Вы находитесь на странице: 1из 14

LIVROS DIDTICOS PARA O ENSINO DE HISTRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E INDGENA: INSTRUMENTO NECESSRIO PARA A APLICAO DE LEIS FEDERAIS

Ubiraci Gonalves dos Santos1

RESUMO: Este artigo tem como finalidade de mostrar para aos educadores e educandos a experincia de produo de livros didticos no Estado da Bahia pertinentes a aplicabilidade das Leis Federais 10.639/03 e a 11.645/08, que obrigam o ensino de Histria da frica, Cultura Afrobrasileira e Indgena nos estabelecimentos de ensino pblicos e particulares. Assim sendo, essa experincia traz ainda uma reflexo sobre corpo educacional, e para as editoras tradicionais. Visto que, a partir dessa experincia as editoras venham investir em outros ttulos de livros didticos afro-indgena. E oportunamente ampliar a insero de novos autores (as) que tratem da temtica tnicorracial no mercado editorial brasileiro.

PALAVRAS CHAVE: 1. Histria do Brasil; 2. Livros Didticos; 3. Afrobrasileira 4. Indgena; 5. Ensino Fundamental I.

INTRODUO
As Leis 10.639/03 e 11.645/08 so simbolicamente uma correo do estado brasileiro pelo dbito histrico em polticas pblicas em especiais para a populao negra e indgena. Neste contexto, a publicao de livros didticos pertinentes a Histria da frica, Cultura Afrobrasileira e indgena, para o Ensino Fundamental I, torna-se uma alternativa eficaz para o ensino-aprendizagem nas escolas pblicas e particulares sobre o ensino das relaes tnicos e raciais. Visto que a docncia tem questionado em rgos pblicos sobre a carncia de livros didticos para a efetivao das leis supracitadas. Portanto, este artigo traz uma experincia indita no Estado da Bahia sobre a elaborao de livros didticos que tratam da Histria da frica, Cultura Afrobrasileira e Indgena. Com objetivo de colaborar com o estabelecido na Constituio Federal nos seus Art. 5, I, Art. 210, Art. 206, I, 1 do Art. 242, Art. 215 e Art. 216, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - LDB.
1

Autor e Coordenador Pedaggico da Coleo Histria e Cultura Afrobrasileira e Indgena, formado em Biblioteconomia e Documentao pela Universidade Federal da Bahia (Graduao) e Metodologia do Ensino de Histria e Cultura Afrobrasileira pela Faculdade So Salvador (Ps-Graduao). Membro Titular do Conselho Municipal de Segurana Alimentar e Nutricional do Salvador-Ba. (Sociedade Civil) e do Conselho de Cultura Popular da Regio Nordeste de Amaralina. http://www.concultnordeste.tk/ Contato: (71) 8848-6284 E-Mail: ubiracig@hotmail.com:: http://www.afirmativa.tk/

ASPECTOS HISTRICOS, EDUCAO, CULTURA, POLTICA E CIDADANIA


Para entender a histria da educao brasileira, o ponto de partida foi chegada dos portugueses ao Brasil, onde se evidenciou a imposio da educao europia em nosso pas. Inicialmente as prticas educacionais das populaes indgenas foram ignoradas e posteriormente dos africanos sendo estes sequestrados e trazidos fora para o Brasil. Mas com o passar dos tempos, inmeras mobilizaes por parte de representaes dos movimentos negros e demais seguimentos da sociedade empenhada em implantao de aes afirmativas para atingir de fato a igualdade de direitos para todos, dessa forma Figueiredo (2007, p.117) lembra que:
Durante o sculo XX intensificam-se as reivindicaes e as demandas por educao pelos afro-brasileiros, atravs de suas organizaes e representaes polticas, intelectuais e culturais. Um dos grandes apelos educao dos negros no Brasil veio a Frente Brasileira, a mais importante entidade negra da poca, por sua durao, aes concretas realizadas e pela presena em diferentes estados brasileiros. [...].

Diante do exposto, o marco do sculo XXI sobre o avano da poltica educacional brasileira, foi realizao do ato pblico do ento presidente da Republica Federativa do Brasil, Luiz Incio Lula da Silva em sancionar a lei 10.639/03 e depois a lei complementar, 11.645/08, ambas tratam da insero na educao brasileira da histria dos verdadeiros protagonistas dela. Mas no devemos esquecer de que:
[...] a promulgao da lei 10.639/03 altera a LDB, incluindo o artigo 26A, o qual torna obrigatria a temtica histria e cultura afro-brasileira no currculo oficial da rede de ensino, e, ainda, o artigo 79-B, que estabelece para o calendrio escolar o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Conscincia Negra. (SOUZA e CROSO, 2007, p.20).

Assim sendo, para inicio de conversa, as leis referem-se a diversas temticas para serem aplicadas nas disciplinas de Educao Artstica, Literatura e Histria Brasileira, dentre outras. Ou seja, s Leis 10.639/03 e a 11.645/08 so representadas como uma temtica, o que implica afirmar que a utilizao dos livros didticos que trata este artigo necessita serem trabalhados em sala de aula pelo educador/a nas inmeras disciplinas existentes definidas pela Lei Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB). Portanto, dessas temticas podem ser destacadas, a Histria da frica e dos Africanos, a luta dos negros e dos ndios no Brasil, a culinria, as datas comemorativas do calendrio afrobrasileiro, a dana, a capoeira dentre outros aspectos. Neste contexto, segundo Pereira,

(2008, p.8) comenta que: [...] a incluso dos valores culturais afro -brasileiros nos currculos escolares representa o reconhecimento de uma dvida da sociedade para com os africanos e seus descendentes [...]. Dessa forma, convicto Pereira (2008, p.8) nos alerta: [...] os educadores se deparam com um grande desafio que decorre da necessidade de se desfazer os equvocos que deturpam as culturas de origem africana nas reas onde desenvolveram relaes de trabalho escravo [...]. Neste sentido, vale ressaltar que esta questo notria. Portanto, Silva (2004, p.25) atravs de sua pesquisa sobre a presena do negro em livros didticos, sendo a maioria das vezes de forma pejorativa, ela comenta que:
O primeiro desses trabalhos analisou seis livros didticos, investigando o ideal de realidade que autores pretendem incutir nos seus leitores. Nesses livros, Esmeralda V. Negro identificou a representao do negro em situao social inferior a do branco, personagens negros tratados com desprezo, bem como a representao da raa branca como sendo a mais bela e a mais inteligente.

Portanto, frente a esta situao Gomes (1996, p. 88) explica que o processo de construo da identidade "[...] um dos fatores determinantes da viso de mundo, da representao de si mesmo e do outro". Neste contexto, dois ativistas do movimento negro brasileiro trazem informaes abaixo do ser negro, ndio e branco no Brasil, visto que ainda fica evidente a confuso entre as pessoas para a definio dessas trs etnias que de certa forma contriburam para a construo do legado histrico do Brasil.
Os negros brasileiros de hoje so descendentes de africanos que foram trazidos para o Brasil pelo trfico negreiro. Muitos deles so mestios resultantes da miscigenao entre negros e brancos, negros e ndios. No censo brasileiro, os mestios so classificados como pardos, mas alguns deles, por deciso poltica ou ideolgica se consideram negros ou afrodescendentes. (MUNANGA e GOMES, 2004, p.18)

Ento, dando continuidade a linha de raciocnio, pertinente contextualizao da formao da sociedade brasileira no que tange aos aspectos desempenhados pela populao negra como processo de resistncia. Nas Diretrizes Curriculares de Incluso da Educao tnico-Raciais de Salvador, (2005, p.24) afirma que:
Os diferentes grupos africanos escravizados no Brasil, no perodo colonial, assumiram formas de lutas diversificadas, que foram herdadas por sucessivas geraes at a queda do escravismo. O quilombismo, as revoltas, a reinveno de religies de matriz africana foram expresses da ao poltica e da busca de re-humanizao dos povos negros.

importante salientar que a maior parte desses acontecimentos histricos ocorreu na Bahia, pelo fato da cidade do Salvador ter sido a primeira capital do Brasil. Mas hoje na Carta Magna da Bahia (1989, p.114-115) no Art. 288 e Pargrafo 3 do Art. 291, respectivamente, tratam no Estado sobre aes afirmativas para a educao do povo negro e indgenas. Nos informa que: A rede estadual de ensino e os cursos de formao e aperfeioamento do servidor publico civil e militar incluiro em seus programas disciplina que valorize a participao do negro na formao histrica da sociedade brasileira. [...] Ser includo no currculo das escolas pblicas e privadas, de 1 e 2 graus, o estudo da cultura e histria do ndio. Alias, em uma publicao recente da professora Ana Clia Silva, ela chama ateno que nos ltimos anos houve uma evoluo no que diz respeito incluso da temtica tnico e racial em publicaes de livros didticos e paradidticos, e consequentemente eliminando a ideia de subalternidade que o negro e indgena apareciam em quase cem por cento das publicaes de editoras tradicionais.
Eles apresentaram transformaes da representao social do negro tanto nos seus textos quanto em suas ilustraes. Neles, os personagens aparecem, ilustrados com status econmico de classe mdia, com constelao familiar, crianas praticando atividades de lazer, em interao com crianas de outras raas/etnias, com nome prprio, sem aspecto caricatural e frequentando a escola; adultos negros exercendo funes e papis diversificados, descritos como cidados, interagindo com pessoas de outras raas/etnias sem subalternidade, entre outras transformaes. (SILVA, 2011, p.1).

A mesma autora atribui a mudana de paradigma as diversas leis que foram implementadas em nosso Pas sobre a questo tnico e racial. Em consonncia com a poltica de controle social adotada e exercida pelos movimentos negros e demais seguimentos sociais. Dessa maneira vale ressaltar que:
As leis e as normas que instituem a discriminao racial como crime, tal como o Art. 5 da Constituio Federal de 1988, a criao dos Parmetros Curriculares Nacionais pelo Ministrio da Educao e do Desporto e Secretaria de Ensino Fundamental, em 1998, assim como as recomendaes de algumas editoras, tal como a FTD, no sentido de no veicular esteretipos em relao s diferenas tnico-culturais entre outras, nos textos e ilustraes dos livros didticos, constituram-se em fator determinante de transformao da representao social do negro. (SILVA, 2011, p.1).

preciso lembrar que no ensino da Histria da frica, Cultura Afrobrasileira e Indgena alm dos livros didticos e paradidticos, existem tambm os livros de Educao de Jovens e Adultos EJA e a modalidade de ensino chamada de transdidticos. O que caracteriza livro didtico: um livro de carter pedaggico que tratam de diversos assuntos, contm obrigatoriamente exerccios e a cada captulo possui uma culminncia e apresentam gravuras de acordo a sua faixa etria. J os livros paradidticos tratam geralmente de uma temtica; sem obrigao de possuir exerccio, e tem como objetivo de complementar os livros didticos. Enquanto, o EJA voltado para a alfabetizao e educao de adultos. E por fim o transdidticos aquele que a criana participa da criao da histria. As palestras, oficinas, visitas guiadas aos terreiros de candombls, monumentos histricos, museus, aos blocos afro, afoxs, espaos quilombolas, indgenas, ribeirinhas, de capoeira, reservas ambientais e outros tambm so considerados praticas transdidticos de ensino-aprendizado.

Designer: Anderson Sales/Coord. Pedaggico Ubiraci Santos

Diante da carncia de publicaes em nosso pas de livros didticos de Histria e Cultura Afrobrasileira e Indgena, uma editora baiana acatou a ideia em suprir essa demanda ao apresentar a coleo Histria e Cultura Afrobrasileira, para as Instituies de Ensino do pas. Esta coleo est alicerada em temas transversais como: tica, Cidadania, Identidade tnico e racial, Famlia, Valores, Equidade de Gnero, Meio Ambiente, Acessibilidade, alm do Calendrio Afro-Indgena, no intuito de instrumentalizar os estudantes enquanto seres culturais, histricos e, acima de tudo, cidados conscientes do seu papel na sociedade. A responsabilidade da coordenao pedaggica analisar cuidadosamente o material didtico e emitir parecer tcnico de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, isto porque a poltica de produo de livros didticos no Brasil advm de editoras tradicionais onde nem sempre atendem aos asseios e necessidades das populaes negra e indgena respectivamente. Dessa forma segue uma situao inusitada que aconteceu recentemente:
O Ministrio Pblico do Paran (MP-PR) determinou nesta quarta-feira o recolhimento de 13,5 mil livros distribudos pela secretaria de Educao de Londrina para alunos da rede municipal. De acordo com o promotor Paulo Tavares, os cinco volumes da coleo Vivenciando a Cultura Afro-brasileira e Indgena apresentam contedo preconceituoso e inadequado, alm de erros gramaticais e ortogrficos. A prefeitura tem cinco dias para recolher todos os exemplares das escolas. (NOTCIAS, 2011, p.1).

A compra dos livros pela referida Prefeitura foi concretizada junto editora em um valor simblico. Mas ocorreu que o Frum das Entidades Negras de Londrina-FENEL considerou o material racista e entrou com uma representao no Ministrio Pblico do Estado do Paran. Entretanto, o Promotor antes de solicitar a retirada imediata dos exemplares procurou vrios especialistas e professores da Universidade Estadual de Londrina, que classificaram a obra como inadequada. E posteriormente a Cmara de Vereadores de Londrina atravs do Requerimento n 2400, solicitou a devoluo imediata da Coleo supracitada para a editora.

OBJETIVOS DA COLEO HISTRIA E CULTURA AFROBRASEIRA E INDGENA


Esse material didtico-pedaggico voltado para o ensino da Histria e Cultura Afrobrasileira e Indgena, obedecendo s orientaes especficas das Leis citadas. Ou seja, o estudo da Histria da frica, dos Africanos e dos ndios; A luta dos negros no Brasil; A cultura negra brasileira e indgena; O negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica, pertinentes Histria do Brasil, para aplicabilidade no Ensino Bsico. E os principais objetivos so: - Colaborar com o estabelecido na 2Constituio Federal nos seus Art. 5, I, Art. 206, I, Art. 210, Art. 215 e Art. 216, 1 do Art. 242, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, que asseguram o direito igualdade de condies de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito s histrias e culturas que compem a nao brasileira, alm do direito de acesso s diferentes fontes da cultura nacional a todos; - Inserir nos estabelecimentos de ensino bsico brasileiro a coleo Histria e Cultura Afrobrasileira e Indgena; - Fornecer os subsdios legais para implantao desse currculo onde esto presentes as diversidades culturais na sociedade brasileira.

Constituio Federal- Art. 5, I - Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; Art. 206, I, Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; Art. 210 - Sero fixados contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais; Art. 215 - O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais; Art. 216 Constitui patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira [...] 1 do Art. 242-O ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro. Art. 26. Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

ASPECTOS MEDODOLGICOS
A Coleo Histria e Cultura Afrobrasileira e Indgena foi editada em Itabuna e SalvadorBahia, no inicio do ano de 2007 e finalizado em outubro de 2008. A tcnica utilizada na coleta de dados foi baseada na pesquisa de observao, e a pesquisa bibliogrfica e outras fontes a exemplo de sites da internet. Ainda, foi necessria a reviso de literatura bem trabalhada para justificar e dar suporte a temtica; Leitura de relatrios e outros documentos correlacionados com o tema da pesquisa e que pode oferecer subsdios para a interpretao da pesquisa; Anlise e avaliao documental para elaborao da coleo supracitada; processamento dos dados coletados; redao final da coleo. A participao de designer foi fundamental para o processo de ilustrao da coleo Histria e Cultura Afrobrasileira, o qual possibilita a ideia de espao e da realidade dos verdadeiros protagonistas da Histria do Brasil. Os temas propostos pelas Leis n 10.639/03 e a 11.645/08 respectivamente foram tecnicamente discutidos e analisados de maneira crtica, respeitando a evoluo etria e as especificidades dos alunos. O cumprimento dessa obrigatoriedade trata-se de deciso poltica, em consonncia com a promoo dos Direitos Humanos para todos os cidados. Isso porque, esta medida, reconhece que preciso valorizar devidamente a histria e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem h cinco sculos, sua identidade e a seus direitos. A relevncia do estudo de temas decorrentes da histria e cultura afrobrasileira e africana no se restringe populao negra e indgena, dizem respeito a todos os brasileiros. (Ver Ilustraes: Dia da Libertao da frica; 2 de Julho-Independncia da Bahia; Dia do Saci e Dia Nacional da Conscincia Negra. (Zumbi dos Palmares - Heri Negro Brasileiro).

Fotos dos Livros: Ubiraci Santos

Um espao importante para incluir datas do calendrio afro-brasileiro na Jornada Pedaggica. Cabe o educador/a encaminhar a proposta das referidas datas para a direo de cada escola visando serem inseridas posteriormente no calendrio do ano letivo vigente. O processo de reflexo sobre cada data a ser ensinado ao alunado de grande valia para o desenvolvimento do cognitivo do estudante. Neste sentido, a ttulo de informao: o Dia Nacional do Saci foi institudo com objetivo de ser trabalhado em sala de aula o personagem folclrico da cultura afro-brasileira, fazendo oposio ao Dia das Bruxas (Halloween). Ambas as datas so celebradas em 31 de outubro.

ARTICULAES POLTICAS E SOCIAIS E PREMIAES


O processo poltico da Coleo Histria e Cultura Afrobrasileira e Indgena, em primeiro momento foi apresentada a Comisso de Educao, Cultura, Cincia e Tecnologia e Servios Pblicos da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia em duas audincias pblicas nos dias 05 e 13 de maio de 2008. E culminou na Indicao n 16.713/2008 ao Exm Governador do Estado da Bahia.

Ainda em 2008, a Coleo foi protocolada no Ministrio Pblico do Estado da Bahia para conhecimento dos promotores de justia, com finalidade de provocar o poder pblico no sentido de que se tomem decises que encurtem o tempo de obedincia s Leis 10.639/03 e 11.645/08. Houve tambm a apresentao da Coleo Histria e Cultura Afrobrasileira no Seminrio Interativo Estudo, Pesquisa e Extenso da Universidade Federal da Bahia, em 2008; Participao do Lanamento do Plano Nacional de Implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao das Relaes Etnicorraciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afrobrasileira e Africana- Ministrio Pblico-2009; e no lanamento da Coleo na I Bienal Afrobrasileira do Livro- Salvador-Ba., em 2009. IV Semana da frica, apresentao do Trabalho Livros Didticos: contribuio para a aplicao no ensino de Histria e Cultura Afro-brasileira e Indgena em instituies de ensino pblicas e particulares na sesso de comunicao intitulada A frica na Educao Brasileira realizada no dia 24 de maio de 2010, no Auditrio Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA. PRMIOS: Honra ao Mrito concedido pelo Grupo de Capoeira Negros e Brancos do Municpio de Vera Cruz-Ba. 2009-2010 e do Grupo Regional Amantes da Capoeira da cidade de Salvador em 2010. E o Titulo de Personalidade Negra da Bahia. Governo da Bahia- 2009. A principal forma de divulgao da Coleo Histria e Cultura Afrobrasileira e Indgena foi atravs do seguinte blog: HTTP://WWW.AFIRMATIVA.TK/

REFERNCIAS
AGENTES DE PASTORAL NEGRAS DE SALVADOR. Outras Palavras: Formao de professoras/es de Escolas Comunitrias para Implementao da Lei 10.639/03: subsdio pedaggico. Salvador: UNEB, 2007. 20p.

BAHIA. Constituio do Estado da Bahia. Salvador: Empresa Grfica da Bahia; Assemblia Legislativa do Estado da Bahia, 1989. 128, [23]p.

BELLO, Jos Luiz de Paiva. Histria da educao no Brasil. Disponvel em< http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb01.htm>. Acesso em: 18 nov. de. 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Diretrizes currculares nacionais para a educao das relaes tnico- raciais e para o ensino de Histria e Cultura Afrobrasileira e Africana. [Braslia]: [s.l], 2003. 151p.

_________. Lei n. 11. 645, de 10 de maro de 2008. Que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Historia e Cultura Afro-Brasileira e indgena. Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF. Disponvel em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 nov. 2011.

FIGUEIREDO, Otto Vincius Agra. O movimento social negro no Brasil e o apelo educao dos afro-brasileiros. In.: Conferncia Internacional a Reparao e descolonizao do conhecimento. Salvador (Bahia): [UFBA]. Anais, 25-27 de maio de 2007. p.117-123.

GOMES, Nilma Lino. Educao cidad, etnia e raa: o trato pedaggico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org). Racismo e anti-racismo na educao: repensando nossas escolas. So Paulo: Summus, 2001.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: histria, realidades, problemas e caminhos. So Paulo: Global; Ao Educativa, 2004. 253, [1] p. (Coleo Viver Aprender). NOTCIAS. MP d 5 dias para prefeitura no PR recolher livros "racistas . Disponvel em:< http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5226350-EI8266,00-MP+da+dias+ para+prefeitura+no+PR+recolher+livros+racistas.html>. Acesso em: 15 nov. de 2011.

PEREIRA, Edmilson de Almeida. Valores culturais afrodescendentes na escola. So Paulo: Paulinas. Dilogo, Revista de Ensino Religioso. n 49, fev, 2008. p. 8-11.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Diretrizes Curriculares para Incluso da Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana no Sistema Municipal de Ensino de Salvador. Salvador: Secretaria de Educao e Cultura, 2005. 81p.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA. Disponvel http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php>. Acesso em: 19 nov. de 2011.

em:<

SILVA, Ana Clia. A discriminao do negro no livro didtico. 2ed. Salvador: EDUFBA, 2004. 111p. _________. A representao social do negro no livro didtico: o que mudou? Disponvel em: < www.anped.org.br/reunioes/25/excedentes25/anaceliadasilvat21.rtf>. Acesso em: 19 nov. de 2011.

SOUZA, Ana Lcia Silva e CROSO, Camila (Coord.). Igualdade das relaes tnicoraciais na escola: possibilidades e desafios para a implementao da Lei 10.639/2003. So Paulo: Petrpolis: Ao Educativa, CEAFRO e CERT, 2007. 93p.

Вам также может понравиться