Вы находитесь на странице: 1из 2

Teoria da tarefa desenvolvimentista

Robert Havighurst afirma que as tarefas desenvolvimentistas bem sucedidas, levam a felicidade e ao xito na realizao de tarefas posteriores. Para este estudioso, diversas tarefas motoras devem ser realizadas para que o processo natural de desenvolvimento acontea sem dificuldades. Elas so divididas em trs tarefas sendo elas...
As tarefas que surgem de maturao fsica.

Como: Aprender a andar, falar e se comportar com o sexo oposto durante a adolescncia; ajustando a menopausa durante a idade mdia.
As tarefas que surgem a partir de fontes pessoais.

como : Aquelas que emergem da personalidade amadurecendo e assumir a forma de valores e aspiraes pessoais, como a aprendizagem das competncias necessrias para o sucesso do trabalho.
As tarefas que tem sua fonte das presses da sociedade e do individuo.

Como: Aprender a ler ou aprender o papel de um cidado responsvel.


Perodo neonatal e primeira infncia (0-5anos):

1. Aprender a caminhar. 2. Aprender a ingerir alimentos slidos. 3. Aprender a falar. 4. Aprender a controlar a eliminao de resduos corporais. 5. Aprender as diferenas sexuais e o recato sexual. 6. Adquirir conceitos e linguagem para descrever a realidade social e fsica. 7. Aptido para leitura. 8. Aprender a distinguir o certo do errado e desenvolver uma conscincia.
Mdia Infncia (6-12 anos):

1. Aprender as habilidades fsicas necessrias para jogos comuns. 2. construir uma atitude saudvel em relao a si mesmo. 3. Aprender relacionar-se com colegas da mesma idade. 4. Aprender um papel sexual apropriado. 5. Desenvolver habilidades fundamentais de leitura, escrita e clculo. 6. Desenvolver conceitos necessrios para a vida diria. 7. Desenvolver conscincia, moralidade e uma escala de valores. 8. Atingir a independncia pessoal. 9. Atingir atitudes aceitveis em relao sociedade.
Adolescncia (13-18 anos):

1. Atingir relaes maduras com ambos os sexos. 2. Atingir um papel social masculino ou feminino. 3. Aceitar o prprio fsico. 4. Alcanar a independncia emocional dos adultos. 5. Preparar-se para o casamento e para a vida familiar. 6. Preparar - se para uma carreira econmica.

Pgina 1

Inicio da Idade Adulta (19-29 anos):

1. Escolher um parceiro. 2. Aprender a viver com um parceiro. 3. Iniciar uma famlia. 4. Criar filhos. 5. Administrar uma casa. 6. Iniciar uma ocupao. 7. Assumir responsabilidade cvica.
Idade Mdia Adulta (30-60 anos): 1. Ajudar os filhos adolescentes a tornar- se adultos felizes e responsveis. 2. Atingir responsabilidade adulta, social e cvica. 3. Realizao profissional satisfatria. 4. Desenvolver atividades adultas de lazer. 5. Relacionar-se com o cnjuge como pessoa. 6. Aceitar as alteraes fisiolgicas da meia idade. 7. Ajustar-se aos pais idosos. Maturidade posterior (mais de 60 anos):

1. Ajustar-se ao declnio da fora e da sade. 2. Ajustar-se a aposentadoria e reduo de renda. 3. Ajustar-se morte do cnjuge. 4. Estabelecer relaes com seu prprio grupo etrio. 5. Satisfazer obrigaes cvicas e sociais. 6. Estabelecer condies satisfatrias de vida.

Pgina 2

Вам также может понравиться