Вы находитесь на странице: 1из 10

Tecnologia da Pintura Clssica

Tecnologia da Pintura Clssica baseada nas tcnicas dos Mestres Italianos e Flamengos conforme ensinado nas Accademie di Belle Arte de Veneza e Roma. Estas tcnicas abaixo apresentadas so uma coletnea de notas feitas durante as lies recebidas na escola, primeiramente em Veneza e depois em Roma. As de Veneza foram recebidas naAccademia di Belle Arte di Veneziae em Roma naAccademia Nazionale di San Luca.

Por:

Leonardo

Perin

Vichi

Estas notas estavam perdidas durante muito tempo em velhos cadernos dos tempos da escola esquecidos nos arquivos da biblioteca de casa. Somente agora, muitos anos depois, ao resolver desenvolver seriamente o aprendizado da pintura acadmica, que algumas dessas notas foram desenterradas e reunidas nesse texto.

Os saberes aqui registrados foram passados todos de forma oral, so tcnicas que no esto descritas em teorias e tratados de pintura, por se tratarem de saber prtico dos professores que os passaram e que os receberam de seus professores, dando, assim, continuidade a um ciclo que pode ter se iniciado nos grandes mestres do passado, como eles sempre se referiam, ou mesmo nos mestres desses mestres.

As notas seguem uma ordem, primeiramente no que tange s etapas da pintura. Contudo, os elementos, nem sempre, foram passados visando pintura a leo sobre tela, muitas vezes, um mesmo trecho traz elementos de uma aula de afresco, outra das aulas de iluminura, outras das aulas de tcnica mural e outras das lies de desenho artstico, assim como tambm, s vezes, tcnicas trabalhadas em Roma e em Veneza aparecem indistintamente num mesmo tema, com pouca ou nenhuma contradio entre elas, exceto no tocante s emulses de tmpera, onde se diverge sobre o uso, ou no, do vinagre.

Em alguns momentos a linguagem adaptada para melhor fluidez, principalmente no tangente s anotaes de aula. Quanto s anotaes dos meus dirios, sobre conversas tidas diretamente com os professores, preferi manter a linguagem formal, os comentrios dos professores e meus comentrios pessoais.

Nem todas as tcnicas recebidas ao longo dos anos de estudo esto aqui registradas. Muitas das anotaes foram realmente perdidas, permanecendo apenas em algum lugar da minha memria, que, infelizmente, no est to acessvel. Tcnicas como as produes das tintas atravs dos pigmentos naturais, da produo dos vernizes, dos tratamentos dos pergaminhos, da aplicao das folhas de ouro e prata e principalmente a preciosa tcnica do ouro brunido de Cennini. Uma pesquisa que realizei na

poca, para proceder com as substituies das cores usadas em iluminura com tintas guaches e aquarelas disponveis no mercado atualmente, se encontra em meu stio pessoal. Todavia, a pesquisa continuar, para recuperar as tcnicas do passado, j aprendidas por mim, ou no.

A pintura clssica e a velatura

Uma caracterstica importante da pintura clssica so as velaturas, que desde Anton Van Dyck, passando depois por Leonardo, foram evoluindo, at que no perodo flamengo chegasse a um dos seus momentos mximos de expresso.

O objetivo da pintura clssica, no o de representar os objetos o mais prximo da natureza, mas realizar uma bela composio de cores, tonalidades e texturas.

A velatura, assim, se consiste no inserir uma camada de tinta a leo sobre uma outra camada bem seca, antes de comear a camada seguinte. Isto leva a um melhor contato do verniz da camada seca com o verniz da camada seguinte. Ou seja, melhora o processo de compenetrao com a camada seca. As fases da pintura.

Os pintores italianos e flamengos realizavam as suas composies atravs da sobreposio de diversas camadas de pintura.

Em cada camada vinha apresentado e resolvido um problema especfico no processo pictrico, como: Definio da luz, estudo tonal, colorao, definio dos detalhes etc.

Cada camada vinha realizada de modo tal a simplificar o trabalho nas camadas seguintes. S se comeava uma nova camada quando aquela anterior estava perfeitamente seca. As fases da pintura italiana e flamenga so: - Verniciatura [Verniz] Esboo [Abozzo] Strato Sottostrato delle Sottostrato Velature di colore Lumeggiatura Abbozzo Imprimatura Ombre [Camada Morto di [camada de das [Esboo] [Campitura] Sombras] [Grisaille] colore: cor] [Brilhos]

O princpio do esboo o de criar uma estrutura precisa dos limites entre as reas de sombra e luz, a luz e as cores mdias, as cores mdias e a sombra.

Faa seu desenho em um papel como se este fosse seu produto final. Copie-o em um papel vegetal e retrace as linhas na parte de traz dele com lpis pastel seco.

No pense que o desenho algo que no esteja diretamente relacionado com a pintura. Desenho a

melodia da arte figurativa e as cores so a harmonia. Tenha sempre em mente que a harmonia que cria a atmosfera ou a impresso do momento, mas somente a melodia que pode desvelar toda a estria.

Desenhando seus sujeitos com toda a riqueza de detalhes devida, voc o estudar em um nvel muito profundo que se apenas o delinear.

Eu sei que muitos de ns no tm pacincia para desenhar seus sujeitos com todos os detalhes, mas nesse caso, o resultado final, soar como aquelas msicas que possuem apenas 3 acordes - Tudo bem, se for apenas um quadro para agradar a famlia ou os amigos, mas no uma obra para ser considerada como um exemplo das Belas Artes.

Por isso, desenhe com preciso, usando diferentes presses e linhas espessas. Desenhe na superfcie final primeiro com lpis e depois com pincel.

Transfira o desenho para a superfcie final e retrabalhe depois com Sombra Queimada diluda usando um pincel fino. Fixar o desenho

Depois de ter feito o esboo com lpis ou carvo sobre a tela, se deve sobrepor os traos com uma cor a leo muito escura. A camada de leo retirar o trao do lpis ou do carvo, deixando o desenho como a primeira camada da pintura. O desenho com a tinta a leo permanece e o pintor ou iluminador no deve mais desenhar nada novamente sobre a composio. A Imprimatura [Campitura]

Imprimatura o termo clssico para uma camada de cor transparente ou semi-transparente usada para criar uma base tonal para a pintura. Significa literalmente: Aquilo que vem antes.

A Imprimatura age como harmonizadora dos elementos para todas as camadas de cores sucessivas se elas forem dispostas de acordo com as leis da tcnica clssica, permitindo que a imprimatura aparea em alguns lugares. Tambm determina o sombreamento (ou claridade) geral da composio.

A imprimatura a primeira camada de tinta a leo da tcnica pictrica italiana e flamenga. Geralmente este tom deve ser levemente mais escuro em dois ou trs tons, em relao s zonas de luz da pintura. A imprimatura deve ter uma cor neutra de terra ou verde oliva.

O grau de obscuridade ou leveza da imprimatura deve ser escolhida em relao ao grau de luz que se quer dar ao quadro.

A vantagem da imprimatura sobre uma superfcie com tom de gesso que a base branca reflete a luz atravs da imprimatura e sobre as camadas semitransparentes seguintes, criando uma mgica iluso tridimensional.

A cor de uma imprimatura depende da fonte de luz na composio ou do sujeito que voc deseja pintar. Para Terra se obter a cor da imprimatura deve-se da Ocre de Sombra misturar as seguintes cores: Prssia, Amarelo,, Queimada,

Azul

- Branco Chumbo.

Preto

de

marfim,

Se ns considerarmos uma Sombra Queimada como uma cor neutra para a imprimatura, ento voc poder querer ir para cores mais quentes ou frias misturando ou ocre amarelo ou preto em diferentes propores.

Nunca

decida

escurecer

esta

camada

selecionando

mecanicamente

50%

de

tons

cinzas.

Voc sempre pode pr uma segunda camada ou adicionar tons mais escuros na prxima etapa - no estudo das sombras.

Nesta fase, a mistura dos Mdiuns tambm bastante importante de ser vista. Trabalharemos sempre com a verso do Mdium Clssico Veneziano e uma outra verso modificada usando mdium alqudico, que realmente ajuda a secar a camada de um dia para o outro, acelerando o trabalho.

Aqui esto detalhes dos mdiuns que sero usados para passar primeiramente no pincel e depois pegar a tinta e aplic-las superfcie que estiver sendo pintada:

Deve-se usar sempre a medida de um god comum de pintura, que equivale aproximadamente a trs colheres de sopa [colher de 15 ml, portanto, 45ml]. Usa-se tambm um conta-gotas comum para facilitar s medidas. 3/4 de god de terebentina, adicione um conta-gota de verniz Dammar, ou ento 1 conta-gota de Liquin Alqudico da Winsor & Newton e algumas gotas de leo de lavanda. Deve-se preferir a primeira mistura como sendo a receita tradicional e por possuir tambm uma melhor fluidez no pincel e no uso do sbatimento com o pincel sem tinta. A mistura moderna usando o Liquin ir secar muito mais rapidamente, mas ir endurecer e se tornar grudento em poucos minutos na tela o que atrapalhar vocs que esto apenas comeando. O uso do sbatimento com o pincel seco requerer prtica e o Verniz Dammar ir lhes permitir um tempo a mais para aperfeioar a tcnica.

Por isso, usaremos primeiro o mdium com base Dammar e s depois usaremos a base alqudica, quando vocs estiverem mais familiarizados com a tcnica. Esta proporo para a mistura serve apenas para a Imprimatura. Outras camadas iro usar:

3/4 de god de terebentina para 3 conta-gotas de mdium ou verniz e 3 conta-gotas de leo de linhaa. [Camada de sombras e Camada Morta] Camadas de cores iro usar: 3/4 de god de terebentina para 3 conta-gotas de mdium ou verniz e 5 conta-gotas de leo de linhaa, o mesmo vale para a camada de brilhos. Note que usamos mais leo mistura conforme vamos subindo as camadas. Mistura gorda sobre mistura magra! Ento, agora que voc j retraou o desenho com tinta por cima do esboo, deve aplicar a primeira camada da pintura, a imprimatura.

Comece com pequenas quantidades de tinta, misturando branco e preto e ento a sombra para se obter

uma

cor

que

efeito

de

claro

escuro

que

voc

pretende

para

obra.

Semi-cerre seus olhos para calcular os contrastes do material de referncia que estiver utilizando ou da composio da natureza morta e ento compare com sua mistura de tintas.

Uma vez que voc conseguiu a proporo certa, aplique-a com um pincel largo para obter uma cobertura homognea. Ento, usando um pincel bem macio, levemente, com bastante movimento do pulso, apenas espane o pincel sobre a imprimatura, sem usar os lados, com movimentos para todas as direes.

Este movimento muito similar ao de uma mulher colocando blush nas bochechas, apenas golpeando levemente a tinta para eliminar as marcas de pincel e obter uma camada mais suave. A isto damos o nome de sbatimento. Camadas das Sombras [Chiaro Scuro Sottostrato delle Ombre]

Nesta fase se definem os tons da pintura, necessrio somente definir as reas principais em sombra com a tinta muito diluda. S podemos comear a pintar quando a imprimatura estiver bastante seca. Esta tcnica se diferencia notavelmente do conceito tradicional de pintura leo, mesmo que estejamos pintando leo, nesta fase devemos pintar como se o estivssemos fazendo com aquarela.

Agora chegaremos na Camada das Sombras. Escolhido o sujeito, tendo feito o desenho detalhado definitivo e depois realizada a imprimatura, deixe-a secar por tempo suficiente. Se utilizar Dammar, levar muitos dias, se j usou o mdium Alqudico, no dia seguinte j poder continuar.

A pintura j est pronta para receber a camada de sombras. Nesta camada voc ir inserir todos os contrastes de sua pintura. E mais uma vez ser necessrio falar dos leos e sempre usando os produtos naturais usados pelos grandes mestres venezianos e flamengos. Estes ingredientes naturais contm leos e iro nos ajudar a trabalhar nossa obra. Nesta etapa usaremos os mesmos conceitos da Aquarela.

Lembre-se sempre desta regra de ouro. No use as camadas posteriores para corrigir erros de uma camada anterior, pois o nvel precedente s serve para facilitar o trabalho do nvel sucessivo.

Devemos nos lembrar aqui tambm do sbatimento com pincel seco. Uma parte muito importante desta tcnica. Realmente, elas so a arma secreta dos grandes mestres da arte veneziana, que eles passaram oralmente para seus discpulos h mais de 500 anos nestas mesmas salas que nos encontramos agora e onde vocs aprendem as mesmas tcnicas aqui desenvolvidas por nossos mestres como Tintoretto e Tiziano. Quando vocs dominarem estas tcnicas, podero fazer verdadeiras obras de arte. Lembrem-se: Conhecimento Poder! Nesta camada devemos usar suco natural de cebola. um produto natural, que, antes de se aplicar o leo, servir para preparar a tela, suavizando a ltima camada de tinta utilizada. O suco de cebola contm um leo que nos ajudar nesta etapa.

Aps partir a cebola, esfregue a carne dela diretamente na superfcie. Sempre em movimentos circulares at cobrir a tela completamente. [O cheiro da cebola misturada com o leo de lavanda e o leo de linhaa deixou o atelier da Accademia di Venezia com um cheiro mpar!]

Aps isso, pegue um pouco de leo de linhaa, ponha na palma da mo e esfregue sobre sua tela ou superfcie, sem tirar o suco de cebola. Esfregue a tela. O calor da mo ir ajudar os leos a aderirem sobre a tela. Aps isso ter sido feito, deve-se remover o excesso dos leos e enxugar a tela suavemente com uma gaze limpa, ou um pano muito fino e muito limpo. Isto ir deixar uma fina pelcula ou brilho na tela, que ir lubrific-la e facilitar a aplicao das tintas e o sbatimento. A - Laca de Garana escura. Depois de ter aplicado as tintas, use o pincel para corrigir as pinceladas, removendo ou colocando mais tintas nas reas necessrias da tela. Terra Azul Preto Ocre Ocre de da de sombra srie fundamental de tintas a leo para esta camada a seguinte: Chumbo, Amarelo Claro, Vermelho, queimada, Prssia, marfim,

Branco

Neste momento, inicia-se uma fase importante, o sbatimento com um pincel muito macio. Esta ferramenta propiciar um acabamento que parece realizado por um aergrafo. As cerdas macias e o modo que voc trabalhar ir criar uma camada muito homognea de tinta. Removendo completamente as marcas das pinceladas, onde, ento, somente as cores sero vistas.

Este processo ajudar tambm a criar uma gradao, transio do escuro para o claro, na pintura, que far parecer muito com pinturas feitas em aguada ou aquarelas.

Somente as pontas das cerdas devero ser usadas. Sempre usando aquele movimento similar ao de uma mulher aplicando rouge em suas bochechas e sempre com bastante movimento dos pulsos.

Todas as camadas devero receber o mesmo tratamento, exceto as camadas de finalizao, onde as pinceladas, brilhos e detalhes finos so deixados de forma a levar ao observador um senso de pintura acabada, tpica das Belas Artes.

Depois de ter deixado secar, pode-se querer escurecer algumas reas um pouco mais, repetindo sempre o processo de sbatimento.

Camada

em

branco

preto

[Sottostrato

Morto

Grisaille]

Esta tcnica chamada de camada morta por usar basicamente um escala composta principalmente por branco e preto. Esta fase tambm chamada de Grisaille. Esta - Preto de marfim. O escopo desta camada o de fazer as imagens parecerem como se estivessem iluminadas somente com a luz da lua. Ocre camada Branco claro Terra Azul [Caso precise de da Chumbo de tons de feita ou cinzas mais com: Titnio, quentes], queimada, Prssia,

sombra

As

cores

obtidas

da

mistura

um

cinza

frio

pendendo

para

verde

oliva.

Misturas: Primeira cor: 2 partes de Preto de marfim + 1 parte de terra de sombra queimada + pouqussimo de azul da Segunda Cor:Branco + pouqussimo de Prssia. preto.

Meio tom central: 2 partes da primeira cor e 1 parte da segunda [acrescentar pouqussimo ocre amarelo, terra de sombra queimada e azul da Prssia, modificar estas quantidades com base na gradao de cor que se quer dar, verde-marron ou azul.] Com a camada em branco e preto se escolhe a tonalidade. possvel fazer correes na tonalidade sem realizar modificaes radicais.

Nesta camada, deve-se inserir todos os sombreamentos com grande detalhamento, seus tons mdios e modelar cada objeto de forma definida na pintura. Deve-se gastar bastante tempo e esforo neste estgio. Se voc fizer uma Camada Morta bem acabada todo o resto ser facilitado.

Antes que eu me esquea! Entre cada camada, antes de inserir o leo, pegue uma navalha bem afiada ou uma gilete de ponta arredondada e raspe sua superfcie muito delicadamente. Isso ir remover poeira, cerdas de pincel, cabelos, insetos e outras partculas que impedem que sua superfcie esteja uniformemente lisa. Aps raspar e untar a tela, podemos comear a camada morta. Deve-se comear aplicando tinta com um pincel redondo pequeno. Assim possvel uma distribuio equilibrada das tintas e tambm permite deixar uma parte da camada de sombras a mostra.

Alm de nos ajudar a no exagerar nas gamas de contraste! Mantenha a camada de cinzas perto dos limites das sombras e o contraste de sua pintura ser preservado.

Esta tcnica de aplicar tintas, corrigindo e ento sbatendo no somente usada na Camada morta, mas repetida em todas as etapas, exceto na finalizao. Deve-se usar menos sbatimento nas camadas finais, pois o objetivo deixar um maior detalhamento na pintura. Um pequeno truque para captar mais da luz disponvel na sala.

Uma outra dica sobre correo que parte desta tcnica. Deve-se geralmente aplicar a tinta com um pequeno pincel redondo e ento corrigir com um pincel filete ou um pincel chato. O objetivo sempre remover o excesso de tintas, esfumaar os limites de duas sombras diferentes, ou pr mais tinta onde necessrio. Mas nunca se deve esquecer de deixar os limites bem marcados nas camadas finais. Neste ponto se comeam as velaturas de cor, nas zonas de sombra as cores devem ser mais diludas, nas zonas de luz as cores podem ser aplicadas com camadas mais espessas de cor.

Camada

Colorida

[Strato

di

Colore]

Para chegar a esta fase j deveremos ter resolvido o problema do tom e do claro-escuro da nossa pintura, agora teremos de dar as cores finais do quadro, enquanto devemos nos concentrar nas reprodues das variaes tonais do nosso sujeito.

Aplicaremos as cores no nosso quadro sempre como uma velatura, aproveitando o trabalho feito nas camadas inferiores. Preste ateno para no cobrir com uma camada muito densa a pintura, a nossa

pintura deve ser resultado das vrias camadas de cor realizadas. Neste modo se obtm uma textura de cor mais vibrante e pictrica.

Cada cor, para cada objeto, deve ser exatamente to escuro ou claro quanto era na camada anterior. Para reas claras e reas sombreadas, use misturas de um tom mais claro ou mais escuro. Algumas vezes ser preciso muitas camadas de cor para completar este estgio. A cada camada, estreite as reas iluminadas e as de sombra, pintando cada vez mais suavemente.

Introduziremos agora o mtodo de cores que foi comeado, desenvolvido e aperfeioado no Renascimento.

Em geral, interessante notar o quo pouca tinta se usa neste tipo de paleta e as maravilhas que se consegue com ela. Porque se usa uma paleta to reduzida? Se voc tivesse vivido na poca em que este mtodo que estamos vendo agora foi desenvolvido, para obter as tintas voc seria visto procurando insetos, plantas, pedras, secando-os e ento os triturando e por fim adicionando leo de linhaa at que voc tivesse a tinta que hoje basta apenas ir a uma loja e encontrar em tubos.

Bem, no exatamente. O pigmento que nossos grandes mestres da pintura veneziana utilizavam eram, s vezes, muito perigosos, mas dotados de cores muito brilhantes! As fbricas de tintas modernas chegam bastante perto do resultado final, mas certo que as tintas do passado simplesmente funcionavam melhor que os nossos equivalentes modernos.

A melhor forma para se trabalhar as cores usando primeiramente uma Roda Cromtica, at que se acostume bem com as misturas. Sempre que possvel reduza ao mximo sua paleta para obter as cores que precisa. Misture sempre pequenas quantidades de tinta, primeiro, para test-las. Uma vez misturadas, ponha um pouco da tinta sobre uma esptula e segure-a na frente do objeto que voc est representando e semi-cerre os olhos. Se a esptula desaparecer, porque a cor foi alcanada. No se preocupe muito em obter o tom exato. Se seu verde ou seu vermelho no for exatamente o mesmo, ningum ir saber. O crebro humano s mantm registrado por seis minutos as impresses das cores reais! Agora, isto no quer dizer que se deve permitir uma ma pintada com Alizarim Crimsom! Tente manter suas cores o mais prximo possvel do natural, mas no gaste mais de 10 minutos tentando achar o matiz correto!

O princpio da primeira camada de cor consiste no fazer as reas de sombra mais escuras e mais coloridas. As reas de luz devem ter camadas de cor mais leves, mas igualmente coloridas. Nesta fase, necessrio dar cor ao quadro, evidenciando as partes que esto na luz e na sombra. Misture as cores reais dos objetos. Para as primeiras camadas de cor use: - Amarelo de Cdmio. Vermelho Laca Azul de Vermelho de Azul da Garana Ultramarinho, Prssia, Escura, Chins, Cdmio,

Estgio

Final

Brilhos

[Lumeggiatura]

No estgio final, quando as cores estiverem bem secas, podemos finalizar as reas mais iluminadas, em particular, os reflexos dos olhos ou dos objetos reflexivos, esta fase apenas para refinamento e criao de efeito.

Brilhos podem ser feitos com cores transparentes ou semi-transparentes. No exagere nesta parte e tome muito cuidado na hora de escolher as reas onde os brilhos vo entrar. Aps os brilhos terem sido dados, as reas de sombra muito escuras so finalizadas com cores semi-transparentes, quase opacas se necessrio, e, ento, as ltimas pinceladas de brilho dos detalhes so inseridas.

Tmperas com base de ovo e mesmo cones eram freqentemente finalizados com leos. Cuidado, contudo, se algum sugerir usar alguma receita mgica antiga para este propsito, como Mdiuns Maroger industrializados ou Verniz mbar. Voc poder arruinar sua obra completamente se no souber o que, como e quando us-los. Envernizamento [Verniciatura]

Depois que a pintura tiver secado por pelo menos seis meses, necessrio aplicar uma cobertura de verniz. Cobrir a tela com Verniz Dammar usando um pincel muito macio.

Existem muitos produtos sendo desenvolvidos na rea dos vernizes acrlicos e poliuretanos que no amarelam com o tempo. Infelizmente, a maioria deles no removvel. Por outro lado, alguns deles so extremamente durveis e podem ser a melhor e a nica escolha para proteger obras de arte de valor.

Eu tenho usado alguns deles com bastante sucesso por muitos anos em meus trabalhos. Mas experimente outras possibilidades, a escolha sua.

Вам также может понравиться