Вы находитесь на странице: 1из 6

O Trabalho do Socilogo

O campo de trabalho do engenheiro civil a obra, a construo. O campo de trabalho do professor a sala de aula; o do mdico o consultrio, ambulatrio, hospital; o do cantor o palco; o do artista plstico o atelier; enfim, cada profissional resume o seu tempo de efetivo trabalho s horas em que est desempenhando as funes inerentes sua formao.

E o Socilogo? Onde est o seu campo de trabalho?...

Ora, desde que acorda, o Socilogo entra em contato com o seu campo de trabalho e ao mirar-se no espelho v um dos seus objetos de pesquisa. O Socilogo o pesquisador que, ao mesmo tempo, o seu prprio objeto de pesquisa: eis o diferencial que faz do Socilogo o profissional que no distingue o seu efetivo labor dos diversos papis que o Ser Humano representa no seu dia-a-dia como ator social. Enquanto chefe de famlia, no seio do seu lar, o(a) Socilogo(a) exerce as suas funes como um profissional de fato. Durante um rito religioso, o(a) Socilogo(a) no um fiel como os demais, pois o seu olhar tem um veio fatdico. Na prtica do esporte, o(a) Socilogo(a) busca em si e no outro o porqu da repetio daquele erro ou acerto. Na empresa para a qual presta consultoria, o(a) Socilogo(a) no se limita a analisar situaes a partir do que lhe foi solicitado, pois, apesar de no ser percebido, o seu olhar crtico e percorre os ambientes a 360 graus, identificando seres inanimados, mas, principalmente, procurando pessoas, seus gestos, movimentos, suas falas, inter relaes, sua cultura. O profissional das Cincias Sociais (Antroplogo, Cientista Poltico, Socilogo) um produtor incessante de argumentos (dialticos, compreensivos ou analticos) resultantes da observao dos efeitos dos conflitos, aes e fatos sociais. Para ilustrar, basta lembrar que, num simples dilogo ocorrido na esquina, no restaurante, no mercado, na igreja, na praia, na escola, em casa ou no trabalho, a(o) Sociloga(o) modifica a realidade da pessoa com quem ela(e) conversa. O discurso positivo enleva o ouvinte na medida em que conjuga atitudes que valorizam a coletividade local e incentivam a troca de conhecimentos. Portanto, o Socilogo produz a todo o momento, desde que se pronuncie de forma justa e tica. Imagine, agora, uma grande rea de relva tenra (grama nova), pontilhado de arvoredos e cortado sinuosamente por um rio de guas lmpidas, sobre o qual se v uma pequena ponte romana que d acesso a uma singela, porm bonita casa. Mas algo est errado nesse lugar... no se vem pessoas. A sua curiosidade sociolgica dirige seu olhar para aquela casa, ao longe, querendo revelar como vivem seus integrantes, como se relacionam entre si e com aquele ambiente.

Ah! Se a todo e qualquer lugar aonde vai o(a) Socilogo(a), este(a) desempenha o seu papel como tal, durante 24 horas por dia, ento o mundo o campo de trabalho do(a) Socilogo(a); e a vida humana, o seu objeto geral de pesquisa. So as Teorias Sociolgicas que nos permitem interpretar situaes como a imaginada h pouco. Teorias Sociolgicas nos ajudam a compreender melhor a sociedade em que vivemos e fornecem elementos para a nossa ao prtica, que pode levar a mudanas sociais e ao nosso engajamento em movimentos polticos. Para Karl Marx, economista e Socilogo alemo, o objeto da sociologia a luta de classe, em que uma minoria (burguesia) sobrepe-se a uma maioria (proletariado). Para Max Weber, Socilogo alemo, o objeto da sociologia a ao social, quando os indivduos orientam-se atravs das aes dos demais atores sociais. Para mile Durkheim, fundador da Escola de Sociologia francesa, o objeto de estudo da Sociologia so os fatos sociais, ou seja, as regras impostas pela sociedade: leis, normas e costumes, que so passados de gerao a gerao. Nos dias atuais, incio do terceiro milnio, pesquisar o mercado, mdia e opinio; assessorar governos atravs de pesquisas sociais, meio-ambiente, processos excludentes, planejamento urbanstico, violncia, poltica cientfica; assessorar sindicatos, trabalhadores rurais e ONG's por intermdio de intervenes sociais; dar suporte a partidos polticos e empresas, principalmente na parte de desenvolvimento social, relaes de trabalho e mediao de conflitos constituem as principais oportunidades de trabalho para o Socilogo. Mas o topo desta lista est sendo ocupado, em curva ascendente, pelo Licenciado em Sociologia, que pode lecionar nos cursos do ensino Mdio e pelo Mestre ou Doutor em Cincias Sociais, habilitado para ministrar aulas e/ou coordenar cursos no ensino superior, alm de realizar pesquisas de alto nvel em universidades.

O PROCESSO DAREALIDADE.

DE

DESNATURALIZAO

OU

ESTRANHAMENTO

Antes de iniciarmos o curso de sociologia necessrio fazer um pequeno histrico que leva a momentos em que excluda da grade curricular (Permanecendo fora por mais de 40 anos) e outros que ela aparece. "A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditrio. Para alguns ela representa uma poderosa arma a servios dos interesses dominantes, para outros ela a expresso terica dos movimentos revolucionrios."1

preciso lembrar que o Brasil viveu um perodo de exceo poltica, vinte e um anos de governos militares. A Sociologia foi uma matria que estava presente em todas as escolas, assim como a matemtica e a Lngua Portuguesa, surgida como disciplina obrigatria em 1897e introduzido em 1925 com a reforma Rocha Vaz. A partir desse momento tornou-se obrigatria e cobrada inclusive nos vestibulares.

Em1942 na ditadura Vargas, a reforma Capanema retirou a sua obrigatoriedade. Em1961 volta como disciplina optativa;

Em1971 sofre seu mais duro golpe na ditadura militar, passa a ser substituda pela OSPB (Organizao Social e Poltica do Brasil) na Reforma de Jarbas Passarinho.

Ruy Barbosa em 1882 j via seu valor, hoje entendido como importante para todos os ramos das atividades humanas; mdicos,engenheiros, qumicos, garons, artistas, etc., para entender e se situar na sociedade em que vive. A sociologia j fez parte da grade curricular no passado e s foi retira em alguns perodos por questes ideolgicas e polticas, e retorna graas ao esforo daqueles que reconhecem sua importncia para a construo de um olhar crtico da realidade. As aulas de Sociologia vo dialogar com outras reas do conhecimento, como a Histria, Geografia, filosofia, Antropologia, Economia e a Cincia Poltica, e juntas formam as chamadas Cincias Sociais.

Vamos passar a construir um olhar sociolgico, diferente do historiador, do gegrafo ou mesmo do filosofo. O primeiro passo para construir esse olha r o "estranhamento", ou seja, devemos desnaturalizar o olhar. Isso porque o nosso olhar no neutro, nem natural, mas esta contaminado de pr noes, e ao olharmos para algo no o vemos como ele realmente mais com uma carga de valores que no permitem se revelar. O treino do olhar o primeiro passo na construo de um olhar sociolgico, ele se faz com o estranhamento do cotidiano. Estamos acostumados a encarar tudo como natural, como se o mundo e as coisas que nos cercam so "naturais" e sempre foram assim. Os preconceitos, esteretipos e as pr noes permitem que o indivduo veja, mas no enxergue (notar, perceber, descortinar). ETAPA 2 O IMEDIATISMO DO OLHAR O olhar do senso comum em contraposio ao olhar cientfico. H quatro nveis diferentes de conhecimento, temos:

Conhecimento emprico, Conhecimento cientfico, Conhecimento filosfico, Conhecimento teolgico.

O conhecimento emprico tambm chamado de conhecimento vulgar, o conhecimento do povo, obtido ao acaso, aps inmeras tentativas. a metdico e assistemtico. Pela linguagem os conhecimentos se transmitem de uma pessoa outra, de uma gerao outra. O homem simples conhece o fato e sua ordem aparente, conhecimento obtido pelas experincias ao acaso, sem mtodo. O conhecimento cientfico vai alm do emprico, vai alm do fenmeno, conhecem-se suas causas e leis que regem. metdico. "Conhecer verdadeiramente, conhecer pelas causas", diz Bacon. O conhecimento cientfico; s o ser se explicar estes fenmenos, relacionando-os com suas causas e com a sua lei. (gua sobe no vcuo) "Conhecemos uma coisa de maneira absoluta, diz Aristteles, quando sabemos qual a causa que a produz e o motivo porque no pode ser de outro modo; isto saber por demonstrao; por isso a cincia reduz-se a demonstrao". Caractersticas do conhecimento cientfico: CERTO: porque sabe explicar os motivos de sua certeza. GERAL: conhece o que h de mais universal, vlido para todos os casos da mesma espcie. Partindo do indivduo procura o que nele h de comum com os demais da mesma espcie. METODICO, SISTEMATICO: no ignora que os seres e os fatos esto ligados entre si por certas relaes, o objetivo encontrar e reproduzir os encadeamentos seguindo o mtodo experimental.

Um histrico do mtodo cientfico. A cincia um esforo coletivo de toda a humanidade, ela tambm uma das poucas realidades que podem ser legadas s geraes seguintes. Os homens de cada perodo histrico assimilam os resultados cientficos das geraes anteriores, desenvolvem e ampliam alguns aspectos novos. Ele composto de um elemento mutvel e outro fixo,

um ainda no comprovado e o outro estabelecido definitivamente, que cumulativo e progressivo. Cada poca, perodo histrico, elabora suas hipteses e teorias segundo o nvel de evoluo em que se encontra,substituindo as antigas. "A cincia, nos moldes como se apresenta hoje, relativamente recente. S na idade moderna da Histria adquiriu o carter cientfico que tem atualmente. Entretanto, desde o incio da humanidade j se encontram os primeiros traos rudimentares de conhecimentos e tcnicas que constituiro a futura cincia". A revoluo cientfica ocorreu a partir dos sculos XVI e XVII, com Coprnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros com o mtodo experimental. "Essa evoluo das cincias tem, sem dvida, como mola propulsora os mtodos e instrumentos de investigao aliados ao esprito cientfico, perspicaz, rigoroso e objetivo". O conhecimento filosfico distingue-se do cientfico pelo objeto de investigao e pelo mtodo. A cincia se caracteriza pela experimentao. O objeto da filosofia constitudo de realidades mediatas, no perceptveis pelos sentidos (mtodo racional). A filosofia no algo feito, acabado. A filosofia no algo feito, acabado. A filosofia uma busca constante de sentido, de justificao, de possibilidades, de interpretao a respeito de tudo aquilo que envolve o homem e sobre o prprio homem em sua existncia concreta. Filosofar interrogar, que parte da curiosidade. O homem procura desvendar o mistrio, o oculto. A filosofia procura o saber e no em sua posse, procura refletir sobre o saber. Filosofar interrogar os fatos e problemas que cercam o homem contreto, inserido em seu contexto histrico. "A filosofia procura compreender a realidade em seu contexto mais universal. No d solues definitivas para grande nmero de questes. Habilita, porm o homem ao fazer uso de suas faculdades para ver melhor o sentido da vida concreta". O conhecimento Teolgico: Conhecimento adquirido a partir da f teolgica, fruto da revelao da divindade. A finalidade do Telogo provar a existncia de Deus e que os textos Bblicos foram escritos mediante inspirao Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestveis. A f pode basear-se em experincias espirituais, histricas, arqueolgicas e coletivas que lhe do sustentao. O conhecimento do senso comum uma forma vlida de pensamento, mas como vimos no o nico possvel, muitas vezes o conhecimento cientfico parte do senso comum. Nosso olhar nunca um olhar neutro, ele est sempre repleto dessas pr noes que vem do senso comum. Para lanar um olhar sociolgico para a realidade necessrio afastarse dessa forma de observ-la. A construo de um conhecimento cientfico um lento processo de afastamento do senso comum. Caractersticas do senso comum:

IMEDIATISTA: o senso comum se caracteriza muitas vezes por ser extremamente simplista, ou seja, muitas vezes no fruto de uma reflexo mais cuidadosa.

SUPERFICIAL: se conforma com a aparncia ('porque vi', 'porque senti', 'porque disseram', etc.)

ACRTICO: no estabelece uma viso aprofundada do que v, no questiona o que dito.

CHEIODE SENTIMENTOS: a nossa viso marcada pela emoo que normalmente tiram objetividade da pessoa, no esta baseada na razo.

CHEIO DE PRECONCEITOS: conceituar antecipadamente, ou seja, a atitude de achar que j sabe, sem conhecer algo de verdade, pois usa explicaes prontas que esto repletas e juzo de valor. Se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as pr noes e os julgamentos de valor que esto presentes no senso comum. O Olhar que evita essa postura relacionada ao senso comum o olhar do estanhamento. Para mostrar a necessidade do treino do olhar vamos trabalhar algumas imagens de M.C.Escher (1898-1972) artista holands, seu pai queria que seguisse uma carreira nas Cincias Exatas. Estudou arquitetura, mas se dedicou s artes plsticas, e sua obra foi mundialmente reconhecida como um dos grandes artistas do sculo XX.

Вам также может понравиться