Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE DE BRASLIA Faculdade de Educao Psicologia da Educao Professora Mnica Maria de Azevedo Aluna: Priscilla Nascimento Dias

Captulo 01 A Psicologia ou as psicologias


- Cincia e senso comum O termo psicologia usado diariamente pela sociedade, em vrias situaes do dia-a-dia, como por exemplo, quando pedimos conselho a uma amiga que sempre nos da ateno e tenta ajudar, dizemos que ela tem psicologia para dar bons concelhos e ajudar as pessoas. E, essa psicologia usada pela sociedade denominada psicologia do senso comum. - O senso comum: Conhecimento da realidade A cincia um estudo reflexivo que procura entender, esclarecer e modificar o cotidiano. Para obter a construo do conhecimento cientfico sobre o real, a cincia desloca-se da realidade, transformando-a em objeto de anlise. No dia-a-dia acumulamos conhecimentos do senso comum, como a noo de distncia e velocidade do carro ao atravessarmos a rua, e esses conhecimentos passam de gerao para gerao, e assim o senso comum cria suas prprias teorias. - Senso comum: Uma viso-de-mundo A juno do senso comum a outros conhecimentos mais especializados produz em ns uma certa viso-de-mundo. Quando se usa termos como menina inquieta estamos usando termos definidos pela Psicologia cientfica, porm, no nos preocupamos em saber o conceito cientfico, esse um dos exemplos da apropriao que o senso comum faz da cincia. - reas do Conhecimento A sociedade foi sentindo necessidade de um conhecimento mais especfico, como por exemplo, os clculos matemticos, os conhecimentos geogrficos etc., um tipo de conhecimento que definiram como cincia. O conhecimento humano foi expandindo-se atravs de estudos da arte, religio, filosofia, senso comum e outros.

- A Psicologia cientfica A cincia usa uma forma de conhecimento que supera o conhecimento do senso comum, como mtodos e tcnicas especficas por exemplo, e essas caractersticas que denominamos cientfico. O objeto de estudo da Psicologia o homem, porm esse conceito muito amplo. A diversidade de objetos da Psicologia explicada pelo fato dessa rea ter-se constitudo muito recente no tendo tempo ainda de apresentar teorias acabadas. Outro motivo o fato do cientista participar da pesquisa como objeto, afinal ele se encontra na categoria estudada o homem. Assim dizemos que a Psicologia estuda diversos homens, se caracterizando pela diversidade de objetos de estudo. Assim, nos leva a questionar que no existe uma psicologia, e sim cincias psicolgicas em desenvolvimento.

- A Subjetividade com Objeto da Psicologia A Psicologia enfoca no estudo da subjetividade, sendo o homem foco principal, e seu comportamento, sentimento, genrico e outros ligados a esse termo subjetividade. A subjetividade a composio individual que cada um vai adquirindo conforme se desenvolve e vive experincias do dia-a-dia. Com o estudo subjetividade, a Psicologia foca na compreenso da totalidade do ser humano.

- A Psicologia e o Misticismo A partir de 1875 a psicologia comea a se desenvolver com os princpios e mtodos cientficos. Porm, o fato de o mundo est em constante mudana h sempre novas dvidas e novos fatores a serem estudos. A Psicologia em busca de respostas tem adquirindo algumas praticas no-psicolgicas como as prticas adivinhatrias como por exemplo a numerologia e o tar, porm, esses saberes no fazem parte do campo da Psicologia, mas tornaram-se um de seus objetos de estudo. Porm, deve ser usado com bastante cautela, pois o modo como usado essas prticas msticas so previstos pelo Cdigo de tica dos Psiclogos, sendo usado de forma inadequada, prejudicando terceiros, requer punio. Assim, a cincia est em constante avano, sempre em busca de respostas.

UNIVERSIDADE DE BRASLIA Faculdade de Educao Projeto 01 Professor Antonio Fvero Aluna: Priscilla Nascimento Dias Matrcula: 120163209

UNB: ONTEM E HOJE

Вам также может понравиться