Вы находитесь на странице: 1из 11

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre

CASAMENTO HABILITAO
Art. 1.525. O requerimento de habilitao para o casamento ser firmado por ambos os nubentes, de prprio punho, ou, a seu pedido, por procurador, e deve ser instrudo com os seguintes documentos: I - certido de nascimento ou documento equivalente; II - autorizao por escrito das pessoas sob cuja dependncia legal estiverem, ou ato judicial que a supra; III - declarao de duas testemunhas maiores, parentes ou no, que atestem conhec-los e afirmem no existir impedimento que os iniba de casar; IV - declarao do estado civil, do domiclio e da residncia atual dos contraentes e de seus pais, se forem conhecidos; V - certido de bito do cnjuge falecido, de sentena declaratria de nulidade ou de anulao de casamento, transitada em julgado, ou do registro da sentena de divrcio.

- no admite retratao no mesmo dia. Consumao - aceitao dos noivos - declarao do juiz Casamento por procurao - permitido (art. 1.542 CC) - instrumento pblico poderes especficos - eficcia do mandato 90 dias - anulao se no sobrevier coabitao Casamento PUTATIVO (contrado de boa f por um dos noivos ou por ambos) Quando um dos noivos ignora a existncia de impedimentos. - nulo/anulvel boa f - produz efeitos Casamento em caso de MOLSTIA GRAVE - pressupe habitao, j que os procedimentos do casamento foi antes programados, no entanto, por causa da molstia no seria realizado. Assim, o oficial desloca-se ao local onde encontra-se o noivo enfermo para a realizao do ato. - 02 testemunhas Casamento NUNCUPATIVO (de viva voz) Neste caso no h um prvio procedimento de habilitao de casamento. realizado por uma das testemunhas. Devendo, ainda, elas comparecerem num prazo mximo de 10 dias em juzo para confirmar o ato. - iminncia de morte - dispensa habitao - 06 testemunhas Casamento RELIGIOSO c/ efeitos civis

Idade nbil: 16 anos (salvo caso de gravidez). CELEBRAO Qualquer dia/ horrio/ local Residncia/ local particular-> a celebrao nestes locais exige que as portas estejam abertas, com o objetivo de o ato ser pblico. Testemunhas: 02 sero 04 de realizado em local particular ou se um dos contraentes no souber escrever (art. 1.534) MOMENTO DA CELEBRAO Formalidades - pergunta aos noivos de forma expressa; - resposta pessoal e verbal; - o silencio no equivale a anuncia;

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


- condicionado HABILITAO, que pode ser prvia ou posterior. Casamento CONSULAR - registro em 180 dias do retorno ao Brasil Converso da UNIO ESTVEL - art. 226, 3 CP. REGIME DE BENS Efeitos do efeitos patrimonial Princpios bsico - Liberdade de Estipulao: os cnjuges tm a livre faculdade de escolherem o regime. - Variedade de regimes: para dar maior possibilidade de os noivos acharem um regime conforme a peculiaridade deles. - Mutabilidade justificada: possibilidade de alterar o regime de comunho antes escolhido. Liberdade de escolha - Exercida na habilitao: no cartrio, quando levado a documentao para a habilitao para o casamento que escolhido o regime de bens. - Possibilidade de pacto antenupcial: pode incluir especificaes para detalhar alguma especificidade que o casal achar por bem (se um determinado bem comunica ou no). Tem validade como um acessrio, ou seja, s ser vlido de houver o casamento. - REGIME SUPLETIVO: comunho parcial o que usado quando houver a omisso. Requisitos - pedido de AMBOS os cnjuges - procedimento judicial - motivo relevante - inexistncia de prejuzo: tanto para o outro cnjuge como tambm terceiros. Regimes 1. SEPARAO LEGAL ou OBRIGATRIA (separao absoluta).
No esquecer que existe 02 formas de separao total de bens. Uma delas a separao convencional (quando os noivos escolhem este regime). J a outra, separao legal, a lei que obriga que a os noivos a se casarem por este regime, sendo uma exceo ao princpio da Liberdade de Estipulao.

- ordem pblica obrigao de proteger que a lei considera mais frgil na relao. - objetivo: impedir mistura de patrimnio e prejudicar o hipossuficiente na relao. . violao causas suspensivas: quando um dos cnjuges vem de outro casamento e ainda no concluiu o inventrio ou partilha dos bens. - hipteses de incidncia: . . . . dependente de autorizao judicial: quando a pessoa no tem a idade mnima ou quando, em caso de ser menor, os pais no autorizam. . maior de 70 anos, para evitar fraude. * SMULA 377 STF Comunicao dos bens adquiridos com o esforo comum.

Mutabilidade - no era admitida no CC/16, no era possvel a mudana do regime de bens. - permitida no CC/02, como traz o art. 1.639, 2.

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


2. SEPARAO CONVENCIONAL DE BENS - obsta a comunho de todo e qualquer e qualquer bem adquirido antes ou aps o casamento - independncia absoluta no necessidade de outorga uxria ou marital para vender um bem no comunicvel. NO SE APLICA A SMULA 337 STF. 3. REGIME DA COMUNHO UNIVERSAL DE BENS - formao de uma massa patrimonial nica de todos os bens de ambos, tanto aqueles adquiridos antes como os adquiridos depois. - excluem-se: I. Clusulas de incomunicabilidade: doados ou herdados com esta clusula expressa. II. Dvidas anteriores ao casamento, salvo se estas dvidas forem em proveito do casal. III. Bens de uso pessoal/proventos de trabalho 4. REGIME DA COMUNHO PARCIAL DE BENS - regime supletivo, regime que supre a vontade dos cnjuges na omisso deste durante a celebrao. Os bens que ambos os noivos pertenciam antes do casamento no se comunicaro, mas os bens adquiridos posteriormente ttulo oneroso comunicam-se. - comunicao dos bens: I. Adquiridos onerosamente II. Adquiridos a ttulo eventual, com a sorte. Como no caso de prmios de loteria. - excluso: a. Anteriores ao casamento se estendem aos bens sub-rogados em seu lugar. b. Adquiridos a ttulo gratuito, no se comunicam, salvo se houver clusula expressa de comunicabilidade em testamento. 5. REGIME DA PARTICIPAO FINAL NOS AQUESTOS So os bens comuns. uma mescla de 02 regimes existentes. De modo que durante o casamento prevalece o regime da comunho parcial de bens, mas no ato da dissoluo adotar-se- o regime da comunho parcial. Este regime conveniente para o casal que tem interesse em administrar a relao matrimonial de forma independente, sem necessidade de outorga do outro cnjuge. - separao convencional -> durante - comunho parcial -> dissoluo INVALIDADE DO CASAMENTO Casamento nulo - Contrado: a. Por enfermo mental j que tem natureza contratual, devendo aquele que esta consentido estar em capacidade plena. b. Com inobservncia dos impedimentos (previstos em lei) - resultante de parentesco at 3 grau - resultante de casamento anterior civilmente casadas - decorrente de crime outro de homicdio contra o cnjuge
Obs.: - Parentesco em linha reta: so aqueles os quais as pessoas descendem umas das outras. Ex.: filho, pai, avo. - Parentesco na linha colateral: so aqueles em que as pessoas provm de um tronco comum sem descenderem umas das outras. No ultrapassando o 4 grau. Ex.: irmos, tios, primos. - Parentesco por afinidade: so aqueles estabelecidos com os parentes dos cnjuges. Ex.: sogro, cunhado e enteado. O parentesco por afinidade em linha reta jamais se extingue.

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


A contagem dos graus feita subindo at o tronco comum.

Casamento anulvel - inobservncia da idade nbil que de 16 anos. - inobservncia da necessidade de representao entre 16 e 18 anos, dependendo de representao dos pais ou de autorizao judicial. - contrado com vcio de vontade quando a pessoa no consegue manifestar o consentimento. Coao ou alguma causa que faria com que o casamento no ocorresse. - incompetncia do celebrante - realizado por mandato sem que sobrevenha coabitao quando casam-se mas eles no chegam a residir na mesma casa. Existem prazos que podem varia de seis meses a quatro anos, dependendo da causa que tornou o casamento anulvel (art. 1.560). Casamento irregular No nulo ou anulvel. - contrado com inobservncia das causas suspensivas - So hipteses em que podem haver confuso de patrimnio ou de sangue. - impe regime obrigatrio de separao o efeito que ter quando ocorrer casamento nesta forma. - exceo: comprovada inexistncia de prejuzo -

Obs.: somente a morte e o divrcio podem colocar fim definitivamente em um casamento vlido. Ou seja, para pode se casar novamente de forma legtima, dever ser em caso de morte de um dos cnjuges ou com o divrcio.

CC/2002 Consensual casados h mais de 01 ano. Em caso de comum acordo.

- SEPARAO JUDICIAL Litigiosa motivao em casos de maustratos, infidelidade (culpa). Isso quando no h acordo. Sem necessidade de prazo.

Por converso 01 ano aps trnsito em julgado da sentena da separao judicial. - DIVRCIO Direto mais de 02 anos de separao de fato. Obs.: o divrcio poder ser tanto consensual ou litigioso.

LEI 11.441/07 Divorcio extrajudicial lei abriu a possibilidade de divrcio e separao extrajudicial diretamente no cartrio. Requisitos: - consenso - inexistncia de filhos incapazes - necessidade de serem representados por advogado

DISSOLUO DA SOCIEDADE CONJUGAL CC/2002 - morte - nulidade/anulao - separao judicial - divorcio

E.C. 66/2010

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


Supresso da separao judicial (?) a inteno da emenda fazer com que deixe de existir o instituto da separao judicial, mas a doutrina diverge, ao ponto que parte minoritria entende que deixou de existir apenas os prazo para requerer este instituto. Hoje o casal que no deseja manter mais o casamento poder requerer o divrcio a qualquer tempo e independente de culpa. Questes controvertidas: Estado civil dos separados judicialmente existem dois entendimentos: o primeiro acredita que pode ter sido abolido a separao judicial, essas pessoas devero ser consideradas automaticamente divorciadas. No entanto, outra corrente entende que preciso propor ao de divrcio sem a necessidade de observar prazos. Processos de separao em trmite existem trs entendimentos: 1. O juiz continuaria o processo com a sentena decretando o divrcio. As outras doutrinas entendem que haveria uma sentena extra petita e esta seja nula. 2. O processo deveria ser extinto e proposta uma nova ao pleiteando o divrcio de acordo com a emenda. Aqui h uma ofensa ao princpio da economia processual. 3. A terceira corrente defende que o juiz dever mandar o autor emendar a petio inicial pleiteando o divrcio. Leis - 8.971/94 e 9.278/96 regulavam a unio estvel, mas foram revogadas pelo CC/02. UNIO ESTVEL NO CC/02 - entre home e mulher no previsto pelo atual Cdigo. - convivncia pblica com a finalidade de excluir as relaes extraconjugais, casos. - unio: contnua/duradoura no podendo ser encontros espordicos e no h prazo fixo estipulado. - objetivo de constituir famlia DIREITOS E OBRIGAES as mesmas aplicadas ao casamento. DIREITO SUCESSRIO o companheiro tem menos direitos que o cnjuge, j que este tem o direito real de habitao e no tem a reserva de quota mnima de 1/4 . REGIME DE BENS comunho parcial de bens. DISSOLUO poder propor ao pedindo o reconhecimento da unio pedindo tambm o divrcio. CONCUBINATO no a mesma coisa que companheiro, a unio entre pessoas impedidas de casar. A lei no ampara o concubino da forma que ampara o companheiro.

AO DE DIVRCIO NA PRTICA Extrajudicial somente quando houver consenso entre os cnjuges e quando inexistir filhos incapazes. Mesmo que realizado extrajudicialmente, este procedimento requer a presena do advogado. O advogado poer j levar pronto uma minuta para o cartrio ou realizar uma acordo n a hora. Judicial nos casos em que no existem o acordo ou O que perguntar ao cliente? - casado legalmente?

UNIAO ESTVEL ENTRE PESSOAS DE SEXO OPOSTO Questo social demanda na sociedade desta unio. Tratamento inicial relao comercial era a forma que era tratada esta unio. Houve tambm o entendimento que poderia ser regulamentado por leis trabalhistas. CF/88 reconhecimento como entidade familiar (art. 226, 3)

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


- desde quando? - qual o regime de bens? - separados de fato? - filhos comuns? - guarda e visitas? - alimentos? Necessidade e possibilidade. - adquiriram bens? - contraram dvidas? - partilha? - necessitam de alimentos? Cnjuge. - uso do nome Que documentos pedir? - procurao - declarao de pobreza, se for o caso - cpia: CPF e RG Certido nascimento filhos Docs. Comprobatrios dos bens Docs. Comprobatrios das dvidas Docs. Comprobatrios de necessidade alimentar Procedimento - petio inicial - citao - defesa - impugnao - conciliao - A.I.J. - sentena - mandado averbao UNIO ESTVEL NA PRTICA Regulamentao no CC/02 entre pessoas de sexo diferente Ao a ser proposta o Reconhecimento o Dissoluo da unio estvel Questes a serem decididas o Bens/dvidas o Filhos (guarda-visitas-penso) o Alimentos ao companheiro

BEM DE FAMLIA Princpio da Dignidade da Pessoa Humana: preponderncia do ser humano sobre o patrimnio a tutela pessoa em si deve ser maior tutela ao patrimnio. Direito ao mnimo existncia o mnimo necessrio para o exerccio de uma vida digna. Dualidade de regimes - CC (arts. 1.711 a 1.722) bem de famlia convencional. - lei 8.099/90 bem de famlia legal 1. BEM DE FAMLIA CONVENCIONAL Ato voluntrio do titular requer que proprietrio institua no imvel que este bem de famlia, num cartrio de registro de imveis ou num instrumento de doao ou deixar em testamento. Gera: - impenhorabilidade impossibilidade de penhora - inalienabilidade impossibilidade de venda Durao limitada : at quando vigora - vida dos instituidores - maioridade civil dos filhos (art. 1.722 CC)

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


A dissoluo do casamento no o extingue (art. 1.721 CC) continua a instituio do bem de famlia at sua resoluo. As excees impenhorabilidade so: - tributo - condomnio No pode ultrapassar 1/3 do patrimnio liquido para instituir este bem de famlia no cartrio e destinar apenas a tera parte como bem de famlia. Desnecessidade de outorga uxria pois no um nus para o patrimnio. 2. BEM DE FAMLIA LEGAL Independe de ato de vontade do titular todo imvel residncia nico de uma famlia. Abrange moveis que guarnecem a residncia seguindo o princpio da dignidade da pessoa humana Gera apenas impenhorabilidade As excees impenhorabilidade so mais abrangente (art. 3 da lei 8.009/90) Renncia garantia no possvel, pois uma garantia assegurada por lei independente da anuncia do beneficiado. Fiador em contrato de locao (art. 3, VII) NAMORO Natureza Jurdica: divergncia doutrinria negcio jurdico entre as partes sem natureza contratual. Rompimento: no vedado liberdade de escolha. O que a lei veta o ABUSO DE DIREITO, ou seja, de maneira abrupta, inesperada, vexatria ou que cause algum constrangimento pessoa. Sendo assim, o rompimento do noivado/namoro em si no ato ilcito. Pode ser considerado ilcita a forma com que foi realizado este rompimento. Conseqncias morais e materiais do rompimento: indenizveis as despesas com casamento, festas, etc. Contrato de Namoro documento destinado a afastar a caracterizao da unio estvel, retirando a hiptese de inteno de vida em comum. FILIAO Lei 8.009/90 Mais de 01 imvel residncia deve ser considerado bem de famlia aquele que tm menor valor. Imvel de valor muito alto existem casos de desmembramento ou de substituio do imvel por uma de valor mais baixo. Imvel em construo bem de famlia por antecipao. Incidncia sobre imveis anteriores lei retroage. Necessidade de residir no imvel? se ele fonte de subsistncia e o nico imvel residncia h o amparo da lei. CF/88 determina igualdade entre filhos (art. 227, 6) a partir dela, vedado qualquer forma de discriminao. Prova da filiao - certido de registro civil - pai: Casado com me se legalmente casado a paternidade presumida, bastando somente a certido de casamento para registrar em nome dos dois. No casado com a me neste caso no h presuno, necessrio a anuncia do pai ou do seu comparecimento no momento do registro.

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


CRITRIOS DOMINANTES DA FILIAO Legal ou Jurdico - presuno de paternidade no casamento presuno jris tantum, ou seja, admite prova em contrrio. Biolgico - vnculo gentico DNA. Nesse caso se houver a compatibilidade entre os gens determinar o parentesco. Scio Afetivo - vnculo moral/emocional adoo brasileira. Quando uma pessoa registra como se fosse filho uma criana que sabe no ser filho. PRESUNO LEGAL NA PROCRIAO Natural aquela que no h interveno mdica Nascidos 180 dias aps iniciada convivncia Nascidos 300 dias aps a dissoluo O que o legislador quis neste nmero de dias resguardar um perodo mnimo e mximo, abrangendo casos de nascimento prematuro ou retardado. - art. 1.597 CC EMBRIES EXCEDENTRIOS Lei de Biossegurana (Lei 11.105/05) Manuteno por 03 anos os embries excedentrios deve ser mantidos obrigatoriamente por um prazo de 03 anos. Destinao => pesquisa - passado o prazo de manuteno, os pais devem ser notificados. No caso de inrcia ou de manifestao de desinteresse a clnica poder descart-los ou destin-los a pesquisa cientfica. Para a medicina, o embrio congelado no tem a possibilidade de ter vida sem a existncia de um tero. Possibilidade de negar o vnculo Ao negatria retirar o nome do registro do filho negado. Nos casos de vcios de vontade no ato jurdico do reconhecimento quando haver a anulao do ato jurdico. Obs.: no caso de adoo brasileira no se considera a existncia de vcio, no se permitindo o desfazimento do vnculo scio/afetivo. - paternidade - maternidade Reconhecimento pode ser prvio ao nascimento ou pstumo (aps a morte deste filho), mas este caso s se houver descendentes. Acontece quando algum requer o reconhecimento de paternidade tendo como base o vnculo Legal, Biolgico ou Scio Afetivo. No caso de reconhecimento de filho maior necessrio o consentimento deste. Inverso filho quem busca descobrir sua origem. Smula 301 STJ, o pai no obrigado a fornecer material para exame de DNA, contudo isto ir gerar presuno jris tantum da paternidade.

Assistida - inseminao artificial ou fertilizao in vitro. Na inseminao artificial a fecundao ocorre dentro do organismo feminino, j a fecundao in vitro a formao do embrio ocorre fora do organismo feminino sendo posteriormente implantado. Homloga ambos os gametas pertencem aos pais, nesse caso h a presuno mesmo depois da morte do pai. Heterloga - quando entra a figura de um terceiro, do vulo, do espermatozide ou de ambos. Aqui para reconhecimento da paternidade necessria a autorizao do pai.

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


Todas estas aes so imprescritveis , observando a idade do filho no caso de reconhecimento por depender na anuncia deste. As aes negatrias so personalssimas, mas depois de contestada a filiao os herdeiros tm o direito de dar prosseguimento. AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE O que perguntar ao cliente? - informaes sobre o relacionamento para se ter uma noo bsica dos fatos para se ter uma anlise mais profunda do caso, j que se houve um relacionamento h uma possibilidade maior de ser deste relacionamento. - informaes sobre o reconhecimento do fato relacionamento com a criana, algo que pode manifestar alguma possibilidade de no ntimo o ru saber ser o pai, como ter dado presente, sair para passear.. - cumulao c/ alimentos? Normalmente quando se prope uma Ao de Investigao de Paternidade cumulada com a Ao de Alimentos. Obs.:Processo corre normalmente e quando o juiz profere a sentena, sendo esta favorvel paternidade, os alimentos retroagem data da citao. No cabe antecipao de tutela. Nesse caso, a me dever entra com outra ao, s que esta sendo uma Cautelar de Alimentos Provisionais. Que documentos pedir? - documentos pessoais: - menor certido de nascimento do menor. - representante CPF e RG da me. - documentos que demonstrem a paternidade (e-mail, foto, etc.) semelhana da criana com o pai, situaes quer levem a crer ser ele o pai. - no caso de cumulao c/ alimentos documentos que comprovem a NECESSIDADE (gastos com a criana) e POSSIBILIDADE (comprovem a possibilidade do pai). Qual o procedimento?
- PETIO INICIAL - CITAO DO RU - APRESENTAO DA DEFESA PELO RU - AUDINCIA DE CONCILIAO sobre direito indisponvel no h audincia de conciliao. nesse caso o objetivo ver se o pai reconhece voluntariamente e para estipular o pagamento do exame de dna se for realizado. - AUDINCIA DE INSTRUO juntar-se-o todo o rol comprobatrio, testemunhas, laudos periciais.. - SENTENA em uma parte declaratria e uma parte condenatria (caso seja cumulada com alimentos) - MANDADO DE AVERBAO Ser encaminhado pela parte interessada ao cartrio de registro civil para a averbao do nome do pai na certido.

Elaborao da pea - endereamento famlia qual o juzo competente para poder apreciar a ao. Quando houver vara da famlia a competncia ser desta, quando no ser destinada vara cvel. - autor o menor o autor da ao criana que ter o pai reconhecido. A me somente o representar: Julinho, menor, neste ato representado por sua me Elvira...

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre


- nome da ao Ao de Investigao de paternidade que poder vir cumulada com Alimentos. - ru o suposto pai. - fatos e fundamentos narrativa dos fatos que levam esta ao. Fundamentao: CF, CC a respeito do dirieto filiao. - pedidos: - citao ru para a defesa - MP j que menor - justia gratuita pedido - procedncia para que seja declarada a paternidade e para que seja fixados os alimentos. - sucumbncia para que o ru pague as custas e honorrios. - provas apontar quais os tipos de provas que sero utilizadas; documental, testemunhal, pericial, depoimento das partes. - valor da causa se sem alimentos, o valor da causa dever ser colocado com uma valor simblico. Mas se a ao com alimentos o valor da causa ser de 12 X o valor do pedido mensal. - encerramento termos em que pede deferimento, nome de advogado. AO NEGATRIA DE PATERNIDADE NA PRTICA

- O que perguntar para o Cliente? - condies do reconhecimento: quais foram as condies do reconhecimento. Para demonstrar em que condies ele foi reconhecido como pai. - razo da dvida: j que houve o reconhecimento voluntrio, o que levou a recusar a paternidade em momento posterior. - paga penso? Valor: se existe penso alimentcia fixada judicialmente contra ele, para que possa pedir a exonerao para deixar de pagar. * Que documentos pedir? - documentos pessoais: certido de nascimento do Menor; RG e CPF. - indcios da negativa da paternidade: qualquer indcio que leve o Juiz a se convencer de que ele realmente no o Pai. - prova de pagamento dos alimentos: tem que comprovar a fonte de pagamento dos alimentos, comprovantes dos depsitos do pagamento regular. * Procedimento: - petio inicial: at possvel formular um pedido liminar, mais muito dificilmente ele ser acatado. - citao: citao do Ru em nome do representante legal. - contestao: apresentar defesa em nome do Ru. 10

possvel tambm a negativa da maternidade. H duas situaes distintas, aquele que acredita que o pai e depois descobre que no . E tambm aquele que desde o incio sabe que no pai. - cumulao de pedidos: pedido principal que a excluso da paternidade, como consequncia a retificao do registro civil da criana e tambm a exonerao do pagamento de penso alimentcia. O que foi pago no possvel ser recobrado, o que cabe uma indenizao contra a me, j que no pode reaver os alimentos prestados.

PXT JNF Direito das Famlias 1 bimestre - conciliao: para ver se a situao pode ser resolvida amigavelmente, ou seja, e no intuito de resolver de forma amigvel. - instruo: produzir prova pericial, DNA. - sentena: a sentena ir declarar a inexistncia da paternidade como consequncia vai alterar a o registro do menor, declarando a exonerao do pagamento da penso. - mandado averbao: o Mandado de Averbao ser entregue no Cartrio de Registro Civil para constar as alteraes na Certido de Nascimento da Criana. * Elaborao da Petio Inicial: 1) - Endereamento: o endereamento ser para a Vara de Famlia, salvo se no houver vara especializada, quando ir para a Vara Cvel. 2) - Qualificao Autor: dever constar a qualificao do Autor. 3) - Ao: dar nome ao. Ao Negatria de Paternidade que pode cumular retificao do registro civil e exonerao de penso alimentcia. 4) - Qualificao Ru: no esquecer que o Ru a criana a me ser somente a representante legal. 5) - Exposio fatos/fundamentos: expor os fatos. O fundamento anulao de ato jurdico. 6) - Formular os Pedidos: - citao: citao da parte contrria para apresentar Contestao. 11 - MP: intimao do MP, pois envolve interesse de Menor. - procedncia: e que, ao final, o pedido seja julgado procedente, para que seja declarada a no paternidade. 7) - Provas: indicar quais as provas sero utilizadas para provar os fatos alegados. 8) - Valor da Causa: toda causa mesmo que no tenha valor econmico tem que ter um valor fictcio. Atribuir ao valor da causa um valor qualquer. Art. 258 do CPC. 9) - Encerramento: ... Termos e que pede deferimento

Вам также может понравиться