Вы находитесь на странице: 1из 2

Nanotubos de carbono Os nanotubos de carbono (NTC) so nanoestruturas cilndricas formadas a partir de uma camada de grafite que se enrola.

Esses materiais so 100 mil vezes mais finos que um fio de cabelo e invisveis at para microscpios pticos. Apesar disso, possuem a maior resistncia mecnica dentre todos os materiais. Caractersticas: Ocos por dentro, os nanotubos tm as extremidades fechadas, e seu dimetro de cerca de um nanmetro a bilionsima parte do metro. Os nanotubos de carbono apresentam propriedades especiais devido combinao de sua dimensionalidade, estrutura e tipologia. Eles podem ser divididos em duas categorias: em nanotubos de paredes simples ou paredes mltiplas, as propriedades desses materiais tambm so afetadas devido a esse fato. Uma caracterstica importante dos nanotubos de carbono que eles podem ser semicondutores ou metlicos. O comportamento metlico significa que as propriedades de conduo de eletricidade do nanotubo se comparam s dos metais. J nos semicondutores, as condies para o transporte de energia dependem de alguns parmetros, que podem ser controlados. Esses fatores esto ligados relao comprimento/dimetro. Aplicao: Hoje as pesquisas em nanotubos de carbono cruzam as fronteiras da fsica, da qumica, das cincias dos materiais, da biologia e desenvolvem-se rapidamente no campo da farmacologia. Os NTC apresentam propriedades eletrnicas, ticas e mecnicas muito interessantes. Existem trs importantes campos de pesquisa com nanotubos de carbono: o estudo qumico das estruturas nanomtricas, suas aplicaes biomdicas e seu emprego na rea de eletrnica. Obteno: O mtodo de descarga por arco bastante utilizado na preparao de NTC. O princpio deste mtodo baseado em uma descarga por arco eltrico, gerado entre dois eletrodos cilndricos de grafite (dimetro entre 6-10 mm), em uma cmara de ao, geralmente, contendo um gs inerte. Os dois eletrodos de grafite (ctodo e nodo) so mantidos a uma distncia suficientemente pequena um do outro (<1 mm), para que a corrente passe e, desta maneira, gere um plasma entre eles. A temperatura na regio do plasma

extremamente alta (300040000C). A grafite sublimada, do eletrodo positivo (nodo), depositado no ctodo ou nas paredes da cmara. Tais depsitos contm os nanotubos. Para manter o arco entre os eletrodos, o nodo deve ser movimentado continuamente, no sentido do ctodo, para conservar uma distncia constante entre eles e evitar flutuaes no plasma. Geralmente, o dimetro do nodo menor do que do ctodo. O mtodo de ablao por laser tambm tem sido utilizado na sntese de NTC, e assemelha-se em alguns aspectos ao mtodo de descarga por arco. Neste mtodo, a grafite vaporizada pela irradiao laser na presena de um gs inerte. Historicamente, a ablao por laser foi o primeiro mtodo utilizado para gerar fulerenos na fase gasosa. Autores: Carla Mattos; Gustavo Luiz e Julio Oliveira.

Вам также может понравиться