Вы находитесь на странице: 1из 5

APOCALIPSE 2:1-7 FESO significa desejvel.

a igreja que comeou bem, mas havia perdido o que lhe deu o conceito de desejvel - o amor. Uma igreja sem amor uma igreja em decadncia total (ICo 13). A igreja de feso foi muito bem estabelecida. Paulo ensinou a Palavra de Deus ali, durante trs anos (At 20.31). Todos os ensinos bsicos lhe foram ministrados. PORQUE JAMAIS DEIXEI DE VOS ANUNCIAR TODO O DESGNIO DE DEUS (At 20.27). Pelo teor e contedo da Epstola de Paulo aos Efsios, observa-se que aquela igreja era espiritual. Mas saibamos que o juzo de Deus ir comear pela prpria Casa de Deus (IPe 4.17). Por isso feso foi uma das igrejas que foram advertida pelo Senhor. Ela foi a igreja que Joo pastoreava quando foi desterrado para a solitria Ilha de Patmos, segundo a tradio Crist dos primeiros sculos. O ANJO DA IGREJA Quem era esse anjo da Igreja a quem o Senhor se referia? claro que um anjo celestial no poderia ser, pois os tais foram proibidos de pregar o evangelho (IPe 1.12). Esse anjo, que era o Pastor da Igreja, pois a palavra anjo quer dizer MENSAGEIRO e exatamente o que o Pastor na sua funo - um mensageiro. Veja bem, os anjos no dizem o que eles querem, mas somente a Palavra de Deus, observe: ...E que ele, enviando por intermdio do seu anjo, notificou ao seu servo Joo, o qual atestou a Palavra de Deus (Ap 1.1-2). A funo do Pastor de instruir o povo na Palavra de Deus (I Tm 3; II Tm 2.15; Tt 1.6-9). O pastor no deve falar ou ensinar suas prprias filosofias, mas sim ser fiel ao ensinamento da Palavra de Deus. Fica claro que esse mensageiro (o pastor ou lder local) tem uma responsabilidade muito sria diante de Deus. Isso serve de alerta aos que lideram, mas no se esmeram em aprender a Palavra. Que Deus faa de ns (os Lderes) homens fiis Palavra como os anjos celestes so. isso o que Deus quer nos falar aqui. como se o nosso Deus dissesse: Transmitam a minha Palavra com a fidelidade de um anjo. ESTAMOS NA MO DE DEUS Antes de continuar, quero que voc guarde em mente o grfico abaixo, baseado em Ap. 1.20: -------------------------------------------------------------------ESTRELA = ANJOS = PASTORES CANDELABRO = IGREJA = POVO DE DEUS -------------------------------------------------------------------Este grfico nos ajudar entender melhor, tanto o tpico passado, como o presente. Ao anjo da igreja em feso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro. (Ap 2.1)

Neste contexto as estrelas ou Anjos esto se referindo aos Pastores ou lderes, mas pode ser muito bem aproveitado para toda a Igreja, pois na Terra toda a Igreja est comissionada a ser mensageiro de Deus: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16.15) O Apstolo Paulo tambm diz que somos estrelas, leiamos: mas a glria do sol, outra a glria da lua e outra a glria das estrelas; porque uma estrela difere em glria de outra estrela (I Co 15.41). Quero que voc saiba que tambm uma estrela, e est na mo de Deus, e tem a responsabilidade de levar a Palavra de Deus aos coraes aflitos, por isso preste ateno na Palavra: Aquele (JESUS) conserva na mo direita as estrelas(Ap 2.1). Eu gostaria que voc sentisse a responsabilidade de estar nas mos do Senhor. Sim, responsabilidade, pois somos suas estrelas (que quer dizer mensageiros - veja o grfico). Deus quer nos mostrar que devemos resplandecer o brilho da Estrela maior - Jesus. como se o Senhor nos dissesse: Mostre o brilho da minha mensagem. A Igreja tem que ter luz nas suas palavras, tem que ter vida e poder. E para que esse fato acontea na vida da Igreja, tem que haver uma profunda dedicao Verdade de Deus. Cada membro da Igreja, desde o Pastor at o irmozinho tem que se conscientizar da importncia da Palavra de Deus e sua divulgao. S assim, haver brilho nas mensagens e a Igreja Brilhar como uma estrela.

DEUS CONHECE AS NOSSAS OBRAS Conheo as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverana; sei que no podes suportar os maus, e que puseste prova os que se dizem apstolos e no o so, e os achaste mentirosos;(AP 2.2) Fique sabendo, Deus conhece o teu desempenho na sua obra, Deus v o seu labor e sua dedicao para que a sua obra se concretize e o Seu Reino seja implantado. Saibamos que: Portanto, meus amados irmos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho no vo no Senhor(I Co 15.58). Observe que a Palavra diz: NO SENHOR. S no Senhor que o nosso trabalho vlido. Deus olha para o trabalho e o labor daquele que faz para Ele. Digo isso, pois muitos realizam grandes obras dentro das Igrejas, mas no no Senhor e para o Senhor, mas sim para sua glria prpria. Almejam o elogio do seu prximo e o enlevo do seu prprio nome. Veja o que diz Jesus:

MATEUS [6] Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte no tereis recompensa junto de vosso Pai, que est nos cus. Trabalhe, meu irmo - ainda que ningum lhe elogie ou mesmo que voc seja criticado, TRABALHE. Deus, O Grande est vendo o seu esforo e em oculto lhe dar a recompensa. A sua perseverana no trabalho do Senhor lhe ser uma grande alegria no seu esprito. TRABALHE MEU IRMO! Mateus 6:7 - E, orando, no useis de vs repeties, como os gentios, que pensam que por muito falarem sero ouvidos DE OLHO NOS LDERES E PRUDNCIA NO JULGAR sei que no podes suportar os maus, e que puseste prova os que se dizem apstolos e no o so, e os achaste mentirosos(Ap 2.2) Devemos observar os lderes, aproveitar tudo o que eles tm de bom, sabendo que so homens que tambm erram. Claro que quando falamos erram, no estamos falando de adultrio, prostituio, engano, furto, mentiras... Nos dias atuais, infelizmente, vemos lderes que deveriam ser exemplos, fazendo tudo isso e muito mais. O que mais me espanta que mesmo fazendo tudo isso eles ainda encontram gente que os seguem sem nem mesmo questionar a sua conduta. Dizem: Este homem de Deus, ele faz milagres e isso basta ou Ele foi escolhido por Deus para ser o nosso profeta e cremos cegamente nele. E assim vemos esses obtusos usurpar o povo e devorar a f dos mais humildes. Sabemos que infelizmente, isso acontece por falta de conhecimento da Palavra de Deus. Leiamos: O meu povo est sendo destrudo, porque lhe falta o conhecimento (Os 4.6). Nesta carta Igreja de feso, Jesus elogia aqueles que colocaram a prova certos apstolos que se diziam ser homens de Deus. Esta Igreja teve o discernimento de desvendar e despir os falsos obreiros. Antes de continuar com esse pensamento quero que voc tenha em mente a importncia de ter embasamento na Palavra de Deus antes de Julgar algum, principalmente um obreiro. Leiamos: No aceites acusao contra um ancio (presbtero ou lder local), seno com duas ou trs testemunhas (que sejam dignas de confiana). (I Tm 5.19 parnteses do autor) No se esquea de ser sbio no julgamento de algum lder que esteja fazendo coisas erradas e certifique-se que realmente no sejam boatos, mas provas concretas e que voc possa provar. Sabendo que se voc estiver errado poder estar lutando contra Deus e a favor do Diabo, trazendo assim oprbrio sobre a sua vida. Leiamos: Porque a rebelio como o pecado de adivinhao, e a obstinao como

a iniqidade de idolatria. (I Sm 15.23). No toqueis nos meus ungidos, e no maltrateis os meus profetas. (Sl 105.15) Toda alma esteja sujeita s autoridades superiores; porque no h autoridade que no venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. (Rm 13.1) Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem h de prestar contas delas; para que o faam com alegria e no gemendo, porque isso no vos seria til.(Hb 13.17) No porque a Palavra de Deus manda respeitar, honrar, obedecer, ajudar, auxiliar e cooperar com os obreiros do Senhor, que vamos deixar os maus nos enganar. A Bblia nos ensina a por em prova os tais (Ap 2.2). glorioso essa revelao, pois essa Igreja agiu com discernimento, evitando assim escndalos no meio do povo. Se ns fossemos como os Efsios (nesta rea)teramos evitados tantos escndalos desnecessrios. Por haver falta de discernimento, lobos ferozes e audaciosos devoram cidades inteiras e at ultrapassam fronteiras desonrando o nome do Senhor Jesus. Devemos saber que a IGREJA (eu e voc) que tem que evitar esses ces de vomitar sobre ns as suas heresias. Nesses ltimos dias, eu te convido a ser mais prudente e no aceitar nada de ningum se no for claramente bblico. Nem que aparea um apstolo mais poderoso que Paulo e fazendo mais prodgios que o Senhor Jesus, se ele no est de acordo com a Palavra, seja antema (maldito). Acredito que nesses ltimos dias levantar-se- uma Igreja estribada, no em homens, mas na Palavra de Deus. Quando esses amantes da Palavra se levantar os falsos apstolos ou profetas tero dificuldades em difundir as suas heresias, pois a uno do Esprito e o conhecimento da Palavra traro luz. E quanto a vs, a uno que dele recebestes fica em vs, e no tendes necessidade de que algum vos ensine; mas, como a sua uno vos ensina a respeito de todas as coisas, e verdadeira, e no mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.(I Jo 2.27) O PRIMEIRO AMOR ACABOU? Tenho, porm, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se no, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se no te arrependeres. (Ap 2.4-5) J ouvimos muito essas frases: Esse irmo est no fogo do primeiro amor! ou Isso coisa de quem est no primeiro amor. O que ser que estamos pensando sobre primeiro amor? Ser que sabemos o que esse primeiro amor? Pelo texto lido acima vemos que quem no est nesse primeiro amor est cado, sua vida crist est fora dos parmetros de Deus. Leiamos - Lv 6.12: O fogo sobre o altar se conservar aceso; no se apagar. Aquele fogo do primeiro amor, do primeiro encontro com Deus tem que durar a vida inteira, fogo e mais fogo: O fogo se conservar continuamente aceso sobre o altar; no se apagar. (Lv 6.13)

Talvez voc tenha visto tanta coisa que o desagradou; que machucou o seu ntimo, que feriu os teus princpios, que fez murchar as tuas esperanas no Reino de Deus. E agora? Vai ficar assim? Deixando tudo para l? Meu querido saiba que apesar de tudo o Deus que Fogo quer de dar a vitria na luta. No importa quantos Judas o Diabo colocou na sua vida, Jesus nunca lhe traiu e nem lhe abandonou. Hoje Deus quer renovar-te e trazer a paz e alegria da sua salvao. Levante-se nesse momento e receba o poder, o fogo, o amor, a virtude do Esprito Santo e seja abenoado. Receba o amor do cu, acenda-se agora e nunca mais deixe o inimigo apag-lo com tolices e artimanhas malignas. Deus nesses ltimos dias quer que sejamos cheios de amor, at para amarmos os piores inimigos. Sejamos cheios de fogo at a volta do Senhor Jesus. No sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no esprito, servindo ao Senhor (Rm 12.11). OS NICOLATAS Tens, porm, isto, que aborreces as obras dos nicolatas, as quais eu tambm aborreo.(Ap 2.6) Nicolata em grego composto de duas palavras: Nikao que significa Conquistar e Laos que significa Povo Comum. Ento Nicolatas vem a ser: Aquele que conquista ou domina o povo comum ou leigo. E em nossas Igrejas est sendo diferente? A verdade que em quase todas as Igrejas evanglicas os membros fazem cada dia menos, deixando tudo nas costas do pastor, transformando-o em um nicolata Creio que fazendo assim teremos uma Igreja viva e atuante. Meu irmo exera seu papel de cristo e seja um rgo vivo no corpo de Cristo. O VENCEDOR Quem o vencedor? Ser uma pessoa super dotada ou algum muito diferente? No, o vencedor aquele que ouve e coloca em prtica a Palavra de Deus. Leiamos Tg 1.22:E sede cumpridores da palavra e no somente ouvintes, enganando-vos a vs mesmos. Quando ouvimos o que o Esprito Santo fala atravs da Palavra de Deus, nos tornamos vencedores. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da rvore da vida, que est no paraso de Deus. (Ap 2.7)

Вам также может понравиться