Вы находитесь на странице: 1из 20

PCM, ADMINISTRAO AO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENO: APLICADA AOS PROCESSOS DE MANUFATURA.

Nilton Rosa da Silveira2 Fabiano Andr Trein RESUMO Os processos de manufatura esto passando por evolues constantes, tidos tambm pelo crescente avano tecnolgico destacado em todos os setores da vida moderna. Manuteno desde tempos de Revoluo Industrial chave para um melhor desempenho de qualquer processo produtivo, mecnico e ou automatizado, sendo o ltimo cada vez mais presente, o qual visa uma reduo de esforos humanos, maior eficincia e produtividade dos processos nos diferentes processos industriais. O presente artigo tem por objetivo difundir, entender e aprimorar um setor que muitas empresas desconhecem e em muitos casos no do a devida importncia, o PCM, sendo ele bem administrado trar retornos mensurveis e visveis s curto prazo, e so de fcil aplicabilidade na rotina fabril para qualquer segmento industrial. A fbrica analisada sempre teve o setor de PCM, que nos ltimos dez anos obteve um crescimento considervel, de pessoas e mtodos onde pode se notar historicamente notar um reflexo bastante positivo no desempenho da manufatura propriamente dito, vindo a crescer os nmeros de eficincia e produtividade. Palavras-chave: Manuteno. Importncia. Desempenho

ABSTRACT The manufacture processes are going through constant evolutions, also because of the growing technological advances, detached in every modern life sectors. Maintenance, since the Industrial Revolution ages, is the key for a better performance in any productive, mechanic and/or automated processes, and the last one being even more present, which enphasizes a human esforces reduction, bigger process efficiency and productivity in the diferent industrial processes. The present article has as objective to diffuse, understand and improve a sector that many industries do not know and in many cases do not give in the importance that it deserves, the PCM, if it receives the right administration, it will bring measurable returns and at short time terms, and it is of an easy applicability in the factory routine for any industrial segment. The analized factory always had the PCM sector, which in the last ten years had a considerable growth, from people and methods where a very positive reflex can be historically notice in the performance of the manufacture itself, making the efficiency and productivity numbers grow.

Keywords: Maintenance. Importance. Performance.

Esse texto foi elaborado a partir de um estudo e projeto realizado pelo autor nas cadeiras de base do curso de Gesto da Produo em 2008 2 Graduando em Gesto da Produo pela Feevale- Novo Hamburgo. E mail ito@feevale.br Professor orientador do Centro Universitrio Feevale, Mestre em Engenharia de Produo/PPGEP-UFRGS.

INTRODUO

A Manuteno hoje uma funo estratgica no ambiente industrial destacando-se como um diferencial para a garantia da produtividade, operacionalidade e qualidade das plantas industriais, assegurando a competitividade das empresas frente ao mercado globalizado.

O desenvolver do trabalho est voltado para a constante necessidade do entendimento de uma manuteno fabril atuante, e que procure manter-se atualizada e em constante processo de evoluo, como tudo que faz parte do universo industrial, que s vezes, nesta rea, no toma o rumo ideal pela falta de anlise e estruturao do planejamento a execuo das atividades de manuteno, que servem como base e muito contribuem para o pice das escalas de produtividade, tidos como metas em muitas empresas de vrios segmentos industrializados.

Como de certa maneira, com as novas medidas de organizao e desenvolvimento do Planejamento e Controle da Manuteno, iro intensificar na rotina dos colaboradores a manterem a disciplina nas atividades dirias. Analisar a estrutura atual da manuteno, elaborando um plano de ao para melhorar e organizar as atividades de manuteno de forma clara sucinta e objetiva, utilizar as ferramentas da qualidade para a identificao de problemas e desenvolvimento de plano de melhorias.

Tem por objetivo o presente trabalho a importncia de realar a administrao deste setor, o Planejamento e Controle da Manuteno, que surge pelo fato que a manuteno sempre complexa e dividida por reas de execuo, interna e externamente na empresa, para tanto a mesma necessita de uma administrao moldada s suas necessidades. A recuperao de conceitos de manuteno ir contribuir com a motivao dos colaboradores, bem como sustentar os ndices de produtividade, buscando assim a obteno de dados que sero utilizados na sustentabilidade da empresa. Fazer manuteno uma tarefa simples que no existe muita escolha, ou realizada com qualidade, ou se paga um preo com custos desnecessrios, ainda hoje alguns pensam que s isto em algumas indstrias, porm a complexidade que a manuteno atingiu foi to clara que para administr-la fez-se necessrio um setor organizado criativo e atuante, o Planejamento e Controle da Manuteno.

1 REFERENCIAL TERICO

1.1

CONCEITO DE MANUTENO

Segundo Boccasius (2008), a manuteno pode ser definida como sendo o conjunto de aes que tem por objetivo conservar em condies satisfatrias o patrimnio das empresas, prdios, mquinas utilidades; entendida como o ato de manter os equipamentos em funcionamento como foram projetados atravs de um conjunto de atividades peridicas ou que tentam conservar as qualidades iniciais de uma mquina ou unidade.

...manter significa fazer tudo o que for preciso para assegurar que um equipamento continue a desempenhar as funes par a as quais foi projetado, num nvel de desempenho exigido ( XENOS, 2004 ).

Com essas afirmaes, factvel dizer que a manuteno um ato de preservar equipamentos e instalaes com intuito de manter em condies de uso e prolongar ao mximo a vida til dos mesmos.

1.2 OS TIPOS DE MANUTENO

A Manuteno para efeito de tratamento analisada de maneiras diferentes, pois cada uma tem de receber um tratamento diferenciado. Estes tipos de manuteno apresentados logo a seguir, vem sendo usados em qualquer empresa industrial, indiferente ao tipo de atividade ou produto por ela gerido, tambm aplicvel a qualquer nvel, sendo apenas a manuteno bsica, tcnica ou nvel da engenharia. O melhor aproveitamento das ferramentas depender sempre do envolvimento do setor de Planejamento e Controle, pois deles depender o entendimento e forma da execuo para repassarem aos nveis operacionais e ou executantes.
3

Sobre Manuteno encontramos vastas bibliografias existentes, as mais relevantes, no conceito do autor deste, esto implcitas neste captulo.

Os tipos de manuteno esto divididos da seguinte maneira conforme Viana (2002), Pinto e Xavier (1998) e Xenos (2004): MANUTENO O QUE? aquela que ocorre em situaes no CORRETIVA planejadas, produo inesperadas. Consiste CORRETIVA PROGRAMADA em situaes que o Ser previamente programada conforme disponibilidade de produo. Sero intervalos efetuados com pequenos ou panes em COMO ATUAR fundamental a recolocao sem perda de tempo em

grandes

quebras

funcionamento.

equipamento est operando, porm com baixo rendimento. Todo servio a ser realizado em mquinas que e no estejam em falha

predeterminados,

PREVENTIVA

ou em condies de zero defeito.

para garantir a confiabilidade das peas e conjunto no geral.

So realizadas de peas especficas do equipamento PREDITIVA

Realizado empresas prestadoras

geralmente

por

contratadas do servio

especializado. Interveno AUTNOMA feita pelo operador So as limpezas, lubrificaes e reapertos bsicos da

direto do equipamento.

mquina. Quadro 1 Os Tipos de manuteno Fonte: PCM Planejamento e Controle da Manuteno (VIANA, 2002)

Os tipos de manuteno so a base para que se possa diferenciar e programar de forma coerente todas as atividades de manuteno. Fica como tarefa bsica para os ATPs (responsveis pela descrio e liberao das ordens de manuteno) direcionar corretamente aos tcnicos de manuteno as OMs (ordens de manuteno) geralmente desdobradas pelos supervisores de manuteno.

Visando implantao e execuo do proposto, importante a criao de uma estrutura que atenda de forma eficaz as necessidades de gerenciamento de manuteno.

Segundo Viana (2002) esta estrutura designada como os homens de manuteno, assim nomeado por ele, com as seguintes denominaes: 1. O Executante; 2. O Planejador; 3. O Supervisor de Manuteno; 4. A Engenharia de Manuteno; 5. O Gerente de manuteno Industrial.

Para o bom andamento da estrutura, importante a conscientizao da funo de cada componente. O PCM se formar basicamente atravs da figura do Planejador e do Supervisor, que ser a parte que ficar diretamente encarregada de conduzir de forma dinmica e contnua as atividades de planejamento, execuo, orientao e avaliao das atividades de manuteno.

1.3 ATRIBUIES E COMPETNCIAS

Conforme Boccacius (2008), a estrutura da Manuteno dividida em trs segmentos: Mecnica, Eltrica, Predial e Utilidades, cada uma possui atribuies e competncias especficas.

Para que haja uma correta distribuio das tarefas de manuteno necessrio esclarecer quais as atividades correspondentes a cada subdiviso da manuteno, conforme determinaes a seguir: Manuteno Mecnica - Reviso e reparos de equipamentos; - Reforma de equipamentos; - Lubrificao geral; - Consertos hidrulicos e pneumticos.

Manuteno Eltrica

- Suprimento a distribuio de energia em AT e BT - Reparos e revises de transformadores, geradores, linhas de transmisso, motores e iluminao; - Anlise de demanda e operacionalizao de tarifas de energia eltrica.

Manuteno Predial e Utilidades - Conservao de edifcios; - Ventilao e ar condicionado; - Gerao de vapor (caldeira); - Sistemas de refrigerao (torres); - Ajardinamento; - Limpeza geral das instalaes

Neste formato, ficam claros os limites e interaes necessrias entre os setores, facilitando a determinao de atividades pertinentes a serem programadas para cada um.

1.4 O PCM - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENO

Segundo Viana (2002), em algumas indstrias quando nos referimos produo, pensamos estar falando da operao, uma interpretao equivocada, pois a produo engloba a manuteno e a operao, sendo que estas ocupam o mesmo nvel hierrquico dentro de uma organizao produtiva.

De acordo com Pinto (2002), A viso sistmica do negcio e a mudana de paradigmas e de conceitos, levaro a grandes inovaes. Levado desses conceitos pode-se afirmar que uma manuteno para ser eficiente e atinja todas as performances dela esperadas deve estar atenta para as inovaes e conhecer seu posicionamento dentro da organizao. Produzir um trabalho de acordo com o que se espera est muito ligado ao conhecimento de seu posicionamento conforme figura 2:

Gerncia de Fbrica

Gerncia Financeira

Gerncia de Operao

Gerncia de Manuteno

Gerncia de Vendas

Gerncia de Suprimento

PCM

Engenharia de Manuteno

Execuo da Manuteno

Figura 2 Organograma de organizao de uma fbrica Fonte: Viana (2002)

Assim visto, a tendncia de mercado de que a manuteno ocupe um nvel de gerncia departamental, coisa que j fato em algumas organizaes atualmente, da mesma forma que a operao tambm ocupa. O PCM aparece como um rgo staff, ou seja, de suporte manuteno, sendo ligado diretamente gerncia de departamento, como bem demonstrado na figura acima. O Planejamento da Manuteno tem uma funo primordial dentro da Gerncia de manuteno e confiabilidade. Ele adiciona ao valor ao negcio minimizando o impacto e os custos necessrios ao trabalho, fornecendo aos necessrios para que haja uma otimizao da fora de trabalho produtiva e por fim consolidando dados para que sejam avaliados pela engenharia de confiabilidade (OLIVEIRA, 2008).

1.4.1 Indicadores de Manuteno

O gerenciamento eficaz do sistema de manuteno, exige o levantamento e tratamento sistemtico de indicadores que permitam avaliar a evoluo, e a tendncia de cada um dos processos envolvidos e a eficincia com que os mesmos esto sendo tratados. Indicadores so necessrios para identificar oportunidades competitivas e devem mostrar s reas quais melhorias so necessrias e que benefcios podem ser esperados, como priorizar recursos, e medir o progresso e efetividade das iniciativas de melhoria. Somente os indicadores permitem uma quantificao e acompanhamento dos processos, propiciando as correes necessrias. Ou seja, os indicadores so dados chave para a tomada de deciso (OLIVEIRA, 2008).

Os indicadores de manuteno possuem propsitos de buscar o desempenho de manuteno atravs de anlise de dados extrados do processo produtivo, com propsito nico de medir o desempenho da manuteno e identificar oportunidades de melhoria. Por meio dos indicadores possvel elaborar planos de atividades com objetivos especficos para evoluo dos ndices apresentados. ...devem indicar onde e quais melhoramentos podem ser conduzidos de modo a otimizar os processos, assim como destacar as reas onde o desempenho satisfatrio. So, portanto, instrumentos de anlise fundamentais ao gerente de manuteno para avaliao do desempenho de sua oficina. (INFORMATBEL, 2005)

Conforme InfoMatBel (2005), podemos classificar os indicadores segundo sete grupos bsicos: Grupo 1 Indicadores de Desempenho dos Equipamentos; Grupo 2 Indicadores de Custo da Manuteno; Grupo 3 Indicadores da Eficincia dos Programas de Manuteno; Grupo 4 Indicadores de Eficincia da Mo-de-obra; Grupo 5 Indicadores Administrativos na Manuteno; Grupo 6 Indicadores de Estoque; Grupo 7 Indicadores de Segurana, Sade e Meio Ambiente.

Com essa idia de classificao, possvel medir todo, ou quase todo o desempenho de uma manuteno por pontos, de forma clara e transparente, permitindo assim que se melhore e corrija pontos de ineficincia de manuteno, crie histrico de desempenho e proporcione um direcionamento mais preciso do planejamento mais adequado a cada realidade.

METODOLOGIA

2.1 CARACTERIZAO DA PESQUISA

Esta pesquisa ser montada de forma descritiva, usando como base o estudo de caso. Segundo Yin (2001) o estudo de caso se diferencia de outras tcnicas de pesquisa por oportunizar as informaes atravs de documentos, de entrevistas e observao. Existem vrios mtodos de pesquisa, cada um possui seu centro comum de procedimentos, com peculiaridades prprias. Dos pontos considerados como procedimentos tcnicos, ser usada a pesquisa bibliogrfica, segundo Prodanov (2009) importante que o pesquisador verifique a veracidade dos dados obtidos, principalmente observando as possveis incoerncias ou contradies que as obras possam apresentar. A pesquisa bibliogrfica elaborada a partir de materiais j publicados, como livros, revistas, publicaes em peridicos e artigos cientficos, jornais, monografias entre outros.

A implementao do projeto conta com total apoio da administrao da unidade Sapucaia, visto que conhecedora da necessidade de um trabalho que envolva principalmente as pessoas de manuteno. Para tanto obteno da opinio de cada participante foi bastante relevante.

De acordo com Yin (2005) o estudo de caso consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituio, um evento cultural, etc.

Um trabalho em equipe formado basicamente pela gesto de pessoas, para alavancarem os processos de forma ordenada e competitiva. Tambm a Inovao uma arma de alto poder em fazer a diferena entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Otimizar o desenvolvimento de novas formas de trabalho o grande ponto de partida do estudo de caso.

10

Com a estrutura j existente de pessoas e equipamentos, basicamente o presente trabalho ser realizado de forma sucinta e clara, a qual visa troca de informaes entre reas, ou seja, as reas trazem ao setor de manuteno suas necessidades dirias relativas a consertos e intervenes em geral, atravs de reunies ordinrias pr-agendadas por rea, em contra partida o setor de PCM tem um complexo arquivo de informaes sobre os equipamentos de cada local, onde comporta um plano de manuteno especfico por equipamento, apresentado geralmente pelo fabricante do equipamento e na maioria adequado a realidade de cada setor. Aps as devidas programaes, as tarefas sero direcionadas aos tcnicos de manuteno que as executaro e daro as respectivas baixas (disposio) via sistema conforme status de cada uma.

A complexidade maior se dar no entendimento e regularidade na execuo por parte da mo de obra, pois muitos ainda possuem cultura de atuar na situao emergencial, onde no tem o hbito do correto registro do que e como foi realizada a interveno, nem do retorno que traz uma organizao adequada. Para amenizar estes impactos sero promovidos treinamentos adequados em massa das ferramentas comuns, e setorizada para os casos especficos, abrangendo assim uma equalizao de conhecimentos, atitudes e desempenho.

3 ESTUDO DE CASO

Numa fbrica para que se alcance o resultado almejado tudo deve andar em sincronia, ou seja, todas as reas trabalharem para um objetivo nico e final, o resultado ou lucratividade da empresa. Mesmo que indiretamente a participao efetiva de cada membro, setor, rea e ou departamento decisivo para o atingimento das metas estabelecidas atravs dos objetivos propostos.

A empresa aqui estudada trabalha muito forte com estratgias de foco muito intenso em resultados, visto que investe sempre nas unidades onde o produto gerido com menor custo final. Para tanto sua poltica de OBZ (Oramento Base Zero- visa produzir o mximo com menor custo possvel, minimizando todas as despesas e custo ao ponto de tendncia zero) bastante agressiva.

11

Na Unidade filial Sapucaia, trabalha-se com trs linhas de produo e duas linhas de sopragem de garrafas Pet. O regime de produo de trs turnos para as linhas de Pet, e dois para a linha de retornvel na poca de alta, quando em baixa existe a flexibilidade dos turnos conforme demanda, e gerenciamento de banco de horas, j institudo na Cia a mais de dez anos.

As linhas atualmente ficam interligadas s linhas de envase, isto denominado sopro on line, que nada mais do que formar a garrafa do processo inicial a pr-forma (insumo originado de empresas especficas de fabricao com resina petroqumica) e j encher com respectivo produto, algumas unidades ainda trabalham com regime of line, ou seja, sopram as garrafas e estocam para posterior enchimento, e uma terceira linha que fabrica o refrigerante retornvel ou em garrafas de vidro com 284 e 300 ml, esta linha tem capacidade tambm para produzir produtos em garrafas de um litro, que no momento est pouco explorado em nossa regio, mas que possui fortes indcios de ser uma aposta futura em mdio prazo por considerao a custo e poltica ambiental.

Na linha do vidro denominada como linha 551, h um total de nove mquinas que so interligadas em linha por transportes convencionais (basicamente compostos por esteiras metlicas ou rolos, tracionados por motores de corrente alternada atravs das caixas de transmisso de trao mecnica com correntes e engrenagens) um equipamento denominado misturador que homogeniza, gaseifica e resfria o produto final e envia para a enchedora, e mais uma codificadora de tinta, responsvel pela impresso da data de validade e ou fabricao nas embalagens conforme determinado produto. Os palets contendo 60 caixas plsticas (garrafeiras) contendo 24 garrafas cada uma, empilhadas com altura de seis camadas com dez caixas cada, so colocados no incio da linha por uma empilhadeira de mquina e mo de obra terceirizada, e passam por uma despaletizadora que despaletiza por camadas onde as caixas seguem em linha pelos transportes, entrando na desencaixotadora, mquina que retira as garrafas das caixas atravs de moldes com vinte e quatro ventosas que suspendem as garrafas do interior das caixas (garrafeiras) largando-as sobre um transporte convencional de esteiras metlicas, que as conduz entrada da Lavadora de garrafas, as caixas vazias seguem por um transporte secundrio que passaro por uma lavadora de caixas tipo lava carro, e passaro direto para a encaixotadora. As garrafas so dispostas na entrada da lavadora de garrafas em ninhos ou colmias assim denominados e passam pelo interior da mquina que possui trs tanques de imerso de soda custica com temperaturas de 45, 65 e 57C

12

respectivamente, e nestes existem tambm esguichos e soda para limpar o interior das garrafas, no final passam por um tanque de gua limpa com aditivo para neutralizar a soda saindo da mquina completamente limpas. Esta mquina, igual a todo processo crtico de manufatura da CIA possui um forte controle atravs de catlogos no sistema que chamado de PTP (Padro Tcnico de Processo) de temperatura e concentrao de produtos qumicos que so analisados e anotados em check list de hora em hora para garantir uma lavagem consistente. Aps iro passar ainda por um inspetor de qualidade eletrnico antes de ir para o enchimento, este inspetor com programa eletrnico especfico far uma varredura de inspeo nas garrafas individualmente, analisando possveis sujidades internas e externas, bicos quebrados ou algum corpo estranho que possa ter permanecido no interior da garrafa, atravs de cmeras que iro fotografar vrios ngulos da garrafa em milissegundos, e por processo de comparao com os parmetros inseridos ao programa da mquina aprovar ou rejeitar a garrafa para o enchimento final, as rejeitadas saem por uma esteira e retornam entrada da lavadora, as aprovadas seguem em linha e entram na enchedora, que tem capacidade de encher cento e quarenta garrafas por volta, ou seja, possui cento e quarenta vlvulas de enchimento e passam pelo arrolhador e saem lacradas, passam por um inspetor de nvel e metal chamado checkemate, que tambm rejeitar as que por motivo qualquer no tenham sido cheias no padro determinado, tenham falhas ou falta de lacrao, recebem a codificao que atravs de um jato de tinta, caracterstica do modelo da mquina adotado pela unidade, seguem pelo transporte at uma encaixotadora que uma mquina igual desencaixotadora, porm com processo inverso, as caixas seguem em linha para uma paletizadora que tambm um processo inverso da paletizadora.

Esta linha pela quantidade de equipamentos, mesmo produzindo pouco com uma eficincia mdia de quarenta por cento, pois o volume destas embalagens hoje representa oito por cento do volume total fbrica exige uma demanda grande de manuteno, que metade dela feita pela operao, a manuteno autnoma j citada nesta obra, possui tambm um GPA (Grupo de Pronto Atendimento) eltrico e outro mecnico, todos so tcnicos distintos por funo, que tm por obrigao estarem circulando pela linha durante a produo para assessorar os operadores em eventuais quebras emergenciais e antecipando-se a grandes sinistros, evitando maiores paradas em produo.

13

As demais intervenes de manuteno so realizadas de igual forma em todas as linhas, destina-se um dia especfico semanal por linha onde a mesma fica parada por doze horas, e realizado uma interveno geral de manuteno denominado dia do PCM, e so realizado quatro intervenes mensais por linha, com uma programao e sincronizao prvia de atividades numa reunio chamada de Reunio de Pr PCM, realizada dois dias antes da parada. O dono da reunio de pr PCM o ATP (Assistente tcnico de Programao) que compe o quadro funcional do setor PCM na rea de manuteno, atualmente existe um ATP especfico por linha, os gerentes de manuteno e Produo participam como convidados a esta reunio no tendo participao obrigatria, j os supervisores da linha, mecnica e eltrica, o staf de produtividade bem como os GPAs e um operador por clula (compostas por mquinas com operaes afins, e divididas conforme lay out da linha. Temos duas clulas por linha e uma terceira no caso das linhas de Pet que a rea de sopragem de garrafas), tem presena incondicional. A reunio tem durao de uma hora e cada operador traz as prioridades de seus equipamentos por clula e assim sero programadas conforme tempo e QLP (Quadro de Locao de Pessoal) de manuteno, com as seguintes manutenes por prioridade: - Corretivas ou melhorias relacionadas segurana; - Peridicas Mecnicas, Eltricas, de Instrumentao e Autnomas; - Corretivas programadas; - Civis; - Assepsia. A assepsia numa fbrica de alimentos prioridade sempre, porm, ocupa a ltima escala na prioridade pelo fato de ser sempre realizada e seu incio determina o encerramento das atividades de manuteno, onde ocorrer a limpeza geral e desinfeco dos equipamentos com produtos adequados, que ser realizado pela operao sob acompanhamento do supervisor da linha e Analista responsvel da rea de laboratrio fsico qumico.

Terminado a interveno de doze horas tem-se por prtica retomar a produo, em alguns casos conforme demanda e ou disposio dos turnos de trabalho a linha fica em stand by, aps a retomada a produo normal analisa-se o rendimento da linha atravs da performance de cada equipamento e com ponto de ateno nas partes onde ocorreram as intervenes na parada, aps dois dias feito uma outra reunio, denominada ps PCM com o mesmo pblico da anterior, na qual dado aceite

14

de ok nas atividades realizadas, e discutido as provveis causas dos pontos que apresentaram qualquer anomalia na retomada da produo, visando reprogramar caso no tenha sido feito como emergencial na hora da partida, e evitar novas falhas seja ela da natureza que for.

As linhas de Pet denominadas 561 e 562 possuem particularidades especficas, conforme ser detalhado a seguir: O processo de envasamento de Pet similar ao vidro, inclusive a mquina enchedora a mesma na linha 551 e 561 do tipo VPI, que um modelo que usa sonda analgica no controle de volume da Garrafa e enchimento isobrico, ou seja, por equalizao de presso da cpula (reservatrio) da mquina com o interior da garrafa, a o lquido desce por gravidade para o vasilhame, este em processo de enchimento controlado por uma sonda eletrnica, quando o lquido que est sendo transferido ao interior da garrafa este toca na sonda, esta envia um sinal eletrnico ao CLP (Controlador Lgico Programvel) da mquina este processa e envia um sinal de resposta de sada para as vlvulas pneumticas cortando o fluxo de enchimento. O misturador e a codificadora tambm so iguais, mas nesta linha possumos apenas cinco mquinas interligadas por transportes convencionais.

O inicio da linha dado na rea de sopragem (clula sopro) onde so despejadas nas cubas as pr-formas de caixas de papelo (octabins) com mdia de sete mil e quinhentas unidades para SKUs de um litro e meio, dois litros, dois litros e dois litros e meio, e quatorze mil pr-formas para os de quinhentos e seiscentos mililitros, das cubas que so transferidas para a sopradora atravs de elevadores (transportes de canecos) que passam por um alinhador que forma uma fila ordenada na entrada mquina para ser soprada, o processo de sopragem se d mediante a disposio em linha das pr-formas num forno de lmpadas de aquecimento que atuam por zona de aquecimento na pr-forma, e que possui tambm programa especfico para os diversos tipos de garrafas e ou resinas utilizadas, quando aquecidas entram individualmente num molde, que ter o formato interno da garrafa desejada, a pr forma ser estirada inicialmente por uma haste metlica com ao mecnica e simultaneamente recebe um pr sopro, logo recebe uma presso de qarenta BAR e estica dando o formato da garrafa, nas cmaras de cada molde localizadas nas paredes do mesmo circula gua gelada numa temperatura de 4C que resfriar imediatamente a garrafa por choque trmico, na sada da mquina as garrafas so transportadas por transportes areos, que so dutos de ar horizontais dotados de ventiladores tocados por motores de

15

corrente alternada de pequeno porte (trs a cinco CV) que criam uma coluna de ar nos dutos com presso e fluxo controlvel, as garrafas ficam suspensas pelo anel de gargalo, parte da garrafa Pet que fica logo abaixo da rosca onde a mesma tampada e desliza em guias plsticos de um setor ao outro, chegando at a enchedora onde o processo idntico ao da linha 551, porm esta mquina possui cento e vinte vlvulas de enchimento, as garrafas saem da mquina e passam tambm por um checkmate de nvel, sem tampa, mal tampada e detector de metais, sendo tambm rejeitadas caso no atendam qualquer uma das especificaes mencionadas, chegam na rotuladora, mquina esta que coloca o rtulo na garrafa de acordo com o produto especfico, os rtulos vem em bobinas continuadas contendo em mdia dezoito mil rtulos, so cortados da bobina por elementos chamados de facas dispostos num total de trs num cilindro de rotativo denominado cilindro de facas, um leitor tico l uma marca existente na bobina de rtulos que separa os rtulos por unidade, chamada de marca de corte, so transferidos em unidades por outro cilindro de transferncia que passa para a garrafa por contato angular rotativo, saindo garrafas rotuladas passa pelo processo de codificao, tambm similar outra linha, porm, diferindo apenas no tipo de tinta usado para as superfcies Pet ou vidro, vo em direo a empacotadora, mquina que recebe as garrafas em linha, separa por quantidades para formar o pacote, envolve o pacote com filme termoplstico shirink que ao passar pelo forno contrai dando forma e resistncia ao pacote, sendo o pacote com doze garrafas no SKU de quinhentos e seiscentos mililitros e com seis no um litro e meio e tambm no dois litros e meio, saindo desta e o pacote agora dirige-se paletizadora que tambm similar a outra linha, mas com um chapatex entre camadas para dar sustentabilidade ao palet formado, que finalmente embalado por um invlucro na envolvedora, que usa um filme plstico strech retrtil de ao mecnica. Em todo circuito da sada da enchedora at a envolvedora as garrafas passam por transportes convencionais com esteiras plsticas e rolos a partir da paletizadora.

A Linha 561 atualmente a que tem maior participao no volume da fbrica com 52% do volume total, nela produz-se cinco SKUs: quinhentos e seissentos mililitros, o um litro e meio, o dois e meio litro e eventualmente o de dois litros, esta a nica linha que vem trabalhando o ano todo em regime contnuo com quatro turmas em trs turnos, vinte e quatro horas e sete dias por semana.

A linha 562 tem o mesmo formato da outra linha de Pet, com algumas pequenas particularidades de processo que a caracterizam que so:

16

As garrafas sopradas chegam pelo transporte areo primeiro na rotuladora, ou seja, so rotuladas ainda vazias e esta mquina Possui um dispositivo que as deixa pressurizada no momento da rotulagem para que no amassem na transferncia angular do rotulo, ao sarem rotulas passam para enchedora tambm por transporte areo que interliga as duas mquinas, esta enchedora possui um sistema de enchimento VPO, a mquina no possui cpula e sim um cilindro para cada vlvula de enchimento, tambm cento e vinte nesta mquina e as sondas de nvel so do tipo bia e esto no interior destes cilindros, o volume nestes cilindros determinado pelos parmetros setados no mdulo controlador eletrnico. Os demais processos so idnticos aos da linha 561.

Esta linha produz e sempre produziu apenas o SKU de dois litros em pacotes de oito unidades devido demanda existente, no ano de 2008 quarenta por cento de seu volume total foi transferido para uma nova linha em outra unidade que foi startada com capacidade 50% maior que a dela de volume total, mesmo assim hoje ela responsvel por quarenta por cento do volume atual da filial Sapucaia.

3.1 UNIDADE DE ANLISE

A empresa de tradio no mercado e a atende uma grande fatia do segmento no mercado consumidor, trabalha com linhas automatizadas de produo, onde requer pouca mo-de-obra operacional, porm alto conhecimento tcnico para manutenir e atuar em situaes de quebras emergenciais.

Com unio da vontade de crescer e ganhar o mundo, dois banqueiros apostaram no segmento de bebidas, franqueando uma marca de cerveja nobre e implantando uma cultura inovadora para poca no Brasil, em meados de 1990 o banco Garantia comprou aes do mencionado segmento, ento foram agregando valor s marcas e comprando aliados fortes at tornar-se a potncia que hoje Com 32 fbricas no Brasil mais participao fabril no Continente Americano em 14 pases, a CIA hoje considerada a maior do mundo no segmento de engarrafamento de bebidas, se faz presente em todos continentes sob denominao atual de ABInbev.

17

O trabalho ser realizado na filial Sapucaia do Sul, a unidade possui trs linhas de enchimento, sendo duas de garrafas Pet (plstica) e uma retornvel (vidro), esta unidade abastece 80% toda regio Sul no que se refere a produto refrigerante e guas tnicas e atualmente com sabores (H2OH), nos diversos SKUs (tipo de embalagem) dispostos no mercado, e por vezes transfere produtos para outros estados conforme demanda de mercado. Possui aproximadamente quatrocentos funcionrios entre prprios e terceiros, sendo aproximadamente noventa voltados para as atividades de manuteno.

Trabalha em regime contnuo, ou seja, com diversos turnos, pois produz vinte e quatro horas, sete dias por semana, tambm Possui um CDD interno ( Centro de Distribuio Direta) onde desenvolve todas operaes de Logstica tambm nas vinte quatro horas, seis dia por semana e paradas nos feriados, regra no seguida pela fbrica.

3.3 COLETA DE DADOS O presente estudo foi estruturado com mtodos como a coleta de dados e auxlio de outros instrumentos de pesquisa como a entrevista, acompanhamento de processos, documentrio em fotos e anlise de depoimentos dos participantes.

Com intuito de maior credibilidade no desenvolvimento do estudo de caso, foi solicitada a participao constante das gerncias e dos colaboradores que iro avaliar e por em prtica as mudanas sugeridas, interagindo desta forma com as informaes iro servir de base para a gesto do projeto e implantao do novo mtodo de Planejamento e Controle da Manuteno. As observaes deste estudo se daro de forma interativa. Segundo Trivins (2006, p.90): a observao direta ou participante obtida por meio do contato direto do pesquisador com o fenmeno observado, para recolher as aes do atores, a partir de suas perspectivas e seus pontos de vista. Mesmo sendo o observador conhecedor e por tempo ter feito parte desta equipe, deve manter-se neutro aos acontecimentos, para melhor avaliar e propor melhorias.

18

Finalmente, a anlise documental, de grande valia, que desempenham papel primordial em quaisquer coletas de dados. A utilidade mais importante de documentos para valorizar as evidncias oriundas de outras fontes segundo afirmaes de Yan. Sero utilizadas as planilhas de controle de manuteno e relatos j descritos em outras situaes para a conduo deste estudo de caso, tambm contaro com a introduo de novas formas de controle inclusive grficas, que so de fcil anlise e visualizao eficiente, buscando o despertar maior interesse nos controles estatsticos por parte de todos os colaboradores.

4-CONSIDERAES FINAIS

O processo produtivo ou de manufatura tem uma essncia de evoluo em todos os aspectos, pois nele so empregados, mesmo que s vezes em ritmo mais lento que muitos outros processos, e ao mesmo tempo adiantado se comparado a outros. A dependncia dele com os processos de manuteno so evidentes, ento fazer manuteno uma tarefa simples que no existe muita escolha, ou realiza com qualidade ou se paga um preo com perdas, ainda hoje alguns pensam que s isto em algumas indstrias, porm a complexidade que a manuteno atingiu foi to clara que para administr-la fez-se necessrio um setor organizado criativo e atuante, o Planejamento e Controle da Manuteno.

O PCM deve ser visto como um aliado, que permitir aos colaboradores realizarem consultas de qualquer natureza pertinentes suas atividades, deve-se tambm reforar o constante aprendizado dos colaboradores, esclarecendo eventuais dvidas que eles possam ter, no s com relao a trabalhos da rotina, mas tambm quanto a projetos de melhorias, trabalhos de emergenciais, problemas prticos que tenham em seus cotidianos.

Visto a importncia do setor, as empresas num todo esto cientes que a informatizao hoje chave para todo e qualquer sucesso em desenvolvimento. Os sistemas e existentes no mercado so ricos e cada vez com maior acessibilidade, por isso alm de um bom sistema estas devem estar em constantes atualizaes, pois o que era excelente ontem, amanh obsoleto. Esta empresa j sofreu duas atualizaes em oito anos apenas na rea de manuteno, e est atualmente operando com o SAP/ PM4 que j realidade nas empresas de ponta faz algum tempo, porm, estes no traro resultado se as pessoas de manuteno no os usarem de forma ordenada e aplicada. Por ltimo est implantando o sistema mbile, que visa extinguir as OMs impressas, sendo um

SAP/PM Mdulo do sistema SAP especificamente para Manuteno.

19

computador tipo palm top de uso exclusivo por tcnico, onde recebe as programaes e d as respectivas baixas e justificativas apenas no sistema.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BOCCASIUS, Paulo D. P. Manuteno Industrial. Porto Alegre: Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI - CNTL, 2008. 147p. BOCCASIUS, Paulo D. P. Manufatura Produtiva Total. Montenegro: Servio Nacional de Aprendizagem Industrial AEP SENAI DE MONTENEGRO, 2008. 64p. LIMA, Paulo H. C. Tipos de Manuteno. Disponvel em: <http://www.manutencao.net/v3/Artigos/Gestao/tipos-de-manutencao> Acesso em set. 2008. OLIVEIRA, Silas S.; DANTAS, Marco A. Planejamento da Manuteno Estratgia para um Salto na Produtividade. Disponvel em : <http://www.manutencao.net/v3/Artigos/Gestao/planejamento-damanutencaoestrategia-para-um-salto-na-produtividade> Acesso em set. 2008. PINTO, Alan Kardec; CARVALHO, Cludio R. Gesto Estratgica e Terceirizao. Rio de Janeiro: Qualitymark: ABRAMAN, 2002. 104p. PRODANOV, Clber Cristiano. Metodologia do trabalho cientfico: mtodos e tcnicas da pesquisa e do trabalho acadmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009. RITZMAN, Larry P. Administrao da Produo e Operaes; traduo Roberto Galmann . So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. SLACK, Nigel. Administrao da Produo. So Paulo: Atlas, 1999. TRIVIOS, Augusto N.S. Introduo a Pesquisa em Cincias Sociais. So Paulo: Atlas, 2006 VIANA, Herbert R. G. PCM, Planejamento e Controle de Manuteno. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 2002. 192p.

20

XENOS, Harilaus G. Gerenciando a Manuteno Produtiva. Minas Gerais: INDG Tecnologia e servios Ltda, 2004. YIN, R. Estudo de caso: planejamento e mtodo. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Novo Hamburgo, Dezembro de 2009.

Вам также может понравиться