Вы находитесь на странице: 1из 23

Helaine Dias de Castro Jade Azevedo Castro

A voz das ruas

Universidade Catlica de Gois Novembro - 2008

Helaine Dias de Castro Jade Azevedo Castro

A voz das ruas

Anteprojeto apresentado Universidade Catlica de Gois para avaliao do trabalho de concluso do curso de Jornalismo, sob a orientao do Professor Mestre Slvio Juliano Peixoto Farias.

Universidade Catlica de Gois Novembro - 2008

FOLHA DE APROVAO

Helaine Dias de Castro Jade Azevedo Castro

A voz das ruas

Avaliadores:

Professor Mestre Slvio Juliano Peixoto Farias (Orientador)

Goinia 2008

SUMRIO

INTRODUO------------------------------------------------------------------------------------------04 SEGMENTO DO TRABALHO-----------------------------------------------------------------------05 TEMA CENTRAL---------------------------------------------------------------------------------------06 OBJETIVOS----------------------------------------------------------------------------------------------07 JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------------------------08 REFERENCIAL TERICO PRELIMINAR---------------------------------------------------------10 METODOLOGIA----------------------------------------------------------------------------------------13 INDICADORES DE PRODUTO----------------------------------------------------------------------14 CRONOGRAMA----------------------------------------------------------------------------------------15 PLANILHA DE CUSTOS------------------------------------------------------------------------------16 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS----------------------------------------------------------------17 ANEXO---------------------------------------------------------------------------------------------------18

INTRODUO

Este anteprojeto tem a finalidade de apresentar o produto jornalstico, livroreportagem em fotografia, que ser constitudo como projeto experimental de concluso do curso de Jornalismo pela Universidade Catlica de Gois. O tema apresentado nas fotos e texto do livro uma perspectiva da vida dos moradores de rua de Goinia. Busca-se alcanar, por meio das imagens do real, os sentimentos, as necessidades, enfim, o essencial daquilo que move a vida dessas pessoas, to restrita de alimentos do corpo e do esprito, to encoberta pelo descaso da sociedade. Em meio a uma narrao descritiva argumentativa, pretende-se oferecer aos leitores uma histria contada sob o olhar de uma criana, que no compreende ainda as condies que levam a sociedade a compactar grupos que podem ou no ter acesso s mnimas condies de subsistncia e respeito. Um fotodocumentrio que leve as pessoas a perceberem as imagens sua volta no como fatos comuns e cotidianos, mas como erros sociais graves que por ora ainda so encobertos pelo cinza das ruas, mas que podem agir sobre o futuro de toda a sociedade.

SEGMENTO DO TRABALHO

Produto jornalstico : Livro reportagem em fotografia.

TEMA CENTRAL

O fotodocumentrio proposto uma viso dos moradores de rua da cidade de Goinia, em suas mais distintas faces. Mostrar por meio da imagem o cotidiano dessas pessoas, suas condies de vida, suas personalidades e perspectivas que muitas vezes so ignoradas pela grande maioria da populao.

OBJETIVOS

O objetivo desse trabalho apresentar as perspectivas de criao de um livro fotodocumentrio sobre os moradores de rua de Goinia, mais especificadamente, os que moram no Centro da cidade. Busca-se, ento, mostrar a realidade dessas pessoas, suas expectativas de futuro, suas necessidades. Fazer com que o pensamento crtico se firme na mente dos leitores desta obra, na esperana de que algo possa ser revisto. Apresentar o fotojornalismo ao pblico, como forma de chamar maior ateno quanto a uma realidade presente em nosso dia-a-dia e ignorada pelo descaso da maioria da sociedade.

JUSTIFICATIVA

O livro destinado ao pblico adulto, consciente das desigualdades sociais existentes, embora, muitas vezes mantenham os olhos fechados frente s mazelas da sociedade em que vivem. Buscando um trabalho o mais imparcial possvel, o livro ter como personagens os prprios moradores de rua. Desta forma, as fotografias sero dispostas no livro entrelaadas a uma histria, baseada em depoimentos de seus personagens e de profissionais que possam ajudar a compreender as condies que levam estas pessoas a viver nas ruas e possveis formas de contornar esta situao, alm de artigos da Declarao Universal dos Direitos Humanos, que demonstram claramente o quanto a sociedade entorpecida pelo olhar e cuidado por si prprios, como se a cor neutra das ruas pudesse esconder a realidade de seus moradores. A definio do tema, a forma de exposio tem como finalidade principal apresentar aos leitores, de forma sensvel e real, a imagem de um mundo excludo e sem voz. Que apesar de fazer parte da vida de toda a sociedade no percebida. Conscientes da no neutralidade da foto que determinada pelo ngulo, distncia do objeto, escolha de luz, da cmera, de cores, enquadramentos e at de poses, consideramos a definio de formas de se interpretar a fotografia, proposto por Dubois, no livro O ato fotogrfico e outros ensaios, O sentido da foto exterior, essencialmente determinado por sua relao efetiva com o seu objeto e com sua enunciao (1993) Ao mesmo tempo, como afirma Jorge Pedro Sousa no livro Uma histria crtica do fotojornalismo Ocidental, a fotografia jornalstica, que de fato tende a impor um sentido por derivar dos propsitos e significados que as fotos foram encomendadas, ainda assim encontrase na histria da fotografia e do fotojornalismo construes diferenciadas para esse percurso. Seria a fotografia como espelho do real, uma representao imagtica da realidade de uma forma cada vez mais perfeita, alimentando, por conseqncia, a idia de que fotografia o espelho da realidade. (1993, p.15)

Os tericos Gernsheim e Gernsheim (1969), Geraci (1973) e Hoy (1986) citados por Jorge, concordam que a histria do fotojornalismo foi composta por fragmentos que levaram a atividade ao estado em que hoje est, onde capaz de cumprir o ideal da reflexo dos acontecimentos atuais que ocorrem na realidade para um elevado nmero de pessoas. Ou seja, a foto no uma manipulao ou transformao do real pelo contrrio, uma representao do real que o jornalismo utiliza par dar veracidade e complementao a informao passada. dessa forma que o livro quer utilizar o fotojornalismo na criao de um fotodocumentrio, que ter o papel de dar espao aos excludos permitindo, atravs das imagens, que eles transmitam os seus sentimentos, suas histrias e seus ideais. Esse o papel do jornalista, dar voz aos que no tem visibilidade, para que a sociedade e a opinio pblica levem o assunto para discusso.

REFERENCIAL TERICO PRELIMINAR

O antroplogo, Roberto DaMatta, no livro Casa & Rua afirma que as cidades brasileiras so demarcadas espacial e socialmente, e essa demarcao se faz no sentido de uma gradao ou hierarquia entre o centro e periferia, dentro ou fora. Essa diviso da sociedade usa o centro da cidade de forma conotativa de negao do espao, de sub-urbano. Foi por meio desse raciocnio que o trabalho levantou alguns questionamentos como: ser por isso que a maioria exclusa est no centro da cidade? O que eles, moradores de rua, tm a dizer sobre isso? Por que o Estado ou a sociedade que passam por ali todos os dias no conseguem mudar essa realidade? Ainda nos conceitos de DaMatta, agora no livro, O que faz o brasil, Brasil?, o antroplogo define mais claramente os ambientes, casa e rua. O primeiro o ambiente totalizado numa forte moral, uma dimenso da vida social permeada de valores e realidades mltiplas. A rua o lugar de movimento, contrastando com a calma e a tranqilidade da casa, do lar e da moradia. A rua , como afirma DaMatta:
O mundo exterior que se mede pela luta, pela competio e pelo anonimato cruel das individualidades e individualismos (...) na rua no h, teoricamente, nem amor, nem considerao, nem respeito, nem amizade (...) local onde ningum respeitado como pessoa, como entidade moral dotada de rosto e vontade. (1986, p. 28 e 29)

No primeiro ambiente, a casa, o individuo cria seus laos, sua rede de amigos sua intimidade, relaes de confiana que sustentam a moralidade, que afirmam a importncia do todo sobre o individuo. So nessas relaes que o individuo se sente importante como ser, porque pertence a uma famlia e tem um referencial. Ento, mais uma vez partindo desses conceitos, surgem indagaes quanto considerao desses indivduos como merecedores de respeito e proteo do Estado e quanto s causas que levaram essas pessoas s ruas. Questionamos ento: Como as pessoas que vivem nas ruas consideram esta viso? Como a sociedade pode conviver com essa realidade e simplesmente ignorar a existncia, a

lembrana dos que esto sua volta como fantasmas da fome, do abandono, da ignorncia e da violncia? No existe entre estes excludos um lao de identificao, de amizade ou famlia? Busca-se, por meio de algo slido e palpvel mostrar que a explicao oferecida por DaMatta, quanto memria social (1986, p.68), o homem o nico animal, que se constri pela lembrana, pela recordao e pela saudade, e se desconstri pelo esquecimento e pelo modo ativo com que consegue deixar de lembrar no seja uma prerrogativa para que nada seja feito respeito. A fotografia foi a melhor forma de expressar a solido, as necessidades, o mundo dessas pessoas. Seria um retrato de um grupo de excludos aos quais o jornalismo daria voz e espao para que eles contem as suas experincias e escolhas. Com estas perspectivas, opta-se por utilizar nas imagens que retratem o cotidiano dos moradores de rua e suas expresses faciais, a presena da cor. Como ensina Hedgecoe (1996, p. 64), A cor acrescenta realismo fotografia. Vivemos num mundo de cores; nossos pensamentos e nossos sonhos tm cores; usamos o simbolismo de cor para traduzir nossas inclinaes e emoes. Por outro lado, segundo este autor, (p. 64) Fotografar em preto e branco simplesmente leva esse processo um passo adiante, permitindo ao fotgrafo interpretar mais do que registrar. Queremos fugir disto, mostrando os fatos como os vemos realmente. Partindo da hiptese de que as fotos sero feitas com pessoas de vrias idades, optamos por fotografar a cena antes que sejamos, de todo, notados, para depois partirmos para as entrevistas. A informalidade ser um dos pontos necessrios para que alcancemos nosso objetivo. Porm, conscientes da premissa de John Hedgecoe:
Os relatos de rua em que no h pose no so necessariamente ingnuos, j que as pessoas fotografadas podem estar conscientes da presena da cmara. A diferena nesse tipo de retrato consiste em que a pessoa retratada no dirigida pelo fotgrafo. Ao contrrio, voc precisa estar atento s situao e aos rostos, enquadr-los rapidamente e apertar o disparador. (1996 , p. 98)

Assim, como retrata Amoroso, contribuindo para a definio de nossas aes neste trabalho:

O grande jornalista informa e forma. Cria e orienta a opinio pblica. E nisso representa um papel na coletividade, e faz do jornalismo, mais ainda que suas razes, uma arte social por excelncia. O jornalista est sempre em contato com o outro. O esprito de comunicao, portanto, que deve orientar sempre a arte do jornalismo. (1969, p. 48)

METODOLOGIA

O livro ser construdo por meio da utilizao de informaes adquiridas em entrevistas, anlises de textos e leituras bibliogrficas sobre o tema central, alm das 60 fotos dos moradores de rua, tiradas no centro da cidade. As entrevistas sero feitas com os moradores de rua, personagens do livro; com um socilogo; um antroplogo; especialistas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) e com os diretores de albergues. Essas entrevistas so importantes pelos dados estatsticos passados, e pelos esclarecimentos de profissionais especializados. Com um intuito mais questionador, utilizaremos artigos da Declarao Universal dos Direitos Humanos como forma de instigar a mente dos leitores busca de esclarecimentos e a uma maior percepo da realidade de nossa sociedade. As fotografias sero utilizadas como ponto central do trabalho para que o leitor tenha uma noo da realidade da vida dessas pessoas. J que as ilustraes so utilizadas em trabalhos jornalsticos exatamente para o fim de explicar a mensagem escrita, deixando mais claro o entendimento do texto e no caso desse trabalho para expressar sentimentos vividos pelos moradores de ruas. Seria uma tcnica para retratar a realidade dos personagens verdicos do livro.

INDICADORES DE PRODUTO

A expectativa que possamos utilizar uma pgina para cada foto, aumentando a percepo de detalhes que poderiam ser ofuscados com a superposio de mais de uma imagem. Assim, 60 pginas sero selecionadas para estas imagens, que sero feitas utilizando equipamentos disponibilizados pela Universidade. Utilizaremos 10 artigos da Declarao Universal dos Direitos Humanos para iniciar os captulos do livro, cada um vir exposto centralizado na pgina inicial do captulo. O texto completar as demais pginas do livro, que por enquanto no podemos definir em quantidade, j que no podemos prever o teor das entrevistas principais, que sero com os personagens do livro, os moradores de rua.

CRONOGRAMA
2008/ 2 - Ante- projeto Meses Etapas Escolha do tema e segmento Escolha do professor orientador Leitura do material bibliogrfico Constituio do ante-projeto Apresentao do ante- projeto 2009/ 1 Meses Janeiro/ Etapas Leitura do material bibliogrfico Entrevistas e fotos Escrita/ texto Diagramao Impresso Apresentao X X X X X X X X X X X X 2009 Fevereiro/ 2009 Maro/ 2009 Abril/ 2009 Maio/ 2009 Junho/ 2009 X X X X X X X X Agosto / Setembro/ 2008 2008 X X Outubro/ 2008 Novembro/ 2008 Dezembro/ 2008

PLANILHA DE CUSTOS DO ANTE-PROJTO

Itens utilizados Livros Digitao Impresso Encadernao Total

Valor *Livros da biblioteca *Digitao feita pelas componentes do grupo R$ 6,00 R$ 1,50 R$ 7,50

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMOROSO, Alceu Lima. O jornal como gnero literrio 2ed. Rio de Janeiro: Agir, 1969. DAMATTA, Roberto. A casa & a rua espao, cidadania, mulher e morte no Brasil. Ed. Guanabara Koogan, 1991, 4 ed. DAMATTA, Roberto. O que faz do brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1986. DUBOIS, Philippe. O ato fotogrfico e outros ensaios. - Trad. Mariana AppenzellerCampinas, SP: Ed. Papirus, 1993. Srie: Ofcio de arte e forma. GIORDANO, rika Coradin; AMORIM, Raquel Neumann. Registros acampados do MST: Um olhar crtico sobre os acampamentos Irm Dorothy e Palmares. 2005. 100f. Graduao Faculdade Alves Farias, Goinia. JESUS, Marcos Barbosa de. Romaria de Trindade: imagens da f . 2005.187f. Graduao Faculdade Alves Farias, Goinia. MASCENO, Jofre. Imagem reflexa. Goinia: Editora UCG, 1989. OLIVEIRA, Amanda Carolina Barreto de. Art Dco: depoimentos e imagens. Goinia: R&F Editora, 2007. PEREIRA, Kelisngela da Silva. Pintar a cara pra no ser invisvel: Imagens do ldico como ferramenta de transformao de vidas em duas escolas de circo de Goinia. 2007. 96f. Graduao Universidade Catlica de Gois, Goinia. SOUSA, Jorge Pedro. Uma histria crtica do fotojornalismo Ocidental. Florianpolis: Ed. Grifos e Letras contemporneas, 2000.

ANEXO

A Assemblia Geral proclama: A presente Declarao Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta Declarao, se esforce, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universais e efetivos, tanto entre os povos dos prprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio. Artigo I - Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade. Artigo II - Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. No ser tampouco feita qualquer distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. Artigo III - Toda pessoa tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo IV - Ningum ser mantido em escravido ou servido; a escravido e o trfico de escravos sero proibidos em todas as suas formas. Artigo V - Ningum ser submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo VI - Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei. Artigo VII - Todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Artigo VIII - Toda pessoa tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. Artigo IX - Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo X - Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audincia justa e pblica por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. Artigo XI

Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa.

Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso.

Artigo XII - Ningum ser sujeito a interferncias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques sua honra e reputao. Toda pessoa tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques. Artigo XIII Toda pessoa tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado.

Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar.

Artigo XIV Toda pessoa, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases.

Este direito no pode ser invocado em caso de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos propsitos e princpios das Naes Unidas.

Artigo XV

Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade.

Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade. Artigo XVI - Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo.

O casamento no ser vlido seno como o livre e pleno consentimento dos nubentes.

A famlia o ncleo natural e fundamental da sociedade e tem direito proteo da sociedade e do Estado. Artigo XVII

Toda pessoa tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros.

Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo XVIII - Toda pessoa tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, isolada ou coletivamente, em pblico ou em particular. Artigo XIX - Toda pessoa tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Artigo XX

Toda pessoa tem direito liberdade de reunio e associao pacficas. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao.

Artigo XXI Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu pas, diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos.

Toda pessoa tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas.

A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto. Artigo XXII - Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito segurana social e realizao, pelo esforo nacional, pela cooperao internacional de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade. Artigo XXIII Toda pessoa tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego.

Toda pessoa, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho.

Toda pessoa que trabalha tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social.

Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para a proteo de seus interesses.

Artigo XXIV - Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitao razovel das horas de trabalho e a frias peridicas remuneradas.

Artigo XXV Toda pessoa tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle.

A maternidade e a infncia tem direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora de matrimnio, gozaro da mesmo proteo social.

Artigo XXVI Toda pessoa tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigratria. A instruo tcnicoprofissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito.

A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz.

Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos.

Artigo XXVII Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo cientfico e de seus benefcios.

Toda pessoa tem direito proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produo cientfica, literria ou artstica da qual seja autor.

Artigo XXVIII - Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declarao possam ser plenamente realizados. Artigo XXIX Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel.

No exerccio de seus direitos e liberdades, toda pessoa estar sujeita apenas s limitaes determinadas por lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer s justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar de uma sociedade democrtica.

Esses direitos e liberdades no podem, em hiptese alguma, ser exercidos contrariamente aos propsitos e princpios das Naes Unidas.

Artigo XXX - Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado destruio de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.

Вам также может понравиться