Вы находитесь на странице: 1из 2

As redes de acesso WLAN (Wireless LAN) ou tambm denominadas WiFi (Wireless Fidelity) esto em ascenso, pois oferecem muitas

vantagens sobre as redes fixas, tais como: Mobilidade, pois usurios habilitados podem acessar dados enquanto se locomove, o que aumenta a produtividade; Fcil instalao, visto que a tecnologia adequada para locais onde difcil a instalao de uma rede com fio (por exemplo, em prdios antigos, locais histricos); Flexibilidade e escalabilidade, porque simples a formao de grupos e alterao da composio desses grupos e a sua expanso fcil, pois no h necessidade de instalao de cabos; Custos reduzidos para instalao.

Assim, cresce o nmero dos que optam pelos wireless NICs (Network Access Gare/) em seus notebooks. Por outro lado, a demanda por equipamentos denominados APs (Access Points), que concentram e enviam os sinais desses usurios at a rede Internet, crescente tambm. A figura 5.18 mostra a esta configurao.

Esta nova tecnologia padronizada pelo IEEE na srie IEEE 802.11, foi desenvolvida em 1999 para wireless LANs, visando aplicaes de dados. A norma 802.11 b especifica a taxa nominal de 11 Mbits para cada usurio. medida que o sinal do usurio diminui de intensidade, em funo do aumento de sua distncia do AP, a sua taxa de transmisso diminuir para valores pre viamente estipulados de 5,5 Mbits, 2 Mbits e 1 Mbits. A 802.11 g especifica a taxa nominal de 54 Mbits e as subtaxas obrigatrias de 36 Mbits, 24 Mbits, 12 Mbits, 11 Mbits, 6 Mbits, 5,5 Mbits, 2 Mbits e 1 Mbits. Na 802.11 a, a taxa nominal de 54 Mbits e as subtaxas obrigatrias so de 36 Mbits, 24 Mbits, 12 Mbits e 6 Mbits. Essas padronizaes aplicam-se a equipamentos de comunicaes para pequenas distncias, de cerca de 100 m de um ponto de acesso central, por utilizarem o espectro de freqncias IBM (Industrial, Scientific, and Medical), que impe que a potncia de sinal mxima seja baixa para que as interfe -

rncias possam ser controladas pelos prprios usurios, sem interferncia de rgos reguladores. As bandas de freqncia IBM englobam as freqncias de 902 a 928 MHz, 2.400 a 2483.5 MHz, 5150 MHz a 5350 MHz e 5725 MHz a 5850 MHz. O termo Wi-Fi uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, associao internacional sem fins lucrativos e que certifica a interoperabilidade de produtos em wireless LAN. utilizado para fazer referncia a produtos certificados por esta aliana. A tecnologia denominada WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) adequada para redes metropolitanas sem fio e pode prover at 70 Mbits numa distncia de 100 km. WiMax foi padronizada pelo IEEE na norma 802.16 e tem aplicao potencial para interligao dos APs WiFi. uma alternativa sem fio ao cable modem e x08L e prover servios avanados de telecomunicaes. O WiMax Frum (http://www.wimaxforum.org/home/) uma organizao dedicada certificao da interoperabilidade de produtos WiMax.

Вам также может понравиться