Вы находитесь на странице: 1из 4

RONDON

NOTCIAS
PROJETO RONDON-CEAR ABRIL DE 2013

A onda da cidadania. Assim foi definida a ao social realizada pelos universitrios da Universidade Federal do Cear (UFC) no interior do Estado. Entre os dias 14 e 16 de maro, cerca de trinta e quatro alunos que, fazem parte do Projeto Rondon, visitaram a cidade de Reriutaba, para prestar servios s comunidades carentes. A iniciativa promoveu o acesso preveno e recuperao da sade da comunidade, com atendimento gratuito a toda a populao. Rondonistas dos cursos de Enfermagem, Educao Fsica, Medicina e Odontologia fizeram os atendimentos. Alm das visitas domiciliares, que constaram da realizao de testes de glicemia e aferio de presso arterial, orientaes sobre hipertenso, diabetes e sade em geral, os universitrios prestaram atendimento na sede do Campus Avanado Marechal Rondon e na Estao Digital de Amanaiara.

Reriutaba recebe comitiva do Rondon


Na sede, alunos do curso de enfermagem e medicina realizaram atendimento clnico e proferiram palestras sobre hipertenso/diabetes e sade preventiva. Para os idosos, os futuros mdicos fizeram palestra especfica. Trataram da preveno de doenas na terceira idade e da importncia da atividade fsica nesse perodo. Os idosos tambm fizeram exerccios fsicos. As grvidas tambm tiveram ateno especial. As futuras mames receberam orientaes sobre a preveno de doenas durante o perodo de gestao, hipertenso, cuidados com os bebs e amamentao. As comunidades de Amanaiara, Carnaba e Vila Nova tambm foram contempladas com a visita e atendimento da Comitiva Rondon.

Fortaleza-CE n Abril de 2013

Projeto Solidariedade
Integrar para no Entregar. O antigo lema tem servido de estmulo para estudantes de vrios estados de todo o Pas. O Projeto Rondon um projeto de dimenso nacional, que conta com a ajuda de vrios Ministrios e das Foras Armadas. Foi criado em 11 de janeiro de 1967, durante a ditadura militar. O principal objetivo a integrao social e o atendimento s comunidades carentes. Os agentes desse processo so alunos e professores universitrios que agem de forma voluntria e integrada. No Cear, o Projeto Rondon se desenvolve desde 2001 e tem como presidente da Associao Estadual dos Rondonistas do Cear, o deputado estadual Professor Teodoro (PSD), grande incentivador e apoiador das aes realizadas nos municpios da Regio Norte do Estado. Conforme o parlamentar, o Projeto trouxe grandes benefcios para os jovens universitrios brasileiros e continua promovendo a incluso pela educao. Segundo ele, no binio 20112012, foram realizadas vrias atividades pela coordenao de
FOTO: CESAR MOREIRA

Fortaleza, tais como: rede de apoio aos centros vocacionais tecnolgicos (CVTs) dos municpios de Horizonte, Maranguape e Pentecoste, para a realizao de 18 cursos de capacitao. Os CVTs receberam cursos de Horticultura, Beneficiamento de Leite, Criao de Galinha Caipira, Piscicultura, Beneficiamento de Caju, entre outras aes importantes, frisou. Professor Teodoro publicou, em 1974, o livro Projeto Rondon e sua Dimenso Atual no qual retratava toda a histria, filosofia de trabalho, estratgia de atuao e dados estatsticos da poca que teve o objetivo de mobilizar a juventude universitria. Em 2007, o parlamentar publicou Projeto Rondon em Dois Tempos. Este livro exalta uma experincia vitoriosa, que sofreu soluo de continuidade, mas aos poucos foi retomando suas aes com novo e redobrado mpeto, mostrando aos cearenses e brasileiros que, com trabalho, perseverana, organizao, deciso e f, possvel transformar, pela educao, o homem e a sociedade, afirmou.

Voluntrios
Parabns aos universitrios que participaram do Projeto Rondon! A solidariedade o melhor exerccio para a consolidao dos princpios ticos e do saber acadmico.
Professor Teodoro
presidente do Projeto Rondon no Cear

Fortaleza-CE n Abril de 2013

Depoimentos
Aqui eu tenho uma aproximao com a realidade que a faculdade no traz. o que pensa Bruna Couto, 22 anos, aluna do 5 semestre de Enfermagem e rondonista pela quinta vez. Para ela, o Projeto Rondon uma grande oportunidade para que os jovens acadmicos possam praticar o que aprendem na sala de aula. Aqui eles (comunidade) tem muita carncia com assistncia sade e ns, trabalhando juntos, podemos oferecer isso, completou. A professora do curso de Odontologia e orientadora dos alunos participantes do Projeto Rondon UFC, Dra. Renir Campos, definiu serem extremamente importantes as aes que o Projeto desenvolve em Reriutaba pelo servio e o conhecimento que os alunos trazem para a comunidade. gratificante ver que os alunos se solidarizam com a realidade dessas pessoas e trazem informaes importantes para a melhoria na qualidade de vida dos moradores dessa regio, afirmou. O recm-formado em Odontologia, Yule Barreto, participou de nove viagens feitas pelo Projeto Rondon e falou da importncia em ajudar a comunidade mesmo depois de formado: Eu acho justo continuar participando desse projeto que beneficia a tantas pessoas carentes. bom poder retribuir populao aquilo que ela investe em mim. Yule reconhece a grandiosidade do Projeto e afirma que continuar participando como voluntrio.

O estudante do quinto perodo de Medicina, Jos Mouro, disse que o Projeto Rondon se faz necessrio como forma de aproximao real com a populao, onde ele pode ter a oportunidade de ver como as doenas esto se comportando e qual a demanda real da comunidade.

Fortaleza-CE n Abril de 2013

Foram realizados mais de 600 atendimentos, beneficiando idosos, gestantes e crianas. As aes consistiam na aferio da presso arterial, realizao de exame de glicemia em jejum e ps-prandial, verificao da circunferncia abdominal e IMC (ndice de massa corporal) com orientao sobre dieta e exerccios fsicos direcionados para a necessidade de cada paciente. Alm de atividades para promoo de sade bucal, tais como evidenciao de placa, escovao supervisionada, amamentao e cuidados do beb.

Liga dos Id o s o s

rdenadora do Sob a orientao e superviso da coo res (dentista) e a Projeto Rondon UFC, Dra. Gressy Soa pos, os acadmiorientadora tcnica da UFC, Renir Cam atendimento na cos do curso de Odontologia prestaram ba. Alm do atensede do Campus Avanado de Reriuta instrues sobre a dimento clnico, a populao recebeu com a escovao e preveno de cncer bucal, cuidados m distribudos kits aplicao de flor. Nos domiclios fora

Sade Bucal

de escovao contendo escova, fio e creme dental, alm na Escola Deputasupervisionada e palestras educativas iara. do Manoel Rodrigues, distrito de Amana higiene bucal, Ao todo, foram distribudos 912 kits de o testes de realizadas 282 avaliaes fsicas, incluind de 630 alm glicemia e aferio de presso arterial, cao de flor e 58 escovaes supervisionadas com apli rio. atendimentos odontolgicos no consult

Expediente | Edio: Fabiana Maranho | Projeto e Diagramao: Luiz Carlos Alves | Fotos: Angelo Araruna

Вам также может понравиться