Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA DEPARTAMENTO DE LETRAS CLSSICAS E VERNCULAS DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA PROF. DR.

EDUARDO KENEDY SITE: www.eduardokenedy.net

Resumo e Resenha
Resumo - consiste em dar forma reduzida a um
texto, preservando seu significado geral. Trata-se de um exerccio til a fim de verificar a capacidade de compreenso e de sntese para leitura e escrita. Para tal necessrio:
Compreender claramente o texto; Captar o significado de termos mal conhecidos; Apreender o encadeamento semntico do texto, elucidando passagens que possam oferecer maior dificuldade de compreenso; Registrar as idias-chave e as palavras ou expresses que servem de articulao entre as idias; Hierarquizar as idias, separando as principais das secundrias. Recomenda-se a supresso e detalhes, de exemplos e de fatos secundrios; Ser fiel ao texto resumido, mantendo a ordem em que as idias principais so apresentadas no original. Ser claro e breve.
IMPORTANTE: No se deve reproduzir as caractersticas estilsticas do autor; S citar palavras-chave do autor; Evitar uso de pargrafos; Saber dosar detalhes e exemplos que devem ser mantidos. CARACTERSTICAS FORMAIS DO RESUMO: No repetir o ttulo na primeira frase; Usar verbo na voz ativa e o sujeito na terceira pessoa do singular; Evitar frases negativas; Abandonar abreviaturas. TIPOS DE RESUMO: 1) Resumo indicativo sumrio narrativo que exclui dados qualitativos e quantitativos, por isso no dispensa a leitura do original; 2) Resumo informativo condensao do contedo, que expe finalidades, metodologias, resultados e concluses, dispensando a leitura do original.

Resenha ou resumo crtico processo de sntese semelhante ao resumo, mas deve ser obrigatoriamente crtico, avaliativo em relao ao texto original. As crticas podem ser feitas aps a apresentao do contedo informativo, ou ao longo da exposio do contedo. Devem-se observar os seguintes pontos bsicos:
1) Em relao ao autor: quem ele na rea, sua formao, ttulos; seu referencial terico e sua prtica; outros livros publicados. 2) Em relao ao contedo do livro ou artigo: do que trata, qual sua proposta central, como est organizado introduo, corpo, concluso, captulos, partes etc. suporte terico conhecimentos e argumentos cientficos, histricos, estatsticos etc. -, linguagem utilizada clareza, correo, objetividade, problemas de traduo. 3) Em relao avaliao: qualidade da contribuio, a quem se destina, sua utilidade, balano das contribuies e das crticas.
COMO ORGANIZAR A RESENHA (padro mais utilizado):

Cabealho referncia bibliogrfica e/ou dados tcnicos do objeto da resenha; Dados importantes sobre o autor (diretor e/ou produtor); Resumo do contedo; Avaliao da obra quanto ao contedo, forma, etc. Usar linguagem clara, precisa e objetiva.

Leia, agora, o texto Lasar Segall: um museu de portas abertas e observe como ele foi resumido em VANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e tcnicas na produo oral e escrita. 8. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 72-79. LASAR SEGALL UM MUSEU DE PORTAS ABERTAS bem provvel que grande parte dos freqentadores de museus no Brasil no procure voluntariamente essa instituio cultural. Ao contrrio, as visitas a museus, no Brasil, parecem estar invariavelmente associadas a trabalhos e obrigaes escolares, em excurses protegidas por uma escolta de professores e funcionrios em misso obrigatria. compreensvel, ento, que nessas circunstncias reste pouca simpatia de parte do estudante para com o acervo dos museus; o resto dessa disposio vai ser pulverizada por todo um aparato que sugere quais devem ser as atitudes e comportamentos adequados ao ambiente. Ao visitante dos museus transmitida a noo de que nesse local carregado de respeitabilidade o melhor a ser feito observar "muito respeito", "pouca conversa" e lembrar que "esse um lugar de contemplao". Atitude semelhante que se tem numa Igreja, s que nesse caso esse conjunto de normas vai contribuir decisivamente para estabelecer preconceitos em relao obra de arte, que dificilmente sero eliminados. Com a autoridade institucional de que foi investido, o museu de arte representou, pela sua condio privilegiada, uma oportunidade nica para sacralizar os objetos selecionados segundo os sonhos e fantasias de uma classe dominante. O museu, em sua forma tradicional, serviu como elemento mistificador da criao artstica, alm de local onde as pessoas vo procura de obras "consagradas" feitas por uma elite da qual a maioria da populao se sente afastada. Tornou-se, ento, uma tarefa obrigatria dos museus de arte a luta para desmistificar certos conceitos que distanciam o trabalho artstico do "homem comum". o que vem sendo feito, de vrias formas, por vrias instituies brasileiras, entre as quais o Museu de Arte Moderna (do Rio de janeiro), o Museu de Arte Contempornea da USP (SP) e o Museu Lasar Segall (SP). Lasar Segall: um museu de portas abertas (fragmento). Movimento n. 93.11/4/77, p. 14. ******************************************* A idia central do texto clara: trata-se de definir o papel dos museus de arte na sociedade. Para desenvolv-la, o autor procede da seguinte maneira: 1 pargrafo: caracteriza as circunstncias que, no Brasil, mais comumente levam aos museus seus freqentadores habituais. 2 pargrafo: afirma que essas circunstncias geram atitudes negativas por parte dos freqentadores em relao aos museus. 3 pargrafo: mostra que o museu, enquanto instituio, estabeleceu tradicionalmente um distanciamento entre ele mesmo e o grande pblico.

4 pargrafo: conclui que um novo relacionamento entre o museu de arte e a populao deve nascer a partir da iniciativa dos prprios museus. Resumo: Sabe-se que a maioria dos freqentadores de museus no Brasil so escolares que vo l por obrigao e sob rigorosa vigilncia. Em decorrncia disso, a atitude mais geral desse pblico, em relao aos museus, um misto de m vontade e respeito excessivo. Por outro lado, o museu, enquanto instituio constitui-se tradicionalmente em altar de consagrao da arte de grupos restritos, inalcanvel para o cidado comum. Cabe, ento, aos museus de arte promover o encontro entre a populao e o trabalho artstico, como o que o vem fazendo o MAM (RJ), o Museu de Arte Contempornea da USP e o Museu Lasar Segall (SP). Leia, em seguida, uma resenha crtica produzida por um aluno da PUC e uma publicada em jornal. ******************************************* GAIARSA, Andr. O que angstia. So Paulo: Brasiliense, 1994. Mdico, com especializao em Psicoterapia, estudioso da psicanlise e professor da PUC-SP, Gaiarsa aborda em O que angstia a viso freudiana desse tema central da teoria psicanaltica. Segundo o autor, a angstia, sentimento vago e indefinido uma excitao sexual reprimida, um prazer que no pode ser concretizado. Uma energia, uma pulso que sofre uma represso, mantendo-a no plano inconsciente. Essa represso age com a inteno de impedir que experincias dolorosas ou incompatveis com a estrutura moral da pessoa aflorem conscincia, sendo formada no curso de todo o processo de amadurecimento do ser humano, desde a fase de amamentao at a da ocorrncia da relao sexual. Esse processo de represso se concretiza atravs do mecanismo de defesa. Gaiarsa explica esse mecanismo e sua forma de atuao por meio de vrios exemplos. um eu inconsciente que no permite a chegada conscincia das idias e dos impulsos reprimidos, protegendo o homem da angstia. De acordo com Gaiarsa, o conjunto de defesa atua por meio do carter, um padro de comportamento que, de forma distorcida, controla alguns impulsos, estabelecendo a preservao da auto-imagem. Esse processo comea a se formar nos primeiros anos de vida. A auto-imagem apresenta duas fontes bsicas em sua constituio: a estrutural e a libidinal. A primeira est relacionada ao comportamento do homem perante o mundo e as pessoas; a segunda, ao prazer ertico. No processo de desenvolvimento da criana at o ser humano adulto, muitas fases devero ser passadas. A maneira como a criana ultrapassa ou no cada fase, bem como a respectiva atuao dos pais muito importante. Essas fases se dividem em oral, anal, flica e numa ltima chamada de complexo de dipo. Problemas na fase oral representam um adulto voraz, que no consegue organizar a prpria vida; na fase anal, a pessoa toma-se perfeccionista; e

na flica e no complexo de dipo levam o adulto a ter dificuldade de relacionamento. Gaiarsa salienta, ainda, que entre as fases flica e a edpica h uma intermediria, denominada grupo dos perversos, cujos caracteres so: passivo, masoquista e flico. O autor afirma que o sintoma tambm uma forma de angstia, sendo a liberao inconsciente do impulso reprimido. Os sintomas podem ser: fbicos, um dos mais comuns, obsessivos e os relacionados s doenas psicossomticas. Concluindo, Gaiarsa ressalta que, para a psicanlise, cada indivduo nico e que a relao amorosa essencial para a felicidade humana e para a sade mental, sendo, portanto, a teoria freudiana da angstia urna teoria sobre a incapacidade de amar. O livro de Gaiarsa procura de forma objetiva e informal oferecer ao leitor leigo uma noo sobre a teoria freudiana da angstia. Em uma linguagem simples e clara, com a incluso de vrios exemplos que consubstanciam fatos e vivncias interiores da rotina de qualquer pessoa, o autor constri uma ponte entre a teoria e a prtica de modo a facilitar a compreenso de assunto bastante complexo. Apesar de ser um livro simples, atende satisfatoriamente a inteno de ajudar a quem deseja ter um primeiro contato com os elementos bsicos da teoria da angstia de Freud. Resenhado por XXXX. Departamento de Psicologia da PUC-Rio. ******************************************* BETTELHEIM, Bruno. A psicanlise dos contos de fadas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978. Psicanalista, fundador da Escola Ortogncia de Chicago, onde h mais de trinta anos lida com crianas perturbadas mentalmente, Bruno Bettelheim revela em A psicanlise dos contos de fadas os significados profundos das tramas e personagens das histrias infantis. Mostra como esses significados vo agir diretamente sobre o inconsciente e prconsciente da criana normal, levando-a pouco a pouco a resolver seus conflitos. Tais conflitos so universais, constitudos pelos dilemas eternos que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional: a conquista da independncia em relao aos pais, a rivalidade fraterna, a construo da identidade e da afirmao e a relao heterossexual adulta. A dicotomizao dos personagens em bons e maus, em bonitos e feios, facilita criana a apreenso desses traos. Ela levada a se identificar com o heri bom; no por sua bondade, mas por ser ele a prpria personificao de sua problemtica infantil. Inspirada pelo heri, a criana vai ser conduzida a resolver sua prpria situao, sobrepondo-se ao medo que a inibe e enfrentando os perigos e ameaas at alcanar o equilbrio adulto. Assim, o efeito teraputico dos contos de fadas est em provocar a mobilizao das ansiedades bsicas da criana, tais como o medo de abandono, o de crescer, o de se lanar sozinha no mundo etc., para depois conduzi-la resoluo dessas mesmas ansiedades.

Bettelheim faz cuidadosa seleo de contos clssicos, tratando-os na ordem aproximada do aparecimento na criana dos conflitos neles implcitos. Dessa maneira, a luta do princpio de realidade contra o princpio de prazer vista em Os trs porquinhos. O problema da rivalidade entre irmos, em Cinderela. O medo de ser abandonado, em Joo e Maria. A resoluo do complexo de dipo, em Branca de Neve, em a Bela e a Fera e em Joo e o p de feijo. Tais conflitos, afirma o autor, concernem unicamente o mundo interno (ou psicolgico) da criana. No obstante, apresentado ao leitor como, ao ajudar uma criana a resolver esses problemas, os contos reforam sua personalidade, proporcionando maior capacidade de adaptao ao mundo exterior. Enquanto as histrias da moderna literatura infantil procuram pintar a vida, ou "cor-de-rosa", ou exageradamente "tecnolgica ", Bettelheim demonstra como a mensagem dos contos de fadas radicalmente outra, ensinando que, na vida real, inevitvel estar sempre preparado para enfrentar dificuldades graves. Portanto, a criana levada a encontrar no conto a coragem e o otimismo necessrios a atravessar e a vencer as numerosas crises de crescimento. A criana chega compreenso de que as histrias, embora irreais, no so falsas: ocorrem no no plano do real, mas no plano das experincias internas de desenvolvimento pessoal. O autor ressalta que a finalidade dos contos de no deixar dvidas quanto necessidade de se suportar a dor e de se correr riscos para se adquirir a prpria identidade. Os contos sugerem que, apesar de todas as ansiedades que acompanham tal processo, a criana pode ficar esperanosa quanto a um final feliz. O grande interesse, a maior importncia e a profunda originalidade do tema so enriquecidos pela anlise detalhada e sistemtica que Bettelheim faz do material dos contos, revelando segura compreenso psicanaltica e clareza didtica de suas concluses. A psicanlise dos contos de fadas um excelente trabalho sobre a mente humana e as intrincaes de seu desenvolvimento. Nos Estados Unidos, Bruno Bettelheiim lido por leigos e por especialistas e sua obra conta com ampla divulgao entre os estudiosos do comportamento humano. No Brasil, no s os profissionais, como tambm pais e educadores podem ficar satisfeitos por terem acesso a este trabalho que vir, sem dvida, constituir um marco no acervo de obras que esclarecem a todos os que tm a difcil tarefa de orientar a infncia. Atualmente, quando tanto se fala em reformulao e renovao da literatura infanto-juvenil, o livro de Bruno Bettelheim se faz indispensvel no estabelecimento de um critrio de avaliao do que seja realmente literatura infantojuvenil, no mero e malso aproveitamento de uma "onda". Maria Auxiliadora Versiani Cunha Psicloga clnica no Rio de Janeiro. Autora do livro Didtica fundamentada na teoria de Piaget (Rio de Janeiro, Forense-Universitria, 1976).

Вам также может понравиться