Вы находитесь на странице: 1из 13

Rede de Computadores

Sumrio
Sumrio..........................................................................................................2 Introduo......................................................................................................4 Definio.........................................................................................................5 Objetivos ........................................................................................................5 Benefcios.......................................................................................................5 Rede de Computadores Vantagens do uso das redes .........................................................................6 Desvantagens do uso das redes.....................................................................7 Histria...........................................................................................................8 Tipos de Redes...............................................................................................9 Internet a maior rede de computadores......................................................12 Referncias Bibliogrficas............................................................................13

10

Conceitos e tpicos
A definio de redes como seus tipos e aplicaes desde a concepo dessa rede, at a definio detalhada de funcionalidade s.

Rede de Computadores

Rede de Computadores
Rede de Computadores

Conceitos e tpicos relacionados rede de computadores.

Introduo

A ltima coisa que devemos entender ao comear a estudar redes entender o que uma rede. Quando falamos em redes de computadores, a maioria das pessoas pensam em uma srie de computadores ligados entre si por meio de cabos para trocarem dados ou ento pensa em grandes redes como a internet. Neste trabalho iremos apresentar os principais conceitos da rede e uma breve explanao dos tpicos relacionados aos contedos.

10

Definio
A rede de computadores um grupo de computadores de funcionamento independente do outro e interconectados por cabos de rede. A rede permite o compartilhamento de softwares, informaes, arquivos e demais servios. A rede pode atuar em computadores, em perifricos (impressoras, scanners, e outros equipamentos), e em mquinas de linha de produo. A rede de computadores reduz custo com a aquisio de softwares, minimiza processos de envio de projetos, significa para que possamos interligar dois ou mais computadores em uma rede, possibilitando a estes se comunicarem, compartilharem recursos e informaes, faz-se necessrio a configurao/escolha de alguns aspectos: protocolos de comunicao, interfaces de redes envolvidas, sistemas operacionais, dispositivos de conexes, topologia, necessidades de ambiente, segurana etc.

Objetivos
Independente do tamanho e do grau de complexidade, o objetivo bsico de uma rede de computadores garantir que todos os recursos de informao sejam compartilhados rapidamente, com segurana e de forma confivel. Para tanto, a rede deve possuir meios de transmisso eficientes, regras bsicas (protocolos) e mecanismos capazes de garantir o transporte das informaes entre os seus elementos constituintes. A operacionalizao de uma rede de computadores tem como objetivos bsicos prover a comunicao confivel entre os vrios sistemas de informao, melhorar o fluxo e o acesso s informaes, bem como agilizar a tomada de decises administrativas facilitando a comunicao entre seus usurios.

Benefcios
Uma rede de computadores um sistema de comunicao de dados constitudo atravs da interligao de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informao e partilhar recursos. 1. Hardware: Computadores;

Rede de Computadores

Perifricos (impressoras, modems, etc.); Meios fsicos de transmisso (cabos que interligam os componentes).

2. Software: Rede de Computadores Drivers de placas de rede; Protocolos de comunicao; Sistemas operativos especficos para redes; Utilitrios e programas.

3. Objetivos e vantagens: Partilha de recursos fsicos da rede; Intercmbio de informao; Melhor organizao do trabalho: Definio de diferentes nveis de acesso informao; Superviso e controlo do trabalho; Calendarizao de tarefas.

Vantagens do uso das redes


O exemplo anterior apresentou um cenrio extremamente confuso onde no existia a filosofia de trabalho em rede, logo o caos esteve presente nessa instituio. A seguir, apresentaremos de forma resumida algumas das vantagens do uso de redes, as quais deveriam ser implementadas na instituio comentada anteriormente. Compartilhamento de arquivos de trabalho: Esse um dos recursos mais utilizados, pois permite que os usurios acessem arquivos armazenados em outros computadores interligados entre si, evitando o deslocamento de pessoas portando disquetes, como foi apresentado no exemplo anterior.

10

Compartilhamento de programas: Os computadores podem acessar programas que ficam instalados fisicamente no disco rgido de outros computadores, evitando o desperdcio de espao local, e padronizando a verso do programa em uso. Alm disto,

pode-se economizar no custo dos programas, pois o custo de um software para operar em rede menor se comparado compra de uma licena para cada computador da rede. Compartilhamento de perifricos: Com a grande diversidade de mdias existentes, invivel ter-se em cada computador um leitor de CD-RW, um ZIP Drive, um leitor de DVD ou um scanner. Quando os computadores esto ligados em rede, o prprio sistema operacional permite, de forma simples, o compartilhamento de perifricos, garantindo maior produtividade dentro da empresa. Compartilhamento de impressoras: O compartilhamento de impressoras um dos mais utilizados pelos usurios de rede, pois permite que todos na rede imprimam em qualquer impressora, desde que com- partilhada, assim pode-se otimizar os investimentos futuros. O sistema operacional oferece um caminho muito simples para o compartilhamento de impressoras. Compartilhamento de acesso Internet: Mesmo quando se tem apenas um modem para acesso Internet possvel compartilhar esta conexo na rede, assim, vrios usurios estaro habilitados a realizar o acesso por meio de uma nica conexo. Quando a conexo com a Internet for do tipo dedicada utilizando um servio ADSL ou cable TV, o compartilhamento dessa conexo praticamente obrigatrio, pois o custo desse link s se justifica quando mais de um equipamento o utiliza. O uso da Internet, principalmente dos servios de www e e-mail, tornaram-se indispensveis pela rapidez e facilidade de uso. possvel comunicar-se com pessoas do outro lado do mundo em questes de segundos, a um custo muito baixo. Depois do aparecimento da Internet, a comunicao entre duas pessoas que era baseada em ligaes telefnicas ou troca de cartas, realizada gastando-se pouco dinheiro e sem perda de tempo.

Desvantagens do uso das redes


Como nem tudo facilidade e felicidade, as redes tambm trazem junto com inmeras vantagens algumas desvantagens. A seguir iremos descrevlas. Ataque de vrus

Rede de Computadores

Talvez esse seja um dos piores problemas encontrados nas redes locais, pois pode danificar os softwares instalados e at o hardware, em alguns casos. Um arquivo infectado por vrus pode se espalhar pela rede em questo de minutos, fazendo todo o sistema parar e necessitar de uma manuteno global. Alm da interrupo dos sistemas de redes esse tambm pode roubar informaes sigilosas de uma empresa, v ocasionando perdas financeiras e sociais. Problemas generalizados: Alm dos danos que os vrus causam ao computador, tambm podemos ter problemas com os equipamentos que centralizam as informaes, tais como o HUB, switch ou os servidores de rede. Problemas ocorridos nos equipamentos que centralizam os cabos das redes (patch pannel) podem gerar muitos problemas conhecidos e desconhecidos, tais como lentido da rede, lentido de uma parte da rede ou at a sua parada definitiva independente da topologia utilizada. Os servidores de rede quando param comprometem os usurios de seus programas, os usurios das impressoras ou os perifricos compartilhados por ele.

Rede de Computadores

Histria
Como quase tudo na informtica, as redes passaram por um longo processo de evoluo antes de chegarem aos padres utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a dcada de 60, como uma forma de transferir informaes de um computador a outro. Na poca, o meio mais usado para armazenamento externo de dados e transporte ainda eram os cartes perfurados, que armazenavam poucas dezenas de caracteres cada (o formato usado pela IBM, por exemplo, permitia armazenar 80 caracteres por carto). Eles so uma das formas mais lentas, trabalhosas e demoradas de transportar grandes quantidades de informao que se pode imaginar. So, literalmente, cartes de cartolina com furos, que representam os bits um e zero armazenados. Antes do advento de computadores dotados com algum tipo de sistema de telecomunicao, a comunicao entre mquinas calculadoras e computadores antigos era realizada por usurios humanos atravs do carregamento de instrues entre eles.

10

Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma mquina de teletipo para enviar instrues para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio. Conectar

sistemas de sada como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a "Rede Intergalctica", um precursor da ARPANET. Em 1964, pesquisadores de Dartmouth desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para usurios distribudos de grandes sistemas de computadores. No mesmo ano, no MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Electric e Bell Labs usou um computador (DECs PDP-8) para rotear e gerenciar conexes telefnicas. Durante a dcada de 1960, Leonard Kleinrock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram e desenvolveram sistemas de redes os quais usavam datagramas ou pacotes, que podiam ser usados em uma rede de comutao de pacotes entre sistemas de computadores. Rede de Computadores Em 1969, a Universidade da Califrnia em Los Angeles, SRI (em Stanford), a Universidade da Califrnia em Santa Brbara e a Universidade de Utah foram conectadas com o incio da rede ARPANET usando circuitos de 50 kbits/s. Redes de computadores e as tecnologias necessrias para conexo e comunicao atravs e entre elas continuam a comandar as indstrias de hardware de computador, software e perifricos. Essa expanso espelhada pelo crescimento nos nmeros e tipos de usurios de redes, desde o pesquisador at o usurio domstico. Atualmente, redes de computadores o ncleo da comunicao moderna. O escopo da comunicao cresceu significativamente na dcada de 1990 e essa exploso nas comunicaes no teria sido possvel sem o avano progressivo das redes de computadores.

Tipos de Redes
Num primeiro momento, os computadores eram interconectados nos departamentos da empresa. Sendo assim, a distncia entre os computadores era pequena, limitada a um mesmo local. Por esse motivo as redes passaram a ser conhecidas como redes locais. Com o passar do tempo, as necessidades continuaram a aumentar, a troca de informaes somente entre computadores de um mesmo setor j no era suficiente. Surgiu a necessidade da troca de informaes entre departamentos de uma empresa, filiais de uma empresa, prdios e edifcios espalhados por uma cidade ou uma regio metropolitana. Dessa forma, os computadores passaram a ser interligado por distncias maiores o que passou a ser conhecido por rede de regio metropolitana. Atualmente, existe a

necessidade do envio e recebimento de dados entre computadores, em qualquer lugar do planeta, fato que gerou o aparecimento do termo rede de alcance mundial, ou simplesmente Internet.

LAN Em computao, rede de rea local (ou LAN, acrnimo de local area network) uma rede de computador utilizada na interconexo de computadores, equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicao entre si, trocando e compartilhando informaes e recursos. Tais redes so denominadas locais por cobrirem apenas uma rea limitada (10 Km no mximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distncia de um n da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrero devido degradao do sinal. As LANs so utilizadas para conectar estaes, servidores, perifricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritrio, escola e edifcios prximos. MAN Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vrios LAN geograficamente prximos (no mximo, a algumas dezenas de quilmetros) com dbitos importantes. Assim, um MAN permite a dois ns distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local. Um MAN formado por comutadores ou switchs interligados por relaes de elevado dbito (em geral, em fibra ptica, e os desevolvimentos mais

10

Rede de Computadores

recentes para acesso a internet de alta velocidade sem fio, resultaram em outra MAN).

WAN A Wide Area Network (WAN), Rede de rea alargada ou Rede de longa distncia, tambm conhecida como Rede geograficamente distribuda, uma rede de computadores que abrange uma grande rea geogrfica, com freqncia um pas ou continente. Difere, assim, das Rede pessoal (PAN), das Rede de rea local (LAN) e da Rede de rea metropolitana (MAN). As WAN tornaram-se necessrias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN no eram mais suficientes para atender a demanda de informaes, pois era necessria uma forma de passar informao de uma empresa para outra de forma rpida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta rea geogrfica, permitindo comunicao de longa distncia.

WLAN Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) uma rede local que usa ondas de rdio para fazer uma conexo Internet ou entre uma rede, ao contrrio da rede fixa ADSL ou conexo-TV, que geralmente usa cabos. WLAN j muito importante como opo de conexo em muitas reas de negcio. Inicialmente os WLANs assim distante do pblico em geral foram instalados nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares pblicos principais. A diminuio

Rede de Computadores

dos custos do equipamento de WLAN trouxe-o tambm a muitos particulares.

Internet a maior rede de computadores


A Rede mundial de computadores (Internacional-Networking ou apenas InterNet) surgiu em meados de 1960, em instituies militares governamentais, nos Estados Unidos. Na poca a preocupao era que mesmo com situaes de catstrofes provocadas por uma guerra pudesse existir um meio de comunicao e a troca de informaes entre as bases militares que sobrevivessem, independente de rota de acesso existente para tal, era necessrio ento que, locais fisicamente distantes, com equipamentos, softwares e tipo de conexes diferentes, pudessem estar interligados, e trocando informaes entre si. Este conceito, mantem-se muito vivo na Internet atual, onde mquinas distintas, em diversos lugares do mundo, so capazes de trocar informaes entre si, de maneira simples. Esta tecnologia, migrou dos laboratrios militares, para as universidades, o que impulsionou o crescimento de novos utilitrios, softwares, protocolos e hardware, popularizando a rede (que at ento ainda no era mundial). O prximo passo foi ganhar o mercado corporativo, e depois o domstico, fazendo da Internet a maior rede de computadores do mundo.

10

Rede de Computadores

Referncias Bibliogrficas

Info Escola : www.infoescola.com.br Wikipdia: www.wikipedia.com.br Wikiversidade: www.wikiversity.org Algo Sobre Vestibular www.algovestibular.com Apostilando www.apostilando.com

Projeto Semente de Cincia Desenvolvimento de Software Professora: Masa Alunas Natasha, Emily, Tamiles, Caroline, Bianca

Rede de Computadores

Вам также может понравиться