Вы находитесь на странице: 1из 8

LESES NO BALLET CLSSICO

INJURIES IN CLASSICAL BALLET

Adriana Coutinho de Azevedo Guimares* Joseani Paulini Neves Simas**

RESUMO
Este estudo teve como objetivo elucidar as possveis leses que podem ocorrer em funo da prtica do ballet clssico. O estudo foi bibliogrfico, contando com bibliografias nacionais e estrangeiras. A anlise da literatura indicou que as caractersticas tcnicas e estticas levam a uma prtica com movimentos nada anatmicos, conduzindo a bailarina clssica a um grupo de leses associadas; a maioria das leses deve-se a erros de tcnica e de treinamento; os problemas em crianas so devidos s tentativas de forar a rotao externa ao nvel dos quadris e o uso indevido da sapatilha de ponta; as leses mais comuns so as de p e tornozelo, seguido das de joelho e quadril, e as que menos acontecem so as de membro superior. Essas leses acontecem devido ao excesso de exerccios e repeties, sempre utilizando o mesmo lado, e do uso incorreto e precoce da sapatilha de ponta. Conclui-se que a tcnica do ballet clssico, quando mal aplicada, predispe seus praticantes a leses caractersticas.
Palavras-chave: dana, ballet clssico, leses.

INTRODUO

Na sua forma elementar, a dana uma necessidade natural e instintiva do homem exaurir, pela movimentao, seu estado latente. O ballet clssico o desenvolvimento e transformao desta dana primitiva, para uma dana formada por passos diferentes, de ligaes, gestos e figuras previamente elaboradas (DI DONATO, 1994). Historicamente, o ballet clssico nasceu com a Renascena, no sculo XVI, na Corte de Mdicis, em Paris, inicialmente refletindo gestos, movimentos e padres tpicos da poca (BAMBIRRA, 1993). A partir de ento, Malanga (1985) destaca que a evoluo da tcnica clssica norteou-se pela busca de leveza e agilidade, na qual o bailarino busca o total domnio do corpo, de seus msculos e de seus movimentos, de modo a poder utiliz-lo de forma expressiva, sem estar preso s limitaes naturais. A autora enfatiza que a tcnica clssica possui certos princpios de
*

postura - ereta e alongada - e colocao do corpo, que devem ser mantidos em todos os movimentos, levando ao mximo as potencialidades de equilbrio, agilidade e movimento harmnico do corpo humano, e da o seu valor e permanncia no tempo. Por outro lado, Bambirra (1993) cita que o ballet no pode ser encarado somente sob uma viso etrea; ele um todo complexo, no qual o principal o talento do artista e o domnio da tcnica. Complementando, Lima (1995) destaca que o ballet clssico o envolvimento no mundo artstico atravs de uma prtica complexa e extremamente tcnica, o qual exige de seu praticante desempenho de atleta. Dentre os estudos que enfatizam os riscos causados pela atividade fsica ao organismo, encontramos Watson (1983), Juli (1983), Gonalves et al. (1989) e Mota e Maia (1992), os quais salientam que as estruturas do organismo so afetadas em funo da forma de

Professora de Rtmica e Dana da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEFID), Mestre em Educao Fsica pela Universidade Federal de Santa Catarina/CDS. Professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEFID), ps-graduada em Preveno e Reabilitao Fsica.

**

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 89-96, 2. sem. 2001

90

Guimares e Simas

execuo, quantidade e especificidade do movimento. Juli (1983) acrescenta que, quando a atividade fsica levada a certos limites, solicitando ao mximo dos msculos e tendes, ossos e articulaes, pode atuar como agente patolgico sobre o aparelho locomotor. Neste sentido, Schafle (1996) cita que as elevadas amplitudes articulares dos quadris e joelho, e a repetitividade desses movimentos podem estar desequilibrando grupos musculares, alterando, assim, a biomecnica do corpo e comprometendo a funo, refletindo na estrutura corporal, podendo aumentar a predisposio a leses caractersticas em bailarinas clssicas. Este estudo de reviso visa elucidar as possveis leses que podem ocorrer em funo da prtica do ballet clssico, como tambm caracterizar a tcnica e a prtica do ballet clssico.
BALLET CLSSICO

TCNICA DO BALLET CLSSICO

A dana nasceu com a prpria humanidade e, segundo Bambirra (1993), os mais antigos documentos elaborados pelos homens, encontrados nas cavernas, mostram passos de dana, seja nas pinturas ou nos desenhos talhados na prpria pedra. O ballet clssico o desenvolvimento e a transformao da dana primitiva, que se baseava no instinto, para uma dana formada de passos diferentes, de ligaes, de gestos e figuras previamente elaboradas para um ou mais participantes (DI DONATO, 1994). Para Malanga (1985), o ballet clssico trabalha essencialmente a amplitude dos movimentos articulares, a preciso de seus giros sobre ou fora do eixo corporal e o domnio de seu equilbrio emocional; gera autoconfiana e ultrapassa as limitaes corporais, bem como aprimora a personalidade, conduz a auto-estima e amor-prprio que, conseqentemente, conduz ao domnio da tcnica . A prtica do ballet clssico permite desenvolver e enriquecer as qualidades do homem e, neste contexto, Achcar (1998) diz que a beleza corporal, a viso, a preciso, a coordenao, a flexibilidade, a tenacidade, a imaginao e expresso so a essncia do ensino do ballet.

A tcnica clssica possui certos princpios de postura e colocao do corpo que devem ser mantidos em todos os movimentos (MALANGA, 1985). De acordo com Malanga (1985), Bambirra (1993), Di Donato (1994) e Achcar (1998), foi ao final do sculo XVII que Pierre Beauchamps definiu as posies bsicas do ballet clssico, que descrevem o comeo ou o fim obrigatrio de todos os passos. Para se obter uma boa colocao postural, Sampaio (1996) sugere alguns princpios bsicos: (a) os ps devem suportar o peso do corpo do bailarino e o arco do p deve ser estimulado para cima para evitar sobrecarga na articulao dos hlux; (b) o quadril a base para uma perfeita colocao postural, por isso essencial fortalecer os msculos dos glteos e abdominais, e promover o alongamento do quadrceps; (c) colocar as omoplatas para baixo, levantar o peito, contrair as costelas e msculos oblquos do abdmen para manuteno da postura; (d) os braos esto sempre arredondados, e o cotovelo o ponto mais importante, ele suspende o brao e por ele que se conduzem os movimentos. O en dehors princpio mais importante no ballet, que, segundo Achcar (1998), aprender a virar as pernas para fora, com as pontas dos ps para fora, calcanhares para dentro, joelhos e coxas acompanhando as pontas dos ps. Para Sampaio (1996), o grau de rotao externo na articulao femoral determinado predominantemente pela estrutura ssea e caractersticas dos ligamentos articulares. Seu grau normal, nos indivduos em geral, de 40 a 50 graus em cada articulao, perfazendo um ngulo de 80 a 100 graus. Na primeira posio, um bailarino chega a atingir 180 graus.
PRTICA DO BALLET CLSSICO

Uma aula de ballet sempre se inicia com exerccios de barra. Segundo Cosentino (1985), a barra serve de apoio para a execuo dos exerccios que daro aos bailarinos seguridade, apoio, ligeireza, musculatura adequada e conhecimento dos demais passos e movimentos

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 89-96, 2. sem. 2001

Leses no ballet clssico

91

tcnicos. Aps os exerccios da barra, comeam os exerccios de centro, nos quais se executam movimentos baseados nas atividades j feitas na barra, porm, sem o auxlio desta, visando a um melhor equilbrio do bailarino. Na parte final da aula, vm os port de bras, que so movimentos de braos combinados com movimentos de cabea e dorso, sem esquecer da respirao, que deve ser trabalhada com harmonia e conscincia. E como se fosse uma despedida, faz-se uma srie de movimentos chamados de reverncias. A maioria das participantes de ballet, de acordo com Schafle (1996), constituda por iniciantes. Em geral, elas freqentam as aulas uma ou duas vezes por semana e o nvel mdio de intensidade varia conforme a escola. A estudante iniciante recebe aulas em sapatilhas macias de couro ou lona. As aulas para iniciantes concentram-se nas posies bsicas dos ps e dos braos no controle do tronco e na rotao externa apropriada. enfatizado o desenvolvimento da fora, da coordenao e da graa. De acordo com Monte (1989), a prtica do ballet recomendada aps os 6 anos, pelo fato de que, a partir desta idade, a criana j possui a coordenao motora e o sistema muscular mais desenvolvido, a ponto de manter o equilbrio e a postura, ou seja, assimilar melhor a tcnica e ter resultados tcnicos mais rpidos. Para Bambirra (1993), a idade para iniciar o ballet clssico deve ser em torno de 4 a 6 anos de idade, mas o trabalho a ser desenvolvido deve ser ldico. Concordando, Lima (1995) cita que deve-se evitar a aplicao da tcnica pura do ballet clssico na infncia, mas exaltar o estmulo e o gosto pela musicalidade e o movimento natural. Nos nveis intermedirios, segundo Schafle (1996), nas classes de ballet, existem menos participantes. As aulas freqentadas so 3 a 5 vezes por semana, e os nveis de intensidade so aumentados. As meninas comeam a trabalhar na ponta dos ps e ambos os sexos comeam a aumentar a altura e a complexidade dos saltos e dos giros, assim como realizar atitudes mais avanadas, ou posies de equilbrio. medida que o nvel de percia aumenta, a freqncia das aulas tambm aumenta e podem passar a incluir sesses de vero com professores desconhecidos e dias de dana mais longos que o habitual.

Conseqentemente, as tentativas de aumentar a rotao externa (en dehors) e a flexibilidade podem aumentar desproporcionalmente ao nvel de percia da estudante. Segundo Lima (1995), o professor de ballet deve verificar a maturao individual para captao dos movimentos considerados rpidos ou de absoro mais lenta. Cada indivduo tem seu prprio ritmo de reao, o qual ser adaptado de acordo com a coreografia solicitada. No adianta exigir rapidez de quem tem tempo de reao mais lento de absoro e compreenso de movimentos. Nos nveis avanados, de acordo com Schafle (1996), a introduo do trabalho na ponta dos ps constitui a primeira etapa no sentido de separar as bailarinas srias daquelas que desejam ou que podero ser capazes de danar apenas com finalidade recreativa. A partir da primeira classe, a barra e os exerccios de centro no ballet destinam-se a fortalecer o p e a extremidade inferior como preparo para o trabalho na ponta dos ps. A fora e o nvel da tcnica devem ser os critrios para decidir quando possvel danar na ponta dos ps. O ensino da tcnica do uso da sapatilha de ponta muito importante e o professor tem obrigao de saber quando a criana deve comear a utilizar a sapatilha, no apenas com a idade certa, mas tambm observar a maturao da criana (HANKIN, 1997). Lima (1995) relata a relevncia de utilizar estratgias para a introduo das sapatilhas de ponta no momento adequado. Ele considera importante iniciar aps a puberdade e, mesmo assim, verificando as verdadeiras condies fsicas e preparatrias individuais para receber tal esforo e sobrecarga de exerccios na regio articular mais solicitada dos ps, metatarso e dedos. necessrio tambm estar atento para o tipo de material que o aluno dispe, pois uma sapatilha que deixe o p irregular ou esteja quebrada demais pode levar a uma fratura ou leso, pois, de acordo com Sean e Gallagher (1996), de fundamental importncia que o professor oriente os alunos quanto ao material que este usar, desde a proteo dos dedos com esparadrapo at a compra da sapatilha adequada ao seu tipo fsico.

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 89-96, 2. sem. 2001

92

Guimares e Simas

Schafle (1990) afirma que algumas crianas esto prontas para o trabalho na ponta dos ps aos 9 anos de idade e outras nunca estaro. J Bambirra (1993), ressalva que a criana, aos 11 ou 12 anos j est preparada para receber o esforo de um trabalho na ponta dos ps. O trabalho de ponta comea quando a extremidade inferior suficientemente forte para manter o equilbrio e o alinhamento correto sem a ajuda proporcionada pelo contato de todo o p no cho. O sustentar sobre as pontas no somente uma evoluo tcnica, mas tambm uma adaptao do corpo a uma nova forma de equilbrio, com a fortificao de ossos, tendes, ligamentos e msculos.
POSSVEIS LESES ASSOCIADAS AO BALLET CLSSICO

O ballet clssico caracterizado pela busca constante de padres estticos de movimentos, ou seja, movimentos de grande amplitude articular que vo alm dos limites anatmicos. Segundo Hamilton et al. (1992), Wiesler et al. (1996) e Khan et al. (1997), a fora muscular e elevadas amplitudes de movimentos nas articulaes dos quadris (manuteno da rotao externa de 90 graus) e do joelho (hiperextenso), alm do controle extremo da articulao do tornozelo, so algumas das caractersticas que levam as bailarinas a movimentos nada anatmicos. Esses padres de movimentos no anatmicos, associados a caractersticas msculo-esqueltica e caractersticas fisiolgicas variadas, diferenciam o ballet clssico das prticas desportivas, conduzindo assim, a bailarina clssica a um grupo peculiar de leses associadas (KLEMP, 1984 ; KADEL et al., 1992). O uso das sapatilhas de ponta, segundo Achcar (1998), quando iniciado cedo demais, fora a estrutura ssea muscular, os tendes e ligamentos, ocasionando problemas ortopdicos graves na criana, como p chato, no qual no se desenvolve a curvatura, deixando os ligamentos frouxos, criando hrnias da cpsula articular nos ligamentos das articulaes sseas e calosidades. Para Sampaio (1996), certas tendncias e deformaes imperceptveis inicialmente podem se agravar, como problemas de coluna,

observados nas posturas quase sempre erradas. Vrias so as bailarinas com joanetes, calos e com problemas nos joelhos. Podem surgir joelhos elsticos ou para trs, em conseqncia de ligamentos distendidos. Outras deformaes ainda podem advir do uso precoce de pontas, com os ps em garra, ou seja, com os dedos encolhidos, como sugere o nome. Segundo Schafle (1996), o trabalho na ponta faz com que os dois primeiros metatarsos suportem a maior parte do peso corporal. Conseqentemente, quando as crianas aprendem a danar na ponta dos ps, esses ossos comeam a sofrer processos de remodelagem, de forma que a cortical do primeiro e do segundo raio torna-se muito mais espessa que nas crianas que no danam. Durante o treinamento e at mesmo atravs da carreira, esses ossos, em particular o segundo raio, correm o risco de sofrer uma fratura por estresse. A mesma autora pondera que a manifestao habitual aquela com incio gradual de dor na base do segundo metatarso, que, no incio, aumenta com o trabalho na ponta dos ps, e costuma ser seguida por dor ao adotar a posio de meia ponta. Se no for tratada, a dor pode manifestar-se at no andar. Se forem excludas insuficincias dietticas e se a gordura corporal parece estar dentro dos limites de uma boa sade, o tratamento consiste em repouso em relao s atividades agravantes, ao mesmo tempo que a fora mantida com exerccios que no produzem dor. Evidentemente, citando Schafle (1996), a dana na ponta dos ps est associada a um conjunto de problemas e leses por excesso de uso. Como os sapatos para o trabalho de ponta so bem mais rgidos e mais estreitos que os sapatos de meia ponta, a realizao de trao sobre o assoalho mais difcil at mesmo quando os ps esto totalmente em contato com a superfcie. A falta de fora no p e no tornozelo pode resultar em entorses agudas do tornozelo ou leses por uso excessivo, tais como tendinite peroneira, tendinite do Aquiles e tendinite tibial posterior. Segundo Kadel et al. (1992), a formao de uma bailarina clssica inicia precocemente, pois necessrio desenvolver amplamente habilidades fsicas como fora, amplitude articular, flexibilidade, resistncia, coordenao,

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 89-96, 2. sem. 2001

Leses no ballet clssico

93

velocidade e equilbrio para uma performance adequada. Alm dos fatores citados anteriormente, a repetividade caracterstica da dana clssica leva demasiada sobrecarga nos membros inferiores, causando desequilbrios entre os grupos musculares, alterando a biomecnica do sistema msculo esqueltico ligamentar, comprometendo, assim, sua funo, e aumentando sua predisposio para leses. Na dana, a maioria das leses deve-se a erros de tcnica e de treinamento. Schafle (1996) afirma que o erro mais freqente o giro forado. Forar o p a rotar para fora no solo, s custas dos joelhos, quadris e costas, provoca um padro previsvel de leses, inclusive tendinite do flexor do quadril, irritao das facetas articulares, fraturas de estresse das pores interarticulares, inflamao crnica do ligamento colateral medial e sndrome de estresse tibial medial. A mesma autora complementa que a fora dos rotadores externos para manter a rotao en dehors - durante o movimento , portanto, de importncia primordial. Um desenvolvimento insuficiente dos rotadores externos produzir uma inclinao medial do joelho durante o pli e os saltos. Isso pode causar problemas patelofemorais, subluxao patelar e tendinite por uso excessivo dos adutores do quadril e do tendo patelar. Segundo Schafle (1996), os problemas que ocorrem freqentemente nas crianas so devidos s tentativas de forar o movimento en dehors, que o termo de ballet para rotao externa dos quadris. Entretanto, habitualmente as bailarinas medem sua rotao externa observando a posio dos ps no cho. As crianas compreendem bem cedo, durante as aulas de ballet, que a rotao externa ao nvel do quadril extremamente importante, e, com freqncia, elas tentaro aumentar essa rotao, realizando algumas formas bastante draconianas de alongamento. Uma prtica das jovens bailarinas consiste em dormir na posio de borboleta, isto , de bruos com os quadris flexionados e rodados o mximo possvel externamente, e, se isto no for suficiente, a criana pode pedir a uma parceira que fique de p sobre as ndegas para aumentar o estiramento nos quadris. Como alternativa, a jovem danarina pode ficar em decbito dorsal na

posio borboleta, enquanto uma parceira fica de p, apoiada sobre as faces mediais de seus joelhos. O treinamento executado pelos bailarinos, segundo Coltro e Campello (1987), muito pouco ou quase nada se refere especificamente musculatura abdominal, assim, ao mesmo tempo em que se trabalha exaustivamente a extenso da coluna lombar (fortalecendo os msculos paravertebrais e alongando os abdominais), o fortalecimento da musculatura abdominal fica ao encargo do encaixe de quadril, retroverso plvica, ou seja, contrao isomtrica dessa musculatura. O que insuficiente para a manuteno do equilbrio entre esses dois importantes grupos musculares, mantenedores da postura da coluna lombar. Desta forma, a coluna lombar fica exposta a leses, pelo no fortalecimento e cuidado desta rea. Outro erro freqente, segundo Schafle (1996), tanto em bailarinas jovens como avanadas, a repetio de uma determinada parte da coreografia. Infelizmente, as repeties continuam mesmo depois da fadiga da ponta, devido determinao das bailarinas em atingirem a perfeio. A maioria das leses tambm ocorre com o aumento do tempo da aula, pois, segundo a mesma autora, os ensaios ou uma sbita alterao da tcnica, seja no avano de nvel da aula ou da coreografia, para a qual a barra do ballet clssico no prepara a bailarina. A desigualdade dos parceiros tambm fonte de leses, particularmente na introduo de aulas de pareamento no nvel intermedirio. Muitas vezes, os bailarinos no foram preparados para levantar com exerccios especiais ou no aprenderam bem a tcnica de levantamento de pesos antes da primeira tentativa de levantar a bailarina. Alm disso, as bailarinas a serem levantadas podem ser inexperientes e despreparadas para participar ativamente dos levantamentos. Segundo Gantz (1989), o trabalho incorreto do demi-pli, pass e relev pode levar a problemas na coluna, joelhos, ps e tornozelos. No demi-pli, devido a flexo ou hiperextenso resultante do excesso posterior ou anterior do movimento plvico. As articulaes so afetadas pela fora colocada nos ps, tornozelos e joelhos. No pass, a coluna e a

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 89-96, 2. sem. 2001

94

Guimares e Simas

plvis ficam sustentadas por um p, no qual todo o peso do corpo colocado, e ainda faz-se balanos e giros, deixando a coluna em hiperextenso. A repetio e o excesso podem levar a fraturas e leses no joelho, coluna, tornozelo e ps. No relev, a instabilidade da coluna e o desalinhamento na linha da plvis, pelo peso do corpo estar todo sobre os dedos dos ps, podem levar a leses na coluna, tornozelo, ps e joelhos. O problema ortopdico nos ps pode provocar, citando Solomon (1991), problemas mais srios no ballet. A posio de garra com a finalidade de fixar-se ao cho com os ps causa rotao para dentro ou pronao, acarretando rotao interna e everso do primeiro raio, preparando o cenrio biomecnico para a formao do joanete. A apreenso com os ps, a pronao e a rotao externa insuficiente ao nvel dos quadris combinam-se para impor um entorse externo sobre a tbia. Isso pode causar dor no compartimento medial do joelho, por estiramento do ligamento colateral medial e resultar em problemas de disfuno patelofemoral, tendinite patelar e condromalacia da patela. De acordo com Schafle (1996), observa-se, nas bailarinas, fraturas de estresse do segundo metatarsiano, da tbia, da fbula e de pores interarticulares. As dores dessas reas, noexplicadas por outros diagnsticos, devem ser atribudas a fraturas de estresse, at prova em contrrio pelo esquadrilhamento sseo. O tratamento das fraturas por estresse depende do nvel de destreza ou dos objetivos profissionais da bailarina. Por exemplo, a bailarina principiante que tiver esperana de ser contratada por uma companhia profissional no ir aceitar um tratamento de repouso, mais provvel que deva receber um suporte durante o restante do aprendizado, repousando, quando possvel, durante o vero. Participa da performance que mais importante para ela, no prximo ms, fazendo depois o repouso para sua fratura de estresse. Um estudo feito por Palazzi et al. (1992) mostrou que as leses mais comuns so as de p e tornozelo, seguidas das de joelho e quadril, e as que menos acontecem so as de membro superior. Os autores argumentam que essas leses acontecem devido ao excesso de

exerccios e repeties, sempre do mesmo lado, e tambm ao uso precoce e incorreto da sapatilha de ponta. Miller et al. (1992), tambm assinalam que as leses mais comuns so as de p e tornozelo, pelas mesmas razes citadas acima, e ainda acrescentam que muitas dessas leses ocorrem pela orientao incorreta por parte dos instrutores. Thordason (1996) ressalva que a maioria das leses ocorre por estresse, e acontece quase sempre no mesmo local, principalmente p e tornozelo. O autor observa que uma leso que pode levar a fraturas tipicamente resultantes de treinamento incorreto e que vo aumentando medida que se continua a treinar. A tcnica incorreta e precoce provoca leses que, muitas vezes, acabam com a carreira da bailarina. Isto pode ocorrer quando se trabalha excessivamente um s movimento, principalmente na sapatilha de ponta, no qual todo o peso do corpo est sendo suportado pelos ps e, s vezes, por s um p; esses movimentos excessivos, feitos de forma incorreta, em um piso inadequado, com uma tcnica pobre e usando sempre a mesma perna, pode levar a leses no p e tornozelo (SEAN e GALLAGHER, 1996).
CONCLUSO

Mediante a anlise do referencial terico consultado e respeitando-se as limitaes do estudo, conclui-se que: - o ballet, como qualquer atividade fsica que requer contraes repetidas de certos grupos musculares, possui seu prprio conjunto de leses associadas, no qual as mais comuns so as de p e tornozelo, seguidas das de joelho e quadril e, por ltimo, as de membro superior; - se os pais e os mdicos forem cuidadosos no sentido de manterem uma boa relao funcional com o instrutor de dana, alguns dos problemas associados ao treinamento do ballet podero ser eliminados. Os pais devem procurar escolas especializadas e profissionais competentes para seus filhos e acompanhar as aulas, evitando, desta forma, problemas futuros. - as leses das jovens bailarinas, em geral, so auto-induzidas, com a busca extrema da

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 89-96, 2. sem. 2001

Leses no ballet clssico

95

rotao externa, como culpado mais provvel. A explicao dos efeitos, a longo prazo, da tcnica incorreta, ajudar a jovem bailarina a aprimorar a tcnica e a fora, e a ter f de que esses esforos, com o passar do tempo, produziro a rotao externa desejada; - o importante tambm inserir a tcnica do ballet clssico no momento apropriado, evitar-se aplicar a tcnica pura do ballet na infncia, mas exaltar o estmulo e o gosto pela musicalidade e o movimento natural. Utilizar

a estratgia para a introduo das sapatilhas de ponta no momento adequado, aps a puberdade e, mesmo assim, verificando as verdadeiras condies fsicas e preparatrias individuais para receber tal esforo e sobrecarga de exerccios na regio articular mais solicitada dos ps, metatarso e dedos. Tendo estes cuidados, a carreira da bailarina acontecer provavelmente com menos leses e desiluses.

INJURIES IN CLASSICAL BALLET


ABSTRACT This study aimed to elucidate what injuries are most likely to occur due to classical ballet practice. The research used national and international bibliography. The bibliography analysis indicated that technical and esthetical demands lead to a practice of non-anatomical movements, causing the ballet dancer to suffer from a number of associated lesions. Most of the injuries are caused by technical mistakes and wrong training. Troubles in children are usually due to trying to force external rotation at hip level and to undue use of point ballet slippers. The commonest lesions are in feet and ankles, followed by knees and hips. The rarest ones are in the upper limbs. These injuries are caused by exercise excess, by repetitions always in the same side and by wrong and early use of point slippers. The study reached the conclusion that incorrect application of classical ballet technique predisposes the dancers to characteristic injuries.
Key words: dance, classical ballet, injuries.

REFERNCIAS
ACHCAR, D. Ballet: uma arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. BAMBIRRA, W. Danar & sonhar: a didtica do ballet infantil. Belo Horizonte: Del Rey, 1993. COLTRO, A. P., e CAMPELO, R. A. Hiperlordose lombar no bailarino clssico. In: Anais do IV Curso de Especializao Medicina Desportiva e Sade Escolar, Porto Alegre. Porto Alegre, v. 4, p. 37-41, 1987. COSENTINO, E. Escola clssica do ballet. Porto Alegre: Globo 1985. DI DONATO, S. Histria da dana. Revista Danar, Rio de Janeiro, v. 1, p. 10, 1994. GANTZ, J. Evaluation of faulty dance technique patterns: a working model. Kinesiology and Medicine for Dance, USA, v. 12, n. 1, p. 3-11, 1989. GONALVES, D. V. et al. Avaliao postural em praticantes de natao: uma anlise crtica. Revista Brasileira de Cincias do Movimento, So Caetano do Sul, v. 3, n. 2, p. 16-23, 1989. HAMILTON, G.W. et al. A profile of the musculosketecal characteristics of professional ballet dancers. Amplied Journal Sports Medicine, USA, v. 20, n. 3, p. 267-273, 1992. HANKIN, T. Facilitating discovery: student-centered teaching strategies in the technique class. JOPERD, USA, v. 68, n. 1, p.36-38, 1997.

JULI, R. B. Accin de la sobrecarga deportiva sobre el aparelho locomotor del nio y de adolescente. Apunts, Barcelona, v. 20, p. 85-95, 1983. KADEL, N. J. et al. Stress fractures in ballet dancers. Amplied Journal Sports Medicine, USA, v. 20, n. 4, p. 445-449, 1992. KHAN, K. et al. Hip and ankle range of motion in elite classical ballet dancers and controls. Clinical Journal Sport Medicine, USA, v. 7, n. 3, p.174-179, 1997. KLEMP, P. L. Hipermobility and injuries in a professional ballet company. Bristish Journal Sports Medicine, England, v. 18, n. 3, p. 143-148, 1984. LIMA, L. Dana como atividade bsica: perspectiva para uma nova era. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, So Paulo, v. 1, n. 3, p. 94-96, 1995. MALANGA, E. B. Comunicao e bal. EDIMA, 1985. So Paulo:

MILLER, C. et al. Lower extremity range of motion in advanced level ballet dancers. Journal of Applied Biomechanics, USA, v. 15, n. 1, p.59-68, 1992. MONTE, J. J. O. Psicomotricidade, maturao e crescimento. Curitiba: Clineuro, 1989. MOTTA, J.A.; MAIA, J. A. R. A postura como fator de observao na escola. Revista Brasileira de Cincias do Movimento. So Caetano do Sul, v. 5, n. 2, p. 36-39, 1991. PALAZZI, F. F. et al. Lesions en bailarines de ballet clssico: estudio estadstico de cuatro aos. Archivos de Medicina del Desporte, Barcelona, v. 9, n. 35, p. 309-313, 1992.

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 89-96, 2. sem. 2001

96 SAMPAIO, F. Ballet essencial. Rio de Janeiro: Sprint, 1996. SCHAFLE, M. D. Clnicas pediatricas da Amrica do Norte. Rio de Janeiro: Interlivros, 1990. _____. Segredos em medicina desportiva: respostas necessrias ao dia-a-dia em centros de treinamento, na clnica em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. SEAN, P.; GALLAGHER, P.T. Foot and ankle taping for dancers. Journal of Applied Biomechanics, USA, v. 3, n. 10, p. 33-35, 1996. SOLOMON, R. Foot morphology and injury patterns in ballet and modern dancers: some thoughts on doing research. Kinesioly and medicine for dance, USA, v. 14, n. 1, p. 12-24, 1991.

Guimares e Simas THORDASON, D. B. Detecting and treating common foot and ankle. The Physician and Sports Medicine, USA, v. 24, n. 10, p. 58-64, 1996. WATSON, AW.S. Posture and participation in sport. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, USA, v. 23, n. 3, p. 231-239, 1983. WIESLER, E. R. et al. Ankle flexibility and injury patterns in dancers. Amplied Journal Sports Medicine, USA, v. 24, n. 6, p. 754-757, 1996.

Recebido em 24/07/01 Revisado em 14/08/01 Aceito em 29/08/01

Endereo para correspondncia: Joseani Paulini Neves Simas, Av. Tromposky n. 227, apto 1201, Centro,
Florianpolis, Santa Catarina, Brasil, Cep. 88015-300. E-mail: fabguima@terra.com.br ou joseanisimas@yahoo.com

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 89-96, 2. sem. 2001

Вам также может понравиться