Вы находитесь на странице: 1из 3

Glossrio (Fonte: Vigilncia sanitria e ambiental informaes gerais (Divisa-BA, 3 edio, 2004)

Aes bsicas: Representada pelo elenco mnimo de aes/ atividades de baixa complexidade que o municpio em qualquer das fases de gesto dever assumir como de sua responsabilidade, devendo ser programadas aes, conforme quadro constante deste Manual. Aes de mdia ou alta complexidade: Representada por aes que necessitam de maior capacitao tcnica, investimento, recursos humanos, equipamentos, dentre outros, que podem ou no ser assumidas pelos municpios. Aes especficas: So aes que o estado reservou ainda como de sua responsabilidade, e por ele sero desenvolvidas. Anlise de controle: Efetuada em produtos sob regime de vigilncia sanitria, aps sua entrega ao consumo, e destinada a comprovar a conformidade do produto com a frmula que deu origem ao registro. Anlise fiscal: Realizada por laboratrio oficial e que efetuada sobre o produto submetido ao sistema, em carter de rotina, para apurao de infrao ou verificao de ocorrncia fortuita ou eventual. Autoridade sanitria: Servidor pblico no exerccio da funo enquanto membro da equipe de Vigilncia Sanitria estando, portanto investido do poder de polcia. Autuao: Ato de abertura do Processo Administrativo Sanitrio, no qual constaro documentos lavrados de acordo com a legislao. Coleta de amostra: Retirada de amostra representativa de lote de produto acabado, que dever ser remetida para laboratrio oficial, para fins de anlise de conformidade com as especificaes legais. Os procedimentos de coleta devero atender Legislao vigente. Controle social: efeito da ao da sociedade sobre o Estado, no que diz respeito qualidade dos servios pblicos. Na rea da sade, representa o exerccio da cidadania na busca pelo direito ateno integral sade e tem como base os princpios e diretrizes do SUS. So instncias de participao popular e controle social as Conferncias de Sade e os Conselhos de Sade. Fiscal sanitrio: Agente devidamente capacitado e investido do poder policia, que aplica a legislao sanitria. Fiscalizao sanitria: Atividade complementar Inspeo Sanitria para verificao do cumprimento da legislao sanitria por todos aqueles envolvidos ao longo de todas as atividades relacionadas produo e circulao de bens de consumo e/ou prestao

de servios e conseqente interveno de forma a assegurar a sade do consumidor (baseado na Portaria n 58/93). Inspeo sanitria: Atividade analtica de qualidade desenvolvida pelas Autoridades Sanitrias no exerccio de sua funo e destinadas a assegurar que a empresa cumpra as disposies da Legislao Sanitria em vigor, com utilizao de metodologia de controle e gesto da qualidade. Inspetor sanitrio: Agente devidamente capacitado e investido do poder policia, que identifica, monitora os fatores de risco e/ou verifica a eficcia da aplicao do mtodo de qualidade utilizado para produo e/ou prestao de servio (Portaria n 58/93). Licena inicial: o primeiro alvar sanitrio concedido ao estabelecimento que atenda aos requisitos tcnicos e legais exigidos pela legislao vigente. Poder de Polcia: Poder dado ao Estado para limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico. O poder de polcia exercido em duas reas: judiciria e administrativa. Em nome da proteo da sade da populao, a VISA pode punir quem desrespeita as normas sanitrias por meio de sanes administrativas: advertncia, multa, interdio de atividades, fechamento de estabelecimentos, inutilizao de produtos e outras. Em alguns casos, alm das penalidades administrativas que a VISA pode aplicar, os infratores ainda esto sujeitos a penalidades civis e criminais, aplicadas pela justia, segundo o poder de polcia judicirio do Estado. Pr-vistoria: Anlise da localizao pretendida para implantao do estabelecimento, anlise tcnica do projeto e das instalaes fsicas do estabelecimento, devendo portanto, ser realizada em carter prioritrio to longo seja solicitada. Processo administrativo sanitrio: o conjunto de atos praticados na esfera administrativa, destinados a apurar, apreciar e julgar controvrsias. Renovao de alvar sanitrio: Esgotado o prazo da licena sanitria (geralmente de um ano) o estabelecimento dever renovar o documento, sendo necessria nova inspeo para comprovao de que o requerente cumpre com os requisitos da legislao sanitria vigente. Setor regulado: Setor regulado a parcela do setor produtivo (indstria, comrcio e servios) sujeito ao controle de algum rgo regulatrio. No caso da VISA, o setor regulado engloba indstrias, comrcios e servios sujeitos ao controle sanitrio. Sistema nico de Sade (SUS) H algum tempo no Brasil, apenas os trabalhadores com carteira assinada, que contribuam para a Previdncia Social, tinham direito assistncia mdica. A excluso do restante da populao representava uma desigualdade social. Naquela poca, sade era sinnimo de assistncia mdica, e as atividades de proteo e da promoo da sadem foram abandonados a um segundo plano.

Esse quadro comeou a mudar com a abertura poltica, no final dos anos 70, e a reorganizao dos movimentos que lutavam pela melhoria das condies sociais, dentre eles, o Movimento Sanitrio. O Movimento Sanitrio era formado por um grupo de profissionais da sade, que lutavam construo de um novo sistema de sade com caractersticas mais democrticas. As conquistas do Movimento Sanitrio foram acontecendo gradativamente at que, em 1986, foi convocada a VIII Conferncia Nacional de Sade (CNS), cujo objetivo era discutir mudanas na estrutura e na poltica de sade do pas. A Conferncia deu origem ao projeto da Reforma Sanitria Brasileira, que considerava a sade como qualidade de vida, que dependia de polticas sociais que garantissem a moradia, o emprego, a alimentao, a educao, o saneamento bsico e da qualidade do meio ambiente. Ao incorporar as reivindicaes do movimento da reforma sanitria, a Constituio Federal de 1988 cria o SUS, dentro dos princpios da universalidade, integralidade, descentralizao e participao social. A universalidade significa que o SUS para todos os cidados e no somente para os trabalhadores. A integralidade quer dizer que o SUS deve se preocupar no s com a assistncia sade, mas com as atividades de promoo e proteo da sade. A descentralizao faz com que o SUS funciona em trs nveis federal, estadual e municipal cada uma com atribuies especficas. Por fim, a participao da populao que deve exercer o controle social da sade e exigir os seus direitos. Vigilncia ambiental: Conjunto de aes que proporciona o conhecimento e a deteco de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na sade humana, com a finalidade de identificar as medidas de preveno e controle dos fatores de riscos ambientais relacionados s doenas ou outros agravos sade. Vigilncia sanitria: um conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade, abrangendo:

controle dos bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade, comprometidas todas as etapas e processos., da produo ao consumo; controle da prestao de servios que se relacionem direta ou indiretamente com a sade (Lei n. 8.080/90).

Вам также может понравиться