Вы находитесь на странице: 1из 9

FACULDADE NOVO MILNIO

RELATRIO TCNICO

Disciplina: Prticas em Redes Nome do Professor: Vincius Wilson C. Silva Nome do Aluno: Alexandre Teixeira Romero

Data: 04/03/13

1. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um relatrio utilizando o

site http://www.coberturacelular.com.br/ para informar quais operadoras e a posio geogrfica das torres prximas residncia do aluno, atravs de

uma pequena pesquisa no site, abordando tambm o que so, como funcionam e quais as tecnologias utilizadas em torres de transmisso de sinais de telefonia.

Abaixo na figura 1 podem-se observar as torres e suas respectivas operadoras prximas a regio de moradia do aluno:

FACULDADE NOVO MILNIO

Fig-1 Os dados mostrados na fig-1 foram obtidos ao usar o CEP: 29161-131 que traz as coordenadas de latitude: -20.23479 e longitude -40.27184, detectando um total de 8 estaes.

2. Tecnologias Utilizadas no Brasil

Primeira Gerao

AMPS (Advanced Mobile Phone Service): Tecnologia analgica da primeira gerao, desenvolvida pelos Laboratrios Bell da AT&T no incio dos anos 80, que s permite transmisso de voz. Opera na faixa dos 800 MHz e, segundo o Relatrio Anual de 2006 da Anatel, possui apenas 61.462 acessos, o que equivale a 0,06% do total de acessos de todo o Brasil.

De Acordo com lei aprovada pela Anatel, as operadoras que trabalham com a tecnologia AMPS no Brasil, tinham at o dia 31/6/2008, para efetuar a desativao obrigatria das redes AMPS, cujo espectro aps isso, ser utilizado em outras tecnologias nas mesmas operadoras (tal como extenso de espectro para o 3G HSDPA).

Segunda Gerao - 2G Da necessidade de sistemas digitais com maior capacidade, surgiram as tecnologias de segunda gerao, que trazem as seguintes vantagens sobre os analgicos: codificao 2

FACULDADE NOVO MILNIO

digital de voz mais poderosas, maior eficincia espectral, melhor qualidade de voz, facilidade a comunicao de dados e a criptografia. Nessa gerao, comeam a se formar dois grandes grupos evolutivos: o CDMA e o GSM.

TDMA (Time Division Multiple Access): Essa tecnologia de sistema de celular digital divide os canais de freqncia em at 6 intervalos de tempo diferentes e cada usurio usa um espao especfico, para impedir problemas de interferncias. Opera em 850 MHz.

CDMA (Code Division Multiple Access): Sistema digital que permite o acesso de muitos usurios simultaneamente em um nico canal de estao rdio-base aumentando assim a capacidade da rede. Essa tecnologia compete diretamente com a GSM. A grande desvantagem que os celulares que operam em CDMA so mais suscetveis a clonagem. A ltima operadora a adotar essa tecnologia no Brasil foi a Vivo, que atualmente opera em GSM. CDMA Opera nas freqncias de 850 e 1900 MHz.

GSM (Global System for Mobile Communication): Desenvolvida na Europa e adotada em boa parte do mundo. Diferencia-se das outras tecnologias pelo uso de cartes de memria ("chips" ou SIM Cards) nos aparelhos, que possibilitam levar as caractersticas do assinante para outro aparelho ou rede GSM. O GSM opera nas faixas de 400, 450, 850, 900, 1800 e 1900 MHz.

FACULDADE NOVO MILNIO

Entre Segunda e Terceira Gerao - 2,5G

GPRS (General Packet Radio Service): O Padro de Transmisso de Rdio por Pacote (GPRS) a evoluo da tecnologia GSM em 2,5G. Essa tecnologia oferece velocidades mximas de dados de 115 kbps e um throughput mdio de 30 a 40 kbps. Os dados so divididos em pacotes para transmisso, o que favorece os usurios pois prov uma conexo permanente de dados e assim os usurios no precisam entrar no sistema cada vez que desejarem ter acesso a servios de dados. Outra vantagem que os usurios s pagam pelos dados e no pagam pelo tempo de permanncia no ar em que se faz a conexo e nem pelo tempo de carregamento. o GPRS que permite a conexo da maior parte dos smartphones e celulares internet. Atualmente, o GPRS o padro que oferece a maior cobertura mvel para aparelhos de mo com acesso internet. A Oi, TIM, Claro, Brasil Telecom GSM, CTBC e Vivo, j operam no Brasil com sistemas GSM/GPRS.

EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolution): A classificao da EDGE como uma tecnologia 2,5 ou 3G bastante controversa. A EDGE uma tecnologia de transmisso de dados e acesso Internet de alta velocidade que transmite dados em velocidade de at 384 kbps na prtica e taxa mdia entre 110 e 120 kbps. As taxas mdias so rpidas o suficiente para permitir servios de dados avanados, como streaming de udio e vdeo, acesso rpido Internet e download de arquivos pesados. A EDGE tambm suporta servios "push-to-talk." Essa tecnologia s vezes chamada de GPRS ampliada (E-GPRS; de Enhanced GPRS) 4

FACULDADE NOVO MILNIO

porque aumenta em trs ou quatro vezes a capacidade e o throughput de dados da tecnologia antecessora, a GPRS. A EDGE tambm um servio baseado em pacotes que oferece aos clientes uma conexo permanente para transmisso de dados. A Claro, TIM, Oi, CTBC, Vivo, e BrT GSM j operam com o EDGE no Brasil.

CDMA-2000 1x ou 1xRTT (1xRadio Transmission Technology): a evoluo do cdmaOne, muitos o consideram como tecnologia de 2.75G ou 3G segundo o padro da ITU-T por possuir taxas de transmisso superiores a 144Kbps. De qualquer forma, o CDMA2000 1X preparou o terreno para as altas taxas de velocidade de dados hoje disponveis em todo o mundo e que oferecem aos consumidores e profissionais total conectividade sem fio. Sua velocidade terica de 153.6Kbps. A nomenclatura CDMA contida na sigla diz respeito apenas tcnica de modulao usada na interface area de sistemas celulares e no quer dizer que sejam totalmente compatveis entre si. A operadora Vivo, a unica que utiliza a tecnologia 1xRTT no Brasil para uso movel. Terceira Gerao - 3G

Os sistemas 3G provm servios de telefonia e comunicao de dados a velocidades maiores que seus antecessores. O padro 3G especifica, mais exatamente, 144 kbps em ambientes mveis, 384 kbps em ambientes de pedestres e 2 Mbps em ambientes fixos.

UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service): a evoluo do GSM mas que ainda se baseia nessa tecnologia, embora o seu acesso por rdio seja diferente. Essa tecnologia usa uma tcnica CDMA chamada Direct Sequence 5

FACULDADE NOVO MILNIO

Wideband (DS-WCDMA), por isso comum o uso intercalado de UMTS e WCDMA. embora a sigla UMTS se refira ao sistema inteiro.Opera principalmente em 2100MHZ mas em algumas regies opera em 850MHz ou 1900MHZ e mais recentemente em 1700mhz. A UMTS uma tecnologia baseada em IP que suporta voz e dados em pacotes oferecendo taxas mximas de transmisso de dados de at 2 Mbps e velocidades mdias de 220-320 kbps quando o usurio est andando ou dirigindo. Tecnologia desenvolvida para prover servios com altos nveis de consumo de banda, como streaming, transferncia de grandes arquivos e videoconferncias para uma grande variedade de aparelhos como telefones celulares, PDAs e laptops. A UMTS compatvel com a EDGE e a GPRS permitindo ao usurio sair de uma rea de cobertura UMTS e ser automaticamente transferido para uma rede EDGE ou GPRS, dependendo de fatores como disponibilidade de rede e o consumo de banda do seu aplicativo. Assim, os usurios UMTS so sempre assegurados um nvel de servio de pacotes de dados em casa e em viagem.

CDMA 1xEV-DO (Evolution, Data-Optimized): O CDMA 1xEV-DO a tecnologia 3G do CDMA, que possui alta performance para transmisso de dados com picos de at 2,4 Mbps. Portadoras distintas so necessrias para dados e voz neste sistema. O enlace de subida permanece praticamente inalterado em comparao com o cdma2000, mas no enlace de descida os usurios so multiplexados em tempo. Essa tecnologia est sendo utilizada no Brasil para Telefonia fixa pela Embratel, cujo servio foi herdado da antiga operadora Vsper, e pela operadora movel Vivo em algumas cidades. A taxa de transmisso de dados terica de 6

FACULDADE NOVO MILNIO

2.4mbps e taxa de transmisso mdia de 300 a 500 kbit/s. Opera em 800 e 1900MHz.

CDMA 1xEV-DV (Evolution, Data and Voice): a segunda etapa na evoluo do CDMA 1xEV onde uma mesma portadora pode ser utilizada para voz e dados. A primeira, o 1xEV-DO como j vimos, uma portadora de 1,25 MHZ dedicada apenas para dados. Teoricamente, essa tecnologia utilizando as 2 portadoras, teria uma velocidade mxima de 4.8mbps. Esta tecnologia foi descontinuada pela Qualcomm, durante o desenvolvimento.

HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) / HSUPA (High Speed Uplink Packet Access): O HSDPA/HSUPA permite que as pessoas enviem e recebam emails com grandes anexos, joguem interativamente em tempo real, recebam e enviem imagens e vdeos de alta resoluo, faam download de contedos de vdeo e de msica ou permaneam conectados sem fio a seus PCs no escritrio tudo usando o mesmo dispositivo mvel. HSDPA refere-se velocidade com a qual as pessoas podem receber arquivos de dados, o "downlink". HSUPA refere-se velocidade com qual as pessoas podem enviar arquivos de dados, o "uplink." Resumindo: o HSDPA seria um "EDGE" do UMTS. E a NTT Docomo est desenvolvendo o "Super 3G"(HSOPA)com velocidades de at 250mbps. Alguns consideram como 4G, mas o Verdadeiro 4G ser em LTE.

3. Topologia Layout

FACULDADE NOVO MILNIO

Na figura 2 abaixo podemos observar a Topologia layout de um sistema de telefonia celular.

Fig-2

4. Referencias Bibliogrficas

COBERTURACELULAR.

Cobertura

Celular.

Disponvel

em:

http://www.coberturacelular.com.br. Acesso em: 04 mar. 2013. 8

FACULDADE NOVO MILNIO

WIKIPEDIA.

Rede

de

Telefonia

Celular.

Disponvel

em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_telefonia_celular. Acesso em: 04 mar. 2013.

Вам также может понравиться