Вы находитесь на странице: 1из 8

2. Fazer questes Questes Em francs, h trs maneiras de se fazer uma questo: en franais, il y a trois manires de poses une question.

A primeira forma a langue familire, que composta da seguinte maneira: sujeito + verbo + advrbio interrogativo (sujet + verbe + adverbe interrogatif). chamada de langue familire porque se utiliza da lngua familiar, oral, quando, p.ex., est-se a falar com um amigo, com familiares ou com qualquer pessoa que se conhea bem. A seguir, trs exemplos. Os advrbios interrogativos sero sublinhados nestes exemplos e nos seguintes. Nom: Tu tappelles comment? Domicile: Vous habitez o? Profession: Elle fait quoi dans la vie? A segunda forma a langue courante: advrbio interrogativo + a locuo est-ce que + sujeito + verbo. Observe-se que, agora, o advrbio vem em primeiro lugar e seguido de uma locuo. Esta forma chamada assim porque se utiliza da lngua corrente, no importando qual seja o interlocutor, tanto na escrita quanto na fala. Exemplos: Nom: Comment est-ce que tu tappelles? Domicile: O est-ce que vous habitez? Profession: Quest-ce quil fait dans la vie? Seguindo esta forma, existe uma maneira, bastante caracterstica da lngua francesa, de se fazer uma questo relativa identidade (que indica algum objeto a ser identificado): Quest-ce que cest?, que significa O que isto?. Que, em francs, equivalente ao que em portugus. O est ao ser colocado depois do Que, transforma-se em Quest. Ento, adiciona-se ce, que significa: isto. Assim, pergunta-se O que isto como Quest-ce que cest?. Alis, em uma situao determinada, um objeto sobre o qual se quer saber (o interrogado) pode ser indicado apenas com gestos. Mas pode-se indic-lo tambm com uma palavra, quando se trata de desvendar o sentido dela: Quest-ce que cest lhomme?. Poderamos traduzir esta frase assim: O que isto o homem?, ou, ainda, O que o homem?. De modo semelhante, quando se quer perguntar sobre uma pessoa, a pergunta formulada desta maneira: Qui est-ce?, que significa Quem ? ou, ainda, Quem este?. A resposta a esta questo formulada com Cest..., Este ...: Cest Marcus, p.ex.. A terceira forma a langue soutenue, tambm chamada de inversion: advrbio interrogativo + verbo + sujeito. Observe-se que, neste caso, o advrbio vem em primeiro lugar e o sujeito e o verbo so invertidos linversion. Por conta desta inverso, colocado um hfen entre o verbo e o sujeito, ligando-os. O verbo soutenir, em francs, que d origem ao nome desta forma, significa: apoiar, suportar, ter suporte em. Indica, portanto, uma forma que se apoia em outra coisa: a boa forma, signo da tiquette (etiqueta). utilizada, assim, prioritariamente na lngua escrita, mas tambm na lngua oral em situaes formais ou para falar bem. Exemplos: Nom: Comment tappelles-tu?

Domicile: O habitez-vous? Profession: Que faites-vous dans la vie?

A seguir, os advrbios interrogativos mais utilizados em francs e que so relativos identidade: Qui? p.ex., Nicolas Sarkozy. Quoi? p.ex., chanteur. O? p.ex. Paris. Quand? p.ex., le 1 janvier. Comment? Hernani. Ainda, h que se destacar que muitas questes que dizem respeito identidade comeam com Quel est para substantivos masculinos ou Quelle est para substantivos femininos. P.ex.: Nom: Quel est ton nom, sil vous plat? Qual o teu nome, por favor? o Je mappelle Pierre Membrez. Eu me chamo Pierre Membrez. Adresse: Quelle est votre adresse? Qual o seu endereo? o Jhabite 34, rue du Tir Lille. Eu moro na Rua do Tir Lille, 34. Nationalit: Quelle est sa nationalit? Qual a nacionalidade dele? o Il est belge. Ele belga. Profession: Quelle est sa profession? Qual a profisso dela1? o Elle est professeur de franais. Ela professora de francs. ge: Quel ge as-tu? Que idade tu tens? o Jai 35 ans. Eu tenho 35 anos. E as questes sobre a idade de uma pessoa so colocadas com o verbo auxiliar avoir (at aqui estvamos utilizando o verbo auxiliar tre), que significa, em portugus, ter. Vejamos novamente: Quel ge avez-vous? Que idade voc tem? o Jai 22 ans. Eu tenho 22 anos. A seguir, ns veremos os pronomes pessoais e, tambm, brevemente, alguns verbos da lngua francesa. ====FRANCISCO Pronoms sujets Os pronomes pessoais (les pronoms personnels) tm a funo de indicar quem o locutor, o interlocutor e aquele de quem se fala em uma frase ou proposio. Assim, as trs pessoas gramaticais so as seguintes: A primeira pessoa (la premire personne): o enunciador ou locutor (lnonciateur ou locuteur), que, no francs, indicado pela palavra je, primeira pessoa do singular.

Neste caso, dela se refere ao contexto da resposta, porque a palavra sa (no francs) pode ser traduzida tanto como dele quanto dela. Como veremos na unidade seguinte, os pronomes possessivos concordam com o gnero do substantivo, objeto do verbo: sa concorda com palavras do gnero feminino (p.ex., nationalit) e son, com palavras do gnero masculino (p.ex., nom). Portanto, neste caso, no h equivalncia.

A segunda pessoa (la deuxime personne): o destinatrio ou interlocutor (le destinataire ou interlocuteur), que, no francs, indicado pela palavra tu, segunda pessoa do singular. A terceira pessoal (la troixime personne): a pessoa ausente (la personne absente), aquele de quem se fala, que, no francs, representado pela palavra il, terceira pessoa do singular. A terceira pessoa chamada pelo linguista mile Benveniste de no -pessoa (non-personne), porque ela no participa, efetivamente, da situao de enunciao (situation dnonciation).

Existe, tambm, uma classe de palavras determinada cuja funo indicar a pessoa de que se est falando. Esta classe, no francs, recebe o nome de pronom personnel sujet. Abaixo, um quadro com as palavras desta classe, no francs:
Je (que significa "eu") Tu (que significa "tu") Elle ("ela") Il ("ele") On ("a gente"*)

Singular

Plural

Nous ("Ns") Vous ("Vs" / "Voc") Elles Ils

O pronome on pode, tambm, representar o sujeito indefinido, impessoal, que, no portugus, representado, em geral, pelo pronome reflexivo se. Alis, o nome pessoal (personnel) dos pronomes pessoais no deve nos confundir: o elemento indicado pelo pronome pessoal (referente ou antecedente) pode ser tanto uma pessoa real um ser humano quanto um animal, uma coisa ou, ainda, uma abstrao. certo que as duas primeiras pessoas representam, geralmente, seres humanos, mas tambm verdadeiro que elas podem representar coisas ou animais personificados. Vejamos um exemplo: Nuit et jour, tout venant, je chantais, ne vous dplaise. (Jean de La Fontaine, La Cigale et la Fourmi). [Noite e dia, a todos os cantos, eu cantei, goste voc ou no.] o Trata-se de uma cigarra (cigale) digirindo-se a uma formiga (fourmi). No caso da terceira pessoa, pode-se representar, de maneira indiferente, tanto seres humanos quanto animais ou coisas, sem que para isto seja feito uso da personificao. Vejamos: Il vient de me dire que as voiture est en panne et quelle est chez le garagiste.

o Aqui, enquanto os pronomes il e me representam pessoas, o pronome elle representa um objeto o carro (voiture) em questo. Para o caso de representarem-se objetos e animais, utilizam-se, pois, os pronomes neutros (pronoms neutres). Alm disso, preciso notar que os verbos so condicionados pelas pessoas representadas pelos pronomes. Eles sofrem declinaes de acordo com a pessoa a que esto condicionados. Tomemos um exemplo j utilizado na aula anterior. Je vais bien. Em negrito, temos o pronome pessoal; em itlico, o verbo; depois, o objeto do verbo. O verbo, como no portugus, pode ser conjugado em diversos tempos e modos. Abaixo mostramos o verbo aller no presente do indicativo:

Je

Tu

Il/Elle/On

Vais

Vas

Va

Nous

Vous

Ils/Elles

Allons

Allez

Vont

Conforme as conjugaes que voc pde observar no site acima, podemos notar que, no francs, existem: 4 Modos Verbais: o indicatif, o subjonctif, o conditionnel e o impratif. 8 Tempos Verbais no Indicatif. Alm do participe, do infinitif e do grondif. E, tambm, da negao. Por enquanto, ns estudaremos apenas o presente do indicativo, em sua forma afirmativa ou negativa. importante dizer que o modo do indicativo aquele que indica uma ao; por isto, seu nome.

Converser poliment Em primeiro lugar, h que se notar que, em francs, como em outras lnguas modernas (salvo o caso do ingls e de outras lnguas nrdicas), existe um modo de o locutor se posicionar que marcado pela diferena entre o tutoiement e o vouvoiement (ou voussoiement), quer dizer, entre o uso de tu e

o uso de vs, do tu e do vous, e de outros pronomes que acarretam. Quer dizer, trata-se de uma oposio entre duas pessoas do singular, de dois interlocutores. No portugus brasileiro contemporneo, esta distino fica quase totalmente apagada: utilizamos o voc para todos os locutores, sem distino, salvo raras excees. Por um lado, o tutoiement (tu, te, toi, ton, le tien, la tienne etc.) utilizado para um dilogo com pessoas prximas, com pares (no trabalho, em atividades polticas e sindicais), com os subalternos etc., enfim, em casos de familiaridade. Por outro lado, o vouvoiement (vous, votre, le vtre, la vtre etc.) utilizado em dilogos com pessoas s quais ns devemos um certo respeito, o que pode incluir pessoas desconhecidas, superiores, pessoas de idade etc., e utilizado, tambm, em contextos nos quais certo formalismo necessrio: reunies oficiais, cerimnias, emisses televisivas, no esporte, na relao entre jogadores e rbitros etc. Em segundo lugar, isto indica um tratamento dito polido na relao com outras pessoas. Polido, isto , que indica civilidade, polidez. Assim, em cada contexto, haver uma forma adequada de se portar: frente a uma pessoa conhecida ou desconhecida, ao cumprimentar ou receber uma pessoa, ao se despedir, para introduzir ou terminar uma conversa, ao desejar algo a alguma pessoa, em determinado perodo do dia etc. Estes so elementos pragmticos da comunicao e que so importantes, ento, para uma boa conversao com outra pessoa. Em suma, so elementos de tiquette. Abaixo, apresentamos algumas situaes e a forma correta de se portar frente a elas, de acordo com a cultura e lngua francesas.

CONVERSER POLIMENT2 Que dire ? qui ? quel moment ? Comment introduire ou terminer une conversation ? Voici les phrases les plus courantes.

Dire bonjour
Le matin Bonjour. L'aprsBonjour. midi Le soir Bonsoir.

Retirado do site (direitos do autor): http://www.francaisfacile.com/exercices/exercice-francais2/exercice-francais-4957.php

Dire au revoir
Langage poli. Au revoir! bientt! tout l'heure! demain! lundi! la prochaine! Langage familier plus tard! plus! Tchao! Bye ! Le matin jusqu midi. Laprs midi. semaine

Bonne journe! Bon aprsmidi ! Bonne fin de journe !

Formules de souhait

Avant de se coucher votre interlocuteur part se Bonne nuit! coucher. Avant le dpart de quelquun Bon voyage! en voyage. Avant ou pendant situation dlicate. une Bon courage!

Avant une situation source Bonne chance ! despoir. Vux de dbut danne. Bonne anne! Pour un anniversaire (le jour Bon anniversaire! mme) Pour une fte (la veille au soir Bonne fte ! ou le jour mme) En portant lapritif. un toast sant! votre

vos Lorsquune personne ternue. souhaits! Poli Merci Merci (beaucoup/bien/de tout cur) Merci infiniment! Cest gentil. C'est vraiment gentil de votre part. Cest trs aimable

Formules de remerciements

vous. Formel Je vous sais gr de votre amabilit/aide.

Rponses aux remerciements

neutre Il n'y a pas de quoi. poli Je vous en prie. Cest normal. Avec plaisir ! Ce n'est rien. De rien

S'excuser
Familier Pardon! Poli Excusez-moi! Excusez-moi pour le drangement. Excusez-moi de vous dranger. Formel Je vous prie de m'excuser.

Rponse pour minimiser une offense

Familier Ce n'est rien. Ce nest grave. Poli pas

Il ny a pas de mal. Ne vous en faites pas.

Formel

Je vous en prie.

familier:

Est-ce que a vous dit de ?... Que pensez-vous de ? / que diriez-vous de ? Vous avez quelques minutes maccorder ? Est-ce que je peux vous dranger ?

Faire une requte

formel

Puis-je abuser de votre temps ? Me permettez-vous de vous demander... ? Puis-je me permettre de ? Auriez-vous lamabilit de ? Puis-je vous poser une question ?

Autoritaire coutez-moi ! Noubliez jamais de dire sil vous / te plat

Вам также может понравиться