Вы находитесь на странице: 1из 4

ROTEIRO DE PESQUISA: CORPO HUMANO ESTUDANTE: ____________________________GRUPO: _______ OBJETIVO GERAL: Localizar os rgos internos do corpo humano, reconhecendo

as relaes entre as funes biolgicas e entender como os diferentes sistemas funcionam. OBJETIVOS 1-Perceber detalhes nos movimentos do nosso corpo ATIVIDADES Ler o texto Ossos e msculos em ao e fazer a atividade descobrindo movimentos Ler o texto do Para ler e pensar e fazer a atividade do Eu sozinho. Ler o texto do Para ler e pensar e fazer as atividades 1 e 2 individualmente. Ler o texto do Para ler e pensar. FONTE DE PESQUISA CIE 5 p. 60 e 61 CIE 5 p. 62 CIE 5 p. 63 a 65 CIE 5 p. 65 2- Entender a funo dos ossos. Responder a questo do Para trocar ideias no caderno. Ler o texto do Para ler e comentar e responder a seguinte questo: De que os ossos so compostos? Ler o texto do Para ler e pensar e responder a seguinte questo: Qual a funo dos ossos? CIE 5 p. 66 e 67 CIE 5 p. 66 CIE 5 p. 66 e 67 AVALIAO DO EDUCADOR

Ler o texto do Para ler e pensar e fazer um folheto sobre os cuidados que devemos ter para manter os ossos saudveis. 3- Identificar a funo do alimento para o nosso organismo. Ler o texto Seu corpo transforma a energia e fazer a atividade do Eu sozinho. Ler o texto Em busca de energia e realizar a atividade do Eu sozinho. Ler o texto Alimentos: valor nutritivo e fazer a atividade calendrio da economia individualmente. Tarefa para casa: Ler o texto do Para ler e pensar e fazer individualmente o Para investigar. Ler o texto do Para ler e comentar: diet e light e o texto do Para ler e pensar.

CIE 5 p. 71 CIE 5 p. 73 e 74 CIE 5 p. 74 a 76 CIE 5 p. 77 a 80 CIE 5 p. 81 e 82

CIE 5 p. 82 e 83

Pesquisar sobre a merenda escolar.

CIE 5 p. 83 e 84

Estudar a quantidade de gua nos alimentos. Para ler e pensar. 4-Descobrir o caminho que o alimento faz dentro do nosso corpo. Ler o texto do Para ler e comentar e responder individualmente as questes. Ler o texto do Para ler e pensar e responder a questo: Qual a importncia da mastigao? Ler o texto Transformaes dos alimentos no corpo e responder a questo do Para investigar no caderno. Fazer individualmente a atividade tirando palavras da cruzada. 5-Entender como funciona o sistema respiratrio Ler o texto O ar viaja pelo corpo e responder a questo 1 do Para trocar ideias e registrar. Convidar um colega para fazer a experincia Inspirando e expirando o ar e responder a questo do Para trocar idias e registrar. Ler o texto Funcionamento do sistema respiratrio. Construir o modelo do sistema respiratrio e responder as questes do Para trocar ideias e registrar. Material necessrio: uma rolha, trs canudos, trs bexigas (duas pequenas e uma mdia), uma garrafa grande de plstico transparente, fita adesiva e tesoura. OBS: Pedir para o professor fazer esta atividade no eixo temtico. Ler o texto O caminho do ar.

CIE 5 p. 86 CIE 5 p. 88 e 89 CIE 5 P. 89 CIE 5 p. 90 e 91 CIE 5 p. 92 e 93 CIE 5 p. 96 e 97 CIE 5 p. 97 CIE 5 p. 98 CIE 5 p. 98 e 99

CIE 5 p. 100

Desenhar o sistema respiratrio em seu caderno e identificar cada rgo e suas funes. Fazer a atividade diferentes ritmos respiratrios, responder as questes do Para trocar ideias e registrar e ler o texto do Para ler e pensar. 6-Conhecer o funcionamento do corao. Ler o texto Tum... tum... tum... bate corao e fazer o exerccio 1. Ler o texto do Para ler e pensar

CIE 5 p. 101 CIE 5 p. 102 e 103 CIE 5 p. 104 CIE 5 p. 107

Ler o texto O corao bate.

CIE 5 p. 107 a 109

7-Identificar o trajeto do sangue pelo organismo e a sada e a chegada do sangue ao corao.

Ler o texto O caminho do sangue e responder em seu caderno a questo do Para trocar ideias. Ler o texto do Para ler e pensar.

CIE 5 p. 110 CIE 5 p. 111

8-Informar-se sobre a doao de sangue e sua importncia para salvar vidas.

Ler o texto Doar sangue... doar vida. Responder em seu caderno: por que importante doar sangue?

CIE 5 p. 112 e 113

9-Associar alguns rgos do corpo humano com suas funes

Pedir professora uma cpia das peas do jogo da memria e seguir as instrues de como fazer o jogo. Depois de pronto o jogo, convidar um colega do grupo para jogar com voc. Responder as questes 1 e 2.

CIE 5 p. 121 e 122

CIE 5 p. 123

10-Identificar o Sistema nervoso como responsvel pelo comando geral do corpo.

Ler o texto O Sistema nervoso, observar as imagens e responder as questes 1 a 3 individualmente. Ler o texto do Para ler e pensar.

CIE 5 p. 123 a 125 CIE 5 p. 125

11-Associar os sentidos percepo do mundo exterior.

Ler o texto Os sentidos e a percepo do mundo exterior. Convidar um colega para construir um telefone com voc e responder as questes 1 e 2.

CIE 5 p. 127 e 128 CIE 5 p. 127 CIE 5

Ler o texto Nossos olhos 12-Identificar cada um dos rgos do encfalo e suas funes. 13-Identificar os componentes do sistema urinrio e sua funo no corpo humano. Fazer os exerccios 1 e 2.

p. 128 CIE 5 p. 131

Ler o texto O sistema urinrio.

CIE 5 p. 116

Fazer os exerccios 2 e 3.

CIE 5 p. 117

14-Conhecer a importncia da gua e do sol em nosso

Ler o texto do anexo 1 e responder a questo do Para investigar.

anexo 1 CIE 5

corpo. Ler o texto As nossas fontes de gua

p. 118 CIE 5 p. 118 e 119 Ler o texto do Para ler e pensar e responder as questes 1 a 4. CIE 5 p. 57

ANEXO 1 Por que beber gua? Na correria diria, comum se lembrar de beber gua apenas quando a sede aperta. Essa mais uma daquelas atitudes prejudiciais sade. Manter-se hidratado ao longo do dia vital para o bom funcionamento do organismo. A sede um sinal de que o corpo j perdeu gua demais e que muitas atividades metablicas no aconteceram com qualidade. De acordo com a nutricionista Roselaine Oliveira, preciso ingerir gua de hora em hora. Isso porque, alm de regular a temperatura do corpo, esse lquido responsvel por praticamente todos os processos do organismo, como digesto, circulao, absoro dos nutrientes, entre outros. Para evitar que todos esses processos sejam prejudicados simples. Basta estar atento quantidade ideal de lquidos ingeridos, cerca de 2 litros por dia, e beber gua diversas vezes. O correto beber um copo de 250 ml a cada hora, explica Roselaine. Deixar uma garrafa de gua na mesa de trabalho ou leva-la sempre com voc uma tima sada para no se esquecer de beber esse importante lquido. Segundo a nutricionista, no necessrio ingerir somente gua. Sucos de fruta e gua de coco, por exemplo, tambm entram na contagem do volume de lquidos que devemos ingerir por dia. Mas a nutricionista alerta: com exceo da gua, todas as outras bebidas possuem calorias e, por isso, devem ser computadas na dieta alimentar. Quando o assunto gua com gs ou bebidas gaseificadas bom estar atento. Elas podem at no possuir calorias, mas interferem na digesto; por isso melhor evita-las. A falta de gua no organismo pode desencadear uma srie de distrbios, como cibra muscular e formigamento nos braos e pernas, indisposio para atividades fsicas e constipao intestinal.

Вам также может понравиться