Вы находитесь на странице: 1из 18

CENTRO UNIVERSITRIO DO SUL DE MINAS UNIS-MG UNIDADE DE GESTO DA EDUCAO SUPERIOR PRESENCIAL GEP

Manual de Estgio

Varginha 2010

APRESENTAO
Este manual foi elaborado a partir da Poltica Nacional de Estgio da ABEPSS Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social de Abril de 2010, em conformidade com a Resoluo N 533 do CFSS / CRESS Conselho Federal de Servio Social e Conselhos Regionais de Servio Social de Setembro de 2008 e de coletnea de informaes e experincias em estgio registradas por diversas Faculdades de Servio Social do Brasil. Visa normatizar o Estgio Supervisionado do Curso de Servio Social do Centro Universitrio do Sul de Minas Unis / MG a fim de preparar e auxiliar o aluno e os supervisores (de campo e acadmico) quanto s diretrizes bsicas da prtica do estgio curricular obrigatrio, sendo este, fundamental para a formao profissional de Assistentes Sociais. Reconhecemos que nossa profisso tem um carter eminentemente interventivo e por isso a prtica do estgio se reveste de extrema importncia, pois o elemento fundante de experincias, vivncias e elaborao crtica reflexiva do exerccio profissional.
O estgio se constitui num instrumento fundamental na formao da anlise crtica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do(a) estudante, que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social capitalista e suas contradies, de modo a intervir, posteriormente como profissional, nas diferentes expresses da questo social, que vem se agravando diante do movimento mais recente de colapso mundial da economia, em sua fase financeira, e de desregulamentao do trabalho e dos direitos sociais. (PNE, 2010, p. 11).

A superviso um espao que deve garantir e viabilizar a rediscusso de todo o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a reflexo, questionamento e incorporao da teoria. Tem, portanto, uma dimenso pedaggica por excelncia. Tanto o aluno quanto o supervisor devem estar integralmente comprometidos com este processo.
Assim, o processo de formao profissional e, particularmente o estgio supervisionado curricular, devem garantir a apreenso do significado sciohistrico do Servio Social; das condies de trabalho dos assistentes sociais; das conjunturas; das instituies; do universo dos trabalhadores usurios dos diversos servios e das polticas sociais. Neste aspecto, exige conhecimentos tericos e saberes prtico-interventivos, alm, claro, dos fundamentos e da lgica tendencial que os constituem (GUERRA, 2006).

Esperamos que este manual seja um guia que oriente tanto o aluno como o supervisor nesse caminho de mtuas descobertas, de aprendizagem e crescimento profissional. Prof. Dra. Maria Argenice de Sousa Pacheco Coordenadora do Curso de Servio Social Sunya Thatiane Souza Coordenao Geral do Estgio

O QUE O ESTGIO?
atividade curricular obrigatria do Curso de Servio Social, que se configura a partir da insero do aluno no espao scio-institucional, constitudo por organizaes governamentais e no governamentais e movimentos sociais, denominados campos de estgio, para o exerccio profissional do Assistente Social, o qual pressupe superviso sistemtica exercida por um professor do curso (supervisor acadmico) e um Assistente Social (supervisor de campo) da organizao campo de estgio.

ONDE FAZER O ESTGIO?


O UNIS/MG convenia os campos de estgio que podem ser empresas, hospitais, ncleos de sade, entidades sociais, escolas, programas ou servios sociais pblicos ou privados, nas reas: Organizacional Sade pblica e privada Educao Habitao Assistncia Social Segurana Pblica Judicirio Meio Ambiente Emprego

Estes campos devem possuir pelo menos um Assistente Social registrado no Conselho Regional de Servio Social CRESS, com interesse e disponibilidade em supervisionar o aluno. Tambm devem ser efetivamente um espao de construo e sistematizao da pratica profissional.

O QUE PRECISO PARA INICIAR O ESTGIO?


1) O aluno deve buscar sua insero no campo de estgio, atravs do contato direto com o Assistente Social da organizao que lhe interessar. 2) De posse de uma vaga de estgio, o aluno deve preencher a Ficha Cadastral (disponvel no xerox), e entreg-la no setor de estgio localizado na GEP Unidade de Gesto da Educao Superior Presencial, para elaborao do Termo de Convnio e Termo de Compromisso.

3) Quando pronto, o aluno deve levar o Termo de Convnio e Termo de Compromisso organizao campo de estgio para serem assinados pelos membros responsveis. 4) Depois de assinado, o aluno deve entregar o Termo de Convnio e o Termo de Compromisso no Setor de Estgio. Somente aps o retorno desses documentos o aluno ser considerado apto e liberado ao estgio.

COMO SE ESTRUTURA O ESTGIO?


Horas em Campo Estgio Supervisionado I 4 perodo 90 horas Superviso Acadmica 10 horas

Total

100 horas

Estgio Supervisionado II

5 perodo

100 horas

10 horas

110 horas

Estgio Supervisionado III

6 perodo

100 horas

10 horas

110 horas

Estgio Supervisionado IV

7 perodo

110 horas

10 horas

120 horas

Total da carga horria mnima:

440 horas

COMO CUMPRIR A CARGA HORRIA?


O aluno deve cumprir em cada perodo letivo, a carga mnima exigida para obter xito na disciplina Estgio Supervisionado. S ser permitido levar dficit de horas para o perodo letivo seguinte, ao aluno que tenha cumprido 70% da carga horria mnima exigida. Participao em eventos (palestras, seminrios, reunies, etc.), assim como elaborao de relatrios e leituras de obras e/ou documentos referentes ao campo de estgio ou do Servio Social pode ser includo como carga horria de estgio, desde que no ultrapasse 30% do total realizado.

O aluno no poder realizar o estgio durante as frias escolares (julho, dezembro, janeiro), pois o mesmo deve ser concomitante com a Superviso Acadmica.

COMO MUDAR DE CAMPO OU ENCERRAR O ESTGIO?


O aluno orientado a permanecer no mesmo campo de estgio pelo tempo mnimo de 1 (um) perodo letivo. Aps esse perodo, caso o aluno tenha interesse de mudar de campo, o mesmo deve preencher o Atestado de Desligamento (disponvel no xerox) que assinado pelo Assistente Social supervisor, firmando sua cincia quanto ao encerramento do estagio do aluno no referido campo. Depois de assinado pelo supervisor, o aluno deve apresentar o Atestado de Desligamento ao supervisor acadmico, junto com os demais documentos de estgio do campo desligado. O Atestado de Desligamento tambm deve ser apresentado pelo aluno do ltimo perodo do curso (7 perodo), quando se encerram definitivamente as atividades de estgio.

O QUE SUPERVISO?
o processo pedaggico de ensino-aprendizado, que se realiza na rea do agir, desenvolvendo o acompanhamento da prtica cotidiana do aluno estagirio, pautado no projeto tico-poltico do Servio Social, consubstanciado no seu Cdigo de tica Profissional.

QUAL A IMPORTNCIA DA SUPERVISO?


O curso de Servio Social do UNIS/MG concebe o processo de superviso sistemtica desenvolvida pelo professor de estgio e o Assistente Social do campo credenciado, como uma mltipla oportunidade: alm do aprendizado do aluno, pela experincia e conhecimentos especficos da rea pelo supervisor de campo, a realimentao dos contedos ministrados pelo curso, pelo contato direto com as demanda emergidas nos campos e a realimentao da prtica profissional do Supervisor e da prpria organizao, pela aproximao com as novas teorias e conhecimentos oportunizados pelo professor de estgio e pelo prprio aluno.

COMO SE ESTRUTURA A SUPERVISO ACADMICA?


A superviso acadmica realizada por um professor Assistente Social do curso e visa acompanhar e auxiliar o desenvolvimento do aluno no campo de estgio. operacionalizada no espao acadmico (UNIS), atravs de plantes de atendimento individual e grupal aos alunos e quando necessrio, atravs de visitas aos campos de estgio. A diviso dos alunos para cada professor supervisor d-se pela rea de atuao do campo de estgio (sade, assistncia, educao, etc.).

A carga horria mnima obrigatria para a superviso acadmica de 10 horas por perodo.

QUAL A DOCUMENTAO DO ESTGIO?

Documento
Ficha Cadastral (disponvel no Xerox e no Net Studant) Temo Convnio e Termo de Compromisso

Execuo

Objetivo

Preenchida pelo aluno

Solicitar o Convnio e Contrato de Estgio

Elaborados pelo UNIS

Firmar parceria e responsabilidades

Plano de Estgio Ficha Mensal de Atividades/Horas de Estgio (disponvel no Xerox e no Net Studant)

Elaborado pelo supervisor em conjunto com o aluno

Sistematizar o estgio

Preenchida pelo aluno e assinada pelo supervisor

Registrar a carga horria executada

Avaliao de Desempenho (modelo disponvel no Xerox e no Net Studant) Relatrio Final / Plano de Estgio (modelo disponvel no Xerox e no Net Studant) Atestado de Desligamento (disponvel no Xerox e no Net Studant)

Elaborada pelo supervisor em conjunto com o aluno

Avaliar o aluno no estgio

Elaborado pelo aluno e assinado pelo supervisor

Registrar, acompanhar e avaliar o estgio

Preenchido pelo aluno e assinado pelo supervisor

Firmar o desligamento do aluno e/ou encerramento do estgio

COMO FEITA A AVALIAO DO ESTGIO?


A nota da disciplina Estgio Supervisionado d-se ao final do perodo letivo e definida pelo supervisor acadmico, atravs da seguinte documentao:

Documento
Ficha Mensal de Atividades/Horas de Estgio (disponvel no Xerox e no Net Studant). Avaliao de Desempenho em Estgio (modelo disponvel no Xerox e no Net Studant). Relatrio Final / Plano de Estgio (modelo disponvel no Xerox e no Net Studant).

Valor
Mnimo de horas de estgio de acordo com o perodo em que estiver cursando. 50 pontos

50 pontos

ATENAO:
Para elaborao dos documentos de estgio, devem ser usados os modelos padres disponveis no Xerox e no Net Studant. Os documentos de estgio so individuais. Porm, os alunos que estiverem no mesmo campo de estgio e no mesmo perodo do curso, podem apresentar o Relatrio Final em grupo. Para facilitar o arquivamento, o aluno deve apresentar os documentos de estgio somente grampeado no utilizar pastas ou encadernao. Os documentos de estgio devem ser entregues, impreterivelmente, na data fixada pela Coordenao Geral do Estgio.

Tem xito no estgio o aluno que cumprir a carga horria mnima exigida no perodo e que tenha obtido nota igual ou superior a 70 pontos no rendimento da nota final do perodo letivo.

QUAIS AS RESPONSABILIDADES DO SUPERVISOR DE CAMPO?


O supervisor de campo de estgio tem um papel preponderante na formao profissional do aluno. Representa uma espcie de espelho, pois o aluno vai reproduzir na sua prtica profissional as atitudes e habilidades que aprende a ver no seu supervisor. Assim, o supervisor de campo tem as seguintes responsabilidades: Introduzir o aluno no campo, facilitando-lhe o conhecimento da estrutura e funcionamento do mesmo e nos programas de Servio Social. Delimitar os horrios e as funes do aluno. importante que ele saiba exatamente quando e quais as atividades ir desempenhar Plano de Estgio. Supervisionar (acompanhar e avaliar) o trabalho do aluno no campo de estgio. Orientar o aluno na construo dos trabalhos de estgio (Ficha Mensal de Atividades/Horas e Relatrio Final). Encaminhar por intermdio do aluno, no final de cada semestre, a Avaliao de Desempenho do mesmo em Estgio. Ler e assinar a documentao que o aluno entrega no UNIS referente ao campo de estgio. Isso uma segurana para a prpria instituio e evita que o aluno coloque alguma observao inadequada. Comunicar imediatamente a Superviso Geral do Estgio a ocorrncia de faltas injustificadas, abandono do estgio, dificuldade de adaptao, solicitando visita ao campo. Participar das reunies de superviso oferecidas pelo UNIS. Estudar e reciclar. A cada dia novos conhecimentos vo surgindo e s podemos efetivar uma prtica comprometida e criada a luz dos novos conhecimentos. Criar estratgias para despertar a participao e o comprometimento do aluno no processo, bem como sua capacidade de iniciativa e autonomia.

COMO SER UM SUPER SUPERVISOR?


Comprometido com a formao de um futuro Assistente Social, o super supervisor de estgio deve ter o seguinte perfil: Ter tempo e disposio para a superviso de estgio. Ter competncia tica, tcnica e poltica. Ser atencioso, compreensivo e paciente. Ter capacidade de compartilhar o saber e trocar experincias.

Ser comprometido com a formao profissional de um futuro Assistente Social. Ser engajado em constantes reciclagens (atualizao profissional). Ser democrtico. Ter autoridade, sem ser autoritarista. Ser propositivo, seguro, responsvel, crtico e comprometido no trabalho. Ter capacidade de criar estratgias para despertar o comprometimento do aluno no processo de estgio, bem como sua iniciativa e autonomia.

QUAIS AS RESPONSABILIDADES DO ALUNO-ESTAGIRIO?


Assumir-se como sujeito do processo de ensino-aprendizagem terico-prtica oportunizado pelo estgio. Cumprir, no mnimo, o nmero de horas estabelecido curricularmente. Elaborar em conjunto com o supervisor, os documentos de estgio com empenho e responsabilidade. Executar com responsabilidade todas as atividades prticas que lhe forem atribudas dentro do mbito de ao do Servio Social. Manter sigilo profissional em relao aos usurios e informaes relativas organizao campo de estgio. Estudar e buscar o desenvolvimento. Participar do processo de avaliao de seu desempenho no estgio, consciente de que isso contribui para a qualidade de sua formao. Comunicar com antecedncia aos supervisores (campo e acadmico) casos de mudana de campo de estgio.

COMO SER UM SUPER SUPERVISADO?


Comprometido com sua prpria formao profissional, o alunoestagirio deve ter o seguinte perfil: Ter interesse pelo estgio e pelas atividades desenvolvidas. Ter iniciativa, disposio, discrio, sigilo e tica profissional e pessoal. Ser organizado, responsvel, dedicado, autocrtico, dinmico, entusiasmado. Conhecer seus limites e possibilidades. Ter bom relacionamento interpessoal e equilbrio emocional.

Gostar da profisso.

CENTRO UNIVERSITRIO DO SUL DE MINAS UNIS-MG UNIDADE DE GESTO DA EDUCAO SUPERIOR PRESENCIAL GEP

NCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA NO MBITO DA SEGURIDADE SOCIAL: ASSISTNCIA SOCIAL, PREVIDNCIA SOCAL E SADE Av. Cel. Jos Alves, 256, Vila Pinto 37010/540 Varginha-MG

PROPOSTA DE PLANO DE ESTGIO COMPARTILHADO1


SUPERVISO ACADMICA E SUPERVISO DE CAMPO

Proposta de plano de ao elaborado atravs do Ncleo de Estudos e Pesquisas no mbito da Seguridade Social NEPESS/UNIS-MG inserido no eixo temtico da formao profissional e sua interface no campo da superviso acadmica. Coordenadora do NEPESS e do Curso de Servio Social: Prof. Dra. Maria Argenice de Sousa Brito. Coordenadora do Estgio: Sunya Thatiane Souza de Almeida.

Material em fase preliminar, portanto no autorizado reproduo.

10

PROPOSTA DE PLANO DE ESTGIO COMPARTILHADO2


SUPERVISO ACADMICA E SUPERVISO DE CAMPO

A elaborao dessa proposta de plano de estgio compartilhado est respaldada na legislao especifica do Servio Social, Lei da Regulamentao da Profisso, em vigncia (Lei 8.662/93). O estagio uma atividade curricular obrigatria que confirma a partir da insero do aluno no espao scio-ocupacional com o objetivo de capacit-lo profissionalmente. Portanto esse plano justifica se pela exigncia de vrios critrios de oficializar a abertura de campos de estagio, dentre eles: a existncia de um assistente social responsvel no campo e a existncia de um plano de trabalho do Servio Social na instituio, estabelecido em comum acordo com a Instituio.

Material em fase preliminar, portanto no autorizado reproduo.

11

I - IDENTIFICAO DO ALUNO Nome do estagirio: Curso: Perodo: Supervisor de campo: Supervisor acadmico: IDENTIFICAO DA INSTITUIO Quadro 1: Modelo de registro para as instituies de estgio e ensino. Instituio de estgio I- Dados da instituio 1.1 Prefeitura ( exemplo) Endereo: Rua: Bairro: Cidade: Estado: Tel: E-mail: 1.2 Local onde a prefeitura realiza o estgio: Endereo: Rua: Bairro: Cidade: Estado: Tel: E-mail: 1.3 Dados do responsvel pelo setor tcnico do servio social Nome: Cargo: No do registro profissional: Tel: E-mail: 1.4 Dados do supervisor(a) tcnica Cargo: No do registro profissional: Tel: E-mail:
Fonte: NEPESS/2007.

Instituio de ensino II- Dados da instituio de ensino 2.1Endereo: Rua: Bairro: Cidade: Estado: Tel: E-mail: 2.2 Dados do (a) supervisor acadmico Nome: Cargo: No do registro profissional: Tel: E-mail:

2.3 Dados do (a) coordenador (a) geral de estagio Nome: Endereo: Rua: Bairro: Cidade: Estado: Tel: E-mail:

JUSTICATIVA DO PLANO 3.1 SERVIO SOCIAL NA INSTITUIO Breve histrico Obs: lembrar do espao fsico e descrev-lo.

12

3.2 CARACTERIZAO DO UNIVERSO DE ATENDIMENTO * Caracterizao das demandas sociais * Desafios * Dificuldades * Possibilidades de avano 3.3 AES SOCIAIS DESENVOLVIDAS NA INSTITUIO Metodologia: instrumentais tcnica s e documentao.

3.4 PASSO A PASSO DOS PROCEDIMENTOS PROFISSIONAIS E DOS ESTAGIRIOS DO SERVIO SOCIAL Teramos que definir o perfil do profissional que estamos querendo formar e quais os fundamentos essenciais para atingir esse objetivo. A ao do supervisor envolve uma estruturao e um desenvolvimento de funes, de atividades, de programas, etc. Marques 3.4.1 Observao: Ser realizada constantemente em cada passo do plano de atuao e ser pautada nas leituras e campo prtico. 3.4.2 Registros Na atuao do Servio Social, sem o registro no h memria e no havendo memria, no h historia e sem ambas no h prtica profissional (Brito/2004). Diante desse pensar, o estagirio e o supervisor so co-responsveis pelo processo de aprendizagem para o cumprimento legal da profisso e do comprometimento social com a populao necessitada da mesma. 3.4.3 Reflexo Acreditamos que partindo desse projeto, ser possvel maior compreenso quanto a atuao do Servio Social, suas tcnicas utilizadas, responsabilidade e principais dificuldades para a realizao da interveno social dentro da instituio, contribuindo assim, para o amadurecimento profissional, ampliando os conhecimentos tericos e possibilitando vivncia a prtica com maior segurana de forma eficiente e eficaz. 13

3.4.4 Reflexes sobre o referencial terico lido 3.4.5 Intervindo Principais pontos de Interveno

Quadro 2: Modelo de cronograma das atividades a serem executadas


ATIVIDADES Elaborao do plano de estgio Atendimento individual Observao
Fonte: NEPESS/2007

JUL. X

AGOS.

SET.

OUT.

NOV.

DEZ.

X X X

X X X X X

3.4.6 Descrever onde sero desenvolvidas as atividades Relacionar recursos humanos disponveis para o programa com sua identificao,

qualificao e experincia profissional. Quadro 3: Modelo para qualificao do corpo profissional.


NOME

CARGO

Maria argenice de Diretora Souza Brito tcnica (exemplo) Fonte: NEPESS/2007

QUALIFICAAO EXPERINCIA CARGA PROFISSIONAL HORRIA SEMANAL Assistente social Planto social 40 horas

DO ESTGIO PROFISSIONAL ACADMICO 4.1 Estgio curricular O Estgio uma atividade obrigatria, uma disciplina curricular, que ocorre no segundo semestre do 2 ano e tambm no 3o e 4o ano seguinte, devendo ser desenvolvido em situaes reais de prtica, um espao de aprendizagem em campos de interveno social que asseguraro procedimentos metodolgico-pedaggicos de ao profissional com superviso sistmica. 4.2 Total de horas: O aluno deve cumprir em cada perodo letivo, a carga mnima exigida de 110 horas para obter xito na disciplina Estagio Supervisionado. 14

4.3 Avaliao:

Contar com a nota do supervisor acadmico e de campo, indicando que o

aluno se encontra apto para o exerccio profissional.

4.4 Objetivos: Capacitar o aluno para o trabalho profissional nas dimenses terica, tcnicaIdentificar as demandas postas profisso na especificidade dos espaos suas dimenses contraditrias, suas expresses singulares da

operativa e tico-poltica; ocupacionais,

produo/reproduo das relaes sociais; Identificar as demandas tradicionais, sua atualizao e as emergncias que Identificar as respostas dos profissionais da organizao frente s demandas: suas

incorporam novas necessidades sociais; praticas, sistematizaes e saberes traduzidos em estratgias, procedimentos e praticas especificas; Aprender, treinar, exercitar habilidades operacionais entendidas como manejo dos Compreender a gesto social de servios nas esferas publicas e privadas, articulando

instrumentos profissionais; as reas de administrao, planejamento, pesquisa na elaborao de servios e elaborar projetos de investigao e de interveno. (PUC/S.P/set/99) DA SUPERVISO: A relao supervisor e supervisionado a relao do debate no processo de ensino-aprendizagem. Mas, tambm, uma relao de saber! . Toledo

Observar, Registrar contedo e procedimentos

A superviso em Servio Social parte integrante da formao da profisso, processo de aperfeioamento mtuo, exigindo sistematizao da atuao. O estgio supervisionado deve proporcionar ao aluno a compreenso do processo de trabalho, nos diferentes nveis de interveno social, instrumentalizar o aluno, complementando sua formao terico-metodologico e tcnico-operativo, propiciar a valorizao do compromisso tico-profissional, possibilitar a identificao e a construo de respostas profissionais s 15

demandas resultantes das particularidades da questo social da realidade, exercitar habilidades profissionais traduzidas em estratgias, procedimentos, prticas especificas e instrumentais, alm da elaborao de projetos de interveno social. (PUC/Mar/98 e PUC/Set/99). 5.1 ATRIBUIES DOS SUPERVISORES Superviso em Servio Social pode ser considerada como o processo de formao da matriz de identidade profissional. Estevo Primeiramente deve ficar claro que no qualquer profissional assistente social que pode ser supervisor. O exerccio prtico da superviso reclama do profissional que quer, ou deve assumir esta funo, um amadurecimento, o que significa que ele tenha competncia profissional adquirida as qualidades, especialidades e habilidades imprescindveis a esta ao supervisora. Neste sentido, requerem-se determinados critrios, requisitos e referncias para o seu desempenho. Portanto a superviso em Servio social um processo dinmico de constante busca, em que se podem garantir os parmetros para salvaguardar a relao de unidade ensino-aprendizagem. Nessa medida, alguns aspectos devem ser considerados e so relevantes para a concretizao do papel do supervisor. * A competncia do supervisor, na qual se espera que este tenha habilidades tcnicas, conceituais e habilidades sociais. * A pessoa do supervisor: no s a questo de competncia profissional do supervisor (escolaridade, domnio do conhecimento terico e experincia na rea de servio social) que afeta o processo da superviso, mas tambm seu aspecto individual e suas caractersticas afetivas, culturais e de personalidade. * As condies de trabalho, a concepo de mundo, ou seja conhecimento da realidade. Segundo Goldmann a viso de mundo precisamente esse conjunto de aspiraes, de sentimentos e de idias que rene os membros do grupo (mais freqentemente, de uma classe social) e os ope aos outros grupos. * E a execuo de aes selecionadas ou prioritrias, pois a ao supervisora supe a prtica de aes relevantes e necessrias para o adequado desempenho de papis do supervisor, junto ao estagirio de Servio Social, para que sejam objetivadas as intencionalidades, propostas e as possibilidades reais de interveno profissional.

16

MONITORAMENTO E AVALIAO * A avaliao ser feita atravs do acompanhamento do processo ensino- aprendizagem, entre tcnico e estagirio, observando o cumprimento das exigncias do campo de estgio e da Universidade, debatendo as atividades desenvolvidas pelo estagirio, verificando se o mesmo tem exercitado competncias e habilidades necessrias formao profissional, ampliando a viso crtica e reflexiva quando a interveno da prtica. Quadro 4: Modelo de avaliao de desempenho do estagirio
INDICADORES PONTUALIDADE ASSIDUIDADE UTILIZAAO DO REFERENCIAL APRESENTADO NO CURSO DE SERVIO SOCIAL / NA ORGANIZAAO DE TRABALHO / NO PRPRIO EXERCCIO DA PROFISSO. MEIOS DE VERIFICAO COMPROMISSO COMPROMISSO CONHECIMENTO DE METODOLOGIAS DE INTERVENAO.(ENTREVISTAS, RELATORIOS, VISITAS E RECURSOS COMUNITRIOS, PARTICIPAAO EM REUNIES, COM USURIOS, GRUPOS DE ORIENTAO. CONHECIMENTO / APROFUNDAMENTO E APLICAO DE INSTRMENTAIS E TCNICAS UTILIZADAS UTILIZAAO DE OUTROS CONHECIMENTOS PELO ALUNO CRIATIVADADE PARTICIPAAO E UTILIZAO E UTILIZAO DO PROCESSO DE SUPERVISO. INICIATIVA COMUNICAO COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE SOCIAL Fonte: NEPESS/2007 NO SERVIO SOCIAL. PROPOSTAS DIVERSAS E APRONFUNDAMENTO DA REALIDADE SOCIAL, SUA COMPLEXIDADE. ESTAGIARIO PROPOSITIVO INSERSO NO PLANO/PROJETO/LOCUS DO ESTGIO PEFLEXAO E NOVAS PROPOSTAS DE AO REUNIES SOCIO-EDUCATIVAS, ENTREVISTAS. COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL NOTA

* Utilizar Ficha de Avaliao disponvel no xrox.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS MPAS. Norma Operativa Bsica da Assistncia Social, dez/1999; 17

PUC/SP. Apostila de estagio, set/1999; PUC/SP. Currculo do curso de Servio Social, mar/1998; SEADA. Lei Orgnica da Assistncia Social (Lei 8.742/1993); LAZARONI, Lia. Instrumentos e tcnicas do servio do Servio Social com indivduos e grupos, in artigo de KERN, Francisco, Prof. De S.Social PUC-RS. Autor, Linguagem das Relaes; BURIOLLA, Marta. Superviso em servio social: O supervisor, sua relao e seus papeis. UNIS MG. Manual de Estagio, abril/2007;

18

Вам также может понравиться