Вы находитесь на странице: 1из 5

1. Corrija as afirmativas erradas, justificando suas respostas.

A Fonte de energia A fonte de energia que ilumina ou fornece a energia eletromagntica ao alvo de interesse. Sempre deve ser natural, pois a luz solar possui raios gama que carregam mais energia. A REM uma forma de energia que no precisa de um meio material para se propagar. Tem como principal fonte o SOL, ou seja, a radiao emitida pelo Sol utilizada para operar os sensores remotos. A radiao emitida pela superfcie da Terra outra fonte. Em ambos os casos as fontes so naturais. Qualquer corpo com temperatura acima de 0 K (zero absoluto) emite REM. H, tambm, as fontes artificiais de radiao eletromagntica, tal como a do flash (da mquina fotogrfica) ou o sinal produzido por um radar.

B Radiao e a atmosfera como a energia viaja da fonte para o alvo entra em contato e interage com a atmosfera. Esta interao acontece novamente quando a energia viaja do alvo para o sensor. Interaes da Radiao Eletromagntica com a atmosfera - SINAL COLETADO DO SENSOR. A radiao proveniente do Sol interage com a atmosfera at atingir o alvo e retorna ao sensor interagindo novamente com a atmosfera. C Interao com o alvo A energia atravessa a atmosfera e interage com o alvo. O resultado desta interao depende das propriedades espectrais do alvo e da radiao. O conjunto de espelhos giratrios do sensor tem a capacidade limitada de giro de 30 graus. A partir deste ngulo o alvo procura outra fonte.

A radiao solar incidente na superfcie terrestre interage de modo diferente com cada tipo de alvo. Esta diferena determinada principalmente pelas diferentes composies fsico-qumicas dos objetos ou feies terrestres. Estes fatores fazem com que cada alvo terrestre tenha sua prpria assinatura espectral. Em sensoriamento remoto as texturas das superfcies dos objetos vistas nas imagens podem ser classificadas em dois tipos: especulares e difusoras. Podemos usar o critrio geral de Rayleigh (h) para determinar se uma

superfcie especular ou difusora, o que dependente do comprimento de onda e do ngulo de incidncia do ngulo teta da radiao. D Registro da energia pelo sensor A energia emitida / difundida pelo alvo registrada pelo sensor, e reajustadas para comprimento de onda na faixa do visvel. Os sensores remotos medem as intensidades do Espectro eletromagntico e, com essas medidas, obtm imagens nas regies do visvel (azul, verde e vermelho) ao infravermelho medem a intensidade da radiao eletromagntica refletida em cada intervalo pr-determinado de comprimento de onda. E Transmisso, recepo e processamento A energia registrada transmitida, muitas vezes na forma de eletrnica para uma estao de reconhecimento e processamento onde os dados so convertidos numa imagem (suporte papel ou digital). Transmisso, recepo, e processamento (E) a energia registrada pelo sensor deve ser transmitida, normalmente em forma eletrnica, para uma estao de recepo e processamento, onde os dados so processados e gerada uma imagem (hardcopy e/ou digital). F Interpretao e anlise A imagem processada interpretada, visualmente ou digitalmente, a fim de extrair informaes sobre o alvo que foi iluminado. Uma imagem gerada nunca pode ser utilizada sem as devidas correes de latitude e longitude, devido mudana de fuso horrio.

Os principais fatores que afetam a geometria da imagem so apresentados em D'Alge (2001): A. Um dos efeitos principais causado pela rotao da Terra (skew), ou seja, pelo movimento relativo entre a Terra e o satlite. Na medida em que o satlite desloca-se para o sul, a Terra gira de oeste para leste, fazendo com que seja necessrio compensar o posicionamento das

varreduras, que devem ser deslocadas para leste. Por isso as imagens corrigidas apresentam aspecto de paralelogramo. B. Outro efeito importante so as chamadas distores panormicas, que afetam, principalmente, os sensores que trabalham com um campo de visada amplo. A distoro panormica originada pela variao do IFOV (instantaneous field of view) dentro do campo de visada. Como o IFOV corresponde a um ngulo fixo, ele cobre dimenses diferentes no terreno em funo da inclinao. Isto faz com que a dimenso coberta no terreno no nadir seja menor que aquela coberta nas bordas da imagem, fazendo com que os pixels das bordas laterais da imagem tenham dimenses maiores que os pixels situados sob a rbita. C. A curvatura da Terra gera um efeito anlogo ao anterior. Na verdade, ela acentua o efeito da distoro panormica, fazendo com que haja uma compresso de dados maior nas bordas da imagem. Por isso deve ser tratada como parte integrante da distoro panormica. D. Outro efeito que se origina por questes de movimento relativo o chamado arrastamento da imagem durante uma varredura. Este efeito afeta apenas os sensores que operam por varreduras mecnicas, pois o satlite move-se ao longo de sua rbita durante o tempo decorrido para a execuo de uma varredura. E. Somam-se a esses efeitos aqueles oriundos de variaes de efemrides do satlite (posio e velocidade) e a de atitude da plataforma:

Row: que afetam a varredura no sentido longitudinal; Pitch: que provocam distores transversais no processo de varredura; Yaw: que provocam distores semelhantes a um leque na disposio das linhas na imagem.

G Aplicao A informao extrada aplicada a fim de: I) II) Obter um melhor conhecimento do objeto; Revelar uma nova informao ou;

III)

Resolver um problema particular.

Aplicao (G) - O ltimo elemento do processo de sensoriamento remoto a aplicao da informao extrada das imagens para melhor entend-la, para revelar alguma nova informao ou auxiliar na soluo de algum problema particular.

2. Associe as formas de utilizao (Fig. 2) com os diferentes satlites e sua resoluo espectral. Comparando os sistemas sensores, verifica-se que os com crculos maiores podem caracterizar e distinguir melhor um objeto na imagem do que os outros sistemas com crculos menores, pois quanto menor o nmero de bandas e menor a largura do intervalo, maior a discriminao do alvo na cena e melhor a resoluo espectral.

3. Defina qual o melhor sensor (Fig. 3) e justifique sua resposta relatando os quatro tipos de resoluo.

O nmero de nveis de cinza comumente expresso em funo do nmero de dgitos binrios (bits) necessrios para armazenar, em forma digital, o valor do nvel mximo. O valor em bits sempre uma potncia de 2. Assim, 5 bits significam 2 = 32 nveis de cinza. Os satlites LANDSAT e SPOT tm resoluo radiomtrica de 8 bits, o que significa o registro de imagens em 256 nveis de cinza.
5

4. Qual dos sensores cobre melhor o espectro eletromagntico, justifique sua resposta.

REM decomposta, pelos sensores, em faixas espectrais de larguras variveis. Estas faixas so denominadas bandas espectrais (Fig. 6.3). Quanto mais estreitas forem estas faixas espectrais, e/ou quanto maior for o nmero de bandas espectrais captadas pelo sensor, maior a resoluo espectral da imagem. Imagens Landsat / TM, por exemplo, tm 7 bandas: 0,45 m a 0,52

m, 0,52 m a 0,60 m, 0,63 m a 0,69 m, 0,76 m a 0,90 m, 1,55 m a 1,75 m, 2,08 m a 2,35 m, 10,4 m a 12,5 m. Existem sensores que ge ram imagens com centenas de bandas espectrais.

5. Na figura 4, construa um espectro eletromagntico e associe as cores com as devidas aplicaes.

Вам также может понравиться