Вы находитесь на странице: 1из 6

1

SUMRIO:

O QUE ERP? ...........................................................................................................................................2 VANTAGENS E DESVANTAGENS: ..............................................................................................................2 MARCAS COMERCIAIS DE SOFTWARES: ...................................................................................................3 HORIZONTALIZAO E VERTICALIZAO INDUSTRIAL: ...........................................................................4 VANTAGENS E DESVANTAGENS: ..............................................................................................................4 REFERENCIAS: ...........................................................................................................................................6

O QUE ERP?
O ERP tem como objetivo unir todos os departamentos e suas funes de uma determinada empresa para um nico sistema computacional que serve assim todas s necessidades de cada departamento. Fazendo com isto um nico software que sirva as necessidades de todos os departamentos da empresa, do RH ao Contbil. Normalmente composto por um nico banco de dados, cada um destes departamentos possui os seus prprios sistemas particulares informatizados, unidos todos no ERP. ERP no o tipo de software que comprado na prateleira de uma loja para depois ser instalado em um computador e, em seguida, estar pronto para o uso. Acontece que cada empresa, em face de suas atividades e de suas estratgias operacionais, possui necessidades distintas das outras, portanto, sistemas de ERP s sero funcionais se ao menos as caractersticas mais importantes da companhia forem levadas em conta.

VANTAGENS E DESVANTAGENS:
Essa uma anlise que depende dos objetivos da companhia, portanto, muda de empresa para empresa, mas via de regra podemos apontar como vantagens e desvantagens os seguintes aspectos abaixo: Um sistema ERP repleto de vantagens. Ele baixa o custo total dos produtos, reduzem a quantidade de produtos, diminui o tempo de produo, melhora a qualidade da produo, da eficincia da distribuio, planejamento e alocao de recursos. Melhora dos servios prestados aos clientes. Ajudar na comunicao interna; Agilizar a execuo de processos internos; Diminuir a quantidade de processos internos; Evitar erros humanos - em clculos de tributos e pagamentos, por exemplo; Ajudar na tomada de decises; Auxiliar na elaborao de estratgias operacionais; Agilizar a obteno de dados referentes a determinados cenrios;

Diminuir o tempo de entrega do produto ou servio ao cliente; Ajudar a lidar com grandes volumes de informao; Evitar trabalho duplicado; Fazer com que a empresa se adapte melhor a mudanas no mercado e na legislao.

E como possveis desvantagens, podemos citar: Alto custo com customizao e implementao; Complementao demorada - uma soluo de ERP no fica pronta da noite para o dia, como voc j sabe; Risco de prejuzo financeiro ou de desempenho com erros inesperados do sistema; Possveis problemas com suporte e manuteno caso o fornecedor do software seja vendido ou encerre suas atividades; Dependncia, que pode dificultar as atividades da empresa quando o sistema fica, por algum motivo, indisponvel; Adaptao e treinamento por parte de funcionrios podem demorar mais tempo que o esperado; Resistncia ao novo, em caso de implementaes ou atualizaes; O sistema pode exigir mudanas em determinados aspectos da cultura interna da empresa; Pode-se perceber tardiamente que aquela soluo no oferece a relao custo-benefcio esperada; Ao longo do tempo, atualizaes e acrscimos de mdulos podem tornar o sistema excessivamente complexo.

MARCAS COMERCIAIS DE SOFTWARES:


Alterdata Software; Mais ERP; SBG Sistemas; Disoft ERP.

HORIZONTALIZAO E VERTICALIZAO INDUSTRIAL:

Verticalizao: a estratgia que prev que a empresa produzir internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentar produzir. Foi predominante no incio do sculo, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. definida como uma estratgia em que a empresa faz tudo. A verticalizao era decorrente da preocupao em manter o controle sobre as tecnologias de processo, de produtos e negcios (segredos industriais), entre outras. Porm, o elevado nmero de atividades realizado internamente acarretou problemas gerenciais devido ao aumento do porte da empresa, e atividades no ligadas diretamente ao negcio principal, com conseqncias para a perda da eficincia e o aumento do custo de produo. A horizontalizao passou a ser uma opo para a manuteno da competitividade das empresas.

Horizontalizao: consiste na estratgia de comprar de terceiros o mximo possvel dos itens que compem o produto final ou os servios de que necessita. to grande a preferncia da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expanso foi o de terceirizao e parcerias. De um modo geral no se terceiriza os processos fundamentais (core process), por questes de deteno tecnolgica, qualidade do produto e responsabilidade final sobre ele. Pode ser definida como uma estratgia em que a empresa faz bem algumas coisas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS:
Horizontalizao reduo de custos flexibilidade definir Vantagens volumes para de Verticalizao independncia terceiros maiores lucros de

produo

engenharia simultnea (know how dos fornecedores)

maior autonomia domnio sobre

tecnologia prpria

foco

no

principal

produto da empresa

menor controle tecnolgico

maior investimento menor flexibilidade

Desvantagens

deixar de auferir lucros do fornecedor -

(perda de foco) aumento da estrutura da empresa

alta dependncia de terceiros

demisses na fase inicial

perda do vinculo para e com o empregado

REFERENCIAS:

http://www.infowester.com Pesquisa sobre ERP; Site de Pesquisas (Google) Pesquisa das Marcas de Software de ERP; http://pt.shvoong.com Verticalizao e Horizontalizao Industrial.

Вам также может понравиться