Вы находитесь на странице: 1из 12

CYNTHIA MENEZES SANTOS R.A.

908201014

PREVENO E PROMOO DE SADE EM INSTITUIES: OBSERVAO PARTICIPATIVA

UNINOVE So Paulo 2012

CYNTHIA MENEZES SANTOS

PREVENO E PROMOO DE SADE EM INSTITUIES: OBSERVAO PARTICIPATIVA

Relatrio

Final em

de

Estgio e

Profissionalizante

Preveno

Promoo de Sade em Instituies, turma 9A3 do curso de Psicologia, sob superviso da Profa. Valria Pereira.

UNINOVE So Paulo 2012

SUMRIO

I - Introduo O presente trabalho foi desenvolvido durante o Estgio Profissionalizante em Preveno e Promoo de Sade em Instituio para concluir a exigncia da graduao do curso de Psicologia com o tema em observao da relao me-beb em domicilio. Os dados coletados e observado um referencia utilizado para anlise em uma abordagem psicanaltica, utilizando a teoria do amadurecimento de Winnicott. O estgio foi realizado com parceria entre a UNINOVE e a ONG Habitare (Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisa em Psicanlise e Psicossomtica). A Habitare uma Organizao No Governamental (ONG), dedicada ao estudo da dinmica psquica da gravidez e do desenvolvimento emocional do beb. Oferece atendimentos psicolgicos gratuitos gestantes e famlias com bebs de 0 a 3 anos e tambm realiza pesquisas e ensino para aprimorar os conhecimentos nesta rea. Segundo informaes disponveis no site, a ONG foi constituda a partir de uma disciplina eletiva do curso de psicologia em universidade de So Paulo, a professora Tereza Marques de Oliveira e seu grupo de alunos se propem a estudar a psicanlise e a psicossomtica. Em 1999, com sua ex-aluna Dbora Domingues Noronha, funda a ONG Habitare: Centro de Atendimento, Estudo e Pesquisa em Psicanlise e Psicossomtica. Esse nome foi escolhido porque a dissociao psique-soma era um dos temas de interesse e por fazer aluso ao processo de integrao, de "personalizao"; ou seja, a psique "habita" o corpo na reunio psicossomtica. Ao longo dos anos a Habitare passou a ter como objetivo principal a psicoprofilaxia e a interveno precoce. Seus projetos so desenvolvidos com gestantes em risco, mes-bebs, com a participao de mais de 50 voluntrios e mais de 2000 beneficiados, sendo os principais: Projeto Amor de me, Projeto Boneca flor, Caminho do cuidar, Consultas Teraputicasparentalidade e Consultas Teraputicas pais-beb. A Habitare tem por objetivo promover a sade mental em todas as etapas do desenvolvimento humano, especialmente na gestao e nos trs primeiros anos do beb, desenvolvendo uma srie de projetos sociais com famlias em situao de risco de vulnerabilidade. Dentre eles, encontra-se o Projeto Amor de Me, no qual se insere nossa participao na proposta desse estgio.

O Projeto Amor de Me consiste em uma interveno preventiva, na relao me-beb-pai-famlia de 0 a 3 anos de famlias nas quais foram identificadas as situaes de risco de comprometimentos afetivo-emocionais, relacionados ao vnculo parental. Tal projeto desenvolvido por meio de parcerias com universidades. O projeto comeo por meio de mapeamento de poder publico, usaram estes dados do servio publico.... (manda e-mail) analise de dados do poder publi e quantas famlias foram indicadas, o mapeamente (2005) A princpio o trabalho na comunidade seria para mapear as famlias que teriam interesse para participar voluntariamente no prximo semestre. Uma das famlias atendida j conhecia o projeto da ONG Habitare e apresentou interesse e algumas demandas para continuar a observao. A partir das demandas vividas inicialmente pelos estagirios da Universidade, a proposta foi alterada, assim cada grupo atenderam as famlias voluntariadas. Esta pesquisa foi documentada atravs do Termo de Consentimento Livre e Esclarecida (modelo anexo). Os documentos e arquivados na ONG Habitare. Os cadastros feitos com as mes interessadas seriam para participar do projeto Amor de Me tendo objetivo promover sade mental das gestantes, fornecer um espao de escuta para expresso e elaborao das reflexes da as questes emocionais em relao maternidade, desenvolver um ambiente propicio para emergir angstias, sentimentos e pensamentos sobre o momento da gestao e elabora-los, bem como proporcionar a aproximao do bebe imaginrio para o beb real, prevenir ou intervir possveis patologias do vnculo da relao me-beb. Ao desenvolver esta experincia de estgio sero utilizadas como referencia alguns conceitos da psicanalise e da teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott, alm de autores que apresentam orientaes tcnicas sobre a observao participativa como continente para funo materna, como Mariza Mlega. Maria Angela Mendes e Gianna Williams. Levando em considerao a teoria discutida no estgio e as condies oferecidas pelo projeto citado acima, identifica-se um desafio, uma reflexo sobre a atuao profissional e a proposta de pensar novas estratgias para promover acesso ao servio de

sade materno-infantil e uma promoo junto populao mais vulnervel socialmente. (reformular) Segundo Mlega (2008), a experincia do estgiario importante, pois no contato prolongado com um beb e sua famlia pode relacionar o seu aprendizado da teoria s situaes clnicas posteriores. Vale ressaltar toda complexidade e transformao ao longo do tempo envolvido nesse processo de aprendizagem. O ambiente um facilitador para o processo de amadurecimento. Segundo Winnicott, o ambiente pode tanto propiciar condies favorveis que viabilizem o fluxo do processo em curso, quanto aspectos desfavorveis que podem compromet-lo e at impedi-lo. O ambiente, quando suficientemente bom, facilita o processo de amadurecimento. Pois para Winnicott, o humano algo que existe em todo beb enquanto potencialidade e que se constitui a partir de uma proviso ambiental adequada, que de modo extremamente sutil, se adapte s necessidades cambiantes do beb quando ele totalmente dependente e gradativamente v se modificando no sentido da desadaptao na medida em que o beb amadurece e vai ganhando independncia. (Winnicott, 1983). O autor ainda se refere que a me o ambiente facilitador no comeo do desenvolvimento infantil que vai auxiliar nas tarefas evolutivas e nos processos iniciais do desenvolvimento emocional, o saber, a integrao, personalizao e estabelecimento de relaes objetais. Deste modo, percebe-se que a considerao do ambiente, por Winnicott, no seria de valor apenas para o estudo da constituio saudvel. Tal interveno no se prope a ensinar a me a lidar com seu beb, posto que para a teoria winnicottianna, a me a pessoa mais indicada para prover os cuidados necessrios ao seu beb. Segundo Winnicott (1983), durante o processo gestacional, a me saudvel, vivencia uma espcie de regresso, que a possibilita se identificar com o beb que est gerando. Esse processo de identificao ganha nfase ao final da gravidez, permanecendo por at algumas semanas aps o parto, caracterizando um estado denominado por preocupao materna primria. O autor ainda diz que tal estado se faz fundamental para que a me atenda sensivelmente s necessidades de seu beb, no momento certo, provendo um ambiente facilitador ao seu desenvolvimento psquico.

Sobre a tcnica de observao do vnculo me-beb, Mlega (1990) prope a concepo de Observador Psicanaltico como Modelo Continente da Funo Materna, como um profissional encarregado em observar a relao me-beb, semanalmente, por dois anos, embasada nos parmetros desenvolvidos por Bick. Os estagirios se encarregaram de perceber todos os detalhes da dade, perceber seus prprios sentimentos diante da famlia e que no houvesse nenhuma participao ativa por parte dele durante o perodo da visita, se abstendo de julgar ou orientar a me. A proposta deste Estgio difere em alguns aspectos da obra de Mlega, por valorizar, de forma apropriada, as intervenes com foco preventivo. Entende que apenas a presena do observador no ambiente familiar j exerce um efeito e pode propiciar mudanas significativas nas relaes estabelecidas entre os integrantes da famlia. Portanto, o estagirio, nessa situao referenciada como Observador Participativo est autorizado a se movimentar com maior liberdade no ambiente familiar e estabelecer maior interao com seus integrantes, seja verbal ou ldica. A observao participativa realizada junto s famlias estabelece como setting a prpria residncia da famlia, permitindo o reconhecimento de diversos fenmenos caractersticos dos primeiros anos de vida da criana, tais como o grau de adaptao da me s necessidades dos filhos e processos como amamentao, introduo de alimentos slidos, desmame, conflito edpico, participao de outros membros da famlia (tios, avs etc.). A interveno interessante para minimizar o impacto das angstias maternas, potencializando cuidados suficientemente bons. Esse tipo de interveno adequado para fortalecer a funo materna, mas pode no ser suficiente em situaes de incremento da angstia da me. Em situaes especficas, podem ser propostos outros encaminhamentos, como atendimento psicoterpico, psiquitrico, entre outros, e a observao participativa pode ser encerrada ou mantida como parte de um projeto teraputico maior.

II Objetivo

Este trabalho prope uma reflexo sobre a observao participativa realizada junto a famlias que residem em um cortio no bairro do Cambuci, e teve por objetivo identificar na comunidade mes com crianas de 0 a 3 anos de idade, com o intuito de efetivar um cadastro para acompanhamento futuro das interaes familiares e desenvolvimento destas crianas.

III Mtodo

O presente trabalho foi realizado a partir de entrevistas iniciais de cadastro com mes de crianas da comunidade. Inicialmente obtivemos atravs de temas que abordam o desenvolvimento infantil na perspectiva Winnicottiana, orientao quanto observao participativa e interveno mnima, utilizando-se de textos e vdeos de observao de bebs, sendo esta discusso e capacitao de como efetivar e conduzir entrevistas cadastrais, contando com orientaes tanto da supervisora do estgio quanto de funcionrias da ONG Habitare. O contato inicial na primeira visita a comunidade foi feito com a presena da ONG Habitare, quando efetivamos inicialmente cadastro com uma me, sendo o mesmo composto de ficha de dados familiares e termo de consentimento. A partir do sbado seguinte, as entrevistas foram realizadas apenas pelos estagirios, sendo que fizemos mais uma visita a uma das mes que se encontra gestante e efetivamos mais um cadastro neste dia. As entrevistas relatadas neste relatrio referem-se no caso inicial a um beb, M que esta com trs anos, segundo filho de A. de 22 anos, casada com T. de 24 anos, possuem uma unio estvel de seis anos, sendo que realizadas duas entrevistas de na residncia do casal, sendo uma no dia 22/10 e a outra em 27/10, ambas de cerca de 60 minutos, residem na casa cinco adultos (sendo o casal, dois irmos e a me de A.) e duas crianas. No segundo cadastro que conta neste relatrio, entrevistamos a M. de 29 anos, em sua residncia, reside com seu companheiro e trs filhos, a entrevista para cadastro foi realizada em 27/10 e durou cerca de 60 minutos. A interveno realizada consiste na observao participativa em domiclio, em dia e horrios previamente agendados com a me e/ou famlia. Nessas visitas, as intervenes realizadas so mnimas, a fim de no interferir de modo invasivo na relao me-beb e, mas atuar de modo continente para a funo materna. (mtodo)

Este encontro tem como objetivo promover o contato entre o observador, o beb e a me. Depois da observao foi necessrio anotar o maior nmero de detalhes possvel do que foi observado e vivenciado na relao me-beb durante o encontro, estes detalhes esto em anexo. Os registros das observaes desempenham um papel muito importante para o desenvolvimento do observador, pois so por meio deles que discutimos as relaes emergentes da relao me-beb nas supervises. (mtodo)

IV Discusso Partindo dos pressupostos da teoria winnicottiana a experincia se torna importante, pois o observador se depara com constante desafio de observar as relaes familiares, sem lugar ou papel previamente definido, assim possvel que nos primeiros contatos com a famlia, o observador atue em diferentes papeis, pois est sendo inserido no ncleo de uma dinmica familiar no qual no h reservado previamente um lugar para ele.( possvel discusso, mas reformulado).

10

V - Consideraes Finais No decorrer desse estgio, tivemos a oportunidade de termos contato com uma realidade bem diferenciada em relao ao qual estamos acostumados, a experincia, todavia mesmo que curta foi efetivamente importante para nossa formao, considerando-se o contexto do local das entrevistas que ocorreram em ambientes completamente inusitados como, por exemplo, sentados em quintais, ou em p na porta de uma casa em quanto uma das mes cozinhava. Observamos durante as visitas, da necessidade de acompanhamento destas crianas e mes, j que se trata de um ambiente externo de certa maneira hostil, em que passa a impresso de angustia destas famlias em criar seus filhos nestas condies, o que leva aparentemente ou a superproteo ou a total falta de controle percebeu tambm o quo importante e se adaptar e se inserir nesta realidade para entender o funcionamento das relaes parentais contextual do local. Conclumos que a proposta da ONG vlida, porm o processo dever ser repensando, buscando novas ideias de abordagem, visando segurana dos estagirios, das famlias, e do prprio projeto para que ocorra uma observao efetiva, fazendo assim que fatores externos no prejudiquem as observaes das interaes, cumprindo com o papel do projeto de viabilizar o desenvolvimento do beb e o crescimento e amadurecimento na relao entre a me e a criana.

11

Вам также может понравиться