Вы находитесь на странице: 1из 20

Universidade de Passo Fundo - UPF FEAR Faculdade de Engenharia e Arquitetura Curso de Engenharia Eltrica Disciplina: Converso de Energia Professor:

: Rodrigo Siqueira Penz

O transformador
Conceitos iniciais: O transformador opera a partir do princpio da mtua induo entre duas ou mais bobinas. A mtua induo ocorre sem a ligao fsica entre as bobinas, necessitando para isto um meio magntico para concatenamento das linhas de fluxo. Como sabemos o ar um pssimo meio magntico e para que ocorra um forte acoplamento necessrio que o meio seja um timo condutor magntico, onde toda a energia seja trocada entre as bobinas. Os transformadores operam sobre um ncleo magntico fechado, concentrando em si todas as linhas de fluxo magntico devido a sua alta permeabilidade magntica. Na maioria dos casos os transformadores possuem um ncleo de ao-silcio laminado, onde suas lminas apresentam isolamento entre si. As montagens dos pacotes obedecem a um critrio que impossibilita a ocorrncia de um gap. O gap conhecido como o espaamento entre duas faces de um ncleo ferro magntico, onde neste espaamento o material no bom condutor magntico e possibilita a formao de um dipolo magntico, utilizado na converso eletromecnica de energia. Os transformadores so divididos em dois tipos, os isoladores e os autotransformadores. Os transformadores isoladores apresentam enrolamentos isolados entre si. A bobina formadora do fluxo magntico chamada de primria e as demais so chamadas de secundrias, podendo estas serem de quantidades variadas. Os autotransformadores apresentam ligaes eltricas entre suas bobinas primria e secundria, no efetivando assim um isolamento. Estes apresentam vantagens em relao aos transformadores isoladores quando sua relao de espira for baixa, normalmente entre 0,5 e 2.

O transformador ideal: No estudo inicial do transformador sero desconsideradas as perdas do mesmo, o foco ser entender as aes e reaes da converso de energia encontrada neste equipamento. Baseado na quantificao de Newmann para a Lei de Faraday, o condutor ou o fluxo magntico deve variar no tempo, desta forma haver uma tenso induzida gerada no condutor, conforme a Equao 1. = (1) Devido estrutura construtiva do transformador no permitir que os condutores movimentem-se, necessrio que o fluxo varie, cabe ento a tenso de alimentao produzir um fluxo varivel, assim possvel afirmar que um transformador no opera em corrente contnua no regime permanente. Na Figura 1 so mostradas as partes que compem um transformador.

Figura 1: Transformador isolador V1 tenso de alimentao ou tenso primria I1 corrente da bobina de alimentao ou primria e1 fora eletromotriz induzida (Fem) primria N1 nmero de espiras da bobina primria f fluxo magntico do transformador ou fluxo mtuo N2 nmero de espiras secundrias e2 fora eletromotriz induzida (Fem) secundria I2 corrente da bobina secundria ou da carga V2 tenso na carga possvel encontrar bibliografias que trazem a regra do ponto para indicar o sentido instantneo da tenso induzida da referida bobina O comportamento com o secundrio aberto para um transformador ideal apresenta a tenso de alimentao V1 produzindo uma corrente primria I1 puramente

indutiva, onde esta produz o fluxo magntico no ncleo de ao-silcio, esta corrente chamada de corrente de magnetizao. O fluxo produzido pela corrente I1 deve ser suficiente de tal forma a induzir uma Fem e1 de mesma magnitude de V1 na bobina primria, onde pela Lei de Lenz esta Fem estar em oposio a V1. Outra maneira de ver a gerao da Fem e1 em oposio a V1 entender que a corrente produzida por V1 est em atraso em relao a V1 de 90 , assim o fluxo tambm estar em atraso em relao a V1. J o fluxo magntico mtuo necessita de 90 para produzir as Fem primria e secundria e1 e e2. Desta forma percebe-se que h um atraso de 180 entre V1 e e1. Inicialmente a corrente primria I1 muito baixa, pois apenas necessita criar o fluxo magntico mtuo, e podemos demonstrar suas grandezas iniciais com vetores, como mostra a Figura 2.

Figura 2: Diagrama fasorial do transformador ideal a vazio. Se agora uma carga indutiva for ligada ao lado secundrio do transformador, uma corrente secundria I2 ir circular pela bobina secundria produzindo fluxo magntico circular nos condutores. Pela Lei de Lenz o fluxo nestes condutores ter sentido tal que ir se opor a que o gerou, neste caso o fluxo magntico mtuo. Desta forma o fluxo mtuo tender a reduzir sua magnitude, reduzindo por sua vez as Fem induzidas e1 e e2. A reduo da Fem induzida e1 provocar um desequilbrio das tenses no circuito primrio, isto a tenso V1 ir ficar maior que e1, fazendo com que a corrente primria aumente e reestabelea o fluxo magntico. Agora a corrente primria I1 no mais somente constituda somente pela corrente de magnetizao do ncleo Im, a sua componente tambm apresenta a soma fasorial da componente da corrente de carga secundria refletida ao primrio I1. possvel verificar tambm que o fator de potncia secundrio ou da carga cosf2 refletido ao lado primrio na componente da corrente de carga primria I1, mas o fator de potncia primrio do transformador cosf1 no propriamente igual ao secundrio. Existe uma tendncia destes fatores serem iguais quando o transformador estiver em plena carga e no caso deste transformador ter uma corrente de magnetizao muito mentor que a corrente de carga refletida ao primrio.

A figura 3 mostra o diagrama fasorial para o caso do transformador ideal com carga.

Figura 3: Diagrama fasorial do transformador ideal com carga. Todas as anlises acima direcionam ao entendimento pelo qual o transformador opera, podemos afirmar que a fora magnetomotriz secundria (Fmm2) igual fora magnetomotriz primria (Fmm1), conforme mostra a Equao 2. 1 = 2 => 1. 1 = 2. 2 (2) Para o caso do transformador ideal a corrente I1 igual a I1, visto que a corrente de magnetizao Im muito menor que I1, assim esta pode ser desconsiderar da anlise. Reescrevendo a Equao 2 de forma a manter os membros similares no mesmo lado da igualdade, estabelece a Equao 3. 2 1 = = (3) 1 2 A Equao 3 traz um novo elemento, a relao de transformao representada por . A relao de transformao uma constante para o transformador e relaciona as espiras primria e secundria e a corrente secundria e a componente de carga da corrente primria. Se utilizarmos a Equao 1, individualmente para o lado primrio e secundrio do transformador teremos: 1 = 1 2 = 2 J que a relao df/dt igual para ambos, reescreve-se conforme a Equao 4.

1 2 = (4) 1 2 Reescrevendo a Equao 4 de forma a possuir um membro igual a equao 3, estabelece-se a Equao 5. 1 1 = = (5) 2 2 Para o caso dos transformadores ideais as tenses primrias e secundrias V1 e V2 so iguais respectivamente as Fems induzidas e1 e e1, logo podemos generalizar como mostra a Equao 6. 2 1 1 1 = = = = (6) 1 2 2 2 Utilizando a Equao 6, possvel definir as potncias primrias e secundrias relacionadas no transformador conforme a Equao 7. 2. 2 = 1. 1 (7) A Equao 7 afirma que a potncia secundria, ou seja a potncia da carga e refletida ao primrio na componente de carga da corrente primria I1, assim possvel afirmar que o transformador um conversor de potncia eltrica, onde somente haver potncia primria se houver uma potncia em seu secundrio e para o caso do transformador ideal a potncia primria ou de entrada igual a potncia secundria ou de carga. (No esquea isto somente vlido para o transformador ideal). Exerccios: 1) O lado de alta tenso de um transformador monofsico tem 1800 espiras, enquanto o de baixa tenso possui 90 espiras. Admitindo que o transformador ligado como rebaixador e que a carga no seu secundrio solicita uma corrente de 24 A sob uma tenso de 12. Calcule: a) A potncia primria? b) A tenso primria? c) O do transformador? d) A componente de carga da corrente primria? 2) Um transformador ideal monofsico apresenta uma corrente primria de 2 A sob uma tenso de 127 V, sabe-se que a tenso sob a carga de 220 V e o secundrio deste transformador apresenta 880 espiras. Responda: a) Qual o nmero de espiras primrias? b) Qual a corrente secundria?

Em relao s equaes do transformador ideal necessrio efetuar ainda a determinao da relao entre as impedncias, primria Z1 e secundria Z2. Baseado nos conceitos de circuitos eltricos define-se conforme a Equao 8. = (8)

Reescrevendo a Equao 8 para o caso do transformador ideal tem-se conforme as Equaes 9a e 9b. 1 2 1 = (9) 2 = (9) 1 2 Como no possvel obter estas equaes atravs de alguma relao direta na Equao 6, determina-se de forma individual as componentes de tenso e corrente primria e secundria conforme o desenvolvimento da Equao 10. 2 2 1 . 2 1 = => 1 = . 2 = => 1 = 1 = = => 1 = . 2 (10) 2 1 1 2 Portanto a impedncia secundria refletida ao lado primrio influenciada pelo quadrado da relao de espiras. Exerccios: 3) Dois transformadores monofsicos esto ligados em cascata, onde o primeiro possui =0,1 e o segundo possui =5. Sabendo que o segundo transformador alimenta uma carga com tenso de 127 V e corrente 25 A. Responda: a) Qual a Tenso primria do primeiro transformador? b) Qual a corrente primria do primeiro transformador?

4) Um fonte de tenso monofsica de 220 Vca/60Hz, alimenta um transformador de =8 atravs de uma rede eltrica de impedncia Zr=1+j2. Sabe-se que a carga apresenta uma impedncia Zl=2+j1 e a impedncia de rede de alimentao da carga desprezvel. Responda: a) Qual a tenso sobre a carga? b) Qual a perda de potncia aparente e ativa na rede eltrica? c) Supondo que o do transformador fosse alterado para 16 e a tenso de alimentao fosse de mesma forma duplicada para 440 Vca/60Hz. Qual seria a tenso sobre a carga?

O transformador real: Conforme o nome j menciona o transformador real caracterizado por apresentar perdas nos enrolamentos, no ncleo, caractersticas de regulao de tenso devido as quedas de tenses nos enrolamentos e no linearidade da permeabilidade no material magntico de ao-silcio. So considerados neste: - Perdas nos enrolamentos - Perdas no ncleo (correntes parasitas e histerese) - Disperso de fluxo - Corrente de magnetizao Para o caso do transformador real o seu circuito equivalente mostrado na Figura 4:

Figura 4: Circuito equivalente do transformador real. As resistncias r1 e r2 representam as perdas hmicas nos enrolamentos primrios e secundrios respectivamente. As reatncias x1 e x2 representam as disperses de fluxo dos enrolamentos primrios e secundrios respectivamente. A resistncia rc representa as perdas no ncleo, supridora das correntes parasitas (Foucault) e da histerese. O elemento xm representa a reatncia de magnetizao do ncleo, responsvel pela corrente de magnetizao, ou seja, de orientao do fluxo magntico. A corrente I1 representa a soma das correntes de carga I1 e a corrente do circuito magntico I, que por sua vez a soma das correntes de magnetizao e de perdas no ncleo. A corrente I2 a corrente de carga. E1 e E2 so as Fems primria e secundria onde chamamos a primria de contra fem Fcem.

No transformador real a relao de transformao de E1/E2 ou de I2/I1 ou ainda de N1/N2, j que nestes elementos no esto consideradas as perdas. Para o lado primrio a anlise do circuito resulta conforme a Equao 11. 1( = )1. 1( )+ 1 (11) A equao 11 vlida desde que todo o fluxo produzido pela corrente primria esteja confinado dentro do ncleo de ao-silcio. Mas o fluxo de disperso da bobina primria que ocorre fora do ncleo, reduz o fluxo magntico reduzindo desta forma a induo das Fems e1 e e2, logo o circuito tambm ter uma queda de tenso indutiva provocada pelo fluxo de disperso como mostra a equao 12. 1( = )1. 1( )+ 1. + 1 (12) Analisando os casos de operao tem-se: A VAZIO: - I2=0 e I1=0 - No h queda de tenso em r2 e x2, assim V2 = E2 - A impedncia do ramo paralelo formado por rc e xm muito maior que a do ramo srie r1 e x1, assim pode-se desprezar o ramo srie na anlise do circuito. O circuito equivalente para este caso mostrado na Figura 5.

Figura 5: Circuito equivalente do transformador real a vazio. Assim a corrente primria I1=i, apresenta em mdia um valor de at 5% da corrente nominal do transformador e esta praticamente toda reativa indutiva. J a tenso secundria V2=V1/, pois desconsideramos qualquer queda de tenso nos enrolamentos. Devido as no linearidade, principalmente a curva de histerese, a corrente de entrada no senoidal, assim existe fortemente a presena de harmnicos impares de

3, 5, ...... Como esta corrente apresenta outras ordens de frequncia alm da fundamental complexa a sua representao fasorialmente. A Figura 6 mostra o comportamento da Fem resultante quando aplicada uma tenso senoidal na bobina primria do transformador

Figura 6: Comportamento da Fem induzida sob a influncia da curva de magnetizao do material ao-silcio. Mas ao verificar a magnitude da corrente de magnetizao, verifica-se que esta muito pequena e no modificar em nada se consideraremos apenas sua harmnica fundamental 1. Desta forma possvel representar em um grfico fasorial as correntes como mostra a Figura 7.

Figura 7: Diagrama fasorial da corrente primria a vazio.

possvel verificar que a corrente primria I1 predominante indutiva, assim a vazio a potncia de consumo de um transformador extremamente baixa, assim como o seu fator de potncia. EM CARGA: A principal alterao passa pela presena de corrente nos condutores secundrios, assim I20. A anlise do transformador em carga extremamente complexa se mantiver os circuitos primrios e secundrios isolados, assim um mtodo refletir as grandezas secundrias para o primrio atravs da relao de transformao . Com isto o circuito equivalente alterado sem alterar o resultado conforme mostra a Figura 8.

Figura 8: Transformador real em carga com o seu lado secundrio refletido ao primrio. Como a corrente I muito menor que I1, pode-se desprezar a corrente do ramo magntico e consequentemente seus componentes e o circuito equivalente resulta conforme a Figura 9.

Figura 9: Circuito equivalente do transformador real em carga.

A anlise fasorial do transformador carregado mostrada na Figura 10. possvel verificar atravs desta que cos da carga ao ser refletido para o primrio influenciado pelo j existente cos f do circuito de magnetizao. Cabe salientar que conforme aumenta a carga secundria, menor ficar a influncia da parcela do ramo magntico, assim para um transformador operando prximo a sua carga nominal o fator de potncia primrio ser praticamente igual ao secundrio. Uma das caractersticas prticas dos transformadores de grande porte (centenas de kVAs) que os fatores resistivos normalmente so excludos da anlise, pois as reatncias so muito maiores que as resistncias, tanto para o lado primrio como para o secundrio.

Figura 10: Diagrama fasorial do transformador carregado. Exerccios: 5) Um transformador monofsico rebaixador de 50kVA, 60Hz, 2300/230v, tem os seguintes parmetros: r1=0,1, X1=0,3, r2=0,001 e X2=0,003. Quando o transformador ligado como rebaixador e est com carga nominal, calcule: a) As correntes primrias e secundrias? b) As impedncias internas primrias e secundrias? c) As quedas internas de tenso primria e secundria? d) As FEM induzidas primrias e secundrias, imaginando que as tenses nos terminais esto em fase? e) A relao de transformao entre as tenses e entre as FEM? 6) Um transformador apresenta uma potncia nominal de 1kVA, tenso nominal primria de 220v e secundria de 24v. Sua tenso secundria a vazio de 25v quando sua tenso primria de 220v. Calcule: a) I1=? b) I2=? e) para rebaixador? f) para elevador?

7) Um transformador apresenta uma potncia primria monofsica de 225kVA, uma tenso primria aplicada de 11200v, relao de transformao 10 e fator de potncia 0,8. Suas resistncias e reatncias apresentam os seguintes valores, r1=1,5, r2=15m, X1=3,38, X2=1,0m, Rc=25k e Xm=5K. Usando o circuito equivalente do transformador visto pelo primrio determine: a) A tenso secundria a vazio? b) A tenso secundria em carga nominal? c) A corrente e fator de potncia de entrada do transformador quando a vazio? d) A corrente e fator de potncia de entrada do transformador quando a carga nominal? Definies para projeto de um transformador: As relaes vistas at o momento apresentam as condies de aplicao de um transformador, onde o mesmo j esteja construdo, assim preciso determinar as condies iniciais para definir o nmero de espiras a ser inserido em uma dada bobina sob um determinado ncleo de Bmax. definido para uma especfica tenso. Parte-se da equao 1, onde esta define at o momento todas as relaes do transformador. Sabe-se que a tenso de entrada do transformador ser uma forma senoidal, assim se considerarmos o fluxo como um seno a tenso deve estar adiantada de 90 estando ento em cosseno. A Equao 13 mostra a evoluo da anlise. 1 = 1 . > . = 1. > . = 1. . . 2. . . . 1 2 > = 4,44. . . 1

. = 1.2. . . . . =

= 4,44. . . . 1 (13) Exerccios: 8) Um transformador isolador monofsico de 6 kVA, apresenta uma tenso primria de 7920 V, sua relao de transformao de 36 e o mesmo foi projetado para ter uma fem induzida da 2,4 volts/espira. Imaginando um transformador ideal, calcule: a) O nmero de espiras do lado primrio? b) O nmero de espiras do lado secundrio? c) A corrente nominal primria? d) A corrente nominal secundria?

9) A partir da figura abaixo determine:

a) b)

A impedncia da fonte acumulada refletida ao secundrio de T2? A impedncia total vista pela fonte?

Determinao do rendimento do transformador O rendimento de um transformador dependente das perdas no ncleo, perdas no cobre e potncia transformada, como mostra a equao 14: () = (14) () + ( )+ () O rendimento mximo ocorre quando as perdas fixa e varivel so iguais, isto , quando a corrente secundria I2 igual a equao 15. 2 = Onde: Ph = perda no ncleo de ao-silcio. Perdas no cobre: A determinao das perdas no cobre ou tambm chamada de perdas nos enrolamentos, as quais so perdas variveis, pois dependem da carga do transformador, ocorre pelo ensaio de curto circuito, onde determinado o valor das parcelas de resistncia primria e secundria. Pelo ensaio de curto circuito reflete-se a impedncia para o lado primrio. necessrio que seja ento refletido o lado secundrio, onde contempla-se a circulao da corrente de carga e a perda no cobre obedece a equao 16. ( = )1 . 1 (16) (15) 2

Onde: I1n=Corrente primria nominal

Perdas no ferro: A determinao das perdas no ncleo do transformador so como j dito anteriormente constantes, independentes a carga no transformador. O ensaio do transformador a vazio ento apresentar perdas que podero ser decompostas e separadas, de modo a individualizar a perda no ferro. No ensaio a vazio deve-se colocar o transformador em regime nominal de induo magntica no ncleo, como os transformadores, normalmente possuem tenses elevadas em alguns de seus enrolamentos conveniente ensaiar o transformador pelo lado de menor tenso, visto que tambm neste lado que as perdas no cobre influenciaro menos. O circuito equivalente do ensaio corresponde Figura 11.

Figura 11 - Circuito equivalente primrio do transformador real sem carga. Pela teoria de circuitos, pode-se afirmar que as perdas obedecem a equao 17: () = 1. 1 + 1 . ( 17) A medio do valor r1 pode ser conseguida com a utilizao de um ohmmetro e a medio da potncia em Watt, pode ser conseguido atravs da insero de um Wattmetro na entrada do circuito. A resistncia rc no circuito representa as perdas no ncleo de ferro do transformador. Exerccio: 10) Um transformador de 500kVA, 2300/208v, 60Hz, foi ensaiado antes de ser colocado em operao como rebaixador. Suas leituras foram: A vazio: V=208v, I=85A, P=1800W Curto circuito: V=95v, I=217,5A, P=8,2kW a) A perda no ferro? b) A perda no cobre?

c) A perda a vazio do ensaio pode ser usada como perda no ncleo? Justifique? REGULAO DO TRANSFORMADOR: A operao do transformador real passa pelas caractersticas dos enrolamentos primrio e secundrio, onde os componentes R1, X1, R2 e X2 provocam queda de tenso, seja por caracterstica de I.R (queda de tenso na resistncia) ou por I.X (que a queda de tenso devido disperso do fluxo magntico). Mas cabe lembrar que estas duas quedas no ocorrem simultaneamente, pois se encontram defasadas no tempo como a teoria de circuitos eltricos menciona. Assim a queda de tenso o mdulo destas duas quedas e escrito pela equao 18. = (. ) + (. ) (18) Assim, existem duas quedas de tenses: A primria e a secundria. Na regulao do transformador as duas quedas entram como agravantes da estabilidade da tenso do um transformador, ou seja, iro distorcer o valor do (relao de transformao) entre V1 e V2. Desta forma ir ser mantido o entre E1 e E2 e este a relao de transformao de projeto e fixo, mas entre as tenses V1 e V2 a relao de transformao diferente da projetada e ainda no fixa, varia com a carga do transformador. Para equacionar e quantificar o quanto varivel a tenso secundria do transformador em relao tenso primria estvel, utiliza-se o modelo fasorial das tenses e correntes, levando em considerao as caractersticas resistivas e indutivas dos enrolamentos. A simplificao do circuito equivalente do transformador refletindo a resistncia e a reatncia primria para o secundrio possibilita trabalhar com todos os elementos de uma s vez, resolvendo toda a queda de tenso do transformador como se fosse uma queda geral no enrolamento secundrio, partindo da FEM E2 para a tenso de sada V2, como mostra a figura 12.

Figura 12 Circuito equivalente do transformador real com o primrio refletido ao secundrio

Pode-se definir ento que as componentes equivalentes, refletidas para o lado secundrio so conforme as equaes 19 e 20. 1 2 = + 2 (19) 2 = 1 + 2 (20)

Assim, o lado primrio do transformador nos parecer ideal, j que todas as parcelas responsveis pelas quedas de tenso foram deslocadas para o lado secundrio, podendo neste caso afirmar a equao 21: 2 = 1 1 = (21)

Para analisar a regulao entende-se a variao da queda dependente das cargas: Resistiva pura (fator de potncia unitrio), carga indutiva (fator de potncia indutivo), carga capacitiva (fator de potncia capacitivo). -CARGA RESISTIVA: Quando a carga for resistiva pura a corrente de carga est em fase com a tenso secundria, assim a queda de tenso na resistncia interna do transformador que est em fase com a corrente de carga tambm estar em fase com a tenso secundria, j a queda de tenso na reatncia interna estar adiantada de 90 . Um modelo que represente a queda de tenso quando a corrente em fase com a tenso demonstrado na Figura 13.

Figura 13 Diagrama para a queda de tenso em carga resistiva. possvel verificar que a tenso secundria nos terminais V2 est atrasada da tenso gerada pelo transformador E2.

A equao 22 representa a relao entre E2 e V2. 2 = (2 + 2. 2) + (2. 2) (22) -CARGA INDUTIVA: Quando ocorre da carga ser indutiva, a corrente de carga encontra-se atrasada em relao tenso secundria de um ngulo , assim, a queda na resistncia interna do transformador que est em fase com a corrente da carga tambm estar atrasada do mesmo ngulo da tenso secundria, j a queda na reatncia ficar adiantada 90 da queda resistiva. Um modelo que represente a queda de tenso quando a corrente atrasada da tenso demonstrado na Figura 14.

Figura 14 Diagrama para a queda de tenso com carga indutiva. A equao 23 representa a relao entre E2 e V2. 2 = (2. + 2. 2) + (2. + 2. 2) (23) -CARGA CAPACITIVA: Neste caso a corrente secundria est adiantada em relao tenso secundria por um ngulo , assim, a queda na resistncia interna do transformador que est em fase com a corrente da carga tambm estar adiantada a V2 pelo mesmo ngulo , j a queda na reatncia ficar adiantada 90 da queda resistiva. Como neste caso h dois adiantamentos para a queda de tenso na reatncia interna do transformador, h a tendncia de alcanar o adiantamento de 180 na mesma, o que far com que a queda de tenso na reatncia passe a contribuir na tenso secundria, para este caso a regulao conhecida como negativa. Um modelo

que represente a queda de tenso quando a corrente est adiantada da tenso demonstrado na Figura 15.

Figura 15 Diagrama para a queda de tenso com carga capacitiva. A equao 24 representa a relao entre E2 e V2. 2 = (2. + 2. 2) + (2. 2. 2) (24) Para definir uma equao bsica nos trs casos pode escrever a equao 25 como geral em todos os casos. 2 = (2. + 2. 2) + (2. 2. 2) (25) Sendo que o sinal de + aplicado para carga resistiva e indutiva e o sinal utilizado para carga capacitiva. A regulao percentual em tenso para um transformador pode ser determinada pela equao 26. 2 2 % = . 100 (26) 2 Exerccios: 11) Medidas realizadas em um transformador de 500 kVA, 2300/230v, conduziram aos seguintes valores para a resistncia e reatncia refletidas ao lado secundrio (lado de baixa tenso): Xe2=0,006 e Re2=0,002. Para o transformador calcule: a) Para uma tenso primria de 2300 v e uma carga secundria nominal de fator de potncia unitrio, qual a tenso secundria? b) Para uma tenso primria de 2300 v e uma carga secundria nominal de fator de potncia atrasado 0,8, qual a tenso secundria? c) Para uma tenso primria de 2300 v e uma carga secundria nominal de fator de potncia adiantado 0,5, qual a tenso secundria? d) Qual a regulao percentual para os casos acima?

ENSAIO DE CURTO-CIRCUITO Uma das tcnicas simplificadas para ensaiar o transformador e determinar as caractersticas que influenciam na sua regulao de tenso o ensaio de curto circuito. Quando se curto circuita o lado de menor tenso do transformador e energiza-se o mesmo com uma fonte regulvel, onde a corrente nominal do mesmo atingida, pode afirmar que esta tenso est apenas nas parcelar de resistncias e reatncias internas, assim se refletirmos as componentes resistivas e reativas para o lado de maior tenso, ento a tenso que est no momento alimentando o transformador est distribuda nas componentes internas do mesmo. Para um transformador rebaixador, reflete-se a impedncia do transformador toda para o primrio (lado de maior tenso) e curto circuita-se o secundrio, como mostra a figura 16.

Figura 16 Circuito equivalente do transformador real com o secundrio em curto. Onde: 1 = 1 + . 2 1 = 1 + . 2

1 = 1 + 1 Pela teoria de circuitos eltricos CA, tem-se: 1 1 1. 1. 1. )( . )( 1 = = = = 1 1 1 1 1 = 1 1 1 = O equacionamento acima mostra o que conhecido na teoria de circuitos a potncia ativa do circuito existe apenas nas parcelas resistivas.

No ensaio em curto circuito a tenso aplicada ao transformador ser muito menor que a tenso nominal, assim no ser alcanando a induo magntica B nominal no ncleo, com esta situao as perdas no ferro podem ser desprezadas. Exerccio: 12) Um transformador rebaixador de 20kVA, 2300/230v, ligado conforme esquema de ensaio de curto circuito. Os dados lidos no ensaio foram: Wattmetro= 250w Voltmetro= 50v Ampermetro=8,7A a) Calcule a regulao para uma carga nominal com fator de potncia indutivo 0,8? 13) Um transformador monofsico ideal de 2 kVA, apresenta V1=440V e V2=110V quando ligado em 60Hz. Qual a sua corrente primria nominal. Se sua impedncia secundria for de 10 qual a sua corrente primria e a impedncia refletida ao primrio? 14) Um transformador monofsico ideal de 1kVA, possui V1= 400v e V2= 127v quando ligado em 60Hz, as espiras primrias totalizam 660 espiras e a corrente secundria vale I2= 7A. Responda: a) Qual a corrente primria? b) Qual o nmero de espiras do secundrio? c) Qual a potncia primria do transformador? 15) O transformador do exemplo anterior ligado a fonte pelo seu secundrio a tenso de alimentao agora de 100V. Qual a corrente nominal secundria e potncia nominal do transformador? 16) Dois transformadores monofsicos so ligados em cascatas, o primeiro possui =12 e o segundo possui =0,3. A impedncia de carga no segundo transformador de 5 e a tenso primria do primeiro transformador de 6kV. Qual a potncia dos transformadores?

Вам также может понравиться