Вы находитесь на странице: 1из 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CURSO DE ENGENHARIA ELTRICA

Linneker de Melo Rodrigues

ROTEIRO DE PRTICA 11: INTRODUO AO LABORATRIO DE ELETROMAGNETISMO: Gerador de Van de Graaff

Palmas 2013

1. INTRODUO Este relatrio consiste de uma abordagem do gerador eletrosttico de correia, tambm conhecido com gerador de Van de Graff. Esse equipamento foi inventado em 1929 pelo engenheiro Robert Jemison van de Graaff por isso recebeu seu nome. A mquina foi projetada para ser obter um potencial eltrico bastante elevado que logo foi aplicada nos experimentos de fsica nuclear, no caso mais especfico, em aceleradores de partcula. Esse gerador eletrosttico de correia um equipamento frequentemente utilizado para um melhor entendimento didtico no ramo do eletromagnetismo devido facilidade com que apresenta visualmente alguns conceitos fundamentais referentes a eletrizao e configurao de linhas de campo. A figura 1 ilustra esse tipo de gerador.

Figura 1 Gerador de Van de Graaff

2. OBJETIVOS Este trabalho tem como objetivo descrever e compreender o funcionamento de um gerador eletrosttico de correia (Van de Graaff).

3. MATERIAIS E MTODOS O material utilizado para realizao do experimento foi: Gerador de Van de Graaff Esfera condutora auxiliar Cabo para aterramento 4. PROCEDIMENTOS Inicialmente antes de ligar o equipamento, o professor explicou sucintamente o princpio de funcionamento do gerador de Van de Graaff, sendo qu, seu principio de funcionamento ser explicado posteriormente. Aps a explicao do funcionamento do equipamento, o mesmo foi interligado na tomada do laboratrio, cuja possui uma tenso de 220V. Aps essa interligao, foram aguardados alguns instantes at que a esfera localizada na parte superior do equipamento ficasse carregada de forma a poder gerar algum arco eltrico. Aps o carregamento da esfera, aproximou-se da esfera na parte superior do equipamento, uma esfera de raio menor, no qual no se pde obter nenhuma concluso, pois nenhum efeito visual foi notado. O prximo passo do experimento foi interligar um cabo de aterramento a esfera mvel, ou seja, a esfera de raio menor. Aps esse procedimento, pde-se perceber o surgimento de pequenos arcos eltricos que fluam de uma esfera para outra.

Figura 2 Aproximao de outra esfera

Por ltimo, alguns alunos serviram de voluntrios para tocar a esfera aps a mesma estar carregada. Percebeu-se que, os plos do corpo do aluno se inclinaram.

5.

RESULTADOS E CONCLUSES

Como ressaltado pelo professor em laboratrio, percebe-se que o gerador de Van de Graaff um equipamento que utiliza o princpio da eletrizao por atrito para gerar um potencial em sua extremidade superior com valores elevados. Esse processo comea atravs do acionamento do motor que faz a correia girar. Devido ao atrito entre os materiais isolantes, que nesse caso a correia de borracha e o rolete de acrlico localizado na parte inferior do gerador, inicia-se o processo de eletrizao de ambos os materiais. A correia de borracha fica eletrizada negativamente em sua superfcie interior, j o acrlico se carrega com cargas positivas. Com isso, devido a borracha ser um dieltrico as cargas positivas do acrlico repele as cargas positivas da borracha que ficam localizadas no lado exterior da correia. Finalmente na parte superior do gerador existe uma escova que escoa as cargas positivas para a esfera, e as cargas negativas no interior da correia escoam por um rolete de alumnio que est aterrado. A figura 3, mostra a configurao desse processo desconsiderando a aproximao da esfera auxiliar que ser discutida posteriormente.

Figura 3 Processo de eletrizao do gerador de Van de Graaff

Conforme a eletrizao na parte superior da esfera, possvel definir o sentido e direo do vetor campo eltrico. Conforme sua configurao esfrica, a direo do campo radial e aponta para fora devido a carga ser positiva na superfcie. Vale lembrar que a esfera da parte superior do gerador oca, pois mesmo se fosse uma esfera macia as cargas se distribuiriam para a superfcie por se tratar de um material condutor.

Como visto, o gerador de Van de Graaff capaz de acumular carga e gerar um potencial eltrico bastante elevado. Porm esse tipo de gerador no consegue ter um acmulo infinito de carga e consequentemente possui um potencial limitado. Levando em considerao o campo eltrico mximo para ionizar as molculas de ar que envolvem a esfera, cujo valor de 3. 106 , o potencial mximo gerado pelo equipamento, proporcional ao raio da esfera e ao campo eltrico mximo de rompimento da rigidez dieltrica do ar, pois quando a esfera atingir o campo eltrico mximo, algumas cargas se dispersaro pelo ar. = . Como visto na equao acima e analisando pela lei de Gauss, quanto maior o raio da esfera mais cargas se acumulam na superfcie, porm como a rea superficial aumenta, o campo demora mais para atingir o valor mximo, com isso o potencial gerado poder ser maior. Com a aproximao de outra esfera eletricamente neutra e no aterrada, observou-se que nenhum fenmeno visvel aconteceu, pois sem o aterramento o circuito est aberto, ou seja, no possvel uma passagem de corrente. J quando aterrou-se a esfera auxiliar, um pequeno arco eltrico surgiu, que devido a carga das esferas, passou da esfera auxiliar (carga negativa) para a esfera do gerador de Van de Graaff (carga positiva), esse fenmeno ocorre devido o fechamento do circuito com a instalao do aterramento, o que permite uma circulao de carga, e que est representado na figura 2 e 3. Finalizando, quando os alunos tocaram o gerador atravs da esfera, aps alguns instantes os plos do corpo comearam a arrepiar. Esse fenmeno foi devido a carga da esfera ser positiva. Quando uma pessoa caminha, corre ou entra em qualquer contato com o ar, h um pequeno atrito entre os plos, como ambos so isolantes, h uma eletrizao. De acordo com a srie triboeltrica, que nada mais do que uma lista de materiais classificados de acordo com sua carga aps a eletrizao por atrito, o plo tem maior capacidade de doar eltrons, com isso fica eletrizado positivamente. Como as cargas dos plos ficam positivas e a esfera do gerador tambm, atravs do princpio de repulso de cargas de sinais iguais, elas se repelem, fazendo que a pessoa fique com os plos inclinados, ou seja, arrepiada (Anexos).

6. ANEXOS

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J., Fundamentos de Fsica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. v. 3.

SEARS & ZEMANSKY, Fsica III. 12. ed. So Paulo: Addison Wesley, 2008

SADIKU, M. N. O, ALEXANDER, C. K. Fundamentos de Circuitos Eltricos. Bookman, Porto Alegre, 2003

Вам также может понравиться