Вы находитесь на странице: 1из 2

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO - PMNR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO - SEMED COORDENAO DE CINCIAS NATURAIS - CCN E. M. E. F.

NGELO LIMA DE AMORIM Prova Unificada de Cincias Naturais 1 bimestre 7 ANO / Turno (M)(T)(N) Nome__________________________________________ N________ Turma:_______

Questionrio 1 - Quais so as trs partes principais das clulas? Identifique-as na figura abaixo. 2 - A figura abaixo mostra o processo pela qual as plantas produzem a glicose. Qual o nome desse processo?

3 - A presena de larvas vermiformes no interior de uma goiaba madura, com aspecto externo saudvel, pode ser explicada: a) Pelo apodrecimento da polpa da goiaba. b) Pela unio das clulas da semente. c) Pelo processo natural de abiognese que ocorre em frutos muito maduro. d) Pelo desenvolvimento delas a partir de ovos presentes dentro da goiaba. 4 - O experimento realizado por Louis Pasteur, utilizando frascos com pescoo de cisne e caldos nutritivos, derrubou a hiptese: a)autotrfica b)da biognese c)da abiognese d)heterotrfica.

5 - Porque dizemos que a glicose o combustvel do corpo? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________


Prova unificada 1 bimestre abril de 2013 - Coordenao de cincias Naturais CCN - SEMED Abril /2013

6 - As caracteristicas geneticas de todo ser vivo fica armazenada no: a) Nucleo b) celula c) mitocondria d) complexo de golgi

7 - Os seres vivos so classificados de acordo com o nmeo de clulas. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
( 1 ) seres unicelulares ( 2) seres pluricelulares

( (

)bactria )ona

( (

)gato )alface

( (

)protozoario )abelha

8 - No organismo ocorrem vrias transformaes qumicas que pode ser de anabolismo e catabolismo. A esse processo damos o nome de: ______________________________________________________________________ 9 - A definio de vida motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o incio da vida na Terra deu-se com: a) O "big bang", que deu origem ao universo e, consequentemente, vida. b) O aumento dos nveis de O atmosfrico, que permitiu a proliferao dos seres aerbios. c) O surgimento dos coacervados, os quais, em solues aquosas, so capazes de criar uma membrana, isolando a matria orgnica do meio externo. d) O surgimento de uma bicamada fosfolipdica, que envolveu molculas com capacidade de autoduplicao e metabolismo. e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condio favorvel para a origem de molculas precursoras de vida. 10 - Um organismo precisa de energia para que as transformaes qumicas aconteam em seu organismo. Na maioria dos seres vivos, essa energia liberada no interior das clulas, onde substncias contidas no alimento, principalmente glicose, se combinam com o Oxignio absorvido do ambiente. Esse processo chamado de: A) fotossntese C) respirao celular B)respirao pulmonar D) fermentao.

Prova unificada 1 bimestre abril de 2013 - Coordenao de cincias Naturais CCN - SEMED Abril /2013

Вам также может понравиться