 mas, 1 pepino, 1 copo com repolho roxo picado, cabea de chicria, 1 punhado de folhas de capim limo, 2 cenouras, chuchu, 1 punhado de sementes germinadas, 3 folhas de acelga.

www.sucovivo.com

58

- GREEN SMOOTHIE - VITAMINA VERDE -

www.sucovivo.com

59

Como preparar green smoothie: Quando falamos de green smoothie, estamos falando de sucos preparados com: Propores referenciais: - 60% de frutas - 40% de folhas verdes - lquidos (gua, gua de cco, rejuvelac - ver explicao de como fazer no Anexo II) Receita Modelo de Green Smoothie: - 1 xcara de folhas verdes (podendo colocar mais ser ainda melhor) - 2 xcaras de frutas macias - 1/2 xcara de algum tipo de lquido - colher de sopa de semente germinada - 1 colher de ch de algum suplemento (exceto gelia real) Estes no so os nicos ingredientes permitidos, porm so os mais recomendados, devido ao fato de que razes e sementes, nestes sucos, gerariam uma textura pouco agradvel, comprometendo o resultado final o gosto que estar intimamente ligado a uma boa combinao de aroma, textura e sabor.
www.sucovivo.com

60

A grande vantagem deste suco possibilitar a ingesto de uma grande quantidade de folhas verdes, sem a adio de ingredientes concentrados como o sal, shoyo, azeite, leos ou especiarias. Nada contra estes ingredientes, apenas, como foi dito, so concentrados e, produtos concentrados no possibilitam uma digesto fcil e energtica. Para que o green smoothie tenha uma textura ideal devemos estar atentos proporo destes trs ingredientes. As chances de fracasso desta receita ser colocar alguns dos ingredientes em propores que seu paladar identifique como muito forte ou muito grosso em textura. Ento, aqui vo algumas dicas bsicas que podem ajudar: - No colocar muita folha: pode ficar muito forte. - Pouca gua: ficar muito denso. - Muita gua: ficar aguado e pouco doce. - Muita fruta: este o que tem a menor chance de erro, pois o nosso paladar conhece muito bem, os sucos de frutas. Folhas que usaremos: as folhas quem tm o verde mais escuro so as melhores.
www.sucovivo.com

61

As mais populares: couve, acelga, espinafre. As que devem ser usadas em menor quantidade: folha da rama de beterraba, hortel, menta, alface lisa, alface crespa, alface americana. As menos populares e que se deve usar em pequena quantidade: agrio, mostarda, grama de trigo, folha da cenoura, alface roxa, alface romana. As que nunca se deve colocar ou, somente, no suco de luz do sol que apresentaremos adiante: folhas com espinhos, como folha de abbora, capim limo, ervas e folhas silvestres sem indicao de um profissional. Isto , apenas, o que maioria das pessoas pode aceitar como um gosto agradvel ou maravilhoso. Porm, voc pode variar e provar coisas super diferentes. Por exemplo, fazer um suco com pimento vermelho ou at mesmo alho. Tudo vai depender do tipo de nutrientes que seu corpo est precisando e como seu paladar vai aceitar. No existem regras rgidas; estas dicas atendem a maioria. A individualizao o mais importante o seu corpo, sua cozinha, seu universo. Para o green smoothie a regra de combinao de alimentos bsica :
www.sucovivo.com

62

Vegetais no so, apenas, folhas verdes, por isso, no combinar abobrinha, cenoura, beterraba, abbora, cebola ou nabo, com as folhas e nem com as frutas. As folhas das rvores de pitanga, maracuj, limo e lima so timas, porm, em pequena quantidade, mas recomendo somente para o suco de luz do sol. Frutas que usaremos (as mais populares): - banana - ma sem casca e sem semente - pra sem casca e sem semente - uva sem casca e sem semente (no muito fcil tirar a casca, querendo provar com a casca o risco seu) - morango (com ou sem a parte verde) - mamo - manga - mirtilo - abacaxi - pssego sem casca - ameixa sem casca - jaca - fruta do conde (tire as sementes) - laranja (sem casca e sem sementes) depois bata tudo Enfim, todas as frutas que possam ser batidas adquirindo uma consistncia cremosa e sem fibra como caju, ou sementes como as do maracuj.
www.sucovivo.com

63

Observao: Quanto mais madura a fruta, melhor. As menos populares e que devem ser usadas em quantidade mnima: amora preta ou vermelha - recomendvel bater com gua e coar, usando uma panela furada no 2 (ver Anexo III) ou um coador comum, para separar as sementes. As que nunca se deve colocar: - caju - limo (com casca) apenas o suco de meio limo, fica bem - maracuj gua que iremos usar: Qualquer gua. A melhor a gua de coco, para quem mora perto da praia. Mas pra no ficar caro, use gua filtrada mesmo. Use gua filtrada, no a melhor, mas para fazer suco no tem maiores problemas, exceto pelo cloro, que colocado no tratamento da gua que chega s nossas casas, mas como essa gua vai ser batida no liquidificador, o cloro tende a evaporar-se. No gaste dinheiro com purificadores caros e filtros poderosos. Existe muita propaganda enganosa na questo de purificao de gua. Um purificador que cumpra o que se pretende custar, no mnimo, R$ 3.000,00 (reais),
www.sucovivo.com

64

o resto enganao. Contra vrus, no existe filtro que funcione, apenas os filtros super caros, equipados com componentes eletrnicos; bactrias so eliminadas com cloro; vermes e outros parasitas so mortos pelos compostos qumicos utilizados nas estaes de tratamento de gua. Se voc sabe onde tem uma mina dgua ou conhece quem tenha uma, leve uma garrafa de green smoothie pra ele, em troca de um galo dessa gua, toda semana, isso vida de rei como diz a professora do Projeto Biochip, que me ensinou a buscar gua na fonte. Existem pesquisas comprovando que a gua mineral de garrafo de 20 litros, no est livre de impurezas, se necessrio, d preferncia s engarrafadas em vidro ou plstico rgido. Se for inevitvel o uso de garrafo, limpe muito bem o gargalo, antes de coloc-lo no suporte, eis a, mais um foco de contaminao. Algumas sementes germinadas que iremos usar: As sementes sempre devem estar germinadas. As sementes que tm gosto muito forte, usar sempre em pequena quantidade (uma colher de sopa para um copo de liquidificador), pois, estas comprometem o sabor. Os brotos sero usados no suco de luz do sol que iremos
www.sucovivo.com

65

ensinar adiante. Tipos de sementes que recomendamos: - girassol sem casca - alfafa Observao: Nozes no devem ser usadas. Apenas um comentrio rpido para ser refletido: Na natureza, as coisas no esto todas juntas; as rvores esto separadas, s vezes, por muitos quilmetros, ou at mesmo, continentes; a idia de um pomar no natural. As frutas tm temporadas diferentes umas das outras, assim sendo, no recomendvel misturar tudo em uma nica refeio, pois, o seu corpo ter uma digesto difcil, ou seja, os benefcios de ganho de energia e desintoxicao estaro comprometidos. Ervas: So consideradas folhas verdes, porm medicinais, ou seja, no se deve colocar a mesma quantidade de um espinafre ou uma alface. Lembre-se que, seu gosto forte para demonstrar que no se deve consumir em grande quantidade. Hortel e menta so timas.
www.sucovivo.com

66

Equipamentos que iremos usar: Um bom liquidificador recomendado, porm, caso no possa comprar um muito bom, procure bater com mais gua e cortar as folhas bem fininhas. Uma potncia boa para um liquidificador seria entre 800 Watts a 1.000 Watts. A potncia no o nico fator limitante, a velocidade tambm, pois, voc pode ter um equipamento de muita fora, mas de baixa rotao, ou seja, uma freqncia igual ou superior a 50 Hz, que equivale a 1.500 RPM, o ideal. Qualquer coisa, alm disso, desnecessrio, a no ser que pretenda montar um negcio. Copo de vidro no o mais importante e, como voc ir comprar um liquidificador caro, tente economizar neste detalhe, at porque os liquidificadores industriais, que do que estou falando, vm com copo de metal, o que quase to bom quanto o copo de vidro. Quais as propores que iremos usar: Lembre-se que as folhas verdes so as melhores fontes de vitaminas, minerais e protenas, e as frutas, as melhores fontes de carboidratos. O green smothie apresenta-se como uma tima opo de refeio, realmente, completa.
www.sucovivo.com

67

As folhas, neste aspecto, so as melhores. Ento, tenha como objetivo sempre colocar mais folhas do que frutas, porm vale mais tomar um suco com mais fruta, do que no tom-lo, pelo fato de estar insuportvel. Comece com 70% de frutas e o restante de folhas e gua e, gradualmente, tente baixar o nvel de frutas, aumentando o de folhas verde e, ento, fixe a quantidade de gua em um ou dois copos. As sementes germinadas devem ser colocadas aos poucos e, apenas, uma colher de sopa para comear, pois iro afetar muito o paladar. A gua livre, lembrando, apenas, que muita gua ir torn-lo menos doce. Ateno: Evite usar produtos que voc no encontra em feiras ou supermercados, por no desconhecer todos os seus efeitos. Alguns so at venenosos; e, em forma de suco, o veneno seria rapidamente espalhado em seu organismo, ou seja, uma pequena prova poderia colocar sua vida em risco. Antes de provar algo novo, estranho ou diferente, certifique-se de que voc no est sozinho em casa e, se o
www.sucovivo.com

68

que voc est provando considerado comestvel, na quantidade que se pretende ou quer provar. Um cientista, especialista em plantas, poder conduzir voc em terras no dominadas. Prove sempre pequenas quantidades; se estiver muito forte para o seu paladar, no tente superar seus limites de uma s vez (voc no super-heri), reveja todos os ingredientes usados e, se necessrio, coloque mais frutas. O sabor o fator determinante do sucesso ou fracasso de sua nova dieta. Alm disso, sua famlia pode estar preocupada com o fato e as reaes provocadas pela mudana de hbitos alimentares, ainda que, a sua opo seja por uma dieta, absolutamente, natural. Lembre-se somos criaturas divinas e o divino bonito e agradvel, no preciso sofrer para se atingir o paraso, algum j fez isto por voc. Certos ingredientes sero extremamente atrativos para algumas pessoas e, totalmente repugnantes para outras, ou seja, consulte e respeite o seu paladar, ele a comunicao entre o que voc est comendo e o seu corpo. O curso completo traz uma abordagem a outros tpicos e questes mais complexas em relao ao green smoothie.
www.sucovivo.com

69

Dica para um bom green smoothie: 1/2 copo de gua em todas as receitas, s vezes 1. Pode ser gua de coco, tambm fica timo. Ficou ruim? - Se a textura ficou muito consistente, coloque mais gua. - Se a textura ficou aguada, coloque mais fruta. - Se ficar muito forte coloque mais fruta. Sugestes: Em todas as receitas colocado um copo de gua, porm, de acordo com seu paladar, coloque mais ou menos gua. Lembre-se de adicionar mais fruta, quando perceber que o sabor no est agradvel. Green Smoothie - Receita - 1: 1 manga (mdia), 1 banana, 2-4 folhas de couve grandes. Green Smoothie - Receita - 2: 3 bananas, 2 folhas de acelga, sem os talos (deixe-os para usar no suco de luz do sol), 1 copo de gua mineral se necessrio.
www.sucovivo.com

70

Green Smoothie - Receita - 3: 3 bananas, 1 copo de espinafre, somente as folhas. Green Smoothie - Receita - 4: 1 manga grande, 1 copo de espinafre, somente as folhas. Green Smoothie - Receita - 5: 1 manga grande sem fibras (tipo Tomy), 3 folhas de couve. Green Smoothie - Receita - 6: 2 folhas de couve, 1 banana, 1 manga mdia, 1 mo cheia de salso. Green Smoothie - Receita - 7: 3 bananas, 4 tmaras (sem caroo, - as que brilham muito tm acar, evite-as, prefira as que tm a casca opaca), 3 folhas de couve. Green Smoothie - Receita - 8: 1 manga, 1 copo de morango, 3 folhas de beterraba (deixe para adicionar os talos no final, se no estiver com o gosto muito forte), 2 folhas de acelga.

www.sucovivo.com

71

Green Smoothie - Receita - 9: abacaxi mdio ou 1 pequeno, 1 banana, 5 folhas de menta, p de alface americana ou metade de uma alface romana. Green Smoothie - Receita - 10: 3 bananas, 10 folhas de menta, 1 copo de espinafre, sem os talos. Green Smoothie - Receita - 11: 2 bananas, 1 copo de amora, 2 copos de folhas verdes. Green Smoothie - Receita - 12: 1 manga, 8 morangos, 1 ma (sem casca e sem sementes), 4 folhas de beterraba (sem os talos). Green Smoothie - Receita - 13: 1 copo de manga, 1 banana, 2 copos de folhas verdes, 1 copo de gua mineral, se necessrio. Green Smoothie - Receita - 14: 3 copos de mamo papaia, 2 copos de folhas verdes, 1 copo de gua mineral, se necessrio. Green Smoothie - Receita - 15: 1 manga, 1 banana, 1 ma (sem casca e sem sementes), 4 folhas de beterraba, sem os talos.
www.sucovivo.com

72

Green Smoothie - Receita - 16: 2 copos de banana, 1 ma (sem casca e sem sementes), 1 copo de amora, 2 copos de folhas verdes. Green Smoothie - Receita - 17: 2 bananas, 1 mo cheia de acelga, 1 copo de mirtilo ou de aa. Green Smoothie - Receita - 18: 3 folhas de acelga, 1 copo de amoras, 1 banana. Green Smoothie - Receita - 19: 3 bananas, 1 copo de amora fresca, 1 copo de alface lisa. Green Smoothie - Receita - 20: 3 folhas de acelga, 1 copo de gua de coco, 3 bananas, 1 copo de amoras pretas, 1 copo de coco verde. Green Smoothie - Receita - 21: 2-4 folhas de couve, 1 laranja sem casca e sem semente, 1 copo de morango, 1 banana. Green Smoothie - Receita - 22: 1 copo de suco de laranja, abacaxi, 1 punhado de hortel.
www.sucovivo.com

73

Green Smoothie - Receita - 23: 3 copos de melo, 10 folhas de hortel. Green Smoothie - Receita - 24: 1 copo de folhas de espinafre, 1 copo de leite de soja, 3 bananas, 1 folha grande de couve, 2 bananas. Green Smoothie - Receita - 25: 2 bananas, 1 copo de mirtilo, 1 copo de gua de coco, 2-4 folhas de couve. Green Smoothie - Receita - 26: 1 copo de amora ou mirtilo, 1 punhado de salsa, 2 folhas de acelga, 1 banana. Green Smoothie - Receita - 27: 2-3 folhas de acelga, 2 copos de uvas roxas (sem as sementes e com casca), 1 banana. Green Smoothie - Receita - 28: 1 copo de alface americana, 1 copo de morangos, 2 Bananas. Green Smoothie - Receita - 29: 2 copos de mamo picados, 2 laranjas (sem casca, sem a parte branca e sem sementes), 2 tmaras, 1 copo de espinafre (somente as folhas).
www.sucovivo.com

74

Green Smoothie - Receita - 30: 1 copo de repolho branco, 1 mo de hortel, 4 bananas, 2 figos frescos. Green Smoothie - Receita - 31: 3 bananas, 1 copo de acelga, 10 folhas de menta. Green Smoothie - Receita - 32: 2 copos de uvas verdes (sem semente, - tente tirar a casca se tiver pacincia), 1 copo de acelga, 1 colher ch de gengibre ralado. Green Smoothie - Receita - 33: 3 copos de melo (bem maduro) e molho de hortel (no tome este suco muitas vezes, o melo indigesto quando misturado com outros vegetais ou frutas). Green Smoothie - Receita - 34: 1 varinha de aipo (com folha e tudo), 3 pras, 1 banana, 1 mo cheia de acelga. Green Smoothie - Receita - 35: 2 copos de caqui, 1 banana, 3-4 varinhas de aipo (com folha), 2 bananas, 1 pra, 1/2 ma, 1 copo de espinafre. Green Smoothie - Receita - 36: 3 bananas, bem maduras, 1 copo de salsa, 3 copos de uva (sem sementes), 1 copo de mamo papaya.
www.sucovivo.com

75

Green Smoothie - Receita - 37: 2 bananas, 1 copo de mirtilo, 1 copo de salso, 1 pssego, 1 nectarina. Green Smoothie - Receita - 38: 2 bananas (bem maduras), 1/2 copo de aa, 1/2 copo de mirtilo (blue berry), 1/2 gua de cco, carne de 2 ccos verdes, 6 folhas de beterraba. Green Smoothie - Receita - 39: 2 bananas congeladas, 2 figos congelados, 1/2 copo de gua, 1 molho de grama de milho de pipoca (algumas folhas, pois o gosto forte). Green Smoothie - Receita - 40: 1 pssego, 1 nectarina, 2 bananas, 1 punhado de grama de trigo (quanto mais grama de trigo mais forte ser o gosto) 1/2 copo de gua. O ideal seria uma maior quantidade de folhas verdes do que frutas, porm, isso pode tornar o suco menos atrativo. Adicione gradativamente uma maior quantidade de folhas verdes. mais importante que ele seja gostoso do que super nutritivo. A continuidade que vai fazer com que voc perceba a melhoria na sua sade. Em todas estas receitas adicione um pouco de gua. gua de cco fica melhor ainda.
www.sucovivo.com

76

Green Smoothie - Receita - 41: 1 manga, 8 morangos, 1 ma (sem casca e sem sementes), 4 folhas de beterraba (sem os talos). Green Smoothie - Receita - 42: 1 manga, 1 banana, 1 ma (sem casca e sem sementes), 4 folhas de beterraba (sem os talos). Green Smoothie - Receita - 43: 3 folhas de acelga, 1 copo de amoras, 1 banana, 3 folhas de acelga, 1 copo de gua de cco ou gua mineral. Green Smoothie - Receita - 44: 3 bananas, 1 copo de amoras pretas, 1 manga, 6 folhas de couve. Green Smoothie - Receita - 45: 1 copo de suco de laranja, 9 morangos, 4 folhas de acelga. Green Smoothie - Receita - 46: 1 copo de suco de laranja, abacaxi, 1 punhado de hortel, 1 punhado grande de folhas de espinafre. Green Smoothie - Receita - 47: 1 copo de leite de soja, 3 bananas, 2 folhas de couve grandes.
www.sucovivo.com

77

Green Smoothie - Receita - 48: 2 bananas, 1 copo de mirtilo, 1 copo de gua de cco, 6 folhas de couve. Green Smoothie - Receita - 49: 4-5 folhas de acelga, 4 uvas roxas (sem as sementes com casca), suco de 1 limo. Green Smoothie - Receita - 50: gua a gosto, 1/2 cabea de alface, 1 copo de morangos, 2 bananas. Green Smoothie - Receita - 51: gua a gosto, 2 a 3 copos de folhas verde a sua escolha, 2 copos de mamo papaya, 2 laranjas, 1 tmara. Green Smoothie - Receita - 52: 1 mo cheia de alface verde, 1 mo de hortel, 4 bananas, copo de gua, 4-5 folhas de acelga. Green Smoothie - Receita - 53: 4 uvas negras, 1/2 limo, gua a gosto, 1 mo cheia de folhas verdes. Green Smoothie - Receita - 54: l mo cheia de hortel, 3 copos de melo bem maduro (no tome este suco muitas vezes, o melo indigesto quando misturado com outros vegetais ou frutas).
www.sucovivo.com

78

Green Smoothie - Receita - 55: 1/2 cabea de alface, 1 abacaxi, 1 manga grande, 1 centmetro de gengibre. Green Smoothie - Receita - 56: 1 mo cheia de espinafre, 2 copos de morango, 2-3 mangas, 1 copo de gua. Green Smoothie - Receita - 57: 1 mo cheia de espinafre, 1 mo cheia de agrio, suco de 1 limo, 3 mangas. Green Smoothie - Receita - 58: 3 varinhas de aipo (com folha e tudo), 3 pras, 1 banana, 1 mo cheia de de acelga. Green Smoothie - Receita - 59: 3 bananas bem maduras, 1 copo de gua, 1 mo cheia de salsa, 3 copos de uva (sem sementes), 1 copo de mamo papaya. Green Smoothie - Receita - 60: 4-5 folhas de acelga, 30-40 uvas roxas (sem as sementes com casca). Green Smoothie - Receita - 61: Suco de 1 limo, 1 mo cheia de agrio, 2 pras, 1 manga grande ou dois copos de manga picada em cubos.
www.sucovivo.com

79

Green Smoothie - Receita - 62: 1 copo de mirtilo, 1 mo cheia de espinafre, 1 mo cheia de hortel, 1 abacate, 1 manga. Green Smoothie - Receita - 63: 1 copo de suco de laranja, 1 mo cheia de salsa, 2 bananas, 1 copo de gua, 1 copo de amora vermelha. Receita Modelo de Salada Lquida: - 1 xcara de folhas verdes - 1 a 2 xcaras de tomate - 1/2 xcara de abacate - 1 pitada de sal (no necessrio somente em caso de muita vontade). - 1 xcara de algum lquido - 1 colher de ch de alguma erva fresca - 1 pitada de alguma especiaria que mais lhe agrada - 1 colher de ch de algum tempero fresco, alho ou cebola

www.sucovivo.com

80

- SUCO ECOLGICO -

www.sucovivo.com

81

Faa um suco de Luz do Sol e depois use este para preparar um green smoothie, assim no vai precisar adicionar gua para melhorar a textura e, ao invs de estar tomando gua, vai tomar uma dose de suco de luz do sol, com os benefcios do green smoothie que o balanceamento de Fsforo/Clcio e as fibras. Vantagens: Neste tipo de receita voc tem o melhor dos dois, a fibra do green smoothie e os brotos do suco de luz. Use as receitas de suco de luz do sol, mas coloque apenas a metade dos ingredientes mencionados e evite usar razes. Depois use as receitas de green smoothie, porm nesta, coloque um pouco menos de folhas. Ateno: Neste caso no use gua. Este dois sucos juntos fazem uma bebida perfeita para sua sade, que no vai te deixar com fome.

- RECEITAS: SUCO ECOLGICO www.sucovivo.com

82

- Leia atentamente as regras gerais de sucos vivos. - Pelo fato do suco ecolgico utilizar diferentes tipos de frutas, no iremos utilizar nenhum tipo de raiz, nem to pouco cereais, mesmo germinados. - Utilize os talos das folhas sempre na primeira batida, pois sero coados. - O suco ecolgico a unio de um suco lquido com um suco fibroso, sendo que o suco lquido pode ser suco de frutas, suco de luz ou suco de vegetais. - Voc pode usar tanto o liquidificador com a panela furada (ver anexo I), quanto a centrfuga para gerar o lquido deste suco. - Caso o suco tenha uma consistncia muito espessa, voc poder adicionar um pouco de gua, ou gerar mais suco (podendo ser de luz, de frutas ou vegetais).

Suco Ecolgico - Receita - 1: 1a batida Suco de Luz: 1 ma, 1 pepino, 1 copo de semente de girassol germinado. Bater e coar... 2a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 2 mangas (Haden), 1 punhado de hortel, 4 folhas de couve (use os talos na primeira batida).
www.sucovivo.com

83

Suco Ecolgico - Receita - 2: 1a batida Suco de Luz: 1 ma, 1 pepino, 1 copo de semente de alpiste germinado. Bater e coar... 2a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 4 copos de morangos, 6-9 folhas de chicria.

Suco Ecolgico - Receita - 3: 1a batida Suco de Luz: 1 ma, 1 pepino, 1 copo de semente de amendoim germinado. Bater e coar... 2a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 4 copos de morango, 6-9 folhas de chicria.

www.sucovivo.com

84

Suco Ecolgico - Receita - 4: 1a batida Suco de Luz: 1 ma, 1 pepino, 1 copo de semente de gergelim germinada, 2 folhas de p de limo, 2 copos de trapueraba. Bater e coar... 2a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 4 copos de pssego sem casca, 4-5 folhas de alface, 1 folha de couve.

Suco Ecolgico - Receita - 5: 1a batida Suco de Luz: 1 ma, 1 pepino, 2 colheres de sopa de semente de amenda germinada, 10 folhas de p de pitanga. Bater e coar... 2a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 4 copos de banana, casca de uma banana, 4-8 folhas de acelga.

www.sucovivo.com

85

Suco Ecolgico - Receita - 6: 1a batida Suco de Luz: 2 copos de uva, 6 folhas de beterraba (com talo), 2 carambolas, gengibre gosto. 2 colheres de sopa de semente de girassol germinada. Bater e coar... 2a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida para fazer o suco verde e depois acrescentar: 2 bananas, 1 folha de couve.

Suco Ecolgico - Receita - 7: 1a batida Suco de Luz: 1 ma, 1 pepino, 1 chuchu, gengibre gosto, 2 folhas de beterraba, 1 folha de mostarda, 2 colheres de sopa de alfafa germinada. Bater e coar... 2a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 2 folhas couve, 1 punhado de hortel.

www.sucovivo.com

86

Suco Ecolgico - Receita - 8: 1a batida - Suco de frutas: 2 maracujs, 3 carambolas, 10 folhas de pitangueira. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 2 folhas de couve, 1 folha de beterraba, 1 punhado de hortel, 1 manga, 2 colheres de sopa de linhaa germinada.

Suco Ecolgico - Receita - 9: 1 a batida - Suco de frutas: 4 pras, 1/2 brcolis, 2 limes (rosa, caipira ou galego), 1 copo de capim tiririca. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: Usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 1 copo de babosa (s o gel), 3 bananas, 2 colheres de sopa de girassol sem casca germinado.
www.sucovivo.com

87

Suco Ecolgico - Receita - 10: 1a batida - Suco de vegetais: 2 pepino, 1/2 chuchu, 2 copos de moranga (abbora), 1/2 copo de folha de abbora. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 1 copo de capim cidreira, 2 copos de espinafre, 2 copos de jaca, 3 unidades de castanha do par germinada.

Suco Ecolgico - Receita - 11: 1a batida - Suco de frutas e vegetais: 2 copos de uva verde, 1 maracuj, 4 folhas de beterraba, 2 talos de salso com as folhas, 2 ramos de agrio. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 2 mangas, 6 folhas de almeiro.
www.sucovivo.com

88

Suco Ecolgico - Receita - 12: 1a batida - Suco de frutas: 4 mas, 1 limo (com casca), 2 folhas de maracujazeiro. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 3 copos de acelga, 1 punhado de hortel, 2 colheres de sopa de linhaa germinada.

Suco Ecolgico - Receita - 13: 1a batida - Suco de frutas: 4 copos de uva preta. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 2 copos de espinafre, 1 copo de couve, 2 copos de amoras (ou morangos), 2 colheres de sopa de linhaa dourada germinada.

www.sucovivo.com

89

Suco Ecolgico - Receita - 14: 1a batida - Suco de frutas: 1 abacaxi, 2 cajs. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 4 copos de catalnia, 1 copo de dente de leo, 1 colher de sopa de nozes de avel germinada.

Suco Ecolgico - Receita - 15: 1a batida - Suco de frutas e gramas: suco de 5 laranjas, 2 colheres de sopa de alecrim fresco, 1 copo de grama de girassol, 1/2 copo de grama de trigo. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: Usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: 1 cabea de alface, 1 colher de sopa cheia de abacate, suco de 1 limo, 5 pssegos, 1 colher de sopa da raspa da semente do abacate (use um ralador para ralar a semente do abacate at juntar 1 colher de sopa).

www.sucovivo.com

90

Observao: corte a grama de trigo em pedacinhos bem pequenos para no embolar na hlice do liquidificador, forando assim o motor do mesmo. Suco Ecolgico - Receita - 16: 1a batida - suco de frutas: 8 ameixas maduras (aquela de casca vermelha), 1/2 copo de grama de trigo. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: suco de 1 limo, 1/2 copo de babosa (use s o gel), 4 ameixas sem a pele, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 1 pitada de canela.

Suco Ecolgico - Receita - 17: 1a batida: gua de 2 ccos, 2 pras (sem casca e sem caroo), 1 colher de sopa de amendoim sem pele (germinado), 1 limo (inteiro), 4 folhas de abacateiro. Bater e coar... 2 a batida Green Smoothie: usar o lquido da primeira batida e depois acrescentar: polpa dos 2 ccos (j usados), 4 bananas.
www.sucovivo.com

91

- GREEN JUICE - SUCO VERDE -

www.sucovivo.com

92

O suco verde tem como base sucos de vegetais com frutas no doces, como o chuchu, pepino, aipo, abbora e etc. O segundo ingrediente necessrio para ser um suco verde so as folhas verdes ou gramas. Ele necessariamente coado e sua funo principal a desintoxicao. Ele utilizado diariamente num dos melhores spas crudveros do mundo. Ele promove uma grande alcalinizao por no ter frutas como ingrediente. Particularmente no utilizo muito esse suco no dia a dia, somente quando percebo uma queda na minha imunidade, uma vez que ele no sacia muito por ser coado. O melhor equipamento para fazer esse suco uma centrfuga. Esse suco por questes de combinao no leva sementes germinadas. O seu uso excelente para resultados rpidos, porm, no deve ser usado como alimento. Ele no leva nem frutas nem razes como ingredientes.

www.sucovivo.com

93

Receita Padro de Suco Verde: - 05% de suco de gramas - 15% de suco de folhas - 80% de vegetais ou frutas no doces Um dos sucos verdes mais famosos e mais usados nos spas da linha Hipocratis feito com 50% de pepino, 50% de aipo, servido 3 vezes ao dia. A dose de suco de grama tomada antes e um pedao de laranja mordido para tirar o gosto forte do suco desta gramnea. O ndice glicmico levado to a srio que nem o suco de laranja permitido. Os clientes deste tipo de spa somente podem ingerir um pequeno gomo de laranja. As frutas, os cereais e as razes no entram nesses spas. Equipamento a ser usado: centrfuga ou liquidificador e panela furada. Suco Verde - Receita no 1: Suco de 2 pepinos, 1 folha de couve, 1 cm de gengibre. Suco Verde - Receita no 2: Suco de 2 pepinos, 1/2 chuchu, 1 punhado de hortel, 1/2 cabea de alface.
www.sucovivo.com

94

Suco Verde - Receita no 3: 3 pepinos, 4 bastes de aipo com as folhas, 1 ma. O aipo e o pepino so considerados os vegetais mais alcalinizantes que existem pesquisados at o momento. O suco de 1 limo vai muito bem neste suco. Suco Verde - Receita no 4: 2 pepinos, 2 bastes de aipo com as folhas, 3 folhas de capim limo, 5 folhas de pitangueira, suco de 1/2 limo. Suco Verde - Receita no 5: 1 copo de abbora picado, 2 pepinos, 1 ma, 1 folha de acelga.

www.sucovivo.com

95

- ANEXO I - LEITE ECOLGICO -

www.sucovivo.com

96

Tcnicas de preparao dos leites vegetais Gordura: O leite de origem animal tem, em mdia, uma grande quantidade de gorduras e destas, 70% so saturadas e 30% no-saturadas e estes 30%, quando o leite passa pelo processo de pasteurizao, que um cozimento rpido, perde as caractersticas benficas. Lactose: Lactose um acar do leite, que composto por dois outros acares, a glicose e a galactose. A maioria dos adultos no tem em seu organismo, lactase suficiente para quebrar a molcula da lactose. Sendo assim, quando ingerimos leite, este fica fermentando no intestino delgado. Hormnios: Os hormnios presentes no leite de vaca so feitos para alimentar um bezerro que ir crescer e se tornar em um animal do porte de uma vaca, ou seja, 400 kg. Quando um ser humano faz uso do leite, como alimento, ele recebe estes hormnios de crescimento. As clulas humanas no sabem administrar este crescimento. Existem pesquisas mdicas apontando o leite como um dos causadores de clulas cancergenas, que nada mais so que clulas defeituosas, que comeam a crescer de forma descontrolada e indesejada pelo corpo humano.
www.sucovivo.com

97

Artigos mdicos observam que Pases que consomem grande quantidade de laticnios, so os que tm os maiores ndices de cncer no aparelho digestivo. Protenas: bem verdade que as protenas presentes no leite so em maior quantidade do que as protenas presentes nas nozes e nos cereais. Porm, ningum diz que, as protenas encontradas no leite animal, superam as necessidades do nosso corpo, enquanto as nozes e os cereais tm a quantidade exata que o corpo precisa. Processo industrial: No processamento industrial do leite so adicionados produtos qumicos, para torn-lo, economicamente rentvel, devido a sua alta perecibilidade. Um litro de leite, quando eu era criana, durava em mdia dois dias, trs no mximo, hoje dura vinte dias ou mais, em caixa aberta, e envasado h meses. Questes ecolgicas: A energia que se gasta do planeta para a produo de leite muito maior do que se estes mesmos nutrientes fossem extrados de fontes vegetais. Incoerncia: O ser humano o nico mamfero que se alimenta de leite, em idade adulta. Incompatibilidade de espcie: O ser humano o nico mamfero que se alimenta de leite, originado de outros animais.
www.sucovivo.com

98

Melhores combinaes: A princpio, a regra seria no misturar cereais com frutas, porm, penso que esta mistura mais saudvel se comparada ao que se adiciona ao leite de vaca, ento, no se preocupe muito; no futuro quando j estiver 50% crudvoro, ou 80% de sua alimentao for baseada em vegetais, procure evitar esta combinao. Leites vegetais, por qu? - Ecolgico: integral, fresco, cr. -Tempo de preparo: 2 minutos. Equipamentos necessrios: - Liquidificador - Panela furada no 1 ou no 2 - Bacia - Xcara Regra geral para a preparao de um bom leite vegetal Textura A gordura dos vegetais propiciar uma textura parecida com o leite animal
www.sucovivo.com

99

Opo 1: Adicione uma colher de azeite para cada litro de gua Opo 2: 1 copo de carne de coco verde A adio de um tipo de azeite proporcionar uma textura interessante e no ficar aguado, at porque, estamos acostumados com um leite que tem um teor de gordura entre 2% a 4%. Azeite de ssamo, oliva, macadmia, amndoa, castanha-do-par, caso no encontre estes leos adicione algumas nozes nos leites que tem como base gros e no nozes, como aveia, cevadinha, arroz, gergelim e outros. A melhor gordura para fazer um leite vegetal a carne de cco verde, oferece uma textura incrvel e no altera o sabor. Usando gordura de cco tambm fica muito gostoso, pois seu sabor muito suave e agradvel e a textura ficar idntica a de um prato feito com nata, leite e ovo. Sabor (dicas de como melhorar o sabor): - Ervas (menta, hortel) - Limo (raspa da casca e um pouco do lquido) - Laranja (raspa da casca e um pouco do lquido)
www.sucovivo.com

100

- Especiarias (canela, cardamomo, cravo, vanila [baunilha] em xarope ou varinhas) - Adoantes (evite usar acar) - Concentrados (mel, xarope de agave, xarope de mapple) - Integrais (banana, ma, manga, frutas secas) - Desidratados (Estvia - uma planta [no ecolgico, mas melhor que o acar]) - Sal (no necessrio, mas pode-se usar uma pitada para cada litro de gua) Germinando as sementes O mais importante: deixar de molho em gua de 8 a 12 horas as sementes que for usar. Jogar fora esta gua e lavar as sementes em uma peneira, em gua corrente. Chocolate Utilize cacau 100% sem acar ou algaroba. Algaroba uma planta que tem a propriedade de tornar os alimentos com sabor parecido com o de cacau. No caso, ambos no so ecolgicos, pois, em geral no so crs, integrais, locais (a no ser que voc more no nordeste do Brasil) e tambm no so frescos.

www.sucovivo.com

101

Porm, tanto a algaroba quanto o cacau podem ser encontrados in natura crs, embora, caros e raros. A algaroba uma rvore de porte pequeno, que tem um fruto parecido com uma vagem de feijo, porm grande, duro e, por dentro, tem uma goma de sabor doce. Quando processado, o gro seco, torrado e transformado em p, bastante parecido com o chocolate. Por sua constituio extremamente dura as indstrias de beneficiamento no efetuam a moagem do gro cr, pois pode danificar as mquinas. Voc pode encontr-la tambm em forma de flocos. No caso dos leites, deve ser batida com as sementes e depois coada, pois tem muita fibra. Use umas 4 colheres para um litro de gua; se em p, utilize uma colher de sopa rasa. Originria dos Andes no Peru, a algaroba espalhouse pelo Mxico, sudoeste dos Estados Unidos, ndia, frica do Sul e Austrlia, Jamaica e Hava e adaptou-se muito bem ao clima do sul da Espanha. Aqui, esta rvore pode ser encontrada, assim como mamona, no Brasil.

www.sucovivo.com

102

Regras de como preparar um bom leite vegetal Siga estes passos para todas as receitas: 1-) Deixe as sementes de molho em gua por 8 horas, em alguns casos at 12 horas, caso tenha formado bolhas de ar na superfcie, no se preocupe, significa que fermentou um pouco, porm no prejudicial, sendo at benfico para a digesto, mas no deixe passar de 12 horas. 2-) Jogar fora esta gua e lavar as sementes em uma peneira em gua corrente. 3-) Adicione um litro de gua filtrada ou mineral no liquidificador. 4-) Liquidifique as sementes, sem nenhum outro ingrediente; o tempo vai depender da potncia de seu liquidificador; enquanto tiver pedaos inteiros, significa que deve que bater um pouco mais, porm, evite bater por longo tempo, porque, alm de forar e aquecer o liquidificador pode cozinhar o leite, perdendo assim, alguns nutrientes. 5-) Coe em uma panela furada ns 2 para obter melhores resultados, ou utilize um coador grande, usando uma concha para espremer os gros contra a superfcie da peneira.
www.sucovivo.com

103

6-) Retorne o lquido para o liquidificador e bata com os outros ingredientes.

www.sucovivo.com

104

- RECEITAS DE LEITE ECOLGICO Leite de arroz Utilize sempre arroz integral 30 g = 1 copo Leite Ecolgico - Receita 1: (receita bsica) - 1,5 litros de gua - 30 g de arroz - 2 bananas - 1 pitada de sal - 1 colher de ch de xarope de vanila (baunilha)

Leite Ecolgico - Receita 2: (leite de arroz com canela) - 1,5 litros de gua - 30 g de arroz - 1 colher de sopa de mel - 1 colher de ch rasa de canela em p - 1 colher de sopa de azeite de oliva - 1 pitada de sal Leite de cevadinha: utilize sempre cevadinha integral.

www.sucovivo.com

105

Leite Ecolgico - Receita 3: (leite de cevadinha bsico) - 1,5 litros de gua - 30 g de cevadinha integral - 1 colher de sopa (rasa) de mel - 1 colher de sopa de azeite de ssamo - 1 pitada de sal

Leite Ecolgico - Receita 4: (leite de cevadinha com limo) - 1,5 litros de gua - 30 g de cevadinha integral - 1 colher de sopa (rasa) de mel - 1 colher de sopa de azeite de ssamo - 1 pitada de sal - 1 limo (depois de bater as sementes, adicione o limo, bata por 2 segundos e depois coe) Leite de Amndoa: Use, preferencialmente, amndoa doce e sem casca. Existe um tipo de amndoa que se chama amndoa amarga, prove um pedao, se picar um pouquinho esta a amarga, no a utilize para fazer leite; normalmente, a amndoa amarga mais barata que a doce, mais fina, tem a pele mais escura e mais enrugada; a amndoa doce, ao contrrio, mais gorda, no apresenta rugas na pele, e tem uma cor marrom claro.
www.sucovivo.com

106

Leite Ecolgico - Receita 5: (leite de amndoa bsico) - 1,5 litros de gua - 50 g de amndoa doce sem pele - 1 banana - 1 pitada de sal No adicione azeite, pois, as amndoas j tm bastante gordura, mas querendo uma textura mais cremosa, adicione uma colher de azeite de oliva ou amndoa se encontrar.

Leite Ecolgico - Receita 6: (leite de amndoa com cco) - 1,5 litros de gua - 30 g de amndoa sem pele - 30 g de cco, em pedaos, sem casca e pele (retirado do cco maduro, de casca dura, marrom). - 1 fruta do conde (utilize panela furada no 3, para tirar as sementes). - 1 pitada de sal Retire a casca do cco, use pedaos pequenos, para no forar seu liquidificador.

www.sucovivo.com

107

Leite de Macadmia: As nozes de macadmia custam muito caro no Brasil, mas os alunos de Portugal podem encontrar a um preo melhor. Tem um sabor excelente e uma textura perfeita. Leite Ecolgico - Receita 7: (leite de macadmia bsico) - 1,5 litros de gua - 30 g de macadmia (tente encontrar a que vendida em pedaos, sai mais barato). - 2 bananas - 1 pitada de sal

Leite Ecolgico - Receita 8: (leite de cco bsico) - 1,5 litros de gua - 30 g de macadmia (tente encontrar a que vendida em pedaos sai mais barato). - 1 cco marrom fresco (cco, - seco por fora), use a gua tambm, mas prove antes, pois pode estar estragada (para ficar branco como leite retire a casca dura e a pele) - 2 bananas - 1 pitada de sal

www.sucovivo.com

108

Leite Ecolgico - Receita 9: (leite de castanha-do-par) Esta um das nozes que tem o sabor mais forte sendo assim, utilize com uma maior quantidade de frutas. - 1 litro de gua - 30 g de castanha-do-par - 2 bananas - 1 colher de gordura de cco ou azeite - 1 colher de ch de extrato de baunilha (opcional) - 1 pitada de sal

Leite Ecolgico - Receita 10: (leite de macadmia com banana) - 3 copos de gua - 1 copo de macadmia - 2 bananas - 1 pitada de cardamomo (opcional) - 1 colher de sopa de gordura de coco (opcional) - 1 colher de sopa de leite de coco (opcional) - 1 colher de sopa de mel (opcional) - 1 pitada de canela (opcional)

www.sucovivo.com

109

Leite Ecolgico - Receita 11: (leite de macadmia com alfarroba) - 3 copos de gua - 1 copo de macadmia - 1 colher de sopa de alfarroba em p - 1 pitada de cardamomo - 1 colher de sopa de gordura de cco - 1 colher de sopa de leite de cco - 1 colher de sopa de mel

www.sucovivo.com

110

- ANEXO II - GERMINAO DE SEMENTES Porque germinar?

A germinao proporciona: - Um aumento da energia vital e dos nutrientes das sementes. - A perda dos elementos qumicos e biolgicos que agridem a flora intestinal humana. - Facilita a digesto. - Melhora o sabor e a textura. - Economia de energia, pois no h necessidade de cozimento, mas caso queira cozinhar, ser por menos tempo. Quais sementes podem ser germinadas? Todas!
www.sucovivo.com

111

Qual semente mesmo que germinada, no possvel comer? - Feijo (contm alcalides, o que a tornam txica). - Arroz (muito dura para ser consumida crua, porm pode se fazer leite (iremos explicar numa outra aula). - Milho (ainda fica muito dura. Semente do milho verde no germina come-se in natura). Existem alguns experimentos cientficos que comprovam uma melhora na produo de leite de animais que foram alimentados com sementes germinadas. Milho de pipoca Melhor fazer grama, pois mesmo depois de germinar ainda fica impossvel consumi-lo Com o processo de germinar voc ir conhecer vrias outras sementes muito mais nutritivas e no tanto exploradas. Mesmo que s seja possvel comer estas sementes cozidas, recomenda-se germin-las para melhorar seu poder nutritivo e o processo digestivo.
www.sucovivo.com

112

Germinar as sementes que voc vai cozinhar torna o cozimento mais rpido, e assim, mais ecolgico, econmico e mais nutritivo, pois, o processo de germinao potencializa alguns nutrientes, facilitando a digesto. Este processo elimina os chamados fitatos, que so toxinas naturais que agridem nossa flora intestinal. Qual semente no germina? Se estiverem vivas, todas as sementes germinam, porm no so todas que apresentam raiz primria como normal. As castanhas e os arrozes, por exemplo, no apresentam esta propriedade. Uma regra bsica que funciona para quase todas as sementes : - Sementes com pele germinam. - Sementes sem pele no germinam. Esta regra vale para 90% das sementes. Exceo: Nozes Exemplos de sementes que apresentam o broto: - Trigo
www.sucovivo.com

113

- Lentilha - Gro de bico - Amendoim - Couza - Nabo - Milho - Milho de pipoca Exemplos de sementes que apresentam o broto, mas que no se deveria esperar aparecer, pois ficam com gosto ruim: - Linhaa - Alpiste - Paino Exemplos de sementes que no apresentam o broto: Castanha-do-Par, nozes, amndoa, arroz, cevadinha. Quais as melhores sementes para usar no suco de luz do sol? O sabor particularmente variado. No recomendamos as sementes com sabor forte, por exemplo, amendoim, girassol, alpiste, paino.

www.sucovivo.com

114

Quais as melhores sementes para usar em uma salada? As recomendadas so as que tm a casca macia. Exemplos: Lentilha, alfafa, feijo mugi, castanhas, soja branca, nozes. Como posso germinar as sementes? Para 80% das sementes: a-) Imergi-las por 8 horas em gua. b-) Escorrer em uma peneira, ou em vidro com um fil (ver foto abaixo) e deixar escorrendo por 8 horas. c-) Lavar, usando uma peneira para limpar, e deixar escorrendo por mais 8 horas.

www.sucovivo.com

115

Exceo: Quinoa a-) Imergi-las por 2 horas em gua. b-) Escorrer em uma peneira, ou em vidro com um fil (ver foto) e deixar escorrendo por 2 horas. Para sementes que precisam de tempo maior que 8 horas: Exemplos: Lentilha, alfafa, trigo a-) Imergi-las por 8 horas em gua. b-) Escorrer em uma peneira, ou em vidro com um fil (ver foto pg. 72) e deixar escorrendo por 8 horas. c-) Lavar, usando uma peneira para limpar e deixar escorrendo por mais 8 horas. Minhas sementes esto ficando mofadas? Nestas hipteses: 1-) Esto velhas e por isso algumas sementes entram em decomposio.

www.sucovivo.com

116

2-) Ficaram por mais de 8 horas dentro dgua. 3-) Ficaram por menos que 4 horas dentro dgua. 4-) So sementes que sofreram irradiao e esto mortas. 5-) No foram corretamente escorridas, ou esto armazenadas em ambiente mido. Acabei de germinar as sementes, mas elas apresentam um cheiro desagradvel parecido com podrido. O que fazer? 1-) Lavar muito bem com gua corrente. 2-) Cheirar novamente. 3-) Continua desagradvel. Jogar na compostagem ou no lixo e reiniciar o processo prestando muita ateno aos horrios. 4-) Repetiu o processo. Trocar de semente ou no comprar mais desta marca ou loja. 5-) Se o problema persistir, no germinar mais esta semente, nesta poca do ano.
www.sucovivo.com

117

Caso haja maiores dvidas, envie-nos um e-mail comentando sobre a semente para ajudarmos a descobrir o que pode estar acontecendo. Posso guardar na geladeira? Comida ecolgica trabalha com 5 pilares: Cr - Integral - Fresco - Orgnico - Maduro Geladeira torna os alimentos velhos. Usar somente em ltimo caso. Germinar usando o prato: Modo de preparo: 1-) Colocar de molho a semente a ser germinada. 2-) Passadas 8 horas escorrer toda a gua, usando os dedos como peneira. 3-) Colocar as sementes em um prato e cobrir com outro prato, de preferncia dois de tamanho idntico. Ex: Pratos lisos nas bordas e sem relevos. Pratos de sopa so ideais.

www.sucovivo.com

118

4-) Depois de um dia e meio as sementes estaro prontas para consumo. Ateno: Lavar as sementes somente no momento de serem consumidas. Este sistema permite uma umidade perfeita, para o crescimento contnuo e acelerado, pois utiliza o prprio calor exalado pelas sementes para aquecer e germinar. Dicas: Em climas muito quentes ou de grande umidade este sistema no ir funcionar muito bem. Se estiver germinando alfafa, coloque uma toalha em cima do prato, depois as sementes por cima deste pano, depois cubra com outro prato. Sistema Peneira: Quando for tirar a gua, despeje em uma peneira, destas de leite ou maior, de acordo com a quantidade de sementes. Sementes que devem seguir este processo: Linhaa e trigo sarraceno, ambas produzem um lquido espesso, o que impossibilita a utilizao dos processos anteriores.
www.sucovivo.com

119

Problemas que podem ocorrer: 1-) Deixar tempo demais na gua Como saber se isto aconteceu? Se tiver bolhas na superfcie da gua. Como solucionar? Somente provando, experimente a semente, 8 horas depois, se tiver gosto e cheiro ruim significa que elas esto mortas, no coma Porm, antes de provar, lave bem, pois o lquido que fica em volta das sementes pode lev-lo ao erro de avaliao. 2-) Esquecer de lavar as sementes depois de 4 horas que tirou da gua Como saber se isto aconteceu? Se for uma semente que vai ter brotinho, voc vai notar que os brotinhos ficaram amarelados com aparncia de podre. Como solucionar? Somente provando, experimente a semente, se tiver gosto e cheiro ruim significa que elas morreram. Cuidado, pois se voc mora em um clima seco estas sementes podem ter secado muito e no ter gosto forte, porm pode estar cheia de bactrias. Em caso de dvida, no coma, mesmo que no tenha um gosto muito forte.
www.sucovivo.com

120

Quanto tempo eu deveria deixar germinando? Estas informaes sero aplicadas para uma temperatura de 25C e umidade relativa do ar entre 50% a 60%, (um dia de primavera). Ateno: O clima vai alterar somente o tempo fora dgua. - Para as cidades muito abafadas ou, em dias de vero em cidades litorneas, o tempo de escorrer cai pela metade, ou seja, ao invs de deixar escorrendo 8 horas deixe apenas 4 horas. - Para casas com aquecimento, em lugares muito frios, o tempo fora dgua deve ser reduzido em 1/3. Ou seja, ao invs de 6 horas, apenas 4 horas. - Para cidades frias deixe escorrendo por 16 horas. Quando vou saber a hora de comer? Algumas dicas visuais : Lentilha - Quando comear a aparecer manchas marrons, significa que j passou; estas marcas significam
www.sucovivo.com

121

bactrias. Tudo bem que temos 100.000.000.000 delas, mas so especficas, invasoras, fazem com que nosso corpo gaste muita energia para se defender de seus ataques. Quando h formao de bactrias nos brotos, tornase um problema difcil de solucionar, pois elas esto entro do corpo do boto, ou seja, lavar no adianta, por isto devemos estar bastante atentos as este detalhe no processo de germinao. Feijo ou soja (tamanho perfeito para consumo) - O feijo verde no muito digestivo, ento no coma muito. Trigo (passou da hora) - Uma regra geral que pode ajudar muito que quando aparecem as folhinhas, j no serve mais. exceo da alfafa. Hemp, cnhamo ou maconha - Sim eu sei, parece estranho. Mas pelo fato de ser to amada, esta semente sofreu tantos estudos que descobriram nela todos os leos que nosso crebro precisa. Estudos nutricionais revelam que o leite feito desta semente pode ser comparado ao leite materno. O peixe altamente impactante no sistema de digesto humano. A desculpa de comer peixe que tem Omega trs, seis e nove, o que no totalmente verdade. A linhaa
www.sucovivo.com

122

tem mais e em melhor qualidade. A semente de hemp tem todos os leos essenciais que nosso crebro necessita. Outra inverdade, em relao aos peixes, que estes leos so altamente volteis, ou seja, peixe congelado, frito, assado, no tem quase mais nenhum destes leos. Vdeo: http://www.sucovivo.com/visite/link5/ Semente: Alfafa Semente: Aveia

Sistema: Prato Dica de uso: Deixar de molho 8h, escorrer e colocar o pano, cobrir com o prato. Esperar crescer o rabinho. No deixar aparecer as folhas.

Sistema: Copo Dica de uso: Deixar de molho 8h e usar.

www.sucovivo.com

123

Semente: Arroz vermelho

Semente: Gro de bico

Sistema: Copo Dica de uso: Deixar de molho 8h, escorrendo por 8h. Semente: Arroz vermelho

Sistema: Copo Dica de uso: Deixar de molho 8h, escorrer por 8h, lavar, deixar escorrer por mais 8h. Semente: Lentilha rosa (estar pr-cozida e usar pouco)

Sistema: Copo Dica de uso: Deixar de molho 16h, escorrendo por 8h.

Sistema: Copo Dica de uso: Deixar de molho 8h e usar.

www.sucovivo.com

124

Semente: Linhaa dourada

Semente: Alfafa

Sistema: Coador de leite Dica de uso: Deixar de molho 8h e usar.

Sistema: Prato Dica de uso: Deixar de molho 8h, escorrer e colocar o pano, cobrir com o prato. Esperar crescer o rabinho. Uma vez atingido 1 centmetro de longitude, lavar em uma bacia. As cascas se separam das sementes. Elas boiam.

www.sucovivo.com

125

www.sucovivo.com

126

Uma regra bsica que funciona para quase todas as sementes : 1-) Todas as sementes tm casca no seu estado natural. 2-) Sementes que esto com sua casca ou pele iro germinar. 3-) As sementes que perderam sua pele por um processo mecnico como as nozes e os arrozes, no iro germinar. Sistema prato: Enviamos 2 paninhos para germinar no prato, so dois paninhos que devero ser colocados por baixo das sementes no prato.

Estes dois panos servem para manter uma umidade dentro do prato e no deixar que o excesso de umidade contamine as sementes.

www.sucovivo.com

127

Material: - Prato - Copo - Sementes - Pano redondo enviado Dicas importantes: - Coloque a semente de molho por 8h. - Deixe escorrendo por 2h. - Coloque um dos panos enviados em nosso pacote em um prato. - Coloque as sementes. - Coloque outro prato por cima. - Abra uma vez por dia para ver como est indo o processo.

www.sucovivo.com

128

Possveis problemas: 1-) Se der fungo significa que: - As sementes estavam muito midas. - Seu clima muito quente mido. Soluo: Procure deixar as sementes secando por mais tempo. 2-) Se no germinar: - As sementes podem estar mortas ou velhas. - Sistema ficou muito seco.

Soluo: Troque de fornecedor de sementes.


Se sua cidade muito seca, coloque o pano molhado. Ateno: Lavar as sementes somente no momento de serem consumidas. Este sistema permite uma umidade perfeita para o crescimento contnuo e acelerado, pois utiliza o prprio calor exalado pelas sementes para aquecer o sistema.

www.sucovivo.com

129

Sistema Peneira: Este sistema perfeito para sementes que soltam baba, como linhaa e o trigo sarraceno. Coloque a semente de molho (olhe a tabela de tempo de germinao na pgina 83) Quando for tirar da gua, despeje em cima de uma peneira destas de leite ou maiores de acordo com a quantidade de sementes. Sementes que devem seguir este processo: Linhaa e trigo sarraceno, pois produzem um lquido espesso que impossibilita de utilizar os processos anteriores. Problemas que podem ocorrer: 1-) Deixar tempo demais na gua. Como saber se isto aconteceu? Se tem bolhas na superfcie da gua.

www.sucovivo.com

130

Como solucionar? Somente provando, experimente a semente 8 horas depois, se tem gosto e cheiro ruins porque morreu. Porm, antes de provar, lave pois o lquido que fica em volta das sementes pode te enganar. 2-) Esquecer de lavar as sementes depois de 4 horas que tirou da gua. Como saber se isto aconteceu? Se for uma sementes que vai ter rabinho, voc ir notar que os rabinhos ficaram amarelados com cara de podre. Como solucionar? Somente provando, experimente a semente, se tem gosto e cheiro ruim porque morreu. Cuidado, pois se voc mora em um clima seco estas sementes podem ter secado muito e no ter gosto forte, porm, podem estar cheias de bactrias. Em caso de dvida no coma, mesmo que no tenha um gosto muito forte.

www.sucovivo.com

131

Sistema germinar no copo: Foram enviados 3 fils para voc fazer este sistema. Use este sistema para germinar, sementes tipo, girassol, amendoim, alpiste, sementes que voc no quer deixar crescer muito o rabinho, caso contrrio ficam com gosto ruim. Coloque a semente de molho por 8h, depois coloque o pano de fil, prenda com um elstico depois deixe virado boca baixo, no ngulo de 45o. Depois de 8h lave com gua e deixe escorrendo por mais 8h, a grande maioria das sementes ficaro prontas para o consumo, depois deste processo.

www.sucovivo.com

132

- ANEXO III - PANELAS FURADAS O que ? Um conjunto de coadores ou permeveis que permite mudar a textura dos alimentos lquidos ou pastosos afim de mudar o sabor. Como produzir sua prpria panela furada? Dicas de montagem e fabricao: Panela Furada 1o - Corte um quadrado de 60 cm de lateral e faa um crculo. 2o - Faa furos nas bordas, 10 cm de espao um do outro e 2 cm de distncia da borda usando um metal quente. 3o - Queime as bordas com uma vela. 4o - Passe um elstico rolio nos orifcios feitos com a haste metlica quente. 5o - D um n, lave e pronto para usar. Pode queimar as pontas do elstico tambm.
www.sucovivo.com

133

1o Passo

4o Passo

2o Passo

5o Passo

3o Passo

Ateno: Na foto (5o Passo) mostra queimando as laterais do tecido como ltimo passo, mas na verdade, seria melhor no segundo passo, logo aps cortar o crculo.
www.sucovivo.com

134

- Panela Furada no 1 Uso: Suco de Luz do Sol, suco de frutas, suco de vegetais. Panela Furada no 1 - Receita - 1: Suco de uva - 1/4 limo - 1 copo de uva - 2 mas - 1 cm de gengibre Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela furada no 1. Panela Furada no 1 - Receita - 2: Suco de clorofila - 1 mo cheia de grama de trigo - 3 mas - 1 punhado de hortel Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela furada no 1. Consulte nosso site para assistir os vdeos: http://www.sucovivo.com/visite/link6/
www.sucovivo.com

135

Panela Furada no 1 - Receita - 3: Suco de Luz do Sol - 4-6 mas - 1 pepino - 1 fatia de moranga (no morango) - 1 punhado de folhinhas de capim limo (pode ser substitudo por hortel) - 1/2 inhame grande ou um pequeno - 1 folha de couve - 1 cm de gengibre fresco (um cubinho caso goste de gengibre coloque mais no prximo suco e veja a diferena) - 3 folhas de chicria ou couve - 1/3 batata doce - 3 folhas de beterraba - 1 punhado de sementes de girassol - 1 folha de cenoura Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela furada no 1. Panela Furada no 1 - Receita - 4: Suco de Luz do Sol - 3 mas - 1/2 pepino - 3 folhas de couve - 1 punhado de folhas de hortel - 1/2 batata doce grande ou 1 pequena
www.sucovivo.com

136

- 1 copo de abbora cortada em cubinhos - 1 punhado de sementes germinadas Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela furada no 1. Panela Furada no 1 - Receita - 5: Suco de Luz do Sol - 3 mas - 1/2 pepino - 1/2 p de alface - 1/2 molho de chicria - 2 cenouras - 1 copo de moranga cortada em cubinhos - 1 punhado de sementes germinadas. Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela furada no 1.

Panela Furada no 1 - Receita - 6: Suco de Luz do Sol


- 5 mas - 1/2 beterraba - 4 folhas grandes de beterraba - 1/2 pepino - 3 folhas de couve - 1 punhado de folhas de hortel
www.sucovivo.com

137

- 1/2 batata doce grande ou uma pequena - 1 copo de abbora cortada em cubinhos - 1 punhado de sementes germinadas Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela furada no 1. - Panela Furada no 2 Cremes e sucos porm com uma textura maior. Germinar sementes, transportar sementes, secas folhas verdes, fazer pratos parecerem que foram cozidos. Panela Furada no 2 - Receita - 7: Suco de fruta - 1 abacaxi com casca - 4 cajs frescos Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela furada no 2. Panela Furada no 2 - Receita - 8: Suco de Luz do Sol - 1 abacaxi com casca - 4 goiabas Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela furada no 2.
www.sucovivo.com

138

Panela Furada no 2 - Receita - 9: Suco Turbinado (Suco de Luz + Suco Verde) - 1 copo de espinafre - 1/2 copo de broto de girassol - 1/2 copo de gua - 5 bananas Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela nafurada no 2. Bater novamente agora com as bananas, se quiser usar menos bananas, use 2, mas com a casca. Panela Furada no 2 - Receita - 10: Suco de Luz do Sol - 1 abacaxi com casca - 1 copo de semente de girassol com casca Forma de preparo: Bater tudo no liquidificador, depois coar na panela nafurada no 2. Panela Furada no 2 - Receita - 11: Not Milk shake - 1 abacaxi com casca - 1 copo de castanha do par Forma de preparo: Bater o abacaxi no liquidificador, depois coar na panela nafurada no 2. Bater novamente com a semente de castanha do par germinada.
www.sucovivo.com

139

Panela Furada no 2 - Receita - 12: Suco de abacate - 1 abacate - 1 abacaxi - 1/2 copo de semente de gergelim Forma de preparo: Bater o abacaxi no liquidificador, com um pouco de gua e a semente germinada de gergelim, depois coar na panela furada no 2. Voltar para o liquidificador e bater com abacate agora. Beringela al na mesa, onde? Panela Furada no 2 - Receita - 13: - 5 beringelas - 1 pitada de sal - 1 cebola - 1 martelo de bater bife - 1 tbua de bater bife - 1 colher de molho shoyo - 1/2 copo de cheiro verde Forma de preparo: Descarcar a beringela e cortar em tiras como as de uma batata frita formato francesa. Picar a cebola em cubinhos. Coloque esta mistura em uma panela furada no 2, depois bata com um martelo de bife at fica mole. Em uma bacia misture todos os outros ingredientes.
www.sucovivo.com

140

- Panela Furada no 3 Dicas de uso: Sucos e cremes sem uso do liquidificador: frutas bem maduras ou muito macias, voc poder usar para fazer um creme sem uso de um liquidificador. Ex.: creme de jaca, fruta do conde e graviola. Esta peneira permite amassar uma banana sem que ela pule do prato. Transportar folhas: Algumas vezes queremo levar uma folhas de um lugar para outro mas no queremos usar bolsas de plstico, as peneiras so timas para isto, se no quer deixar sujas as folhas use a peniera nmero 1 Secar folhas: Quando eu trabalhava no Spa sempre saia para fora com a peneira cheia de folhas e girava em alta velocidade para secar as folhas. Ficam super secas. Calmante para crianas que tem os dentes crescendo: Ao invs de dar um pedao de plstico com toxinas para as crianas mastigarem e amaciar as gengivas, use uma panela furada desta forma com um pedao de cenoura ou uma banana congelada, a dor passa e ainda se alimenta e o melhor vai se acostumando com o gosto dos vegetais. Outra vantagem que evita que a criana se engasgue
www.sucovivo.com

141

com pedaos de frutas ou vegtais. Pois, se desce um pedao inteiro ela seria capaz de tirar lasquinhas. Panela Furada no 3 - Receita - 14: Suco sem mquina - 1 melncia Forma de preparo: Cortar a melncia em cubos grandes e colocar dentro da panela furada no 3 ou no 2. Apertar at sair todo o lquido. Panela Furada no 3 - Receita - 15: Creme divino - 5 frutas do conde - 3 bananas - 1 pitada de canela - 1 limo Forma de preparo: Abrir as frutas do conde, devem estar bem maduras, depois usar os dedos e espremer com ajuda de um penela furada no 3. Apertar at sair todo o lquido. Bater no liquidificador com banana e canela e um pouco de limo. Use como molho de saladas ou como se fosse chocolate branco derretido. Observao: Coloque as sementes para secar na sombra depois use para plantar.
www.sucovivo.com

142

Para saber maiores informaes, visite estes links: http://www.sucovivo.com/visite/link7/ http://www.sucovivo.com/visite/link8/ http://www.sucovivo.com/visite/link9/ http://www.sucovivo.com/visite/link10/ http://www.sucovivo.com/visite/link11/ http://www.sucovivo.com/visite/link12/ http://www.sucovivo.com/visite/link13/

www.sucovivo.com

143

- GUIA DE COMPRAS -

www.sucovivo.com

144

Introduo: Quando o homem aprender a respeitar at o menor ser da criao, seja animal ou vegetal, ningum precisar ensin-lo a amar seu semelhante.
Albert Schweitzer - Nobel da Paz 1952

Onde Comprar? Mercadinhos, sacolo, mercados. Mercadinhos so um pouco mais caros que supermercados, mas as vezes eles trabalham com produtos mais frescos. Priorize os mercados que vendem produtos locais, se o dono do mercado no sabe dizer de onde vem os vegetais, conhea quais so os produtos cultivados em seu estado ou pelo menos os que so produzidos no seu pas. Se voc mora em grandes cidades quase impossvel esta opo, a no ser que voc mora nos subrbios aonde em algum mercadinho de bairro chegam alguns produtos do interior.
www.sucovivo.com

145

Feiras Livres Caso voc more em cidades pequenas, priorize as feiras livres esta a opo mais ecolgica. Caso sua cidade tenha feira de produtos orgnicos, um fim de semana 100% orgnico no estaria mal. O preo mais elevado dos produtos orgnicos o de menos, pois a quantidade de nutrientes maior, impacto ambiental menor, eles tem melhor sabor. Comprando orgnicos voc est ajudando quem prioriza a vida. Comprando produtos comerciais voc est patrocinando multinacionais americanas. Nossa lista de ingredientes no final deste guia, no segue as pocas de colheita apesar de sabermos que isto seria o ideal. Pelo fato do Brasil ser enorme e com diferentes climas e diferentes pocas de colheita, seria bem mais complicado. Substitua qualquer um dos ingredientes de nossa lista de compras no final deste guia pelos que esto mais baratos na prateleiras do seu mercado pois estes so os de temporada. Comprar de quem planta Se voc conhece algum que planta, este ser seu melhor amigo para o fim de semana Detox. Produtores caseiros, no usam agrotxicos e quase sempre gostam de dar ou vender por um preo baixo por no conseguirem usar toda a produo da temporada.
www.sucovivo.com

146

Plantar voc mesmo Comece sua horta caseira, sei que isto impossvel para quem mora em apartamento, mas obrigatrio para quem mora em casa. Caso voc no tenha nenhum espao para plantar, use vasos de plantas ou sistema de horta vertical. Gramas de cereais uma opo excelente para apartamentos, pois possibilita se alimentar de produtos realmente ecolgicos. No existe nada mais ecolgico que uma salada feita com a grama da bandeja de girassol plantada por voc na sua varanda. Arrisque plantar alguns vegetais em potes e se voc tem um jardim pequeno, j o suficiente para passar muitas horas se distraindo e ter o melhor do melhor. Comece com ervas. Pois um pequeno vaso de ervas poder temperar saladas para uma famlia. Como comprar? Frutas: Priorize sempre as mais maduras, mas no moles. Olhe bem se est estragado, cheire toque. Comece a criar uma relao mais estreita com quem vai prevenir seu corpo de ficar doente.

www.sucovivo.com

147

Pergunte a pessoa que coloca os vegetais nas prateleiras e procure saber quando chegam ingredientes novos. Sempre peque o que est por detrs na prateleira, ou seja, no fundo. Quase sempre so os mais frescos. Confira para no se equivocar. Sementes: Antes de comprar grandes quantidades de sementes, certifique-se que elas esto vivas. Para saber, coloque uma pequena quantidade para germinar e espere, crescer o brotinho. Use sistema copo ou peneira. Para saber como germinar, assista o vdeo na rea vip deste programa, faa o download dos textos sobre germinao. Folhas verdes: Sempre compre as que esto crocantes, fcil de saber, visualmente elas parecem mais bonitas. Quando chegar em casa, no coloque na geladeira, use potes com gua. Como voc vai ficar em casa e fazer suco o dia todo, ficar mais prtico, motivador e mais bonito a cozinha cheia de folhas verdes. Voc pode substituir as folhas da lista por outra de gosto delicado ou suave, evite folha de gosto forte como rcula ou agrio. As folhas podem ser substitudas por outras que melhor lhe atraem em termos de gosto ou disponibilidade local.
www.sucovivo.com

148

Quando comprar? Frutas: Normalmente bananas se encontram verdes ou com a casca amarela sem nenhum pontinho negro, se for o seu caso, que no mercado onde voc compra somente existe este tipo de banana, coloque no Sol para poder madurar at o fim de semana.Consuma bananas com pontos pretos na casca estas so as preferidas dos macacos. Quase todas as frutas a no ser que sejam de produo orgnica, so colhidas muito antes da hora, sendo assim compre todas as frutas o quanto antes para estarem maduras para o fim de semana. Folhas: Compre as folhas justo antes de comear o programa. Sementes e suplementos: Compre com antecedncia. Gramas e brotos: No compre faa voc mesmo, comece o processo de plantio com 30 dias de antecedncia. Frutas durante o dia: Recomendamos comer frutas ao longo do sai sempre que tiver vontade. Evite frutas muito doces. Porm isto no significa que no deve comlas. Priorize frutas da estao e sempre bem maduras
www.sucovivo.com

149

O que comprar? Ingredientes para Suco Vivo: O mais importante entender o que precisa para fazer um suco verde. Pois assim voc poder comprar o que tem disponvel em seu mercado ao invs de ficar procurando os ingredientes de nossa lista. Seria interessante e necessrio variar o tipo de folha em cada suco uma vez que voc vai beber folhas por trs dias. Alternar permite estar sempre com vontade tomar o suco. Existem toxinas nas folhas nada graves mas o problema que se consumirmos a mesma folha todos os dias, nosso corpo satura e perde o interesse tornando o suco mais amargo do que estaria para uma pessoa que no tem estes alcalides em seu corpo. Varie as folhas e sempre use uma de gosto forte com outra de gosto suave. Quais so as frutas macias? - Manga: Pode usar a casca desde que seja pouco. - Pra: Deixe ficar maduras. Tire a casca. - Laranja: Tire a casca amarela e bata sem as sementes, as fibras brancas das laranjas so ricas em clcio. - Kiwi: Use pouco, pois fica ruim no suco. - Banana: Pode usar a casca, porm em pouca quantidade.
www.sucovivo.com

150

- Mamo: Todos os tipos, pode usar a casca tambm, lave bem e use pouco. - Limo: S o lquido. - Cco verde: Use tanto a gua quanto a polpa. - Mirtilo: caro, mas fica muito bom. Existe uma fazenda que entrega em todo Brasil. Olhe na rea vip o endereo para pedir. Eles vendem amora, blueberry, amora preta e vermelha e framboesa. - Aa: Os que se vendem congelados no so crus, foram pasteurizados, use pouco. - Amora: cara, mas excelente fonte de minerais e vitaminas. - Morango: Use a parte verde tem quase mais vitaminas que o morango. - Uva: Sem semente e, se possvel, sem casca se for usada sem coar. - Fruta do conde: use panela furada no 3 para tirar a polpa. - Graviola: Fica timo o suco feito desta fruta. - Jaca: Esta uma das frutas mais completas, por ser um alimento selvagem, quase sempre ser orgnica, tm sua estrutura gentica intacta desde a poca dos Dinossauros. um alimento poderoso. - Calistel: Casca amarela e textura parecida com um mamo verde ou uma abbora pouco cozida. D um suco de sabor maravilhoso.

www.sucovivo.com

151

- Mangostin: Considerada a rainha das frutas, tem em sua casca substncias poderosas contra o cncer. Use muito pouco a casca levemente txica. Use 1/12 da casca. - Pssego: Tente encontrar orgnico uma das frutas que mais recebem agrotxicos. - Nectarina: Por ser uma fruta hbrida use pouco, muito saborosa quando madura, evite a casca. - Nspera: Por ter muito pouca polpa vale mais a pena usar como um lanche. - Ameixa: Tente usar somente quando bem madura, quando est realmente desmanchando. As que so vendidas fora de temporada so pssimas. Existe uma infinidade de frutas macias, use a que est disponvel em sua regio. Quais so as folhas verdes? Alface Coitada esta um das folhas mais pobres em termos de minerais, sendo assim se for usar, use junto com outro tipo de folha. Apesar de ser excelente para saladas, por ter um sabor suave, mas para suco, no ajuda a desintoxicar. Acelga Excelente fonte de protenas, compre as de folhas escuras. As que tem folhas claras so comerciais e possivelmente hidropnicas. Quando usar esta folha no
www.sucovivo.com

152

misture com nenhuma outra. Repita somente 3 vezes por semana. Pois tem grande concentrao de alcalides. Couve To boa quanto a acelga, vale o mesmo comentrio da acelga. No use muito para salada lquida. Chicria Sabor suave excelente para suco verde ou salada lquida. Almeiro Sabor intenso, no conheo sua anlise nutricional, mas acredito que bem rica. Use na salada lquida. Saio - Sabor intenso use com outra de sabor suave como alface. Salso - Sabor intenso use com outra de sabor suave como alface. Folha da beterraba - Excelente fonte de nutrientes, use pouco. Folha da cenoura - Sabor forte, use pouco. Folha de rvores frutferas - Use no suco de luz na formao de lquido para o suco verde. Use pouco. Cuidado para usar qualquer folha elas so txicas. Use a
www.sucovivo.com

153

da rvore de pitanga, limo, maracuj. Outros tipos de rvores consulte um especialista. Qual lquido pode usar? gua - gua de torneira cheia de produtos qumicos, mineral carssima, mas cara que petrleo e ainda tem toxinas do plstico. Ou seja, estamos num beco sem sada. A melhor opo seria um bom filtro. Sendo assim use a de melhor qualidade que puder encontrar. Pelo menos para este fim de semana desafio trs dias de suco verde. No dia a dia, procure alternar, assim se um tipo de gua faz mal, alternando diminui seu efeito negativo. Dicas para comprar Compre as frutas no incio da semana para estarem maduras no final da semana. Como nosso cardpio no restritivo na quantidade seria impossvel definir a quantidade exata. Sendo assim compre mais frutas do que est acostumado. Aproveite a oportunidade para provar frutas diferentes, exticas, mesmo que um pouco mais caras.
www.sucovivo.com

154

Escolha com carinho os ingredientes, olhe, toque, cheire, escolha com amor a comida que vai lhe trazer energia e sade. O que comprar para a salada lquida? A salada lquida um green smoothie que no leva frutas. Ela de fundamental importncia quando queremos desintoxicar o corpo por 3 dias utilizando suco vivo. Uma reao que certamente ir acontecer com voc, pois acontece em 99% dos casos a necessidade de algum alimento salgado. Por isso criamos a salada lquida, uma variao do suco verde onde neste caso, levemente salgado. Ela de crucial importncia onde est na dependncia pelo sal a razo pela qual as pessoas acabam dando uma escapadinha do programa. Evite usar sal durante estes trs dias, porm se vai usar por estar querendo subir as paredes de vontade, compre sal Himalaia, sal marinho (no refinado). O sal uma excelente fonte de nutriente to boa que as indstrias de suplementos compram os minerais presentes no sal selvagem mineral ou marinho. Elas usam
www.sucovivo.com

155

estes minerais para fazer suplementos alimentares. Sendo assim o sal refinado pobre. Voc sabia que nosso corpo tem a mesma quantidade de gua que o planeta em propores? Voc sabia que a gua do mar tem os mesmo minerais que necessitamos, nas mesmas propores. O melhor lquido para uma salada lquida a gua ou gua de cco. Para saber maiores informaes, visite estes links: http://www.sucovivo.com/visite/link14/ http://www.sucovivo.com/visite/link15/ http://www.sucovivo.com/visite/link16/ http://www.sucovivo.com/visite/link17/ http://www.sucovivo.com/visite/link18/ http://www.sucovivo.com/visite/link19/ http://www.sucovivo.com/visite/link20/

www.sucovivo.com

Вам также может понравиться