Вы находитесь на странице: 1из 17

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA FUNDAMENTO DE MQUINAS ELCTRICAS SEMESTRE DE INVERNO 2011/2011

ENSAIO DO TRANSFORMADOR

RELATRIO LABORATORIAL

Realizado pelos alunos da Turma 32D: _ 36362, Joo Borrega; _ 37503, Ricardo Santos; _ 37508, Srgio Costa; _ 37699, Miguel Brito.

Docente: Engenheiro Lima de Oliveira

_Objectivos
O ensaio laboratorial realizado teve como principal objectivo dar a conhecer o funcionamento de um transformador monofsico, analisando os seus componentes e os diferentes comportamentos do transformador quando este se encontra em vazio, curto-circuito e em carga, fazendo registo dos valores das tenses e correntes nos terminais do primrio e do secundrio e ainda dos valores das resistncias dos enrolamentos.

_Introduo
O transformador tem como principal funo ajustar tenses e correntes consoante as necessidades, o que faz dele um aparelho elctrico muito utilizado. um dispositivo destinado a transferir energia elctrica de um circuito para outro, transformando corrente elctrica sinusoidal com uma determinada tenso, em corrente elctrica sinusoidal, com uma tenso e corrente diferentes das iniciais. No transformador no existe qualquer tipo de ligao elctrica entre as tenses do primrio e do secundrio, uma vez que o fluxo magntico que faz com que a transformao acontea. Num transformador existem duas bobines de fio separadas e enroladas volta de uma pea de ferro denominada ncleo. Quando uma corrente elctrica varivel passa atravs do enrolamento primrio de um transformador produz um fluxo magntico varivel sobre o ncleo, criando um campo magntico varivel ao longo do enrolamento secundrio. Este campo magntico induz uma fora electromotriz varivel ou tenso na bobine, e se uma carga estiver ligada a essa bobine, ocorre um fluxo de corrente elctrica no referido enrolamento, sendo transferida energia elctrica do circuito primrio para a carga atravs do transformador. Um transformador uma mquina de funcionamento reversvel.

_Transformadores
_Corrente Num transformador de corrente o objectivo atravs de uma corrente gerar uma fora electromotriz no enrolamento, sendo esta proporcional corrente que a gerou, pelo que uma vez medida a fora electromotriz podemos saber a corrente e medindo a corrente podemos saber a fora electromotriz.

_Potncia O principal objectivo do transformador de potncia transformar a potncia do lado primrio numa potncia pretendida do lado do secundrio, mantendo a mesma frequncia do primrio. A relao de transformao dada pela relao entre a tenso do primrio e do secundrio.

_Isolamento um transformador que tem como objectivo a obteno de um isolamento elctrico entre os circuitos ligados ao primrio e ao secundrio, sendo que a tenso no secundrio se mantm igual tenso no primrio.

_Autotransformador um transformador com apenas um enrolamento que se encontra divido em dois, pelo que no isola electricamente o circuito elctrico primrio do circuito elctrico secundrio. A tenso no secundrio dada pela diviso de tenso do enrolamento.

_Transformador ideal Um transformador ideal um transformador em que no existissem quaisquer perdas, pelo que a potncia que obteramos no secundrio seria igual fornecida pelo primrio. No transformador ideal a relao de transformao dada pela relao entre o nmero de espiras do primrio e do secundrio, e uma vez que no existem perdas, temos: () ()

() ()

() ()

_Transformador real Um transformador real dado devido s perdas existentes na parte do electromagnetismo. Estas perdas do-se nos enrolamentos, uma vez que estes tm resistncia e quando neles passam as correntes gera-se calor.

_Ensaios

_Ensaio em Vazio

Um ensaio em vazio consiste em ligar o primrio corrente e deixar o secundrio em aberto no ligando nenhuma carga desse lado, para que no exista transmisso de energia do primrio para o secundrio. Ao ligarem-se os aparelhos de medida, um voltmetro, um ampermetro e um wattmetro ao circuito do primrio observa-se que os valores de tenso, corrente e potncia so no nulos. Uma vez ligados os mesmos aparelhos medida, desta vez ao circuito do secundrio observa-se que os valores so nulos. Logo pode-se concluir que a energia presente no circuito primrio dissipada no enrolamento primrio e no ncleo do ferro. Com o ensaio em vazio pode-se calcular o factor de potncia do transformador em vazio, que interessa saber para quando o transformador fica sem carga, este ainda tem energia reactiva que pode ser consumida ou produzida. O factor de potncia dado por:

_Ensaio em Curto-Circuito

Um ensaio em curto-circuito consiste em curto-circuitar o secundrio ligando-se os terminais do secundrio e posteriormente aumenta-se a tenso no primrio at que se obtenha no secundrio corrente com o valor nominal. Uma vez curto-circuitado, a impedncia do secundrio praticamente nula, pelo que a tenso do primrio que necessria para obter a corrente muito pequena. Com este ensaio possvel calcular o valor da corrente do curto-circuito do secundrio, que dada por:

_Ensaio em Carga

Num ensaio em carga, liga-se o secundrio a uma ou mais cargas, permitindo que neste passe corrente elctrica. Assim ao contrrio do ensaio em vazio, ao ligarmos os aparelhos de medida no secundrio os valores das leituras so no nulos. Uma vez que o enrolamento do secundrio tem uma resistncia, esta vai fazer com que haja uma queda de tenso nesse enrolamento, tenso que se vai subtrair com a queda de tenso induzida, resultando uma tenso em carga que inferior tenso observada em vazio.

Realizao dos Ensaios

Material _ Fonte de Alimentao; _ Transformador monofsico; _ Ohmmetro; _ Voltmetros; _ Ampermetros; _ Wattmetro; _ Fios de ligao.

Procedimento Experimental: Realizaram-se ensaios no transformador em: _ Vazio; _ Curto-circuito; _ Carga. Nos quais se efectuaram medies das resistncias dos enrolamentos: _ do Primrio; _ do Secundrio.

Procedimento: 1_ Com a ajuda de um ohmmetro mediu-se a resistncia entre os terminais de cada enrolamento; 2_ Aplicou-se a cada enrolamento uma tenso contnua reduzida, at que a corrente estipulada fosse atingida; 3_ Recorrendo-se ao voltmetro e ao ampermetro, obtiveram-se as leituras da tenso contnua e da corrente contnua, as quais se utilizaram para calcular cada resistncia. 4_ Repetiram-se os passos anteriores para as vrias correntes estipuladas.

Clculos
Circuito equivalente

Tabela de valores Vazio 150 0,5 21 C.C. 150 5 60 Carga1 150 0,5 22 140 0 0,28 73,74 144,7 1,7 Carga2 150 2,45 350 130 2,2 0,95 17,75 126,68 90,13 Carga3 150 3,4 490 125 2,8 0,96 16,1 116,82 90,27

U1 (V) I1 (A) P (W) U2 (V) I2 (A) cos U2 terico (V) (%)

0,28 73,74

Ensaio em Vazio

Ensaio em Curto-Circuito

Ensaios em Carga _Carga1

_Carga2

_Carga3

Simulink

Grficos obtidos atravs do Simulink


Tenso no Secundrio em funo da Corrente do Primrio

Tenso no Secundrio em funo da Corrente do Secundrio

Potncia til em funo da Corrente do Primrio

Potncia Dissipada em funo da Corrente do Primrio

Rendimento em funo da Corrente do Primrio

Concluso
Pudemos observar que os valores obtidos experimentalmente esto prximos dos valores tericos calculados analiticamente. O transformador utilizado nos ensaios tinham uma caracterstica de 1:1, que tem o objectivo de manter a tenso no secundrio igual do primrio. Com os ensaios pudemos verificar essa igualdade com uma ligeira queda de tenso. Ao realizarmos os ensaios em carga conclumos que medida que se pretendia mais corrente da fonte, havia uma maior queda de tenso, e uma maior potncia na fonte, que correspondia aos valores tericos calculados. No ensaio em carga em que se pretendia uma corrente de 0 A no secundrio, nada conseguimos concluir, pois obtivemos um rendimento muito reduzido.

Вам также может понравиться