Вы находитесь на странице: 1из 20

Universidade Federal de Alagoas Campus do Serto Eixo das Tecnologias

Levantamento das Patologias em Residncias de Delmiro Gouveia e Regio Causas e Solues

LAJE

PAREDES
REVESTIMENTO

FUNDAO

Delmiro Gouveia, outubro de 2012

Esta apostila uma publicao sem fins lucrativos, resultado do projeto Levantamento de patologias de estruturas em residncias de Delmiro Gouveia e regio Causas e Solues, da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Programa AES* Aperfeioando Cursos e Originando Elos Socioambientais, do Campus do Serto. Equipe Tcnica Professor Coordenador: Alexandre Nascimento de Lima Aluna bolsista: Rasa Oliveira de Melo Aluno bolsista: Rodrigo Janurio de Melo Aluna colaboradora: Kerolaynh Pereira Santos (membro do PET Engenharias) Aluna colaboradora: Paula Caroline Lisboa dos Santos

* O Programa de Extenso AES tem por objetivo atender eminentes demandas socioambientais do semirido alagoano, atravs da promoo de atividades extensionistas que aprimorem o ensino das Engenharias Civil e de Produo do Campus do Serto da UFAL, bem como estabeleam elos com a sociedade sertaneja para melhorar sua qualidade de vida. Ele foi criado em junho de 2010, mediante aprovao na Chamada para Apoio aos Programas de Extenso Institucionalizados das Unidades Acadmicas n 01/2010 da PROEX/PROGRAD/PROPEP/PROEST. Em dois anos de atuao, j realizou 19 cursos, 10 eventos, 32 projetos de pesquisa-ao e 96 publicaes. No mais, envolveu 11 turmas inteiras de disciplinas em projetos de pesquisa-ao e impactou cerca de 6500 pessoas (nmero auditvel) do Serto alagoano.

Levantamento das Patologias em Residncias de Delmiro Gouveia e Regio Causas e Solues

INTRODUO Patologia pode ser entendida como a parte da Engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e as origens dos defeitos das construes civis, ou seja, o estudo das partes que compem o diagnstico do problema. (HELENE, 1992). Muitas so as possveis causas para ocorrncia de patologias em residncias. Em sua maioria, atribui-se essa ocorrncia a falhas de projeto, de execuo ou falta de manuteno, o que acaba comprometendo o desempenho das construes. As manutenes na construo so de suma importncia, pois podem diagnosticar pequenas manifestaes patolgicas, que, se cuidadas, diminuiriam consideravelmente sua evoluo para uma situao insatisfatria, o que comprometeria o ambiente esttica e funcionalmente, sem mencionar o alto custo para recuperao da patologia em estado mais avanado. Para deteco de manifestaes patolgicas e estabelecimento das solues, duas etapas bsicas devem ser seguidas, uma primeira etapa de levantamento dos problemas existentes e outra de investigao das possveis causas. Para o levantamento das manifestaes patolgicas faz-se necessria uma vistoria no local para determinao da existncia e da gravidade da patologia, conhecendo os elementos que esto sendo afetados e o comprometimento dos mesmos. Na sequencia, necessria uma anlise mais especfica atravs de ensaios laboratoriais, ou mesmo in loco, dos elementos afetados. As manifestaes patolgicas numa edificao podem se apresentar nas fundaes e paredes, no concreto armado, nas obras de madeira, nas pinturas e em funo da umidade. De forma ampla, podem ser classificadas conforme IOSHIMOTO (1994) em umidade, fissuras e trincas, e descolamento de revestimento.

Neste contexto, esta cartilha apresenta as principais patologias existentes em paredes e elementos de concreto armado, em consonncia com um estudo feito na regio do serto alagoano, mais precisamente em Delmiro Gouveia e cidades circunvizinhas. Levanta as principais manifestaes patolgicas, suas possveis causas e a proposta de algumas solues para as mesmas. As etapas de construo de um edifcio podem ser divididas da seguinte maneira: planejamento, projeto, execuo e utilizao, podendo surgir manifestaes patolgicas como consequncia de qualquer uma dessas etapas. Baseando-se no exposto, evidencia-se a importncia de profissionais habilitados e mode-obra qualificada para desenvolver as primeiras etapas supracitadas. Tendo em vista que, na maioria dos casos, o cumprimento s normas tcnicas poderia evitar ou desacelerar consideravelmente os mecanismos de degradao de estruturas

(AZEVEDO, 2011). Quanto utilizao, a etapa onde as responsabilidades ficam por parte do usurio, que deve realizar reparos, seguir as orientaes e utilizar a edificao somente para os fins planejados desde o projeto. E no caso de reformas, realiz-las com a orientao de um profissional qualificado, evitando danos estrutura existente.

DADOS OBTIDOS Nesta sesso sero expostos os dados obtidos a partir das observaes feitas in loco e das entrevistas feitas aos moradores da cidade de Delmiro Gouveia. Configurao das Residncias Atravs da observao direta, nota-se que no municpio de Delmiro Gouveia predominam as residncias de apenas um pavimento (figura 1), as quais possuem entre 4 e 7 (30%) ou de 8 a 11 (70%) cmodos. Consequentemente, do ponto de vista dos moradores, o uso de elementos de concreto armado em residncias da regio bastante reduzido.

Figura 1 Fotos de residncias analisadas.

Segundo o Cdigo de Obras do municpio (DELMIRO GOUVEIA, 2005), a aprovao de Projetos de Arquitetura e concesso de Licena de Construo so de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo, Transportes e Habitao, de modo a atender as exigncias do referido documento, que garante a segurana e legalidade da obra. No entanto, essa fiscalizao no realizada de maneira adequada, visto que na maioria das residncias no foi verificado a existncia de projeto ou acompanhamento de um profissional devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). A figura 2 mostra essa deficincia de projetos e falta de acompanhamento de um profissional.

(a)

(b)

Figura 2 Representao percentual de a) casas que possuem projeto e b) tiveram acompanhamento de um profissional.

Alm desta deficincia relacionada falta de projetos e acompanhamento de profissionais qualificados, ainda identificou-se que apenas 25% dos moradores sabem a

procedncia dos materiais utilizados na construo de suas casas, o que vem a ser um grande problema, visto que materiais de m qualidade podem contribuir para o surgimento de anomalias nas construes e reduzir a as vida til.

PATOLOGIAS EM PAREDES As patologias mais frequentes em paredes so as fissuras, manifestaes de problemas associados gua, bem como a degradao dos revestimentos e acabamentos. Algumas das principais causas que propiciam o surgimento destas patologias relacionam-se a causas humanas e/ou causas naturais. As causas humanas incluem ausncia de projetos, inadequao ao ambiente, informao insuficiente no projeto e m execuo do mesmo, dimensionamentos incorretos, m qualidade dos materiais empregados e mo de obra desqualificada, ausncia de manutenes, entre outros; para as causas naturais podem-se associar as variaes bruscas de temperatura do ambiente, presena de gua e de sais, vento, vegetais ou animais que possam danificar a construo, entre outros. Para IANSSEN e TORRESCASANA (2003), quaisquer erros ou imperfeies no projeto e na execuo das diversas etapas da construo exigem, como consequncia, adaptaes no previstas no oramento, consertos com custos complementares e at necessidade de reconstrues completas, muito dispendiosas, e mesmo prejuzos que aparecem bem mais tarde.

Coleta de dados Foi aplicado um questionrio previamente elaborado aos moradores de cada residncia visitada, juntamente com a coleta de amostras dos elementos que possuam alguma manifestao patolgica e de fotos dos mesmos. A anlise dos questionrios indicou que quanto configurao da residncia 96% delas so trreas e apenas 27% tiveram sua construo acompanhada pelo morador. A avaliao das caractersticas regionais apresentou em sua totalidade que a residncia no

est localizada em uma regio propcia a chuvas constantes, alagamentos ou mudanas bruscas de temperatura, sendo a regio caracterizada por um clima quente e seco, o que limita a hiptese das patologias serem ocasionadas por causa de chuvas. Com relao s caractersticas construtivas, 79% das residncias no possuem projetos arquitetnicos ou complementares e sua construo no foi acompanhada por um profissional em 74% das casas; alm do tempo da construo que, em sua maioria, elevado e sem apresentar manuteno peridica. A falta de manuteno aliada aos erros previamente cometidos na execuo ou escolha dos materiais a serem empregados acarretam o aumento das manifestaes patolgicas que surgem e, consequentemente, o encarecimento das correes necessrias.

PRINCIPAIS PATOLOGIAS EM PAREDES Fissuras As fissuras, alm de causarem desconforto aos usurios de residncias em que esto manifestadas, ainda reduzem a durabilidade dos revestimentos e da prpria parede, e diminuem a vida til das edificaes. As fissuras podem ser isoladas (figura 3), atingindo tanto os blocos constituintes da parede quanto s juntas de assentamento, podendo estar dispostas na vertical, inclinadas ou na horizontal. As fissuras disseminadas (figura 4) formam-se pela retrao da argamassa de revestimento, em funo do excesso de componentes finos no trao.

Figura 3 Fissuras isoladas.

Figura 4 Fissuras disseminadas (SAHADE, 2005).

As principais causas de fissurao, mencionadas por SAHADE (2005) so recalques de fundao, atuao de sobrecargas, variaes de temperatura e de umidade, ataques qumicos, etc. Estas causas comprometem diretamente a parede, bem como seu revestimento (chapisco e emboo/reboco). Qualquer deformao numa dessas camadas resultar no aparecimento de tenses em todo o conjunto, proliferando as fissuras, podendo ser agravada se no for feita a interveno e recuperao logo aps o diagnstico das mesmas.

Umidade Entre todos os problemas de patologias existentes dentro da construo civil, a umidade um dos mais difceis de serem corrigidos. Alguns dos principais danos provocados pela umidade so manchas na base das construes, destruio dos rebocos, formao de bolores, paredes mais frias, ambientes insalubres, entre outros. Estas manifestaes patolgicas causam ao usurio do ambiente um desconforto quanto segurana de utilizao mediante a probabilidade de contrair algum problema que comprometa a sade e o conforto de vivncia neste espao, alm da questo esttica envolvida. Algumas das principais consequncias de problemas relacionados umidade o aparecimento de manchas e eflorescncias (figura 5) em paredes que, em sua maioria, deve-se infiltrao de gua.

A eflorescncia causada pela formao de depsito salino na superfcie dos materiais. Podendo vir de trs fatores simultneos: o teor de sais solveis presentes nos materiais ou componentes, a presena de gua e a presso hidrosttica para propiciar a migrao da soluo para a superfcie.

Figura 5 Eflorescncia

Por outro lado, o desenvolvimento de microorganismos, que ocasionam o bolor ou mofo, preciso apenas de um teor de umidade elevado no material onde se desenvolvem ou no ambiente (figura 6).

Figura 6 Mofo

Alm das manifestaes patolgicas citadas anteriormente, a presena de umidade pode levar ao esfarelamento da argamassa, formao de reas com empolamento, podendo chegar desagregao da superfcie. O empolamento, que consiste na formao de bolhas derivadas da evaporao da gua infiltrada nas paredes geralmente antecede o descolamento e o esfarelamento do revestimento. O descolamento com empolamento

tambm pode acarretar o descascamento da pintura. Pode ser causado por problemas quanto ao preparo do substrato ou aplicao da tinta. Desta forma, estas patologias decorrentes de infiltraes podem gerar danos elevados nas edificaes, o que gera enormes gastos com recuperao e reparo, estes que poderiam ser evitados com medidas preventivas executadas no incio da construo, como trabalhos de impermeabilizao.

LEVANTAMENTO E ANLISE DAS PATOLOGIAS MAIS FREQUENTES Quanto s caractersticas patolgicas em paredes, as principais encontradas foram: aparecimento de umidade (84% das residncias figura 7), eflorescncia (36% das residncias) e fissuras (87% das residncias figura 8).

Figura 7 Umidade nas paredes das residncias.

Figura 8 Fissuras na parede.

A umidade se encontra, geralmente, na base das paredes, at um metro de altura, em mdia, em relao base. As fissuras puderam ser observadas sobre e/ou sob os vos de portas e janelas (44%); na extenso das paredes, sejam verticais, horizontais ou inclinadas; ou na ligao da parede com algum elemento estrutural em concreto armado. Dessas patologias encontradas a maioria possui carter no estrutural, estas que no interferem na estabilidade dos demais elementos construtivos da residncia. O questionrio possua uma seo onde o morador entrevistado dava sua opinio acerca da (s) patologia (s). Quarenta e sete por cento dos entrevistados reclamam de problemas estticos causados pelas patologias na residncia; 20% mostraram preocupao com a perda de desempenho da edificao; 18% destacaram as consequncias sade dos moradores e 17% apontaram s dificuldades financeiras decorrentes de possveis reformas. O questionrio captou a opinio do morador quanto s possveis causas das patologias: 42% acham que defeito de construo (tcnicas e de mo-de-obra); 21% apontaram os materiais de construo utilizados; 19% mencionaram o tempo ou o clima (principalmente a chuva) como principal causa. Digno de nota que muitos mencionam a existncia de sal no solo (conhecido na regio como salitre) como causador de diversas patologias. Dezenove por cento admitiram no saber os motivos. Foram retiradas e analisadas em laboratrio amostras de reboco e revestimento colhidos in loco, a fim de apontar tecnicamente possveis causas destas manifestaes.

Possveis solues A anlise da pesquisa (questionrios e fotos) mostra que a regio da cidade de Delmiro Gouveia ainda est aqum no que diz respeito tecnologia das construes. H predominncia de residncias com apenas um pavimento adicionada ao fato de apenas uma pequena minoria ter utilizado de um profissional habilitado para projetar e acompanhar a construo. Ainda vive-se no empirismo das experincias da mo de obra local.

A princpio, a umidade caracterstica comum nas bases de paredes ocorre, principalmente, devido umidade ascendente, proveniente do solo, por capilaridade. Esta umidade poderia ser evitada pela utilizao de materiais impermeabilizantes, com base asfltica, quando da construo, sobre o alicerce e, com base polimrica, misturada argamassa de assentamento das, pelo menos, trs primeiras fiadas (VEDACIT, 2011). Alternativa a utilizao de cintas de concreto armado, que tambm podem diminuir a ascenso de gua. Com relao s amostras de argamassa de revestimento coletadas, estas foram ensaiadas para determinao da presena de cloretos. Os ensaios foram realizados tendo como base a norma da Petrobras N-1946 de 1997. As amostras foram primeiramente desagregadas por meio de um pistilo em um gral. Das 13 amostras coletadas, 10 amostras (77%) apresentaram colorao amarela, indicando que a soluo de gua destilada em contato com a amostra apresenta um teor superior a 40 ppm de cloretos. Embora este ensaio no seja totalmente conclusivo, indica a possibilidade de existncia de sais em excesso, o que explicaria a grande ocorrncia de eflorescncias (figura 3) sobre os revestimentos (34% das residncias). Contudo, atravs deste ensaio, no possvel determinar a procedncia dos cloretos dos materiais utilizados na confeco do revestimento (areia, argila e cimento) ou do bloco (ou tijolo) da parede, pois a gua de ascenso pode transport-lo de qualquer um destes. Em residncias j construdas, diferente do que a maioria dos moradores opinaram, a umidade e eflorescncias no podem ser evitados pela troca da argamassa de revestimento ou pela aplicao de revestimento cermico sobre o primeiro, pois isso s iria cobrir a patologia. A fonte de umidade que deve ser combatida. Uma opo seria a aplicao de placas de manta impermeabilizante na base das paredes. Quanto s fissuras normalmente encontradas prximas aos vo de portas e janelas, estas indicam o mau costume da regio de no colocar vergas e contra-vergas de concreto armado nessas regies de alta concentrao de tenses. Referindo-se as demais fissuras, estas podem ser corrigidas com a aplicao de grampos metlicos e reconstituio de parte da argamassa de revestimento na regio da patologia.

PATOLOGIAS EM ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO ORIGEM DAS PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO O concreto considerado um material durvel. Mesmo assim, a ocorrncia de um grande nmero de patologias em estruturas de concreto armado tem causado ndices elevados de deteriorao nas mesmas e consequentemente reduzindo sua durabilidade. Nesse contexto, o estudo dessas patologias, quanto sua origem, contribui para identificar erros ocorridos durante a construo ou utilizao dessas estruturas e subsidia a correo e preveno desse tipo de anomalia.

TIPOS DE PATOLOGIAS As patologias mais frequentes em peas de concreto armado so fissuras, corroso e desagregao do concreto. As fissuras podem surgir por mais de uma causa, estas podem ser identificadas por sua posio do elemento e por sua profundidade. Contudo a maioria das fissuras encontrada em estruturas de concreto armado causada por tenses de trao que excedem a capacidade da estrutura. Outro problema comum so os vazios dentro do concreto, causados pelo mau adensamento quando aplicado s formas. A desagregao dos componentes do elemento podem ser causados pelo uso de concreto com porosidade elevada e como consequncia levar a exposio da armadura e corroso da mesma. A corroso da armadura em muitos casos causada por sua exposio a fatores fsicos, qumicos ou naturais. Uma vez ocorrida, provoca alteraes na pea afetada.

O quadro 1 expe algumas dessas anomalias, bem como suas formas de manifestao.

Origem

Concreto

Armadura Estrutura

Mecanismos de Deteriorao Lixiviao Ataques por sulfatos Reao lcali agregado Atrito seco Eroso Cavitao Corroso de armaduras Aes mecnicas Dilatao trmica

Sintomas Eflorescncia Fissurao e perda de massa Expanso e Fissurao Desgaste da superfcie Expanso, fissurao e lascamentos Fissuras, lascas Deformaes e fissuras Fissuras verticais em contato com elemento que restringe a contrao

Quadro 1 Principais patologias, mecanismos e sintomas. Adaptado de Azevedo (2011).

PRINCIPAIS PATOLOGIAS ENCONTRADAS A averiguao dos elementos estruturais das residncias mostra que poucas possuem pilares, vigas, laje e verga simultaneamente, posto que em algumas moradias existam uma superestrutura mista, apresentando (concreto + parede), um exemplo desse tipo de superestrutura, so lajes e vigas apoiadas sobre pilares de tijolos/blocos. Ainda importante ressaltar o pouco uso de vergas nas casas, uma vez que apenas 10% possuem esse tipo de elemento, o que resulta, em muitos casos, no surgimento de fissuras acima do vo de portas e janelas (Figura 10).

Figura 10 Fissuras causadas pela ausncia de verga

Pilares Em relao aos pilares, foram observadas trincas e/ou fissuras (figura 11), em 25% das moradias sendo estas horizontais, verticais ou inclinadas. Ainda observa-se a ausncia de vigas na maioria das residncias que apresentam esse tipo de patologia, o que pode ser a causa dessas anomalias, visto que a no utilizao da mesma pode acarretar na m distribuio de tenses sobre a estrutura. Outras causas possveis para esse tipo de manifestao patolgica o recalque da fundao, consequente de deformaes do solo ou ainda de excesso de cargas sobre um pilar.

Figura 11 Pilar com fissura vertical

Vigas Em vigas, foram verificadas duas patologias com maior frequncia, a desagregao do concreto e fissuras/trincas longitudinais. A causa provvel para o primeiro tipo relaciona-se ao processo de execuo, falda de adensamento, prejudicando a coeso dos componentes do concreto e resultando em um alto ndice de vazios. Com essa desagregao do concreto, a armadura do componente fica exposta a fatores externos (figura 12).

Figura 12 Desagregao de concreto em viga e exposio da armadura.

Quanto s fissuras e trincas, no foi possvel uma anlise mais detalhada quantos as causas das mesmas, no entanto, podem-se apontar algumas das causas provveis para esse tipo de anomalia. Fazendo uma averiguao em algumas das casas visitadas, fica evidente um dos principais motivos que podem causar este tipo de problema, a corroso da armadura, pela infiltrao de gua pela laje, j que na maioria das residncias as lajes no possuem impermeabilizao. Por sua vez, a corroso provoca o inchamento das barras de ao no interior da viga, refletindo este problema no exterior da pea (figura 13).

Figura 13 Fissuras longitudinais em vigas

Lajes Como 95% das casas entrevistadas so trreas, as lajes presentes nas mesmas, so utilizadas apenas como cobertura. Foram encontradas lajes pr-moldadas e moldadas no local. Como patologias foram observadas desagregao do concreto e consequentemente exposio da armadura (figura 14). A causa desse tipo de problema ocorre pelo cobrimento inadequado de concreto sobre a armadura, devido a ausncia de espaadores entre a forma e a armadura durante a concretagem. Neste caso, um cobrimento correto da armadura resultaria em uma proteo eficaz, proporcionando um desempenho satisfatrio da estrutura, uma vez que a exposio da armadura a agentes externos pode causar sua corroso e desgaste da estrutura.

Figura 14 Exposio da armadura em lajes devido a desagregao do concreto.

Outro problema frequente em moradias da regio a infiltrao em lajes, que acarreta em problemas como manchas e destacamento do revestimento (figura 15a). Ainda foi observado outro problema proveniente da infiltrao, o mofo, que se manifesta com frequncia (figura 15b).

(a)

(b)

Figura 15 Lajes com destacamento do reboco (a) e infiltrao (b).

Fazendo um estudo das principais patologias que ocorrem em estruturas de concreto armado, se percebe que a manifestao patolgica que ocorre com maior frequncia a infiltrao em lajes, visto que essa foi encontrada em 40% das moradias entrevistadas. A figura 16 mostra a ocorrncias dessas patologias nas casas entrevistas e deixa clara a ocorrncia de infiltrao em lajes.

Figura 16 Grfico com a ocorrncia de patologias em cada elemento estrutural.

MTODOS PARA SOLUO DE PATOLOGIAS EM CONCRETO ARMADO Pilares Para correo de fissuras em pilares, so aplicadas algumas tcnicas como a selagem, preenchimento ou costura das fissuras. A selagem consiste em vedar as fissuras com material aderente, flexvel e que tenha resistncia qumica e mecnica, para se adaptar as deformidades da abertura. O preenchimento consiste na injeo de materiais especficos, a exemplo de resinas base de epxi, nas fissuras e trincas, aplicadas com equipamento apropriado. O mtodo da costura consiste em utilizar armadura para resistir ao esforos de trao que causam a patologia. Para evitar que a patologia voltar a ocorrer em outras partes da pea, sugere-se colocar os grampos com inclinaes diferentes. Ao fim, preenche a fenda com argamassa.

Lajes e Vigas Fissuras causadas por infiltrao As fissuras longitudinais em vigas causadas por infiltrao podem ser tratadas de maneiras diferentes, como selar as fissuras com resina, preencher a fissura com argamassa impermevel e passar material impermeabilizante sobre toda a laje.

Caso se manifestem trincas, as quais podem comprometer a resistncia da pea, necessrio realizar um estudo para uma interveno mais cuidadosa e objetiva para o problema encontrado. Fissuras longitudinais Para corrigir esse tipo de anomalia, necessrio adicionar reforos armadura, adicionando novas armaduras tracionadas, podendo ser de barra ou chapa de ao, ou com um camisamento de fibras de carbono, muito dispendioso para usar em residncias. Desagregao do Concreto Para tratamento de armaduras corrodas necessrio realizar alguns procedimentos fundamentais, como recomenda LAPA (2008). Definio da rea a ser tratada; Remoo do concreto contaminado, utilizando ferramentas manuais e jato dgua, at pontos de armadura ntegra, onde se possa realizar ancoragem; Limpeza das barras corrodas, com escova de ao para pequenas reas ou jato dgua e ar para grandes reas; Anlise das barras corrodas, no que se refere a perda de sua capacidade, a qual no deve ser superior a 10%, caso contrrio, dever ser realizado reforo nas mesmas; Aps a remoo de detritos, toda a armadura (tratada e suplementar) devem ser revestidas por tinta especial anti-ferruginosa. Reconcretar o elemento tratado com concreto convencional e aditivado, sendo recomendado concreto projetado, tambm aditivado.

CONSIDERAES FINAIS A preocupao com a escolha dos materiais que sero empregados em uma construo, a impermeabilizao necessria, mediante a anlise da regio, do solo, entre outros fatores, interferem na qualidade dos materiais, podendo deterior-los com o tempo. O

acompanhamento de um profissional durante a execuo de suma importncia quando se quer uma maior durabilidade das edificaes, atendendo as necessidades a qual so propostas. Tomando os devidos cuidados podem-se evitar custos desnecessrios e garantir uma maior vida til do imvel. No entanto, verificou-se nas residncias visitadas que so frequentes falhas relacionadas ausncia de projetos, utilizao de materiais de baixa qualidade, entre outros, que interferem diretamente no aparecimento de manifestaes patolgicas. Alm da despreocupao dos moradores quanto necessidade de acompanhamento das construes por um profissional habilitado e de manuteno peridica de suas residncias. Porm, com o aparecimento dos problemas, os mesmos se mostram preocupados com o surgimento de patologias, contudo, no detm conhecimento para solucion-las.

REFERNCIAS UTILIZADAS AZEVEDO, M.T. Patologia das estruturas de concreto. In: ISAIA, G.C. Concreto: cincia e tecnologia. So Paulo: IBRACON, 2011. DELMIRO GOUVEIA. Cdigo de Obras Municipal. 2005. HELENE, P. R. L. Manual para reparo, reforo e proteo de estruturas de concreto. Editora PINI 2 Edio So Paulo SP, 1992. IANSSEN, Daniel; TORRESCASANA, C.E. Anlise das patologias das edificaes de Chapec. Monografia (Graduao em Engenharia Civil) Curso de Graduao em Engenharia Civil, Unochapec, Chapec, 2003. IOSHIMOTO, Eduardo. Incidncia de Manifestaes Patolgicas em Edificaes Habitacionais. So Paulo: IPT, 1994. (Publicao 2182). LAPA, J. S. Patologia, recuperao e reparo das estruturas de concreto. 2008. 56p. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Engenharia Civil) Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2008. SAHADE, Renato Freua. Avaliao de Sistemas de Recuperao de Fissuras em Alvenaria de Vedao. So Paulo, SP, 2005. 169p. Dissertao (Mestrado em Habitao). Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo IPT. VEDACIT. Manual tcnico Impermeabilizao de estruturas. Edio 2011.

Вам также может понравиться