Вы находитесь на странице: 1из 105

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

AULA 04 DOS ATOS PROCESSUAIS

Bom dia, boa tarde e boa noite! Tudo bem? A aula de hoje trata dos atos processuais, atos estes que compem, formam o processo. O processo meio, o instrumento atravs do qual se obtm a prestao jurisdicional, o caminho formado por atos processuais que obedece regras ditadas pelo CPC e que vo culminar, terminar (em regra) em uma deciso. PROCESSO

Sendo o processo formado pelos atos processuais, estes esto dentro do processo. Voc vai aprender adiante o que significa, em que consiste e quem pratica os atos processuais.

DA FORMA DOS ATOS PROCESSUAIS Dos Atos em Geral CONCEITO: Forma o conjunto de formalidades, solenidades necessrias e indispensveis para a validade e eficcia dos atos processuais, tudo o que deve estar presente no ato para que este produza seus efeitos (seja eficaz). CLASSIFICAO: Quanto forma, os atos jurdicos podem ser: a) formais ou solenes: so aqueles para os quais a lei prev uma determinada forma como condio de validade e eficcia.

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

b) informais ou no-solenes: a lei no impe uma forma para a sua eficcia. Possui forma livre, pode ser praticado por qualquer forma; independe de solenidade e a prova de sua existncia ocorre por quaisquer meio de prova admitido em Direito. REGRA: Art. 154. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada, EXCEO: seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial (Princpio da Instrumentalidade das Formas).

Pargrafo nico. Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP - Brasil.
2o Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrnico, na forma da lei. A regra que a prtica do ato processual independe de forma para ser vlido e produzir eficcia (efeitos). Exceo: quando a lei determinar determinada forma, o ato deve ser praticado de acordo com a forma determinada pela lei. Segundo o Princpio da Instrumentalidade das Formas, se o ato atingir sua finalidade ainda que se praticado de forma diversa da prevista, o ato vlido e produz efeitos (eficcia). No h NULIDADE sem prejuzo. O ato s no ter validade se praticado de forma diversa da determinada por lei, causar prejuzo parte: Art. 154. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputandose vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. O Princpio da Instrumentalidade das Formas busca a finalidade do ato e no o rigor do formalismo para que a efetiva tutela jurisdicional seja alcanada. Assim, de acordo com previses legais, o sistema busca muito mais o contedo do que a forma. Caso o objetivo do ato seja alcanado, sem prejuzo para as partes ou ao processo, a forma, passa a ser mitigada.
2

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Ainda quando houver exigncia de determinada solenidade, reputar-se-o vlidos os atos que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. O CPC dispe que as formas que prescrevem so relevantes, mas sua inobservncia no causa de nulidade, a no ser que dela tenha decorrido a no consecuo da finalidade do ato. Quando, todavia, o texto legal cominar, expressamente, a pena de nulidade para a inobservncia de determinada forma, como no caso das citaes (art. 247), no incide a regra liberal do art. 154, de maneira que o ato no produzir eficcia jurdica. Os atos processuais podem ser praticados pela forma escrita ou oral. Se forem praticados oralmente, sero reduzidos a termo. Ser reduzido a termos significa sero escritos e inseridos no processo. Declaraes, depoimentos sero reduzido a termo:

Questo 01. (CESPE/2010/DPU/Agente Administrativo) Os atos processuais, em princpio, no depende de forma determinada, vigorando o princpio da liberdade de forma. Comentrios: Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada, EXCEO: seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial (Princpio da Instrumentalidade das Formas). Gabarito: correto Questo 02. (CESPE/2008/TRT/RJ/Analista Judicirio/Execuo de Mandados) Princpio da Instrumentalidade das Formas: vlido o ato que alcanou sua finalidade de forma independentemente da forma prescrita, quando a lei no determinava que a desobedincia dessa forma geraria nulidade. Gabarito: correta
3

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 03. (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico) Sobre a validade dos atos e termos processuais correto afirmar que no depende de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. Gabarito: correto Questo 04. (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico) Sobre a validade dos atos e termos processuais correto afirmar que sempre depende de forma determinada, sendo invlidos caso no observada. Gabarito: errado. O vocbulo sempre torna incorreta a questo! REGRA: Art. 154. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada, EXCEO: seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial (Princpio da Instrumentalidade das Formas). Questo 05. (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico) Sobre a validade dos atos e termos processuais correto afirmar que mesmo quando preencherem a finalidade essencial, sempre devero ser repetidos, caso no tenha sido observada a forma usual. Gabarito: errado. A expresso sempre devero ser repetidos, caso no tenha sido observada a forma usual torna a questo errada. No h essa regra. Questo 06. (FUNIVERSA/2009/Delegado de polcia/ PCDF) Os atos e termos processuais dependem de forma determinada, reputando-se invlidos ou nulos aqueles que forem realizados de outra forma. Gabarito: errado. A expresso reputando-se invlidos ou nulos aqueles que forem realizados de outra forma torna o item incorreto. Questo 07. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) Os atos e termos processuais dependem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a dispensar. Gabarito: errado. A expresso dependem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a dispensar torna o item incorreto. Questo 08. (CESGRANRIO/ 2008/Advogado/BNDES) Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a
4

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, encriptao, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileiras ICP Brasil. Gabarito: errado. De acordo com o pargrafo nico do art. 154: Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP - Brasil. O vocbulo encriptao torna a questo errada. Questo 09 (VUNESP/ 2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, no podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meio eletrnicos. Gabarito: errado. De acordo com o art. 154, pargrafo nico os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP - Brasil. Questo 10. (VUNESP/ 2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrnicos, na forma da lei. Gabarito: correto. De acordo com o art. 154, 2o Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrnico, na forma da lei.

PROCESSO ELETRNICO Art. 154. 2o Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrnico, na forma da lei. Processo eletrnico: O Sistema um software voltado web ou intranet que oferece um meio digital para a tramitao de processos judiciais. Com ele, todos os personagens envolvidos num processo judicial podero interagir com o mesmo de forma eletrnica e segura. O sistema autentica todos os usurios que interagem com sistema e ainda criptografa todo o trnsito de dados trafegados.
5

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 11. (FCC/TRF 2 regio/2012/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Pode ser expedida por meio eletrnico, com assinatura eletrnica do juiz, na forma da lei, a) somente a carta precatria e a carta rogatria. b) somente a carta de ordem e a carta precatria. c) a carta de ordem, a carta precatria e a carta rogatria. d) somente a carta precatria. e) somente a carta de ordem. Comentrios: Art. 154. 2o Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrnico, na forma da lei. Gabarito: c

PUBLICIDADE dos Atos Processuais REGRA: PUBLICIDADE: Art. 155. Os atos processuais so pblicos. Excees: Correm, todavia, em segredo de justia os processos: I - em que o exigir o interesse pblico; Il - que dizem respeito a casamento, filiao, separao dos cnjuges, converso desta em divrcio, alimentos e guarda de menores. Pargrafo nico. O direito de consultar os autos e de pedir certides de seus atos restrito s partes e a seus procuradores. O terceiro, que demonstrar interesse jurdico, pode requerer ao juiz certido do dispositivo da sentena, bem como de inventrio e partilha resultante do desquite.
7

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Um dos princpios fundamentais, a publicidade, consagrado na CF, art. 93, inc. IX. A publicidade dos atos processuais garante sua transparncia. A CF no admite julgamentos sigilosos, exigindo a motivao (fundamentao) de todas as decises, como forma de garantia efetiva do princpio do contraditrio. So pblicos os atos processuais: as audincias se realizam a portas abertas, com acesso franqueado ao pblico, e a todos dado conhecer os atos e termos que no processo se contm, obtendo traslados e certides a respeito deles. As excees so as questes decorrente de interesse da ordem pblica em que o CPC restringiu s partes e seus advogados (em segredo de justia), no qual apenas as partes e procuradores tm pleno acesso aos atos e termos do processo. Nos procedimentos sigilosos, o direito de consultar os autos e de pedir certides de seus atos restrito s partes e a seus procuradores. Os terceiros s podero requerer certido a respeito do dispositivo da sentena (nunca de sua fundamentao ou dos outros dados do processo) e do inventrio e partilha resultante da separao dos cnjuges. O pedido ser endereado ao juiz, que o indeferir, se o terceiro no demonstrar interesse jurdico na obteno do documento. Nos processos que se sujeitam ao segredo de justia, as audincias realizam-se a portas fechadas (art. 444), com a presena apenas do juiz e seus auxiliares, bem como das partes e seus advogados, e, ainda, do representante do Ministrio Pblico. Questo 12. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) Correm em segredo de justia os processos apenas quando se tratar de ao de estado. Gabarito: errado. REGRA: PUBLICIDADE: Art. 155. Os atos processuais so pblicos. Excees: Correm, todavia, em segredo de justia os processos: I - em que o exigir o interesse pblico; Il - que dizem respeito a casamento, filiao, separao dos cnjuges, converso desta em divrcio, alimentos e guarda de menores.

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 13. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) Correm em segredo de justia os processos qualquer que seja a matria neles tratada, se as partes, de comum acordo, requererem a manuteno do sigilo. Gabarito: errado. Excees: Correm, todavia, em segredo de justia os processos: I - em que o exigir o interesse pblico; Il - que dizem respeito a casamento, filiao, separao dos cnjuges, converso desta em divrcio, alimentos e guarda de menores. Questo 14. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) correm em segredo de justia os processos sempre que houver interveno do Ministrio Pblico, salvo nas aes coletivas. Gabarito: errado. Excees: Correm, todavia, em segredo de justia os processos: I - em que o exigir o interesse pblico; II - que dizem respeito a casamento, filiao, separao dos cnjuges, converso desta em divrcio, alimentos e guarda de menores. Questo 15. (VUNESP/2008/TJ/MT/Tcnico Judicirio) Os processuais so sempre pblicos e de livre acesso. Gabarito: errado. O vocbulo sempre torna falsa a questo. atos

Questo 16. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) correm em segredo de justia os processos somente quando o exigir o interesse pblico. Gabarito: errado Questo 17. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) correm em segredo de justia os processos que dizem respeito a casamento, filiao, alimento e guarda de menores. Gabarito: correto Questo 18. (FUNIVERSA/2009/DELEGADO DE POLCIA/PCDF) Os atos processuais so pblicos. Assim, qualquer pessoa tem o direito irrestrito de consultar autos e pedir certides de processos em trmite. Comentrios: o vocbulo irrestrito torna falsa a questo. Gabarito: errado

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 156. Em todos os atos e termos do processo obrigatrio o uso do vernculo. Art. 157. S poder ser junto aos autos documento redigido em lngua estrangeira, quando acompanhado de verso em vernculo, firmada por tradutor juramentado. Os atos processuais se subordinam forma escrita, a termos adequados, a lugares e tempo expressamente previstos em lei. Para todo e qualquer ato do processo, h uma lngua oficial e obrigatria, que o portugus, nosso vernculo (art. 156). Se for feita a juntada aos autos documento redigido em lngua estrangeira, deve-se providenciar para que sua apresentao em juzo se faa acompanhada de verso (traduo) em vernculo, firmada por tradutor juramentado (art. 157). Questo 19. (FCC/TRF/2regio/2012/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Quanto forma dos atos processuais, considere: I. Em todos os termos e atos do processo obrigatrio o uso do vernculo. II. Poder ser juntado aos autos documento redigido em lngua estrangeira, cabendo ao juiz, se no dominar o idioma, ordenar a traduo. III. lcito o uso da taquigrafia, da estenotipia, ou de outro mtodo idneo, em qualquer juzo ou tribunal. Est correto o que consta SOMENTE em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) I. (E) II. Comentrios: Item I correto: Art. 156. Em todos os atos e termos do processo obrigatrio o uso do vernculo. Item II errado: Art. 157. S poder ser junto aos autos documento redigido em lngua estrangeira, quando acompanhado de verso em vernculo, firmada por tradutor juramentado. Item III correto: Art. 170. lcito o uso da taquigrafia, da estenotipia, ou de outro mtodo idneo, em qualquer juzo ou tribunal. Gabarito: b
10

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 20. (CESGRANRIO/2008/Advogado/BNDES) S poder ser juntado aos autos documento redigido em lngua estrangeira, quando, alm de certificada sua autenticidade por agente consular nacional, estiver acompanhado de verso em vernculo, firmada por tradutor juramentado. Comentrios: no h exigncia pela lei alm de certificada sua autenticidade por agente consular nacional. Art. 156. Em todos os atos e termos do processo obrigatrio o uso do vernculo. Art. 157. S poder ser junto aos autos documento redigido em lngua estrangeira, quando acompanhado de verso em vernculo, firmada por tradutor juramentado. Gabarito: errado Questo 21. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) Nos atos e termos processuais em que um estrangeiro figurar como parte litigante, o juiz poder permitir, a seu critrio, o uso do idioma estrangeiro de origem da parte. Comentrios: o erro consiste em: o juiz p oder permitir, a seu critrio, o uso do idioma estrangeiro de origem da parte. Gabarito: errado

DOS ATOS DAS PARTES

Art. 158. Os atos das partes, consistentes em declaraes unilaterais ou bilaterais de vontade, produzem imediatamente a constituio, a modificao ou a extino de direitos processuais. Pargrafo nico. A desistncia da ao s produzir efeito depois de homologada por sentena.

11

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Declaraes Unilaterais
Petio inicial, contestao, etc.

ATOS DAS PARTES Declaraes Bilaterais


Transao, acordos

Petio

Contestao
Transao,

EFICCIA (produo de efeitos) DOS ATOS DAS PARTES : As declaraes unilaterais de vontade (petio inicial, contestao, etc..) e declaraes bilaterais (acordos) produzem efeitos imediatamente; j a desistncia da ao ato que depende de homologao do juiz para que possa surtir os efeitos. A desistncia da ao ato unilateral quando ocorrer antes da contestao (defesa do ru) e ato bilateral quando ocorrer depois da contestao, uma vez que depende do consentimento do ru para isso. Questo 22. (VUNESP/2009/Oficial de Justia/TJ/SP) A desistncia da ao, pelo autor, produz efeito desde que protocolizada a petio, cessando todos os atos processuais, em todas as suas fases. Comentrios: Art. 158. Os atos das partes, consistentes em declaraes unilaterais ou bilaterais de vontade, produzem imediatamente a constituio, a modificao ou a extino de direitos processuais. Pargrafo nico. A desistncia da ao s produzir efeito depois de homologada por sentena. O erro est em: produz efeito desde que protocolizada a petio, cessando todos os atos processuais, em todas as suas fases.
12

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Gabarito: errado Art. 159. Salvo no Distrito Federal e nas Capitais dos Estados, todas as peties e documentos que instrurem o processo , no constantes de registro pblico, sero sempre acompanhados de cpia, datada e assinada por quem os oferecer. 1o Depois de conferir a cpia, o escrivo ou chefe da secretaria ir formando autos suplementares, dos quais constar a reproduo de todos os atos e termos do processo original. 2o Os autos suplementares s sairo de cartrio para concluso ao juiz, na falta dos autos originais . Art. 160. Podero as partes exigir recibo de peties, arrazoados, papis e documentos que entregarem em cartrio. Art. 161. defeso lanar, nos autos, cotas marginais ou interlineares; o juiz mandar risc-las, impondo a quem as escrever multa correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo. proibido (defeso) escrever nas margens ou nas entrelinhas do processo. Caso ocorra, o Juiz mandar risc-las e aplicar multa.

DOS ATOS DO JUIZ Art. 162. Os atos do juiz consistiro em sentenas, decises interlocutrias e despachos. 1o Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 desta Lei. 2o Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. 3o So despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte , a cujo respeito a lei no estabelece outra forma. 4o Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios.
13

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Os atos do juiz: Os atos do juiz consistiro em sentenas, decises interlocutrias e despachos. SENTENA Sentenas so os atos pelo qual o juiz pe termo (fim) ao processo, decidindo ou no o mrito (pedido) da causa. Da sentena cabe recurso de apelao. Pela regra do art. 162, a sentena no necessariamente encerra o processo, podendo haver recurso de apelao ou podendo haver o cumprimento da sentena. A sentena encerra o procedimento no primeiro grau de jurisdio. Do artigo 162, extrai-se a existncia de duas espcies de sentena: a) Processuais ou terminativas (art. 267): no se se pronunciam sobre o mrito o mrito da causa; e b) Mrito ou definitivas (art. 269): Julgam o mrito, compondo a lide. Em decidindo o mrito da causa (art. 269), a sentena ser denominada de sentena definitiva; se extinguir o processo sem julgar o mrito da causa (art. 267) ser denominada sentena terminativa.
Para voc ter uma viso das sentenas: Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: I - quando o juiz indeferir a petio inicial; Il - quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes; III - quando, por no promover os atos e diligncias que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; IV - quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; V - quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; Vll - pela conveno de arbitragem; Vlll - quando o autor desistir da ao; IX - quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; X - quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI - nos demais casos prescritos neste Cdigo. Art. 269. Haver resoluo de mrito: I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II - quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III - quando as partes transigirem; IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; V - quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao.

14

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 164. Os despachos, decises, sentenas e acrdos sero redigidos, datados e assinados pelos juzes . Quando forem proferidos, verbalmente, o taqugrafo ou o datilgrafo os registrar, submetendo-os aos juzes para reviso e assinatura. Pargrafo nico. A assinatura dos juzes, em todos os graus de jurisdio, pode ser feita eletronicamente, na forma da lei. Art. 165. As sentenas e acrdos sero proferidos com observncia do disposto no art. 458; as demais decises sero fundamentadas, ainda que de modo conciso.

Questo 23. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/rea administrativa/TJ/MT) Sobre os atos do juiz, correto afirmar que consistiro em sentenas, decises interlocutrias, apenas. Comentrios: Art. 162. Os atos do juiz consistiro em sentenas, decises interlocutrias e despachos. Gabarito: errado Questo 24. (FUNIVERSA/2009/Delegado de Polcia/PCDF) Os atos do juiz consistiro em sentenas, decises interlocutrias e despachos. Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil (CPC). Gabarito: correto art. 162. Questo 25. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TJ/MT) Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso de processo, resolve questo incidente. Comentrios: Art. 162, 2o Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. Gabarito: correto Questo 26. (VUNESP/2009/Oficial de Justia/TJ/SP) Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, resolve questo ordinria. Gabarito: errado Questo 27. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TJ/MT) So despachos todos os demais atos do juiz (excludas as sentenas e as decises interlocutrias ) praticados no processo, de ofcio ou a requerimento das partes, cuja forma ser expressamente estabelecida por lei.

15

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Comentrios: Art. 162, 3o So despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei no estabelece outra forma. Gabarito: errado Questo 28. (FCC/2009/Analista Judicirio/rea Administrativa/TRT/Campinas) Os atos meramente ordinatrios como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. Comentrios: Art. 162, 4o Os atos meramente ordinatrios como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. Gabarito: correto Questo 29. (CESGRANRIO/2008/Advogado/BNDES) Os atos meramente ordinatrios como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. Gabarito: correto

REQUISITOS OU ELEMENTOS DA SENTENA : Art. 458. So requisitos essenciais da sentena: I - o relatrio, que conter os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito (causa de pedir);

III - o dispositivo (sentena deciso), em que o juiz resolver as questes, que as partes lhe submeterem.
Requisitos ou Elementos da sentena: Relatrio: uma exposio clara das ocorrncias no processo, um breve resumo do que ocorreu no processo, ou seja, um histrico das ocorrncias: a partes, causa de pedir (fatos e fundamentos) e pedido. o resumo do que contm os autos, como a qualificao das partes, quais as pretenses do autor, as razes que fundaram seu pedido, a
16

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

resposta do requerido/ru, alm do registro de tudo que ocorreu no transcorrer do processo, descrevendo-o em seus termos essenciais, at a o momento da sentena. A falta do relatrio acarreta nulidade da sentena. Se existente o relatrio, ainda que muito sucinto, vlida a sentena. o documento que vai assegurar parte vencedora o seu direito. Fundamentos: so as razes que levaram o juiz a decidir dessa ou daquela forma. Revela a argumentao seguida pelo juiz, servindo de compreenso do dispositivo e tambm de instrumento de aferio da persuaso racional e lgica da deciso. Sua falta tambm gera nulidade. A fundamentao garantia prevista no artigo 93, inciso IX, da Constituio Federal. O juiz no pode deferir ou indeferir um pedido sem fundamentar. No Brasil, cada prova no tem um valor pr-determinado pela lei. O juiz livre para decidir, desde que o faa em consonncia com as provas dos autos e fundamente sua deciso, o que chamado princpio do livre convencimento motivado ou princpio da persuaso racional. O juiz somente pode decidir sobre questes propostas no processo. Se analisar fora do pedido a sentena, nessa parte, ser nula o que, no meio jurdico, chamado de extra petita. Se foi julgado alm do pedido chamado ultra petita. Ao contrrio, se o juiz no analisar todos os pedidos chamada citra petita. Expe as razes de convencimento, bem como os motivos (motivao) relevantes, as questes de fato e de direito que o impeliram em sua sentena. Dispositivo: a concluso, o tpico final em que, aplicando a lei ao caso concreto, segundo a fundamentao, acolhe ou rejeita, no todo ou em parte, o pedido formulado pelo autor. A falta de dispositivo no leva nulidade, mas ao fato da sentena ser considerada como inexistente. esta parte da sentena que transita em julgado, ao contrrio do que est contido na fundamentao, que no transita em julgado. Aps sua fundamentao o juiz resolve as questes submetidas a ele acolhendo ou rejeitando o pedido do autor ou at mesmo extinguindo o processo sem resoluo de mrito. Da sentena cabe o recurso de apelao.

17

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

SENTENA Relatrio: Trata-se de ao de indenizao de danos materiais promovida por Mlvio, que alega que Tcio proprietrio do veiculo A trafegando na contra mo, veio a abalroar no veculo B de sua propriedade, vindo a causar prejuzos, bl, bl, bl... Foi oferecida contestao, bl, bl..... A audincia de instruo e julgamento...... Foram produzida provas... bl, bl.... Fundamentao: pelos artigos 186 e 927 do Cdigo Civil, todo aquele que causar danos, ainda que exclusivamente moral, deve indenizar os prejuzos. De acordo com os fatos apresentados transparente o prejuzo do autor, bl, bl, ..... Isto posto, passo a decidir. Dispositivo: condeno o reu Tcio ao pagamento de R$ 5.000,00 a ttulo de danos materiais (comprovadamente pelo conserto do veculo) e R$ 5.000,00 a ttulo de indenizao, perfazendo um total de R$ 10.000,00. Data, assinatura.

Classificao da Sentena Meramente Declaratrias: so sentenas que visam somente a declarao da existncia ou inexistncia de uma relao jurdica ou autenticidade ou falsidade de um documento. As sentenas meramente declaratrias encontra respaldo no art.4 do CPC. Constitutivas: so aquelas que criam, modificam ou extinguem uma relao ou situao jurdica. So suficientes por si s para alterarem uma realidade jurdica. Ento alm do elemento declaratrio existente em todas as sentenas possuem essa faculdade de alterar o mundo jurdico. Condenatrias: so aquelas que impem ao ru o cumprimento de determinada obrigao de fazer, no fazer ou dar. Lembrando que possui contedo declaratrio. Executiva latu-sensu: so sentenas que contm em si mesmas o comando de execuo, ou seja, so sentenas auto executrias. Mandamentais: so sentenas que contm um mandamento, ou seja, uma ordem a ser executada, so espcies dessa sentena os remdios constitucionais, tais como o habeas corpus ou mandado de segurana. Note que o contedo dessa sentena uma ordem para se realizar determinado ato.
18

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

DECISO INTERLOCUTRIA Decises interlocutrias so os atos pelos quais o juiz, no curso do processo, resolve questes incidentes. So exemplos: o deferimento ou no de liminar, o deferimento ou no de produo de provas. Qualquer questo que surja no curso do processo e que no seja questo elencada nos arts. 267 e 269 ser decidida por deciso interlocutria. Das decises interlocutrias cabe o recurso agravo de instrumento. DESPACHOS Despachos (por excluso) so todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, a cujo respeito lei no estabelea outra forma.

ATOS ORDINATRIOS Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz, quando necessrio. DECISO DOS TRIBUNAIS: Art. 163. Recebe a denominao de acrdo o julgamento proferido pelos tribunais. Acrdo a deciso do rgo colegiado de um tribunal (cmara, turma, seo, rgo especial, plenrio etc.), que se diferencia da sentena, da deciso interlocutria e do despacho, que emanam de um rgo monocrtico, seja este um juiz de primeiro grau, seja um desembargador ou ministro de tribunais estes, normalmente, na qualidade de relator, de presidente ou vice-presidente, quanto os atos de sua competncia. Trata-se o acrdo de uma representao, resumida, da concluso a que se chegou, no abrangendo toda a extenso e discusso em que se pautou o julgado, mas to-somente os principais pontos da discusso. De acordo com o art. 165 do Cdigo de Processo Civil brasileiro, os acrdos devem ser proferidos em observncia ao disposto no art. 458, ou seja, devem conter, obrigatoriamente, o relatrio, a
19

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

fundamentao e a parte dispositiva na qual se encontra a deciso propriamente dita , e uma ementa conforme o art. 563 do CPC, que significa o resumo que se faz dos princpios expostos em uma sentena ou em um acrdo, ou o resumo do que se contm uma 'norma, levado assinatura da autoridade a quem compete referend-la ou decret-la. O acrdo, como as demais decises judiciais, deve apresentar o nome de seu relator, dos membros componentes do rgo julgador (cmara, turma, seo, rgo especial, plenrio etc.), e o resultado da votao. Questo 30. (FCC/2009/MPE-SE/Tcnico do Ministrio Pblico/rea Administrativa) De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente denomina-se a) ato ordinatrio. b) despacho. c) sentena. d) deciso interlocutria. e) acrdo. Comentrios: a) ato ordinatrio(ERRADA) Art. 162. 4o Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios b) despacho (ERRADA) Art. 162. 3o So despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei no estabelece outra forma. c) sentena (ERRADA) Art. 162. 1o Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 desta Lei. d) deciso interlocutria.(certa)Art. 162. 2o Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. e) acrdo. Deciso colegiada dos Tribunais DECISO INTERLOCUTRIA: um dos atos processuais praticados pelo juiz no processo, que decide questo incidental, sem dar uma soluo final lide proposta em juzo (caracterstica esta da sentena). No possvel elencar exaustivamente as decises interlocutrias, porque toda e qualquer questo surgida no desenvolvimento do processo pode gerar deciso judicial. So exemplos: o deferimento ou no de liminar, o deferimento ou no de produo de provas e o julgamento das excees.

20

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

O recurso cabvel contra as decises interlocutrias no direito processual civil brasileiro o agravo que pode ser de duas espcies: agravo retido e o agravo de instrumento. Gabarito: d
SENTENA Ato do juiz que implica situaes previstas no 267 (extino do processo sem resoluo de mrito) e 269 (h resoluo de mrito) DECISO INTERLOCUTRIA Ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente DESPACHO So despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei no estabelece outra forma. ATO ORDINATRIO Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. ACRDO Julgamento proferido pelos Tribunais.

Atos do juiz consistiro em: Sentena, deciso interlocutria e despacho. Questo 31. (FCC/2010/BAHIAGS/Analista de Processos Organizacionais/
Direito) De acordo com o Cdigo de Processo Civil, o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente, denomina-se

a) b) c) d) e)

despacho. sentena. ato ordinatrio. acrdo. deciso interlocutria.

Comentrios: Art. 162. Os atos do juiz consistiro em sentenas, decises interlocutrias e despachos. (...) 2o Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. Nos termos do artigo 162 do CPC, consistiro em atos do Juiz: Sentenas, despachos e decises interlocutrias. A Sentena provoca os efeitos constantes nos artigos 267 e 269 do CPC. O Despacho ato que no se enquadra como qualquer das duas outras espcies de ato e aos quais a lei no estabelece uma outra forma. E as Decises Interlocutrias so atos pelos quais, no curso do processo, o juiz resolve questo incidente, sendo justamente a resposta da questo. Acrdo o julgamento proferido pelos tribunais (artigo 163 - CPC).
21

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Atos ordinatrios podem ser definidos como atos de impulso oficial do processo, atos que impulsionam o andamento processual aps a iniciativa da parte autora (artigo 262, CPC), v.g., a juntada de documentos ( 4, artigo 162, CPC) Gabarito: e

DOS ATOS DO ESCRIVO OU CHEFE DE SECRETARIA Art. 166. Ao receber a petio inicial de qualquer processo, o escrivo a autuar, mencionando o juzo, a natureza do feito, o nmero de seu registro, os nomes das partes e a data do seu incio; e proceder do mesmo modo quanto aos volumes que se forem formando.

DICA, BIZU: Art. 166: JNNND: JUZO, NATUREZA do feito, NUMERO de seu registro, NOME das partes e DATA do seu incio.

Os atos do auxiliares compreendem: I) de movimentao processual: que se referem ao impulso do processo, referindo-se os atos relativos concluso do juiz, remessa ao contador, vista do processo a partes ou perito, remessa ao tribunal, etc.
22

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

II) Os atos de documentaes so os referidos no art. 166 a 171, do CPC, que compreendem em certides e os termos relativos movimentao do processo. Art. 167. O escrivo numerar e rubricar todas as folhas dos autos, procedendo da mesma forma quanto aos suplementares. Pargrafo nico. s partes, aos advogados, aos rgos do Ministrio Pblico, aos peritos e s testemunhas facultado (opo) rubricar as folhas correspondentes aos atos em que intervieram. Art. 168. Os termos de juntada, vista, concluso e outros semelhantes constaro de notas datadas e rubricadas pelo escrivo.

Questo 32. (FAURGS/2010/TJ-RS/Oficial Escrevente) Assinale a alternativa que apresenta incumbncia prpria do escrivo nos termos do Cdigo de Processo Civil. a) Realizar diligncias, sempre na presena de trs testemunhas. b) Numerar e rubricar todas as folhas dos autos processuais. c) Entregar em cartrio o mandado, logo depois de cumprido. d) Guardar e conservar os bens arrestados ou seqestrados. e) Efetuar avaliaes dos bens penhorados ou arrecadados. Comentrios: Art. 167. O escrivo numerar e rubricar todas as folhas dos autos, procedendo da mesma forma quanto aos suplementares. Pargrafo nico. s partes, aos advogados, aos rgos do Ministrio Pblico, aos peritos e s testemunhas facultado rubricar as folhas correspondentes aos atos em que intervieram. Gabarito: b

23

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 169. Os atos e termos do processo sero datilografados ou escritos com tinta escura e indelvel, assinando-os as pessoas que neles intervieram. Quando estas no puderem ou no quiserem firm-los, o escrivo certificar, nos autos, a ocorrncia. 1o vedado usar abreviaturas. 2o Quando se tratar de processo total ou parcialmente eletrnico, os atos processuais praticados na presena do juiz podero ser produzidos e armazenados de modo integralmente digital em arquivo eletrnico inviolvel, na forma da lei, mediante registro em termo que ser assinado digitalmente pelo juiz e pelo escrivo ou chefe de secretaria, bem como pelos advogados das partes. 3o No caso do 2o deste artigo, eventuais contradies na transcrio devero ser suscitadas oralmente no momento da realizao do ato, sob pena de precluso, devendo o juiz decidir de plano, registrando-se a alegao e a deciso no termo. Pargrafo nico. vedado usar abreviaturas. Art. 170. lcito o uso da taquigrafia, da estenotipia, ou de outro mtodo idneo, em qualquer juzo ou tribunal. Art. 171. No se admitem, nos atos e termos, espaos em branco, bem como entrelinhas, emendas ou rasuras, salvo se aqueles forem inutilizados e estas expressamente ressalvadas.

Em resumo: O Escrivo, atualmente, o Chefe de Secretaria. Este, ao receber a petio inicial de qualquer processo, a autuar, mencionando o juzo, a natureza do feito, o nmero de seu registro, os nomes das partes e a data do seu incio; e proceder do mesmo modo quanto aos volumes que se forem formando. 1.Numerar e rubricar todas as folhas dos autos, procedendo da mesma forma quanto aos suplementares. 2. s partes, aos advogados, aos rgos do Ministrio Pblico, aos peritos e s testemunhas facultado rubricar as folhas correspondentes aos atos em que intervieram. 3. Os termos de juntada, vista, concluso e outros semelhantes constaro de notas datadas e rubricadas pelo escrivo.

24

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

4. Os atos e termos do processo sero datilografados ou escritos com tinta escura e indelvel, assinando-os as pessoas que neles intervieram. Quando estas no puderem ou no quiserem firm-los, o escrivo certificar, nos autos, a ocorrncia. Fica proibido o uso de abreviaturas. 5. lcito o uso da taquigrafia, da estenotipia, ou de outro mtodo idneo, em qualquer juzo ou tribunal. 6. No se admitem, nos atos e termos, espaos em branco, bem como entrelinhas, emendas ou rasuras, salvo se aqueles forem inutilizados e estas expressamente ressalvadas. Questo 33. (FCC/2009/Analista Judicirio/rea Judiciria/TRT/Campinas) Quando se tratar de processo totalmente eletrnico, eventuais contradies na transcrio dos atos processuais praticados na presena do juiz devero ser suscitadas pela parte prejudicada, no prazo mximo de 10 dias aps a realizao do ato, sob pena de precluso. Comentrios: Art. 169 3o No caso do 2o deste artigo, eventuais contradies na transcrio devero ser suscitadas oralmente no momento da realizao do ato, sob pena de precluso , devendo o juiz decidir de plano, registrando-se a alegao e a deciso no termo. Gabarito: errado Questo 34. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/ rea Administrativa/TJ/MT) No se admitem, em nenhuma hiptese, rasuras, entrelinhas ou emendas nos atos e termos processuais. Comentrios: Art. 171. No se admitem, nos atos e termos, espaos em branco, bem como entrelinhas, emendas ou rasuras, salvo se aqueles forem inutilizados e estas expressamente ressalvadas. Gabarito: errado

25

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

DO TEMPO E DO LUGAR DOS ATOS PROCESSUAIS Do Tempo

MOMENTO: Art. 172. Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. 1o Sero, todavia, concludos depois das 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligncia ou causar grave dano. 2o A citao e a penhora podero, em casos excepcionais, e mediante autorizao expressa do juiz, realizar-se em domingos e feriados, ou nos dias teis, fora do horrio estabelecido neste artigo, observado o disposto no art. 5o, inciso Xl, da Constituio Federal.
CF, Art. 5. XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial.

Questo 35. (VUNESP/2008/Oficial de Justia/TJ/SP) Os atos processuais sero realizados em dias teis, o que inclui o sbado, pois apenas esto proibidos os atos praticados em feriados. Comentrios: A expresso dias teis inclui os sbados para efeitos processuais. Est empregada como oposto a feriados. Art. 175. So feriados, para efeito forense, os domingos e os dias declarados por lei. Gabarito: correto.

26

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 36. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/ rea Administrativa/TRT/SC) Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Comentrios: Art. 172. Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Gabarito: correto Questo 37. (FCC/2007/Analista Judicirio/TJ/PE) A penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorizao expressa do juiz. Comentrios: Art. 172. 2o A citao e a penhora podero, em casos excepcionais, e mediante autorizao expressa do juiz, realizar-se em domingos e feriados, ou nos dias teis, fora do horrio. Gabarito: correto CPC, art. 172, 3o Quando o ato tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petio, esta dever ser apresentada no protocolo, dentro do horrio de expediente , nos termos da lei de organizao judiciria local. Regra Frias e Feriados: Art. 173. Durante as frias e nos feriados no se praticaro atos processuais. Exceo: Excetuam-se: I - a produo antecipada de provas (art. 846);

II - a citao, a fim de evitar o perecimento de direito; e bem assim o arresto, o sequestro, a penhora, a arrecadao, a busca e apreenso, o depsito, a priso, a separao de corpos, a abertura de testamento, os embargos de terceiro, a nunciao de obra nova e outros atos anlogos.
Pargrafo nico. O prazo para a resposta do ru s comear a correr no primeiro dia til seguinte ao feriado ou s frias. Art. 174. Processam-se durante as frias e no se suspendem pela supervenincia delas: I - os atos de jurisdio voluntria bem como os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento; II - as causas de alimentos provisionais, de dao ou remoo de tutores e curadores, bem como as mencionadas no art. 275 (procedimento sumrio); III - todas as causas que a lei federal determinar.
27

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 38. (CESPE/2010/Agente Administrativo/DPU) Se o ato a ser praticado pela parte em determinado prazo depender de petio, esta dever ser apresentada at s 18 horas. Comentrios: Art. 172. Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Gabarito: errado Questo 39. (CESPE/2008/Analista Judicirio/ TJ/RJ) se o ato processual for daqueles que se pratica por meio de petio, a parte ter de protocolar a petio em dia til e dentro do horrio legal, ou seja, at s vinte horas do ltimo dia do prazo, prorrogando-se, no entanto, para o dia seguinte, e no horrio do expediente bancrio, o recolhimento das custas processuais. Comentrios: Art. 172, 3o Quando o ato tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petio, esta dever ser apresentada no protocolo, dentro do horrio de expediente , nos termos da lei de organizao judiciria local. Gabarito: errado Questo 40. (CESPE/2010/Agente administrativo/DPU) Nos feriados, poder ser realizada citao da parte, a fim de evitar-se o perecimento do direito. Comentrios: Regra Frias e Feriados: Art. 173. Durante as frias e nos feriados no se praticaro atos processuais. Exceo: Excetuamse: I - a produo antecipada de provas (art. 846); II - a citao, a fim de evitar o perecimento de direito; e bem assim o arresto, o sequestro, a penhora, a arrecadao, a busca e apreenso, o depsito, a priso, a separao de corpos, a abertura de testamento, os embargos de terceiro, a nunciao de obra nova e outros atos anlogos. Gabarito: correto Questo 41. (CESPE/2010/Agente administrativo/DPU) Durante as frias e nos feriados, o prazo para resposta do ru comea a correr do ltimo dia desses perodos. Comentrios: Pargrafo nico. O prazo para a resposta do ru s comear a correr no primeiro dia til seguinte ao feriado ou s frias. Gabarito: errado
28

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 42. (CESPE/2010/Agente administrativo/DPU) Os atos de jurisdio voluntria no se processaro durante as frias, mas o sero os necessrios conservao de direitos. Comentrios: Art. 174. Processam-se durante as frias e no se suspendem pela supervenincia delas: I - os atos de jurisdio voluntria bem como os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento. Gabarito: errado Questo 43. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRT/SC) Processam-se durante as frias e se suspendem pela supervenincia delas, os atos de jurisdio voluntria. Comentrios: Art. 174. Processam-se durante as frias e no se suspendem pela supervenincia delas: I - os atos de jurisdio voluntria bem como os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento. Gabarito: errado

Art. 175. So feriados, para efeito forense, os domingos e os dias declarados por lei. O CPC trata do tempo para a prtica dos atos processuais sob dois aspectos diferentes: a) o de momento adequado ou til para a atividade processual; e b) o de prazo fixado para a prtica do ato. O tempo hbil prtica dos atos processuais a do art. 172, que determina sejam eles realizados em dias teis, de 6 s 20 horas. Entende-se por dias teis aqueles em que h expediente forense, de modo que durante as ferias e nos feriados no se praticaro atos processuais (art. 173). O mesmo se diz dos sbados e domingos, que, conforme a maioria das Organizaes Judicirias, no so dias teis. Salvo no caso de citao e intimao, de nenhum efeito so os atos praticados em dias no teis ou fora do horrio legal. Permite-se, contudo, que os atos iniciados em momento adequado possam prolongar alm das 20 horas, quando o adiame nto prejudicar a diligncia ou causar grave dano (art. 172, 1).

29

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Para a citao e a penhora, h exceo expressa que permite sua prtica em domingos e feriados, ou nos dias teis, fora do horrio legal (art. 172, 2). A diligncia excepcional, toda, depender dos seguintes requisitos: a) pedido da parte, que demonstre a excepcionalidade do caso e a urgncia da medida; b) autorizao expressa do juiz; c) observncia do disposto no art. 5, inc. XI, da Constituio Federal: A Casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o dia, por determinao judicial. Sempre que o ato for daqueles que se praticam por meio de petio, como os recursos, a manifestao da parte ter de ser protocolada, dentro do horrio de expediente estabelecido pela lei de organizao judiciria local (art. 172, 3). O horrio til para protocolar peties no o genrico do caput do art. 172, onde se prev a eventualidade de atos processuais at s 20 horas. Quando o recurso ou outro ato depender de protocolo, o que fixa o momento final de sua possibilidade o trmino do expediente assinalado pela lei de organizao judiciria. Atos processuais que podem ser praticados nas frias e feriados: Consideram-se feriados os dias no teis, isto , aqueles em que no h expediente forense, como os domingos, dias de festa nacional ou local e os sbados, quando as normas de organizao judiciria suspenderem a atividade judiciria nesses dias (art. 175). Tanto nos feriados como nas frias no se praticam atos processuais (art. 173). Em carter excepcional, porm, permite o Cdigo a prtica dos seguintes atos durante os feriados (art. 173, incs. I e II): I - a produo antecipada de provas (art. 846); II - a citao, a fim de evitar o perecimento de direito; e bem assim o arresto, o sequestro, a penhora, a arrecadao, a busca e apreenso, o depsito, a priso, a separao de corpos, a abertura de testamentos, os embargos de terceiro, a nunciao de obra nova e outros atos anlogos. Todos esses atos so de notria urgncia e a parte estaria sujeita a suportar prejuzos irreparveis, caso tivesse de aguardar o transcurso das frias para promov-los.

30

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Atos processuais que podem ser praticados e causas que correm durante os feriados e recessos: H feitos que tm curso normal no perodo de frias, isto , processam-se durante as frias e no se suspendem, pela supervenincia delas. Esto eles no art. 174 e so os seguintes: I - os procedimentos de jurisdio voluntria e os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento (separao judicial, emancipao); II - as causas de alimentos provisionais, de dao ou remoo de tutores e curadores, bem como as de procedimento sumrio mencionadas no art. 275; III - todas as causas que a lei federal determinar (desapropriao, falncia, etc). Questo 44. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRT/SC) so feriados, para efeito forense, os sbados, os domingos e os dias declarados por lei. Comentrios: Art. 175. So feriados, domingos e os dias declarados por lei. Gabarito: errado para efeito forense, os

Do Lugar Lugar Regra: Art. 176. Os atos processuais realizam-se de ordinrio na sede do juzo. Exceo: Podem, todavia, efetuar-se em outro lugar, em razo de deferncia, de interesse da justia, ou de obstculo arguido pelo interessado e acolhido pelo juiz .

Os atos processuais realizam-se de ordinariamente, corriqueiramente, no dia a dia, n a sede do juzo (art. 176), ou seja, no frum ou do tribunal competente para a causa.
31

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

O juiz no seu realiza os despachos e na sala de audincias ocorre as sesses pblicas de colhida de provas orais, debates e julgamento. O escrivo pratica os atos de documentao e comunicao, geralmente, em cartrio (Secretaria da Vara). O art. 176 (segunda parte) exceo regra de que os atos se devem realizar na sede do juzo, em razo de: a) deferncia, por exemplo, a tomada de depoimento de um Deputado, na forma do art. 411. b) interesse da justia (inspeo judicial); c) obstculo arguido pelo interessado e acolhido pelo juiz (testemunha enferma).

DOS PRAZOS

CONCEITO: Prazo a frao ou delimitao de tempo dentro do qual deve ser praticado o ato processual, assegurando que o processo se desenvolva atravs do iter procedimental. No se confunde com termo, que o marco (limite) que determinam a frao chamada prazo. O prazo ocorre justamente entre dois termos: tem incio com o advento do termo a quo (inicial) e se expira com o advento do termo ad quem (final). O processo tramita pela prtica de atos processuais que esto ligados entre si e so sucessivos, com o objetivo de chegar ao seu final com a prolao da sentena de mrito. Voc j sabe que o processo s tem incio com provocao pelas partes, porm se desenvolve por meio do impulso oficial, por atos do Juiz, bem como das partes que possuem a incumbncia de prtica de determinados atos que, se no realizados, no prazo, importa prejuzo em desfavor exclusivamente da parte omissa. Dispe o art. 177 do Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

32

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

CPC: os atos processuais realizar-se-o nos prazos prescritos em lei. Art. 177. Os atos processuais realizar-se-o nos prazos prescritos em lei (prazo legal). Quando esta for omissa, o juiz determinar os prazos (prazo judicial), tendo em conta a complexidade da causa.

Questo 45. (CESPE/2010/Analista Tcnico Administrativo/DPU) Considerando a hiptese da existncia de um prazo processual cuja realizao no esteja sujeita a qualquer prazo prescrito pela lei, assinale a opo correta. O prazo ser determinado pelo juiz, levando-se em considerao a complexidade da causa. Comentrios: Art. 177. Os atos processuais realizar-se-o nos prazos prescritos em lei (prazo legal). Quando esta for omissa, o juiz determinar os prazos (prazo judicial), tendo em conta a complexidade da causa. Gabarito: correto

CLASSIFICAO DOS PRAZOS Prazos Prprios e Imprprios: Prazos Prprios: so os que dizem respeito s praticas de atos processuais pelas partes. A sua desobedincia acarreta o que a doutrina denomina situao de desvalia processual, uma vez que no houve o desencargo de nus pela parte. Exemplo: sem contestao, podem ocorrer os efeitos da revelia. Inobservncia do prazo prprio: a parte perde a faculdade de praticar o ato processual (precluso). Prazos Imprprios: so os prazos do juiz, do escrivo e dos seus serventurios. O descumprimento no gera qualquer desvalia em matria processual, nem mesmo a precluso, todavia, sujeita os desidiosos, salvo justo motivo, s sanes administrativas aplicveis espcie. Inobservncia do prazo imprprio: o juiz determinar a instaurao de procedimento administrativo (se atribudo ao serventurio). Se for atribudo ao juiz, ficar sujeito a ser responsabilizado pelo atraso.

33

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Prazos Legais, Judiciais e Convencionais : Dispe a lei que os prazos, via de regra, nela devem estar fixados. Caso no estejam previstos no ordenamento, devem ser fixados a critrio judicial. Por fim, em havendo omisso pelo juiz, o Cdigo prev um prazo legal subsidirio, de 5 dias, para a prtica dos atos processuais (artigo 185 do Cdigo de Processo Civil). Assim, quanto ao modo de previso, os prazos classificam-se em: Prazos Legais: so os definidos em lei, no tendo disponibilidade sobre estes, em princpio, nem o juiz nem as partes, como o de resposta do ru e o dos diversos recursos; Prazos Judiciais: so os fixados a critrio do juiz, que deve utilizar como critrio definidor a complexidade da causa (designao de data para audincia art. 331, II; concluso de prova pericial art. 427, II) etc. Prazos Convencionais: so os ajustados, de comum acordo, entre as partes, como o de suspenso do processo (art. 265, II, e 3), ou de concesso pelo credor ao devedor, na execuo, para que a obrigao seja voluntariamente cumprida (art. 792). Prazos Dilatrios e Peremptrios: Segundo sua natureza, ou seja, a depender da disponibilidade ou no, pelas partes, quanto ao prazo, estes se classificam em dilatrios e peremptrios. Prazos Dilatrios: o que, embora fixado na lei, admite ampliao pelo juiz ou que, por conveno das partes podem ser ampliados ou reduzidos (art. 181). A ampliao ou reduo dos prazos dilatrios pela conveno das partes s tem eficcia se: a) for requerida antes do vencimento do prazo; b) estiver fundada em motivo legtimo; c) for objeto de aprovao do juiz, a quem compete fixar o dia do vencimento do prazo da prorrogao (art. 181 e 1).

Art. 181. Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatrio; a conveno, porm, s tem eficcia (s produz efeito) se, requerida antes do vencimento do prazo, se fundar em motivo legtimo. 1o O juiz fixar o dia do vencimento do prazo da prorrogao. 2o As custas acrescidas ficaro a cargo da parte em favor de quem foi concedida a prorrogao. Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

34

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Prazos Peremptrios: o que a conveno das partes e, ordinariamente, o prprio juiz, no podem alterar (art. 182). Pode o juiz, todavia, em casos excepcionais, prorrogar os prazos, mesmo os peremptrios, at 60 dias nas comarcas onde for difcil o transporte (art. 182, 2 parte), ou pelo tempo necessrio em caso de calamidade. Art. 182. defeso (proibido) s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. O juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. Pargrafo nico. Em caso de calamidade pblica, poder ser excedido o limite previsto neste artigo para a prorrogao de prazos.

Art. 187. Em qualquer grau de jurisdio, havendo motivo justificado, pode o juiz exceder, por igual tempo, os prazos que este Cdigo lhe assina.

A lei no distingue a natureza dos prazos, se dilatrios ou peremptrios; para tanto, deve-se observar as consequncias jurdicas advindas de seu decurso in albis. Acarretando situao que condiciona a prpria funo jurisdicional, como a revelia e a coisa julgada, ser peremptrio; do contrrio, ser dilatrio se est em jogo apenas interesse particular da parte. H alguns prazos, que tm sua natureza j assentada dentro de um consenso mais ou menos uniforme da doutrina. Por exemplo, os prazos para contestar, para oferecer excees e reconveno, bem como o de recorrer, so tidos como peremptrios. E os de juntar documentos, arrolar testemunhas e realizar diligencias determinadas pelo juiz so meramente dilatrios. Prazo Comum e Prazo Particular: Prazo Comum: estabelecido para ambas s partes; Prazo Particular: diz respeito a uma das partes.

35

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 46. Podem ser reduzidos ou prorrogados a) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, pelo perodo mximo de 60 dias, que s pode ser excedido em caso de calamidade pblica. b) os prazos peremptrios, desde que as partes, de comum acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. c) quaisquer prazos, desde que as partes, estando de acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. d) os prazos peremptrios, desde que as partes o requeiram, de comum acordo, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica e pelo perodo mximo de 60 dias. e) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica, pelo perodo mximo de 30 dias. Gabarito: a

CURSO DO PRAZO REGRA: Art. 178. O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, contnuo, no se interrompendo nos feriados . Art. 179. A supervenincia de frias suspender o curso do prazo; o que lhe sobejar (sobrar do prazo) recomear a correr do primeiro dia til seguinte ao termo das frias . Art. 180. Suspende-se tambm o curso do prazo por obstculo criado pela parte ou ocorrendo qualquer das hipteses do art. 265, I e III; casos em que o prazo ser restitudo por tempo igual ao que faltava para a sua complementao.

Todo prazo em regra contnuo, no se interrompendo nos feriados ou dia no til (art. 178). Sobrevindo, porm, as frias forenses, suspendem-se os prazos. Paralisada a contagem, o restante recomear a fluir a partir do primeiro dia til seguinte ao trmino das frias (art. 179).

36

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Tambm suspendem os prazos: a) o obstculo criado pela parte contrria; b) a morte ou a perda da capacidade processual da parte, de seu representante legal ou de seu procurador; c) a conveno das partes, se o prazo for dilatrio; d) a exceo de incompetncia, bem como de suspeio ou de impedimento do juiz, salvo no processo de execuo. Superado o motivo que deu causa suspenso, remanescente do prazo voltar a fluir (art. 180). apenas o

Questo 47. (FCC/2007/Analista Judicirio/rea Judiciria/TRT/MT) Em regra, os prazos processuais so contnuos e irrelevveis, correndo ininterruptamente. Comentrios: REGRA: Art. 178. O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, contnuo, no se interrompendo nos feriados. Gabarito: correto Questo 48. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) supervenincia de frias interrompe o curso do prazo. A

Comentrios: Art. 179. A supervenincia de frias suspender o curso do prazo; o que lhe sobejar (sobrar do prazo) recomear a correr do primeiro dia til seguinte ao termo das frias. Gabarito: errado Questo 49. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/ TJ/MT) No podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatrio. Comentrios: Art. 181. Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatrio; a conveno, porm, s tem eficcia (s produz efeito) se, requerida antes do vencimento do prazo, se fundar em motivo legtimo. Gabarito: errado Questo 50. (FCC/2010/Analista Judicirio/rea Administrativa/TRE/AL) defesa s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. Comentrios: Art. 182. defeso (proibido) s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. O juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. Gabarito: correto.
37

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 183. Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. 1o Reputa-se justa causa o evento imprevisto, alheio vontade da parte, e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandatrio. 2o Verificada a justa causa o juiz permitir parte a prtica do ato no prazo que lhe assinar. PRECLUSO: Todos os prazos processuais, mesmo os dilatrios, so preclusivos. Portanto, decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato (art. 183). Opera, para o que se manteve inerte aquele fenmeno que se denomina precluso processual. Temos trs espcies de precluso: Temporal: ocorre quando a parte deixa de praticar o ato no tempo devido (art. 183). Como exemplo, cita-se a no-interposio de recurso. Aqui temos o transcurso in albis de determinado prazo legal, que gera situao de desvalia para a parte. Lgica: Decorre da incompatibilidade entre o ato praticado e outro que se queria praticar tambm. A parte, que aceitar expressa ou tacitamente a sentena ou a deciso, no poder recorrer (art. 503). Temos tambm como exemplo, se o ru requereu em petio a produo de uma prova pericial CPC, art. 849, no pode entrar em seguida com outra petio solicitando o julgamento antecipado da lide (CPC, art. 330) por no haver mais provas a produzir. Consumativa: aquela em que a faculdade processual j foi exercida validamente, com a escolha de uma das hipteses legalmente oferecidas para a prtica do ato, tendo carter de fato extintivo. Pelo fato do ato j ter sido praticado, no poder ser praticado novamente, de modo diverso. Assim, como exemplo, a parte que j apelou no poder oferecer embargos de declarao se no o fez antes de oferecida a apelao. Questo 51. (CETRO/2008/Tcnico judicirio/rea Administrativa/TRT/SC) Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato,
38

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. Comentrios: Art. 183. Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. Gabarito: correto

CONTAGEM DOS PRAZOS PROCESSUAIS Art. 184. Salvo disposio em contrrio, Regra: computar-se-o os prazos, excluindo o dia do comeo e incluindo o do vencimento. 1o Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til se o vencimento cair em feriado ou em dia em que: I - for determinado o fechamento do frum; II - o expediente forense for encerrado antes da hora normal. 2o Os prazos somente comeam a correr do primeiro dia til aps a intimao (art. 240 e pargrafo nico).

Em regra, os prazos so contados, com excluso do dia de comeo e com incluso do de vencimento (art. 180). Como a intimao o marco inicial dos prazos (art. 240), estes s comeam a fluir a partir do dia til seguinte ao da intimao. A intimao feita numa sexta-feira, s permitir o incio do prazo na segunda-feira (se for til). Na intimao feita no sbado, o incio do prazo comear na tera-feira, se for dia til (art. 240, pargrafo nico). E assim por diante. Por exemplo: A parte foi intimada dia 04/06 (segunda). Para a contagem do prazo processual considera-se excludo o dia do comeo (04/06) e o prazo inicia a contagem em 05/05 (tera). Se for intimada sexta dia 08/06, a contagem do prazo tem incio dia 11/06 (segunda). Se segunda fosse feriado, a contagem teria incio no primeiro dia til, no caso tera (12/06).
39

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

E assim por diante.


Junho Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sb 7 - Corpus Christi 1 3 10 17 24 4 5 6 2 7 8 9 11 12 13 14 15 16 18 19 20 21 22 23 25 26 27 28 29 30

O termo final de qualquer prazo processual nunca cair em dia no til, ou em que no houver expediente normal do juzo. Dessa forma, considera-se prorrogado at o primeiro dia til (art. 184, 1), se o vencimento cair em feriado, em dia que for determinado o fechamento do frum, ou em que o expediente forense for encerrado antes da hora normal. Note-se que o vencimento dever observar o horrio do expediente do frum, de sorte que no ltimo dia do prazo o ato da parte dever ser praticado at s 20 horas (art. 172). Se o expediente do cartrio, pela organizao judiciria local, encerrar-se antes das 20 horas, o momento final do prazo ser o do fechamento da repartio e no o do limite do art. 172. Questo 52. (FCC/2009/Analista de Controle Externo/TCE/GO) No cmputo do prazo ser includo o dia do comeo e do vencimento. Comentrios: Art. 184. Salvo disposio em contrrio, Regra: computar-se-o os prazos, excluindo o dia do comeo e incluindo o do vencimento. Gabarito: errado Questo 53. (FCC/2007/Analista Judicirio/Execuo de Mandados/TRF/3 regio) Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til se o vencimento cair em dia em que o expediente forense for encerrado meia hora antes da hora normal. Comentrios: Art. 184 1o Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til se o vencimento cair em feriado ou em dia em que: I - for determinado o fechamento do frum; II - o expediente forense for encerrado antes da hora normal. Gabarito: correto

40

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

PRAZOS PARA A PARTES: Art. 185. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de 5 (cinco) dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. Art. 191. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. Art. 192. Quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 24 (vinte e quatro) horas. RENNCIA DO PRAZO: Art. 186. A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor.

Quando nem a lei nem o juiz fixar prazo para o ato, ser de cinco dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte (art. 185). Se figurarem litisconsortes na relao processual e forem diversos os seus advogados, os seus prazos, para contestar, para recorrer de modo geral, para falar nos autos, sero contados em dobro (art. 191). Quando a lei no marcar prazo e ficar a critrio do juiz a determinao do momento para a realizao do ato, incide a regra limitativa do art. 192, segundo a qual as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 24 horas. Questo 54. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AL) No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de dez dias o prazo para a prtica do ato processual a cargo da parte. Comentrios: Art. 185. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de 5 (cinco) dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. Gabarito: errado Questo 55. (FCC/Analista de Controle Externo/TCE/GO) A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor.
41

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Comentrios: Art. 186. A parte poder estabelecido exclusivamente em seu favor. Gabarito: correto

renunciar

ao

prazo

Questo 56. (VUNESP/2008/Analista Judicirio/TJ/MT) A parte no poder renunciar aos prazos, ainda que estabelecidos exclusivamente em seu favor. Comentrios: Art. 186. A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. Gabarito: errado

Prazos para o Ministrio Pblico e para a Fazenda Pblica: Art. 188. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico.

DOU R
DOU R (DOBRO para RECORRER)

Por excluso: qudruplo para contestar No conceito de Fazenda Pblica, englobam-se a Unio, os Estados, Distrito Federal, os Territrios e os Municpios, bem como as respectivas autarquias. As sociedades de economia mista e as empresas pblicas, todavia, no se beneficiam dos favores do art. 188, porque seu regime de direito privado. Questo 57. (FCC/2009/Analista do Ministrio Pblico/MPE/SE) Quando o Ministrio Pblico for parte, computar-se- o prazo em dobro para contestar, recorrer e apresentar contra razes de recursos. Comentrios: Prazos para o Ministrio Pblico e para a Fazenda Pblica: Art. 188. Computar-se- em qudruplo o prazo para
42

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. Gabarito: errado

PRAZO PARA O JUIZ PRATICAR SEUS ATOS: Art. 189. O juiz proferir: I - os despachos de expediente, no prazo de 2 (dois) dias; II - as decises, no prazo de 10 (dez) dias.

Questo 58. (VUNESP/2008/Analista Judicirio/TJ/MT) O juiz proferir os despachos de expediente, no prazo de 2 dias. Comentrios: Art. 189. O juiz proferir: I - os despachos de expediente, no prazo de 2 (dois) dias; II - as decises, no prazo de 10 (dez) dias. Gabarito: correto PRAZO PARA OS SERVENTURIOS (Servidores: Analista, Tcnico) PRATICAREM SEUS ATOS: Art. 190. Incumbir ao serventurio remeter os autos conclusos no prazo de 24 (vinte e quatro) horas e executar os atos processuais no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contados: I - da data em que houver concludo o ato processual anterior , se lhe foi imposto pela lei; II - da data em que determinada pelo juiz. tiver cincia da ordem, quando

Pargrafo nico. Ao receber os autos, certificar o serventurio o dia e a hora em que ficou ciente da ordem, referida no no II. LITISCONSORTES COM DIFERENTES PROCURADORES: Art. 191. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, serlhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos .

43

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

QUEM Parte

Juiz Ministrio Pblico Fazenda Pblica Serventurios

PRAZO No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de 5 (cinco) dias o prazo para a prtica de ato processual Despacho 2 dias Decises 10 dias DOU R (Dobro recorrer) Qudruplo contestar DOU R (Dobro recorrer) Qudruplo contestar Remeter os autos conclusos no prazo de 24 (vinte e quatro) horas e executar os atos processuais no prazo de 48 (quarenta e oito) horas diferentes Dobro

Litisconsortes procuradores

com

Questo 59. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AL) Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhe-o contados em dobro os prazos para contestar e em qudruplo para recorrer. Comentrios: Art. 191. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. Gabarito: errado Questo 60. Quanto aos atos processuais, considere: I. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de dez dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. II. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, serlhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. III. defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. IV. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que consta APENAS em (A) II e III.
44

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

(B) II, III e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) I e IV. Comentrios: Item I errado: Art. 185. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de 5 (cinco) dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte Item II correto: Art. 191. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. Item III correto: Art. 182. defeso (proibido) s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. O juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. Item IV correto: Art. 188. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. Gabarito: b

Princpios que regem os prazos a) Princpio da Paridade de tratamento: decorre do art. 5, caput/CF que as partes tm que ter tratamento igual no processo. Mas h excees, que alguns doutrinadores contestam a constitucionalidade. Assim, o art. 188 do CPC quadruplica o prazo para contestar e duplica para recorrer quando a parte for o Ministrio Pblico ou a Fazenda (devido burocracia).O juiz pode ampliar os prazos quando for justificvel. b) Princpio da Utilidade: os prazos tm que ser suficientes para a prtica dos atos (art. 183, 2, CPC). c) Princpio da Brevidade: o processo deve atingir seu final no menor prazo possvel. d) Princpio da Continuidade (art. 178, CPC): uma vez iniciado o prazo, ele continua a correr at o seu final. Se o ltimo dia cair em feriado, prorrogar-se- at o 1 dia til imediato (art. 184, 1, CPC).

45

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

e) Princpio da Inalterabilidade: contrario sensu (arts. 181 e 182, CPC). Se as partes podem (acordo) modificar os prazos dilatrios, os demais (peremptrios), no podem. f) Princpio da Peremptoriedade (art. 183, CPC): passado o prazo, a parte fica impedida de praticar o ato processual. g) Princpio da Precluso (temporal): perda da faculdade de praticar ato em razo do decurso do prazo. A fixao do termo inicial do prazo importante. O art. 184 do CPC estabelece que no se conta o dia do comeo do prazo, computandose o de seu final. A contagem dos prazos estabelecidos em horas se faz minuto a minuto. O termo inicial se d por publicao, comea a correr no 1 minuto do dia seguinte publicao. Em meses, considera-se ms o perodo de tempo contado do dia do incio ao mesmo dia do ms seguinte. Questo 61. (TCE/TO/2008/Tcnico de Controle Externo) Quanto aos prazos processuais, assinale a opo correta. a) Quando a lei for omissa quanto ao prazo para a prtica de determinado ato, este ser sempre o prazo geral de cinco dias. b) Ressalvados os feriados tambm reconhecidos pelo Judicirio, os prazos so contnuos e no se interrompem por qualquer causa. c) No vivel a prorrogao do prazo da defesa por acordo das partes, salvo se estas contarem com a anuncia do Ministrio Pblico. d) Mesmo que encerrado o expediente forense antes do normal, se deste fato houver ampla e prvia divulgao, o vencimento dos prazos no se alterar. e) Mesmo que haja justa causa para a no realizao do ato no prazo, somente o reconhecimento judicial de sua ocorrncia ser capaz conferir nova oportunidade parte prejudicada. Gabarito: e Questo 62. Considere as seguintes assertivas sobre os PRAZOS, nos termos do Cdigo de Processo Civil: I. Salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, incluindo o dia do comeo e excluindo o do vencimento. II. A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. III. As partes podem, de comum acordo, prorrogar os prazos peremptrios; a conveno, porm, s tem eficcia se, requerida antes do vencimento do prazo, se fundar em motivo legtimo.
46

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

IV. O prazo estabelecido pela lei ou pelo juiz contnuo, no se interrompendo nos feriados. correto o que consta APENAS em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) II, III e IV. (D) II e IV. (E) III e IV. Gabarito: d Questo 63. No que se refere aos prazos, de acordo com o Cdigo de Processo Civil correto afirmar que (A) o juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte ou em caso de calamidade pblica, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. (B) quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 48 (quarenta e oito) horas. (C) o advogado que exceder o prazo legal para devolver os autos ser intimado para devoluo no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de perder o direito de vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente a dois salrios mnimos vigentes na sede do juzo. (D) computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico, ou Empresa Pblica. (E) se suspende o curso do prazo quando for oposta exceo de impedimento ou suspeio do juiz, devendo ser restitudo o prazo por tempo igual ao que faltava para a sua complementao. Gabarito: e Questo 64. Podem ser reduzidos ou prorrogados (A) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, pelo perodo mximo de 60 dias, que s pode ser excedido em caso de calamidade pblica. (B) os prazos peremptrios, desde que as partes, de comum acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. (C) quaisquer prazos, desde que as partes, estando de acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. (D) os prazos peremptrios, desde que as partes o requeiram, de comum acordo, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica e pelo perodo mximo de 60 dias.

47

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

(E) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica, pelo perodo mximo de 30 dias. Gabarito: a Questo 65. No que concerne aos prazos no Cdigo de Processo Civil correto afirmar que (A) a parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente a seu favor. (B) o prazo estabelecido pela lei ou pelo juiz contnuo, suspendendo-se, porm, nos feriados. (C) no havendo preceito legal nem assinao pelo Juiz, ser de dez dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. (D) as partes, de comum acordo, podem prorrogar prazo dilatrio, se houver motivo legtimo, mesmo se requerido aps o seu vencimento. (E) salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, incluindo o dia do comeo e excluindo o do vencimento. Gabarito: a Questo 66. A respeito dos prazos processuais, correto afirmar que (A) a parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. (B) a supervenincia de feriado suspende os prazos processuais previstos em lei. (C) no cmputo dos prazos processuais ser includo o dia do comeo e do vencimento. (D) se o expediente forense for encerrado antes da hora normal, o prazo processual ser acrescido, no primeiro dia til subsequente, das horas que faltaram no dia em que ocorreu a interrupo. (E) na falta de disposio legal ou assinao pelo juiz, o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte ser de 3 dias. Gabarito: a Questo 67. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AL) Quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 24 (vinte e quatro) horas. Comentrios: Art. 192. Quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 24 (vinte e quatro) horas. Gabarito: correto

48

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Da Verificao dos Prazos e das Penalidades

DA INOBSERVNCIA DO PRAZO Compete ao advogado restituir os autos no prazo legal. Da inobservncia dessa norma, ocorrer a precluso, em decorrncia da qual o Juiz mandar, de ofcio riscar o que neles houver escrito o faltoso e desentranhar as alegaes e documentos que apresentar (art. 195). Se ocorrer desrespeito a prazo processual pelo Juiz, qualquer das partes ou o rgo do Ministrio Pblico poder representar ao Presidente do Tribunal de Justia, a quem incumbir o encaminhamento do caso ao rgo competente, para instaurao do procedimento para apurao de responsabilidade. O relator, conforme as circunstncias, poder avocar os autos em que ocorreu o excesso de prazo e designar outro juiz para decidir a causa (art. 198). Art. 193. Compete ao juiz verificar se o serventurio excedeu, sem motivo legtimo, os prazos que este Cdigo estabelece. Art. 194. Apurada a falta, o juiz mandar instaurar procedimento administrativo, na forma da Lei de Organizao Judiciria.

Art. 195. O advogado deve restituir os autos no prazo legal. No o fazendo, mandar o juiz, de ofcio, riscar o que neles houver escrito e desentranhar as alegaes e documentos que apresentar.
Art. 196. lcito a qualquer interessado cobrar os autos ao advogado que exceder o prazo legal. Se, intimado, no os devolver dentro em 24 (vinte e quatro) horas, perder o direito vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo. Pargrafo nico. Apurada a falta, o juiz comunicar o fato seo local da Ordem dos Advogados do Brasil, para o procedimento disciplinar e imposio da multa. Art. 197. Aplicam-se ao rgo do Ministrio Pblico e ao representante da Fazenda Pblica as disposies constantes dos arts. 195 e 196.

49

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 198. Qualquer das partes ou o rgo do Ministrio Pblico poder representar ao presidente do Tribunal de Justia contra o juiz que excedeu os prazos previstos em lei . Distribuda a representao ao rgo competente, instaurar-se- procedimento para apurao da responsabilidade. O relator, conforme as circunstncias, poder avocar os autos em que ocorreu excesso de prazo, designando outro juiz para decidir a causa. Art. 199. A disposio do artigo anterior aplicar-se- aos tribunais superiores na forma que dispuser o seu regimento interno.

Observe que para o serventurio o Juiz verifica se o mesmo excedeu, sem motivo legtimo, os prazos e apurada a falta, o Juiz mandar instaurar procedimento administrativo. J para o advogado, intimado, no os devolver dentro em 24 (vinte e quatro) horas, perder o direito vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo. Apurada a falta, o juiz comunicar o fato seo local da OAB, para o procedimento disciplinar e imposio da multa. Questo 68. (FCC/2009/Analista Judicirio/Execuo de mandados/TRT/Campinas) O advogado que exceder o prazo legal para devolver os autos ser intimado para devoluo no prazo de 24 horas, sob pena de perder o direito de vista fora do cartrio e incorrer em multa, correspondente a 2 salrios mnimos vigentes na sede do juzo. Comentrios: Art. 195. O advogado deve restituir os autos no prazo legal. No o fazendo, mandar o juiz, de ofcio, riscar o que neles houver escrito e desentranhar as alegaes e documentos que apresentar. Art. 196. lcito a qualquer interessado cobrar os autos ao advogado que exceder o prazo legal. Se, intimado, no os devolver dentro em 24 (vinte e quatro) horas, perder o direito vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo.

50

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Pargrafo nico. Apurada a falta, o juiz comunicar o fato seo local da Ordem dos Advogados do Brasil, para o procedimento disciplinar e imposio da multa. Gabarito: errado DA COMUNICAO DOS ATOS Disposies Gerais Comunicao dos atos processuais praticados dentro dos limites territoriais do juzo: Voc vai aprender adiante que a comunicao dos atos processuais ocorre atravs da citao ou intimao que podem ser feitas por ordem judicial ou requisitadas por carta (precatria, de ordem e rogatria). A comunicao do ato processual pode ser real ou presumida (ficta). real quando a cincia dada diretamente pessoa do interessado; presumida, quando feita atravs de um rgo ou um terceiro que se presume faa chegar ocorrncia ao conhecimento do interessado. Comunicao dos atos processuais praticados fora dos limites territoriais do juzo: CARTAS. Art. 200. Os atos processuais sero cumpridos por ordem judicial ou requisitados por carta, conforme hajam de realizar-se dentro ou fora dos limites territoriais da comarca. Art. 201. Expedir-se- carta de ordem se o juiz for subordinado ao tribunal de que ela emanar; carta rogatria, quando dirigida autoridade judiciria estrangeira; e carta precatria nos demais casos.

A autoridade do juiz, pelas regras de competncia, se restringem aos limites de sua circunscrio territorial. Assim, quando o ato tiver de ser praticado em outro territrio, o Juiz no poder pratic-lo diretamente, ter, ento, de requisit-lo por carta autoridade judiciria competente (art. 200). As cartas servem para qualquer prtica de um ato que est alm da circunscrio territorial; so instrumentos que garantem a direo do processo pelo juiz de todo e qualquer ato processual. Essas cartas podem ser de trs espcies diferentes:

51

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

CARTA DE ORDEM: quando destinadas pelo Tribunal Superior a Juiz que lhe for subordinado.

CARTA ROGATRIA: estrangeira.

quando

dirigida

autoridade

judiciria

CARTA PRECATRIA: nos demais casos (art. 201), isto , quando dirigida a juiz nacional de igual categoria jurisdicional.

Questo 69. (FCC/2007Analista Judicirio/Execuo de Mandados/TRF2) A carta de ordem ser remetida autoridade judiciria estrangeira, via diplomtica, depois de traduzida para a lngua do pas em que h de praticar-se o ato. Comentrios: a CARTA ROGATRIA (e no a carta de ordem) que dirigida autoridade judiciria estrangeira. Gabarito: errado

52

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

DAS CARTAS Art. 202. So requisitos essenciais da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria: I - a indicao dos juzes de origem e de cumprimento do ato; II - o inteiro teor da petio, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado; III - a meno do ato processual, que lhe constitui o objeto; IV - o encerramento com a assinatura do juiz. 1o O juiz mandar trasladar (cpias), na carta, quaisquer outras peas, bem como instru-la com mapa, desenho ou grfico, sempre que estes documentos devam ser examinados, na diligncia, pelas partes, peritos ou testemunhas. 2o Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este ser remetido em original, ficando nos autos reproduo fotogrfica. 3o A carta de ordem, carta precatria ou carta rogatria pode ser expedida por meio eletrnico, situao em que a assinatura do juiz dever ser eletrnica, na forma da lei. Art. 203. Em todas as cartas declarar o juiz o prazo dentro do qual devero ser cumpridas, atendendo facilidade das comunicaes e natureza da diligncia.

Segundo o art. 202, so requisitos das cartas de ordem, precatria e rogatria: a) a indicao do juiz de origem e de cumprimento do ato; b) o inteiro teor da petio, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado; c) a meno do ato processual que lhe constitui o objeto; d) o encerramento com a assinatura do juiz. Tanto a carta de ordem como a precatria ou a rogatria so os meios de comunicao de um juiz a outro. O juiz que expede a carta o deprecante, rogante ou ordenante. Quem expede o mandado para que a diligncia seja realizada o juzo destinatrio da carta, que recebe o nome de juiz deprecado, rogado ou ordenado, conforme se trate de carta precatria, rogatria ou de ordem.

53

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

CARTA DE ORDEM: a requisio de ato de juiz de categoria superior a juiz de categoria inferior se faz por carta de ordem. A carta de ordem, alm dos requisitos das cartas em geral, conter prazo para seu cumprimento e, por questo de hierarquia, nunca pode deixar de ser cumprida. CARTA ROGATRIA: a citao mediante carta rogatria, far-se- quando o citando se encontrar em Estado estrangeiro. A carta rogatria ser remetida autoridade estrangeira, por via diplomtica, depois de traduzida para a lngua do pas em que h de praticar-se o ato (art. 210). A carta rogatria das justias estrangeiras depende de exequatur do Presidente do STJ (CF, art. 105, I, i), em procedimento regulado pelo Regimento Interno, o qual, uma vez concedido, vincula o juiz inferior (rogado), que tambm no poder deixar de cumpri-la. O cumprimento dessas rogatrias da competncia dos Juzes federais do 1 grau de jurisdio (CF, art. 109, X). CARTA PRECATRIA: a citao por carta precatria far-se- quando o citando se encontrar fora da jurisdio do juiz da causa, mas dentro do territrio nacional. Na carta precatria, que circula entre juzes do mesmo grau de jurisdio, lcito ao juiz deprecado recusar-lhe cumprimento e devolv-la ao juiz deprecante, por irregularidades formais da carta, nos termos do art. 209. No sendo juiz da causa, mas simples executor de ato deliberado pelo deprecante, ao deprecado no cabe perquirir o mrito, antes de faz-lo cumprir. Apenas quando entender que o ato do deprecado importa invaso de sua competncia absoluta, que o deprecado pode devolver a precatria sem cumprimento, caso em que suscitar o conflito de competncia. Havendo urgncia, permite o art. 205 que a carta de ordem e a carta precatria sejam transmitidas por telegrama, radiograma ou telefone. A carta tem carter itinerante, antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de praticar o ato (art. 204). Cumpridas as cartas, quaisquer que sejam elas, sero restitudas no prazo de 10 dias ao juzo de origem, desde que pagas pela parte as custas devidas (art. 212).

54

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 70. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/rea administrativa/TRT/SC) Dentre outros, apresenta-se como requisito da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria o parcial teor da petio e do instrumento do mandato conferido ao advogado. Comentrios: no parcial teor, mas inteiro teor: Art. 202. So requisitos essenciais da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria: I - a indicao dos juzes de origem e de cumprimento do ato; II - o inteiro teor da petio, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado; III - a meno do ato processual, que lhe constitui o objeto; IV - o encerramento com a assinatura do juiz. Gabarito: errado. Questo 71. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/ rea administrativa/TRT/SC) Dentre outros, apresenta-se como requisito essencial da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria a meno do prazo processual. Comentrios: Art. 202. So requisitos essenciais da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria: I - a indicao dos juzes de origem e de cumprimento do ato; II - o inteiro teor da petio, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado; III - a meno do ato processual, que lhe constitui o objeto; IV - o encerramento com a assinatura do juiz. Gabarito: errado Questo 72. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/ rea administrativa/TRT/SC) Dentre outros, apresenta-se como requisito essencial da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria o encerramento com a assinatura do juiz. Comentrios: Art. 202. So requisitos essenciais da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria: I - a indicao dos juzes de origem e de cumprimento do ato; II - o inteiro teor da petio, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado; III - a meno do ato processual, que lhe constitui o objeto; IV - o encerramento com a assinatura do juiz. Gabarito: correto Questo 73. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AM) Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este ser remetido em

55

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

cpia fotogrfica de alta resoluo, ficando nos autos o documento original. Comentrios: Art. 202 2o Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este ser remetido em original, ficando nos autos reproduo fotogrfica. Gabarito: errado Questo 74. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AM) A carta de ordem, carta precatria ou carta rogatria pode ser expedida por meio eletrnico, situao em que a assinatura do juiz dever ser eletrnica, na forma da lei. Comentrios: Art. 202 3o A carta de ordem, carta precatria ou carta rogatria pode ser expedida por meio eletrnico, situao em que a assinatura do juiz dever ser eletrnica, na forma da lei. Gabarito: correto Art. 204. A carta tem carter itinerante; antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. Art. 205. Havendo urgncia, transmitir-se-o a carta de ordem e a carta precatria por telegrama, radiograma ou telefone. Art. 206. A carta de ordem e a carta precatria, por telegrama ou radiograma, contero, em resumo substancial, os requisitos mencionados no art. 202, bem como a declarao, pela agncia expedidora, de estar reconhecida a assinatura do juiz. Art. 207. O secretrio do tribunal ou o escrivo do juzo deprecante transmitir, por telefone, a carta de ordem, ou a carta precatria ao juzo, em que houver de cumprir-se o ato, por intermdio do escrivo do primeiro ofcio da primeira vara, se houver na comarca mais de um ofcio ou de uma vara, observando, quanto aos requisitos, o disposto no artigo antecedente. 1o O escrivo, no mesmo dia ou no dia til imediato, telefonar ao secretrio do tribunal ou ao escrivo do juzo deprecante, lendo-lhe os termos da carta e solicitando-lhe que lha confirme. 2o Sendo confirmada, o escrivo submeter a carta a despacho.

56

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 75. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AM) A carta tem carter itinerante; antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. Comentrios: Art. 204. A carta tem carter itinerante; antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. Gabarito: correto Questo 76. (FCC/2007/Analista Judicirio/Execuo de Mandados/TRF2) A carta tem carter itinerante, sendo que antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. Comentrios: Art. 204. A carta tem carter itinerante; antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. Art. 208. Executar-se-o, de ofcio, os atos requisitados por telegrama, radiograma ou telefone. A parte depositar, contudo, na secretaria do tribunal ou no cartrio do juzo deprecante, a importncia correspondente s despesas que sero feitas no juzo em que houver de praticar-se o ato. Art. 209. O juiz recusar cumprimento carta precatria, devolvendo-a com despacho motivado: I - quando no estiver revestida dos requisitos legais; II - quando carecer de competncia em razo da matria ou da hierarquia; III - quando tiver dvida acerca de sua autenticidade. Art. 210. A carta rogatria obedecer, quanto sua admissibilidade e modo de seu cumprimento, ao disposto na conveno internacional; falta desta, ser remetida autoridade judiciria estrangeira, por via diplomtica, depois de traduzida para a lngua do pas em que h de praticar-se o ato. Art. 211. A concesso de exequibilidade s cartas rogatrias das justias estrangeiras obedecer ao disposto no Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal.

Art. 212. Cumprida a carta, ser devolvida ao juzo de origem, no prazo de 10 (dez) dias, independentemente de traslado, pagas as custas pela parte.
57

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 77. (CESPE/2009/Analista Judicirio/TRE/AM) No Brasil, o cumprimento da carta rogatria citatria independe do exequatur. Comentrios: depende do exequatur. Gabarito: errado Havendo urgncia, permite o art. 205 que a carta de ordem e a carta precatria sejam transmitidas por telegrama, radiograma ou telefone.

Das Citaes
CONCEITO: Art. 213. Citao o ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado a fim de se defender. Art. 214. Para a validade do processo indispensvel a citao inicial do ru. 1o O comparecimento espontneo do ru supre, entretanto, a falta de citao. 2o Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso.

CONCEITO: citao o ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado a fim de se defender. Assegura o direito a ampla defesa do art. 5., LV, da CF. A citao ato do juiz. impossvel a existncia da relao jurdico processual sem a realizao da citao porque nenhum efeito surgir da sentena sem ampla defesa e contraditrio. A bilateralidade fundamental para uma sentena de mrito. O prprio art. 214 determina que indispensvel a citao do ru para a validade do processo. Sem a citao todo o procedimento se contamina de irreparvel nulidade, que impede a sentena de fazer coisa julgada. Em qualquer poca, independentemente de ao rescisria, ser lcito ao ru arguir nulidade de semelhante decisrio (art. 741, I). Na verdade, ser nenhuma a sentena assim irregularmente prolatada.

58

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Embora feita, e ento no se fala em falta ou inexistncia de citao, esta poder manchar-se de vcios que a faam nula. Falta de citao ou citao nula produzem as mesmas consequncias: nulo o processo. Mas tanto num como noutro caso, conforme o art. 214, no seu 1., do CPC, o comparecimento espontneo do ru, supre a falta de citao. Portanto, se a parte, por outras vias, soube da existncia da demanda proposta e espontaneamente compareceu para responder, no poder alegar ausncia ou nulidade de citao. Mas o ru pode comparecer apenas para alegar a nulidade. Neste caso, ter o juiz que verificar e decidir se a alegao ou no fundada. Ou seja: se rejeitada a alegao, suprido que est o vcio pelo comparecimento do ru, prosseguir o processo seus tramites regulares; mas, caso esta realmente exista, o juiz dever declarar a nulidade ou a inexistncia da citao, e no haver, mesmo assim, necessidade de realizar-se nova e completa diligncia citatria: o ru ser legalmente considerado citado na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso em que se reconheceu a nulidade alegada (art. 214, 2), correndo da o prazo para defesa. Questo 78. (CESPE/2009/Tcnico Judicirio/TRT/SC) Em que pese a citao vlida ser essencial para o desenvolvimento regular do processo, possvel que seja suprida a sua falta ou nulidade. Comentrios: Art. 214 1o O comparecimento espontneo do ru supre, entretanto, a falta de citao. Questo 79. (CESPE/2008/Analista Judicirio/Execuo de Mandados/ TJDF) Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. Comentrios: Art. 214 2o Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. Gabarito: correto Questo 80. (FCC/2007/Analista Judicirio/TRF2) Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso.

59

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Comentrios: Art. 214 2o Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. Gabarito: correto

Art. 215 Far-se- a citao pessoalmente ao ru, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado. 1o Estando o ru ausente, a citao far-se- na pessoa de seu mandatrio, administrador, feitor ou gerente, quando a ao se originar de atos por eles praticados. 2o O locador que se ausentar do Brasil sem cientificar o locatrio de que deixou na localidade, onde estiver situado o imvel, procurador com poderes para receber citao, ser citado na pessoa do administrador do imvel encarregado do recebimento dos aluguis. Art. 216 A citao efetuar-se- em qualquer lugar em que se encontre o ru. Pargrafo nico. O militar, em servio ativo (em servio!), ser citado na unidade em que estiver servindo se no for conhecida a sua residncia ou nela no for encontrado. Art. 217. Regra: No se far, porm, a citao, Exceo: salvo para evitar o perecimento do direito: I - a quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso; II - ao cnjuge ou a qualquer parente do morto, consanguneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes; III - aos noivos, nos 3 (trs) primeiros dias de bodas; IV - aos doentes, enquanto grave o seu estado.

Questo 81. (FCC/2009/Analista Judicirio/TRT/Campinas) No se far, porm, a citao, salvo para evitar o perecimento do direito ao cnjuge ou a qualquer parente do morto, consanguneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 10 (dez) dias seguintes. Comentrios: Art. 217. No se far, porm, a citao, Exceo: salvo para evitar o perecimento do direito: I - a quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso;

60

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

II - ao cnjuge ou a qualquer parente do morto, consanguneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes. III - aos noivos, nos 3 (trs) primeiros dias de bodas; IV - aos doentes, enquanto grave o seu estado. Gabarito: errado Questo 82. (FCC/2007/Analista Judicirio/TRF2) No se far, porm, a citao, salvo para evitar o perecimento do direito aos noivos, nos 3 (trs) primeiros dias de bodas. Comentrios: Art. 217. No se far, porm, a citao, Exceo: salvo para evitar o perecimento do direito aos noivos, nos 3 (trs) primeiros dias de bodas. Gabarito: correto

Art. 218. Tambm no se far citao, quando se verificar que o ru demente ou est impossibilitado de receb-la. 1o O oficial de justia passar certido, descrevendo minuciosamente a ocorrncia. O juiz nomear um mdico, a fim de examinar o citando. O laudo ser apresentado em 5 (cinco) dias. 2o Reconhecida a impossibilidade, o juiz dar ao citando um curador, observando, quanto sua escolha, a preferncia estabelecida na lei civil. A nomeao restrita causa. 3o A citao ser feita na pessoa do curador, a quem incumbir a defesa do ru.

Pelo art. 215 do CPC, far-se- citao pessoalmente ao ru, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado. O ru menor impbere ser citado por intermdio de seu representante legal, e se o ru for menor pbere, tanto ele quanto o representante sero citados. vlida a citao feita procurador com poderes especficos para receber citao. A citao pode ser feita em qualquer lugar que o ru seja encontrado (art. 216), porm, preferencialmente no seu endereo. O militar em servio ativo s ser citado na unidade em que estiver servindo, se

61

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

no for conhecida a sua residncia ou nela no for encontrado (art. 216, pargrafo nico). Existem algumas situaes em que a citao no pode ocorrer, salvo se houver necessidade de evitar o perecimento do direito (art. 217 do CPC): a) ao servidor pblico, na repartio em que trabalhar; b) a quem estiver assistindo a cultos religiosos; c) no dia do falecimento, ou nos sete dias subsequentes de parentes prximos do ru; d) noivos no dia do matrimnio, e nos trs dias subsequentes; e) aos doentes, enquanto grave o seu estado de sade. Caso a sade implique em demncia, o Juiz dever verificar se o indivduo j foi interditado. Caso j tenha sido, citar o curador, e, caso contrrio, aps aferio do problema nomear um curador ao ru para que promova a defesa (art. 218 e ). Questo 83. (CESPE/2008/Analista Mandados/TRTRJ) O oficial de justia, ao demncia do ru ou outra situao recebimento da citao, certificar circunstanciada no mandado e citar apontados como curadores pela lei civil. Judicirio/Execuo de verificar que o estado de capaz de inviabilizar o o ocorrido de forma qualquer um daqueles

Comentrios: Art. 218 3o A citao ser feita na pessoa do curador, a quem incumbir a defesa do ru. Gabarito: errado

62

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

EFEITOS DA CITAO VLIDA

EFEITOS DA CITAO VLIDA: Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio.
1o A interrupo da prescrio retroagir data da propositura da ao. 2o Incumbe parte promover a citao do ru nos 10 (dez) dias subsequentes ao despacho que a ordenar, no ficando prejudicada pela demora imputvel exclusivamente ao servio judicirio. 3o No sendo citado o ru, o juiz prorrogar o prazo at o mximo de 90 (noventa) dias. 4o No se efetuando a citao nos prazos mencionados nos pargrafos antecedentes, haver-se- por no interrompida a prescrio. 5o O juiz pronunciar, de ofcio, a prescrio. 6o Passada em julgado a sentena, a que se refere o pargrafo anterior, o escrivo comunicar ao ru o resultado do julgamento. Art. 220. O disposto no artigo anterior aplica-se a todos os prazos extintivos previstos na lei.

PREVENO DO JUZO: atribuir a causa a um Juiz competente dentre os vrios competentes para esta causa. Competncia para que um nico juzo decida demandas conexas ou continentes. Feita a citao torna-se preventa a competncia do juiz que a ordenou. Caso ocorra preveno entre juzos da mesma comarca, aquele que primeiro despachou atrair os outros feitos para deciso conjunta (art. 106 do CPC). Caso sejam demandas que tramitem em comarcas diferentes, aquele que primeiro cita, chamar os outros feitos para deciso conjunta (art. 219 do CPC).

63

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 106: Mesma comarca

PREVENO: Juiz prevento


Art. 219. Comarcas diversas

O Juiz que despachou em primeiro lugar

Citao vlida

LITISPENDNCIA: aqui significa uma lide pendente. A mesma ao no poder ser proposta perante o mesmo ou outro juiz. E, se vier a ser proposta, o ru poder opor-lhe, a fim de paralis-la, a exceo de litispendncia (art. 301, V, do CPC). TORNA LITIGIOSA A COISA: com a citao vlida, o bem jurdico passa a ser litigioso, devendo se submeter a uma deciso. Por conseguinte, a litigiosidade faz com que as partes mantenham a coisa no estado em que se encontra, no momento da citao vlida. Qualquer alterao ilegal no estado da coisa considerado um atentado (art. 879, III, do CPC), podendo gerar indenizao. CONSTITUI EM MORA O DEVEDOR: a citao constitui em mora o devedor nas obrigaes sem vencimento certo. Este efeito no perde a citao, mesmo quando ordenada por juiz incompetente. que, nesse caso, a citao, embora defeituosa, valer como interpelao ou notificao. Portanto, temos um efeito material em um instituto processual. INTERRUPO DA PRESCRIO: caso a parte promova a citao do ru nos dez dias subsequentes ao despacho (art. 219, 2. e 3., do CPC), cessa a contagem da prescrio e o prazo volta ao seu incio. Todavia, se se no efetuar a citao nesse prazo, o juiz prorrogar o prazo at o mximo de 90 dias ( 3). No se efetuando a citao nos prazos mencionados nos pargrafos antecedentes, haver-se- por no interrompida a prescrio ( 4). No se tratando de direitos patrimoniais, o juiz poder, de ofcio, conhecer da prescrio e decret-la de imediato ( 5).

64

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 84. (VUNESP/2008/Advogado/CREA/SP) A citao, quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor. Comentrios: EFEITOS DA CITAO VLIDA: Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. Gabarito: correto Questo 85. (FCC/2009/Analista Judicirio/TJ/SE) Ordenada por juiz incompetente no constituir em mora o devedor. Comentrios: EFEITOS DA CITAO VLIDA: Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. Gabarito: errado MODALIDADES DE CITAO

REAL (PESSOAL art. 215) CITAO

CORREIO (regra): art. 222 OFICIAL DE JUSTIA: art. 224

EDITAL: art. 231 FICTA HORA CERTA: arts. 227, 228 e 229

MODALIDADES: Art. 221. A citao far-se-: I - pelo correio; (pessoal) II - por oficial de justia; (pessoal e ficta/hora certa) III - por edital. (ficta) IV - por meio eletrnico, conforme regulado em lei prpria.

65

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

CITAO REAL (PESSOAL) CORREIO ( a regra): Art. 222. Regra: A citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas, exceto: Excees (nesses casos a citao ser por Oficial de Justia): a) nas aes de estado; b) quando for r pessoa incapaz; c) quando for r pessoa de direito pblico; d) nos processos de execuo; e) quando o ru residir em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia; f) quando o autor a requerer de outra forma. Art. 223. Deferida a citao pelo correio, o escrivo ou chefe da secretaria remeter ao citando cpias da petio inicial e do despacho do juiz, expressamente consignada em seu inteiro teor a advertncia a que se refere o art. 285, segunda parte, comunicando, ainda, o prazo para a resposta e o juzo e cartrio, com o respectivo endereo. Pargrafo nico. A carta ser registrada (AR: Aviso de Recebimento) para entrega ao citando, exigindo-lhe o carteiro, ao fazer a entrega, que assine o recibo. Sendo o ru pessoa jurdica, ser vlida a entrega a pessoa com poderes de gerncia geral ou de administrao.

Segundo o art. 221, a citao far-se- pelo correio, por oficial de justia e por edital. Citao real pelo correio: a regra geral a citao pelo correio, a no ser nas aes de estado, quando o ru for incapaz ou pessoa jurdica de direito pblico, nos processos de execuo, quando o ru residir em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia ou quando o autor a requerer de outra forma (art. 222). A citao ser feita mediante carta registrada com AR (Aviso de Recebimento).

66

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

CITAO REAL (PESSOAL) OFICIAL DE JUSTIA: Art. 224. Farse- a citao por meio de oficial de justia nos casos ressalvados no art. 222, ou quando frustrada a citao pelo correio. Art. 225. O mandado, que o oficial de justia tiver de cumprir, dever conter: I - os nomes do autor e do ru, bem como os respectivos domiclios ou residncias; II - o fim (finalidade) da citao, com todas as especificaes constantes da petio inicial, bem como a advertncia a que se refere o art. 285 (no sendo contestada a ao, se presumiro aceitos pelo ru, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor), segunda parte, se o litgio versar sobre direitos disponveis; III - a cominao, se houver; IV - o dia, hora e lugar do comparecimento; V - a cpia do despacho; VI - o prazo para defesa; VII - a assinatura do escrivo e a declarao de que o subscreve por ordem do juiz. Pargrafo nico. O mandado poder ser em breve relatrio, quando o autor entregar em cartrio, com a petio inicial, tantas cpias desta quantos forem os rus; caso em que as cpias, depois de conferidas com o original, faro parte integrante do mandado. Art. 226. Incumbe ao oficial de justia procurar o ru e, onde o encontrar, cit-lo: I - lendo-lhe o mandado e entregando-lhe a contraf (cpia); II - portando por f se recebeu ou recusou a contraf; III - obtendo a nota de ciente (assinatura do ru), ou certificando que o ru no a aps (no assinou) no mandado.

67

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Citao real por oficial de justia: em todos os casos em que seja inadequada a citao por correio ou quando esta for frustrada, dever a citao ser feita por mandado. Mandado o ato do juiz, instrumentado pelo escrivo, que o assina. Munido do mandado, o oficial de justia procurar o citando, lendo-lhe e entregando-lhe a contraf. CITAO FICTA OFICIAL DE JUSTIA HORA CERTA: Art. 227. Quando, por trs vezes, o oficial de justia houver procurado o ru em seu domiclio ou residncia, sem o encontrar, dever, havendo suspeita de ocultao, intimar a qualquer pessoa da famlia, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltar, a fim de efetuar a citao, na hora que designar. Art. 228. No dia e hora designados, o oficial de justia, independentemente de novo despacho, comparecer ao domiclio ou residncia do citando, a fim de realizar a diligncia. 1o Se o citando no estiver presente, o oficial de justia procurar informar-se das razes da ausncia, dando por feita a citao, ainda que o citando se tenha ocultado em outra comarca. 2o Da certido da ocorrncia, o oficial de justia deixar contraf com pessoa da famlia ou com qualquer vizinho, conforme o caso, declarando-lhe o nome. Art. 229. Feita a citao com hora certa, o escrivo enviar ao ru carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo cincia. Art. 230. Nas comarcas contguas (vizinhas), de fcil comunicao, e nas que se situem na mesma regio metropolitana, o oficial de justia poder efetuar citaes ou intimaes em qualquer delas.

68

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Citao ficta com hora certa: a hiptese em que o oficial de justia por trs vezes no encontra o ru e suspeita que o mesmo est se ocultando (art. 227). O oficial de justia, ento, informa a qualquer pessoa da famlia ou a qualquer vizinho que no dia imediato voltar a fim de efetuar a citao, na hora que designar. Se, ao retornar, o ru continuar fora de casa, o oficial procurar informar-se das razes da ausncia. Se dessas informaes se desfizer a suspeita de ocultao, prejudicada estar a citao com hora certa; no as considerando justas, dar por feita a citao, mesmo sem a presena do ru, e ainda, mesmo que a ocultao tenha se dado em outra comarca (art. 228, 1). Citao ficta por edital: aqui o autor deve demonstrar que esgotou todas as hipteses para localizar o ru. Normalmente, o oficial de justia informa que o ru desconhecido ou no se pode individualiz-lo (ru incerto), ou que este se encontra em local ignorado, incerto ou inacessvel (art. 231).

CITAO FICTA EDITAL: Art. 231. Far-se- a citao por edital: I - quando desconhecido ou incerto o ru; II - quando ignorado, incerto ou inacessvel o lugar em que se encontrar; III - nos casos expressos em lei. 1o Considera-se inacessvel, para efeito de citao por edital, o pas que recusar o cumprimento de carta rogatria. 2o No caso de ser inacessvel o lugar em que se encontrar o ru, a notcia de sua citao ser divulgada tambm pelo rdio, se na comarca houver emissora de radiodifuso.

69

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 232. So requisitos da citao por edital: I - a afirmao do autor, ou a certido do oficial , quanto s circunstncias previstas nos ns. I e II do artigo antecedente; II - a afixao do edital, na sede do juzo, certificada pelo escrivo; III - a publicao do edital no prazo mximo de 15 (quinze) dias, uma vez no rgo oficial e pelo menos duas vezes em jornal local, onde houver; IV - a determinao, pelo juiz, do prazo, que variar entre 20 (vinte) e 60 (sessenta) dias, correndo da data da primeira publicao; V - a advertncia a que se refere o art. 285, segunda parte, se o litgio versar sobre direitos disponveis. 1o Juntar-se- aos autos um exemplar de cada publicao, bem como do anncio, de que trata o no II deste artigo. 2o A publicao do edital ser feita apenas no rgo oficial quando a parte for beneficiria da Assistncia Judiciria . Art. 233. A parte que requerer a citao por edital, alegando dolosamente os requisitos do art. 231, I e II, incorrer em multa de 5 (cinco) vezes o salrio mnimo vigente na sede do juzo. Pargrafo nico. A multa reverter em benefcio do citando.

Questo 86. (FCC/2009/Analista Judicirio/TJ/SE) A interrupo da prescrio pela citao retroagir data da propositura da ao. Comentrios: Art. 219 1o A interrupo da prescrio retroagir data da propositura da ao. Gabarito: correto Questo 87. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/PA) Vale a citao de pessoa jurdica feita por fax, se recebido pelo representante legal da r. Comentrios: MODALIDADES: Art. 221. A citao far-se-: I - pelo correio; (pessoal) II - por oficial de justia; (pessoal e ficta/hora certa) III - por edital. (ficta) IV - por meio eletrnico, conforme regulado em lei prpria. Gabarito: errado

70

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 88. (FCC/2012/TRF/2 regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Num processo h dois rus: Paulo, que foi citado pelo correio, em 20/02/2011, tendo o aviso de recebimento sido juntado aos autos em 02/03/2011; Pedro, que foi citado pessoalmente, em 10/03/2011, tendo o oficial de justia certificado o cumprimento do mandado de citao em 11/03/2011, tendo o mandado de citao sido juntado aos autos em 20/03/2011. Nesse caso, comea a correr o prazo para Paulo da data a) em que o oficial de justia certificou ter cumprido o mandado de citao de Pedro. b) em que Paulo foi citado pelo correio. c) em que o aviso de recebimento da carta de citao de Paulo foi juntado aos autos. d) em que Pedro foi citado pelo oficial de justia. e) de juntada aos autos do mandado de citao de Pedro. Gabarito: c Questo 89. (FCC/2012/TRF/2 regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) O oficial de justia, de posse do mandato de citao, procurou o ru em seu domiclio e residncia, por trs vezes, sem o encontrar, havendo suspeita de ocultao. Nesse caso, o oficial de justia dever a) devolver o mandato a cartrio, para que o juiz determine qual a providncia a ser tomada. b) solicitar auxlio da polcia para efetivar a citao. c) proceder a citao com hora certa. d) continuar procurando o ru por tantos dias quantos forem necessrios, at conseguir efetivar a citao. e) devolver o mandato a cartrio, para ser feita a citao por edital. Gabarito: c

A respeito da Questo 90. (FCC/2011/PGE-MT/Procurador) comunicao dos atos processuais, considere: I. A inexistncia de citao no pode ser alegada aps o trnsito em julgado da sentena.
71

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

II. Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade da citao e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. III. O mandado de citao no tem validade se no estiver assinado pelo juiz. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II. e) III. Comentrios: Art. 213 2o Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. Art. 225. O mandado, que o oficial de justia tiver de cumprir, dever conter: I - os nomes do autor e do ru, bem como os respectivos domiclios ou residncias; II - o fim (finalidade) da citao, com todas as especificaes constantes da petio inicial, bem como a advertncia a que se refere o art. 285 (no sendo contestada a ao, se presumiro aceitos pelo ru, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor) , segunda parte, se o litgio versar sobre direitos disponveis; III - a cominao, se houver; IV - o dia, hora e lugar do comparecimento; V - a cpia do despacho; VI - o prazo para defesa; VII - a assinatura do escrivo e a declarao de que o subscreve por ordem do juiz.
Pargrafo nico. O mandado

Gabarito: d

Questo 91. Considere as seguintes assertivas: I. Excepcionalmente, o juiz poder nomear curador especial ao ru incapaz que tenha representante legal. II. O juiz dever nomear curador especial ao ru citado por hora certa que no apresentar contestao no prazo legal. III. O Municpio ser representado em juzo, ativa e passivamente, por seu Procurador ou Prefeito. IV. Nas aes em que o esplio for parte, os herdeiros nunca figuraro no polo ativo ou passivo da demanda, pois sero representados em juzo pelo inventariante. correto o que consta APENAS em (A) II, III e IV. (B) II e III.
72

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

(C) I, II e III. (D) I e II. (E) I, II e IV. Gabarito: c Questo 92. (FCC/2007/Analista Judicirio/TRF2) A citao poder ser feita pelo correio se o ru residir em outra comarca. Comentrios: CITAO REAL (PESSOAL) CORREIO ( a regra): Art. 222. Regra: A citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas, exceto: Excees (nesses casos a citao ser por Oficial de Justia): a) nas aes de estado; b) quando for r pessoa incapaz; c) quando for r pessoa de direito pblico; d) nos processos de execuo; e) quando o ru residir em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia; f) quando o autor a requerer de outra forma. Gabarito: correto Questo 93. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/MA) A citao poder ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas nas aes de estado. Comentrios: CITAO REAL (PESSOAL) CORREIO ( a regra): Art. 222. Regra: A citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas, exceto: Excees (nesses casos a citao ser por Oficial de Justia): a) nas aes de estado; b) quando for r pessoa incapaz; c) quando for r pessoa de direito pblico; d) nos processos de execuo; e) quando o ru residir em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia; f) quando o autor a requerer de outra forma. Gabarito: errado Questo 94. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/MA) A citao poder ser feita pelo correio, quando for r pessoa incapaz. Comentrios: CITAO REAL (PESSOAL) CORREIO ( a regra): Art. 222. Regra: A citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas, exceto: Excees (nesses casos a citao ser por Oficial de Justia): a) nas aes de estado;
73

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

b) quando for r pessoa incapaz; c) quando for r pessoa de direito pblico; d) nos processos de execuo; e) quando o ru residir em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia; f) quando o autor a requerer de outra forma. Gabarito: errado Questo 95. (FCC/2009/Analista Judicirio/TJ/SE) A citao poder ser feita pelo correio, quando for r pessoa jurdica de direito pblico Comentrios: CITAO REAL (PESSOAL) CORREIO ( a regra): Art. 222. Regra: A citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas, exceto: Excees (nesses casos a citao ser por Oficial de Justia): a) nas aes de estado; b) quando for r pessoa incapaz; c) quando for r pessoa de direito pblico; d) nos processos de execuo; e) quando o ru residir em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia; f) quando o autor a requerer de outra forma. Gabarito: errado Questo 96. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/MA) A citao poder ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas quando for r pessoa jurdica de direito pblico. Comentrios: CITAO REAL (PESSOAL) CORREIO ( a regra): Art. 222. Regra: A citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas, exceto: Excees (nesses casos a citao ser por Oficial de Justia): a) nas aes de estado; b) quando for r pessoa incapaz; c) quando for r pessoa de direito pblico; d) nos processos de execuo; e) quando o ru residir em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia; f) quando o autor a requerer de outra forma. Gabarito: errado Questo 97. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/PA) A falta de meno do prazo para que seja considerada perfeita a citao por edital torna-a ineficaz.

74

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Comentrio: Art. 223. Deferida a citao pelo correio, o escrivo ou chefe da secretaria remeter ao citando cpias da petio inicial e do despacho do juiz, expressamente consignada em seu inteiro teor a advertncia a que se refere o art. 285, segunda parte, comunicando, ainda, o prazo para a resposta e o juzo e cartrio, com o respectivo endereo. Gabarito: correto

Das Intimaes

CONCEITO: Art. 234. Intimao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. Regra: Art. 235. As intimaes efetuam-se de ofcio, em processos pendentes, salvo (exceo) disposio em contrrio. Regra: Art. 236. No Distrito Federal e nas Capitais dos Estados e dos Territrios, consideram-se feitas as intimaes pela s publicao dos atos no rgo oficial.

1o indispensvel, sob pena de nulidade, que da publicao constem os nomes das partes e de seus advogados, suficientes para sua identificao. 2o A intimao do Ministrio Pblico, em qualquer caso ser feita pessoalmente.

75

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 237. Nas demais comarcas aplicar-se- o disposto no artigo antecedente, se houver rgo de publicao dos atos oficiais; no o havendo, competir ao escrivo intimar, de todos os atos do processo, os advogados das partes: I - pessoalmente, tendo domiclio na sede do juzo; II - por carta registrada (correio com AR), com aviso de recebimento quando domiciliado fora do juzo. Pargrafo nico. As intimaes podem ser feitas de forma eletrnica, conforme regulado em lei prpria.

INTIMAO: Ato processual de ofcio, por meio do qual se d cincia as partes dos termos do processo para que estas conheam, faam ou deixem de fazer alguma coisa. Destinatrios: 1) Advogados: atravs do dirio oficial (regra geral), e imprensa e cartrio antes do dirio oficial; 2) Partes: carta registrada; oficial de justia; testemunha e terceiros; 3) Pessoalmente: MP, Fazenda pblica, defensoria, entrega pessoalmente do processo na prpria repartio pblica. Art. 238. No dispondo a lei de outro modo, regra: as intimaes sero feitas s partes, aos seus representantes legais e aos advogados pelo correio ou, se presentes em cartrio, diretamente pelo escrivo ou chefe de secretaria. Pargrafo nico. Presumem-se vlidas as comunicaes e intimaes dirigidas ao endereo residencial ou profissional declinado (indicado) na inicial, contestao ou embargos, cumprindo s partes atualizar o respectivo endereo sempre que houver modificao temporria ou definitiva.

76

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 239. Far-se- a intimao por meio de oficial de justia quando frustrada a realizao pelo correio. Pargrafo nico. A certido de intimao deve conter (requisitos): I - a indicao do lugar e a descrio da pessoa intimada, mencionando, quando possvel, o nmero de sua carteira de identidade e o rgo que a expediu; II - a declarao de entrega da contraf (cpia); III - a nota de ciente ou certido de que o interessado no a aps no mandado.

Art. 240. Salvo disposio em contrrio, os prazos para as partes, para a Fazenda Pblica e para o Ministrio Pblico contar-seo da intimao. Pargrafo nico. As intimaes consideram-se realizadas no primeiro dia til seguinte, se tiverem ocorrido em dia em que no tenha havido expediente forense.

INICIO DA CONTAGEM DO PRAZO: Art. 241. Comea a correr o prazo: I - quando a citao ou intimao for pelo correio, da data de juntada aos autos do aviso de recebimento (juntada do AR); II - quando a citao ou intimao for por oficial de justia, da data de juntada aos autos do mandado (do oficial de justia) cumprido; III - quando houver vrios rus, da data de juntada aos autos do ltimo aviso de recebimento (juntada do ltimo AR) ou mandado (do oficial de justia) citatrio cumprido; IV - quando o ato se realizar em cumprimento de carta de ordem, precatria ou rogatria, da data de sua juntada aos autos devidamente cumprida; V - quando a citao for por edital, finda a dilao (do prazo) assinada pelo juiz.
77

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Citao pelo correio

ou

Da data de juntada aos autos do aviso de recebimento intimao (juntada do AR) Da data de juntada aos autos do mandado (do oficial de justia) cumprido Da data de juntada aos autos do ltimo aviso de recebimento (juntada do ltimo AR) ou mandado (do oficial de justia) citatrio cumprido Da data de sua juntada aos autos devidamente cumprida Finda a dilao (do prazo) assinada pelo juiz

Citao ou intimao for por oficial de justia

Vrios rus

Carta de ordem, precatria ou rogatria Citao for por edital

Art. 242. O prazo para a interposio de recurso conta-se da data, em que os advogados so intimados da deciso, da sentena ou do acrdo.
1o Reputam-se intimados na audincia, quando nesta publicada a deciso ou a sentena. 2o Havendo antecipao da audincia, o juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, mandar intimar pessoalmente os advogados para cincia da nova designao.

Intimao , na definio legal, o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa (art. 234). Trata-se de ato futuro, ao contrrio da citao, que para dar cincia ao ru ou interessado para se defender (ato pretrito).
78

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Trata-se de ato de comunicao processual importante porque da intimao que comeam a fluir os prazos para que as partes exeram os direitos e faculdades processuais (art. 240). Destinatrios das intimaes podem ser as partes, seus advogados, o rgo do Ministrio Pblico, os auxiliares da justia e outras pessoas (testemunhas, o perito etc.). As intimaes podem ser feitas pelo escrivo, pelo correio, pelo oficial de justia e por publicao na imprensa. Admite-se tambm por edital e com hora certa. No Distrito Federal e nas Capitais dos Estados e dos Territrios, a intimao se faz pela publicao dos atos processuais no rgo oficial (art. 236). Os representantes do Ministrio Pblico nunca so intimados pela imprensa, mas sempre pessoalmente (236, 2). Os Defensores Pblicos tambm gozam do privilgio de intimao pessoal. dispensvel a intimao do advogado que subscreve a petio e tomou conhecimento do despacho pelo escrivo ou chefe da secretaria, em cartrio (art. 238). No sendo possvel a intimao pessoal pelo escrivo ou sendo frustrada a que se tentou pelo correio, cabe ao oficial de justia realiz-la em cumprimento de mandado (art. 239). Forma especial de intimao a prevista pelo art. 242, 1, onde se dispe que os advogados reputam-se intimados na audincia, quando nesta publicada a deciso ou a sentena. Questo 98. (FCC/2007/Analista Judicirio/TRF2) Citao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. Comentrios: Art. 234. Intimao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. Gabarito: errado Questo 99. (CESPE/2008/Analista Judicirio/TJDF) Em regra, as intimaes efetuam-se de ofcio. Gabarito: correto

79

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

DAS NULIDADES Art. 243. Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretao desta no pode ser requerida pela parte que lhe deu causa. Art. 244. Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominao de nulidade, o juiz considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcanar a finalidade.

Art. 245. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, sob pena de precluso. Pargrafo nico. No se aplica esta disposio s nulidades que o juiz deva decretar de ofcio, nem prevalece a precluso, provando a parte legtimo impedimento. Art. 246. nulo o processo, quando o Ministrio Pblico no for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. Pargrafo nico. Se o processo tiver corrido, sem conhecimento do Ministrio Pblico, o juiz o anular a partir do momento em que o rgo devia ter sido intimado.

Questo 100. (CESPE/2008/Analista Judicirio/TRT/RJ) As intimaes nas Capitais dos Estados e do Distrito Federal sero consideradas realizadas pela s publicao dos atos no rgo oficial, desde que desta conste os nomes das partes e de seus advogados. Comentrios: Art. 236. No Distrito Federal e nas Capitais dos Estados e dos Territrios, consideram-se feitas as intimaes pela s publicao dos atos no rgo oficial. 1o indispensvel, sob pena de nulidade, que da publicao constem os nomes das partes e de seus advogados , suficientes para sua identificao. Gabarito: correto

80

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 247. As citaes e as intimaes sero nulas, quando feitas sem observncia das prescries legais. Art. 248. Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes. Art. 249. O juiz, ao pronunciar a nulidade, declarar que atos so atingidos, ordenando as providncias necessrias, a fim de que sejam repetidos, ou retificados (corrigidos). 1o O ato no se repetir nem se lhe suprir a falta quando no prejudicar a parte. 2o Quando puder decidir do mrito a favor da parte a quem aproveite a declarao da nulidade, o juiz no a pronunciar nem mandar repetir o ato, ou suprir-lhe a falta. Art. 250. O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulao dos atos que no possam ser aproveitados , devendo praticar-se os que forem necessrios, a fim de se observarem, quanto possvel, as prescries legais. Pargrafo nico. Dar-se- o aproveitamento dos atos praticados, desde que no resulte prejuzo defesa.

Questo 101. (VUNESP/2009/Oficial de Justia/TJ/SP) anulvel citao realizada sem observncia das prescries legais. Comentrios: Art. 247. As citaes e as intimaes sero nulas, quando feitas sem observncia das prescries legais. Gabarito: errado Questo 102. (CESPE/2008/Agente Administrativo/DPU) Anulado o ato processual, sero reputados de nenhum efeito todos os atos subsequentes, ainda que dele no dependam. Comentrios: Art. 248. Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes. Gabarito: errado

81

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

O ato processual como todo ato jurdico exige: sujeito capaz, objeto lcito e forma prescrita ou no defesa (proibida) por lei. No que diz respeito aos sujeitos partes devem atender requisitos materiais de capacidade jurdica (maioridade, assistncia ou representao), bem como, a postulatria, salvo o disposto no art. 36 do CPC. Quanto ao objeto lcito h dispositivos legais que mandam o juiz reprimir qualquer ato contrrio dignidade da justia (CPC, art. 125, III, etc). No que se refere forma, este o campo onde mais se mostra importante a teoria das nulidades. Os sistemas de invalidades do Direito Civil e do Direito Processual Civil so diferentes: no Direito Civil a nulidade nunca se convalida (nunca se torna vlida). Deve ser decretada de ofcio e a decretao tem eficcia ex tunc (retroativo) e dispensa ao para o reconhecimento e no caso da anulabilidade, pode ser convalidada, depende de provocao e o ato tem efeito ex nunc (no retroativo) e somente pode ser decretada por meio de ao. O Direito Processual Civil possui seu sistema prprio de invalidades, diferente do Direito Civil. Tomemos como exemplo a citao invlida, que causa de nulidade absoluta, cominada pelo CPC, art. 247, mas que pode ser suprida (CPC, art. 214, 2), podendo ser sanada (corrigida), tornando a nulidade absoluta sanvel. Tantos as nulidades absolutas quanto s anulabilidades (nulidade relativa) so passveis de serem sanadas, pela incidncia do princpio da instrumentalidade das formas.

ESPCIES DE VCIOS OU DEFEITOS DOS ATOS PROCESSUAIS: Atos processuais Nulos, Anulveis e Inexistentes Atos inexistentes: no renem os mnimos requisitos de fato para sua existncia como ato jurdico afeta assim a prpria vida do ato. Jamais se convalida e no precisa ser invalidado. Caso rarssimo. Ex.: sentena proferida por quem no juiz. O CPC considera de forma expressa como inexistente o previsto no artigo 37, pargrafo nico. Absolutamente nulos (nulidades absolutas): pertence categoria dos atos processuais, mas sua condio jurdica mostra-se gravemente afetada por defeito localizado em seus requisitos
82

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

essenciais. Considerado com vcio insanvel e pode ser invalidado por iniciativa do juiz, independentemente de provocao da parte interessada. A vida do ato aparente, pois no apta a produzir a eficcia do ato jurdico. Necessria a invalidao. Pode ser arguida/alegada a nulidade absoluta a qualquer tempo, so insuscetveis de precluso. Ex.: citao com inobservncia das prescries legais (CPC, art. 247) e ser nula a sentena que vier a ser proferida no processo, se correr sem citao (CPC, art. 741, I). O ato nulo no pode ser sanado, mas substitudo por outro, no caso da citao, pode ser suprida pelo comparecimento do ru, que faz as vezes da citao vlida. Relativamente nulos (nulidades relativas/anulveis): ocorre quando o ato embora viciado em sua formao, mostra-se capaz de produzir os efeitos processuais, se a parte prejudicada no requerer sua invalidao. ratificvel, expressa ou tacitamente. Pode ser convalidado. Esta a regra geral seguida pelo Cdigo, a nulidade absoluta a exceo. H nulidades que atingem toda a relao processual ou apenas um ato do procedimento. Atingem toda a relao a falta de outorga uxria, por exemplo (CPC, art.11), mas devero ser verificadas e entendidas de acordo com as circunstncias. SISTEMA DE NULIDADES DO CPC O sistema de nulidade das formas segue o princpio da instrumentalidade das formas e dos atos processuais (art. 244, CPC): somente ser declarado nulo um ato se no atendeu a sua finalidade (art. 244, CPC) ou causou prejuzo (arts. 249, 1 e 250, CPC). Tambm se inspira nos princpio do legtimo interesse e da precluso (arts. 243 e 245, CPC). Instrumentalidade das formas: o interesse o alcance da finalidade do ato, no se preocupando tanto com o respeito as formas, se eu cumpro com a finalidade do ato mesmo sem forma, e no causou prejuzo, este ato valido. Regra: s h nulidade se houver prejuzo. Diante de uma nulidade do ato processual pode ou no ser cominada (imposta uma pena - art. 245, CPC). Arguio das nulidades: somente pela parte prejudicada; nunca pela parte causadora da nulidade art. 243, CPC. Ex.: ao real imobiliria, no promovida a citao da mulher, se o autor perder a ao no poder requerer a anulao com base no art. 10, 1, I, CPC.
83

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Momento da arguio: na primeira oportunidade que couber falar nos autos, no caso de nulidade relativa art. 245, CPC princpio da lealdade processual. A coisa julgada sana todas as nulidades, possvel reapreciao por rescisria, por violao de lei art. 485, V e 487, III, CPC. Observao: falta de citao no h processo vlido. Decretao de nulidade: toda nulidade depende de decretao judicial art. 249, CPC Princpio da Economia Processual. Efeitos da decretao: art. 248, CPC Princpio da Causalidade dos atos processuais: anulado um ato, reputam-se de nenhum efeito todos os atos subsequentes, que dele dependam. Aproveitamento dos atos processuais: a preservao dos atos que no tem relao com aquele que foi declarado nulo, no h relao de dependncia. Concatenao: quando o ato considerado nulo, os demais atos interligados a eles tambm sero considerados nulo, ligao de interdependncia. Responsabilidade na causao da invalidade: a pessoa que causa a nulidade, no pode beneficiar-se com a sua declarao (s vale para nulidade relativa). Questo 103. No que concerne s nulidades processuais, segundo o Cdigo de Processo Civil, INCORRETO afirmar: (A) Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes. (B) A nulidade dos atos processuais deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, ainda que haja prova de legtimo impedimento, sob pena de precluso. (C) Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretao desta no pode ser requerida pela parte que deu causa. (D) Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominao de nulidade, o juiz considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcanar a finalidade. (E) Quando puder decidir o mrito a favor da parte a quem aproveite a declarao de nulidade, o juiz no a pronunciar nem mandar repetir o ato, ou suprir-lhe a falta. Gabarito: b Questo 104. Com relao s nulidades INCORRETO afirmar:
84

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

a) Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretao desta no pode ser requerida pela parte que lhe deu causa. b) O erro de forma do processo acarreta a nulidade absoluta de todos os atos nele praticado em razo da inobservncia legal prdeterminada, sendo vedado o aproveitamento de atos. c) Em regra, a nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, sob pena de precluso. d) Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes. e) Se o processo em que deva intervir tiver corrido sem conhecimento do Ministrio Pblico o juiz o anular a partir do momento em que o rgo devia ter sido intimado. Gabarito: b

DE OUTROS ATOS PROCESSUAIS

Da Distribuio e do Registro

Art. 251. Todos os processos esto sujeitos a registro, devendo ser distribudos onde houver mais de um juiz ou mais de um escrivo. Art. 252. Ser alternada a distribuio entre juzes e escrives, obedecendo a rigorosa igualdade.

85

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Art. 253. Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza:

I - quando se relacionarem, por conexo ou continncia, com outra j ajuizada;


II - quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda; (Redao dada pela Lei n 11.280, de 2006) III - quando houver ajuizamento de aes idnticas, ao juzo prevento. Pargrafo nico. Havendo reconveno ou interveno de terceiro, o juiz, de ofcio, mandar proceder respectiva anotao pelo distribuidor.

Regra: Art. 254. defeso distribuir a petio no acompanhada do instrumento do mandato, salvo (exceo): I - se o requerente postular em causa prpria; II - se a procurao estiver junta aos autos principais; III - no caso previsto no art. 37.
Regra: Art. 37. Sem instrumento de mandato, o advogado no ser admitido a procurar em juzo. Excees: Poder, todavia, em nome da parte, intentar ao, a fim de evitar decadncia ou prescrio, bem como intervir, no processo, para praticar atos reputados urgentes. Nestes casos, o advogado se obrigar, independentemente de cauo, a exibir o instrumento de mandato no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogvel at outros 15 (quinze), por despacho do juiz. Pargrafo nico. Os atos, no ratificados no prazo, sero havidos por inexistentes, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos.

Art. 255. O juiz, de ofcio ou a requerimento do interessado, corrigir o erro ou a falta de distribuio, compensando-a. Art. 256. A distribuio poder ser fiscalizada pela parte ou por seu procurador. Art. 257. Ser cancelada a distribuio do feito que, em 30 (trinta) dias, no for preparado no cartrio em que deu entrada.

86

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 105. (FCC/2009/Analista Judicirio/TRT/Campinas) Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza quando, quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda. Comentrios: Art. 253. Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza: II - quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido , ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda. Gabarito: correto Questo 106. (FCC/2009/Analista Judicirio/TRT/Campinas) Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza quando, quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, desde que no haja alterao dos polos ativo e passivo da demanda. Comentrios: Art. 253. Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza: II - quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda. Gabarito: errado

87

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Do Valor da Causa

Art. 258. A toda causa ser atribudo um valor certo, ainda que no tenha contedo econmico imediato.

Art. 259. O valor da causa constar sempre da petio inicial e ser: I - na ao de cobrana de dvida, a soma do principal, da pena e dos juros vencidos at a propositura da ao; II - havendo cumulao de pedidos, a quantia correspondente soma dos valores de todos eles; III - sendo alternativos os pedidos, o de maior valor; IV - se houver tambm pedido subsidirio, o valor do pedido principal; V - quando o litgio tiver por objeto a existncia, validade, cumprimento, modificao ou resciso de negcio jurdico, o valor do contrato; VI - na ao de alimentos, a soma de 12 (doze) prestaes mensais, pedidas pelo autor; VII - na ao de diviso, de demarcao e de reivindicao, a estimativa oficial para lanamento do imposto.

Art. 260. Quando se pedirem prestaes vencidas e vincendas (a vencer), tomar-se- em considerao o valor de umas e outras. O valor das prestaes vincendas ser igual a uma prestao anual, se a obrigao for por tempo indeterminado, ou por tempo superior a 1 (um) ano; se, por tempo inferior, ser igual soma das prestaes. Art. 261. O ru poder impugnar, no prazo da contestao, o valor atribudo causa pelo autor. A impugnao ser autuada em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de 5 (cinco) dias. Em seguida o juiz, sem suspender o processo, servindo-se, quando necessrio, do auxlio de perito, determinar, no prazo de 10 (dez) dias, o valor da causa. Pargrafo nico. No havendo impugnao, presume-se aceito o valor atribudo causa na petio inicial .

88

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 107. (VUNESP/Defensor Pblico/DPE/MS) O ru poder impugnar o valor da causa. A impugnao dever ser oposta no prazo da contestao, ser autuada em apenso, e o juiz mandar ouvir o autor no prazo de 5 (cinco) dias, sem suspender o processo, dever decidir a impugnao no prazo de 10 (dez) dias. Comentrios: O ru poder impugnar, no prazo da contestao, o valor atribudo causa pelo autor. A impugnao ser autuada em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de 5 (cinco) dias. Em seguida o juiz, sem suspender o processo, servindo-se, quando necessrio, do auxlio de perito, determinar, no prazo de 10 (dez) dias, o valor da causa. Gabarito: correto

QUESTES Questo 01. (CESPE/2010/DPU/Agente Administrativo) Os atos processuais, em princpio, no depende de forma determinada, vigorando o princpio da liberdade de forma. Questo 02. (CESPE/2008/TRT/RJ/Analista Judicirio/Execuo de Mandados) Princpio da Instrumentalidade das Formas: vlido o ato que alcanou sua finalidade de forma independentemente da forma prescrita, quando a lei no determinava que a desobedincia dessa forma geraria nulidade. Questo 03. (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico) Sobre a validade dos atos e termos processuais correto afirmar que no depende de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. Questo 04. (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico) Sobre a validade dos atos e termos processuais correto afirmar que sempre depende de forma determinada, sendo invlidos caso no observada. Questo 05. (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico) Sobre a validade dos atos e termos processuais correto afirmar que mesmo quando preencherem a finalidade essencial, sempre devero ser repetidos, caso no tenha sido observada a forma usual.

89

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 06. (FUNIVERSA/2009/Delegado de polcia/ PCDF) Os atos e termos processuais dependem de forma determinada, reputando-se invlidos ou nulos aqueles que forem realizados de outra forma. Questo 07. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) Os atos e termos processuais dependem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a dispensar. Questo 08. (CESGRANRIO/ 2008/Advogado/BNDES) Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, encriptao, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileiras ICP Brasil. Questo 09 (VUNESP/ 2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, no podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meio eletrnicos. Questo 10. (VUNESP/ 2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrnicos, na forma da lei. Questo 11. (FCC/TRF 2 regio/2012/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Pode ser expedida por meio eletrnico, com assinatura eletrnica do juiz, na forma da lei, a) somente a carta precatria e a carta rogatria. b) somente a carta de ordem e a carta precatria. c) a carta de ordem, a carta precatria e a carta rogatria. d) somente a carta precatria. e) somente a carta de ordem. Questo 12. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) Correm em segredo de justia os processos apenas quando se tratar de ao de estado. Questo 13. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) Correm em segredo de justia os processos qualquer que seja a matria neles tratada, se as partes, de comum acordo, requererem a manuteno do sigilo. Questo 14. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) correm em segredo de justia os processos sempre que houver interveno do Ministrio Pblico, salvo nas aes coletivas.

90

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 15. (VUNESP/2008/TJ/MT/Tcnico Judicirio) processuais so sempre pblicos e de livre acesso.

Os

atos

Questo 16. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) correm em segredo de justia os processos somente quando o exigir o interesse pblico. Questo 17. (FCC/2009/MPE/SE/Analista do Ministrio Pblico) correm em segredo de justia os processos que dizem respeito a casamento, filiao, alimento e guarda de menores. Questo 18. (FUNIVERSA/2009/DELEGADO DE POLCIA/PCDF) Os atos processuais so pblicos. Assim, qualquer pessoa tem o direito irrestrito de consultar autos e pedir certides de processos em trmite. Questo 19. (FCC/TRF/2regio/2012/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Quanto forma dos atos processuais, considere: I. Em todos os termos e atos do processo obrigatrio o uso do vernculo. II. Poder ser juntado aos autos documento redigido em lngua estrangeira, cabendo ao juiz, se no dominar o idioma, ordenar a traduo. III. lcito o uso da taquigrafia, da estenotipia, ou de outro mtodo idneo, em qualquer juzo ou tribunal. Est correto o que consta SOMENTE em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) I. (E) II. Questo 20. (CESGRANRIO/2008/Advogado/BNDES) S poder ser juntado aos autos documento redigido em lngua estrangeira, quando, alm de certificada sua autenticidade por agente consular nacional, estiver acompanhado de verso em vernculo, firmada por tradutor juramentado. Questo 21. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) Nos atos e termos processuais em que um estrangeiro figurar como parte litigante, o juiz poder permitir, a seu critrio, o uso do idioma estrangeiro de origem da parte. Questo 22. (VUNESP/2009/Oficial de Justia/TJ/SP) A desistncia da ao, pelo autor, produz efeito desde que protocolizada a petio, cessando todos os atos processuais, em todas as suas fases.
91

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 23. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/rea administrativa/TJ/MT) Sobre os atos do juiz, correto afirmar que consistiro em sentenas, decises interlocutrias, apenas. Questo 24. (FUNIVERSA/2009/Delegado de Polcia/PCDF) Os atos do juiz consistiro em sentenas, decises interlocutrias e despachos. Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil (CPC). Questo 25. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TJ/MT) Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso de processo, resolve questo incidente. Questo 26. (VUNESP/2009/Oficial de Justia/TJ/SP) Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, resolve questo ordinria. Questo 27. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TJ/MT) So despachos todos os demais atos do juiz (excludas as sentenas e as decises interlocutrias ) praticados no processo, de ofcio ou a requerimento das partes, cuja forma ser expressamente estabelecida por lei. Questo 28. (FCC/2009/Analista Judicirio/rea Administrativa/TRT/Campinas) Os atos meramente ordinatrios como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. Questo 29. (CESGRANRIO/2008/Advogado/BNDES) Os atos meramente ordinatrios como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. Questo 30. (FCC/2009/MPE-SE/Tcnico do Ministrio Pblico/rea Administrativa) De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente denomina-se a) ato ordinatrio. b) despacho. c) sentena. d) deciso interlocutria. e) acrdo.

92

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 31. (FCC/2010/BAHIAGS/Analista de Processos Organizacionais/


Direito) De acordo com o Cdigo de Processo Civil, o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente, denomina-se

b) a) b) c) d)

despacho. sentena. ato ordinatrio. acrdo. deciso interlocutria.

Questo 32. (FAURGS/2010/TJ-RS/Oficial Escrevente) Assinale a alternativa que apresenta incumbncia prpria do escrivo nos termos do Cdigo de Processo Civil. a) Realizar diligncias, sempre na presena de trs testemunhas. b) Numerar e rubricar todas as folhas dos autos processuais. c) Entregar em cartrio o mandado, logo depois de cumprido. d) Guardar e conservar os bens arrestados ou seqestrados. e) Efetuar avaliaes dos bens penhorados ou arrecadados. Questo 33. (FCC/2009/Analista Judicirio/rea Judiciria/TRT/Campinas) Quando se tratar de processo totalmente eletrnico, eventuais contradies na transcrio dos atos processuais praticados na presena do juiz devero ser suscitadas pela parte prejudicada, no prazo mximo de 10 dias aps a realizao do ato, sob pena de precluso. Questo 34. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/ rea Administrativa/TJ/MT) No se admitem, em nenhuma hiptese, rasuras, entrelinhas ou emendas nos atos e termos processuais. Questo 35. (VUNESP/2008/Oficial de Justia/TJ/SP) Os atos processuais sero realizados em dias teis, o que inclui o sbado, pois apenas esto proibidos os atos praticados em feriados. Questo 36. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/ rea Administrativa/TRT/SC) Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Questo 37. (FCC/2007/Analista Judicirio/TJ/PE) A penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorizao expressa do juiz. Questo 38. (CESPE/2010/Agente Administrativo/DPU) Se o ato a ser praticado pela parte em determinado prazo depender de petio, esta dever ser apresentada at s 18 horas. Questo 39. (CESPE/2008/Analista Judicirio/ TJ/RJ) se o ato processual for daqueles que se pratica por meio de petio, a parte
93

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

ter de protocolar a petio em dia til e dentro do horrio legal, ou seja, at s vinte horas do ltimo dia do prazo, prorrogando-se, no entanto, para o dia seguinte, e no horrio do expediente bancrio, o recolhimento das custas processuais. Questo 40. (CESPE/2010/Agente administrativo/DPU) Nos feriados, poder ser realizada citao da parte, a fim de evitar-se o perecimento do direito. Questo 41. (CESPE/2010/Agente administrativo/DPU) Durante as frias e nos feriados, o prazo para resposta do ru comea a correr do ltimo dia desses perodos. Questo 42. (CESPE/2010/Agente administrativo/DPU) Os atos de jurisdio voluntria no se processaro durante as frias, mas o sero os necessrios conservao de direitos. Questo 43. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRT/SC) Processam-se durante as frias e se suspendem pela supervenincia delas, os atos de jurisdio voluntria. Questo 44. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRT/SC) so feriados, para efeito forense, os sbados, os domingos e os dias declarados por lei. Questo 45. (CESPE/2010/Analista Tcnico Administrativo/DPU) Considerando a hiptese da existncia de um prazo processual cuja realizao no esteja sujeita a qualquer prazo prescrito pela lei, assinale a opo correta. O prazo ser determinado pelo juiz, levando-se em considerao a complexidade da causa. Questo 46. Podem ser reduzidos ou prorrogados a) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, pelo perodo mximo de 60 dias, que s pode ser excedido em caso de calamidade pblica. b) os prazos peremptrios, desde que as partes, de comum acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. c) quaisquer prazos, desde que as partes, estando de acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. d) os prazos peremptrios, desde que as partes o requeiram, de comum acordo, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica e pelo perodo mximo de 60 dias.
94

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

e) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica, pelo perodo mximo de 30 dias. Questo 47. (FCC/2007/Analista Judicirio/rea Judiciria/TRT/MT) Em regra, os prazos processuais so contnuos e irrelevveis, correndo ininterruptamente. Questo 48. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/TJ/MT) supervenincia de frias interrompe o curso do prazo. A

Questo 49. (VUNESP/2008/Tcnico Judicirio/ TJ/MT) No podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatrio. Questo 50. (FCC/2010/Analista Judicirio/rea Administrativa/TRE/AL) defesa s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. Questo 51. (CETRO/2008/Tcnico judicirio/rea Administrativa/TRT/SC) Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. Questo 52. (FCC/2009/Analista de Controle Externo/TCE/GO) No cmputo do prazo ser includo o dia do comeo e do vencimento. Questo 53. (FCC/2007/Analista Judicirio/Execuo de Mandados/TRF/3 regio) Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til se o vencimento cair em dia em que o expediente forense for encerrado meia hora antes da hora normal. Questo 54. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AL) No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de dez dias o prazo para a prtica do ato processual a cargo da parte. Questo 55. (FCC/Analista de Controle Externo/TCE/GO) A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. Comentrios: Art. 186. A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. Questo 56. (VUNESP/2008/Analista Judicirio/TJ/MT) A parte no poder renunciar aos prazos, ainda que estabelecidos exclusivamente em seu favor.

95

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 57. (FCC/2009/Analista do Ministrio Pblico/MPE/SE) Quando o Ministrio Pblico for parte, computar-se- o prazo em dobro para contestar, recorrer e apresentar contra razes de recursos. Questo 58. (VUNESP/2008/Analista Judicirio/TJ/MT) O juiz proferir os despachos de expediente, no prazo de 2 dias. Questo 59. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AL) Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhe-o contados em dobro os prazos para contestar e em qudruplo para recorrer. Questo 60. Quanto aos atos processuais, considere: I. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de dez dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. II. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, serlhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. III. defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. IV. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que consta APENAS em (A) II e III. (B) II, III e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) I e IV. Questo 61. (TCE/TO/2008/Tcnico de Controle Externo) Quanto aos prazos processuais, assinale a opo correta. a) Quando a lei for omissa quanto ao prazo para a prtica de determinado ato, este ser sempre o prazo geral de cinco dias. b) Ressalvados os feriados tambm reconhecidos pelo Judicirio, os prazos so contnuos e no se interrompem por qualquer causa. c) No vivel a prorrogao do prazo da defesa por acordo das partes, salvo se estas contarem com a anuncia do Ministrio Pblico. d) Mesmo que encerrado o expediente forense antes do normal, se deste fato houver ampla e prvia divulgao, o vencimento dos prazos no se alterar. e) Mesmo que haja justa causa para a no realizao do ato no prazo, somente o reconhecimento judicial de sua ocorrncia ser capaz conferir nova oportunidade parte prejudicada.

96

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 62. Considere as seguintes assertivas sobre os PRAZOS, nos termos do Cdigo de Processo Civil: I. Salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, incluindo o dia do comeo e excluindo o do vencimento. II. A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. III. As partes podem, de comum acordo, prorrogar os prazos peremptrios; a conveno, porm, s tem eficcia se, requerida antes do vencimento do prazo, se fundar em motivo legtimo. IV. O prazo estabelecido pela lei ou pelo juiz contnuo, no se interrompendo nos feriados. correto o que consta APENAS em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) II, III e IV. (D) II e IV. (E) III e IV. Questo 63. No que se refere aos prazos, de acordo com o Cdigo de Processo Civil correto afirmar que (A) o juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte ou em caso de calamidade pblica, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. (B) quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 48 (quarenta e oito) horas. (C) o advogado que exceder o prazo legal para devolver os autos ser intimado para devoluo no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de perder o direito de vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente a dois salrios mnimos vigentes na sede do juzo. (D) computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico, ou Empresa Pblica. (E) se suspende o curso do prazo quando for oposta exceo de impedimento ou suspeio do juiz, devendo ser restitudo o prazo por tempo igual ao que faltava para a sua complementao. Questo 64. Podem ser reduzidos ou prorrogados (A) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, pelo perodo mximo de 60 dias, que s pode ser excedido em caso de calamidade pblica. (B) os prazos peremptrios, desde que as partes, de comum acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo.
97

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

(C) quaisquer prazos, desde que as partes, estando de acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. (D) os prazos peremptrios, desde que as partes o requeiram, de comum acordo, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica e pelo perodo mximo de 60 dias. (E) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica, pelo perodo mximo de 30 dias. Questo 65. No que concerne aos prazos no Cdigo de Processo Civil correto afirmar que (A) a parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente a seu favor. (B) o prazo estabelecido pela lei ou pelo juiz contnuo, suspendendo-se, porm, nos feriados. (C) no havendo preceito legal nem assinao pelo Juiz, ser de dez dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. (D) as partes, de comum acordo, podem prorrogar prazo dilatrio, se houver motivo legtimo, mesmo se requerido aps o seu vencimento. (E) salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, incluindo o dia do comeo e excluindo o do vencimento. Questo 66. A respeito dos prazos processuais, correto afirmar que (A) a parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. (B) a supervenincia de feriado suspende os prazos processuais previstos em lei. (C) no cmputo dos prazos processuais ser includo o dia do comeo e do vencimento. (D) se o expediente forense for encerrado antes da hora normal, o prazo processual ser acrescido, no primeiro dia til subsequente, das horas que faltaram no dia em que ocorreu a interrupo. (E) na falta de disposio legal ou assinao pelo juiz, o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte ser de 3 dias. Questo 67. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AL) Quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 24 (vinte e quatro) horas. Comentrios: Art. 192. Quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 24 (vinte e quatro) horas. Questo 68. (FCC/2009/Analista Judicirio/Execuo de mandados/TRT/Campinas) O advogado que exceder o prazo legal para devolver os autos ser intimado para devoluo no prazo de 24
98

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

horas, sob pena de perder o direito de vista fora do cartrio e incorrer em multa, correspondente a 2 salrios mnimos vigentes na sede do juzo. Questo 69. (FCC/2007Analista Judicirio/Execuo de Mandados/TRF2) A carta de ordem ser remetida autoridade judiciria estrangeira, via diplomtica, depois de traduzida para a lngua do pas em que h de praticar-se o ato. Questo 70. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/rea administrativa/TRT/SC) Dentre outros, apresenta-se como requisito da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria o parcial teor da petio e do instrumento do mandato conferido ao advogado. Questo 71. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/ rea administrativa/TRT/SC) Dentre outros, apresenta-se como requisito essencial da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria a meno do prazo processual. Questo 72. (CETRO/2008/Tcnico Judicirio/ rea administrativa/TRT/SC) Dentre outros, apresenta-se como requisito essencial da carta de ordem, da carta precatria e da carta rogatria o encerramento com a assinatura do juiz. Questo 73. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AM) Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este ser remetido em cpia fotogrfica de alta resoluo, ficando nos autos o documento original. Questo 74. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AM) A carta de ordem, carta precatria ou carta rogatria pode ser expedida por meio eletrnico, situao em que a assinatura do juiz dever ser eletrnica, na forma da lei. Questo 75. (FCC/2010/Analista Judicirio/TRE/AM) A carta tem carter itinerante; antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. Questo 76. (FCC/2007/Analista Judicirio/Execuo de Mandados/TRF2) A carta tem carter itinerante, sendo que antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. Questo 77. (CESPE/2009/Analista Judicirio/TRE/AM) No Brasil, o cumprimento da carta rogatria citatria independe do exequatur.

99

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 78. (CESPE/2009/Tcnico Judicirio/TRT/SC) Em que pese a citao vlida ser essencial para o desenvolvimento regular do processo, possvel que seja suprida a sua falta ou nulidade. Questo 79. (CESPE/2008/Analista Judicirio/Execuo de Mandados/ TJDF) Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. Questo 80. (FCC/2007/Analista Judicirio/TRF2) Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. Questo 81. (FCC/2009/Analista Judicirio/TRT/Campinas) No se far, porm, a citao, salvo para evitar o perecimento do direito ao cnjuge ou a qualquer parente do morto, consanguneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 10 (dez) dias seguintes. Questo 82. (FCC/2007/Analista Judicirio/TRF2) No se far, porm, a citao, salvo para evitar o perecimento do direito aos noivos, nos 3 (trs) primeiros dias de bodas. Questo 83 (CESPE/2008/Analista Mandados/TRTRJ) O oficial de justia, ao demncia do ru ou outra situao recebimento da citao, certificar circunstanciada no mandado e citar apontados como curadores pela lei civil. Judicirio/Execuo de verificar que o estado de capaz de inviabilizar o o ocorrido de forma qualquer um daqueles

Questo 84. (VUNESP/2008/Advogado/CREA/SP) A citao, quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor. Questo 85. (FCC/2009/Analista Judicirio/TJ/SE) Ordenada por juiz incompetente no constituir em mora o devedor. Questo 86. (FCC/2009/Analista Judicirio/TJ/SE) A interrupo da prescrio pela citao retroagir data da propositura da ao. Questo 87. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/PA) Vale a citao de pessoa jurdica feita por fax, se recebido pelo representante legal da r. Questo 88. (FCC/2012/TRF/2 regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Num processo h dois rus: Paulo, que foi citado pelo
100

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

correio, em 20/02/2011, tendo o aviso de recebimento sido juntado aos autos em 02/03/2011; Pedro, que foi citado pessoalmente, em 10/03/2011, tendo o oficial de justia certificado o cumprimento do mandado de citao em 11/03/2011, tendo o mandado de citao sido juntado aos autos em 20/03/2011. Nesse caso, comea a correr o prazo para Paulo da data a) em que o oficial de justia certificou ter cumprido o mandado de citao de Pedro. b) em que Paulo foi citado pelo correio. c) em que o aviso de recebimento da carta de citao de Paulo foi juntado aos autos. d) em que Pedro foi citado pelo oficial de justia. e) de juntada aos autos do mandado de citao de Pedro. Questo 89. (FCC/2012/TRF/2 regio/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) O oficial de justia, de posse do mandato de citao, procurou o ru em seu domiclio e residncia, por trs vezes, sem o encontrar, havendo suspeita de ocultao. Nesse caso, o oficial de justia dever a) devolver o mandato a cartrio, para que o juiz determine qual a providncia a ser tomada. b) solicitar auxlio da polcia para efetivar a citao. c) proceder a citao com hora certa. d) continuar procurando o ru por tantos dias quantos forem necessrios, at conseguir efetivar a citao. e) devolver o mandato a cartrio, para ser feita a citao por edital. A respeito da Questo 90. (FCC/2011/PGE-MT/Procurador) comunicao dos atos processuais, considere: I. A inexistncia de citao no pode ser alegada aps o trnsito em julgado da sentena. II. Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade da citao e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. III. O mandado de citao no tem validade se no estiver assinado pelo juiz. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II. e) III.

101

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 91. Considere as seguintes assertivas: I. Excepcionalmente, o juiz poder nomear curador especial ao ru incapaz que tenha representante legal. II. O juiz dever nomear curador especial ao ru citado por hora certa que no apresentar contestao no prazo legal. III. O Municpio ser representado em juzo, ativa e passivamente, por seu Procurador ou Prefeito. IV. Nas aes em que o esplio for parte, os herdeiros nunca figuraro no polo ativo ou passivo da demanda, pois sero representados em juzo pelo inventariante. correto o que consta APENAS em (A) II, III e IV. (B) II e III. (C) I, II e III. (D) I e II. (E) I, II e IV. Questo 92. (FCC/2007/Analista Judicirio/TRF2) A citao poder ser feita pelo correio se o ru residir em outra comarca. Questo 93. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/MA) A citao poder ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas nas aes de estado. Questo 94. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/MA) A citao poder ser feita pelo correio, quando for r pessoa incapaz. Questo 95. (FCC/2009/Analista Judicirio/TJ/SE) A citao poder ser feita pelo correio, quando for r pessoa jurdica de direito pblico Questo 96. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/MA) A citao poder ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas quando for r pessoa jurdica de direito pblico. Questo 97. (FCC/2009/Defensor Pblico/DPE/PA) A falta de meno do prazo para que seja considerada perfeita a citao por edital torna-a ineficaz. Questo 98. (FCC/2007/Analista Judicirio/TRF2) Citao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. Questo 99. (CESPE/2008/Analista Judicirio/TJDF) Em regra, as intimaes efetuam-se de ofcio.

102

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

Questo 100. (CESPE/2008/Analista Judicirio/TRT/RJ) As intimaes nas Capitais dos Estados e do Distrito Federal sero consideradas realizadas pela s publicao dos atos no rgo oficial, desde que desta conste os nomes das partes e de seus advogados. Questo 101. (VUNESP/2009/Oficial de Justia/TJ/SP) anulvel citao realizada sem observncia das prescries legais. Questo 102. (CESPE/2008/Agente Administrativo/DPU) Anulado o ato processual, sero reputados de nenhum efeito todos os atos subsequentes, ainda que dele no dependam. Questo 103. No que concerne s nulidades processuais, segundo o Cdigo de Processo Civil, INCORRETO afirmar: (A) Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes. (B) A nulidade dos atos processuais deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, ainda que haja prova de legtimo impedimento, sob pena de precluso. (C) Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretao desta no pode ser requerida pela parte que deu causa. (D) Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominao de nulidade, o juiz considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcanar a finalidade. (E) Quando puder decidir o mrito a favor da parte a quem aproveite a declarao de nulidade, o juiz no a pronunciar nem mandar repetir o ato, ou suprir-lhe a falta. Questo 104. Com relao s nulidades INCORRETO afirmar: a) Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretao desta no pode ser requerida pela parte que lhe deu causa. b) O erro de forma do processo acarreta a nulidade absoluta de todos os atos nele praticado em razo da inobservncia legal prdeterminada, sendo vedado o aproveitamento de atos. c) Em regra, a nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, sob pena de precluso. d) Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes.

103

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

e) Se o processo em que deva intervir tiver corrido sem conhecimento do Ministrio Pblico o juiz o anular a partir do momento em que o rgo devia ter sido intimado. Questo 105. (FCC/2009/Analista Judicirio/TRT/Campinas) Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza quando, quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda. Questo 106. (FCC/2009/Analista Judicirio/TRT/Campinas) Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza quando, quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, desde que no haja alterao dos polos ativo e passivo da demanda. Questo 107. (VUNESP/Defensor Pblico/DPE/MS) O ru poder impugnar o valor da causa. A impugnao dever ser oposta no prazo da contestao, ser autuada em apenso, e o juiz mandar ouvir o autor no prazo de 5 (cinco) dias, sem suspender o processo, dever decidir a impugnao no prazo de 10 (dez) dias. GABARITO O1.correto 06. errado 11.c 16. errado 21. errado 26. errado 31.e 36. correto 41. errado 46.a 51. correto 56. errado 61.e 66.a 71. errado 76. correto 81. errado 86. correto 91.c 96. errado 101. errado
104

02. correto 07. errado 12. errado 17. correto 22. errado 27. errado 32.b 37. correto 42. correto 47. correto 52. errado 57. errado 62.d 67. correto 72. correto 77. errado 82. correto 87. errado 92. correto 97. correto 102. errado

03. correto 08. errado 13. errado 18. errado 23. errado 28. correto 33. errado 38. errado 43. errado 48. errado 53. correto 58. correto 63.e 68. errado 73. errado 78. correto 83. errado 88.c 93. errado 98. errado 103.b

04.errado 09. errado 14. errado 19.b 24. correto 29. correto 34. errado 39. errado 44. errado 49. errado 54. errado 59. errado 64.a 69. errado 74. correto 79. correto 84. correto 89.c 94. errado 99. correto 104.b

05. errado 10. correto 15. errado 20. errado 25. correto 30.d 35. correto 40. correto 45. correto 50. correto 55. correto 60.b 65.a 70. errado 75. correto 80. correto 85. errado 90.d 95. errado 100. correto 105. correto

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS CESPE - FCC) P/ OS TRIBUNAIS

106. errado

107. correto Abraos, Prof. Mrcia Albuquerque

105

Prof. Mrcia Albuquerque

www.pontodosconcursos.com.br

Вам также может понравиться