Вы находитесь на странице: 1из 1

LEI N 4.348, DE 26 DE JUNHO DE 1964 Estabelece normas processuais relativas a mandado de segurana.

c Publicada no DOU de 3-7-1964. c Lei n 1.533, de 31-12-1951, altera disposies do CPC, relativas ao mandado de segurana.

Art. 1 Nos processos de mandado de segurana sero observadas as seguintes normas: a) de dez dias o prazo para a prestao de informaes de autoridade apontada como coatora (VETADO); b) a medida liminar somente ter eficcia pelo prazo de noventa dias a contar da data da respectiva concesso, prorrogvel por trinta dias quando provadamente o acmulo de processos pendentes de julgamento justificar a prorrogao. Art. 2 Ser decretada a perempo ou a caducidade da medida liminar ex officio ou a requerimento do Ministrio Pblico, quando, concedida a medida, o impetrante criar obstculo ao normal andamento do processo, deixar de promover, por mais de trs dias, os atos e diligncias que lhe cumprirem, ou abandonar a causa por mais de vinte dias. Art. 3 Os representantes judiciais da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios ou de suas respectivas autarquias e fundaes sero intimados pessoalmente pelo juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, das decises judiciais em que suas autoridades administrativas figurem como coatoras, com a entrega de cpias dos documentos nelas mencionados, para eventual suspenso da deciso e defesa do ato apontado como ilegal ou abusivo de poder.
c Artigo com a redao dada pela Lei n 10.910, de 15-7-2004.

Art. 4 Quando, a requerimento de pessoa jurdica de direito pblico interessada e para evitar grave leso ordem, sade, segurana e economia pblicas, o Presidente do Tribunal, ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso (VETADO) suspender, em despacho fundamentado, a execuo da liminar, e da sentena, dessa deciso caber agravo, sem efeito suspensivo, no prazo de cinco dias, contados da publicao do ato.
c A Lei n 8.038, de 28-5-1990, que institui normas procedimentais para os processos que especifica, perante o STJ e o STF, em seu art. 25, 2 c/c o art. 39, alterou o prazo de agravo de dez para cinco dias. c Sm. n 626 do STF.

1 Indeferido o pedido de suspenso ou provido o agravo a que se refere o caput, caber novo pedido de suspenso ao Presidente do Tribunal competente para conhecer de eventual recurso especial ou extraordinrio. 2 Aplicam-se suspenso de segurana de que trata esta Lei, as disposies dos 5 a 8 do artigo 4 da Lei n 8.437, de 30 de junho de 1992.
c 1 e 2 acrescidos pela MP n 2.180-35, de 24-8-2001, que at o encerramento desta edio no havia sido convertida em lei.

Art. 5 No ser concedida a medida liminar de mandados de segurana impetrados visando reclassificao ou equiparao de servidores pblicos, ou concesso de aumento ou extenso de vantagens. Pargrafo nico. Os mandados de segurana a que se refere este artigo sero executados depois de transitada em julgado a respectiva sentena.
c Lei n 9.494, de 10-9-1997, dispe sobre a aplicao da tutela antecipada contra a Fazenda Pblica.

Art. 6 VETADO. Art. 7 O recurso voluntrio ou ex officio, interposto de deciso concessiva de mandado de segurana que importe outorga ou adio de vencimento ou ainda reclassificao funcional, ter efeito suspensivo.
c Lei n 9.494, de 10-9-1997, dispe sobre a aplicao da tutela antecipada contra a Fazenda Pblica.

Art. 8 Aos magistrados, funcionrios da Administrao Pblica e aos serventurios da Justia que descumprirem os prazos mencionados nesta Lei, aplicam-se as sanes do Cdigo de Processo Civil e do Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis da Unio (Lei n 1.711, de 28 de outubro de 1952).
c Arts. 197 e 198 do CPC.

Art. 9 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Braslia, 26 de junho de 1964; 143 da Independncia e 76 da Repblica. H. Castello Branco

Вам также может понравиться