Вы находитесь на странице: 1из 11

Pg.

1
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

FORMA SUBSEQUENTE

OBSERVAO:
VERIFIQUE SE A FORMA COMPATVEL COM A OPO QUE CONSTA NO SEU CARTO DE INSCRIO.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO


Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.2
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

PR-REITORIA DE ENSINO COORDENADORIA DE ADMISSO DE ALUNOS - COAA

ORIENTAES IMPORTANTES
A estrutura desta Prova obedece s novas orientaes ortogrficas vigentes no pas. Verifique se este Caderno de Prova contm 40 questes, sendo 20 de Lngua Portuguesa e 20 de Matemtica, cada uma delas com 05 (cinco) alternativas. Se o mesmo estiver incompleto, solicite ao fiscal de sala para substitu-lo. O caderno de prova poder ser levado pelo candidato aps 02 horas do incio da prova, ou seja, 15h 30 min. A durao da prova de 04 horas, includo o tempo de preenchimento do Carto Resposta. O Carto Resposta ser entregue 01 hora aps o incio da prova (14h30). O Caderno de Provas poder ser levado aps 02 horas de prova. A COAA no se responsabiliza pela entrega posterior trmino da prova. Marque no Carto-Resposta a opo que voc considera correta com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, ponta grossa. No Carto-Resposta, ser anulada a questo cuja resposta apresentar emenda, rasura, ou ainda, mais de uma opo marcada ou sem marcao.

CARTO RESPOSTA
Leia toda a questo e assinale, no Caderno de Provas, a alternativa que julgar correta antes de transpor a opo de escolha para o Carto-Resposta. Ao receber o Carto-Resposta, confira todos os dados constantes no cabealho, certificando-se de que, realmente, correspondem aos seus. Caso exista alguma falha, comunique ao fiscal de sala. Assine o Carto-Resposta no verso. Prencha o Carto-Resposta conforme modelo abaixo.

UTILIZE CANETA ESFEROGRFICA DE TINTA AZUL OU PRETA, PONTA GROSSA

EXEMPLO
INSTRUES PARA MARCAO

01 02 03 04

ATENO!!! NO MARCAR ASSIM X


MARCAR ASSIM

No ser permitido o uso de material estranho prova. Ser terminantemente proibida a permanncia na sala de prova de candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrnico, aparelho de surdez (permitido somente aos candidatos que solicitarem por requerimento, conforme subitem 5.15 do Edital N 38 de 26.09.2011), aparelho de telecomunicao ou mensagem, telefone celular, bips, relgio de clculo, calculadora e aparelho de telemensagem. Se este for o seu caso, coloque-os abaixo da sua carteira. Voc s poder deixar sobre a carteira: lpis, caneta, borracha, carto de inscrio e seu documento de identificao. Os demais objetos como: compasso, rgua, bombons, balas, bons etc. devero ser colocados abaixo da carteira ou no cho. Caso voc tenha cabelos longos, prenda-os, deixando as orelhas descobertas. O IFMA divulgar o resultado at o dia 05/04/2012(quinta-feira), no site www.ifma.edu.br, na portaria dos Campi e demais instituies listadas no subitem 5.1.1 do Edital N 38 de 09/2011.
Data da Prova

11/03/2012

Horri o
13h30

Nome do candidato:____________________________________ Local de Prova:_________________________________________ Sala: ______

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.3
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA As questes 01 e 02 referem-se ao texto I TEXTO I QUERO DEIXAR UMA MARCA NO UNIVERSO Centralizador manaco, totalitrio e explosivo, exigia que os produtos da Apple tivessem leveza, simplicidade, funcionalidade e fossem a comear pela embalagem, a fonte de uma experincia quase zen para seus usurios. Desapegado a dinheiro, andava em trajes despojados cala jeans, tnis e camiseta preta -, mas triturou os executivos de terno e gravata da sua concorrente mais constante, a Microsoft, de Bill Gates. Jobs tem a estatura de Henry Ford e Thomas Edison quando se analisa seu impacto na criao da civilizao tecnolgica contempornea. Ser lembrado e at reverenciado daqui a 100 anos. Sem Albert Einstein, a fsica teria deduzido a teoria da relatividade cinquenta anos mais tarde e no em 1905. Sem Steve Jobs, estaramos usando computadores e ouvindo msicas em artefatos portteis, mas, sem dvida, eles seriam piores, maiores, mais caros e mais toscos. O menino adotado que fugiu da faculdade, abriu uma fabriqueta de computadores na garagem de sua casa na Califrnia e que, ao morrer, havia revolucionado a indstria de computadores pessoais, os filmes de animao, o mundo da msica, dos telefones celulares e, com o iPad, a imprensa. Criou o Macintosh em 1984, cone de sua primeira temporada pela Apple, e depois com o iPod, iPhone, iPad, que nos permitiram pr a vida inteira na palma da mo, Jobs moldou as sociedades urbanas de todo o planeta. (Veja. Abril: 12 de outubro de 2011, com adaptao) 01. A respeito do Texto I correto inferir que:

02.

O tema central do Texto I :

a) a genialidade de Steve Jobs, pois alm de ter criado a Apple criou tambm as redes sociais como o facebook e o hotmail; b) mostrar como Bill Gates na sua simplicidade, e o quanto ele um gnio na inveno das novas tecnologias; c) a criao de novas tecnologias que mudaram a histria da humanidade por dois grandes gnios que so Bill Gates e Steve Jobs; d) a inveno do iPhone, iPad, que nos permitiram pr a vida inteira na palma da mo pelo grande gnio Bill Gates; e) a criao de novas tecnologias por um gnio que deixou sua marca na histria da humanidade.

A questo 03 refere-se ao texto II TEXTO II Ensinamento Minha me achava estudo a coisa mais fina do mundo. No . A coisa mais fina do mundo o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo sero, ela falou comigo: Coitado, at essa hora no servio pesado. Arrumou po e caf, deixou o tacho no fogo com gua quente. No me falou em amor. Essa palavra de luxo. (PRADO, Adlia. Poesia reunida. So Paulo:
Siciliano, 1991. p. 116.In. ABAURRE, Maria Bernardete M.; ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Portugus: contexto, interlocuo e sentido. Vol 3. So Paulo: Moderna, 2008. p. 85.)

a) Steve Jobs fundou a Apple juntamente com Bill Gates; b) Steve Jobs alm de criar a Apple, criou o Macintosh, o ipod, o iphone moldou as sociedades urbanas de todo o planeta c) Steve Jobs no fundou a Apple como tambm a Microsoft; d) a Microsoft e a Apple foram fundadas por Bill Gates; e) Bill Gates foi o criador da Microsoft e tambm criou os ipods e os iphones usados em todas as sociedades do planeta.

03. A ideia central do Texto II Ensinamento de Adlia Prado est melhor representada em qual das opes a seguir? a) A discordncia de opinio entre as duas vozes do discurso sobre o sentimento; b) Uma cena cotidiana entre a mulher, o esposo e a filha de doze anos; c) Retrata um cotidiano complexo entre uma famlia de trabalhadores urbanos;
FORMA SUBSEQUENTE

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

Pg.4
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

d) Uma cena de um cotidiano perfeito, na qual o sentimento familiar tem grande importncia; e) Uma cena corriqueira ocorrida no interior de uma famlia numerosa da regio Sul do Brasil.

05. Considerando o contexto, a frase final do Texto III nos revela que o cientista ingls: a) reclama de tudo, o que se justifica pelas dificuldades que enfrenta no dia a dia; b) bem humorado, apesar das dificuldades que enfrenta no dia a dia; c) alm de fsico, tem conhecimentos na rea dos estudos da linguagem; d) reconhece as limitaes da informtica no que se refere reproduo de faculdades humanas; e) sente-se insatisfeito com o aparelho que lhe devolveu, imperfeitamente, a voz. 06. No terceiro pargrafo do Texto III, as expresses no ano seguinte, foi ento que, mais tarde e por fim, ajudam a construir a coeso do texto, pois: a) mostram a luta o do fsico, em da que perda os

As questes de 04 a 06 referem-se ao texto III TEXTO III O fsico britnico Stephen Hawking, 69 anos, ajudou a entender a origem do universo, o papel dos buracos negros e, de quebra, escreveu as 262 pginas do maior best-seller da cincia para leigos: Uma breve histria do tempo. E fez isso sem conseguir mover o corpo. O problema dele: aos 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrfica, doena que afeta clulas nervosas responsveis pelo controle da musculatura. Os mdicos lhe deram 2 anos de vida. A doena afetou a fala, cada vez mais desarticulada, mas ele conseguia se comunicar. Ditou a um secretrio o rascunho do livro em 1984. No ano seguinte, porm, Hawking teve uma pneumonia grave e precisou fazer uma traqueostomia de emergncia. Foi ento que perdeu de vez a voz. Mudo e quase todo paralisado, passou a levantar uma sobrancelha quando algum apontava para letras. Mais tarde, adotou o software Equalizer, que permite escrever frases selecionando palavras de um menu com um toque da mo. Por fim, um sintetizador de voz instalado com o Equalizer trouxe de volta a fala, ainda que eletrnica. Hawking ocupou a cadeira de Isaac Newton na Universidade de Cambridge at 2009, comunicando-se apenas com um boto. E reclama: O sintetizador me d um sotaque americano. (Revista Super Interessante, novembro de 2011, n297, p.38) 04. Alm de expor dados biogrficos sobre o eminente fsico britnico e informaes sobre avanos tecnolgicos na rea da informtica, o Texto III nos d uma lio de vida: a) a informtica, em um futuro prximo, pode substituir a medicina; b) s a tecnologia pode salvar a humanidade; c) as dificuldades no podem ser o limite para as vontades; d) somos mais conhecidos pelos desafios que enfrentamos, ao longo da vida, do que pelas obras que produzimos; e) para ocupar qualquer posio de destaque na sociedade, preciso superar muitas dificuldades.

recuperao da fala; b) demonstram ocorreram; c) localizam as aes em um espao determinado; d) descrevem os estgios da doena de Hawking; e) estabelecem a progresso dos fatos no tempo;. tempo fatos

As questes de 07 a 09 referem-se ao texto IV TEXTO IV

Surfamos a Internet Nadamos em revistas A Internet empolga. Revistas envolvem. A Internet agarra. Revistas abraam. A Internet passageira. Revistas so permanentes. E essas duas mdias esto crescendo. Um dado que passou quase despercebido em meio ao Barulho da Internet foi o fato de que a circulao de revistas aumentou nos ltimos cinco anos. Mesmo na era da internet, at mesmo entre os grupos ligados a mdia digital, o apelo das revistas segue crescendo.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.5
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

Pense nisso: o Google existe h 12 anos. Durante esse perodo, o nmero de ttulos de revistas no Brasil cresceu 234%. Isso demonstra, mais uma vez, que uma mdia nova no substitui uma mdia que j existe. Assim como a TV no acabou com o cinema. Uma mdia estabelece uma experincia nica. por isso que as pessoas no deixam de nadar s porque gostam de surfar.
(Isto , ano 35, n 2175, 20 julho de 2011, p. 31, com adaptao)

c) o correto seria mdia, pois a palavra grupos exige preposio; d) o termo a mdia foi utilizado de acordo com a norma culta; e) no h crase, pois mdia uma palavra masculina;

10. Nas frases a seguir, marque a alternativa em que a concordncia esteja de acordo com a norma culta da Lngua Portuguesa. a) Ho de haver pessoas interessadas em estudar no IFMA. b) No ms de dezembro do corrente ano, vo fazer trs anos de criao dos Institutos Federais. c) Os alunos so a alegria de uma escola. d) Necessitam-se de pessoas mais comprometidas no servio pblico. e) proibido a entrada de pessoas no clube. 11. No perodo: Mas eu o esperava tanto naquele momento que se tornara doloroso para mim ser a causa do dio daquele homem que de certo modo eu amava. H no perodo duas oraes que se iniciam com o conectivo que. A primeira d ideia de: a) causa; b) condio; c) consequncia; d) concesso; e) finalidade.

07. correto afirmar que o Texto IV: a) apresenta as revistas como uma mdia consolidada e que oferece uma experincia mpar aos leitores; b) destaca o uso da internet e diminui o uso de revistas; c) destaca apenas o uso da internet; d) apresenta revistas; e) aponta o avano da internet como causa do decrscimo de 234% do nmero de ttulos de revista no Brasil. a internet como substituta de

08. As expresses A internet agarra e Revistas abraam so respectivamente: a) prosopopeia e prosopopeia; b) personificao e hiprbole; c) metonmia e metonmia; d) personificao e metonmia; e) personificao e metfora.

09. Assinale a alternativa que analisa corretamente a regncia do termo mdia, presente na expresso at mesmo entre os grupos ligados a mdia digital: a) est em desacordo com a norma culta, pois a mdia uma locuo adverbial de tempo formada por palavras femininas; b) est em desacordo com a norma culta, pois a mdia um termo regido pela palavra ligados, que, por sua vez, exige a preposio;

12. Leia o trecho abaixo: A grande arma da vitria a confiana em si mesma, e a grande virtude, a audcia em enfrentar o obstculo (sabedoria popular com adaptao) . A vrgula aps virtude ocorre porque: a) inicia uma orao assindtica; b) audcia um aposto; c) audcia um sujeito posposto; d) marca a ausncia do verbo; e) separa termo da mesma funo sinttica.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.6
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

13. Das opes abaixo, qual a alternativa em que todas as palavras esto grafadas de acordo com a norma da Lngua Portuguesa? a) Gorgeta, jil, champu; b) Manjedoura, charrete, xampu; c) Shampoo, charrete, inxar; d) Gesto, xarco, gil; e) Arjila, tijela, fecho.

A questo 16 refere-se ao texto V TEXTO V

14. Marque a opo em que a redao da frase no esteja de acordo com a norma culta da Lngua Portuguesa. a) Se voc requeresse e o seu amigo intervisse, talvez voc reavesse esses bens; b) Reformam-se, com qualidade reconhecida no mundo da moda, roupas sociais, com garantia comprovada; c) Se voc precisar de nossos servios, entre em contato conosco, que o atenderemos com maior prazer; d) Garantimos que nossos servios de acabamento retm durabilidade no produto; e) Convidamos os representantes do evento para que deem incio s discusses dos assuntos pertinentes festa. 15. No texto : (1) Cada curioso / (2) que chegava,/ (1) se punha na ponta dos ps,/(3) embora no pudesse ver o acidente. H no texto trs oraes, e esto enumeradas. A primeira cada curioso se punha na ponta dos ps, chama-se: a) coordenada assindtica; b) absoluta; c) principal; d) coordenada sindtica; e) subordinada. 16. A reportagem apresenta o termo mau deslocado entre as palavras do texto O mau dotado. A alternativa que justifica a inadequao de uso da palavra : a) a expresso mau no poderia ser substituda por mal, j que dotado um substantivo; b) a expresso mau sendo adjetivo, s pode modificar um substantivo, portanto, a expresso est correta; c) a expresso mau, um substantivo, portanto no poderia ser modificado pela expresso dotado; d) a expresso dotado adjetivo, portanto, s pode ser modificada pelo advrbio mal; e) mal ou mau so adjetivos, portanto o emprego admissvel neste ttulo.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.7
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

17. indique a alternativa que melhor define o emprego do porqu na fala da personagem Mafalda no texto abaixo.

TEXTO VI

MAGALHES, Thereza Cochar. 3. Ed. ver e ampl. p. 90. So Paulo: Atual, 2008.)

a) a palavra porque poderia ser substituda por porqu sem prejuzo para a norma culta; b) a palavra porque poderia ser substituda por por que sem prejuzo para a norma culta; c) a palavra porque poderia ser substituda por por qu sem prejuzo para a norma culta; d) a palavra porque est empregada de acordo com a norma culta indicando a razo da personagem no poder tomar sopa; e) a palavra porque est empregada em desacordo com a norma culta.

As questes de 18 a 20 referem-se ao texto VII. TEXTO VII

(Laerte. Deus 3. A misso. Editora Olho dgua, 2003. (Adaptado) In. NICOLA, Jos de. Portugus: ensino mdio. So Paulo: Scipione, 2005. p. 138.)

18. Acerca do texto VII pode-se inferir que: a) No ltimo quadrinho da tira, quando o velhinho cede sua bata ao homem, fica claro que Deus humano e que o homem malicioso ao propor tal pergunta. b) Que a existncia humana precede a existncia divina; c) A tira afirma, categoricamente, que o humano nunca foi imagem e semelhana divina; d) No segundo quadrinho, a pergunta feita pelo homem ressalta a ingenuidade que todos os homens possuem; e) No segundo quadrinho quando Deus diz: vocs ainda no possuem a vergonha, a malcia, o termo ainda leva a mulher a supor que se Deus est de bata e o homem no, porque Deus possui tanto a vergonha como a malcia.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.8
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

19. Marque a alternativa correta quanto concordncia e regncia verbal. a) Em Porque no temos uma bata como a vossa? O verbo transitivo direto e o complemento uma bata no exige preposio; b) Em Por que no temos uma bata como a vossa? O verbo transitivo direto e o termo que est funcionando como objeto direto como a vossa; c) Na frase do ltimo quadrinho Ganhamos uma bata. O verbo transitivo indireto e o complemento exigiu a preposiouma; d) Em Ganhamos uma bata. O verbo transitivo e, portanto, no exige complemento verbal; e) Em...O senhor possui?, no segundo quadrinho, o complemento verbal apenas a vergonha.

20. Ainda segundo o Texto VII, analise as alternativas abaixo e marque a opo correta. a) Em ... O senhor possui? O perodo simples e o complemento do verbo em realce o senhor; b) A frase no primeiro quadrinho No ramos vossa imagem e semelhana?, o perodo comp osto e o verbo destacado est concordando com a primeira pessoa do singular; c) O enunciado do segundo quadrinho Bem vocs ainda no possuem a vergonha, a malcia... Pode ser considerado um perodo composto e o verbo destacado, classificado como intransitivo; d) Na frase Ganhamos uma bata. O perodo simples e o sujeito oculto da orao est representado pela primeira pessoa do singular; e) Na frase Porque no temos uma bata como a vossa?, o perodo simples e o verbo destacado est concordando com a primeira pessoa do plural.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.9
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

QUESTES DE MATEMTICA 21. Sabe-se que com 25 tijolos de seis furos, constri-se um metro quadrado de alvenaria. Carlos gostaria de construir o muro do seu terreno, de forma retangular, que tem 10 metros de frente e 25 metros de comprimento. A altura do muro ser de 2 metros. A quantidade de tijolos de seis furos que Carlos ir comprar : a) 2500 tijolos b) 3500 tijolos c) 4500 tijolos 12500 tijolos d) 5500 tijolos e)

d) Se, e somente se, uma delas for a matriz identidade e) Se, e somente se, A = B 25. Quantos so os nmeros de trs dgitos distintos que so mpares? a) 648 b) 405 c) 360 d) 729 e) 320 26. Felipe pretende fazer uma assinatura de um canal fechado de TV. Para no errar na escolha fez uma pesquisa entre todas as pessoas que moravam com ele para saber o gosto entre esporte, filme e educao. Obteve os seguintes resultados: 6 gostam de esporte; 5, de filme; 4, de educao; 2 gostam de esporte e filme; 1 gosta de filme e educao; 1 gosta de esporte e educao; 1 gosta dos trs e 1 no gosta de assistir televiso. Quantas pessoas moram com Felipe? a) 14 b) 11 c) 10 d) 13 e) 12 27. A soma das razes das equaes : a) x + y = 2 b) x + y = 0 c) x + y = -1 d) x + y = -2 e) x + y = 1 28. Observando as placas dos carros, nota-se que elas possuem trs letras e quatro algarismos. Considerando que o alfabeto latino tem 26 letras, o nmero de carros emplacados em que as placas iniciam sempre com a letra A e terminam com o algarismo 3, : a) 6 760 000 e

22. Voc deve saber que a medida de capacidade o litro ( ) e que 1m equivale 1.000 litros. Um reservatrio de gua na forma cilndrica tem 2 metros de altura e raio da base igual a 0,75 metros. Considerando , a capacidade desse reservatrio, em litros, : a) 4532,5 b) 3532,5 c) 2532,5 d) 5532,5 e) 6532,5 23. Em uma praa existem dois canteiros, um de forma retangular com 5 metros de largura e x metros de comprimento e outro de forma quadrada com 8 metros de lado. Os valores que x deve assumir para que o permetro do retngulo seja maior que o permetro do quadrado : a) x > 27 b) x > 9 c) x > 15 d) x > 11 e) x < 10 24. Sejam A e B duas matrizes quadradas de mesma ordem. A igualdade (A + B) = A + 2.A.B + B ser possvel: a) Quando o produto A.B for comutativo b) Sempre, pois uma expresso binomial c) Sempre, pois o produto de matrizes associativo

b) 17 576 000 c) 676 000 d) 600 000 e) 1 757 600

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.10
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

29. Se 3 e 1 / 3 so as razes da equao ax2 6x +c = 0, ento qual o valor de a + c ? a) 1 b) 0 c) -9 / 5 d) 18 / 5 e) -5 30. Katitu est na porta de sua casa quando observa um objeto no cu sob um ngulo de 75 com a horizontal e, no mesmo instante, Pedro, a 210m de Katitu, observa o mesmo objeto sob um ngulo de 30 com a horizontal. A qual distncia est Katitu do objeto observado?

cilndrica de 10cm de dimetro e 10cm de altura. Para fazer 20 unidades de um nico modelo a um menor custo de produo e desconsiderando as sobras, quantos metros quadrados Taty usar de material para confeccionar as lembranas? a) 446 cm b) 892 cm c) 8920 cm d) 9420 cm e) 942 cm 33. O valor de x na equao : (use a) 10,08 b) 61,44 c) 7,2 d) 48 e) 57,6 34. Duas linhas de nibus ligam as cidades de Pindar-Mirim a Santa Ins, e 4 linhas de nibus ligam as cidades de Santa Ins e Z Doca, como mostra o esquema.
PindarMirim Santa Ins

750

300

210m

a)

m m m m

b) 105 m c) d) e)

31. No campeonato de xadrez do IFMA a regra que cada competidor jogue duas vezes com cada um dos outros. Sabendo que houve 110 partidas, podemos afirmar que o nmero de competidores inscritos foi? a) 11 b) 12 c) 10 d) 9 e) 13 32. Taty quer organizar a festa de sua filha e gostou de dois modelos de lembranas que retirou de uma revista de moldes: uma caixa com forma de um paraleleppedo de 9 cm de largura, 7cm de comprimento e 10cm de altura e outra de forma

Z Doc a
A quantidade de modos distintos de um usurio escolher uma sequncia dessas linhas, indo da cidade de Pindar-Mirim para Z Doca, passando por Santa Ins : a) 7 b) 8 c) 6 d) 5 e) 4 35. Para realizao de um espetculo ao ar livre, foi montado um palco cuja superfcie tem a forma de um trapzio issceles de 78m de

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Pg.11
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

permetro com bases que medem 15m e 33m. A rea da superfcie desse palco : a) 292 m b) 180 m c) 288 m d) 234 m e) 198 m 36. A equao escrita na forma a.x+b.x+c = 0, com a 0, b 0 e c 0, possuem razes x1 = tg(u) e x2 = tg(v), sendo u + v = . Das afirmaes abaixo: I. II. III. IV. Se S=x1+x2 e P=x1.x2, ento ( ) .

Tabela 1- Quantidade comprada de arroz, feijo e carne nos meses de janeiro, fevereiro e maro. JANEIRO 10 3 7 FEVEREIRO 6 0 10 MARO 8 2 10

ARROZ FEIJO CARNE

Tabela 2- Valor pago, em reais, por kg de arroz, feijo e carne nos meses de janeiro, fevereiro e maro. ARROZ JANEIRO FEVEREIRO MARO 6,30 5,50 5,00 FEIJO 2,10 1,99 2,05 CARNE 9,00 7,80 8,50

Concluiu-se, ento que: a) A diferena de gasto de janeiro para fevereiro de R$ 21,30. b) O gasto em fevereiro foi de R$ 110,10. c) O gasto de maro foi de R$ 226,00. d) O custo dos meses de maro e janeiro foi o mesmo. e) O gasto de janeiro excede em R$ 3,00 o de maro. 39. A base de um prisma quadrada cujo permetro mede 16m e sua altura vale 8m. O volume desse prisma, em cm, : a) (256 .106) cm3 b) (128 .10-5) cm3 c) (128 .106) cm3 d) (128.103) cm3 e) (32 .106) cm3 40. A proliferao de certo tipo de bactria pode ser representada pela funo , onde t o tempo dado em horas e P(t) a populao de bactrias aps t horas. Aps quanto tempo a populao ser de 128.000 bactrias? a) 16h b) 17h50min c) 17h d) 18h e) 17h30min

correto afirmar que: a) I e II so verdadeiras b) I e III so verdadeiras c) I e IV so verdadeiras d) II e IV so verdadeiras e) II e III so verdadeiras 37. Pretende-se construir um reservatrio de gua em forma de um paraleleppedo retngulo com 3m de altura e permetro da base mede 30m. O comprimento e a largura desse reservatrio para que ele tenha capacidade de 108.000 litros : a) 12m e 3m b) 12m e 4m c) 8m e 5m d) 12m e 8m e) 10m e 5m

38. Querendo fazer um levantamento de seus gastos com alguns itens da cesta bsica de maior custo, Dona Maria fez as seguintes tabelas:

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA SUBSEQUENTE

Вам также может понравиться