Вы находитесь на странице: 1из 3

LISTA DE EXERCCIOS - 34 - PROPRIEDADES COLIGATIVAS 1. (Ita) Em uma amostra de gua do mar dissolve-se um pouco de sacarose.

Em relao c onsequncia deste acrscimo de sacarose, so feitas as seguintes afirmaes: I. A presso de vapor da gua diminui. II. A presso osmtica da soluo aumenta. III. A condutividade eltrica da soluo permanece praticamente a mesma. IV. A temperatura precisar descer mais para que possa comear a solidificao. V. O grau de dissociao dos sais presentes na gua do mar permanecer praticamente o me smo. Das afirmaes, esto CORRETAS: (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II, III e IV. (C) Apenas III, IV e V. (D) Apenas II, III, IV e V. (E) Todas.

2. (Ita) Qual das opes a seguir contm a sequncia CORRETA de ordenao da presso de vapo saturante das substncias seguintes, na temperatura de 25C: CO2; Br2; Hg (A) pCO2 > pBr2 > pHg. (B) pCO2 pBr2 > pHg. (C) pCO2 pBr2 pHg. (D) pBr2 > pCO2 > pHg. (E) pBr2 > pCO2 pHg. 3. (Ita) Considere que sejam feitas as seguintes afirmaes em relao presso de vapor s aturante de lquidos e/ou slidos: I - As presses de vapor da gua lquida e do gelo tm o mesmo valor a -10C. II - Tanto a presso de vapor de lquidos como a de slidos aumentam com o aumento da temperatura. III - A presso de vapor de um lquido depende das foras de interao intermoleculares. IV - No ponto triplo da gua pura, a presso de vapor do gelo tem o mesmo valor que a presso de vapor da gua lquida. V - A presso de um vapor em equilbrio com o respectivo lquido independe da extenso d as fases gasosa e lquida. Qual das opes a seguir se refere a todas afirmaes CORRETAS? (A) I e II. (B) I e IV. (C) I, II, III e V. (D) II, III, IV e V. (E) I, II, III, IV e V. 4. (Ita) Qual das opes a seguir contm a substncia no estado slido que, adicionada a 100mL de gua pura na temperatura de 25C e em quantidade igual a 0,10mol, produzir u ma soluo aquosa com MAIOR presso osmtica? (A) Ag2O. (B) Na2O2. (C) MgO. (D) Ba(OH)2. (E) Al(OH)3. 5. (Ita) Considere as seguintes afirmaes relativas aos sistemas descritos a segui r, sob presso de 1atm: I. A presso de vapor de uma soluo aquosa de glicose 0,1mol/L menor do que a presso d e vapor de uma soluo de cloreto de sdio 0,1mol/L a 25C. II. A presso de vapor do n-pentano maior do que a presso de vapor do n-hexano a 25C . III. A presso de vapor de substncias puras como: acetona, ter etlico, etanol e gua, t odas em ebulio, tem o mesmo valor. IV. Quanto maior for a temperatura, maior ser a presso de vapor de uma substncia.

V. Quanto maior for o volume de um lquido, maior ser a sua presso de vapor. Destas afirmaes, esto CORRETAS (A) apenas I, II, III e IV. (B) apenas I, II e V. (C) apenas I, IV e V. (D) apenas II, III e IV. (E) apenas III, IV e V. 6. (Ita) Considere os valores da temperatura de congelao de solues 1 milimol/L das seguintes substncias: I. Al2(SO4)3. II. Na2B4O7. III. K2Cr2O7. IV. Na2CrO4. V. Al(NO3)3 . 9H2O. Assinale a alternativa CORRETA relativa comparao dos valores dessas temperaturas. (A) I < II < V < III < IV. (B) I < V < II III IV. (C) II < III < IV < I < V. (D) V < II < III < IV < I. (E) V II < III < IV < I.

7. (Ita) Na presso de 1 atm, a temperatura de sublimao do CO2 igual a 195 K. Na pr esso de 67 atm, a temperatura de ebulio igual a 298 K. Assinale a opo que contm a afi mao CORRETA sobre as propriedades do CO2. (A) A presso do ponto triplo est acima de 1 atm. (B) A temperatura do ponto triplo est acima de 298 K. (C) A uma temperatura acima de 298 K e na presso de 67 atm, tem-se que o estado m ais estvel do CO2 o lquido. (D) Na temperatura de 195 K e presses menores do que 1 atm, tem-se que o estado m ais estvel do CO2 o slido. (E) Na temperatura de 298 K e presses maiores do que 67 atm, tem-se que o estado mais estvel do CO2 o gasoso.

8. (Ita) Considere as afirmaes abaixo, todas relativas presso de 1 atm: I - A temperatura de fuso do cido benzoico puro 122 C, enquanto que a da gua pura 0 . II - A temperatura de ebulio de uma soluo aquosa 1,00 mol L-1 de sulfato de cobre ma ior do que a de uma soluo aquosa 0,10 mol L-1 deste mesmo sal. III - A temperatura de ebulio de uma soluo aquosa saturada em cloreto de sdio maior d o que a da gua pura. IV - A temperatura de ebulio do etanol puro 78,4 C, enquanto que a de uma soluo alcol ca 10% (m/m) em gua 78,2 C. Das diferenas apresentadas em cada uma das afirmaes acima, est(o) relacionada(s) com propriedades coligativas (A) apenas I e III. (B) apenas I. (C) apenas II e III. (D) apenas II e IV. (E) apenas III e IV. 9. (Ita) Dois frascos abertos, um contendo gua pura lquida (frasco A) e o outro c ontendo o mesmo volume de uma soluo aquosa concentrada em sacarose (frasco B), so c olocados em um recipiente que, a seguir, devidamente fechado. CORRETO afirmar, e nto, que, decorrido um longo perodo de tempo, (A) os volumes dos lquidos nos frascos A e B no apresentam alteraes visveis. (B) o volume do lquido no frasco A aumenta, enquanto que o do frasco B diminui. (C) o volume do lquido no frasco A diminui, enquanto que o do frasco B aumenta.

(D) o volume do lquido no frasco A permanece o mesmo, enquanto que o do frasco B diminui. (E) o volume do lquido no frasco A diminui, enquanto que o do frasco B permanece o mesmo.

10. (Ita) Dois recipientes contm volumes iguais de dois lquidos puros, com calore s especficos diferentes. A mistura dos dois lquidos resulta em uma soluo ideal. Cons idere que sejam feitas as seguintes afirmaes a respeito das propriedades da soluo id eal resultante, nas condies-padro e aps o estabelecimento do equilbrio qumico: I. A temperatura da soluo igual mdia aritmtica das temperaturas dos lquidos puros. II. O volume da soluo igual soma dos volumes dos lquidos puros. III. A presso de vapor da soluo igual soma das presses parciais de vapor dos lquidos constituintes da mesma. Assinale a opo CORRETA que contm a(s) propriedade(s) que (so) apresentada(s) pela sol uo resultante. (A) Apenas I e II (B) Apenas I e III (C) Apenas II (D) Apenas II e III (E) Apenas III Gabarito: 1[E] 2[A] 3[D] 4[B] 5[D] 6[B] 7[A] 8[C] 9[C] 10[D]

Вам также может понравиться