Вы находитесь на странице: 1из 14

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

MDULO I Introduo ao Processamento de Dados


Onde est a informtica?
A Informtica est no nosso dia a dia: No supermercado, no banco, no escritrio, na escola. No d mais para viver sem ela. Muitas vezes lidamos com a tecnologia do computador sem nos darmos conta que ao usar o micro-ondas, ou ligar o aparelho de DVD, estamos lidando com a informtica. Ao circularmos no trnsito de grandes cidades nos deparamos com semforos, sistema de segurana de empresas que visitamos, l est a informtica de novo, assim como nos controles de avies e metrs, na produo de energia eltrica, na industrializao de roupas, alimentos etc. No mundo moderno, portanto, inevitvel o contato com o computador. Por isso, todas as pessoas precisam aprender a lidar com a informtica mais cedo ou mais tarde. E voc, que est iniciando agora, precisa conhecer a histria do computador e entender corretamente seu funcionamento para poder aproveitar a capacidade desta rea que imensamente vasta e repleta de novidades. Felizmente a Informtica no difcil. Com um pouco de dedicao voc poder ser um usurio competente do computador. Como o assunto muito amplo no se iluda que em poucas horas voc vai dominalo por completo. Voc precisa reservar parte do seu tempo para o aprendizado e no pare de se aperfeioar porque a Informtica tambm no para.

Usurios e profissionais
Uma das primeiras coisas que voc precisa entender a diferena entre usurio e profissional de Informtica. O usurio aquele que usa o computador como uma ferramenta para ser mais produtivo no trabalho, nos estudos, ou no seu dia a dia. Todos devem se preocupar em ser usurios competentes. O profissional de Informtica, alm de ser um usurio competente, tem conhecimentos a mais, que lhe permitem dar manuteno em computadores, administrar redes, desenvolver programas, criar sites de Internet, etc.

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 1

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

Definio de informtica
o conjunto de conhecimentos e tcnicas ligadas ao tratamento racional e automtico da informao (armazenamento, analise, organizao e transmisso), o qual se encontra associado utilizao de computadores e respectivos programas.

Computador
No dicionrio encontramos: "Computador, s.m. - aquele que faz cmputos ou que calcula; mquina base de circuitos eletrnicos que efetua grandes operaes e clculos gerais, de maneira ultra rpida." Os irnicos dizem: "Computador o idiota mais veloz do mundo, pois far qualquer coisa que ns lhe ordenarmos a uma velocidade extremamente alta." Tambm podemos dizer: "Computador um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submet-lo a operaes predeterminadas e chegar a um resultado."Complicado? Vamos estudar a histria da criao do computador e poderemos ter a nossa prpria definio sobre o computador...

A evoluo da Informtica
O computador que conhecemos hoje uma mquina programvel que processa informaes. O caminho percorrido para chegar at o estgio de desenvolvimento em que estamos comeou com a criao das primeiras mquinas de calcular. Vamos ver alguns fatos marcantes na histria da Informtica. 500 a.C. - baco: O baco um instrumento simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. utilizado por mercadores da babilnicos, pois, permite fazer rapidamente clculos aritmticos.

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 2

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

1672 - Calculadora de Leibniz: O matemtico alemo Gottfried Leibniz aperfeioa a calculadora de Pascal (composta por rodas dentadas, onde o usurio disca os nmeros), facilitando as operaes de multiplicao e diviso.

1822 - Mquinas de Babbage: O matemtico britnico Charles Babbage comea a trabalhar no projeto de uma mquina diferencial e de uma mquina analtica. Por razes diversas suas mquinas no chegam a ser construdas. Os projetos, todavia, servem de base a pesquisadores que vem depois para o desenvolvimento dos computadores modernos.

1890 - Computador mecnico de cartes: Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecnico para acelerar os trabalhos do censo americano de 1890. A mquina de Hollerith l os cartes perfurados usados no recenseamento. A empresa de Hollerith em 1924 se torna a IBM (Internacional Business Machines).

1938 - Teoria da Informao: O matemtico americano Shannon publica uma tese que mais tarde ser conhecida como Teoria da Informao. A partir da Teoria da Informao fica demonstrado que a melhor maneira de processar dados utilizando o sistema binrio de contagem. 1943 - Mark I: O Mark I desenvolvido num projeto conjunto da Marinha Americana com a IBM e chefiado pelo americano Howard Aiken. O Mark I considerado o primeiro computador moderno. Trabalha com cartes perfurados e

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 3

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

rels eltricos. usado para fazer clculos complexos. Em um dia faz clculos que antes levavam seis meses.

1945 - ENIAC: O exrcito americano quer uma mquina que faa complexos clculos balsticos. John Mauchly e J. PresperEckert apresentam o projeto de uma mquina com vlvulas eletrnicas. Em 1945 comea a funcionar o ENIAC (Eletronical Numerical Integratorand Computer). O ENIAC mede 5,5m de altura por 25m de comprimento e pesa 30 toneladas.

1947 - Transistor: A equipe do laboratrio Bell, chefiada pelo americano Willian Shockley desenvolve o primeiro transistor. A inveno do transistor substitui as vlvulas, servindo de base para a criao dos circuitos integrados e mais tarde dos modernos processadores. 1951 - UNIVAC: Os desenvolvedores do Mark I, Mauchly e Eckert, lanam o primeiro computador comercial. O UNIVAC (Universal Automatic Computer) era eletrnico e armazenava dados em fitas magnticas. Este computador foi produzido pela empresa Remington Rand. O primeiro comprador foi o Departamento Americano do Censo de 1951.

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 4

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

1959 - Circuito integrado: proposto originalmente pelo in-gls G.W. Dummer em 1952. patenteado em 1959 por Jack St Clair Kilby da Texas Intruments. O circuito integrado utiliza transistores alojados em pequenas cpsulas de material semi condutor. Circuitos eletrnicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips. 1964 - IBM 360: A IBM, lder na fabricao de computadores comerciais, lana a famlia de computadores 360. A famlia 360 chamada de terceira gerao e tornase um marco da indstria. Utiliza o conceito de multi tarefa, emulao de outros computadores e de compatibilidade.

1969 - ARPANET: Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede. A partir desta rede, chamada ARPANET, nasce a Internet.

1975 - Altair: O americano Edward Roberts lana o primeiro computador popular, o Altair. O kit para montagem do Altair custa cerca de 500 dlares e utiliza o processador 80080 da Intel.

1976 - Basic: Os americanos Paul Allen e Bill Gates desenvolvem a linguagem Basic, para facilitar a utilizao do Altair. Esta linguagem existia desde 1965.

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 5

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

1980 - IBM PC: A IBM lana a sua verso de computador pessoal. O PC (personal computer) da IBM estabelece o padro para os atuais computadores pessoais. O chip utilizado o 80086 da Intel e o sistema operacional usado o MSDOS, desenvolvido pela empresa Microsoft, de Bill Gates.

1985 - Windows: A Microsoft lana um sistema operacional com interface grfica que se torna o software mais popular da Histria da Informtica.

Tipos de Computador
Existem muitos tipos de computador. Por enquanto vamos classificalos pelo porte, ou seja, pela capacidade de processamento. Palmtop: tem sido o maior sucesso nas recentes feiras de informtica. Como o prprio nome diz, cabem na palma da mo, e realizam quase todas as tarefas de um PC.

Notebook: os modernos microcomputadores portteis, chamados de notebooks, reproduzem praticamente todos os aspectos do funcionamento dos modelos de mesa (desktop). A vantagem que se pode trabalhar com eles em qualquer lugar, como no caso de viagens, por exemplo. Existem Notebooks compatveis com a famlia IBM PC e com o Apple Macintosh. Os Primeiros computadores portteis, e maiores que os notebooks, eram chama- dos de laptops.
Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 6

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

Netbook: Muito parecido com os Notebook, mas com alguns aspectos diferentes, no possui leitor de CD/DVD, e tem seu tamanho bem reduzido, em termos de processamento de dados tem a mesma funcionalidade do atual notebook, hoje esto sendo muito usados por motivo da praticidade e de seu tamanho menor assim podendo ser guardado em qualquer espao pequeno .

Tablet: Um tablet, tambm conhecido como tablet PC, ou ainda em portugus, tablete, um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para a- cesso Internet, organizao pessoal, visualizao de fotos, vdeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela touchscreen que o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. um novo conceito.

Desktop: ou computador de mesa. Para uso pessoal ou trabalho. A maioria dos computadores do mundo do tipo desktop.
Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 7

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

Estao de trabalho: Ou workstation. So computadores de mesa potentes usados para trabalhos individuais que exigem grande capacidade de processamento como animaes grficas e projetos de engenharia. Mainframes: so computadores de grande porte. No passado, muitas aplicaes requeriam o uso de mainframes, j que os primeiros microcomputadores eram fracos e pouco confiveis (e antes ainda, nem existiam). Atualmente estes computadores so utilizados para trabalho pesado em grandes instituies, como bancos e rgos de governo.

Super computador: so os computadores mais potentes que se fabrica. Existem poucos no mundo e so destinados a tarefas que exigem volumes enormes de processamento, como pesquisas cientficas e previso do tempo.

Sistema de Informao
O que chamamos de computador no propriamente em nico aparelho: sistema constitudo por diversos dispositivos, cada um, encarregado de uma parte das tarefas bsicas que todos os computadores realizam: receber, processar e apresentar informaes. Esses dispositivos so divididos em trs partes principais: Hardware, Software e Peopleware. Hardware uma palavra inglesa que nos d a ideia de produto slido, palpvel. Aquelas partes do computador que voc consegue ver e tocar, como o teclado, o mouse, o monitor, placas, fios e chips so chamadas de hardware. Software - a palavra inglesa para programa. Ela nos d a ideia de um produto impalpvel, isto , que no podemos tocar. O software um produto intelectual, ou seja, programa de computador. Quando o computador est usando um programa, dizemos que ele est executando aquele programa.
Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 8

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

Peopleware - so as pessoas que lidam com o hardware e o software inserindo e retirando informaes deles. Atualmente cada vez maior o nmero de pessoas que tm suas funes intrinsecamente ligadas informtica. Estas esto inseridas em um diversificado mercado de trabalho. Sintetizando estes trs itens, podemos dizer que o computador um conjunto de peas de hardware. Se existisse apenas hardware, os computadores no teriam utilidade, pois, o hardware sozinho no sabe trabalhar. O computador uma mquina programvel, ou seja, o homem deve darlhe instrues para que realize tarefas. Estas instrues formam os programas. So os programas que pe o hardware para trabalhar.

Processamento de Dados
O computador um conjunto de peas de hardware. Vamos ver quais so as partes mais importantes do computador, e que, consecutivamente fazem parte do processamento de dados. CPU: (Unidade Central de Processamento) o crebro do computador. a CPU que comanda todas as funes do computador. A Informtica como a conhecemos hoje s se tornou possvel graas ao grande desenvolvimento alcanado pelas CPUs. Ela um circuito eletrnico muito poderoso que recebe dados, processa e devolve dados processados. Uma CPU pode conter milhes de transistores no seu circuito, mas apesar disso no ocupa muito espao. As CPUs so montadas em pequenas placas de silcio chamadas chips. Os chips so menores que uma caixa de fsforos. Memria: A CPU processa dados. Dados brutos entram na CPU e dados processados saem dela. Esses dados precisam ser armazenados. O computador tem dispositivos capazes de reter informaes. So as memrias. Normalmente num

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 9

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

computador existem vrios tipos de memria para armazenar dados. Vejamos os dois tipos de memria principal: ROM ( Read Only Memory ) e RAM ( Random Access Memory ): A memria ROM possui instrues bsicas gravadas pelo fabricante do equipamento, que no podem ser alteradas. responsvel, entre outras coisas, pelo autoteste inicial, quando o computador ligado, e pela carga do sistema operacional. A memria RAM a primeira de trabalho no computador. Ela composta por mdulos (pentes) colocados diretamente na placa-me. Os dados e programas ficam na memria RAM enquanto esto sendo processados. Quando um trabalho concludo e arquivado e o programa encerrado, a memria RAM liberada para novos dados e novos programas. A memria RAM voltil, pois quando o computador desligado, seu contedo se perde. Para o bom funcionamento de um computador e de seus programas, quanto mais memria RAM, melhor. Existe tambm outro tipo de memria, que recebe o nome de memria auxiliar. Um exemplo bastante utilizado o disco rgido, conhecido como HD, do ingls Hard Disk. Sua funo armazenar dados e programas do usurio, por isso possui grande capacidade de armazenamento (80 GB, 120 GB, ...). Ele fica oculto dentro do gabinete e totalmente lacrado, impedindo que qualquer impureza penetre no disco e o danifique. No computador esta unidade representa pela letra (C:). Perifricos: Considerase que as partes principais do computador so a CPU e as memrias. As demais partes so chamadas perifricos. Exemplos: mouse, teclado, monitor e impressora.

Veja abaixo um esquema ilustrado do processamento de dados:

Para ficar mais claro e objetivo, este esquema ser descrito a seguir: Primeiramente importante ser notado que as setas indicam o fluxo de dados, ou
Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 10

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

seja, por onde passam os dados. Atravs dos hardwares de entrada (mouse, teclado, etc.) os dados so enviados ao processador da mquina, que por sua vez precisa da memria para poder auxili-lo no processamento. vlido lembrar que o papel da memria armazenar dados e, no esquema acima mostrada a imagem de um pente de memria, que armazena os dados temporariamente, isto , enquanto esto sendo processados. Depois de os dados terem passado pelo processador, eles vo para um determinado hardware de sada (monitor, impressora, caixa de som, etc.) dependendo da funo que foi enviada ao processador pelos hardwares de entrada. Outra observao importante que o esquema acima meramente ilustrativo, pois o processador (neste caso um Intel Pentium 4) e o pente de memria esto dentro do gabinete, fixados placa-me do computador. Assim sendo, estas peas foram colocadas desta maneira apenas por uma questo didtica.

Unidades de Medida
Para quantificar a memria do equipamento utilizado um sistema de medida. Atravs deles podemos determinar a quantidade de arquivos que podemos armazenar nos discos. A unidade mais comum de medio da memria de um computador o byte. Para se ter uma ideia do tamanho de um byte, podemos pensar nele como o tamanho ocupado por um caractere, ou seja, uma letra ocupa um byte de memria. Entende-se por caractere qualquer letra, seja maiscula ou minscula, podendo tambm ser um nmero ou algum tipo de pontuao como : ; ? ! , . H uma categoria de caracteres chamados especiais, que so @ # $ % & * ( ) - _ + = / | \ <> { } [ ] , dentre outros. Vejamos agora quais so os nomes e a simbologia das unidades de medida utilizadas em computador: Bit a menor unidade de medida que pode ser processada. A palavra bit a abreviao de binary digit (dgito binrio). O computador, na sua criao, s pode identificar a informao atravs de sua elementar e restrita (mas fundamental) capacidade de distinguir entre dois estados, que so representados pelos smbolos 0 e 1. Sendo que o 0 (zero) indica a ausncia de corrente eltrica e o 1 (um) indica a passagem de corrente eltrica. Byte uma combinao de 8 (oito) bits agrupados em determinada ordem, que representam um caractere. Isto , para que uma letra seja
Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 11

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

formada, necessrio enviar ao processador quantidades exatas e ordenadas de impulsos eltricos. J que foi dito anteriormente que o computador s consegue identificar os caracteres atravs do cdigo binrio (0 e 1). Observe o exemplo: A = 01000001 ou - + - - - - - + Sabendo que o byte a principal unidade de medida de um computador, foram criadas algumas nomenclaturas para facilitar a leitura dos nmeros em bytes, isto , para que no seja necessrio falar que um HD, por exemplo, consegue armazenar 80.000.000.000 (oitenta bilhes) de bytes, pode-se dizer que este mesmo HD armazena at 80 gigabytes, aproximadamente. Veja abaixo como fcil converter as unidades de medida: Quilobyte (Kbyte ou KB) 1 x 1.024 (mil) bytes Megabyte (Mbyte ou MB) 1 x 1.048.576 (milho) bytes Gigabyte (Gbyte ou GB) 1 x 1.073.741.824 (bilho) bytes Terabyte (Tbyte ou TB) 1 x 1.099.511.627.776 (trilho) bytes

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 12

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

Exerccios I
1. Defina o significado de informtica, agregando tambm uma breve explicao de o que um computador.

2. ____________________ a menor unidade de medida de um computador; ele representado por um cdigo ________________ de combinaes ___________. As palavras que se encaixam perfeitamente nas lacunas, de maneira que deem sentido ao texto, so, respectivamente:

a)Byte; tercirio; 2 e 3 b)Windows; 0 (zero); simtricas c)Bit; binrio; 0 (zero) e 1 (um) d)Byte; binrio; 1 (um) e 2 (dois)

3.Quais dos softwares abaixo permitem uma melhor e mais eficiente interao com o usurio?

a)Windows

b)Cd/Disco Removvel

c)Mouse d)HD ( C: )

4)Ao digitar um caractere, ele fragmentado em oito partes, as quais h uma combinao binria de 0 e 1. Essas "partes" so chamadas de:

a)Byte

b)Mini Bit

c)Pixel

d)Bit

5)Explique e exemplifique hardwares, comentando a funo dos hardwares de entrada, sada e entrada e sada.

6) O que so softwares? Escreva pelo menos trs dos softwares mais utilizados mundialmente.

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 13

CURSO OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR

7) Por que peopleware to importante quanto hardwares e softwares? Mostre posteriormente quais so os tipos de peopleware que trabalham atualmente no Brasil.

8) O principal mtodo de processamento de dados utilizado pelo computador : a)Processador b) Entrada Entrada Sada Sada Mouse Mouse

Processador HD

c) Sistema Operacional d) HD

Sistema Operacional

9) Explique sua resposta com exemplos.

10)Quais so os tipos de memria? Explique sua funcionalidade citando exemplos.

11) Qual a unidade de medida comumente utilizada em um HD e um cd/Disco Removvel, respectivamente? Converta-as para bytes.

Av. Maria Quitria, 316, Buritizal, Macap-AP. CEP: 68.900-280 Fone: (96) 3212-5298. Pg. 14

Вам также может понравиться