Вы находитесь на странице: 1из 5

Valores humanos

1. Qual o objetivo da pesquisa segundo o autor (resumo) Segundo o autor, foram identificadas duas principais correntes de pensamentos quanto ao conceito valores. A) Psicologia Social psicolgica : que se refere a valor como uma condio ligada ao sujeito; B) Psicologia Social Sociolgica : que prope o valor ligado a objetos e entes C) Espera-se que essa reviso sirva como fonte de conhecimento para escolhas ontolgicas (que considera o ser em si mesmo, independentemente do modo pelo qual se manifesta) e epistemolgicas (reflexo acerca da natureza, das fases e dos mecanismos do conhecimento, nomeadamente nas correlaes entre o sujeito e o objeto) consciente no estudo sobre valores humanos na gesto organizacional. 2. O que so valores pessoais? Valores pessoais tudo aquilo que importante para cada pessoa, seja em uma crena ou formas de comportamento ou at mesmo seu modo de ser e pensar. uma particularidade de cada um, como cada um se valorizar. 3. Cite alguns equvocos quanto ao uso da palavra valores? A operacionalizao do conceito em pesquisas quantitativas sem as devidas precaues para a criao ou adaptao de escalas. Diversos autores apresentam conceitos de valores sem a sua origem e/ou fundamentaes. 4. Qual o conceito de VALOR segundo Rohan e Schwatz?

Segundo Rohan
Valor: principio analgico implcito construdo a partir de julgamentos sobre a capacidade das coisas, pessoas, aes e atividades para prover a melhor forma de vida possvel.

Segundo Schwartz:
Metas desejveis e transtitucionais que variam em importncia servem como princpios na vida de uma pessoa ou de outra entidade social. 5.Descreva comsuas palavras, sua viso aps a leitura de como os Valores so Aprendidos, Desejveis ou desejados Os Valores so aprendidos atravs da cultura de cada indivduos ao longo de sua vida. Tais valores podem ser adquiridos da alterao social, preferncias racionais, base moral. Cada valor aprendido isoladamente. Valores desejados ou desejveis so valores que partem das vontades e desejos do indivduo. A sociedade interfere muito na vontade de cada ser, ou seja, ela faz com que as pessoas se identifiquem socialmente, fazendo o indivduo repetir e se adaptar ao que desejvel pelo grupo com o qual o indivduo participa dentro da sociedade.

Administrao de conflitos
1. O que so conflitos e sua viso segundo a histria.

Os conflitos fazem parte do processo de evoluo dos seres dos seres humanos e so necessrios para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, poltico e organizacional. Segundo a viso da histria, at h pouco tempo a ausncia de conflitos era encarada como expresso de bom ambiente, boas relaes e, no caso das organizaes, como sinal de competncia. O conflito negativo era visto como resultante da ao e do comportamento de pessoas indesejveis, associado a agressividade, ao confronto fsico e verbal e a sentimentos negativos. 2. Qual sua concepo de conflitos positivos e negativos. Positivo: Serve como sensor Motiva busca de solues Negativo: Causa tenso Leva a agresso Ambiente improdutivo

3. Pesquise algum artigo sobre administrao de conflito, mencione o autor, o ttulo e comente suas curiosidades, aquilo que lhe chamou a ateno, uma descrio resumida. Artigos Alvaro Francisco Fernandes Neto Gesto de conflitos Para que um indivduo possa superar conflitos, necessrio saber lidar com eles, o que implica saber gerenci-los.Contudo, muitas pessoas no sabem como administr-los, independente das variveis que o envolvam. Para conseguir gerir uma situao conflituosa, preciso um certo felling(tato,sensibilidade), embora, em alguns momentos,no ser,por si s suficiente para alcanar uma soluo eficiente e eficaz, que atenda a todas as partes envolvidas... Ernesto Berg Administrao de conflitos administrar conflitos chegar a um acordo final satisfao para as partes envolvidas, no qual os dois lados tenham sido ouvidos e respeitados. Gerenciar conflitos uma forma de negociaes... Conflitos interpessoais ocorrem quando duas ou mais pessoas concebem ou avaliam uma situao de maneira diferente, cada qual observando os fatos segundo sua prpria viso. Principais causas de conflitos interpessoais:

Preconceito(idade, sexo, raa, classe social, religio, ideologia poltica, deficincia fsica ou mental) Diferena de percepo e valores(como cada um v o mundo) Atitudes (grosseiras ou intransigentes)

Competio (geralmente por cargo mais elevado ou setor diferente) Mal-entendidos ( por falta de comunicao)

Expectativas ( no satisfeitas por algo que ocorre no ambiente de trabalho) Conflitos organizacionais ocorrem em funo dos processos dinmicos dentro ou fora da empresa. Principais causas: Mudanas (em funo de novas polticas, novos procedimentos operacionais, nova estrutura, corte de pessoal...) Metas e objetivos (conflitantes em diversos setores da empresa) Recursos limitados (pessoal, tempo, espao, dinheiro ou equipamento).

4. Correlacione a importncia CHA, Competncia, Habilidade e Atitude.

Atitude (Querer Fazer) Depende do profissional

Habilidade (Saber Fazer) Treinamento Prtico

Conhecimento (Ter o Saber) Treinamento Terico

LIDERANA
1. Defina Liderana o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o em uma equipe que gera resultados. a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma tica e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcanarem os objetivos da equipe e da organizao.

2. Max Weber fui um dos fundadores da sociologia com ele outros pesquisadores entram em destaque, como Karl Maks, pesquise a viso inicial de Weber e a viso contempornea da sociologia. A grande inovao que Weber trouxe para a Sociologia foi o individualismo metodolgico. Para ele, o indivduo escolhe ser o que , embora as escolhas sejam limitadas pelo gerar de conhecimento do indivduo e pelas oportunidades oferecidas pela sociedade. O indivduo escolhe em meio aos embates da vida scia. Essa idia faz com que o sentido da vida, da histria, seja dado pelo prprio indivduo. Os processo no tem sentido neles mesmos, mas so os indivduos que do sentido aos processos. H 4 tipos de ao social: Ao Social Tradicional: o indivduo age sem pensar.

Ao Social Afetiva: o indivduo responde mais com o emocional do que com o racional. Ao Social Racional: o indivduo constri uma racionalidade a partir dos valores presentes na sociedade. Ao Social racional com relao dos fins: o indivduo escolhe levando em considerao os fins que ele pretende atingir e os meios disponveis para isso.

3. Qual seria o melhor lder Lideres excelentes no se sentem ameaados sem ter o poder e o controle total de uma situao. Produzem grandes lderes e incentivam ao invs de controlar. Conhece o impacto e o valor da honestidade e autenticidade. E mediador nas reunies, responsvel pelos seu erros, tem controle sobre suas emoes, no passa insegurana, tem altssima compreenso e pacincia com os outros.

4. Defina alguns tipos de liderana e o que seria moral. Tipos de liderana; Manipulador Autoritria Sabe Tudo Paternalista

Moral: Aprendizado contnuo na aquisio de perfeio humanas, tanto na esfera intelectual como na espiritual. Atividade de educar os outros. Reconhece

e obedecer a verdade. A principal caracterstica de um lder moral deve ser o esprito de utilidade: aquele que mais til a comunidade em vez de aquele que mais domina a sociedade. 5. Descreva a liderana segundo a apostila e a cincia (estudo) abordado) Tipos de liderana: Manipuladora: Clnico, sedutor, tira proveito de todas as situaes. Autoritria: Que manda, tem poder absoluto. Sabe Tudo: Se sente superior, arrogncia.

Paternalista: Super protetor, se considera superior e no confia na capacidade do grupo, controlador

Вам также может понравиться