Вы находитесь на странице: 1из 20

Iniciativa Global Para A Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica

O que voc pode fazer a respeito de uma doena pulmonar chamada DPOC

Adultos com dificuldade de respirar ou com tosse que no vai embora podem ser portadores de DPOC.
BASEADO NA ESTRATGIA GLOBAL PARA O DIAGNSTICO, A CONDUTA E A PREVENO DA DOENA PULMONAR OBSTRUTIVA CRNICA RELATRIO DO SEMINRIO DO NHLBI/OMS INSTITUTO NACIONAL DO CORAO, PULMO E SANGE (NHLBI)

Os mdicos no podem curar a DPOC, mas podem ajudar a melhorar os sintomas que voc sente e a diminuir os danos causados em seus pulmes.

Se voc seguir as instrues do seu mdico, Voc sentir menos falta de ar. Voc tossir menos. Voc ficar mais forte e se locomover melhor. Voc se sentir mais bem-humorado. DPOC significa Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica. A palavra Doena significa mal-estar. A palavra Pulmonar significa nos pulmes. A palavra Obstrutiva significa parcialmente obstrudos. A palavra Crnica significa que ela no vai embora

O que voc e sua famlia podem fazer a respeito da DPOC.


1 . Pare de fume. 2. Tome cada um dos remdios do modo que o mdico diz para tomlos. V ao mdico pelo menos duas vezes por ano para fazer um exame geral de sade. Pergunte se voc deve tomar uma vacina contra gripe. 3. V direto para o hospital ou para o mdico se a sua respirao ficar ruim. 4. Mantenha o ar limpo em casa. Fique longe de coisas como a fumaa que torna a respirao difcil. 5. Mantenha o seu corpo forte. Ande, exercite-se regularmente e coma alimentos saudveis. 6. Se a sua DPOC for grave, tire o mximo de proveito de sua respirao. Torne a sua vida o mais fcil possvel em casa.

O que a DPOC? A DPOC uma doena pulmonar.

Pulmes normais As vias areas levam o ar para os pulmes. As vias areas ficam cada vez menores como troncos de uma rvore. No final de cada pequeno tronco existem muitas bolhas de ar, como pequenos bales.

Em pessoas saudveis, cada via area clara e aberta. Cada pequena bolha de ar se enche de ar. Depois o ar vai rapidamente embora.

Visualizao aumentada de uma via area e de bolhas de ar normais

Quando voc tem DPOC, voc pode ter problemas com os seus pulmes.

Pulmes danificados pela DPOC

1. As aberturas das vias areas so menores. Menos ar penetra porque: As paredes das vias areas ficam grossas e distendidas. As vias areas so comprimidas por pequenos msculos em torno delas. As vias areas produzem muco que voc elimina pela tosse.

Visualizao aumentada de uma via area e de bolhas de ar

2. As pequenas bolhas de ar no conseguem se esvaziar e os seus pulmes se sentem muito cheios. O seu mdico pode ajud-lo (la) a entender os problemas que voc tem com os seus pulmes.

Quem adquire a DPOC?


No h como voc pegar a DPOC de algum. Os adultos tm DPOC, as crianas no. A maior parte das pessoas com DPOC so fumantes ou foram fumantes no passado. Qualquer forma de fumo pode causar DPOC.

Algumas pessoas com DPOC moram em casas cheias de fumaa de foges de lenha ou de aquecedores usados para aquecerem o ambiente.

Algumas pessoas com DPOC trabalharam muitos anos em lugares empoeirados ou cheios de fumaa.

Procure um mdico assim que voc comear a ter problemas para respirar ou problemas com uma tosse que j dure mais de um ms.

A maior parte da pessoas deixam para ir ao mdico apenas quando esto tendo muita dificuldade de respirao. Elas deixam de dar ateno a uma tosse ou a um problema leve de respirao que esto tendo h anos. A maior parte das pessoas portadoras de DPOC tm no mnimo 40 anos de idade. No entanto, pessoas com menos de 40 anos tambm podem desenvolver a DPOC. Quando voc tem problemas respiratrios, melhor voc procurar um mdico o mais cedo possvel.

Os mdicos podem dizer para voc o quanto a sua DPOC piorou. O mdico ou a enfermeira o/a examinar. Voc ter talvez de fazer alguns testes simples de respirao. Eles perguntaro a voc sobre a sua respirao e a sua sade. Eles lhe indagaro a respeito de sua casa e dos locais onde voc tem trabalhado. Se a DPOC no muito ruim, ela chamada de DPOC leve. Se a DPOC estiver piorando, ela chamada de DPOC moderada. Se a DPOC muito ruim, ela chamada de DPOC grave. O diagnstico da DPOC feito por meio de um teste simples de respirao chamado espirometria. Esse teste fcil e no provoca dor. Voc ter que soprar com toda fora em um tubo de borracha ligado a um aparelho chamado espirmetro.

DPOC leve Voc tosse muito. Algumas vezes voc expele catarro. Voc se sente um pouco sem ar quando trabalha muito ou anda rapidamente. DPOC moderada Voc tosse mais e expele catarro. Voc freqentemente sente falta de ar quando trabalha muito ou anda rapidamente. Voc pode ter problemas ao fazer um trabalho ou desempenhar uma tarefa rotineira mais pesada. Voc s melhora de uma gripe ou de uma infeco pulmonar depois de vrias semanas. DPOC grave ou muito ruim Voc tosse mais ainda e expele muito catarro. Voc tem problemas de respirao durante o dia e durante a noite. Voc s melhora de uma gripe ou de uma infeco pulmonar depois de vrias semanas. Voc no consegue mais trabalhar ou desempenhar tarefas domsticas. Voc no consegue mais subir escadas ou ir de um lado ao outro da sala muito bem. Voc se cansa facilmente.

O que voc e sua famlia podem fazer para ajudarem a diminuir os danos aos seus pulmes. 1. Pare de fumar. Essa a coisa mais importante que pode ser feita em benefcio de seus pulmes. Voc pode parar de fumar. Pea ajuda a um mdico ou enfermeira. Pergunte sobre remdios, goma de mascar especial ou adesivos especiais para a sua pele, que o/a ajudaro a para de fumar. Estabelea um data para parar de fumar. Comunique famlia e aos amigos que voc est tentando parar. Pea que eles mantenham os cigarros fora da casa. Pea que eles fumem longe de casa ou fora dela. Fique longe dos lugares e das pessoas que fazem voc ter vontade de fumar. Retire os cinzeiros da sua casa. Mantenha-se ocupado(a). Mantenha as suas mos ativas. Tente segurar um lpis ao invs de um cigarro. Quando a vontade for muito forte, masque um chiclete ou um palito. Coma frutas e vegetais. Beba gua. Pense em parar apenas um dia de cada vez. Se voc comear a fumar de novo, no desista! Tente parar de novo. Algumas pessoas tm de parar muitas vezes antes que consigam parar para sempre.

10

2. Consulte o seu mdico. Tome o remdio da maneira que o mdico diz para voc tom-lo. Faa suas avaliaes mdicas regularmente. V pelo menos duas vezes por ano ao mdico, mesmo que voc se sinta bem. Pea para que seja feita uma avaliao de seus pulmes. Pergunte ao mdico ou enfermeira como fazer uma vacina contra a gripe anualmente. Converse sobre os seus remdios em toda consulta mdica. Pea ao mdico para escrever o nome de cada remdio, a quantidade que voc deve tomar e quando voc deve tom-lo. Leve os remdios ou a lista de seus remdios em toda consulta. Fale sobre os efeitos dos remdios que voc toma. Depois da avaliao mdica, mostre para sua famlia a lista de seus remdios. Guarde a lista em casa, em um local onde todos podem encontr-la.

11

Os remdios se apresentam de diversas formas, tais como inaladores, comprimidos ou xarope. Se o mdico disser para voc utilizar remdios inalados, voc precisa aprender a usar um inalador Como usar um inalador em forma de spray. Lembre-se de inspirar vagarosamente. 1. Retire a tampa do medicamento. Agite o inalador.

2.

Fique de p ou assente com a coluna reta. Expire.

3.

Coloque o inalador na boca ou bem em frente da boca. Assim que voc comear a inspirar, aperte a parte de cima do inalador para baixo e continue a respirar vagarosamente. Prenda a respirao por 10 segundos. Expire.

4.

5. Repita se for recomendado.


12

3. V para o hospital ou procure um mdico imediatamente se a sua respirao piorar muito. Organize-se para os seus problemas no futuro. Coloque as coisas que voc vai precisar em um local que voc possa peg-las rapidamente. Telefones do mdico, do hospital e das pessoas que podero levar voc at eles. Indicaes sobre como chegar ao hospital e ao consultrio mdico. Sua lista de remdios. Algum dinheiro extra. Consiga ajuda de emergncia caso voc observe qualquer um dos seguintes sinais de perigo. Dificuldade de falar. Dificuldade de andar. Lbios ou unhas da mo acinzentados ou azulados. Batimento cardaco ou pulso muito acelerado ou irregular. Efeito curto ou inexistente dos remdios. Respirao rpida e difcil.

13

4. Mantenha o ar limpo em sua casa. Fique longe de fumaa e gases que tornam a sua respirao difcil. Mantenha a fumaa, os gases e os cheiros fortes longe de sua casa. Caso a sua casa tenha de ser pintada ou dedetizada, faa isso quando voc possa ficar em algum outro lugar. Cozinhe perto de uma porta ou de uma janela aberta para que a fumaa ou os cheiros fortes possam ser eliminados facilmente. No cozinhe perto do local onde voc dorme ou passa a maior parte de seu tempo. Se o seu aquecimento a lenha ou a querosene, mantenha uma porta ou uma janela um pouco aberta para se livrar dos gases. Abra portas e janelas quando o ar do interior estiver cheio de fumaa ou contiver cheiros fortes. Feche as janelas e fique em casa em dias de muita poluio ou com muita poeira externa.

14

5.

Mantenha o seu corpo forte.

Aprenda a fazer exerccios respiratrios. Exerccios respiratrios podem ser teis quando voc tiver tendo problemas para respirar. Eles podem fortalecer msculos que so necessrios para a sua respirao.

Pea o seu mdico para ensinar os exerccios respiratrios mais apropriados para o seu caso.

15

Ande e exercite-se regularmente. Quanto voc fortalece os msculos de seus braos, pernas e corpo, voc se locomove melhor. Caminhar por 20 minutos uma boa maneira de comear. Esses exerccios ajudam a fortalecer os braos, as pernas e o corpo. Existem muitos outros. Quanto voc comear, faa-o devagar. Quando sentir falta de ar, pare e descanse. Escolha um local para caminhar e se exercitar que seja de seu agrado. Encontre exerccios que voc goste de fazer. Pea a algum da famlia ou a um amigo que se junte a voc. Converse com o seu mdico sobre o programa de exerccio correto para voc.

16

Coma alimentos saudveis. Atinja um peso saudvel. Pea a sua famlia para ajudar voc a comprar e preparar comidas saudveis. Coma muita fruta e vegetais. Coma alimentos com protenas, como carnes, peixe, ovos, leite e soja.

Quando estiver comendo: Se voc ficar com falta de ar quando estiver comendo, coma mais devagar. Fale menos quando estiver comendo. Se voc se sentir cheio facilmente, faa refeies menores com mais freqncia. Se voc estiver gordo(a), emagrea. difcil respirar e se movimentar quando se est gordo(a). Se voc est magro(a), coma e beba mais a fim de ganhar mais peso e ficar saudvel.

17

6. Se a sua DPOC for grave, tire o mximo de proveito de cada respirao. Torne a sua vida domstica o mais fcil possvel. Pea a seus amigos e famlia que ajudem e dem idias. Faa as coisas sem pressa. Faa as coisas assentado(a). Na cozinha, no banheiro e na rea em que voc dorme, coloque as coisas que voc precisa em um local de fcil alcance. Encontre maneiras bem fceis de cozinhar, limpar e fazer outras tarefas. Use uma pequena mesa ou um carrinho com rodas para levar coisas. Use uma vara ou pinas com pegadores longos para ajudar a encontrar o que voc est procurando. Use roupas largas que facilitem a sua respirao. Use roupas e sapatos de fcil colocao.

Pea s pessoas que auxiliem voc a mudar as coisas de lugar em casa de modo que no seja necessrio subir escadas to freqentemente. Escolha um lugar para assentar que seja de seu agrado e onde voc possa receber visitas.

18

Planeje as suas sadas e viagens com antecedncia. Faa visitas e saia durante a parte do dia em que voc se sinta melhor. Muitas pessoas se sentem melhor logo depois de terem tomado os seus remdios. Descanse depois de comer. Planeje sair quando for possvel voc estar de volta em casa antes da prxima dose de remdio que voc precisa tomar. No v a lojas em perodos do dia em que haja grande movimento. V a locais que no tenham muita escada. Leve com voc os nmeros de telefones do mdico e das pessoas que podem socorr-lo(la). Leve os remdios, caso voc no esteja se sentindo bem. Se voc no estiver se sentido bem, fique em casa. Saindo da cidade. Se voc for viajar para longe ou for ficar fora por mais de um dia, pergunte ao seu mdico o que levar caso voc tenha problemas.

19

Informao clnica:

As seguintes publicaes esto disponveis em:

Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD):/ Iniciativa Global para a Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica:
(1) NHLBI/WHO Workshop Report: Global Strategy for the Diagnosis, Management, and Prevention of COPD./ Relatrio do Painel de Estudos do Instituto Nacional do Corao, Pulmo e Sangue/OMS: Estratgia Global para o Diagnstico, a Conduta e a Preveno da DPOC. Informaes e recomendaes cientficas para programas de DPOC; (2) Executive Summary NHLBI/WHO Workshop Report: Global Strategy for the Diagnosis, Management, and Prevention of COPD;/ Resumo Executivo/Relatrio do Painel de Estudos do Instituto Nacional do Corao, Pulmo e Sangue/OMS : Estratgia Global para o Diagnstico, a Conduta e a Preveno da DPOC. (3) Pocket Guide to COPD Management and Prevention./ Guia de Bolso para a Conduta e a Preveno da DPOC Resumo de informaes para o tratamento de pacientes destinado a profissionais que fornecem atendimento primrio de sade; e (4) What You Can Do About a Lung Disease Called COPD./O Que Voc Pode Fazer a Respeito de uma Doena Pulmonar Chamada DPOC. Um folheto informativo para pacientes e seus familiares. Esses relatrios so baseados em recomendaes elaboradas durante seminrios patrocinados por National Heart, Lung, and Blood Institute and the World Health Organization (Instituto Nacional do Corao, Pulmo e Sangue e Organizao Mundial da Sade). Essas publicaes esto disponveis gratuitamente no site da GOLD http://www.goldcopd.com. Cpias podem ser compradas no site http://www.mcrvisionstore.com. A impresso foi tornada possvel por ajudas financeiras recebidas de: AstraZeneca, Aventis, Bayer, Boehringer Ingelheim, Byk Gulden, Chiesi, GlaxoSmithKline, Merck, Sharp & Dohme, MIAT, Mitsubishi Pharma, Nikken Chemicals, Novartis, Pfizer, Schering-Plough, Yamanouchi, and Zambon. U.S. Department of Health and Human Services Departamento Norte-Americano de Sade e Servios Humanos National Institutes of Health Institutos Nacionais de Sade National Heart, Lung, and Blood Institute Intituto Nacional do Corao, Pulmo e Sangue Publicao dos Institutos Nacionais de Sade No. 02-2701C Maio de 2002

20

Вам также может понравиться