Вы находитесь на странице: 1из 10

A LNGUA INGLESA E O MERCADO DE TRABALHO SERGIPANO

Andreza Santos de Gois1 | Isa Fernanda Conceio Oliveira2 | Ronalda da Silva Oliveira3 | Taynan Santos Mateus4 Letras Ingls

ISSN IMPRESSO 1980-1785 ISSN ELETRNICO 2316-3143

RESUMO
Este artigo tem por objetivo compreender o papel da lngua inglesa dentro do mercado de trabalho sergipano, uma vez que no cenrio global o ingls deixou de ser um diferencial no currculo do profissional para ser uma exigncia do mercado de trabalho. Para a realizao deste trabalho foram feitos fichamentos de livros e artigos acadmicos e a contextualizao das teorias neles apresentadas dentro da realidade do estado de Sergipe. Foram analisados os impactos da lngua inglesa no mundo, desde a sua origem at o domnio que ela exerce na sociedade globalizada, e a necessidade que o profissional tem de estar inserido nesse contexto. Concluiu-se que o mercado de trabalho sergipano necessita de profissionais fluentes na lngua inglesa, mas a fluncia na lngua ainda um obstculo a ser ultrapassado pela maioria dos profissionais. Contudo, verificou-se tambm que existe uma preocupao do profissional sergipano em buscar de adquirir esse conhecimento necessrio sua ascenso profissional.

PALAVRAS-CHAVE
Ascenso profissional. Globalizao. Lngua Inglesa. Mercado de Trabalho. Sergipe.

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

20 |

ABSTRACT
This article aims to understand the role of English in the Sergipe labor market, since in the global English is no longer a differentiator in the professional curriculum to be a requirement of the job market. For this work, were made annotations of books and scholarly articles and contextualization of theories presented in the reality of the state of Sergipe. We analyzed the impact of the English language in the world, from its origin to the field she plays in global society, and the need that the professional must be inserted in this context. We conclude that the Sergipe labor market needs professionals fluent in English, but fluency in the language is still an obstacle to be overcome by most professionals. However, it was found that there is also a concern in seeking to acquire the knowledge needed for career advancement.

KEYWORDS
Career Advancement. Globalization. English Language. Labor Market. Sergipe.

1 INTRODUO
O presente estudo busca compreender qual a posio ocupada pela lngua inglesa dentro do mercado de trabalho, uma vez que como lngua mais falada no mundo, a lngua inglesa j se estabeleceu como a lngua da informtica, da internet, do turismo, dos negcios. Sua influncia tanta, que palavras oriundas do ingls se incorporaram ao vocabulrio dos brasileiros, de forma que mesmo quem no fala essa lngua ou nunca sequer a estudou utiliza palavras e expresses de forma quase inconsciente. A globalizao e a necessidade de uma lngua eficiente de comunicao entre naes colocaram a lngua inglesa como uma espcie de lngua franca da atualidade, considerando que ela a terceira lngua do mundo em nmero de falantes nativos. Nesse contexto, a economia, especialmente no setor de servios, foi uma das reas que adotou o ingls como lngua oficial. Desse modo, para sobreviver no competitivo mercado globalizado, as empresas precisam evoluir e expandir-se no s em termos de tecnologia, mas tambm em recursos humanos. Elas buscam nos seus colaboradores o domnio do idioma norte-americano, o que permitir o crescimento da corporao. Logo, os indivduos que contam com a fluncia em lngua estrangeira esto em evidncia, especialmente se essa lngua for o ingls. Entretanto, com a competitividade no mercado de trabalho, atualmente a lngua inglesa uma exigncia para quem quer se manter empregado, e ainda mais para conseguir um cargo, no mais, portanto, um diferencial no currculo profissional. Dentro desse contexto, questiona-se: que benefcios a aquisio da lngua inglesa proporciona ao indivduo que busca ascender profissionalmente no mercado de trabalho sergipano? Ser que os profissionais realmente so recompensados por atenderem a essa exigncia do mercado, ou a referida lngua apenas um dos requisitos que o profissional deve preencher para se manter ativo? Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivos: determinar se a lngua inglesa passou de um diferencial no currculo profissional a uma exigncia do mercado globaliza-

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

do; comparar o status de um profissional no mercado de trabalho com e sem fluncia em lngua inglesa; analisar se com a velocidade das mudanas do mundo globalizado, a lngua inglesa suficiente como lngua estrangeira. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de se esclarecer aos profissionais de diversas reas sobre as exigncias que eles precisam atender e que aumentam conforme o mercado cresce. Dentro do contexto sergipano, faz-se necessrio analisar se o mercado existente corresponde ao cenrio globalizado que se pronuncia ao redor do mundo, e que tem a lngua inglesa como requisito bsico. Os procedimentos metodolgicos foram a pesquisa bibliogrfica, elaborada a partir de fichamentos de artigos acadmicos e livros, transcrio de citaes e parfrases. A reviso de literatura foi feita a partir de fontes disponveis para visualizao e impresso na Internet. As palavras-chave utilizadas na busca foram: lngua inglesa, benefcios do ingls, mercado de trabalho global e sergipano, globalizao.

| 21

2 O QUE O NOVO MERCADO DE TRABALHO E O QUE ELE J FOI


Muitas foram as mudanas e invenes que ao longo dos sculos modificaram o mundo do trabalho. Em certos perodos da histria, as pessoas trabalhavam em suas casas e a vida profissional estava intimamente relacionada vida familiar. Segundo Oliveira (2004, p. 19), com o crescimento das cidades e o surgimento das fbricas, as pessoas passaram a buscar empregos remunerados fora de seus lares, o que representou uma grande novidade no mundo do trabalho.
Isso significou uma grande revoluo no mundo do trabalho, uma mudana to grande quanto a que estamos experimentando hoje, sem dvida. Por qu? Ora, as pessoas no estavam acostumadas a sair para trabalhar. Ao ter de faz-lo, praticamente tudo mudou na vida delas: questes relativas alimentao, vestimenta, transporte, sade, segurana da casa, educao dos filhos, cuidados com os filhos tudo isso comeou a ser pensado. A vida das pessoas virou de cabea para baixo. (OLIVEIRA, 2004, p. 19).

O mercado de trabalho era dominado pelos homens, e ainda hoje eles permanecem em maior percentagem nas empresas e recebem salrios mais altos do que as mulheres. Ainda assim, possvel encontrar inmeras empresas nas quais as mulheres possuem cargos de liderana, recebem um bom salrio e executam tarefas que antes eram desempenhadas apenas pelos homens. A igualdade entre os gneros est cada vez mais prxima, pois as mulheres acumulam mais anos de estudos que os homens e mostram capacidade de gerenciar equipes. A mulher no ocupa mais o mercado que era dos homens. Hoje ela est no mercado competitivo com o masculino, na opinio do coordenador de disseminao de informaes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, Joilson Rodrigues. Ao longo do sculo XX e neste comeo de sculo XXI, foram as profisses que sofreram mudanas drsticas. Uma profuso de inovaes tecnolgicas tem eliminado muitas profisses de forma rpida e radical. Ofcios que exigiam esforo braal foram descartados e seus trabalhadores substitudos por mquinas. Hoje, a maioria das ocupaes necessita de capacidade intelectual e acaba por requerer uma melhor formao do profissional.

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

22 |

Oliveira (2004, p. 14) ressalta que com a eliminao de algumas profisses e a substituio e modificao de tantas outras, ocorreu uma diminuio do nmero de profissionais contratados pelas corporaes, pois no se necessita mais do mesmo nmero de indivduos para se realizar determinadas tarefas. Muitos profissionais so, ento, obrigados a migrar de rea de atuao, o que gera o surgimento de profisses alternativas e muitas vezes autnomas. Dessa forma, aquele que acompanha as inovaes tecnolgicas, buscando sempre estar atualizado e adquirindo novas habilidades, corre menos risco de ser excludo do mercado de trabalho, que se torna cada vez mais competitivo e seletivo. Segundo Ohmae (2006, p. 147):
Gostamos de pensar no desenvolvimento humano como algo gradual, composto de pequenas e constantes melhorias, confortavelmente administrveis. Mas, na realidade, repentinos saltos de energia, frequentemente impulsionados ou funcionando junto com inovaes tecnolgicas, fizeram a humanidade progredir.

A questo que esse progresso impulsionado pelas inovaes tecnolgicas d origem a um novo cenrio na economia e, consequentemente, do mercado de trabalho. Por um lado, um menor nmero de empregos regulamentados levando muitos profissionais a trabalharem por conta prpria como prestadores de servios. Por outro, o aparecimento de novas funes dentro de novos tipos de empresas, que necessitam de novas habilidades para serem executadas. De acordo com Martiniano Costa, presidente da Central nica dos Trabalhadores (CUT), o mercado comeou a ser alterado na dcada de 80, e mais avanos chegaram com a internet. As relaes de trabalho mudaram desde o perfil profissional buscado pela empresa at a prpria gesto empresarial. Para ser bem recebido no mercado, o profissional deve ter algo a oferecer. Isso o que vai destac-lo entre os demais. Essas competncias so valorizadas no currculo profissional, especialmente as relacionadas ao trabalho intelectual, como o conhecimento cientfico, tecnolgico e o conhecimento de lnguas estrangeiras, que podem resultar no s na sobrevivncia no mercado, mas tambm em salrios melhores. Quanto mais qualificado for o funcionrio, como afirma Oliveira:
J houve tempo em que te braos fortes, corpo firme, fora fsica, resistncia, era um tipo de requisito que abria portas para trabalhos em que se ganhava bem. Hoje? Hoje todo trabalho que realmente remunera bem realizado com os neurnios, a cabea, no com as mos. (OLIVEIRA, 2004, p. 35).

Nesse contexto, o ingls se destaca como atributo essencial. Como cita o professor Marcos Paulo (2012), a lngua inglesa imprescindvel e fundamental para a comunicao no mundo, alm de ser muito importante para influncia no mercado de trabalho. Resta aos profissionais que querem e precisam se manter ativos, preencher os pr-requisitos estabelecidos pelas empresas e continuar buscando qualificao, adquirindo novas competncias e habilidades para acompanhar o progresso do mercado.

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

3 GLOBALIZAO
As mudanas no mercado de trabalho so geradas por mudanas no setor da economia. A competitividade do mercado atinge, tambm, as empresas, e por isso elas precisam estar atualizadas. A busca pelo crescimento da corporao pede que a empresa se ajuste ao novo cenrio econmico mundial, ou seja, economia globalizada. Segundo Held e Mcgrew (2001, p.13): A globalizao refere-se a uma mudana ou transformao na escala da organizao social que liga comunidades distantes e amplia o alcance das relaes de poder nas grandes regies e continentes do mundo. O fenmeno alcanou a economia e quase fez desaparecer as fronteiras nacionais. O territrio nacional j no suficiente e preciso ir alm dele. No s a tecnologia contribuiu para isso, mas tambm os acordos internacionais e bilaterais. Para Ohmae (2006), o mundo j atingiu a posio de efetivamente banir as fronteiras graas a quatro fatores-chaves de negcios: as comunicaes eficazes, principalmente pela internet; o capital, atravs da desregulamentao dos mercados financeiros; as corporaes, que puderam se desvencilhar dos seus estados de origem; e os consumidores, que podem comparar inmeros preos e qualidades.
As fronteiras nacionais hoje so bem menos restritivas do que eram no passado. Isso, em parte, se deve tecnologia, mas tambm o resultado de acordos internacionais e bilaterais, especialmente na rea de comrcio. O mundo cada vez mais um lugar sem fronteiras. As tarifas esto sendo abolidas medida que os pases percebem que precisamos uns dos outros para sobreviver economicamente. (OHMAE, 2006, p. 45).

| 23

Ainda segundo Ohmae (2006, p. 156), o ingls hoje uma plataforma lingustica porque combina outras plataformas:
Setenta por cento dos dados transferidos na Internet so em ingls, enquanto ele representa 80% das informaes armazenadas em servidores, embora o francs fosse a lngua tradicional da diplomacia, a maioria dos lderes mundiais atualmente fala ingls, o ingls tambm a primeira lngua da CNN (Cables News Network), a qual se tornou uma plataforma (embora no a nica) para a disseminao de notcias pelo mundo.

Dessa forma, a lngua inglesa hoje a lngua padro do mundo globalizado e a lngua franca da economia global (OHMAE, 2006, p. 154), apesar de algumas linhas de pensamento associar a hegemonia da lngua inglesa ao domnio exercido pelos Estados Unidos sobre o mundo. O status do ingls hoje se assemelha ao do latim na Idade Mdia ou ao do russo na Unio Sovitica. Ningum forado a aprend-lo, mas quem no o fizer fatalmente ser excludo.
O que precisamos aceitar que o cidado global cresce falando sua lngua materna como membro da comunidade e ingls como residente e beneficirio da economia global. Assim, ser bilngue uma norma, no um talento especial, como antigamente. (OHMAE, 2006, p. 158).

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

24 |

Nesse sentido, a empresa que no se internacionaliza acaba ficando para trs. Para tanto, necessrio ultrapassar as fronteiras lingusticas. Esse aspecto bastante sentido pelos profissionais, que devem ter fluncia em pelo menos uma lngua estrangeira para ser notado no mercado, e mais de uma lngua se quiser realmente ter sucesso em uma empresa que mantm negcios internacionais. O ideal lingustico da economia global todos serem bilngues, ou mesmo poliglotas (OHMAE), o que constitui um desafio do mercado de trabalho do mundo globalizado.

4 A LNGUA INGLESA
A lngua que hoje tem espao privilegiado no mundo resultado de uma complexa e longa histria constituda de uma pluralidade de povos marcados por invases e mistura de culturas. Pode-se dividir a histria da lngua inglesa em trs pores: o ingls arcaico, o ingls medieval e o ingls moderno. O ingls arcaico ou Old English foi falado do sculo VI ao XI, e muito pouco se parece com o ingls falado atualmente. A lngua foi o resultado da mistura de dialetos germnicos falados pelos anglos e pelos saxes na Gr-Bretanha. Segundo Schtz (2008, [n.p.]), para um falante nativo de ingls hoje, das 54 palavras do Pai Nosso em Old English, menos de 15% so reconhecveis na escrita, e provavelmente nada seria reconhecido ao ser pronunciado. O ingls medieval ou Middle English foi falado entre os sculos XII e XV e foi bastante influenciado pela lngua francesa, levada Inglaterra pelos normandos em 1066. Foi a partir da que o ingls passou a ser a lngua oficial dos documentos, em detrimento do francs predominante na corte e do latim utilizado pelo clero. O ingls moderno ou Modern English representou uma padronizao e unificao da lngua, antes muito fragmentada pela diversidade de dialetos. De acordo com Schtz (2008, [n.p.]):
O advento da imprensa em 1475 e a criao de um sistema postal em 1516 possibilitaram a disseminao do dialeto de Londres j ento o centro poltico, social e econmico da Inglaterra. A disponibilidade de materiais impressos tambm deu impulso educao, trazendo o alfabetismo ao alcance da classe mdia.

Com a colonizao da Amrica do Norte no sculo XVII, a lngua inglesa chegou ao Novo Mundo, rapidamente, devido ao contato com os nativos indgenas e com a lngua espanhola j presente na Amrica. O idioma ento comeou a se diferenciar da lngua falada nas ilhas britnicas na pronncia e no vocabulrio. Segundo Schtz (2008), a atual posio da lngua inglesa frente ao mundo foi propiciada pelo domnio econmico que a Inglaterra exerceu nos sculos XVIII, XIX e meados do sculo XX, com a Revoluo Industrial e o colonialismo britnico. Por outro lado,
O poderio poltico-militar do EUA a partir da segunda guerra mundial e a marcante influncia econmica e cultural resultante, acabaram por deslocar o francs como lngua predominante nos meios diplomticos e solidificar o ingls na posio de padro das comunicaes internacionais. (SCHTZ, 2008, [n.p.])

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

Desde ento surgiram novos conceitos, novos padres e especialmente novas tecnologias no mundo, fazendo-o necessitar de uma lngua comum. O ingls estava milimetricamente posicionado para ocupar esse lugar.

| 25

5 A CONQUISTA DO ESPAO GLOBAL


Todo sistema de escrita uma plataforma com o objetivo de comunicar e de difundir ideias. A lngua inglesa, como as outras lnguas, uma plataforma. O que a diferencia a sua ampla difuso no mundo, chegando a ser o idioma mais falado no globo, por ser aprendido por quem precisa ultrapassar as fronteiras regionais, e obrigado a ultrapassar tambm as fronteiras lingusticas. Como afirma Ohmae (2006, p. 154-155):
O ingls sempre foi um dos idiomas mais importantes do mundo. Hoje, o idioma da economia global. Ele aprendido por aqueles que precisam comunicar-se alm das suas fronteiras e nichos culturais. () O fato que o ingls a lngua franca da economia global e o padro de fato da Internet para o armazenamento de informaes e para a comunicao de duas vias. Ele conquistou uma posio que os inventores do esperanto e de outras lnguas artificiais sonharam ocupar.

Segundo Ohmae (2006), a lngua inglesa vem sendo difundida pelo mundo a ponto de ser adotada em escolas e encarada como real necessidade por nativos de quaisquer outras lnguas. Da educao bsica ao ensino superior, a lngua estrangeira vem sendo valorizada, assim como afirma Rocha (2001, [n.p.]):
As Universidades hoje, conscientes da importncia do Ingls no contexto social e profissional esto testando cada vez mais o conhecimento desse idioma em seus vestibulares. Por essa razo, no s o profissional que j atua no mercado precisa ter conhecimento da lngua como tambm o jovem que deseja ingressar em um curso de graduao. O Ingls deixou de ser luxo para integrar o perfil do profissional ou futuro profissional por mais jovem que ele seja. A realidade uma s; ou voc domina um ou mais idiomas e o Ingls primordial ou suas chances sero menores.

No possvel, portanto, alcanar o sucesso econmico hoje sem o auxlio da lngua inglesa. E o mercado precisa de profissionais no mnimo bilngues, preferencialmente poliglotas. Quem quer fazer parte dele precisa atender a esse requisito que j se tornou bsico a ponto de algumas escolas ministrarem as suas aulas em ingls e algumas grandes empresas realizarem suas reunies no mesmo idioma. A globalizao foi um fator determinante no processo que tornou a lngua inglesa um elemento fundamental para o sucesso profissional. A globalizao fenmeno que integra sociedade, cultura e economia, e envolve pases pobres e ricos, pequenos e grandes. O fenmeno unifica ao mesmo tempo em que exclui aqueles que no se adaptam ao novo cenrio mundial. Para o professor Marcos Paulo (2012), a lngua inglesa imprescindvel nos dias atuais, pois a globalizao a transformou em atributo essencial no cotidiano, fazendo com que se torne algo fundamental para adentrar no mercado de trabalho.

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

26 |

Mesmo que o candidato no v utilizar o Ingls ou v utilizar muito pouco em seu novo emprego, somente o fato de saber Ingls, j um diferencial em seu currculo. Pesquisas salariais revelam que o salrio de uma pessoa que tem um segundo idioma de 30% a mais em relao ao salrio de outra que tenha apenas um idioma. (PAULO, 2012, [n.p.]).

Com a constante vinda de estrangeiros ao pas e o crescimento de viagens de brasileiros ao exterior, sejam elas para realizar negcios ou simplesmente a passeio, necessrio que se tenha pelo menos um conhecimento bsico da lngua inglesa, dessa forma abrindo portas para o mercado de trabalho.

6 A REALIDADE SERGIPANA
A busca por um espao no mercado de trabalho especialmente difcil para os jovens que, sem a experincia profissional exigida pelos empregadores, buscam se capacitar e aperfeioar para possurem algum diferencial na hora de competir por uma vaga. Segundo o Ministrio do Trabalho, no ano de 2009, Sergipe empregou formalmente 49.947 jovens entre 14 e 24 anos, sendo o municpio de Aracaju responsvel por 27.144 desses empregos. No contexto sergipano possvel notar a crescente necessidade do mercado por indivduos que falem ingls fluentemente, o que se converte em uma exigncia para os profissionais. A consultora de recursos humanos Dborah Pimentel (2012), idealizadora e gestora do site Emprego Sergipe, ressalta que o estudo de lnguas uma ferramenta valiosa em um mundo competitivo e globalizado. Ela ainda afirma que atualmente o ingls essencial na vida profissional e que preciso ter fluncia na lngua:
O estudo de lnguas outra ferramenta valiosa em um mundo competitivo e globalizado. O ingls se torna cada vez mais essencial nossa vida profissional []. No se iluda sobre a expresso "conhecimentos rudimentares". O mercado exige que voc seja fluente e estude em escolas qualificadas como referncia. (PIMENTEL, 2012, [n.p.]).

notvel a conscientizao das pessoas com relao a esse mundo globalizado, o que faz com que elas busquem as escolas de idiomas para no serem excludas. O site de busca Guia Mais aponta a existncia de 21 escolas de idiomas que priorizam o ingls em Aracaju, refletindo a necessidade da sociedade por esse tipo de servio. Um fator que estimula as pessoas a buscarem o domnio da lngua inglesa a possibilidade de ser mais bem remunerado em suas funes. Segundo a pesquisa salarial realizada pela Catho em 2006, a diferena salarial entre profissionais fluentes na lngua inglesa de 52% entre os executivos, 23% em cargos de nvel gerencial, 44% em nvel de superviso e 47% entre os profissionais com curso superior. Entretanto, a pesquisa determina ainda que apenas 24% dos profissionais com cargos de alta direo so fluentes em ingls. Essa percentagem sobe para 58% nos ocupantes de cargos de gerncia, mas volta a cair nos profissionais com cargos de superviso e com nvel superior, sendo 29% e 32%, respectivamente.

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

Por outro lado, a lngua inglesa assume a posio de exigncia do mercado, como pode ser constatado em outra pesquisa realizada em 2011 pela Catho, a qual afirma que 80% das entrevistas de lngua estrangeira so realizadas em ingls, e que apenas 11% dos candidatos so capazes de se comunicar em ingls, e destes, somente 3,4% so verdadeiramente fluentes na lngua. A necessidade da lngua inglesa tambm se faz notar atravs dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED, que indicam que os setores que mais geram empregos formais em Sergipe so o setor de servios e o comrcio. Os profissionais dessas reas devem estar preparados para atender ao pblico, inclusive turistas.

| 27

7 CONSIDERAES FINAIS
Conclui-se com este estudo, que a lngua inglesa traz benefcios para quem a domina, uma vez que ela domina o mundo globalizado. Na atual competitividade do mercado de trabalho fundamental ter conhecimentos de lngua estrangeira e principalmente do ingls. Essa uma exigncia do cenrio atual, e quem no preenche esse requisito fatalmente ser excludo. No mercado de trabalho cada vez mais exigente e seletivo, a lngua inglesa uma necessidade bsica do currculo. Logo, para realmente se destacar, o profissional deve ter conhecimentos, tambm, em outras lnguas, de acordo com sua rea de atuao. Aceitar que a lngua inglesa uma necessidade do mercado o primeiro passo para o profissional buscar uma melhora no seu currculo. Seja atravs de cursos de idiomas, seja por estudos individuais, o fato que preciso falar essa lngua que j faz parte do cotidiano. A lngua inglesa um fator que ao mesmo tempo traz benefcios ao profissional, em forma de melhores remuneraes, e empresa, permitindo o seu crescimento. Por outro lado, a falta da lngua representa a perda de oportunidades no mercado para o profissional, e trava o desenvolvimento e expanso da empresa. Aos profissionais e empresas resta se adequarem ao novo cenrio da economia globalizada e atender aos requisitos necessrios para seu crescimento e sucesso.

REFERNCIAS
CAL, Manuela Pena. O jovem sergipano no mercado de trabalho. Disponvel em: <http:// et7ra.com.br/site/2011/06/03/o-jovem-sergipano-no-mercado-de-trabalho/>. Acesso em: 5 nov. 2012. ESCOLAS de idiomas em Aracaju. Disponvel em: <http://www.guiamais.com.br/busca/ escolas+de+idiomas-aracaju-se>. Acesso em: 30 out. 2012. FERRAMENTAS que garantem empregabilidade. Disponvel em: <http://www.empregosergipe.com.br/dicas07.asp>. Acesso em: 30 out. 2012. HELD, David; MCGREW, Anthony. Prs e contras da globalizao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. Disponvel em: <http://migre.me/bp1EC>. Acesso em: 4 out. 2012.

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

28 |

O DOMNIO de outro idioma, mais que um atributo pessoal. Disponvel em: <http://www3. catho.com.br/salario/action//artigos/O_dominio_de_outro_idioma_mais_que_um_atributo_pessoal.php>. Acesso em: 1 nov. 2012. OHMAE, Kenichi. Plataformas para o progresso. In: _______. O novo palco da economia global: desafios e oportunidades em um mundo sem fronteiras. Porto Alegre: Bookman, 2006. cap. 5, p. 154-158. Disponvel em: <http://tinyurl.com/8ba2el3>. Acesso em: 17 set. 12. OLIVEIRA, M. A. G. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004. Disponvel em: <http://migre.me/boWoi>. Acesso em: 4 out. 2012. O NOVO mercado de trabalho. Disponvel em: <http://www.redehumana.com.br/o-novo-mercado-de-trabalho/>. Acesso em: 11 out. 2012. PAULO, Marcos. Ingls futuro ou no: a importncia da lngua inglesa nos dias atuais. Disponvel em: <http://www.artigonal.com/linguas-artigos/ingles-futuro-ou-nao-a-importancia-da-lingua-inglesa-nos-dias-atuais-5264768.html>. Acesso em: 1 out. 2012. PIMENTEL, Dbora. Dicas importantes. Consultoria. Sergipe: Empregosergipe, 2012. Disponvel em: <http://www.empregosergipe.com.br/dicas07.asp>. Acesso em: 07 out. 2012. PLANTIER, Renato Duarte. Mercado de trabalho em Sergipe. Disponvel em: <http://euquerotrabalho.com/mercado-de-trabalho-em-sergipe.html>. Acesso em: 7 nov. 2012. ROCHA, Denise Farias. A importncia do ingls no mundo. Disponvel em: <http://www2. ucg.br/flash/artigos/AImportanciaIngles.htm>. Acesso em: 29 ago. 2012. SCHTZ, Ricardo. Histria da lngua inglesa. Disponvel em: <http://www.sk.com.br/sk-enhis.html>. Acesso em: 1 nov. 2012.

Recebido em: 10 de dezembro de 2012 Avaliado em: 7 de janeiro de 2013 Aceito em: 10 de janeiro de 2013

1 Acadmica em Letras Ingls Universidade Tiradentes UNIT. E-mail: andrezagois@live.com 2 Acadmica em Letras Ingls Universidade Tiradentes UNIT. E-mail: feoliver8@hotmail.com 3 Acadmica em Letras Ingls Universidade Tiradentes UNIT. E-mail: foguetinho.aju@gmail.com 4 Acadmica em Letras Ingls Universidade Tiradentes UNIT. E-mail: taynansantosm@bol.com.br Este artigo foi produzido a partir da disciplina Prticas Investigativas II no perodo 2012.2. Ludovico Omar Bernardi, orientador do trabalho, professor da disciplina Prticas Investigativas II UNIT, Mestre em Engenharia de Produo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): profeludo@yahoo.com.br

Cadernos de Graduao - Cincias Humanas e Sociais

| Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 19-28 | mar. 2013

Вам также может понравиться