Вы находитесь на странице: 1из 15

Ritual, alteridade e territorialidade Kaingang na fundao de aldeia no Morro do Osso1

Alexandre Magno de Aquino (AEPIM/pesquisador associado NIT-UFRGS)


Nesse artigo analiso a (re)constituio de aldeia Kaingang no Morro do Osso, um parque municipal localizado na zona sul de Porto Alegre, onde existe um stio arqueolgico considerado de Tradio Guarani e onde os Kaingang coletavam matria prima para a confeco de artesanato. Para os Kaingang o Morro do Osso considerado um stio ancestral, um lugar onde os antigos passaram, m j ha si 2 , e ficaram, isto , uma terra antiga (ga si), perdida para os brancos (fg). De fato, esta aldeia se estabelece a partir da ntima relao com a alma dos mortos, devido ao cemitrio antigo (vnh kej si) a existente, no qual, segundo os Kaingang, esto sepultados nossos ancestrais e, portanto, com a escatologia.

Nesse contexto, em que o stio arqueolgico fora entendido como uma terra antiga (ga si), mobilizaram-se uma srie de tcnicas rituais, envolvendo as capacidades de liderana e do xamanismo, alm de encenaes blicas, para o estabelecimento da aldeia. Observo, em particular, a mediao da liderana (pa ) e do xam (kuj) na relao entre os vivos e com as almas dos mortos, e a relao dos Kaingang com os Guarani, atravs das quais os Kaingang articularam sua presena naquele espao.

Morro do Osso: liderana e xamanismo em uma ga (terra indgena)

Em 9 de abril de 2004 inicia-se a constituio de uma nova aldeia no Morro do Osso que envolveu ao menos duas facetas da deambulao kaingang. De um lado, o deslocamento, m j ha s (vamos perto) e a conseqente transformao do Morro do Osso em aldeia a partir de uma ruptura faccional na aldeia Lomba do Pinheiro 3 . De outro lado, uma

1 2

Esse artigo se relaciona com minha dissertao de mestrado (2008) defendida no PPGAS/UNB. M j ha si, em que si, significa velho, antigo; a expresso no portugus dos ndios traduz-se como caminho dos antigos, ou vamos por onde os velhos (os antigos) passaram. Como veremos adiante, este tipo de deslocamento pode ser acompanhado por outro tipo, denominado com m je ha s (vamos perto). Tais deslocamentos esto tradicionalmente associados ao faccionalismo, a epidemias, a doenas em geral, guerra, caa e coleta de frutos, mel. No caso em pauta, considerando as diferenas de deslocamento em relao a qualquer destes aspectos citados que podem estar na sua origem, os Kaingang enfatizam o faccionalismo, ou seja, as brigas internas e os fatores exgenos que esto efetivamente relacionados ao problema da invaso das reas. 3 A rea da Lomba do Pinheiro localiza-se em um bairro de Porto Alegre de mesmo nome que faz fronteira com o Municpio de Viamo. importante abrir um parntesis aqui, antes de continuarmos a descrio, para informar sobre o estatuto legal da rea da Lomba do Pinheiro. Esta rea adquirida por meio do Oramento Participativo foi destinada ao uso e no a posse dos indgenas e deveria, segundo o documento que legalizava sua ocupao (elaborado conjuntamente pelo Ministrio Pblico Federal, Secretaria dos Direitos humanos, Secretaria do Meio

sobreposio desse deslocamento com um outro deslocamento, uma trajetria orientada por uma dimenso cosmolgica, a saber, um m j ha si (caminho dos antigos). Isto ocorreu devido existncia do cemitrio indgena (vnh kej s), no Morro do Osso, onde haveria uma ga si (aldeia antiga ou terra perdida).

Os Kaingang chegaram nas primeiras horas da tarde em um nibus alugado por eles; os guardas florestais abriram a cancela que franqueava o acesso rea de preservao ambiental, destinada ao Parque pelo Municpio de Porto Alegre, permitindo a entrada do nibus. Os Kaingang permaneceram prximo cancela, erguendo barracas com lona preta debaixo de uma vegetao repleta de accias, que destoa da mata nativa.

Passados dois dias, eles foram retirados da rea por um caminho guiado por agentes da Prefeitura que carregaram e confiscaram os seus pertences, expulsando-os do Parque Natural. Alguns Kaingang, no entanto, no aceitaram a expulso e desceram do caminho em uma das vias que dava acesso a uma das entradas do Parque (no Stimo Cu).

Este assentamento se deu em meio a um turbilho de acusaes e movimentao social por parte dos brancos e do poder municipal para que os Kaingang deixassem o local.

Os Kaingang atacaram e defenderam-se como julgaram necessrio. Derrubaram uma cautelar do Frum Municipal que visava sua retirada da rea, bem como uma ao impetrada pelo Conselho Tutelar que se destinava a tirar as crianas kaingang de seus pais. Aps alguns meses, os Kaingang conseguiram o apoio da FUNAI (sede Passo Fundo) e da FUNASA para que fossem garantidas gua (com uma estrutura baseada em caixas dgua) e luz, alm de atendimento sade e educao diferenciada, com o estabelecimento de uma escola bilnge servida por um professor indgena remunerado.

Tais conquistas, no dizer dos Kaingang, devem-se s suas atuaes para a ocupao do Morro do Osso, operantes em dois registros: a liderana poltica e o xamanismo. Esses dois registros

Ambiente, antroplogos e representantes indgenas), ser coordenada por uma associao indgena, a qual seria presidida por pessoas eleitas democraticamente. Um dos motivos do deslocamento para o Morro do Osso foi justamente o cumprimento ou no do contedo do documento que legalizou a ocupao indgena dessa rea, que deu ensejo a disputa faccional entre as lideranas kanhgg p (em que p pode ser traduzido como verdadeiro) voltadas para a articulao da liderana tradicional, e os indianos, voltados para o estabelecimento de uma democracia na aldeia e, por isso, para a defesa da associao.

funcionam idealmente em complementaridade, para constituir uma aldeia em uma terra ancestral (ga si; em que ga = terra e si = antiga).

Mais especificamente, a mediao do pa i e do kuj para com o exterior como no interior que permite a fundao de uma aldeia em uma terra ancestral (ga si), na qual diversos outros, que compem o cosmos kanhgg, esto envolvidos. Tais mediaes, assim como outras aes dos Kaingang, articulam a idia de fora (tar) e a qualidade de bom (h) como atributos dos mediadores que lhes permitem atuar para benefcio do seu povo, isto , ser um kanhgg tar h. 4 Essa atuao se d atravs de rituais que focalizam, de um lado, a relao do grupo local com a alteridade (o exterior) e, de outro, a constituio do coletivo (o interior).

Pude observar as atuaes do pa i e da kuj durante a ocupao do Morro do Osso, quando surgiram diferentes interpretaes, entre ocupantes e no-ocupantes, kaingang e nokaingang, referentes ao carter ancestral ou no da terra ocupada, principalmente diante do fato de tratar-se de um cemitrio arqueologicamente identificado como Guarani. Do ponto de vista kaingang, certo lugar ou terra (ga) pode ser considerado como m mg e ga mg (ambos, aldeia grande), como ga si (aldeia antiga e/ou terra perdida), ga s e m s (ambos, aldeia pequena), como vre mg (acampamento/aldeia grande), vre si (acampamento antigo), ou vre s (acampamento atual ou antigo); pode, ainda, ser vista como pertencente a outros coletivos humanos. 5 No caso em pauta, o estatuto da terra foi sendo formulado durante a ocupao efetiva do Morro do Osso, que visava desde o incio constituir a uma aldeia.

Enquanto que, para os no-Kaingang, era certo que o Morro do Osso era um territrio originariamente guarani, houve pouca polmica entre os Kaingang sobre ser o lugar uma ga s

Como diz Silva (2002: 196, 197): O kui Kaingang apresenta-se, ento, como o elemento domesticador dessa fora [da agressividade do mato], usada por ele para prevenir, proteger, curar e prever. Seu poder vem do mato (...) O kui, portanto, detm um poder oriundo de outros domnios do cosmos: s ele ousa e consegue domesticar essas foras. Da vem seu prestigio e poder social (...) A cosmologia Kaingang compartilha das cosmologias amaznicas o fato de plantas e animais possurem esprito (tom, conforme os kaingang) (...) [Nesse contexto] Seres e objetos interpenetram o mundo social, sob o domnio do kui, para benefcio exclusivo da sociedade Kaingang. (...) Ele [o kuj] encarado como personagem social nica para estabelecer a intermediao entre mundos concebidos diferentemente, mas no separados radicalmente. A capacidade de liderar pode ser traduzida, de modo semelhante, como uma apropriao de capacidades exteriores (Gordon, 2005) e, ao mesmo tempo, de realizar os objetivos da comunidade. De fato, ser kanhgg tar h, enquanto pa i e/ou kuj, conseguir combinar estes dois vetores relacionais, ou seja, a relao com o exterior e o interior da vida alde. 5 As concepes espaciais dos Kaingang articulam-se a partir de algumas noes chave. Estas noes so, principalmente, ga, m e vre, e esto relacionadas entre si e a vrios elementos que compem a vida social e cosmolgica kaingang (ver Tommasino, 1995; 2004). Estes termos podem, em determinados contextos, ser utilizados por eles de maneira mais ou menos intercambivel e, ao mesmo tempo, fornecem, cada um, diferentes maneiras de entender o pensamento kaingang.
4

ou no. Em grande parte, isto se deveu atuao do pa i e da kuj, a despeito de certos desacordos de interpretao entre a populao kaingang em geral, que fizeram com que o estatuto da terra tenha permanecido ambguo por um certo tempo. Os fatores que causavam esta ambigidade eram, primeiro, o reconhecimento que, de fato, o cemitrio l localizado era Guarani, ocasionado pela descoberta pelos Kaingang de cacos de cermica de tipo Tradio Policroma Amaznica (denominao da arqueologia para classificar artefatos cermicos associados por ela a grupos Tupi-guarani), que eles sabem pertencer ao Guarani. Segundo, a resposta dos Guarani ocupao kaingang, manifesta na produo de histria oral relativa ocupao originria do Morro do Osso por seus ancestrais. Terceiro, havia a possibilidade de o stio ter sido um acampamento antigo para viagens de caa e coleta e/ou a partir do qual os Kaingang das geraes anteriores vinham fazer poltica na capital do Estado, entre outras deambulaes, de tal modo que seria melhor designar o Morro do Osso como vre s (acampamento). A este ltimo fator juntava-se, ainda, o fato das terras de origem (m/ga), onde nasceram as pessoas e os antepassados genealgicos diretos da populao kaingang, hoje na regio litornea, se localizarem no planalto meridional (onde atualmente esto as TI Kaingang).

De que modo, explica-se a eficcia das aes xamnicas e da liderana no sentido de que o Morro do Osso fosse considerado pelo povo Kaingang como um stio ancestral, ga si? De que maneira a expresso do contedo das foras evocativas do kuj (kuj tar h) e do pa i (pa i tar h), sujeitas ambas a uma medida de incerteza quanto ao efeito esperado, adquiriu sua eficcia no contexto da fundao de ga mg no Morro do Osso? Como a fora (tar) e o bem viver (h kar), que idealmente sustentam e orientam as aes e

capacidades/conhecimentos (kinhrg) do pa i e da kuj, permitiram, naquele momento, que suas interpretaes o Morro do Osso havia sido um ga si (aldeia antiga, perdida), mas que, agora, havia sido [re]conquistada (tu ry ra) prevalecessem em detrimento de outras?

Sugiro que a eficcia das aes do pa i e da kuj ancorou-se na combinao da enunciao de que o Morro do Osso era uma ga s com o estabelecimento simultneo de uma ga mg. A partir de suas evocaes da presena de ancestrais kaingang, suas respectivas capacidades/conhecimento (kinhrg) e aes, eles focalizaram tanto uma articulao com o exterior quanto no interior do grupo local, fundada no conhecimento (kinhrg) e na incorporao (mn, pegar) de capacidades outras. As formas de mediao operadas pelo pa i e pela kuj entre os diferentes segmentos kaingang e entre estes e diversos tipos de Outros

(mortos, guarani, fg, etc) constituram, propriamente, atos constitutivos do kanhgg kar (o coletivo kaingang) materializado na aldeia do Morro do Osso.

Nesse sentido, o pa i e a kuj precisam fazer valer as regras morais de conduta prpria de um mundo socialmente ordenado, tal como as que teriam sido vivenciados em ga si (terra antiga), condensadas no valor do bem viver em sociedade (kanhgg h kar), por meio de certas hierarquias (e) rituais que ligam os indivduos e os grupos. 6 Isso se manifesta na importncia da lei entre os Kaingang, que relacionam o poder da liderana s relaes entre as metades exogmicas kam e kanhru, sobretudo no que se refere s relaes de respeito (mya) e vergonha (t h) que regem, respectivamente, as relaes entre os kanhk (de mesma marca, da mesma metade) e os jamr (de outra marca, de outra metade).

Os discursos inflamados do pa i Kentanh sobre suas conquistas, que observei na aldeia, e aqueles proferidos em defesa do seu povo em fruns e reunies com os fg, podem ser vistos como tcnicas nesse sentido. 7 E o mesmo quanto quelas de controle xamnico na relao das pessoas com seres animados, inanimados e os mortos, que procedem no sentido de proteger (sobretudo dos mortos, que trazem doenas) e fortalecer (frente aos Outros) a comunidade como no caso dos rituais de queima de remdios (vnh kagta pr) e banhos de ervas que conferem ou confirmam nomes pessoais (provenientes de pedras, plantas, animais e insetos e/ou, ao mesmo tempo, de um parente morto que possuiu em vida esta ou aquela qualidade positiva, a qual se deve colar na criana nominada).

Tais tcnicas teriam certamente assumido uma feio diferente se os enunciados do pa i e da kuj tivessem estabelecido o Morro do Osso como um vre s (para contemplar outras verses

Vale evocar aqui a definio de poder (e sua faceta ritual) de Csar Gordon para os Xikrin-Mebngkre, ele diz: A hiptese que aquilo que podemos chamar de poder na sociedade mebengokre tem relao com essa capacidade diferencial de incorporar (objetivar em si) relaes sociais externas que, por sua vez, condicionam o estabelecimento de outras relaes sociais e vice-versa [este processo controlado ritualmente, pois, seno, seria um roubo] (Gordon, 2006:295, inseres minhas entre colchetes). 7 Pierre Clastres esclarece alguns pontos sobre a importncia da capacidade tcnica do lder nas sociedades indgenas das terras baixas sulamericanas: Em funo de que a tribo estima que tal homem digno de ser um chefe? No fim das contas, somente em funo de sua competncia tcnica: dons oratrios, habilidade como caador, capacidade de coordenar as atividades guerreiras ofensivas ou defensivas. E, de forma alguma, a sociedade deixa o chefe ir alm desse limite tcnico, ela jamais deixa uma superioridade se tranformar em autoridade poltica. O chefe est a servio da sociedade, a sociedade em si mesma verdadeiro lugar do poder que exerce como tal sua autoridade, sobre o chefe. por isso que impossvel para o chefe alterar essa relao em seu proveito, colocar a sociedade em seu prprio servio, exercer sobre a tribo o que denominamos poder: a sociedade primitiva nunca tolerar que seu chefe se tranforme em dspota (Clastres, 2003: 224).

que se difundiram entre os Kaingang). 8 Pois se um acampamento antigo est relacionado s incurses individuais na mata, preparao do corpo de uma pessoa quando enfrenta a caa e a coleta de sementes e cips, ou seja, a fins mais individuais e imediatos, o controle efetivo do territrio orienta-se por meio de tcnicas mgicas, que atualizem uma histria prvia de kuj e chefes, guerreiros passados que teriam utilizado o lugar para fins mais coletivos (vigilncia, poltica ou guerra, por exemplo).

Foi atravs dos sonhos e vises de Nimpre e dos conselhos de Kentanh (juntamente com outras lideranas de sua marca ou de outra marca, como Arok e X, respectivamente), e de modo geral das relaes que as mulheres e os homens kaingang que constituram a aldeia estabeleceram com o cemitrio, os mortos, e os diversos Outros (como os fg, os Guarani, os [espritos de] animais e plantas, pedras, cemitrio indgena) implicados no lugar, que os Kaingang fundaram ga mg/m mg em uma rea nesse processo definida como uma terra ancestral (ga si), focalizando a constituio do coletivo (kanhgg kar).

De qualquer modo, para ocuparem o Morro do Osso e atriburem a ele o significado de ga s, em detrimento da possibilidade de ser um territrio de Outros coletivos, a importncia da mediao da kuj e do pa i no estabelecimento da vida alde foi essencial. Essa mediao, como mencionado, articula a idia de fora (tar) e a qualidade de bom (h) s relaes de vergonha, ma, e respeito, t h, que embasam, respectivamente, o convvio kanhk (da mesma marca) e entre jamr (de outra marca), isto , a lei. Mais especificamente, essas mediaes relacionam as marcas de pessoas pertencentes s metades exogmicas a seus conhecimentos/capacidade (kinhrg), pela apropriao (mn) de capacidades outras (dos fg, dos mortos, dos Guarani, [espritos de] animais e plantas), por meio de objetos resubjetivados (cacos cermicos, cemitrio indgena, etc) como signos da relao com esses Outros.

2.4 Outro agente mediador: a dana da guerra

Como vimos, a fonte de ambigidade para os Kaingang quanto ao estatuto da terra por eles ocupada no Morro do Osso era a relao com os Guarani. Proponho-me resolver essa

Sabe-se entre os Kaingang da existncia de um ndio de Nonoai, Joo Coito, que teria vindo para Porto Alegre tratar-se em um hospital. Desaparecido fisicamente, foi entretanto visto perambulando no Morro do Osso como vnh kuprg (alma do morto) por um kuj que atua em Nonoai, Jorge Garcia, que relatou, no Encontro dos kuj, t-lo visto em sonho.

ambigidade da terra, introduzindo a seguinte questo: o que permite os Kaingang se diferenciarem dos Guarani, ao mesmo tempo em que eles consideram-nos ndios 9 , denominam os Guarani como Kaingang, kanhgg guarani, classificam os Guarani como nossos parentes n kanhk ag (n = ns; kanhk = famlia; ag = eles, deles) 10 e enfatizam a diferena de seus costumes?

Sugiro que a resposta a esta questo est para alm de uma noo kaingang sobre um territrio pertencente aos Guarani. Pois, estes, enquanto Outros especficos, permitem uma atuao tambm especfica dos Kaingang em relao territorialidade guarani no Morro do Osso. Os Kaingang, primeiro, lembram enfaticamente que os Guarani esto vivendo em vrias reas Indgenas Kaingang, localizadas no planalto meridional, e, portanto, sua prpria instalao em territrio historicamente guarani poderia ser visto como uma troca. Afirmam tambm que a Constituio Federal no fala disso, referindo-se, a propsito de territrios indgenas no a este ou aquele povo especifico, mas a ndios. Alm disso, at hoje, depois de quatro anos de ocupao, os Kaingang, tendo encontrado cermica de tradio Guarani no local, continuaram procurando a cermica de sua tradio, pois os Guarani e Kaingang sempre estiveram juntos inclusive, no custa lembrar, quando guerreavam, no incio do sculo passado (Nimuendaju, 1987[1912]).

Um aspecto da diferena entre os Kaingang e os Guarani , segundo eles, a cultura. Em uma conversa que acompanhei, Jagtag (que neste momento da pesquisa se preparava para iniciarse no xamanismo, na Lomba do Pinheiro) e Pedro (um Guarani que morava ento entre os Kaingang, na mesma aldeia que Jagtag) falavam de algumas diferenas da cultura entre si. As diferenas que mencionavam referem-se sobretudo s prticas do xamanismo, que eles listavam como elementos da cultura: o cachimbo que o Guarani usa, a pintura que nos Kaingang feita em todo corpo e nos Guarani feita apenas no rosto, e o fato de os Kaingang queimarem ervas no cho: o contrrio, os interlocutores concluram, a fumaa usada tanto para os Guarani quanto pelos Kaingang, s que os Guarani passam a fumaa assim [mostrou com as mos que ela passa em roda atravs do cachimbo] e para os Kaingang ela

Esta categoria, entretanto, varia conforme o contexto. Muitas vezes os Kaingang falam de si como sendo ndios, de tal modo que, em seguida, dizem: os ndios e os Guarani, ou seja, os Kaingang e os Guarani. 10 Em ambientes de informalidade observei os Kaingang e os Guarani trataram-se por termos de parentesco tuvaj (termo Guarani) e jamr (termo Kaingang) que podem ser, respectivamente, traduzidos por cunhado. Esses termos e suas tradues so aplicados reciprocamente entre os Kaingang e os Guarani, e informam tanto a condio de afins reais, afins virtuais, quanto de afins potenciais, para utilizar a distino de Viveiros de Castro (2002: 89-180) no que se refere ao parentesco amerndio. A dimenso dessas relaes remete a um complexo multicomunitrio e multitnico da rea etnogrfica que abrange o sul do Brasil.
9

passa desde que est no cho no corpo da pessoa, que segue uma fila rodeando a fogueira. A dana diferente ... A msica diferente ... O costume diferente ... Mas tudo ndio.

A ocupao do Morro do Osso, stio de um cemitrio indgena, arqueologicamente identificado como de Tradio Guarani, reveladora quanto perspectiva dos Kaingang sobre sua relao com os Guarani. Uma ocasio privilegiada nesse sentido foi a atuao kaingang na abertura do Parque, no Dia do Meio Ambiente. O parque fora fechado para toda a populao depois do litgio gerado com a ocupao, mas nesse dia foi aberto para a visitao. Completava-se o primeiro ano de ocupao, e grupos no indgenas preparam uma manifestao (um abrao no Morro do Osso) contrria permanncia dos Kaingang no Parque. Os Kaingang, por sua vez, ocuparam os espaos de mato, fazendo coletas de plantas medicinais, visitando o P de Deus 11 e promovendo no descampado do plat um jogo de futebol. As lideranas kaingang haviam convidado lideranas guarani e a rede de televiso RBS (afiliada da Rede Globo), com o intuito de realizarem a dana da guerra. Para tanto, veio um grupo de dana de outra aldeia da regio litornea, So Leopoldo (pois no Morro do Osso, uma aldeia ainda incipiente, no havia ainda um grupo de dana formado).

A dana deveria acontecer tarde, pela manh, a kuj preparou a tinta com carvo e gua. Os guerreiros kaingang pintaram-se entre si. A preparao se deu de tal modo que todos os membros do grupo portaram as marcas ra tey (trao) e ra ror (crculo), respectivamente, kam e kanhru kr. Depois, os guerreiros tomaram suas lanas (rogr pu), de madeira esculpida em desenho pontiagudo, ou com base de taquara e a ponta de madeira encaixada. A forma e o tamanho dependem da metade do portador, dos guerreiros: fina e grande ou grossa e pequena, respectivamente, kam e kanhru. No meio da lana, v-se um tranado feito com cip guaimb e tiras de taquara, formando desenhos: por exemplo, nome kaingang em letras de forma, nomes pessoais ou, ainda, grafismos associados s metades, tambm denominados como ra ror e ra tey. 12 Alguns guerreiros carregam arcos enfeitados com os

Para os Kaingang o P de Deus outro ndice referente ancestralidade no Morro do Osso, observado desde os primeiros momentos da ocupao. Os Kaingang atriburam poder mgico de cura ao buraco, localizado em uma pedra, o qual possui a forma de um p, que deu o nome popular pedra, conhecida na regio como P de Deus e, posteriormente, deu o nome aldeia: Tup Pn (Tup = Deus e pn = p). Localizada na paisagem central do Morro, prxima a um plat, a pedra P de Deus tem aproximadamente quatro metros de altura, forma arredondada e, no cume, superfcie plana. Encontram-se a, ao lado do buraco, que lhe d nome, outros buracos de forma igualmente arredondada. Tal conjunto de formas esculpidas na pedra fora identificado pelos Kaingang como panelas de ndio (como so conhecidas regionalmente, oficinas lticas). 12 As lanas so utilizadas como carimbo para desenhar no corpo a marca ra ror, enquanto a marca ra tey geralmente com o dedo (ou lpis de pintura facial).
11

mesmos padres grficos tranados no centro 13 (a corda propulsora pode ser feita de embira, de um cip que desce dos galhos da figueira ou de cip guaimb) e flechas. Em seguida, o grupo de dana foi at o plat, onde a dana seria executada especialmente para um grupo de lideranas guarani, favorveis ocupao kaingang do stio de seu antigo cemitrio que, segundo o vice-cacique do Morro do Osso, Rok, estava para chegar. Os Kaingang esperaram, juntos com a rede de televiso RBS, mas as lideranas do povo Guarani no chegaram e a dana no aconteceu.

No sei o que aconteceria se a dana fosse realizada, nunca observei uma manifestao, hostil ou pacfica, dos Kaingang diante dos Guarani que utilizasse a Dana da Guerra como veculo de comunicao entre eles. 14 Em outros contextos, porm, em que os Kaingang manifestam-se diante de diferentes Outros, principalmente no-ndios, por meio da dana da guerra, esta emerge como uma demonstrao de fora (tar) com o objetivo de conquistar (tu ry ra). E quando perguntei aos Kaingang, se eles danam a Dana da Guerra para os Guarani com o objetivo de demonstrao de fora, como para os fg, eles disseram: depende!

De fato, a Dana da Guerra, s vezes, realizada quando os Kaingang reivindicam territrios e direitos especficos (sade, educao, etc), indo alm de sua apresentao habitual nessas ocasies, paramentados com cocares, lanas e arcos e flechas. Alm disso, a Dana da Guerra associada a outros momentos em que o grupo de dana apresentou-se e conseguiu atingir seus objetivos. Inclusive alguns grupos de dana kaingang percorrem vastas regies no planalto meridional, onde conseguiram demarcar terras, para ento ajudar em outras

Assim como nas lanas, em alguns cocares trazem desenhada a palavra kaingang. Observei em uma atuao do grupo de dana da aldeia de Irai, durante o II Encontro dos Kuj que entre os guerreiros apenas o chefe trazia o escrito kaingang em seu cocar, enquanto os outros utilizavam grafismos de suas respectivas marcas, relativos s metades kam e kanhru. Quando lhes perguntei qual o significado dessa diferena, eles disseram: ele o representante, o ag mg [ag = deles, mg = grande; o maior deles]. 14 Talvez a finalidade fosse de sarem abraados como diz Clastres sobre os Guayaki, e Fausto o citou em uma nota para interpretar os dados que coletou entre os Parakan sobre a raiva como um sentimento que movimenta um grupo guerreiro. Segue-se a nota: [Clastres] descreve o que ele chama de ritual de reconciliao quando da reunio de bandos achs aliados. Aps um simulacro de guerra os homens buscam um parceiro. Abraados, dois a dois, comeam a fazer ccegas um no outro para provocar risos (Clastres, 1972: 169 apud Fausto, 2001:273). Ver, ainda, Lvi-Strauss sobre os Nambikura: o exemplo dos ndios Nambikura revela as modalidades segundo as quais a hostilidade cede o lugar cordialidade, a agresso colaborao, ou ao contrrio. [E, num esforo de generalizao, ele continua] Mas a continuidade prpria aos elementos do todo social no para a. Os fatos assinalados (...) mostram que as instituies primitivas dispem dos meios tcnicos para fazer evoluir as relaes hostis alm do estgio das relaes pacficas, e sabem utilizar estas ltimas para integrar no grupo novos elementos, modificando profundamente sua estrutura. (Lvi-Strauss, 1976:338,339, grifos e inseres minhas).
13

demarcaes, como o faz o grupo de Irai, segundo seu ag mg (o chefe deles [dos guerreiros]).

A Dana da Guerra, segundo dizem, era realizada quando os Kaingang partiam para excurses guerreiras contra os Xoklng. A histria da guerra, como eles dizem, uma histria verdadeira passadas no tempo do guf (tempo antigo), e fala sobre uma excurso guerreira que tinha o objetivo de recuperar duas mulheres roubadas pelos Xoklng (tambm chamados pelos Kaingang de kanhgg jug, ndios bravos, ou ainda, xokrng que um pssaro [?]). 15 Atualmente, com o fim das guerras com seus maiores inimigos, os Kaingang vivem relembrando seus feitos hericos contra esse povo. Uma das formas de lembrar dessa histria verdadeira a Dana da Guerra, realizada pelos grupos de dana, que so um importante instrumento para dizer que so ndios, isto , os donos da mata (kanhgg vg ng ga).

Envolvendo homens e mulheres, a Dana da Guerra encenada de um modo marcadamente ritual, antes ou depois dos discursos das lideranas. Acompanhei no Frum Social Mundial, em 2005, uma apresentao do grupo de dana de So Leopoldo, o mesmo presente no Morro do Osso. Uma fila de homens, alternando membros da metade kam e os da metade kanhru, fez sua entrada no recinto de dana, respeitando a direo do sol, caminhando do leste para oeste. A dana termina com as lanas sendo batidas no cho, e a fila sai do lugar em que a dana foi encenada. Nesta dana, durante a concentrao do grupo de dana, as mulheres, que acompanhavam a preparao dos homens at eles entrarem em cena, induziam os danarinos a se compararem aos espectadores (os que no so ndios, fg) como sendo mais fortes (kanhgg tar h) que eles, dizendo que eles no precisam ter medo, enquanto os homens duvidam de sua prpria fora. As mulheres falam em kaingang aos homens na fila de danarinos que eles devem vir na direo certa, porque o lado do sol o lado mais forte (nessa ocasio, eles tinham errado o caminho). 16

Algumas caractersticas dessa seqncia puderam ser observadas em outras ocasies, quando os Kaingang receberam o documento oficial que garantiu o acesso a Lomba do Pinheiro,

Dos Guarani, os Kaingang dizem que eles nunca roubaram as suas mulheres e, por isso, no guerreiam com eles. 16 Segundo a traduo de Zaqueu, professor bilnge morador da aldeia Lomba do Pinheiro, a partir de um documento flmico, editado com o nome Dualismo Kaingang em perspectiva: dinmica da construo da imagem (NIT/UFRGS, 2005).
15

durante cerimnia pblica realizada no Mercado Pblico Municipal. Na poca, porm, como em outras vezes, no percebi o dilogo entre homens e mulheres, e no pude verificar o padro citado, no que se refere direo para a entrada em cena do grupo de dana. As outras caractersticas j expostas so sempre respeitadas. O padro observado na Dana da Guerra executada nesse evento parece corresponder a uma forma geral, variando em detalhes conforme as instrues do chefe do grupo de dana (ag mg), pois ele quem ensina a dana, o canto, convoca os guerreiros e lidera o grupo nas apresentaes.

Os cantos que acompanham a dana da guerra tambm indicam uma demonstrao de fora diante dos outros que povoam o mundo. Reproduzo abaixo a seqncia mais comum.

Ng ga vg ng ga ... (donos do mato) Kaingang vg Kaingang ... (Somos ndios) Not na gg Kagrhgota ... (Preparando arco, se abaixa para a flecha passar por cima) Hg vg gegkahag, Hg vg gegkahg in mahg (Eles gostam de guerra)

Alm desta seqncia, utilizada em todas as Danas da Guerra (o ltimo verso refere-se a Dana da Vitria 17 ) que observei, os Kaingang utilizam-se de componentes meldicos, coreogrficos, ou textuais variveis, incorporados na msica da guerra. O grupo de dana do Morro do Osso, por exemplo, durante sua apresentao no Frum Mundial de 2005, cantou os gmeos ancestrais kis (Lua) e ran (Sol), com um lder da metade kanhru entoando Lua e o da metade kam entoando o Sol. Os dois ag mg saam do crculo de guerreiros, para andar dentro ou fora dele, com as lanas empunhadas em posio de lanamento. (Esta coreografia, pelo que pude entender, deve-se a uma instruo de Nimpre). Outras variaes falam de elementos da paisagem como rios, pedras. ndices da presena ancestral kaingang no Morro do Osso, em particular, foram incorporados pelo grupo de dana desta aldeia, na formas de versos como tup pn tug ga nho (pegadas de deus em nossa terra) e goj mg (Rio Guaba), referido como goj kaf t (rio sem fim), descrito pelos mais antigos quando relatavam sobre seus deslocamentos para o litoral a seus filhos.

A Dana da Vitria era cantada, segundo dizem, quando os Kaingang voltavam das guerras. Ao que parece, atualmente, os grupos de dana juntaram os versos da Dana da Guerra e da Dana da Vitria.
17

Para alm do aspecto coletivo, essas variaes nos versos da msica de guerra e na coreografia da Dana da Guerra so importantes do ponto de vista da liderana, pois atravs delas comunicam seu conhecimento da cultura. Esse conhecimento, aliado a eficcia do grupo de dana, como citei acima quando falava de sua importncia na participao em conquistas de terras, permite que, tanto lderes (ag mg) quanto os grupos que eles ensaiam criem e ampliem esferas de influncia pelas aldeias para ensaiarem os guerreiros, como no caso da vinda do grupo de So Leopoldo para realizar a dana da guerra no Morro do Osso.

Retornemos pergunta colocada no incio desse item: porque os Kaingang decidiram, naquele Dia do Meio Ambiente, expressar por meio da Dana da Guerra a relao entre eles e os Guarani? A resposta para esta questo est, acredito, na imbricao de duas dimenses dessa relao com os Guarani, ou seja, entre apropriar-se de um Outro bravo (jg), e termo de uma relao, como dizem os Kaingang, de troca. 18 Da sustentao dessa dupla dimenso, dependeria a possibilidade de estabelecimento de uma aldeia kaingang no Morro do Osso.

Vejamos, primeiro, a idia de troca. Tomemos, por exemplo, sinais de intercmbio histricos, como o emprstimo da palavra tup, de origem Tupi-guarani, usada pelos kaingang para referirem-se a Deus os Guarani falam tup e ns falamos tup; a antiguidade de casamentos entre pessoas kaingang e guarani, a partir dos quais se inicia um processo de incorporao do guarani, quando ser classificado como da metade oposta ao seu cnjuge; o sistema kuj, segundo Rosa (2005:184), resulta, no plano sociolgico, das trocas religiosas entre kaingang e guarani; ou a cermica da Tradio Guarani encontrada em escavaes arqueolgicas nos abrigos subterrneos atribudos Tradio Kaingang (Shimidt, comunicao na RAM-2007). Ou tomemos, mais atualmente, na regio litornea os Kaingang que compram esculturas de zoomorfos esculpidos em madeira pelos guarani, para venda nas feiras de artesanato; o aprendizado de tcnicas artesanais Guarani, como os padres de tranado (que distinguem muito bem dos seus prprios) 19 e as escultura de animais. Encontramos, alm disso, filhos de kaingangs com guaranis morando nas aldeias kaingang,

A hiptese que sugiro para tal relao vem ao encontro da idia que Lvi-Strauss desenvolve no artigo Guerra e Comrcio Entre os ndios da Amrica do Sul: as trocas comerciais representam guerras potenciais, pacificamente resolvidas; e as guerras so transaes mal sucedidas (...) os conflitos guerreiros e as trocas comerciais no constituem na Amrica do Sul, dois tipos de relao coexistentes, mas antes dois aspectos, opostos e indissolveis, de um nico mesmo processo social (1976:337). 19 Ver Silva (2000) sobre grafismos kaingang e as respectivas incorporaes da iconografia guarani, nas quais os Kaingang denominam como ra ror (fechado, losngulos, retngulos e quadrados) e ra tey (aberto, listras), o que para os Guarani associado a desenhos geomtricos visualizados na superfcie de animais. Entre os Kaingang no existe qualquer associao a animais, mas a metades kam e kanhru.
18

alguns falantes de ambas as lnguas, outros apenas do kaingang. Contra esse pano de fundo, a ocupao kaingang de uma rea com sinais de ocupao histrica guarani poderia ser considerada mais uma transao.

Vejamos agora a dimenso blica implicada na execuo da Dana da Guerra com o intuito de consolidar a ocupao de uma terra associada aos Guarani. Desse ponto de vista a Dana da Guerra seria realizada para os Guarani e no s para os brancos. Os Guarani, com quem pouco conversei sobre o assunto, se no parecem ter dado seu consentimento oficial para os kaingang, tampouco vieram a pblico reivindicar direitos territoriais sobre o Morro do Osso. Eles disseram apenas que ali no era um bom lugar para morar mas apenas para vender artesanato, e tambm que a terra deveria ficar ali para quando quisessem. 20

Em termos da primeira dimenso, as relaes entre os Guarani e os Kaingang no evento da dana poderiam se dar de maneira cordial, adquirindo a mesma forma que se observa nos jogos de futebol, festas e pouso, em que os Guarani chegam a passar dias, semanas, meses ou anos em aldeias kaingang (e os Kaingang em algumas aldeias guarani, como na Estiva, municpio de Viamo (RS)). Se na execuo da dana prevalecesse a dimenso guerreira, porm esperaramos encontrar uma atitude mais belicosa, tpica dos contextos de reivindicao territorial (ga vyg mn, a conquista de terras), que envolve ao menos trs capacidades dos chefes e guerreiros kaingang: kinhrg (conhecer), mn (apropriar), tu ry r (lutar, conquistar). Quando perguntei se a conquista do Morro do Osso passava por essas trs capacidades, eles riram e disseram: pode ser.

Por fim, acredito que estamos diante de um gradiente de relaes sociais, no qual a Dana da Guerra para os Guarani era uma atualizao possvel. Todavia, nesta ocasio, no Dia do Meio Ambiente, quando a administrao municipal abriu o Parque, nada aconteceu, pois os Guarani no vieram.

O fato dos Kaingang terem, diante do no comparecimento dos Guarani, desistido de executar a Dana da Guerra, indica que o foco da perfomance planejada era efetivamente sua relao com esses ltimos e no uma simples encenao identitria, uma afirmao de indianidade por meio da imagem guerreira. Tratava-se, antes, de um ritual. O fato de no danarem para o

Atualmente os Guarani consideram a aldeia kaingang no Morro do Osso como legtima. Dizem por exemplo: o cacique do morro do osso ....
20

pblico no-ndio local, porque visavam estabelecer especificamente uma relao para com os Guarani, parece sugerir que a eficcia da Dana da Guerra depende de tcnicas que alcancem uma transformao ritual por meio, concretamente, da relao com outros sujeitos privilegiados, no caso, os Guarani. certo que tal transformao ritual pode acontecer tambm na relao com os fg, como em vrios outros contextos no qual a dana foi encenada, e os guerreiros kaingang reafirmaram sua fora (tar).

Concluso

Na (re)constituio de aldeia no Morro do Osso verifica-se a importncia do grupo local, concebido como coletivo kaingang, que antes de tudo um grupo de parentes. No contexto das aldeias, as pessoas trocam substncias e por meio do casamento exogmico entre os que pertencem metade kam e os que pertencem metade kanhru kr do origem s pessoas vivas (dotadas de vnh knhvg = alma, sombra, reflexo), as quais vo se decompor na morte, quando conseqentemente, emerge a alma dos mortos (vnh kuprg). Esta ltima ir para a aldeia dos mortos, ngme, e sente saudades dos parentes que deixou, permanecendo ativa na constituio do grupo local, pois as pessoas vivas podem ser abordadas por seus parentes mortos, adoecer e morrer, e seu vnh kuprg ir para o ngme. Mais especificamente, essas imbricaes entre os vrios domnios do cosmos natureza, sociedade, sobrenatureza esto intimamente relacionadas ao processo de fabricao do corpo do corpo individual e do corpo coletivo um corpo que se faz como corpo de parente (Coelho de Souza, 2001: 75).

A aldeia , pois, constituda por vrios processos que visam manuteno fsica e espiritual de todos que compem o kanhgg kar. Vimos, ainda, que se destacam entre esses processos aqueles focalizados, primeiro, na liderana, que estabelece formas especficas de ritualizar a relao entre as metades, por meio da lei da aldeia (ou conselho aldeo), de modo a motivar as pessoas a agir coletivamente; e, o segundo, no xamanismo, que opera como um modo de apropriao transespecfica das diferenas, por meio de um animal guia, jagr. O princpio de eficcia das tcnicas rituais relacionadas s posies de chefe (pa i) ou de kuj (xam) pode ser formulado em termos da noo nativa de tar (fora). Assim, kuj tar h (a fora dos feitos do xam) e pa i tar h (a fora dos feitos do cacique) sustentam tcnicas idealmente complementares que investem na criao e organizao de guerreiros (kanhgg tar h) e, por conseguinte, de um coletivo cujos membros partilham do bom pensamento

kaingang (kanhgg jykre) e do bem viver (kanhgg h kar), como aspectos da lei da aldeia.

Essas duas esferas de mediao, juntamente com o parentesco, so parte do amplo horizonte scio-cultural que envolve as relaes internas e externas ao kanhgg kar. Pois, para os Kaingang tanto os deslocamentos quanto a fundao de aldeias articulam tanto a histria kaingang, na qual incluem os Guarani e outros Outros (espritos em geral: mortos animais, plantas, entre outros) quanto a histria dos brancos, em um processo de contrao e expanso territorial. Mais especificamente, esses Outros esto em relao com a ao kaingang de conquista de terras na regio litornea do Rio Grande do Sul, como eles dizem: n ga vyg n tg (ns conquistamos nossas terras). Foi, justamente, com essa perspectiva que tentei entender como os Kaingang fazem sua histria e, sobretudo, relacion-la com os processos de apropriao do exterior. Bibliografia AQUINO, Alexandre M. n Ga Vyg n Tg (Ns Conquistamos Nossa Terra): Os Kaingang no Litoral do Rio Grande do Sul. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) PPGAS/UNB, Braslia, 2008. CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. Pesquisas de antropologia poltica. So Paulo. Cosac & Naify, traduzido de L Socit contre lEtat recherches danthropologie politique. Les Editions de Minuit, 2003 [1974]. COELHO DE SOUZA, Marcela. Ns os vivos: construo da pessoa e construo do parentesco entre alguns grupos j. In: Revista Brasileira de Cincias Sociais. Vol 16 n 46, p. 69-96, junho, 2001 GORDON, Csar. Economia Selvagem. Ritual e mercadoria entre os ndios XikrinMebngkre. So Paulo. Editora Unesp, 2006. ROSA, R. R. G. 2005. Os Kuj So Diferentes: Um Estudo Etnolgico do Complexo Xamnico dos Kaingang da Terra Indgena Votouro. Tese de Doutorado. Porto Alegre. PPGAS/UFRGS. SILVA, Srgio Baptista. Dualismo e Cosmologia Kaingang: o xam e o domnio da floresta. In Horizontes Antropolgicos. Porto Alegre, PPGAS/UFRGS, n.18, p. 189-207, 2002. TOMMASINO, Kimiye. Homen e natureza na ecologia dos Kaingang da bacia do Tibagi. In: Kimiye Tommasino; Lucio Tadeu Mota; Francisco Silva Noelli. (Org.). Novas Contribuies aos Estudos Interdisciplinares dos Kaingang. 01 ed. Londrina: EDUEL, v. 01, p. 145-197, 2004.

Вам также может понравиться