Вы находитесь на странице: 1из 109

Caderno de Atividades Tecnologia em Gesto de Recursos Humanos Disciplina Tcnicas de Administrao de Pessoal Coordenao do Curso Carlos Eduardo de Azevedo

Arley Regina Lobo Autor Prof. Elcio Batista de Morais

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitora Leocdia Agla Petry Leme Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato Pr-Reitor de Pesquisa e Ps-Graduao Luciana Paes de Andrade Diretor Geral de EAD Jos Manuel Moran Diretora de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Gerente Acadmico de EAD Fbio Cardoso CoordenadoradeControle Pedaggico EAD Geise Cristina Lubas Grilo Diretor da Anhanguera Publicaes Luiz Renato Ribeiro Ferreira DidticoNcleo de Produo de Contedo e Inovaes Tecnolgicas Diretora Carina Maria Terra Alves Gerente de Produo Rodolfo Pinelli Coordenadora de Processos Acadmicos Juliana Alves Coordenadora de Ambiente Virtual Lusana Verissimo Coordenador de Operaes Marcio Olivrio Como citar esse documento: Morais, Elcio Batista de, Tcnicas de Administrao de Pessoal. Valinhos, p. 1-93, 2011. Disponvel em: http://www.anhanguera.com. Acesso em: 1. fev. 2012.
2012 Anhanguera Publicaes Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica,resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma. Diagramado no Brasil 2012.

Legenda de cones
Leitura Obrigatria Agora a sua vez Vdeos Links Importantes Ver Resposta Finalizando
Referncias Incio
4

Nossa Misso, Nossos Valores

Desde sua fundao, em 1994, os fundamentos da Anhanguera Educacional tm sido o principal motivo do seu crescimento. Buscando permanentemente a inovao e o aprimoramento acadmico em todas as aes e programas, ela uma Instituio de Educao Superior comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa de iniciao cientfica e extenso, que oferecemos. Ela procura adequar suas iniciativas s necessidades do mercado de trabalho e s exigncias do mundo em constante transformao. Esse compromisso com a qualidade evidenciado pelos intensos e constantes investimentos no corpo docente e de funcionrios, na infraestrutura, nas bibliotecas, nos laboratrios, nas metodologias e nos Programas Institucionais, tais como: Programa de Iniciao Cientfica (PIC), que concede bolsas de estudo aos alunos para o desenvolvimento de pesquisa supervisionada pelos nossos professores. Programa Institucional de Capacitao Docente (PICD), que concede bolsas de estudos para docentes cursarem especializao, mestrado e doutorado. Programa do Livro-Texto (PLT), que propicia aos alunos a aquisio de livros a preos acessveis, dos melhores autores nacionais e internacionais, indicados pelos professores. Servio de Assistncia ao Estudante (SAE), que oferece orientao pessoal, psicopedaggica e financeira aos alunos. Programas de Extenso Comunitria, que desenvolve aes de responsabilidade social, permitindo aos alunos o pleno exerccio da cidadania, beneficiando a comunidade no acesso aos bens educacionais e culturais. A fim de manter esse compromisso com a mais perfeita qualidade, a custos acessveis, a Anhanguera privilegia o preparo dos alunos para que concretizem seus Projetos de Vida e obtenham sucesso no mercado de trabalho. Adotamos inovadores e modernos sistemas de gesto nas suas instituies. As unidades localizadas em diversos Estados do pas preservam a misso e difundem os valores da Anhanguera. Atuando tambm na Educao a Distncia, orgulha-se de oferecer ensino superior de qualidade em todo o territrio nacional, por meio do trabalho desenvolvido pelo Centro de Educao a Distncia da Universidade Anhanguera - Uniderp, nos diversos polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. Sua metodologia permite a integrao dos professores, tutores e coordenadores habilitados na rea pedaggica com a mesma finalidade: aliar os melhores recursos tecnolgicos e educacionais, devidamente revisados, atualizados e com contedo cada vez mais amplo para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos. A todos bons estudos! Prof. Antonio Carbonari Netto Presidente do Conselho de Administrao Anhanguera Educacional

Sobre o Caderno de Atividades

Caro (a) aluno (a), O curso de Educao a Distncia acaba de ganhar mais uma inovao: o caderno de atividades digitalizado. Isso significa que voc passa a ter acesso a um material interativo, com diversos links de sites, vdeos e textos que enriquecero ainda mais a sua formao. Se preferir, voc tambm poder imprimi-lo. Este caderno foi preparado por professores do seu Curso de Graduao, com o objetivo de auxili-lo na aprendizagem. Para isto, ele aprofunda os principais tpicos abordados no Livro-texto, orientando seus estudos e propondo atividades que vo ajud-lo a compreender melhor os contedos das aulas. Todos estes recursos contribuem para que voc possa planejar com antecedncia seu tempo e dedicao, o que inclusive facilitar sua interao com o professor EAD e com o professor tutor a distncia. Assim, desejamos que este material possa ajudar ainda mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Um timo semestre letivo para voc! Jos Manuel Moran Diretor-Geral de EAD Universidade Anhanguera Uniderp Thais Sousa Diretora de Desenvolvimento de EAD Universidade Anhanguera Uniderp

Caro Aluno,
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Clculos Trabalhistas, do autor Aristeu de Oliveira, da Editora Atlas, Livro-Texto n. 343.

Roteiro de Estudo

Tcnicas de Administrao de Pessoal Prof. Elcio Batista de Morais Este roteiro tem como objetivo orientar seu percurso por meio dos materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, para que voc faa um bom estudo, siga atentamente os passos seguintes: 1. Leia o material didtico referente a cada aula; 2. Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Responda s perguntas referentes ao item Habilidades deste roteiro; 4. Participe dos encontros presenciais e tire suas dvidas com o tutor presencial. 5. Aps concluir o contedo dessa aula, acesse a sua ATPS e verifique a etapa que dever ser realizada.

Tema 1
CONTRATO DE TRABALHO

cones:
7

AULA 1

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar: A anlise e compreenso da peculiar relao jurdica existente entre empregado e empregador e as consequncias jurdicas decorrentes. Que a prestao de servios desempenhada por uma pessoa a uma empresa nem sempre consistir em uma relao de emprego. As peculiaridades de cada contrato de trabalho, bem como de seus protagonistas, empregado e empregador. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder s seguintes questes: Qual o conceito de contrato de trabalho, suas classificaes e principais reflexos na administrao de pessoal?
1- conceito- o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego, o contrato de trabalho o ato jurdico que cria a relao de emprego, gerando, desde o momento de sua celebrao, direitos e obrigaes para ambas as partes. Pode ser pactuado unicamente entre empregado e empregador. 2 Durao Prazo Indeterminado Esta modalidade de contrato celebrado sem prvia fixao do seu tempo de durao, sendo ajustado para prolongar-se indefinidamente. Prazo Determinado o contrato de trabalho que combinado para vigorar por um perodo determinado, cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. (CLT, art. 443, 1).

Quais os requisitos caracterizadores da relao de emprego e as consequncias decorrentes dessa relao jurdica? Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Quais as normas contidas na legislao trabalhista que disciplinam direitos e deveres de empregados e empregadores?

Leitura Obrigatria
CONTRATO DE TRABALHO
A Consolidao das Leis Trabalhistas CLT estabelece em seu artigo 442 que o contrato de trabalho corresponde ao ajuste de vontades, ou seja, um acordo celebrado entre empregado e empregador. Para uma compreenso mais detalhada do contrato de trabalho necessrio analisar os conceitos de empregado e empregador. Vejamos:

Desde a autosubsistncia do homem primitivo, passando pela troca, pelo mercantilismo, pela escravido e pela industrializao, as condies de trabalho evoluram, e hoje encontramos a influncia de uma tecnologia to avanada que possibilita ao homem atender no s a sobrevivncia, como tambm aos seus desejos mais sofisticados. (SILVA, 2007). atravs do trabalho, portanto, que as pessoas buscam as condies necessrias para satisfazer suas necessida des, sejam relacionadas aos aspectos bsicos de sobrevivncia como alimento, gua, sade, ou seja, para suprir necessidades de lazer ou auto-estima. A entrega da fora de trabalho por si s, entretanto, no suficiente para configurar a relao de emprego. Basta imaginar aquele profissional autnomo contrato para realizar a manuteno de um vazamento na tubulao de gua de uma residncia. A indagao que surge a seguinte: este trabalhador ter direito a frias, dcimo terceiro salrio , fundo de garantia? Todos trabalhadores so protegidos por esses direitos ou somente alguns? Pois bem, no basta considerar to somente a entrega da fora de trabalho para se identificar qual a natureza da relao jurdica que se analisa, ou seja, se estamos diante de uma relao de emprego ou uma relao de trabalho. Vale frisar que a relao de trabalho gnero da qual a relao de emprego espcie. A lei estabelece claramente esta distino, definindo que se considera empregado toda pessoa fsica que presta servio habitualmente a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Essas regras esto contidas mais especificamente no artigo 3 da Consolidao das leis trabalhistas. O artigo 2 do mesmo diploma legal, esta belece o conceito de empregador, qual seja, a empresa individual ou coletiva que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao de servios do empregado. Portanto, presentes os requisitos contidos nos artigos 2 e 3 da consolidao das leis trabalhistas, vale dizer, as caractersticas do vnculo empregatcio, pode-se afirmar estar diante de uma relao de emprego. Assim, empregado e empregador so os protagonistas do contrato de trabalho que, segundo o artigo 442, no preci sa necessariamente ser escrito, podendo, inclusive ser verbal. Outro aspecto de fundamental importncia concerne determinao do prazo de durao do contrato de trabalho, sendo certo que a legislao trabalhista estabelece que o contrato de trabalho pode ser por prazo determinado ou indeterminado.

O contrato por prazo indeterminado se caracteriza pelo fato de que, na sua constituio, as partes no fixam termo final e prolonga-se no tempo, segundo a vontade das partes contratantes. Por outro lado, o contrato por prazo determinado, conforme o 2 do artigo 443 da consolidao das leis trabalhistas, aquele cuja vigncia depende de termo prefixado ou da execuo de servios especificados e s ter validade nos seguintes casos: servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; atividades empresariais de carter transitrio ou contra to de experincia . Ademais, o contrato por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de dois anos e se prorrogado mais de uma vez, passar a vigorar por prazo indeterminado, nos moldes dos artigos 445 e 451 da consolidao das leis trabalhistas. Uma das formas de contrato por prazo determinado muito utilizada na prtica das organizaes o contrato de expe rincia. a oportunidade que tanto empregado quanto empregador dispem para verificarem se o contrato merece ser prorrogado, ou seja, a empresa atinge a expectativa do profissional. Ou de outro lado, o empregado supre as necessidades da vaga oferecida. A determinao de prazo ao contrato de trabalho, como se pode notar se apresenta como exceo, pois o princpio que rege as relaes de emprego o da continuidade e no o contrrio. Alm disso, no contrato individual de trabalho deve constar as regras de contratao de acordo com a legislao e normas internas da empresa; caso contrrio, aplica-se o disposto no artigo 9 da consolidao das leis trabalhistas, que sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente consolidao. (SILVA,) A identificao dos requisitos caracterizadores do vnculo de emprego, bem como a compreenso do conceito de contrato de trabalho e suas classificaes segundo a predeterminao do prazo de vigncia, sero indispensveis para a correta aplicao dos procedimentos e rotinas do departamento de administrao de pessoal.

10

2007).

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse o site do RH Portal. Disponvel em: <http://www.rhportal.com.br/>. Acesso em 30 de out. de 2011. H importantes temas relacionados aos Recursos Humanos. Acesse o site da RH Central. Disponvel em: <http://www.rhcentral.com.br/>. Acesso em 30 de outubro de 2011. No site aborda assuntos relacionados aos Recursos Humanos, inclusive artigos e legislao trabalhista.

11

Agora a sua vez


Instrues A partir da leitura do Livro-Texto e da apresentao dos temas abordados at o presente momento, desenvolva as atividades propostas para o tema. A consulta Consolidao das Leis Trabalhistas CLT poder facilitar o desenvolvimento desta importante etapa do seu aprendizado. Essas atividades devero ser realizadas individualmente objetivando a fixao dos contedos, bem como a avaliao da sua compreenso sobre o tema. Ponto de Partida Descreva resumidamente a importncia do Departamento de Pessoal para uma organizao empresarial. Resposta: O Departamento pessoal de fundamental importncia , pois administra a vida do empregado em uma empresa privada ou pblica, organizando a vida do mesmo, deixando claro seus direitos e deveres. c) No empregada, mas

Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu! deve ter a Carteira de Trabalho registrada. d) empregada, mas no necessita de Carteira de Trabalho registrada.

Questo 02 Questo 03

Descreva quais os elementos que caracterizam o vnculo empregatcio. Resposta: A lei considera empregado toda pessoa fsica que presta servio habitualmente a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio

Com relao ao contrato de trabalho, por prazo determinado, assinale a alternativa CORRETA: a) Poder ser estipulado pelo prazo mximo de trs anos. b) Em nenhuma hiptese poder ser prorrogado. c) No poder ser estipulado por mais de dois anos e nem prorrogado por mais de uma vez. d) No for prorrogado, acarretar para o empregador autuao por infrao administrativa. e) Tcita ou expressamente for prorrogado mais de uma vez, passar a vigorar sem determinao de prazo.
.

Questo 01

Joana dos Santos realiza servios de limpeza na residncia de algumas pessoas. Para tanto, recebe o valor dirio de R$ 50,00 para entregar a residncia completamente limpa. Pouco importa se realiza a tarefa durante o dia todo ou em poucas horas, o que exigido pelo contratante a concluso dos trabalhos. Nunca comparece duas vezes na mesma semana em uma mesma residncia, e s vezes fica meses sem ser chamada por alguns proprietrios. Neste caso: a) empregada de todas as pessoas que a contratam. b) trabalhadora autnoma.

Questo 04
12

Por que importante saber distinguir um empregado de um profissional autnomo? Justifique.

Questo 08
Descreva em quais hipteses a lei admite que o Resposta: Saber distinguir um empregado de um profissional autnomo fundamental para o gerenciamento do das rotinas de DP. Tal se justifica uma vez que os direitos decorrentes dessas relaes so totalmente diferentes. Por exemplo: no se registra em CTPS um profissional autnomo, este tambm no ter frias, 13 salrio, FGTS, etc.

Questo 05

contrato seja por prazo determinado. Resposta: Servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; atividades empresariais de carter transitrio ou contrato de experincia.

O contrato de trabalho deve ser, em regra, por prazo determinado ou indeterminado? Justifique. Resposta: A determinao de prazo ao contrato de trabalho, como se pode notar se apresenta como exceo, pois o princpio que rege as relaes de emprego o da continuidade e no o contrrio.

Questo 09

No contrato individual de trabalho devem constar as regras de contratao de acordo com a legislao e normas internas da empresa, caso
Resposta: a oportunidade que tanto empregado quanto empregador dispem para verificarem se o contrato merece ser prorrogado, ou seja, a empresa atinge a expectativa do profissional. Ou de outro lado, o empregado supre as necessidades da vaga oferecida. .

Questo 07

contrrio, aplica-se o disposto no artigo 9 da CLT, o qual determina que: a) Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de cumprir os preceitos contidos na CLT. b) Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente consolidao, a menos que o empregado concorde. c) livre a negociao entre empregadores e empregados, ainda que possam desvirtuar os preceitos da CLT. d) Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na CLT.

Questo 06

muito comum as empresas contratarem empregados em carter de experincia. Qual a razo da utilizao desta modalidade contratual? O contrato de trabalho por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de dois anos e se prorrogado mais de uma vez: a) Passar a vigorar por mais noventa dias. b) Passar a vigorar por prazo indeterminado. c) Deixar de existir. d) Acarretar o imediato desligamento do empregado.

13

Questo 10
Assinale a alternativa que no constitui requisito para a configurao do vinculo empregatcio: a) A pessoalidade. b) A exclusividade. c) A subordinao. d) A no eventualidade na prestao laboral.

14

FINALIZANDO
A partir das atividades propostas, esperamos que os principais conceitos referentes ao tema Contrato de Trabalho tenham sidos trabalhados buscando a compreenso das ideias apresentadas. O objetivo que, ao final da leitura dos captulos, do breve resumo apresentado e da resoluo das questes apresentadas, voc tenha compreendido quais so os pressupostos caracterizadores da relao de emprego, vale dizer, que voc seja capaz de identificar os requisitos do vnculo empregatcio. Alem disso, para o departamento pessoal, conhecer a natureza contratual ser fundamental para o desenvolvimento de todas as rotinas afetas administrao dos colaboradores. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a

15

etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

PROCESSO DE ADMISSO

Tema 2
cones:
Contedo Nesta aula voc estudar:

16

Contedos e Habilidades
Os procedimentos necessrios para a formalizao da contratao de um empregado diante das exigncias legais. Que o momento da contratao de um empregado revestido de uma srie de formalidades. A importncia da Carteira de Trabalho e da Previdncia Social na rotina de admisso. O procedimento de registro em livro ou ficha, realizao de exame mdico, colheita de assinaturas em acordos e termos. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder s seguintes questes: Quais os procedimentos exigidos para admisso dos empregados de uma empresa, com enfoque documentao? Diversos so os documentos, no s por exigncia legal, mas tambm como forma de
garantir direitos dos empregados e dos empregadores como: Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS); Cadastro de pessoa fsica (CPF); Carteira de identidade (CI); ttulo de eleitor; carteira de reservista; cadastramento do PIS, comprovante de escolaridade exigida para o cargo; comprovante de registro profissional expedido pelos rgos de classe OAB, CREA, CRM etc.. O artigo 1 da Lei n 5.553/68 assevera que: os documentos de identificao pessoal,ttulo de eleitor, certido de nascimento e outros podero ser retidos pelo empregador por mais de cinco dias, salvo por determinao judicial. Podem ser necessrios outros documentos,conforme a periculosidade da empresa ou do cargo para qual est sendo contratado.Tambm deve ser considerada a funo a ser exercida pelo empregado.

Quais as aes que relacionam o departamento de pessoal e os trabalhadores visando permanncia e a re teno da fora de trabalho? O artigo 13 da CLT estabelece que a Carteira de Trabalho e Previdncia Social
documento obrigatrio para o exerccio de qualquer emprego,inclusive de natureza rural, MESMO QUE SEJA em carter temporrio. Artigo 29 da CLT (O empregador tem o prazo improrrogvel de 48 (quarenta e oito) horas para anotao e devoluo) O empregador deve fazer o registro na CTPS: A data de admisso; A remunerao; As condies especiais (se houver) Atualizaes ou anotaes A) na database; B) A qualquer tempo, por solicitao do trabalhador; C) no caso de resciso contratual; ou D) necessidade de comprovao perante a Previdncia Social.

Qual a aplicao da legislao pertinente contratao, visando a proteger os direitos dos trabalhadores e evitar a aplicao de multas e penalidades decorrentes da no observncia das regras impostas?

AULA 2

Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O processo de admisso de empregados em uma empresa revestido de uma srie de formalidades

PROCESSO DE ADMISSO

Leitura Obrigatria
caracterizada pela exigncia de diversos documentos no s por exigncia legal, mas tambm como forma de garantir direitos dos empregados e dos empregadores. exigida, normalmente a apresentao dos seguintes documentos: carteira de trabalho e previdncia social (CTPS), cadastro de pessoa fsica (CPF), carteira de identidade, ttulo de eleitor, carteira de reservista, cadastramento do PIS, comprovante de escolaridade exigida para o cargo, comprovante de registro profissional expedido pelos rgos de classe OAB, CREA, CRM, etc., fotografias e outros documentos que forem pertinentes ao cargo que a empresa entender por bem exigir. Importante ressaltar que o artigo 1 da Lei 5.553/68 estabelece que os documentos de identificao pessoal, ainda que apresentados por fotocpias autenticadas, inclusive comprovante de quitao com o servio militar, ttulo de eleitor, certido de nascimento, no podero ser retidos pelo empregador por mais de cinco dias, salvo por determinao judicial. Gilson Jos Fidlis observa, com razo, que frequentemente se permite que o candidato deixe para entregar documentos importantes em dia futuro, muitas vezes pela pressa da admisso, por falta de planejamento ou orientao adequada, acarretando retrabalho e perda de eficincia do prprio departamento. Cabe uma orientao clara e objetiva aos gestores de que a empresa correr riscos trabalhistas, caso isso acontea. Alm de verificar se todos os documentos foram apresentados, deve-se observar ainda o correto preenchimento de outros, quais sejam: Carteira de trabalho e previdncia social (CTPS): O artigo 13 da consolidao das leis trabalhistas estabelece que a carteira de trabalho e previdncia social documento obrigatrio para o exerccio de

17

qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em carter temporrio. Deve ser entregue pelo empregado, contra recibo, para registro de sua admisso, ressalte-se que o artigo 29 da CLT estabelece que o empregador ter o prazo improrrogvel de 48 (quarenta e oito) horas para anotao e devoluo. Por ocasio da admisso devero ser anotadas a data da admisso, a remunerao e forma de pagamento, o cdigo de classificao brasileira de ocupaes CBO, nos termos da Portaria n. 3/92 do Ministrio do Trabalho e Emprego MTE, e a ainda, circunstncias especiais, se houver. As anotaes podero ser feitas atravs de procedimento manual ou mecnico, sendo permitido o uso de etiquetas autocolantes. A CTPS um documento de extrema importncia frente ao contrato de trabalho, sendo que suas anotaes so especialmente exigidas nos seguintes casos: Justia do trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social INSS, Sindicatos e Delegacias regionais do trabalho (homologaes de rescises contratuais), Caixa Econmica Federal (recebimento de seguro-desemprego, FGTS, PIS). Importante ainda destacar que as anotaes devero ser feitas em ordem cronolgica, sem abreviaturas, rasuras, emendas, nada que possa gerar dvidas, sendo que caso isso ocorra, dever ser procedida ressalva na parte que se destina s anotaes gerais. Ainda nesta parte, dever ser colocado os dados do contrato de experincia e o cadastramento do PIS, no caso de primeiro emprego. Nos termos do artigo 11 da Portaria n. 3.626/91 do MTE, a atualizao das anotaes do aumento salarial na CTPS ser efetuado na data-base da categoria qual pertena o empregado, salvo na resciso contratual ou, a seu pedido, para fins previdencirios, aquisio de moradia ou outro motivo que justifique a atualizao. As atualizaes na CTPS tambm podero ser feitas com o uso de etiquetas, desde que autenticadas pelo empregador ou seu representante legal. Por derradeiro, importante lembrar que vedado ao empregador efetuar anotaes desabonadoras conduta do empregado em sua CTPS, aqui compreendida qualquer anotao que possa inibir uma futura contratao do empregado por outro empregador. Registro de empregado: Nos termos da Portaria 1.121/95, em todas as atividades obrigatrio o registro de empregados em livro ou ficha, to logo eles iniciem a prestao de seus servios. O livro ou ficha de registro do empregado deve conter, obrigatoriamente, as seguintes informaes: Identificao do empregado, com nmero de srie da CTPS. Data de admisso e demisso. Cargo ou funo. Remunerao e forma de pagamento. Local e horrio de trabalho.

18

Concesso de frias. Identificao da conta vinculada do FGTS e da conta do PIS/PASEP. Acidente do trabalho e doena profissional, quando tiverem ocorrido, e contribuio sindical. O empregador pode optar pelo sistema informatizado, utilizando arquivo magntico ou ptico, tanto para registro como para armazenamento de informaes dos admitidos anteriormente implantao do sistema. Atestado de sade ocupacional ASO: O exame mdico obrigatrio por ocasio da admisso e tem por finalidade constatar a capacidade fsica e mental do empregado para o exerccio da funo a que est sendo contratado. Termo de responsabilidade e ficha de salrio-famlia: Para obteno do salrio-famlia o empregado deve firmar, por ocasio da admisso ou quando da solicitao de incluso ou extino desse benefcio, um termo de responsabilidade comunicando a ocorrncia do fato. H necessidade ainda, de se manter atualizada a ficha do salrio-famlia, a fim de ser exibida fiscalizao, quando solicitada. Declarao de dependentes para fins do Imposto de Renda: Para fins de desconto na fonte, os beneficirios devem informar fonte pagadora os dependentes que sero utilizados na determinao da base de clculo. Acordo para prorrogao de horas de trabalho: Documento que demonstra o acordo entre a empresa contratante e o trabalhador com relao durao do trabalho dirio, e que pode acrescentar at duas horas, consideradas extraordinrias e pagas com acrscimo que a legislao ou acordo coletivo determinar. (FIDLIS, 2009). Acordo para compensao de horas de trabalho: Documento pelo qual as partes estabelecem a possibilidade de se compensar o excesso de horas de um dia pela correspondente diminuio de outro dia. Termo de opo de vale-transporte: Documento que identifica a opo ou no do funcionrio pelo benefcio do vale-transporte. No futuro, pode inclusive ser uma garantia legal do empregador, caso o empregado alegue a no concesso do vale-transporte, embora tenha optado por no receb-lo. Outros documentos podero ser solicitados e preenchidos a depender das peculiaridades de cada caso, como exemplo pode-se citar as empresas que oferecem benefcios que dependem da autorizao do empregado para desconto em folha de pagamento, nesta hiptese o empregado deve firmar termo de autorizao para que se proceda o desconto.

19

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse os Sites: Portal do Trabalho e Emprego. Disponvel em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder saber mais acerca da classificao brasileira de ocupaes CBO alm de poder consultar uma ocupao na CBO. CAGED. Disponvel em: <http://portal.mte.gov.br/caged/>. Acesso em 30 de outubro de 2011. O site aborda assuntos relacionados ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, com informaes relacionadas s estatsticas das bases de dados do Ministrio do Trabalho e Emprego. Leia: SILVA, M. L. Administrao de Departamento de Pessoal. 6 ed. So Paulo: rica, 2007, pgs. 41-58.

20

Agora a sua vez


Instrues A partir da leitura do Livro-Texto e da apresentao dos temas abordados at o presente momento, desenvolva as atividades propostas para o tema. A consulta Consolidao das Leis Trabalhistas CLT poder facilitar o desenvolvimento desta importante etapa do seu aprendizado. Essas atividades, com exceo do ponto de partida, devero ser realizadas individualmente objetivando a fixao dos contedos, bem como a avaliao da sua compreenso sobre o tema. Ponto de Partida Em dupla, descrevam sucintamente por que a Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) considerada um documento de extrema importncia frente ao Contrato de Trabalho. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu! c) No necessria a apresentao da Carteira de Trabalho para a realizao do processo de ad-

Questo 022
Explique no que consiste o acordo para prorrogao de horas de trabalho.
Resposta: Documento que demonstra o acordo entre a empresa contratante e o trabalhador com relao durao do trabalho dirio, e que pode acrescentar at duas horas, consideradas extraordinrias e pagas com acrscimo que a legislao ou acordo coletivo determinar.

misso de um empregado. d) O registro na Carteira de Trabalho indispensvel no processo de admisso de um empreDescreva quais as informaes que devem constar , obrigatoriamente, no livro ou ficha de registros dos empregados.
Identificao do empregado, com nmero de srie da CTPS, Data de admisso e demisso, Cargo ou funo, Remunerao e forma de pagamento, Local e horrio de trabalho, Concesso de frias, Identificao da conta,vinculada do FGTS e da conta do PIS/PASEP, Acidente do trabalho e doena profissional, quando tiverem ocorrido, e contribuio sindical.

gado.
.

Questo 03

Questo 01
Com relao ao processo de admisso, considere as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta: a) No se considera contraveno penal a reteno injustificada de documento pessoal do colaborador. b) A Carteira Nacional de Habilitao pode ser considerada um documento dispensvel para a contratao de um colaborador que exercer a funo de motorista.

Questo 05

Explique no que consiste o acordo para compensao de horas de trabalho. Documento pelo qual as partes estabelecem a possibilidade de se compensar o excesso de horas de um dia pela correspondente diminuio de outro dia.

Questo 04

Qual a finalidade do termo de opo do vale-transporte?

21

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Considere os dados apresentados e preencha os
Documento que identifica a opo ou no do funcionrio pelo benefcio do vale-transporte. No futuro, pode inclusive ser uma garantia legal do empregador, caso o empregado alegue a no

campos pertinentes na CTPS abaixo: Dados: Empresa contratante: Mundo dos brinquedos LTDA, CNPJ n. 01.222.333/0001-11, situada na Rua.n. Avenida dos Carrinhos, n. 10 So Paulo-SP . Colaborador: Emerson dos Santos, admitido em 1 de abril de 2011, registro n. 11, folhas 11, receber a ttulo de remunerao a quantia de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) para exercer o cargo de gerente de departamento pessoal, sendo o Cdigo Brasileiro de Ocupao CBO o de n. 1422-10. CONTRATO DE TRABALHO Empregador : Mundo dos brinquedos LTDA CNPJ. n. 01.222.333/0001-11 Municpio. So Paulo-SP Est.SP Esp. do estabelecimento. Brinquedos Cargo . Gerente de departamento pessoal CBO n.1422-10. Data admisso 1 de abril de 2011 Registro n. 11 .Fls./Ficha 11 Remunerao especificada R$ 5.000,00 Ass. Do empregador ou a rogo c/ testemunha 1............................... 2...................................... Data da sada............de.................de.............. Com. Dispensa CD n........................................
Avenida dos Carrinhos, n. 10

Questo 07

Com relao Carteira de Trabalho e Previdncia Social, assinale a alternativa CORRETA: a) Ser obrigatoriamente apresentada pelo trabalhador ao empregador que o admitir, independentemente de recibo, o qual ter o prazo de 48 (quarenta e oito) dias para proceder as devidas anotaes. b) Atualmente, no mais se permite que as anotaes sejam feitas atravs de procedimento manual, devendo as empresas obrigatoriamente utilizar sistemas mecnicos ou eletrnicos. c) Ser obrigatoriamente apresentada contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual ter o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para proceder as devidas anotaes. d) Ser obrigatoriamente apresentada contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual o devolver na ocasio em que for desligado da empresa.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Com relao ao Imposto de Renda, assinale a alternativa CORRETA: a) Para fins de desconto na fonte, os beneficirios no so obrigados a informar fonte pagadora, atravs de declarao, os seus de-

pendentes.

22

b) Para fins de desconto na fonte, os beneficirios devem informar fonte pagadora, atravs de declarao, os seus dependentes. c) No se admite que sejam feitos desconto na fonte, apesar disso, os beneficirios devem informar fonte pagadora, atravs de declarao, os seus dependentes. d) Os beneficirios devem omitir fonte pagadora os seus dependentes, pois do contrrio podero sofrer desconto diretamente da fonte pagadora.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

misso e tem por finalidade constatar a capacidade fsica e mental do empregado para o exerccio da funo a que est sendo contratado. c) Exame mdico, obrigatrio, por ocasio da admisso e tem por finalidade constatar a capacidade fsica e mental do empregado para o exerccio da funo a que est sendo contratado. d) Exame mdico, facultativo, por ocasio da admisso e tem por finalidade constatar a profissional do empregado para o exerccio da funo a que est sendo contratado.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09

O Atestado de sade ocupacional (ASO) corresponde ao: a) Exame mdico, obrigatrio, por ocasio da admisso e tem por finalidade constatar a capacidade profissional do empregado para o exerccio da funo a que est sendo contratado. b) Exame mdico, facultativo, por ocasio da adD J H F C I Q F D H J D S R T V N H U J K E G A U R V S D F D S C I K P L K R G R H A

D G D S H G S J I S E L C A R T E I R A D E T R A A L H K I T G E H O E D V E U F E K E I O J H Q P I S Q F D H J D S R T V N H U B Y R U R V S D F D S C I K M P U F T A H Q F D H

J D S R T V N H U T U T G D K E T T R E T Y U A D C O F Y U M E A R F V S D F S C I K M P V V I T I T U L O D E E L E I T O R M U L L Y J F U Y N F Q W F D H J D S R T V H U H F H

G T G R D D Y E S D O I T O C O L H J L L I I H R F V S D F D S C I K M P

Questo 10
H G P K D J Q F D H J D S R T V N H U G C O H A K O D V E U F E K E I O U L G A I F D T Q F

Caa-palavras. Encontre trs documentos indispensveis para a realizao do processo admissional de um colaborador.

D H J D S R T V N H U G M U

G E Y A G D S H G S M J I G S E WE OI OI D S E D V E U F E K E I U L E I DENT D F V S D F D S C I K P OR WF WF WD WE WD MD MBB MG OMN OU GL

1- CARTEIRA DE IDENTIDADE 2- CARTEIRA DE TRABALHO 3- TTULO DE ELEITOR

23

FINALIZANDO
A partir das atividades propostas, esperamos que os principais conceitos referentes ao tema processo de admisso, tenham sidos trabalhados buscando a compreenso das ideias apresentadas. O objetivo que, ao final da leitura do Livro-Texto, do breve resumo apresentado e da resoluo das questes apresentadas, voc tenha compreendido todas as etapas do processo de admisso de um empregado. Alem disso, importante que voc tenha entendido todas as regras que disciplinam a contratao de um colaborador, e com isso, alm de evitar futuros problemas, possibilitar um correto gerenciamento do quadro de pessoal de uma organizao empresarial. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

24

Tema 3
SALRIO, REMUNERAO E ADICIONAIS.

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar: Os aspectos relacionados ao salrio, remunerao e adicionais. O servio prestado pelo empregado ao empregador que recebe uma contraprestao denominada salrio. A remunerao, que consiste no somatrio de todas as importncias pagas como contraprestao dos servios prestados, alm do salrio. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual o conceito e classificao de salrio e remunerao, forma de pagamento e importncia nas relaes de emprego? Qual o tratamento que a legislao estabelece para fixar os valores salariais bem como a forma e a periodicidade dos reajustes? Quais as circunstncias em que se configuram os adicionais de remunerao e maneira pela qual so calculados? AULA 3 Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

25

Leitura Obrigatria
SALRIO, REMUNERAO E ADICIONAIS. A palavra salrio encontra sua origem semntica no latim salarium, querendo dizer sal, o qual j foi utilizado em Roma como forma de pagamento, servindo de moeda de troca (SARAIVA, 2006). O artigo 457 da CLT estabelece que salrio a contraprestao dos servios prestados pelo empregado, devida e paga diretamente pelo empregador. Na histria das relaes entre empregador e empregado, o salrio elemento de suma importncia no processo de contratao. Segundo Pontes (2008), ao tratar do tema salrio, preleciona que por intermdio dele que temos assegurada a satisfao de nossas necessidades bsicas independentes da empresa, tais como moradia, alimentao, etc.; De certa forma, o salrio pode contribuir para a aceitao social do indivduo e, em termos de auto-estima, ainda muito bem aceita pelo indivduo a demonstrao de seu valor por meio da concesso de aumentos de mrito, que vem ratificar todas as demonstraes informais de estima que o funcionrio possa receber. O salrio uma demonstrao o objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho de seu funcionrio. O valor a ser fixado no ato da contratao dever ser observado pelo departamento de pessoal sempre respeitando os patamares mnimos definidos pela Constituio Federal de 1988 e as convenes e acordos sindicais. Vale lembrar que alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, o vesturio ou outras prestaes in natura que a empresa, por fora de contrato e costume, fornece habitualmente ao empregado, nos moldes do artigo 458 da CLT. J os vesturios, equipamentos e outros acessrios (luvas, avental, etc.), fornecidos ao empregado e utilizados no local de trabalho para prestao de seu servio ( 2 do artigo 458 da CLT). Remunerao: A remunerao, por sua vez, representa a contraprestao do servio prestado pelo empregado, alm do salrio fixo contratual. Pagamento do salrio: Nos termos do artigo 459 da CLT, qualquer que seja a modalidade do trabalho, o pagamento do salrio no deve ser estipulado por perodo superior a um ms, salvo no caso das co-

26

misses, percentagens e gratificaes. O pagamento dever ser efetuado contra-recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante impresso digital, ou, no sendo esta possvel, o recibo dever ser assinado por outra pessoa indicada pelo mesmo, de preferncia colega de trabalho da mesma seo, conforme estabelece o artigo 464 da CLT. O pagamento dever ser feito em dia til e no prprio local de trabalho, dentro do horrio de servio ou imediatamente aps o encerramento da jornada de trabalho, sendo tambm permitido empresa a utilizao de via bancria. Descontos: O empregador somente poder efetuar descontos nos salrios do empregado quando este resultar de adiantamentos, dispositivos de lei ou quando autorizados pelo empregado (convnios, clubes, etc.). Em caso de danos causados pelo empregado ao empregador, este poder descontar dos salrios daquele, somente os danos causados por dolo (intencionalmente), ou quando decorrentes de culpa (sem inteno, mas devido falta de cuidados), porm, nesta ltima hiptese, somente se previsto em contrato de trabalho. Parcelas que integram o salrio: As parcelas pagas com habitualidade integram a remunerao do empregado para todos os fins legais, inclusive para o clculo do dcimo terceiro salrio, frias, repouso semanal remunerado e aviso prvio. Dentre as principais parcelas que integram o salrio, destacam-se as horas extraordinrias, gratificaes, adicionais noturno, insalubridade e periculosidade. Equiparao salarial: O artigo 461 da CLT e inciso XXX do artigo 7 da Constituio Federal de 1988, sendo idntica a funo, todo trabalho feito com igual produtividade e a mesma perfeio tcnica, ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio, sem distino de sexo, nacionalidade ou idade, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no seja superior a 2 anos. Adicionais: Tambm incorporam no salrio do empregado adicionais que o mesmo receber por fora da conveno coletiva, tais como: adicional de produo, gratificao por funo, adicional por assiduidade, anunio, binio, trinio, quinqunio, etc. J outros adicionais, tm suas regras definidas em Lei, como o caso do adicional de periculosidade, insalubridade e transferncia. Adicional de insalubridade: A insalubridade caracterizada e classificada atravs de percia feita pelos mdicos ou engenheiros do Ministrio do Trabalho. A caracterizao da insalubridade gera ao empregado que exerce suas funes em contato com alguns agentes nocivos, e acima dos limites de tolerncia

27

fixados na NR (Norma Regulamentadora) n. 15, o direito de receber um plus salarial que corresponder a: a) 10% do salrio mnimo se classificada em grau mnimo; b) 20% do salrio mnimo se classificada em grau mdio; c) 40% do salrio mnimo se classificada em grau mximo. Vale observar que algumas convenes determinam que a base de clculo do adicional de insalubridade o piso da categoria. Assim, quando for o caso, dever ser respeitada. (GONALVES, 2009). Adicional de periculosidade: So consideradas atividades ou operaes perigosas aquelas que, por sua natureza ou mtodos de trabalho, impliquem contato permanente do trabalhador com inflamveis ou explosivos, em condies de risco acentuado. A periculosidade caracterizada e classificada por meio de percia, assegurando ao empregado que submetido a essas circunstncias, um adicional de 30% sobre o seu salrio sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa. Adicional de transferncia: Com a anuncia do empregado, ou havendo previso contratual, o empregador poder mudar o local da prestao de servio quando realmente houver necessidade. Se da transferncia resultar na mudana de domiclio, o empregador ficar obrigado a um pagamento mensal suplementar, de no mnimo 25% dos salrios que o empregado rercebia na localidade anterior, enquanto perdurar esta situao. Por fim, merece destaque o fato de que as despesas resultantes da transferncia devero ser suportadas pelo empregador, nos termos do artigo 470 da CLT. Outros adicionais como, por exemplo, o proveniente de horas extraordinrias e adicional noturno sero estudados na prxima aula tema jornada de trabalho dada a correlao como o enfoque principal.

28

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse os sites: Ministrio do Trabalho e Emprego. Disponvel em: <http://portal.mte.gov.br/legislacao/normaregulamentadora-n-15-1.htm>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder saber mais acerca da Norma Regulamentadora 15 que dispe acerca das atividades e operaes insalubres. RH.com.br. Disponvel em: <http://www.rh.com.br/>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Neste site voc encontrar assuntos relacionados ao tema salrio e remunerao, alm de outros pertinentes ao tema estudado. Leia o livro: FIDLIS, G. J. Gesto de Pessoas: Rotinas Trabalhistas e Dinmicas do Departamento de Pessoal. 2 ed. So Paulo: rica, 2009, pgs. 63-68. O livro descreve sobre as relaes de trabalho do departamento de pessoal.

29

Agora a sua vez


Instrues A partir da leitura do Livro-Texto e da apresentao dos temas abordados at o presente momento, desenvolva as atividades propostas para o tema. A consulta Consolidao das Leis Trabalhistas CLT poder facilitar o desenvolvimento desta importante etapa do seu aprendizado. Essas atividades, com exceo do ponto de partida, deExplique o que o adicional de insalubridade e o adicional de periculosidade. Adicional de insalubridade: Consiste em um adicional ao salrio do empregado que desempenhe atividades em contato com agentes nocivos sade, e acima dos limites de tolerncia fixados na NR15, cuja constatao ocorre atravs de percia. Adicional de periculosidade: Consiste em um adicional ao salrio do empregado que desempenhe atividades ou operaes perigosas, ou seja, aquelas que por sua natureza ou mtodos de trabalho, impliquem contato permanente do trabalhador com inflamveis ou explosivos, em condies de risco acentuado. A constatao ocorre atravs de percia.

Questo 04

Leonardo Pinheiro eletricista e atravs de percia fora constatado que tem direito ao adicional de periculosidade. Considerando que o salrio-base de Leonardo, a poca do clculo, de R$1.440,00, qual ser o valor do adicional de peri culosidade que receber mensalmente?

vero ser realizadas individualmente objetivando a fixao dos contedos, bem como a avaliao da sua compreenso sobre o tema. Ponto de Partida Em dupla, elabore uma dissertao, respondendo a seguinte questo: Qual deveria ser o valor do salrio mnimo, a fim de assegurar aos trabalhadores condies mnimas de alimentao, moradia, sade e lazer? Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu!

Questo 03 Questo 05

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Sendo idntica a funo, todo trabalho feito com igual produtividade e a mesma perfeio tcniSalrio a contraprestao devida e paga diretamente pelo empregador a todo empregado. A remunerao, por sua vez, representa o somatrio de toda contraprestao do servio do trabalhador alm do salrio fixo contratual

ca, ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio, sem distino de sexo, nacionalidade ou idade, entre pessoas cuja diferena de tempo no seja: a) Menor que 2 anos b) Superior a 2 anos c) Idntica ao seu paradigma d) Levada em considerao
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01 Questo 02

Qual a diferena entre salrio e remunerao?

30

Explique em quais condies o empregador poder efetuar descontos no salrio dos empregados.
Somente poder efetuar descontos resultantes de adiantamentos, dispositivos de lei, quando autorizado pelo empregado, como no caso de convnios, clubes e outros. No caso de danos causados pelo empregado ao empregador , os descontos s acontecero se for intencional, se no for intencional, somente sofrer descontos se previstos no contrato de trabalho.

Questo 06
Luiz Fernando montador de mveis e foi transferido por seu empregador, sendo que a transferncia resultou na mudana de domiclio do empregado. Considerando que o salrio de Luiz, a poca do clculo, de R$ 2000,00, o valor do adicional de transferncia que receber mensalmente, enquanto perdurar a situao descrita ser de: a) R$ 200,00 b) R$ 250,00 c) R$ 500,00 d) R$ 600,00
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
Odilon Santana mecnico e seu salrio-base de R$ 1600,00. Atravs de percia fora constatado que tem direito ao adicional de insalubridade no grau mnimo. O salrio mnimo vigente, a poca do clculo, de R$ 545,00, entretanto, a conveno coletiva da categoria determina que o clculo do adicional de insalubridade considere o valor do salrio-base do empregado. Nesse caso, qual ser o valor do adicional de insalubridade que Odilon receber mensalmente? a) R$ 54,45 b) R$ 109,00 c) R$ 160,00 d) R$ 163,50
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07 Questo 10

Explique como deve ser a forma e prazo do pagamento dos salrios dos empregados.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Jos Aparecido operador de mquinas e atravs de percia fora constatado que tem direito ao adicional de insalubridade no grau mximo. Considerando que o salrio mnimo vigente, a poca do clculo, de R$ 545,00, qual ser o valor do adicional de insalubridade que receber mensalmente?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Adalberto Leal operador de mquinas e atravs de percia fora constatado que tem direito ao adicional de insalubridade no grau mdio. Considerando que o salrio mnimo vigente, a poca do clculo, de R$ 545 , qual ser o valor do adicional de insalubridade que receber mensalmente?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

31

FINALIZANDO
A partir das atividades propostas, esperamos que os principais conceitos referentes ao tema salrio, remunerao e adicionais, tenham sidos trabalhados buscando a compreenso das ideias apresentadas. O objetivo que, ao final da leitura dos captulos, do breve resumo apresentado e da resoluo das questes apresentadas, voc tenha compreendido a importncia dos diferentes conceitos que norteiam a contraprestao da fora de trabalho do empregado. Nesse contexto, fundamental o domnio das tcnicas de identificao e clculo dos diferentes adicionais que iro compor a remunerao do colaborador. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

32

Tema 4
JORNADA DE TRABALHO

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar: Durao da jornada de trabalho, ou seja, a limitao do tempo em que estar o empregado a disposio de seu empregador. A Revoluo Industrial e suas principais influncias no Brasil e nas relaes trabalhistas. Legislao trabalhista tem por pressuposto bsico a proteo do trabalhador. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual o conceito de jornada de trabalho e os limites impostos pela legislao no que se refere durao do trabalho. Quais os adicionais advindos da jornada de trabalho e suas repercusses no contrato de trabalho? Como planejar, avaliar e gerenciar aes de pessoas referentes a negcios e servios presentes em organizaes?

AULA 4
Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

33

Leitura Obrigatria
JORNADA DE TRABALHO
A jornada diria de trabalho pode ser conceituada como o perodo em que o empregado fica a disposio do empregador, trabalhando ou aguardando ordens. Desde o surgimento das leis que protegem a relao de trabalho, os empregados viram-se compelidos a procurar caminhos para sobreviver com o seu negcio e prover sua mo-de-obra de recursos, para juntos melhorarem a qualidade dos produtos e servios, aumentando a produtividade de sua fora de trabalho e produzirem com o menor custo possvel. (FIDLIS, 2009). O artigo 58 da CLT e o inciso XIII do artigo 7 da Constituio Federal de 1988 estabelecem que a durao normal do trabalho no poder exceder 8 (oito horas) dirias, desde que no seja fixado, expressamente, outro limite. J o limite semanal foi fixado em 44 (quarenta e quatro horas). Vale ressaltar que em casos excepcionais em que a atividade exija contato ininterrupto com mquinas, a legislao determina jornada de trabalho diferenciada (digitadores, ascensoristas, telefonistas, etc.), pois leva em considerao as caractersticas fsicas e psicolgicas do trabalhador. A limitao da jornada de trabalho e a fixao de perodos destinados ao descanso do trabalhador tm por objetivo permitir ao empregado qualidade de vida compatvel com o princpio da dignidade da pessoa humana. Passemos a estudar esses aspectos. Perodos de descanso: O artigo 66 da CLT estabelece que entre duas jornadas de trabalho haver um perodo mnimo de onze horas consecutivas para descanso. Sendo assim, se o empregado termina sua jornada s 22 horas, s poder iniciar nova jornada s 9 horas do dia seguinte. A este intervalo d-se o nome de intervalo entre-jornada. J no decorrer da jornada, vale dizer, dentro da jornada de trabalho, o empregador deve conceder aos empregados intervalos para repouso e alimentao. Tais intervalos recebem o nome de intervalo intra-jornada e variam de acordo com a quantidade de horas trabalhadas por dia, vejamos: a) quando por dia o empregado trabalha mais de 6 horas, o mesmo far jus a um intervalo de no mnimo 1 hora e no mximo 2 horas; b) quando por dia o empregado trabalha mais de 4 horas e menos de 6 horas, obrigatria a concesso

34

de um intervalo de 15 minutos. Em algumas atividades, a prpria lei assegura aos empregados o direito a um perodo especial de descanso no dedutivo da jornada, o caso, por exemplo, dos operrios de mecanografia (datilografia, escriturao ou clculos), que, a cada 90 minutos de trabalho tem direito a um intervalo de 10 minutos, conforme estabelece o artigo 72 da CLT. Descanso semanal remunerado: O artigo 67 da CLT dispe que ser assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 horas consecutivas, o qual, salvo motivo de convenincia pbica ou necessidade imperiosa do servio, dever coincidir com o domingo, no todo ou em parte. Importante ressaltar que o artigo 11 do decreto 27.048/49 estabelece que o empregado, para ter direito ao descanso semanal remunerado, dever cumprir integralmente o horrio de trabalho, sem faltas, atrasos e sadas durante o expediente. Adicional de horas extraordinrias: O trabalho realizado alm da jornada normal remunerado com, no mnimo, um acrscimo de 50%. A jornada normal de trabalho s poder ser estendida, no mximo em 2 horas, mediante acordo (salvo no caso de fora maior e servio inadivel, que requer apenas comunicao ao Ministrio do Trabalho em 10 dias) escrito entre empregado e empregador ou mediante contrato coletivo de trabalho. Para calcular a hora extra, deve-se utilizar o divisor 220 e acrescentar o adicional respectivo, ou seja, 50% no mnimo, ou aquele mais favorvel ao empregado quando fixado em conveno coletiva de trabalho. Banco de horas: Trata-se de um acordo de compensao de horas previsto no artigo 59, 2 da CLT, no qual as horas trabalhadas a mais em um dia no so pagas como extraordinrias, e sim, convertidas em folgas. A implantao do banco de horas depende de acordo ou conveno coletiva. Adicional noturno: O trabalho realizado no perodo noturno exige maior esforo do organismo humano em razo de desenvolver-se em perodo normalmente destinado ao repouso do trabalhador. (GONALVES, 2009). Diante disso, ao trabalho noturno aplicam-se regras especiais de proteo sendo considerado noturno o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte, para os empregados urbanos, e nas atividades rurais das 21 horas de um dia s 5 horas do dia seguinte na lavoura e das 20 horas de um dia s 4 horas do dia seguinte na pecuria. A hora do trabalho noturno corresponde a 52 minutos e 30 segundos. Portanto, o trabalho desenvolvido pelo empregado, entre 22 horas de um dia at as 5 horas do dia seguinte, corresponder jornada normal de oito horas, nos termos do 1 do artigo 73 da CLT. Cada hora trabalhada durante o perodo noturno ser paga com um acrscimo de, no mnimo, 20%.

35

Carto-ponto e quadro de horrio: As empresas com mais de 10 empregados esto obrigadas a elaborar um controle de jornada de trabalho. De acordo com o artigo 74 da CLT, as empresas devero elaborar um quadro de horrios de trabalho, e fix-lo em lugar visvel. Entretanto, de acordo com o artigo 13 da Portaria do 3.626/91 do MT, ficam dispensadas de manter o quadro em questo as empresas que possurem controle de horrio manual, mecnico ou eletrnico, contendo: o horrio de entrada; o horrio de sada; pr-assinalao do horrio de almoo e a assinatura do empregado.

36

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesso os sites: Confederao Nacional da Indstria. Disponvel em: <http://www.cni.org.br/portal/data/pages/ FF80808128785C10012888BD4E126749.htm>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder saber mais acerca dos fundamentos dos que se posicionam contrariamente reduo da jornada semanal de trabalho sem reduo dos salrios. Estado. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100405/not_imp533680,0.php>. Acesso em 30 de outubro de 2011. O site apresenta interessante matria versando sobre Sindicatos que conquistaram acordos de reduo de jornada sem cortes nos salrios. Leia os Livros: FIDLIS, G. J. Gesto de Pessoas: Rotinas Trabalhistas e Dinmicas do Departamento de Pessoal. 2 ed. So Paulo: rica, 2009, pgs. 69-81. SILVA, M. L. Administrao de Departamento de Pessoal. 6 ed. So Paulo: rica, 2007, pgs. 63-70.O livro retrata a forma de administrao de um departamento de pessoal.

VDEOS IMPORTANTES
37

Assista ao filme: Nao Fast Food, que retrata as relaes precrias de trabalho e a informalidade nos EUA. Disponvel em: www.verfilmes.net/nacao-fast-food. Acesso: em 23 Dez. 2011.

Agora a sua vez


Instrues A partir da leitura do Livro-Texto e da apresentao dos temas abordados at o presente momento, desenvolva as atividades propostas para o tema. A consulta Consolidao das Leis Trabalhistas CLT poder facilitar o desenvolvimento desta importante etapa do seu aprendizado. Lembre-se de utilizar o divisor 220 (duzentos e vinte) para encontrar o valor do salrio hora dos empregados. Na elaborao dos clculos, voc poder arredondar os valores, sempre considerando duas casas aps a vrgula. Essas atividades devero ser realizadas individualmente objetivando a fixao dos contedos, bem como a avaliao da sua compreenso sobre o tema. Ponto de Partida Reflita acerca da seguinte questo: Reduzir a jornada de trabalho sem prejuzo dos salrios dos empregados uma maneira de gerar mais empregos ou pode constituir um grande obstculo ao crescimento das empresas? Elabore uma breve dissertao a respeito adotando e justificando um posicionamento. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu! gado, entre 22 horas de um dia at s 5 horas do dia seguinte, corresponder jornada normal de: a) b) c) d) 6 horas 7 horas 8 horas 9 horas
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 02

A jornada de trabalho considerada normal de acordo com o artigo 58 da CLT e o inciso XIII do artigo 7 da Constituio Federal de 1988 : a) 8 horas/dia, 40 horas/semana, 200 horas/ms b) 8 horas/dia, 44 horas/semana, 220 horas/ms c) 10 horas/dia, 44 horas/semana, 220 horas/ ms d) 10 horas/dia, 40 horas/semana, 180 horas/ ms
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03 Questo 01

O artigo 66 da CLT estabelece, que entre duas jornadas de trabalho, haja um perodo mnimo de onze horas consecutivas para descanso, a este intervalo d-se o nome de:

Hora do trabalho noturno corresponde a 52 minutos e 30 segundos da hora considerada normal. Portanto, o trabalho desenvolvido por um emprea) b) c) d) Descanso Semanal Remunerado Intervalo intrajornada Banco de horas

Intervalo entrejornada

38

Verifique seu desempenho questo, clicando no cone Verifique seu desempenho questo, clicando no cone

nesta ao lado. nesta ao lado.

Questo 04
Explique no que consiste o adicional de horas extraordinrias, em que condies pode ocorrer e como deve ser calculado.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
Tiago Pereira escriturrio e recebe a quantia de R$ 1.650,00. Neste ms ter direito a receber 15 ( quinze ) horas extraordinrias. Qual ser o valor dessas horas considerando o adicional legal de 50%?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Todas as empresas so obrigadas a elaborar um quadro de horrios de trabalho, fixando-o em local visvel?Justifique.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Em algumas atividades, a prpria lei assegura

Questo 09
aos empregados o direito a um perodo especial de descanso no dedutivo da jornada, o caso, por exemplo, dos operrios de mecanografia ( datilografia, escriturao ou clculo ), este descanso corresponde a: a) Um intervalo de 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho b) Um intervalo de 15 minutos a cada 6 horas de trabalho c) Um intervalo de 2 horas a cada 6 horas de trabalho d) Um intervalo de 15 minutos a cada 4 horas de trabalho
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06
Joseilton da Silva vigilante e recebe mensalmente R$ 1.320,00. Neste ms ter direito a receber 20 ( vinte ) horas noturna. Quanto receber a ttulo de adicional noturno, considerando o fixado em lei de 20%?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
Explique no que consiste o Descanso Semanal Remunerado ( DSR ). Quais os requisitos para fazer jus a este direito?

39

Questo 10
Ronaldo de Jesus pedreiro e recebe mensalmente a quantia de R$ 990,00. Neste ms ter direito a receber 20 ( vinte ) horas extraordinrias. Qual ser o valor dessas horas considerando adicional fixado por conveno coletiva de trabalho de 70%?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

40

FINALIZANDO
A partir das atividades propostas, esperamos que os principais conceitos referentes ao tema Jornada de Trabalho, tenham sidos trabalhados buscando a compreenso das ideias apresentadas. O objetivo que, ao final da leitura dos captulos, do breve resumo apresentado e da resoluo das questes apresentadas, voc tenha compreendido as disposies relativas durao do trabalho e as possveis consequncias advindas do descumprimento dos limites impostos, principalmente com relao aos adicionais na remunerao. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

41

Tema 5
Folha de Pagamento

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: Os conceitos e procedimentos inerentes a rotina de elaborao da folha de pagamento. O processamento final das informaes sobre a remunerao do trabalhador a contabilizao dos proventos ou vencimentos brutos que o trabalhador ter de receber em relao aos descontos legais e autorizados. A lei estabelece que toda empresa est obrigada a preparar a folha de pagamento em que sero registrados mensalmente todos os proventos e descontos dos empregados. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais os procedimentos de elaborao da folha mensal de pagamento de acordo com a legislao pertinente? Como gerenciar a rotina de pagamento de proventos e deduo dos descontos legais e contratuais? Quais so as eventuais dedues fiscais e previdencirias incididas nas verbas provenientes da relao de emprego?

42

AULA 5

Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria
Folha de Pagamento
A Consolidao das leis trabalhistas CLT estabelece em seu artigo 459 que o pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade do trabalho, no deve ser estabelecido por perodo superior a um ms, salvo no que concerne a comisses, percentagens e gratificaes. Estabelece ainda, que quando o pagamento houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar, at o quinto dia til do ms subsequente ao vencido, sendo certo que o pagamento do salrio realizado com inobservncia dessas regras, considera-se como no feito. Artigo 225 do Decreto 3.048/99 determina que toda empresa est obrigada a preparar mensalmente a folha de pagamento da remunerao paga ou creditada aos colaboradores, devendo manter em cada estabelecimento uma via desta. Na folha de pagamento dever: a) b) Discriminar o nome dos segurados, indicando cargo, funo ou servio prestado; Agrupar os segurados por categoria, assim entendido: - segurado empregado; - trabalhador avulso; - contribuinte individual. c) Destacar o nome das seguradas em gozo de salrio-maternidade; d) Destacar as parcelas integrantes e no integrantes da remunerao; e) Descontos legais; f) indicar o nmero de quotas de salrio-famlia atribudas a cada segurado ou trabalhador avulso. A folha de pagamento, portanto, consiste no processamento final das informaes sobre a remunerao do trabalhador, ou seja, a contabilizao dos proventos ou vencimentos brutos que o trabalhador ter de

43

receber em relao aos descontos legais e autorizados. (FIDLIS, 2009). Normalmente a folha de pagamento processada por meio eletrnico e ao final, elabora-se um demonstrativo de pagamento com a finalidade de representar para o trabalhador, de forma clara e objetiva, o seu pagamento, servindo ainda como prova de quitao do ms em referncia. Entende-se por vencimentos as parcelas relacionadas ao salrio, devido no ms de referncia, e os adicionais que integram a remunerao do trabalhador: adiantamento salarial, salrio contratual, descanso semanal remunerado, adicionais horas extras, noturno, insalubridade, periculosidade, comisses, etc. , salrio-famlia, dcimo terceiro salrio. Com relao aos descontos, o artigo 462 da CLT estabelece que vedado ao empregador efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, dispositivos de lei ou de contrato coletivo. Vejamos algumas destas hipteses: Adiantamento salarial: O adiantamento salarial pago pelo empregador compensado na folha de pagamento do ms de referncia junto com as demais verbas de desconto. Faltas e atrasos: tarefa do departamento de pessoal apurar, quando do apontamento das jornadas de trabalho do ms, os dias que o empregador faltou ou se atrasou, devendo os valores respectivos serem deduzidos da remunerao bruta do trabalhador. Vale aqui ressaltar que para o clculo da remunerao diria do mensalista, deve-se dividir o seu salrio mensal por 30 (trinta), j para apurar o valor do salrio-hora, deve-se dividir o valor do salrio mensal por 220 (duzentos e vinte). O horista, como o prprio nome sugere, j tem expressado o valor que recebe por hora de trabalho, bastando multiplicar esse valor pelo nmero de horas efetivamente trabalhadas ou horas de atraso, conforme o caso. Contribuio Previdenciria INSS: O INSS Instituto Nacional do Seguro Social um rgo do MPAS Ministrio da Previdncia e Assistncia Social que regulamenta o recolhimento de contribuies em favor deste instituto. Os trabalhadores assalariados sofrem mensalmente o desconto dessas contribuies que so lanadas na folha de pagamento que processada pelo departamento de pessoal. Para saber qual ser a incidncia dessas contribuies necessrio observar a tabela progressiva divulgada pelo MPAS, com faixas de descontos conforme o salrio de contribuio verbas salariais do trabalhador que incidem para desconto do INSS do trabalhador. A tabela estruturada da seguinte forma:

44

Salrio de contribuio At R$ (...) De R$ (...) a R$ (...) De R$ (...) a R$ (...) % de desconto 8% 9% 11% Importante ressaltar que a tabela reajustada anualmente e amplamente divulgada nos veculos de comunicao de massa, e ainda, que o trabalhador que receber uma remunerao superior ao teto mximo, somente ser descontado pelo valor mximo de 11% do teto da tabela. Imposto de renda (IR): A reteno do imposto de renda na fonte, sobre os rendimentos do trabalho assalariado, abrange todas as pessoas fsicas, observados os limites mnimos de iseno estabelecidos em lei. Os empregadores descontam de seus empregados o valor referente ao IR de acordo com a tabela progressiva publicada pela Recita Federal e amplamente divulgada pela imprensa, a qual discrimina as faixas de rendimento lquido, alquota e parcela a deduzir dos rendimentos brutos do trabalhador. Posteriormente, processa-se o recolhimento aos cofres pblicos por meio da guia DARF documento de arrecadao da Receita Federal pelo cdigo 0561, em duas vias. A tabela assim estruturada: Faixas de rendimento lquido At R$ (...) De R$ (...) a R$ (...) Acima de R$ (...) Alquota Isento 15% 27.5 % Parcela a deduzir (R$) XXX,XX XXX,XX Vale-transporte: Por fora da lei 7.418/85, o empregador obrigado a adiantar na forma de vales ao empregado, conforme dados constantes da opo pelo fornecimento de vale-transporte ofertada pelo empregado no ato da contratao. Com relao ao custeio, dever ser da seguinte maneira: a) pelo empregado, na parcela equivalente a 6% de seu salrio-base, excluindo para este efeito, os demais adicionais. b) pelo empregador, na parcela correspondente diferena entre o valor total do benefcio e o valor custeado pelo empregado. Vale ressaltar que o beneficirio firmar compromisso de utilizar o vale-transporte exclusivamente para efeito de deslocamento residncia/trabalho e vice-versa. Salrio-famlia: O salrio-famlia ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, exceto o domstico e ao trabalhador avulso, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados, observando que, como esse valor alterado periodicamente, antes de se efetuar o pagamento, o mesmo

45

deve ser confirmado. O pagamento do salrio-famlia ser devido a partir da data da apresentao da certido de nascimento do filho ou da documentao respectiva ao equiparado, estando condicionado apresentao anual de atestado de vacinao obrigatria, at seis anos de idade (no ms de novembro de cada ano), e de comprovao semestral de freqncia escola do filho ou equiparado, a partir dos sete anos de idade (nos meses de maio e novembro de cada ano). A empresa dever conservar, durante dez anos, os comprovantes dos pagamentos e as cpias das respectivas certides disposio da fiscalizao e do INSS. Demonstrativo de pagamento: Nos termos do artigo 464 da CLT, os recibos de pagamento sero emitidos de acordo com os dados constantes da folha de pagamento, devendo ser entregues aos empregados com a discriminao detalhada das verbas creditadas e debitadas. Costuma ser estruturado, conforme o exemplo abaixo: Nome da empresa: Endereo: CdigoNome do funcionrio DescrioReferencia Salrio do ms30 dias Horas extras Faltas Atrasos Adiantamento INSS XX horas X dias X horas XX% X% Total de vencimentos cargo local depto. Setor seo VencimentosDescontos XXX,XX XXX,XX XX,XXX XX,XXX XX,XXX XX,XXX Total de descontos Sal. base XXX,XX Sal. contribuio XXX,XX XXX,XXXXX,XX Lquido a receber >>XXX,XX Base FGTSFGTS do Base IRRF XX,XXX ms XX,XXX XX,XXX

46

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse os Sites: Do Ministrio da Previdncia Social. Disponvel em: <http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=3>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder saber mais acerca da tabela progressiva de contribuio previdenciria. Do Ministrio da Fazenda. Disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/aliquotas/ContribFont. htm>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder saber mais acerca da tabela progressiva para o clculo mensal do Imposto de Renda. Do Ministrio da Previdncia Social. Disponvel em: <http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=25>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder saber mais acerca do benefcio salrio famlia. Leia os ivros: FIDLIS, G. J. Gesto de Pessoas: Rotinas Trabalhistas e Dinmicas do Departamento de Pessoal. 2 ed. So Paulo: rica, 2009, pgs. 87-132. SILVA, M. L. Administrao de Departamento de Pessoal. 6 ed. So Paulo: rica, 2007, pgs. 77-129. OLIVEIRA, A. Clculos Trabalhistas. 23 ed. So Paulo: Atlas, 2011, pgs. 7-63.

47

Agora a sua vez


Instrues A partir da leitura do Livro-Texto e da apresentao dos temas abordados at o presente momento, desenvolva as atividades propostas para o tema. A consulta Consolidao das Leis Trabalhistas CLT poder facilitar o desenvolvimento desta importante etapa do seu aprendizado. Essas atividades, com exceo do ponto de partida, devero ser realizadas individualmente objetivando a fixao dos contedos, bem como a avaliao da sua compreenso sobre o tema. Ponto de Partida Em dupla, descrevam sucintamente acerca dos principais aspectos da rotina de elaborao da folha de pagamento, enfocando a sua importncia para a administrao do departamento de pessoal. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu! superior a um ms, exceto: a) Quando a empresa encontra dificuldades financeiras. b) Nos casos em que a empresa aplica o dinheiro para obter um rendimento maior. c) Para pagamentos de comisses, percentagens e gratificaes. d) Para casos de planejamento tributrio.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03 Questo 04

Explique no que consiste o desconto na folha de pagamento?


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Com relao ao custeio do vale-transporte, assinale a alternativa correta: a) Pelo empregador, na parcela equivalente a 6% do salrio-base do empregado, e pelo empregado, na parcela correspondente diferena entre o valor total do benefcio e o valor custeado pelo empregador. b) Empregado e empregador respondero pelo custeio na proporo de 50% para cada. c) custeado integralmente pelo empregador. d) Pelo empregado, na parcela equivalente a 6% de seu salrio-base, e pelo empregador, na parcela correspondente diferena entre o valor total do benefcio e o valor custeado pelo empregado.

Questo 01 Questo 02
48

O que se entende por vencimentos na folha de pagamento?


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

A CLT estabelece em seu artigo 459 que o pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade do trabalho, no deve ser estabelecido por perodo

Verifique seu desempenho questo, clicando no cone Verifique seu desempenho questo, clicando no cone

nesta ao lado. nesta ao lado.

Questo 05
Carlos Eduardo, optante pela concesso de vale-transporte, necessita de duas condues dirias (uma para a ida ao trabalho e uma para o retorno residncia). O valor de cada passagem de R$ 2,90, sendo certo que trabalhar no ms 22 (vinte e dois) dias teis. O seu salrio-base R$ 650,00. Diante dessas informaes, proceda aos clculos e responda: Qual ser o valor a ser custeado por Carlos Eduardo? E pela empresa?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07
Andr Martins, optante pela concesso de vale-transporte, necessita de duas condues dirias (uma para a ida ao trabalho e uma para o retorno residncia). O valor de cada passagem de R$ 3,20, sendo certo que trabalhar no ms 24 (vinte e quatro) dias teis. O seu salrio-base R$ 730,00. Diante dessas informaes, proceda aos clculos e responda: Qual ser o valor a ser custeado por Andr? E pela empresa?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06

Os trabalhadores assalariados sofrem mensalmente o desconto referente contribuio previdenciria ( INSS ), para saber qual ser a incidncia necessrio observar uma tabela progressiva divulgada pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social e amplamente divulgada pelos veculos de comunicao de massa. Ao trabalhador que receber uma remunerao superior ao teto mximo: a) Ser descontado em 11% de suas verbas salariais. b) Ser descontado de acordo com tabela especfica para estes casos. c) Ser descontado em 28%, ou seja, a soma das alquotas de 8%, 9% e 11%. d) Ser descontado pelo valor mximo de 11% do teto da tabela.

Questo 08 Questo 09

Descreva o demonstrativo de pagamento nos termos do artigo 464 da CLT.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Cntia Vernica, optante pela concesso de vale-transporte, necessita de duas condues dirias (uma para a ida ao trabalho e uma para o retorno residncia). O valor de cada passagem de R$ 2,20, sendo certo que trabalhar no ms 22 (vinte e dois) dias teis. O seu salrio-base R$ 1800,00. Diante dessas informaes, qual ser o valor a ser custeado por Cntia? E pela empresa?

49

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
No que consiste o salrio-famlia? Quais os critrios para fazer jus a este direito?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

50

FINALIZANDO
A partir das atividades propostas, esperamos que os principais conceitos referentes ao tema Folha de Pagamento, tenham sidos trabalhados buscando a compreenso das ideias apresentadas. O objetivo que, ao final da leitura dos captulos, do breve resumo apresentado e da resoluo das questes apresentadas, voc tenha compreendido as disposies relativas rotina de elaborao da folha mensal de pagamento, obrigao instituda em Lei e extremamente importante na gesto de todos os empregados da organizao. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

51

Tema 6
FGTS, Frias e Dcimo Terceiro Salrio

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: Os direitos trabalhistas relativos concesso e remunerao das frias, bem como do dcimo terceiro salrio. A Constituio Federal e a legislao trabalhista. Como os direitos so conquistados no curso do contrato de trabalho. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual o conceito de frias, forma de concesso e pagamento, e incidncias fiscais e previdencirias? Qual a poltica para o dcimo terceiro salrio? Quais as normas relativas ao sistema do Fundo de Garantia por tempo de Servio?

52

AULA 6 Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatria

FGTS, Frias e Dcimo Terceiro Salrio


Aps certo perodo de trabalho, compreensvel a necessidade de concesso de descanso ao trabalhador para que possa repor suas energias e para que tambm tenha possibilidade de estar junto de sua famlia. Da porque a lei estabelece que todo empregado tenha direito anualmente ao gozo de um perodo de frias, sem prejuzo de remunerao. Importante destacar os conceitos de perodo aquisitivo e perodo concessivo, vejamos: a) perodo aquisitivo: so os doze meses que o empregado tem para trabalhar para ento ter direito s frias. Esse perodo inicia com a admisso b) perodo concessivo: so os doze meses subsequentes ao perodo aquisitivo. nesse perodo que o empregador deve conceder os dias de frias conquistadas pelo empregado, sob pena, de ter que remuner-las em dobro, conforme determina o artigo 137 da CLT. O artigo 133 da CLT estabelece os casos em que o empregado perde o direito s frias, vejamos: a) deixar o emprego e no for readmitido dentro dos 60 dias subsequentes sua sada; b) permanecer em gozo de licena, com percepo de salrio por mais de 30 dias; c) deixar de trabalhar, com percepo de salrio, por mais de 30 dias em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; d) tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou auxlio-doena por mais de seis meses, embora descontnuo. O artigo 142 da CLT determina que o valor das frias ser a remunerao devida na data de sua concesso, j o artigo 143 da CLT, prev a possibilidade do empregado converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida dos dias correspondentes.

53

Ainda com relao ao tema frias, de extrema importncia ressaltar que o artigo 7 da Constituio Federal estabelece que direito do trabalhador gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do salrio normal. Est previsto tambm na Constituio Federal que a todo trabalhador, a cada perodo igual ou superior a quinze dias de trabalho, garantido um valor referente a 1/12 (um doze avos) de dcimo terceiro salrio, tambm conhecido como gratificao de natal. Tal valor independente da remunerao mensal, sendo a metade primeira parcela paga at o dia 30 de novembro e o restante segunda parcela at o dia 20 de dezembro, considerando a remunerao integral para o clculo. A primeira parcela do 13 salrio poder ser paga por ocasio das frias, sempre que o empregado a requerer no ms de janeiro do corrente ano. O valor corresponder a 50 % da remunerao mensal recebida pelo trabalhador durante o ano. A segunda parcela do dcimo terceiro salrio o valor correspondente ao 50% restante da remunerao mensal recebida pelo trabalhador no ano. Vale ressaltar que para os empregados que entraram ou saram da empresa no decurso do ano, tanto a primeira como a segunda parcela ser paga proporcionalmente aos meses trabalhados. A frao igual ou superior a quinze dias, ser computada como ms integral. No 13 salrio devero ser incorporadas as parcelas recebidas habitualmente, assim compreendidas: horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade e insalubridade, gratificao contratual e gratificao por tempo de servio. Com exceo do FGTS, os tributos incidiro na segunda parcela ou na resciso contratual (INSS e IR). FGTS O artigo 7, inciso III da Constituio Federal, garante aos trabalhadores o direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio. A Lei 8.036/90 determina a obrigatoriedade das empresas de calcular 8% (oito por cento) sobre a remunerao mensal do empregado e depositar esse valor at o stimo dia do ms seguinte ao trabalhado, em uma conta especfica, vinculada e individual do trabalhador junto Caixa Econmica Federal CEF. O valor calculado sobre a remunerao do trabalhador, normalmente, feito mensalmente por meio de convnio firmado entre a CEF e empregador, denominado conectividade social, utilizado o sistema conhecido como SEFIP Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social. Tal sistema possibilita ao empregador a utilizao do meio magntico para preenchimento e recolhimento dos depsitos na Guia de Recolhimento do FGTS GRF.

54

A CEF disponibiliza para o empregador um manual de orientao para o respectivo convnio. O empregador identificado nesse convnio pelo nmero do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ e o trabalhador identificado pelo nmero do PIS. Caso o empregador no opte pela utilizao do meio magntico, pode apenas cadastrar-se no SEFIP e preencher a GRF manualmente e impresso adquirido no comrcio. Aps feito o primeiro recolhimento, o empregador recebe mensalmente pelo correio a GRF pr-emitida para o preenchimento das informaes complementares. Quando houver a resciso do contrato de trabalho, por iniciativa do empregador e sem justa causa, o trabalhador tem direito a receber, a ttulo de multa rescisria, o valor de 40% (quarenta por cento) sobre o saldo de sua conta vinculada, somado a outros depsitos: do ms anterior ao da resciso e do aviso prvio. O saldo da conta vinculada do FGTS do trabalhador atualizado mensalmente por ndice aplicado pela prpria Caixa Econmica Federal, o qual utilizado para os fins de clculos da resciso. Para o depsito da multa rescisria, utilizado um formulrio especfico chamado Guia de Recolhimento Rescisrio do FGTS e Informaes Previdncia Social GRFP. O trabalhador pode movimentar ou sacar os depsitos do FGTS nos seguintes casos: Dispensa por iniciativa do empregador e sem justa causa, inclusive a indireta; Dispensa antecipada por iniciativa do empregador e sem justa causa do contrato por prazo determinado; Extino do contrato temporrio regido pela Lei 6019/74; Fechamento da empresa; Aposentadoria, inclusive por invalidez ou falecimento do trabalhador; Inatividade da conta vinculada, superior a trs anos ininterruptos, nos casos de dispensa por iniciativa do trabalhador; Idade igual ou superior a 70 anos; Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vrus HIV ou acometido de Neoplasia Maligna (cncer); Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estgio terminal, em razo de doena grave e possuir conta cujo saldo seja decorrente do complemento dos planos econmicos, quando formalizada a adeso at 30.12.2003. No caso de pagamento de prestao do Sistema Financeiro de Habitao. Nesta hiptese o trabalhador poder movimentar especificamente para este fim no poder sacar e a formalizao feita na Caixa Econmica Federal.

55

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse os Sites: Da Caixa Econmica Federal. Disponvel em: <http://www.caixa.gov.br/Voce/fgts/index.asp>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder saber mais acerca dos principais aspectos do Fundo de Garantia do Tempo de Servio. Leia os livros: FIDLIS, G. J. Gesto de Pessoas: Rotinas Trabalhistas e Dinmicas do Departamento de Pessoal. 2 ed. So Paulo: rica, 2009, pgs. 133-153. SILVA, M. L. Administrao de Departamento de Pessoal. 6 ed. So Paulo: rica, 2007, pgs. 143-164. OLIVEIRA, A. Clculos Trabalhistas. 23 ed. So Paulo: Atlas, 2011, pgs. 71-150; pgs. 395-408 e pg. 422.

56

Agora a sua vez


Instrues A partir da leitura do Livro-Texto e da apresentao dos temas abordados at o presente momento, desenvolva as atividades propostas para o tema. A consulta Consolidao das Leis Trabalhistas CLT poder facilitar o desenvolvimento desta importante etapa do seu aprendizado. Essas atividades, com exceo do ponto de partida, devero ser realizadas individualmente objetivando a fixao dos contedos, bem como a avaliao da sua compreenso sobre o tema. Ponto de Partida Em dupla, descrevam sucintamente acerca da importncia de se conceder um perodo anual de descanso para os trabalhadores, e como isso pode influenciar na motivao dos empregados de uma empresa. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu! a) Fechamento da empresa. b) Idade igual ou superior a setenta anos. c) Aposentadoria, inclusive por invalidez. b) pedido de dispensa por iniciativa do empregado.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03
Caso o empregador no conceda ao empregado as frias no prazo estipulado em Lei, qual ser a conseqncia?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04
Assinale a alternativa na qual o trabalhador PODER movimentar ou sacar os depsitos do FGTS. a) Idade igual ou superior a 55 anos. b) Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vrus HIV ou acometido de Neoplasia Maligna (cncer). c) Dispensa por iniciativa do empregado. d) Dispensa por iniciativa do empregador fundada em justa causa.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 01 Questo 02

Qual a diferena entre o perodo aquisitivo e o perodo concessivo de frias?


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Assinale a alternativa na qual o trabalhador NO poder movimentar ou sacar os depsitos do FGTS.

Questo 05
57

Explique a forma pela qual o 13 salrio deve ser pago.

Verifique seu desempenho questo, clicando no cone Verifique seu desempenho questo, clicando no cone

nesta ao lado. nesta ao lado.

Questo 06
Para os empregados que saram ou entraram no curso do ano, para fins de clculo do 13 salrio, a frao de dias trabalhados no ms, igual ou superior a quinze dias: a) ser computada como ms proporcional. b) ser desconsiderada. c) ser computada como ms integral. d) ser computado apenas para fins de FGTS.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09 Questo 10

Explique, sucintamente, no que consiste o 13 salrio proporcional.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Quando houver a resciso do contrato de trabalho, por iniciativa do empregador e sem justa causa, o trabalhador tem direito a receber, a ttulo de multa rescisria: a) O valor de 60% sobre o saldo de sua conta vinculada, somado a outros depsitos: do ms anterior ao da resciso e do aviso prvio. b) O valor de 40% sobre o saldo de sua conta vinculada, somado a outros depsitos: do ms anterior ao da resciso e do aviso prvio. c) O valor de 40% sobre o saldo de sua conta vinculada, sem que seja somado a outros depsitos. d) O valor de 60% sobre o saldo de sua conta vinculada, sem que seja somado a outros depsitos.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07 Questo 08

O empregado pode perder o direito s frias? Justifique.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Julio Csar foi dispensado por iniciativa do empregador e sem justa causa. No momento da resciso apurou-se o saldo de R$ 4.000,00 em sua conta do FGTS para fins rescisrios. Neste caso, sobre o saldo informado, dever receber a ttulo de multa rescisria o valor de: a) R$ 1.600,00. b) R$ 1.200,00. c) R$ 1.800,00. d) R$ 1.400,00

58

FINALIZANDO
A partir das atividades propostas, esperamos que os principais conceitos referentes ao tema Fundo de garantia do tempo de servio, Frias e 13 salrio, tenham sidos trabalhados buscando a compreenso das ideias apresentadas. O objetivo que, ao final da leitura dos captulos, do breve resumo apresentado e da resoluo das questes apresentadas, voc tenha compreendido as disposies relativas aos perodos anuais de descanso e remunerao de importantes direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo da histria. Ademais, espera-se que tenha absorvido a maneira pela qual os procedimentos relativos a tais institutos so gerenciados pelo Departamento de Pessoal. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

59

Tema 7
Obrigaes Trabalhistas

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nessa aula voc estudar: Os aspectos relacionados s obrigaes advindas da legislao trabalhista. Os recolhimentos de encargos sociais e fiscais. Que toda empresa regularmente constituda deve obedecer s regras estabelecidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como pela Receita Federal. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais as obrigaes trabalhistas impostas pelos rgos que regulamentam a relao entre empregador e empregado? Quais as responsabilidades atribudas ao departamento pessoal no que se refere periodicidade de obrigaes determinadas pela legislao trabalhista? Qual a forma de cumprimento das obrigaes trabalhistas e o seu processamento?

AULA 7

Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

60

Leitura Obrigatria
Obrigaes Trabalhistas
Dentre as diversas rotinas que esto inseridas no rol de atribuies do departamento de pessoal, possvel observar algumas que decorrem do processo de admisso ou desligamento ou mesmo da manuteno mensal do quadro de colaboradores, j outras possuem periodicidade anual, de acordo com a determinao legal. Pertinente, portanto, o conhecimento dessas obrigaes, passemos a estud-las: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED): Para fins de controle do abono do PIS e Seguro-desemprego, o empregador deve encaminhar a relao de movimentao de empregados ocorrida na empresa (admisso, demisso ou transferncia), at o dia 07 do ms subsequente ao da movimentao, conforme estabelece a Lei 4.923/65. A comunicao deve ser feita ao Ministrio do Trabalho por meio eletrnico (internet e disquete). Quando o trabalhador inicia suas atividades no mercado de trabalho, faz-se um cadastro em impresso padronizado DCT junto Caixa Econmica Federal no Programa de Integrao Social. Aps o cadastramento a Caixa Econmica Federal devolve duas vias, uma para o empregador e outra para o trabalhador. Caso o empregado j seja cadastrado, o empregador nada precisar fazer, uma vez que a inscrio nica. Entretanto, caso ainda no tenha sido inscrito no programa, compete ao empregador inscrev-lo. Aps cinco anos de cadastramento, o trabalhador ter direito a receber um valor correspondente a um salrio mnimo chamado abono do PIS. Para tanto, dever reunir os seguintes requisitos: Ter recebido de empregadores contribuintes do PIS, remunerao mensal de at dois salrios mnimos mdios durante o ano base que for considerado para a atribuio do benefcio e ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos trinta dias, consecutivos ou no. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): Tanto os empregados quanto os empregadores tem a obrigao de recolher suas contribuies para o INSS que um rgo do Ministrio da Previdncia Social. Mensalmente os empregadores devem descontar de seus empregados em folha de pagamento e recolher ao INSS no momento em que for efetuar a prpria contribuio. O recolhimento efetuado por meio de dbito em conta comandada pela Internet ou por aplicativos eletrnicos disponibilizados pelos bancos at o dia 10 (dez) do ms subsequente ao de competncia, prorrogando o prazo para o primeiro dia til subsequente caso o vencimento recaia em dia que no haja expediente bancrio.

61

Imposto de Renda Retido na Fonte: O recolhimento do imposto de renda na fonte sobre os rendimentos do trabalho assalariado feito por meio da DARF, com o cdigo da receita 0561, em duas vias. O prazo para recolhimento do imposto de renda na fonte at o primeiro dia til do primeiro decndio do ms subsequente ao ms de ocorrncia dos fatos geradores. Somente no ms de dezembro, o recolhimento dever ser efetuado no terceiro dia til da semana subsequente ao fato gerador. FGTS: Pelo regime do FGTS, as empresas esto obrigadas a depositar mensalmente em conta bancria especfica na Caixa Econmica Federal, importncia correspondente a 8% da remunerao paga no ms anterior. Declarao de Informaes de Rendimentos na Fonte (DIRF): As empresas anualmente so obrigadas a informar para a Receita Federal, os colaboradores que durante o ano anterior tiveram reteno de imposto de renda na fonte pagadora, atravs de meio magntico ou pela internet, mediante opo do prprio programa que gerou a declarao. Para tanto, o programa Receitanet deve estar instalado. O programa pode ser obtido no endereo eletrnico: <http:www.receita.fazenda.gov.br>. A falta de apresentao da DIRF ou a sua apresentao com informaes inexatas, incompletas, omitidas, ou ainda, sua entrega aps o prazo estabelecido (at o ltimo dia til do ms de fevereiro) implica aplicao de penalidades previstas na legislao poca. Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS): Trata-se de uma obrigao anual das empresas na qual se prestam inmeras informaes para o Ministrio do Trabalho. As declaraes devem ser fornecidas pela internet, mediante utilizao do programa gerador de arquivos da RAIS GDRAIS e do programa transmissor de arquivos RAISNET, que podem ser obtidos em um dos seguintes endereos eletrnicos: <http:www.mte.gov.br> ou <http:rais.gov.br>. Os estabelecimentos que no tiverem vnculos laborais no ano-base podem fazer a declarao acessando a opo RAIS Negativa on line. O prazo de entrega da RAIS at o ms de maro do ano subsequente. Comprovante de rendimentos pagos e de reteno de imposto de renda na fonte (Informe de Rendimento): A empresa obrigada a entregar aos empregados, at o dia 28 de fevereiro do exerccio financeiro correspondente ou, quando for o caso, por ocasio da resciso do contrato de trabalho, o comprovante de rendimentos pagos e de reteno do imposto de renda na fonte, em uma nica via, para fins de declarao anual do imposto de renda. No caso de rendimentos pagos por pessoas jurdicas, no sujeitos reteno do imposto de renda na fonte, o comprovante de rendimentos deve ser fornecido, no mesmo prazo, ao beneficirio que o tenha solicitado at o dia 15 de janeiro.

62

LINKS IMPORTANTES
Acesse os sites: CEF. Disponvel em 29 de novembro de 2010: <http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/GFIP/ GFIP1FGTS.htm>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder obter uma breve explicao acerca do que a GFIP, a sua utilidade e como deve ser entregue. Ministrio do Trabalho e Emprego. Disponvel em 29 de novembro de 2010: <http://www.rais.gov.br/>. Acesso em 30 de outubro de 2011. Atravs deste site, voc poder saber mais acerca das principais informaes da Relao Anual de Informaes Sociais. Leia os ivros: FIDLIS, G. J. Gesto de Pessoas: Rotinas Trabalhistas e Dinmicas do Departamento de Pessoal. 2 ed. So Paulo: rica, 2009, pgs. 199-201. SILVA, M. L. Administrao de Departamento de Pessoal. 6 ed. So Paulo: rica, 2007, pgs. 131-132.

63

Agora a sua vez


Instrues A partir da leitura do Livro-Texto e da apresentao dos temas abordados at o presente momento, desenvolva as atividades propostas para o tema. A consulta Consolidao das Leis Trabalhistas CLT poder facilitar o desenvolvimento desta importante etapa do seu aprendizado. Essas atividades devero ser realizadas individualmente objetivando a fixao dos contedos, bem como a avaliao da sua compreenso sobre o tema. Ponto de Partida Descreva, sucintamente, acerca da importncia das rotinas que consistem em obrigaes peridicas sob responsabilidade do departamento de pessoal. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu! a) Semestral/abril/corrente. b) Mensal/maro/subsequente. c) Anual/maro/subsequente. d) Semestral/maro/anterior.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03

Guilherme de Azevedo ser admitido em nossa empresa, no entanto seu primeiro emprego, e voc identifica que ele no cadastrado no PIS. Explique como ser o procedimento para o seu cadastramento.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 04

No que se refere ao Comprovante de rendimentos pagos e de reteno de imposto de renda na fonte (Informe de Rendimento), assinale a alternativa CORRETA: a) A empresa obrigada a entregar aos empregados, at o dia 28 de fevereiro do exerccio financeiro correspondente ou, quando for o caso, por ocasio da resciso do contrato de trabalho. b) A empresa no est obrigada a entregar aos empregados, exceto por ocasio da resciso do contrato de trabalho. c) A empresa obrigada a entregar aos empregados, at o dia 31 de dezembro do exerccio financeiro correspondente ou, quando for o caso, por ocasio da resciso do contrato de trabalho. d) A empresa obrigada a entregar aos

Questo 01 Questo 02

Qual a finalidade do CAGED?

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Acerca do que se trata a obrigao RAIS, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas: Trata-se de

uma obrigao________ das empresas que prestam inmeras informaes para o Ministrio do Trabalho. O prazo para entrega at o ms de__________ do ano____________.

64

empregados, at o dia 28 de fevereiro do exerccio financeiro correspondente, estando desobrigada caso ocorra a resciso do contrato de trabalho.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 08
O prazo para recolhimento do imposto de renda na fonte : a) At o quinto dia til do primeiro decndio do ms subsequente ao ms de ocorrncia dos fatos geradores. Somente no ms de dezembro, o recolhimento dever ser efetuado no primeiro dia til da semana subsequente ao fato gerador. b) At o primeiro dia til do primeiro decndio do ms subsequente ao ms de ocorrncia dos fatos geradores. Somente no ms de dezembro, o recolhimento dever ser efetuado no terceiro dia til da semana subsequente ao fato gerador. c) At o quinto dia til do primeiro decndio do ms anterior ao ms de ocorrncia dos fatos geradores. Somente no ms de janeiro, o recolhimento dever ser efetuado no terceiro dia til da semana subsequente ao fato gerador. d) At o primeiro dia til do primeiro decndio do ms subsequente ao ms de ocorrncia dos fatos geradores. Somente no ms de janeiro, o recolhimento dever ser efetuado no terceiro dia til da semana anterior ao fato gerador.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Explique como se processa a obrigao mensal relativa ao recolhimento do INSS?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06

Pelo regime de FGTS, as empresas esto obrigadas a depositar mensalmente, em conta bancria especfica na CEF, importncia correspondente a: a) 12 % da remunerao paga no semestre anterior. b) 8% da remunerao paga no bimestre anterior. c) 8% da remunerao paga no ms anterior. d) 12 % da remunerao paga no ms anterior.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 07 Questo 09
65

Explique de que forma deve ser feito o recolhimento do Imposto de Renda na fonte sobre os rendimentos do trabalhador assalariado.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Caso a DIRF no seja entregue no prazo e na forma correta quais so as conseqncias?

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
No que se refere ao PIS, correto afirmar que aps cinco anos de cadastramento, o trabalhador ter direito a receber um abono, desde que tenha: a) Recebido remunerao mensal de at trs salrios mnimos mdios durante o ano base que for considerado para a atribuio do benefcio e ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos noventa dias, consecutivos ou no. b) Recebido remunerao mensal de at dois salrios mnimos mdios durante o ano base que for considerado para a atribuio do benefcio e ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos sessenta dias, consecutivos. c) Recebido remunerao mensal de at trs salrios mnimos mdios durante o ano base que for considerado para a atribuio do benefcio e ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos sessenta dias, consecutivos. d) Recebido remunerao mensal de at dois salrios mnimos mdios durante o ano base que for considerado para a atribuio do benefcio e ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos trinta dias, consecutivos ou no.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

66

FINALIZANDO
A partir das atividades propostas, esperamos que os principais conceitos referentes ao tema Obrigaes Trabalhistas, tenham sidos trabalhados buscando a compreenso das ideias apresentadas. O objetivo que, ao final da leitura dos captulos, do breve resumo apresentado e da resoluo das questes apresentadas, voc tenha identificado os procedimentos obrigatrios que so de responsabilidade do Departamento de Pessoal. Ademais, tenha compreendido a importncia de atender aos prazos estabelecidos em Lei a fim de evitar conseqncias indesejveis, tais como a imposio de multa ao empregador. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

67

Tema 8
ROTINAS DE DESLIGAMENTO

cones:

Contedos e Habilidades
Contedo Nesta aula, voc estudar: Os procedimentos relativos ao desligamento do colaborador da organizao. Que a ruptura do contrato de trabalho pode se dar por diversos motivos. O aviso prvio com as recentes alteraes legislativas. Habilidades Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais os procedimentos relativos rotina de desligamento do colaborador de uma organizao? Quais as formas de ruptura do contrato de trabalho e eventuais consequencias acerca das verbas rescisrias? Quais as protees e garantias asseguradas aos trabalhadores diante de dispensas imotivadas?

AULA 8

Assista s aulas na sua unidade e tambm no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

68

Leitura Obrigatria
ROTINAS DE DESLIGAMENTO
O desligamento do empregado pode se dar por vrios motivos como por exemplo por iniciativa do empregador ou do empregado, motivados por uma justa causa ou no, por falecimento do empregado, em virtude do trmino do prazo estipulado no contrato por prazo determinado, entre outras. Importante, portanto, o estudo dessas possibilidades para posterior confrontos com as disposies relativas rotina de desligamento processada pelo departamento de pessoal. Portanto, passemos a estudar temas relevantes esta rotina: Poder disciplinar do empregador: Visando manter a ordem e disciplina no local de trabalho e ainda, o bem comum de todos os colaboradores, facultado ao empregador exercer o poder disciplinar, ou seja, em certos casos, poder aplicar penalidades aos empregados que descumprirem as obrigaes relativas ao contrato de trabalho. Esse poder limitado, pois o Direito do Trabalho assegura ao trabalhador garantias contra eventuais arbitrariedades do empregador. Assim na aplicao de penalidades, o empregador deve se ater a certos princpios, observando que as sanes devem ser justas e razoveis, proporcionais falta cometida (SILVA, 2007). So espcies de penalidades: Advertncia verbal ou escrita, suspenso e dispensa por justa causa. Dispensa por justa causa (falta grave do empregado): Em algumas hipteses, previstas no artigo 482 da CLT, poder o empregador rescindir o contrato de trabalho fundado em uma justa causa, ou seja, em alguma circunstncia em que o empregado tenha deixado de cumprir de forma irrepreensvel as suas obrigaes contratuais. A justa causa ocasiona considervel diminuio ao valor a ser recebido pelo empregado quando da dispensa, uma vez que nem todas as verbas rescisrias lhe sero devidas. Falta grave do empregador (resciso indireta): Ocorrendo a falta grave do empregador, o empregado pode pleitear na Justia do Trabalho, por meio de ao prpria, a resciso do contrato de trabalho com o pagamento de todos os direitos decorrentes da dispensa sem justa causa. As faltas do empregador esto previstas no artigo 483 da CLT. Resciso por culpa recproca: A caracterizao desta falta requer uma justa causa do empregador e uma justa causa do empregado, e, ainda, uma proporcionalidade entre elas. Assim, poderamos falar em culpa recproca a troca de agresses fsicas, troca de ofensas, etc., observando que, em alguns casos, o judicirio nem exige que elas sejam simultneas (GONALVES, 2009).

69

Pedido de demisso: Uma possibilidade de ruptura contratual o pedido de demisso ofertado pelo empregado, o valor das verbas rescisrias ser inferior daquele que o seria em caso de dispensa sem justa causa por iniciativa do empregador (ver tabela disponvel no Anexo 2 do Livro-Texto). Dispensa fictcia seguida de recontratao (ato fraudulento): A resciso seguida de recontratao ou de permanncia do trabalhador em servio quando ocorrida dentro dos noventa dias subsequentes data em que formalmente a resciso se operou, conforme preceitua a Portaria MTE n. 384. Indenizao adicional: O empregado dispensado sem justa causa no perodo de 30 dias antes da correo salarial, ter direito a uma indenizao salarial correspondente a um salrio mensal, nos termos do artigo 9. da Lei 7.238/84. Exame mdico demissional: Para que o trabalhador volte para mercado de trabalho em condies de conseguir nova colocao, ser exigido exame mdico demissional, que deve ser realizado: a) dentro dos quinze dias que antecedem a sada do empregado, quando o aviso prvio for trabalhado ou quando se tratar de extino do contrato a prazo; b) at a data da homologao quando o aviso prvio for indeterminado ou na inexistncia do aviso. Aviso prvio: O aviso prvio necessrio nos contratos de trabalho firmados por prazo indeterminado, inclusive os dos trabalhadores rurais. necessrio tanto para o empregado demitido, que precisa procurar outro emprego, quanto para o empregador, que precisa de um substituto para o lugar do empregado demissionrio (SILVA, 2007). Nos termos do artigo 487 da CLT e inciso XXI do artigo 7 da Constituio Federal, no havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato, dever avisar a outra da sua resoluo, com antecedncia mnima de trinta dias. Vale ressaltar que com o advento da Constituio Federal de 1988, a durao do aviso prvio era, at o 12 de outubro de 2011, de 30 (trinta) dias, independentemente do tempo de servio do empregado na empresa. Com a publicao da Lei n. 12.506/2011, a durao do aviso prvio passou a ser considerada de acordo com o tempo de servio do empregado. A referida Lei estabelece que, daqui em diante, o aviso prvio deva ser concedido na proporo de 30 (trinta) dias aos empregados que contam com at um ano de servio na mesma empresa, sendo que devero ser acrescidos 3 (trs) dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de at 90 (noventa) dias. Na falta de aviso prvio pelo empregador, o empregado tem direito ao salrio correspondente ao prazo do aviso, ficando garantida a integrao desse perodo no seu tempo de servio, o que chamamos de aviso prvio indenizado. O horrio normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso prvio, ser reduzido de duas horas dirias. Caso opte por trabalhar o perodo normal, ter o direito de faltar ao servio

70

sete dias corridos, nos termos do artigo 488 da CLT. Vale ressaltar que no caso de rompimento do contrato de trabalho por iniciativa do empregado, este dever cumprir o aviso de 30 dias, sem qualquer reduo de horrio. Se o empregado no cumprir integralmente o aviso prvio, o empregador ter direito de descontar de suas verbas rescisrias o valor correspondente ao aviso respectivo ( 2 do artigo 487 da CLT). Seguro-desemprego: O trabalhador dispensado sem justa causa tem direito ao seguro-desemprego (Leis 7.998/90 e 8.900/94), concedido por tempo limitado, desde que o vnculo empregatcio com pessoa jurdica comprove: a) que recebeu salrios nos ltimos seis meses de trabalho, antes da data do desligamento; b) ter sido empregado de pessoa jurdica ou pessoa fsica a ela equiparada ou ter exercido atividade legalmente reconhecida como autnoma, durante pelo menos 15 meses nos ltimos 24 meses; c) no estar em gozo de qualquer benefcio previdencirio de prestao continuada, excetuando o auxlioacidente e o auxlio suplementar previsto na Lei 5890/73; d) no possuir renda prpria de qualquer natureza suficiente sua manuteno e de sua famlia. Resciso do contrato de trabalho documentos importantes homologao: Ao desligar um empregado, importante se ater exigncia de alguns documentos e procedimentos imprescindveis, quais sejam: a) dar baixa na CTPS e anotar o n. CD caso seja demisso (sem justa causa); b) dar baixa na ficha ou livro de registro; c) incluir o nome na lista de desligados; d) relao de salrios de contribuio (INSS); e) declarao dos rendimentos pagos ou creditados, com indicao das quantias retidas na fonte, como imposto de renda; f) termo de resciso do contrato de trabalho, que rene o recibo de quitao TRCT. Para empregado com mais de um ano de servio, feita a homologao (Delegacia Regional do Trabalho ou Sindicato da categoria) no verso desse documento; g) indicar a data da sada na GFIP do FGTS, classificando o motivo do desligamento; h) aviso prvio da empresa para o empregado ou vice-versa; i) extrato do FGTS (Caixa Econmica Federal); j) Atestado de exame mdico; k) Seguro-desemprego; entregar e colher assinatura do empregado (parte destacvel).

71

Com relao ao prazo para pagamento das verbas rescisrias, a empresa deve efetu-las: a) at o primeiro dia til imediato ao trmino do contrato no caso de aviso prvio trabalhado ou extino automtica do contrato por prazo determinado; b) at o dcimo dia contado da notificao de demisso, quando da ausncia de aviso prvio ou indenizao dele, bem como nos casos de resciso antecipada do contrato por prazo determinado.

72

LINKS IMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Acesse os sites: Ministrio do Trabalho e Emprego. Disponvel: <http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/seguro-desemprego.htm>. Acesso em 29 de novembro de 2010. O site aborda os principais aspectos do Seguro-desemprego. Caixa Econmica Federal. Disponvel: <https://www.caixa.gov.br/voce/social/beneficios/seguro_desemprego/saiba_mais.asp>. Acesso em 30 de outubro de 2011. O site aborda interessantes questes acerca do Seguro-desemprego. Normas Legais. Disponvel em: <http://www.normaslegais.com.br/legislacao/lei-12506-2011.htm>. Acesso em 31 de outubro de 2011. O site contempla informaes legislativas trabalhistas. Leia os livros: FIDLIS, G. J. Gesto de Pessoas: Rotinas Trabalhistas e Dinmicas do Departamento de Pessoal. 2 ed. So Paulo: rica, 2009, pgs. 155-198. SILVA, M. L. Administrao de Departamento de Pessoal. 7 ed. So Paulo: rica, 2007, pgs. 185-198. OLIVEIRA, A. Clculos Trabalhistas. 23 ed. So Paulo: Atlas, 2011, pgs. 160-376.

73

Agora a sua vez


Instrues A partir da leitura do Livro-Texto e da apresentao dos temas abordados at o presente momento, desenvolva as atividades propostas para o tema. A consulta Consolidao das Leis Trabalhistas CLT poder facilitar o desenvolvimento desta importante etapa do seu aprendizado. Essas atividades, com exceo do ponto de partida, devero ser realizadas individualmente objetivando a fixao dos contedos, bem como a avaliao da sua compreenso sobre o tema. Ponto de Partida Em dupla, faam uma anlise acerca das hipteses que podem ensejar a ruptura, vale dizer, trmino do contrato de trabalho e as possveis consequncias para o empregado. Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu! dez dias corridos. b) Trs horas dirias. Caso opte por trabalhar o perodo normal, ter o direito de faltar ao servio sete dias corridos; c) Duas horas dirias. Caso opte por trabalhar o perodo normal, ter o direito de faltar ao servio sete dias corridos; d) Trs horas dirias. Caso opte por trabalhar o perodo normal, ter o direito de faltar ao servio dez dias corridos;
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 03 Questo 04

No que consiste a dispensa fictcia e quais suas consequncias.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Com relao a Lei n. 12.506 de outubro de 2011, que estabeleceu novos parmetros para a concesso do aviso prvio. Nesse contexto, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas: A durao do aviso prvio passou a ser considerada de acordo com o tempo de servio do empregado. A referida Lei estabelece que o aviso prvio deva ser concedido na proporo de _________ aos empregados que contam com at ____ ano de servio na mesma empresa, sendo que devero ser acrescidos ________________ de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de ___________, perfazendo um total de at 90 (noventa) dias.

Questo 01 Questo 02
74

Existe alguma limitao ao poder disciplinar do empregador? Justifique.


Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

O horrio normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso prvio, ser reduzido em: a) Duas horas dirias. Caso opte por trabalhar o perodo normal, ter o direito de faltar ao servio

a) Sessenta dias/ um ano/ trs dias por ano/ sessenta dias. b) Sessenta dias/ um ano/ dois dias por ano/ noventa dias. c) Trinta dias/ trs anos/ trs dias por ano/ sessenta dias. d) Trinta dias/ um ano/ trs dias por ano/ sessenta dias.
Verifique seu desempenho questo, clicando no cone Verifique seu desempenho questo, clicando no cone nesta ao lado. nesta ao lado.

Questo 08
Joo Pedro recebe uma proposta de emprego que ir aumentar consideravelmente o seu salrio, e, visando uma melhor colocao no mercado de trabalho, resolveu pedir demisso. Neste caso: a) Ter direito ao saldo de salrios e poder sacar o FGTS; b) Ter direito ao saldo de salrios e no poder sacar o FGTS, sendo que, no entanto, dever a empresa depositar multa de 40%. c) Ter direito ao saldo de salrios e no poder sacar o FGTS, sendo que a empresa estar desobrigada de depositar multa de 40%. d) No ter direito ao saldo de salrios e nem de sacar o FGTS.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 05
Explique no que consiste a indenizao adicional em virtude de dispensa prxima ao perodo da correo salarial. Qual a natureza da dispensa e o prazo que possibilita tal indenizao?
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 06

A Lei considera como possibilidade de extino do contrato de trabalho por justa causa, EXCETO: a) Violao do segredo da empresa. b) Abandono de emprego. c) Faltas justificadas. d) Desdia.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 09
Quando ocorre o desligamento de um empregado dos quadros de colaboradores da empresa, o DP responsvel por diversos procedimentos imprescindveis. Descreve, ao menos, cinco desses procedimentos.

Questo 07
75

Explique qual a finalidade do aviso prvio para o empregado e para o empregador.

Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

Questo 10
Com relao ao Aviso Prvio Indenizado assinale a alternativa CORRETA: a) Diz respeito reduo da jornada de trabalho no perodo do aviso. b) Diz respeito ao acrscimo de cinco dias no aviso por ano de servio na mesma empresa. c) Diz respeito ao direito do empregado que pede demisso em no conceder aviso prvio ao empregador. d) Diz respeito ao direito do empregado em receber o salrio correspondente ao prazo do aviso pela sua no concesso pelo empregador.
Verifique seu desempenho nesta questo, clicando no cone ao lado.

76

FINALIZANDO
A partir das atividades propostas, esperamos que os principais conceitos referentes ao tema Rotinas de desligamento, tenham sidos trabalhados buscando a compreenso das ideias apresentadas. O objetivo que, ao final da leitura dos captulos, do breve resumo apresentado e da resoluo das questes apresentadas, voc tenha identificado as hipteses de ruptura contratual e eventuais consequncias. Ademais, tenha compreendido os procedimentos realizados pelo departamento de pessoal quando do desligamento de um empregado da empresa. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

77

Referncias
CAEIRO, R. Manual do departamento pessoal. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. CARRION, V. Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho. 33 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. CHIAVENATO. I. Remunerao, benefcios e relaes de trabalho: como reter talentos na organizao. 6 ed. Barueri, SP: Manole, 2009. FIDLIS, G. J. Gesto de pessoas: rotinas trabalhistas e dinmicas do departamento de pessoal. 2 ed. So Paulo: rica, 2009. GONALVES, G. Rotinas trabalhistas de A a Z. 2 ed. Curitiba: Juru, 2009. MANUS, P.P.T. Direito do trabalho. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2001. NASCIMENTO. A. M. Iniciao ao direito do trabalho. 31 ed. So Paulo: LTr, 2005. OLIVEIRA, A. Clculos trabalhistas. 23 ed. So Paulo: Atlas, 2011. PONTES. B. R. Administrao de cargos e salrios: carreira e remunerao. 13 ed. So Paulo: LTr, 2008. SILVA, M. L. Administrao de departamento de pessoal. 6 ed. So Paulo: rica, 2007.

GABARITO Questes
78

Ponto de partida Resposta: Espera-se que o aluno seja capaz de identificar a importncia do DP, ressaltando sua funo de administrar a gesto do quadro de colaboradores, desde o processo de admisso, percorrendo o processo da elaborao da folha de pagamento at as rotinas de desligamento.

1) Resposta: Alternativa B

Tema 1

2) Resposta: A lei considera empregado toda pessoa fsica que presta servio habitualmente a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. 3) Resposta: Alternativa C 4) Resposta: Saber distinguir um empregado de um profissional autnomo fundamental para o gerenciamento do das rotinas de DP. Tal se justifica uma vez que os direitos decorrentes dessas relaes so totalmente diferentes. Por exemplo: no se registra em CTPS um profissional autnomo, este tambm no ter frias, 13 salrio, FGTS, etc. 5) Resposta: A determinao de prazo ao contrato de trabalho, como se pode notar se apresenta como exceo, pois o princpio que rege as relaes de emprego o da continuidade e no o contrrio. 6) Resposta: a oportunidade que tanto empregado quanto empregador dispem para verificarem se o contrato merece ser prorrogado, ou seja, a empresa atinge a expectativa do profissional. Ou de outro lado, o empregado supre as necessidades da vaga oferecida. 7) Resposta: Alternativa B 8) Resposta: Servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; atividades empresariais de carter transitrio ou contrato de experincia. 9) Resposta: Alternativa D 10) Resposta: Alternativa B

79

Tema 2
Ponto de partida Resposta: O aluno dever sustentar que as anotaes que sero feitas na CTPS do empregado so especialmente exigidas nos seguintes casos: Justia do trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social INSS, Sindicatos e Delegacias regionais do trabalho (homologaes de rescises contratuais), Caixa Econmica Federal (recebimento de seguro-desemprego, FGTS, PIS).

Questes

1) Resposta: Alternativa D 2) Resposta: Documento que demonstra o acordo entre a empresa contratante e o trabalhador com relao durao do trabalho dirio, e que pode acrescentar at duas horas, consideradas extraordinrias e pagas com acrscimo que a legislao ou acordo coletivo determinar. 3) Resposta: Identificao do empregado, com nmero de srie da CTPS. Data de admisso e demisso. Cargo ou funo. Remunerao e forma de pagamento. Local e horrio de trabalho. Concesso de frias. Identificao da conta vinculada do FGTS e da conta do PIS/PASEP. Acidente do trabalho e doena profissional, quando tiverem ocorrido, e contribuio sindical. 4) Resposta: Documento pelo qual as partes estabelecem a possibilidade de se compensar o excesso de horas de um dia pela correspondente diminuio de outro dia. 5) Resposta: Documento que identifica a opo ou no do funcionrio pelo benefcio do vale-transporte. No futuro, pode inclusive ser uma garantia legal do empregador, caso o empregado alegue a no

80

concesso do vale-transporte, embora tenha optado por no receb-lo. 6) Resposta: O aluno dever preencher da seguinte forma: CONTRATO DE TRABALHO Empregador......MUNDO DOS BRINQUEDOS................. .............................................................................. CNPJ........01.222.333/0001-11.................................. Rua..Avenida dos carrinhos...................n....10.......... Municpio....So Paulo........................Est....SP........... Esp. do estabelecimento............Comercial.................. Cargo.....Gerente de departamento pessoal.................. .......................................CBO n.....1422-10............ Data admisso...1....de....abril..............de...2011...... Registro n.........11..........Fls./Ficha.....11.................. Remunerao especificada......................................... R$5.000,00 (Cinco Mil Reais) por ms........................... .............................................................................. Ass. Do empregador ou a rogo c/ testemunha 1............................... 2....................................... Data da sada............de..........................de.............. Com. Dispensa CD n................................................ 7) Resposta: Alternativa C 8) Resposta: Alternativa B 9) Resposta: Alternativa C

81

10)
D J H F C I Q W F D H J D S R T V N H U J K E G A U R F V S D F D S C I K M P L K R G R H A D G D S H G S M J I G S E L C A R T E I R A D E T R A B A L H O G

K I T G E H O E D V E U F E K E I O U L J H Q P I S Q W F D H J D S R T V N H U B W Y R U R F V S D F D S C I K M P U F E T A H Q W F D H J D S R T V N H U T U

T G D K E D T T R E M T Y U A D C O F Y U M E A R F V S D F D S C I K M P V V I T I T U L O D E E L E I T O R M U L O O D S O E D V E U F E K E I O U L L Y I I

E D R F V S D F D S C I K M P J F U Y N F Q W F D H J D S R T V N H U H F H G T G R D D Y E S D O I T O C O L H J L L I H R F V S D F D S C I K M P H G P K D J

Q W F D H J D S R T V N H U G C O H A K O E D V E U F E K E I O U L G A I F D T Q W F D H J D S R T V N H U G M U G E Y A D G D S H G S M J I G S E

Tema 3

Ponto de partida Resposta: Espera-se que o aluno pondere aspectos econmicos que influenciam na fixao do salrio mnimo pelo Governo, bem como estabelea parmetros a fim de estabelecer um valor que seja capaz de suprir as necessidades mnimas dos trabalhadores.

Questes
1) Resposta: Salrio a contraprestao devida e paga diretamente pelo empregador a todo empregado. A remunerao, por sua vez, representa o somatrio de toda contraprestao do servio do trabalhador alm do salrio fixo contratual. 2) Resposta: O empregador somente poder efetuar descontos no salrio do empregado resultante de adiantamentos, dispositivos de lei, quando autorizados pelo empregado, como no caso de convnios,

82

clubes e outros. No caso de danos provocados pelo empregado ao empregador, o desconto ocorrer somente por danos causados intencionalmente pelo empregado, no caso de danos causados sem inteno, mas devido falta de cuidados poder haver o desconto somente se previsto no contrato de trabalho. 3) Resposta: Adicional de insalubridade: Consiste em um adicional ao salrio do empregado que desempenhe atividades em contato com agentes nocivos sade, e acima dos limites de tolerncia fixados na NR 15, cuja constatao ocorre atravs de percia. Adicional de periculosidade: Consiste em um adicional ao salrio do empregado que desempenhe atividades ou operaes perigosas, ou seja, aquelas que por sua natureza ou mtodos de trabalho, impliquem contato permanente do trabalhador com inflamveis ou explosivos, em condies de risco acentuado. A constatao ocorre atravs de percia. 4) Resposta: O eletricista Leonardo receber mensalmente a ttulo de adicional de periculosidade R$ 432,00 (Quatrocentos e trinta e dois reais) Clculo: 30% de 1440,00 = R$ 432,00 5) Resposta: Alternativa B ( superior a 2 anos ) Conforme artigo 461 da CLT e inciso XXX do artigo 7 da Constituio Federal de 1988, que trata da Equiparao Salarial. 6) Resposta: Alternativa C Se a transferncia resultar em mudana de domiclio, o empregador ficar obrigado a um pagamento mensal suplementar de no mnimo 25% do salrio que o empregado percebia na localidade anterior, portanto, Luiz Fernando receber mensalmente a ttulo de adicional de transferncia R$ 500,00 (Quinhentos reais) Clculo: 25% de 2000,00 = 500,00

83

7) Resposta: o pagamento do salrio no deve ser estipulado por perodo superior a um ms, salvo no caso das comisses, percentagens e gratificaes. Dever ser feito em dia til e no prprio local de trabalho, dentro do horrio de servio ou imediatamente aps o encerramento da jornada de trabalho, sendo tambm permitido empresa a utilizao de via bancria. 8) Resposta: O operador de mquinas Adalberto receber mensalmente a ttulo de adicional de insalubridade R$ 109,00 (Cento e nove reais) Clculo: 20% de 545,00 = 109,00 9) Resposta: Alternativa C O mecnico Odilon dever receber a ttulo de adicional de insalubridade, devido ao acordo coletivo R$ 160,00(cento e sessenta reais) Clculo: 10% de 1600,00 = R$ 160,00 10) Resposta: O operador de mquinas Jos Aparecido, receber mensalmente a ttulo de adicional de insalubridade R$ 163,50 (cento e sessenta e trs reais e cinqenta centavos) Clculo: 30% de 545,00 = R$ 163,50

Tema 4

Ponto de Partida Resposta: O aluno dever discorrer acerca dos argumentos apresentados por empregados e empregadores no que tange a possibilidade de reduo da jornada semanal de trabalho. Espera-se, portanto, que o aluno demonstre estar atento ao tema proposto, alis, de grande relevncia no mbito de sua atuao profissional, a qual se insere na gesto de pessoas.

Questes
84

1) Resposta: Alternativa C

Considerando que, das 22 horas at s 5 horas do dia seguinte temos uma jornada de 7 horas relgio, ou seja 420 minutos ( 7 x 60 ). Pode-se efetuar um clculo em minutos para converter para hora noturna. 420 52,5 = 8 horas noturna 2) Resposta: Alternativa B 3) Resposta: Alternativa D Portanto, se um empregado termina sua jornada s 22 horas, s poder iniciar uma nova jornada s 9 horas do dia seguinte. 4) Resposta: O trabalho realizado alm da jornada normal remunerado com no mnimo, um acrscimo de 50%, que s poder ser estendida por no mximo 2 horas, mediante acordo ( salvo no caso de fora maior ). Para calcular a hora extra, deve-se utilizar o divisor 220 e acrescentar o respectivo adicional ( mnimo de 50 % ou o mais favorvel ao empregado, quando fixado em acordo coletivo de trabalho). 5) Resposta: As empresas com mais de 10 empregados esto obrigadas a elaborar um controle de jornada de trabalho. De acordo com o artigo 74 da CLT, as empresas devero elaborar um quadro de horrios de trabalho, e fix-lo em lugar visvel. Entretanto, de acordo com o artigo 13 da Portaria do 3.626/91 do MT, ficam dispensadas de manter o quadro em questo as empresas que possurem controle de horrio manual, mecnico ou eletrnico, contendo: o horrio de entrada; o horrio de sada; pr-assinalao do horrio de almoo e a assinatura do empregado. 6) Resposta: Joseilton ter direito de receber um adicional de R$ 144,00 (cento e quarenta e quatro reais) 1.320 220 = 6,00 6,00 x 1,2 = 7,20 7,20 x 20 = 144,00 7) Resposta: O artigo 67 da CLT dispe que ser assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 horas consecutivas, o qual, salvo motivo de convenincia pblica ou necessidade imperiosa do servio, dever coincidir com o domingo, no todo ou em parte. Para ter direito ao descanso semanal remunerado, dever cumprir integralmente o horrio de trabalho, sem faltas, atrasos e sadas durante o expediente.

85

8) Resposta: Receber R$ 168,75 a ttulo de horas extraordinrias. Clculo: 1650,00 220 = 7,50 7,50 x 1,5 = 11,25 11,25 x 15 = 168,75 9) Resposta: Alternativa A Conforme estabelece o artigo 72 da CLT. 10) Resposta: Receber R$ 153,00 a ttulo de horas extraordinrias. Clculo: 990,00 220 = 4,5 4,5 x 1,7 = 7,65 7,65 x 20 = 153,00

Tema 5

Ponto de partida Resposta: O aluno dever discorrer acerca dos argumentos apresentados por empregados e empregadores no que tange a possibilidade de reduo da jornada semanal de trabalho. Espera-se, portanto, que o aluno demonstre estar atento ao tema proposto, alis, de grande relevncia no mbito de sua atuao profissional, a qual se insere na gesto de pessoas.

Questes

1) Resposta: Entende-se por vencimentos as parcelas relacionadas ao salrio, devido no ms referncia, e os adicionais: adiantamento salarial, salrio contratual, descanso semanal remunerado, adicionais horas extras, noturno, insalubridade, periculosidade, comisses etc. salrio-famlia, dcimo terceiro. 2) Resposta: Alternativa C

86

3) Resposta: O artigo 462 da CLT estabelece que seja vedado ao empregador efetuar qualquer desconto no salrio do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, dispositivos de lei o contrato coletivo, algumas hipteses so faltas e atrasos, contribuio previdenciria, imposto de renda retido na fonte, vale-transporte e outros. 4) Resposta: Alternativa D 5) Resposta: O valor custeado por Carlos Eduardo ser de R$ 39,00, enquanto a empresa custear R$ 71,00. Clculos: 2,90 (valor da passagem) x 2 (duas por dia) = 5,80 5,80 x 22 (dias de trabalho) = 127,60 (valor total dos vales) 6% de R$ 650,00 (Salrio-base) = R$ 39,00 127,60 39,00 = R$ 88,60 6) Resposta: Alternativa D 7) Resposta: O valor custeado por Andr ser de R$ 43,80, enquanto a empresa custear R$ 109,80. Clculos: 3,20 (valor da passagem) x 2 (duas por dia) = 6,40 6,40 x 24 (dias de trabalho) = 153,60 (valor total dos vales) 6% de R$ 730,00 (Salrio-base) = R$ 43,80 153,60 43,80 = R$ 109,80 8) Resposta: Sero emitidos de acordo com os dados constantes na folha de pagamento, devendo ser entregues aos empregados com a discriminao detalhada das verbas creditadas e debitadas. 9) Resposta: Neste caso, a empresa descontar do salrio de Cntia o valor de R$ 108,00, o qual corresponde ao custeio total dos vales. Vale ressaltar que a empresa no pode descontar do empregado valor superior ao que efetivamente ser destinado na aquisio dos vales. Clculos:

87

2,20 (valor da passagem) x 2 (duas por dia) = 4,40 4,40 x 22 (dias de trabalho) = 96,80 (valor total dos vales) 6% de R$ 1800 (Salrio-base) = R$ 108,00 10) Resposta: O salrio-famlia ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, exceto ao domstico e trabalhador avulso, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados, o qual dever apresentar as documentaes exigidas como certido de nascimento do filho ou equiparado, assim como atestado de vacinao obrigatria, at seis anos de idade e comprovante semestral de freqncia escolar do filho ou equiparado a partir dos sete anos de idade.

Tema 6

Ponto de partida Resposta: Espera-se que o aluno relate acerca da importncia de se conceder um perodo de descanso ao trabalhador, inclusive remunerado e com o adicional de 1/3 conforme prev a Constituio Federal. Tal direito influencia diretamente na motivao do empregado, que poder repor suas energias e poder compartilhar momentos de lazer com sua famlia.

Questes

1) Resposta: a) perodo aquisitivo: so os doze meses que o empregado tem para trabalhar para ento ter direito s frias. Esse perodo inicia com a admisso b) perodo concessivo: so os doze meses subsequentes ao perodo aquisitivo. nesse perodo que o empregador deve conceder os dias de frias conquistadas pelo empregado, sob pena, de ter que remuner-las em dobro, conforme determina o artigo 137 da CLT. 2) Resposta: Alternativa D 3) Resposta: Se as frias no forem concedidas no perodo concessivo (so os doze meses subsequentes ao perodo aquisitivo) o empregador dever remuner-las em dobro, conforme determina o artigo 137 da CLT.

88

4) Resposta: Alternativa B 5) Resposta: A primeira parcela do 13 salrio poder ser paga por ocasio das frias, sempre que o empregado a requerer no ms de janeiro do corrente ano. O valor corresponder a 50 % da remunerao mensal recebida pelo trabalhador durante o ano. A segunda parcela do dcimo terceiro salrio o valor correspondente a 50% restante da remunerao mensal recebida pelo trabalhador no ano. 6) Resposta: Alternativa C 7) Resposta: O artigo 133 da CLT estabelece os casos em que o empregado perde o direito s frias, vejamos: a) deixar o emprego e no for readmitido dentro dos 60 dias subsequentes sua sada; b) permanecer em gozo de licena, com percepo de salrio por mais de 30 dias; c) deixar de trabalhar, com percepo de salrio, por mais de 30 dias em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; d) tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou auxlio-doena por mais de seis meses, embora descontnuo. 8) Resposta: Alternativa A 9) Resposta: para os empregados que entraram ou saram da empresa no decurso do ano, tanto a primeira como a segunda parcela ser paga proporcionalmente aos meses trabalhados. A frao igual ou superior a quinze dias, ser computada como ms integral. 10) Resposta: Alternativa B

Tema 7
89

Ponto de partida Resposta: Espera-se que o aluno descreva a importncia de se identificar quais as obrigaes de

responsabilidade do departamento de pessoal, inclusive acerca da forma e prazo de cumprimento, sempre com vistas a evitar a imposio de penalidades empresa.

Questes

1) Resposta: Prestar informaes ao Ministrio do Trabalho e Emprego acerca das movimentaes ocorridas na empresa. Diante dos dados obtidos possvel controlar o abono do PIS e seguro desemprego. 2) Resposta: Alternativa C 3) Resposta: Dever ser feito um cadastro em impresso padronizado DCT junto Caixa Econmica Federal no Programa de Integrao Social. Aps o cadastramento a Caixa Econmica Federal devolve duas vias, uma para o empregador e outra para o trabalhador. 4) Resposta: Alternativa A 5) Resposta: Mensalmente os empregadores devem descontar de seus empregados em folha de pagamento e recolher ao INSS no momento em que for efetuar a prpria contribuio. O recolhimento efetuado por meio de dbito em conta comandada pela Internet ou por aplicativos eletrnicos disponibilizados pelos bancos at o dia 10 (dez) do ms subsequente ao de competncia, prorrogando o prazo para o primeiro dia til subsequente caso o vencimento recaia em dia que no haja expediente bancrio. 6) Resposta: Alternativa C 7) Resposta: O recolhimento do imposto de renda na fonte sobre os rendimentos do trabalho assalariado feito por meio da DARF, com o cdigo da receita 0561, em duas vias. 8) Resposta: Alternativa B

90

9) Resposta: Poder sujeitar a empresa a suportar penalidades previstas na legislao. 10) Resposta: Alternativa D

Tema 8

Ponto de partida Resposta: Espera-se que o aluno seja capaz de apontar as diversas hipteses de ruptura contratual, ou seja, por iniciativa do empregado ou do empregador, motivada em justa causa ou no. Espera-se ainda, que seja capaz de descrever as diversas consequncias da resciso contratual, considerada a natureza que a motivou.

Questes

1) Resposta: Esse poder limitado, pois o Direito do Trabalho assegura ao trabalhador garantias contra eventuais arbitrariedades do empregador. Assim na aplicao de penalidades, o empregador deve se ater a certos princpios, observando que as sanes devem ser justas e razoveis, proporcionais falta cometida 2) Resposta: Alternativa C 3) Resposta: A resciso seguida de recontratao ou de permanncia do trabalhador em servio quando ocorrida dentro dos noventa dias subsequentes data em que formalmente a resciso se operou, conforme preceitua a Portaria MTE n. 384. 4) Resposta: Alternativa D 5) Resposta: O empregado dispensado sem justa causa no perodo de 30 dias antes da correo salarial ter direito a uma indenizao salarial correspondente a um salrio mensal, nos termos do artigo 9. da Lei 7.238/84.

91

6) Resposta: Alternativa C 7) Resposta: necessrio tanto para o empregado demitido, que precisa procurar outro emprego, quanto para o empregador, que precisa de um substituto para o lugar do empregado demissionrio. 8) Resposta: Alternativa C 9) Resposta: Poder descrever qualquer destes procedimentos: a) dar baixa na CTPS e anotar o n. CD caso seja demisso (sem justa causa); b) dar baixa na ficha ou livro de registro; c) incluir o nome na lista de desligados; d) relao de salrios de contribuio (INSS); e) declarao dos rendimentos pagos ou creditados, com indicao das quantias retidas na fonte, como imposto de renda; f) termo de resciso do contrato de trabalho, que rene o recibo de quitao TRCT. Para empregado com mais de um ano de servio, feita a homologao (Delegacia Regional do Trabalho ou Sindicato da categoria) no verso desse documento; g) indicar a data da sada na GFIP do FGTS, classificando o motivo do desligamento; h) aviso prvio da empresa para o empregado ou vice-versa; i) extrato do FGTS (Caixa Econmica Federal); j) Atestado de exame mdico; k) Seguro-desemprego; entregar e colher assinatura do empregado (parte destacvel). 10) Resposta: Alternativa D

92

93

94

Вам также может понравиться