Вы находитесь на странице: 1из 7

Biossntese de lipdios Lipdios Funo principal - Forma de armazenamento maioria dos organismos, constituintes de membranas celulares.

Podem ser especializados pigmentos (retinol), cofatores enzimticos (vitamina K), detergentes (sais biliares), transportadores (dolicis), hormnios(derivados da vitamina D e hormnios sexuais), mensageiros intra e extracelulares, ancoras para protenas de membrana. Compostos por precursores simples solveis como acetato. Para a sua produo Biossntese Via endergnica e carter redutor Fonte de energia metablica ATP Transportador de eltron NADPH.

Falaremos de: Biossntese dos cidos graxos; Principais componentes dos triacilgliceris e dos fosfolipdios; Montagem dos cidos graxos em triacilgliceris e nos tipos mais simples de fosfolipdios de membrana; Sntese do colesterol. BIOSSNTESE DOS CIDOS GRAXOS E DOS EICOSANOIDES Descoberta da Oxidao dos cidos graxos pela remoo oxidativa de dois tomos de carbono (acetil-CoA). Pensou-se: Biossintese de maneira inversa. Massss aaaa no. Ocorre de maneira diferente por um conjunto de reaes e enzimas, vias diferentes e compartimentos distintos na clula. Intermedirio que participa da biossntese malonil-CoA. Partiremos para sntese dos cidos graxos, regulao da via para biossntese de cidos graxos de cadeia longa, cidos graxos insaturados, derivados eicosanoides. O malonil-CoA sintetizado do acetil-CoA e do bicarbonato A formao do malonil-CoA se d por um processo irreversvel catlise acetil-CoA carboxilase Acetil-CoA possui uma molcula de biotina como grupo prosttico ligado covalentemente.

(Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/ACAC_mechanism.png) Nos passos 1 e 2 o grupo carboxila, derivado do bicarbonato(HCO3-) primeiramente transferido para a biotina em uma reao depensente de ATP. Do passo 2 para o passo 3 o grupo biotinil funciona como transportador temporrio de CO2, transferindo-o no passo 3 para a acetil-CoA que posteriormente liberada j na forma de malonil-CoA. A BIOSSNTESE DE CARBOIDRATOS OCORRE POR UMA VIA DISTINTA

Ocorrem quatro passos fundamentais pelos quais so montados os tomos de carbono das longas cadeias dos acidos graxos. Cada vez que a molcula passa pelo ciclo sao aumentados 2 atomos de carbono em sua cadeia carbnica do acido graxo em crescimento. Todo o processo gerido por um complexo enzimtico de acido graxo sintetase e outras enzimas. O complexo cido graxo sintetase tem sete grupos ativos diferentes Sete polipeptdios (protenas), firmemente associados em um complexo nico e organizados, agindo para catalisar a formao de cidos graxos a partir de acetil-CoA. Durante todo o processo os grupos intermedirios permanecem ligados a um ou dois dos grupos tiis (-SH) do complexo. Um desses pontos de ligao um resduo de cistena presente em uma das sete protenas. O cido graxo sintetase recebe os grupos acetila e malonil Antes de comear as reaes de condensao que constroem a cadeia do acido graxo, os dois grupos tiis (-SH) do complexo enzimtico precisam ser carregados com os grupos acila corretos. Primeiro o grupo acetila do acetil-CoA transferido para o grupo Cys-SH da -acetoacil-ACP sintetase. Esta reao catalisada pela acetil-CoA-ACP transacetilase. A segunda reao transfere o grupo malonil do malonil-CoA para o grupo -SH da ACP, ela catalisada pela malonil-CoA-ACP transferase, tambm parte do complexo. Com o complexo da sintetase carregado, os grupos acetila e malonil esto prximos um do outro e so ativados para o processo de alongamento da cadeia, o qual consiste dos quatro passos sero agora explicados em detalhes.

1- Condensao - ocorre a condensao de um grupo acila ativado com dois tomos de carbono derivados do malonil-CoA, com a eliminao de CO2 do grupo malonil, aumentando assim 2 atomos de carbono na cadeia do grupo acila ( -cetoacil-ACP sintase). 2- Reduo - com a juno da cadeia carbnica do grupo acetil com os carbonos do grupo malonil com a perda de CO2, ocorre a formao de um grupo -ceto, este grupo ento reduzido a um lcool, onde ocorre a entrada de uma molcula de NADPH que doa um H para a molcula. Aps a formao desse grupo alcoolico o cicloparte para o prximo passo (-cetoacil-ACP redutase). 3- desidratao ocorre a desidratao pela eliminao de uma molcula de H2O, que faz com que seja formada uma dupla ligao entre os resduos de grupo malonil e acetil. (-hidroxiacil-ACP-desidratase) 4- reduo aqui temos a reduo da dupla ligao que clivada pela entrada de uma molcula de NADPH que doa um H, e assim a ligao reduzida par a formar o grupo acil-graxo saturado correspondente.( enoil-ACP-redutase)

Cada uma das passagens pelo ciclo aumenta dois tomos de carbono cadeia do grupo acila. Quando o comprimento da cadeia atinge 16 o produto (palmitato) abandona o ciclo, so necessrios 7 ciclos para que o grupo palmitol seja formado. Por que a elongao da cadeia para nesse ponto as razes ainda no so bem entendidas, mas ele ocorre pela ao de uma atividade hidroltica existente no complexo da sintase. Tambm so formadas pequenas quantidades de cidos graxos mais longos como o estearato (18:0). Em vegetais a liberao da cadeia ocorre antes, em cerca de 90% dos cidos, de que se atinjam os 16 carbonos, apresentando cadeias com comprimentos de 8 a 14 carbonos.

Assim de modo global podemos dividir o processo (Lembrando que so 7 ciclos completos) para a sntese do palmitato a partir da acetil-CoA em duas partes. Primeiro a formao de sete molculas de malonil-CoA: 7 acetil-CoA + 7 CO2 + 7 ATP 7 malonil-CoA + 7 ADP + 7 Pi Depois sete ciclos de condensao e reduo: Acetil-CoA +7 malonil-CoA +14 NADPH + 14 H+ palmitato + 7 CO2 + 8 CoA +14 NADP+ +6 H2O. Assim para o processo global temos:

8 Acetil-CoA + 7 ATP +14 NADPH + 14 H+ palmitato + 8 CoA + 7 ADP 7 Pi +14 NADP+ + 6 H2O. De maneira geral para a sntese do palmitato necessrio: Acetil-CoA Energia qumica: ATP (fonte de potencial) e NADPH (fonte redutora). ATP para ligar o CO2 ao acetil-CoA durante a sntese do malonil-CoA NADPH necessrio para reduzir as duplas ligaes. A sntese de acidos graxos ocorre no citosol de muitos organismos, mas nos vegetais ela ocorre nos cloroplasntos. Em mamferos o complexo encontrado somente no citosol ( assim como as enzimas: biossntese de nucleotdeos, aminocidos e da glicose). Essa localizao separa os processos de sntese dos fatores degradativos, que ocorrem na matriz mitocondrial.

Existe cofatores transportadores de eltrons para o catabolismo, e outros para o anabolismo Em geral o NADPH e o transportador de eltrons para as reaes anablicas e o NAD+ para as reaes catabolicas A relao NADPH/NADP+ muito alta no citosol ,fornecendo um ambiente fortemente redutor para sntese redutiva doas cidos graxos e de outras biomolculas

Nas clulas vegetais fotossintetizantes a sntese dos cidos graxos ocorre no estroma do cloroplasto Nos eucariotos todo o acetil-CoA empregado na sntese e oriundo da oxidao do piruvato nas mitocndrias e do catabolismo dos aminocidos A membrana mitocondrial interna impermevel ao acetil-CoA, um transportador indireto transfere os equivalentes do grupo acetila atravs da membrana interna. O acetil-CoA intramitocondrial reage primeiro com o oxalato para formar o citrato, na reao do ciclo acido ctrico catalisada pelo citrato sintase. O citrato ento passa para o citosol

pela membrana mitocondrial interna atravs do transportador de tricarboxilato. No citosol a clivagem do citrato pela citratoliase regenera o acetil-CoA , esta reao depende de ATP.

A biossntese de cidos graxos regulada rigorosamente

Quando um organismo possui combustvel metablico mais que o suficiente para suprir suas necessidades energticas, o excesso e convertido em cidos graxos e armazenado como lipdeos A reao catalisada pelo acetil-CoA carboxilase o passo limitante da velocidade da biossntese dos cidos graxos e um sitio importante de regulao Nos vertebrados o palmitoil-CoA o principal produto da sntese de cidos graxos, e age como inibidor por retroalimentao da enzima, e o citrato e um ativador alostrico A acetil-CoA carboxilase tambm e regulada por alterao covalente. A fosforilao, disparada pelos hormnios glucagon e epinefrina, a inativa, dessa forma desacelera a sntese dos cidos graxos. Figuras 20.11 20.12 20.13 Os cidos graxos de cadeia longa so sintetizados a partir do palmitato O palmitato e o precursor de outros cidos graxos de cadeia longa. Ele pode ser aumentado paa formar o esterato(18:0) e cidos graxos ainda maiores, atravs da ao dos sistemas de alongamento dos cidos graxos presentes no reticulo endoplasmtico liso e na mitocndria O sistema de alongamento mais ativo do RE aumenta a cadeia de 16 carbonos do palmitoil-CoA por dois carbonos, formando o esteroil-CoA Embora diferentes sistemas enzimticos estejam envolvidos e a coenzima A ser o transportador de acila diretamente envolvido na reao, o mecanismo de alongamento e idntico ao empregado no palmitato: A doao de dois carbonos pelo malonil-ACP, seguido por reduo, desidratao e reduo ao produto saturado com 18 tomos de carbono, o estearoil-CoA Alguns cidos graxos so dessaturados O palmitato e o estearato servem como precursores dos dois cidos graxos monoinsaturados mais comuns nos tecidos animais : O palmitoleato 16: 1( delta elevado a 9, dupla no carbono 9) e o oleato, 18:1 ( delta elevado a 9, dupla no carbono 9) A dupla ligao e introduzida na cadeia do acido graxo por uma reao oxidativa catalisado pela acil-graxo-CoA dessaturase (figura 20.14). um exemplo de uma oxidao de funo mista. Dois substratos diferentes, o acido graxo eo NADPH, sofrem, simultaneamente oxidao por dosi eltrons Os hepatcitos de mamferos podem introduzir rapidamente ligaes duplas na posio do carbono 9 dos cidos graxos, mas no pode introduzir as duplas ligaes adicionais na cadeia do acido graxo entre C-10 a extremidade metila terminal O Linoleato e o linolenato so cidos graxos essenciais para os mamferos, eles so obtidos a partir dos vegetais

Вам также может понравиться